Corrida e outros exercícios aeróbicos? Má idéia!

O assunto de hoje vai gerar polêmica, já estou vendo, porém, isso jamais me desencorajou de mostrar as verdades cruas aqui, uma vez que são elas que ajudam a mudar vidas, não as balelas que todos nós já ouvimos a toda hora.

A base

Veja, a nossa sobrevivência, saúde e boa forma depende de um equilíbrio básico e otimizado de dois processos:

Anabolismo e Catabolismo.

  • Anabolismo é o estado de construção. Ou seja, é neste estado que o corpo repara, regenera e constroi componentes no organismo, como os músculos, por exemplo.
  • Catabolismo é o estado de “destruição”, onde o corpo está se desfazendo de partes dele mesmo, por exemplo, queimando músculos.

 Se esta balança está equilibrada ou tende para o lado do Anabolismo, estamos em ordem!

Agora, se esta balança tente para o lado catabólico, algo está errado e nossa saúde está na linha.

Corrida, jogging e outros exercícios contínuos (aeróbicos)

Primeiro de tudo, temos uma tendência de criar hábitos artificiais que não são e nunca foram normais e cotidianos para nós seres humanos, em toda a história.

Nunca na história da nossa espécie, fazer um exercício leve/moderado e constante por um longo período de tempo, como corrida e jogging, foi necessário e, muito menos, rotineiro.

Bom, na realidade tivemos alguns episódios históricos onde correr por um longo período de tempo foi necessário. Uma vez que me vem a mente agora foi na Grécia antiga (2), onde um pobre mensageiro saiu correndo da batalha, para voltar a Atenas o quanto antes para poder avisar que eles tinham ganho a batalha.

Esta pessoa cumpriu a missão, correu os 42 km de distância entre as 2 localidades, avisou quem tinha que avisar e… bom, caiu morta. Como você já deve saber, foi este fato histórico que deu origem às Maratonas.

Então, como resultado, ao invés de criarem uma companha desencentivando esforços contínuos e árduos para o corpo, como este, resolveram comemorar criando uma modalidade de esporte que é praticada por milhões de pessoas até hoje.

A verdade, por mais amarga e difícil de engolir que seja, é que, exercícios aeróbicos, frequentes e de longa duração NÃO são saudáveis ao corpo.

“Hein? Me explica essa história!”

Bom, a prática contínua de exercícios aeróbicos, como a corrida, com o passar do tempo, vão afetando a saúde de forma séria.

Antes mesmo dos efeitos mais sérios que, geralmente, acontecem a longo prazo, como consequência do estresse cumulativo causado por estes tipos de exercícios, estudos têm documentado que em torno de 60% das pessoas que praticam corrida (1), sofrem um tipo de lesão por ano ou uma lesão a cada 100 horas de prática do exercício.

Porém, como eu disse, os problemas mais sérios vêm com o tempo.

Adultos que começaram mais cedo a praticar estes tipos de esporte, como corrida e jogging, se surpreendem ao chegar aos 40 e 50 anos, tendo dificuldades e dores ao subirem escadas sem ter seus joelhos doendo, levantar os braços acima da cabeça, devido aos osteófitos que se formaram nas articulações dos ombros, virar ou se curvar por causa de dores na lombar, etc.

Todas estas consequências são progressivas e causadas por exercícios inadequados (corrida, jogging e outros do gênero) que são primordialmente catabólicos e frequentes a ponto de inibir o estado anabólico do corpo.

OBS: Assista uma maratona e veja como os corredores têm um físico magro e de muito pouca musculatura. Agora, em contraste, assista as olimpíadas e veja as competições de corrida de 100m rasos. Veja como os atletas são fortes e musculosos. O primeiro, treina com exercícios aeróbicos e frequentes, já o segundo, primordialmente, treina com exercícios intervalados de alta intensidade (interval training).

Qualquer atividade que é muito repetitiva em sua essência tem um efeitos de “uso e desgaste” do corpo e sua prática contínua irá acabando por inibir a capacidade do corpo de se recuperar.

(Veja as Referências no final do artigo) A literatura científica disponível é cheia de estudos que mostram que corredores de longas distâncias têm muito mais chances, ao contrário do senso comum, de desenvolver problemas cardiovasculares (4), fibrilação arterial (5), câncer (6), problemas no fígado e bexiga (7), danos musculares (8), disfunção no rim (9), microtrombose no sistema vascular (10), danos cerebrais (11), degeneração da espinha (12), etc., do que as pessoas que não praticam estes esportes.

É… não estou exagerando e nem inventando história. Tudo isso são fatos documentados (Favor verificar referências no final do artigo, caso tenha interesse).

E ainda tem mais!

Este tipo de exercício, ou seja, exercício aeróbico, NÃO É:

  • Não é a melhor forma de melhorar seu condicionamento físico, ao contrário do senso comum.
  • Não é a melhor forma de exercício para queima de gordura, ao contrário do senso comum.
  • Não é saudável para o corpo, ao contrário do senso comum.

Além disso, como estes exercícos leves/moderados contínuos (aeróbicos) não utilizam os músculos de forma intensa o bastante, eles contribuem para que os mesmos se atrofiem.

—————-

Ok, acho que chega de boas notícias por hoje! Não vou comentar mais a respeito disso agora, caso contrário, isso iria virar um livro, então, deixo pros próximos artigos.

Tenho certeza que muita gente vai torcer o nariz pra isso, aliás, é esperado, uma vez que praticamente TUDO ao nosso redor liga a imagem de exercícios aeróbicos à saúde. Pena que isso, tristemente, NÃO é verdade e isso é provado e documentado em muitos estudos científicos sérios!

Como sugestão de uma melhor alteranativa à tudo isso, que realmente traz muitos benefícios e ainda leva muito menos tempo, dê uma atenção à técnica dos exercícios intervalados de alta intensidade (Interval Training).

Ainda vou falar muito mais sobre isso aqui no site, mas, por enquanto, caso ainda não tenha lido meus 2 artigos especiais sobre isso, fica a recomendação abaixo:

Faça MENOS exercício e emagreça MAIS. Queime gordura até mesmo enquanto descansa com Interval Training!

Menos exercícios, mais benefícios! Novidades sobre Interval Training!

Lembrando, siga o site de alguma forma se você não tem paciência pra balelas e quer ficar sempre interado(a) das verdades sobre saúde e boa forma!

Coloque seu e-mail abaixo ou na barra ao lado para receber os novos artigos e junte-se ao Emagrecer de Vez no Facebook -> AQUI.

Grande abraço e sucesso!

REFERÊNCIAS

1. W.C. Byrnes, P. McCullagh, A. Dickinson, e J. Noble, “Incidence and Severity of Injury Following Aerobic Training Programs Emphasizing Running, Racewalking or Step Aerobics”., S81.
2. Plutarch, Lives, vol. II, Translated from Greek, with Notes and A Life of Plutarch, by Aubrey Steward and George Long., 46-47
3. Herodotus, The History of Herodotus, 3rd Edition, 96, 105-6
4. Lucian, “Pro Lapsu inter Salutandum” in The Works of Lucian Samosata, 36.
5. G. Whyte, “Is Exercise-Induced Myocardial Injury Self-Abating?”, Medicine and Science in Sports and Exercise 33, n5, 850-51.
“Ultra-Endurance Exercise and Oxidative Damage: Implications for Cardiovascular Health”, Sports Medicine 36, n5, 429-41.
“Endurance Exercise, Plasma Oxidation and Cardiovascular Risk”, Acta Cardiologica 59, n6, 636-42
“Exercise and Cardiovascular Disease: A new Perspective”, 1181-87
6. D. R. Swanson, “Atrial Fibrillation in Athletes: Implicit Literature-Based Connection Suggests That Overtraining and Subsequent Inflammation May a Contributing Mechanism”, Medical Hypotheses 66, n6, 1085-92.
7. M. Deichmannet, A. Benner, N. Kuner, J. Wacker, V. Waldmann and H. naher. “Are respondes to Therapy of Metastasided Malignant Melanoma Reflected by Decreasing Serum Values of S100B or Melanoma Inhibitory Activity (MIA)?”, Melanoma Research 11, n3, 291-96.
“The effect of Creatine Supplementation upon Inflammatory and Muscle Soreness Markers After a 30km Race”, Life Science 75, n16, 1917-24.
8. “Effects of 24 H Ultra-Marathon on Biochemical and Hematological Parameters”, World Journal of Gastronenterology 10, n18, 2711-14.
9. “Skeletal Muscle Injury and Repair in Marathon Runners after Competition”, American Journal of Pathology 118, n2 , 351-39
10. “Renal Function Abnormalities Induced by Marathon Running”, Southern Medical Journal 74, n12, 1457-60
11. “Increase in Plasma CalProtectin During Long-Distance Running”, Scandinavian Journal of Clinical and Laboratory Investigation 65, n3, 211-20
12. “Peripheral Markers of Brain Damage and Blood-Brain Barrier Dysfunction”, Restorative Neurology and Neuroscience 21, n3-4, 109, 21
13. Doug McGuff, M.D., and John Little, “Body by Science”

[ois skin=”Embaixo dos posts”]

  • Márcia

    Não sei o que pensar desse artigo. Afinal em todos os estudos e todos os profissionais indicam o exercicio aeróbico para a melhora de uma série de aspectos em nossa vida. Eu faço aeróbicos, não corrida, mas caminhada intensa e sinto que tanta coisa melhorou. Talvez não tenha entendido seu artigo completamente, talvez você esteja falando do excesso de aeróbico, que como todos os excessos, são prejuciais.

    • Rodrigo

      Sim Marcia, todo exagero eh prejudicial. Aerobicos em ritmo normal e sem impacto, de preferencia, colaboram sim para a saude geral e tudo mais. O que digo eh que eles nao sao a MELHOR forma de exercicio para estes propositos.

  • mariana

    Rodriigo,

    Uma dúvida… Eu jogo basquete em nível de rendimento, conta como um hiit? Lembrando que não é só um rachinha e tal, é nível de rendimento, com treinos de explosão, força, habilidade e jogo mais pesado. Eu jogo por amar e tudo, mas eu fico na cabeça que pra emagrecer mesmo é só a academia. /me dá uma luz aí 🙂

    • Rodrigo

      Com certeza este seu treino parece otimo e parece seguir a linha do HIIT sim!

  • Michele Fernandes

    Adorei o artigo….detesto aula contínua-leve-longa….rssss…..As aulas de Spinning funciona como Hiit, certo?….já que intercalamos descida, subida, plano….
    Parabéns!
    Abraço

    • Rodrigo

      Exato, Spinning normalmente segue a ideia de Interval Training.

  • Augusto

    Rodrigo, você se contradisse em um ponto que ue observei… repare no artigo que você recomendou “Novidades sobre o interval Training”.. no final do texto tem o seguinte dizer:

    “Conclusão

    Segundo um dos membros líderes the pesquisa mais recente, se você tem tempo e está OK fazendo exercícios moderados de longa duração, como caminhadas, bicicleta, etc., CONTINUE! Existem muitas evidências de que estes exercícios são muito eficazes na melhora geral the saúde e condição física.”

    E ai?

  • Augusto

    Outro ponto que não concordo, maratonista é magro não porque exercicio aerobico de longa duração faz mal.. mas sim porque simplesmente o treino deles é correr uma maratona todo dia após dia, é praticamente impossivel construir massa muscular com um treino assim, que está muito longe da pessoa comum, que costuma correr 3 ou 4km por dia para queima de gordura.

    Eu acho que existe diferença entre o cara que corre 1 hora em um ritmo forte, a pessoa que faz caminhada por 1 hora. Ficar em 60…70..75% da FCMax não vai causar catabolismo excessivo nem tão arriscado ocorrer lesões, exatamente pelo fato de que o não se está demandando muito do corpo (nem das juntas). É até recomendado fazer aerobico leve para acelerar o processo de recuperação, chama-se recuperação ativa. Enfim, minha opinião, achei o artigo bom, mas ao mesmo tempo colocando como FATO, coisas que existem milhões de estudos que provam o contrario (e também provam o seu ponto em outros).

    • Rodrigo

      Oi Augusto,

      ACho seus comentarios muito validos.

      Tudo depende do meio, corpo, forma de execucao, frequencia e outros 1000 fatores. Exercicios aerobicos sem exagero e, de preferencia, sem impacto, favorecem a saude geral sim, conforme ja disse, porem, eles nao sao a melhor forma de se atingir condicionamento fisico, nem queima de gordura, mesmo que sejam “saudaveis” ateh um ponto.

      Sim, um maratonista eh um caso extremo realmente, mas eh valido mostrar pra ilucidar melhor. Enquanto as consequencias para quem treina mais moderadamente tambem sao mais moderadas, acho que elas ainda estao presentes. Eu nao sugiro nem uma coisa nem outra, quero mesmo focar em mostrar as informacoes para que cada um decida o que achar melhor.

      Mas, novamente, tudo depende de milhares de variaveis!

      Abracao e obrigado pela contribuicao!
      Rodrigo

  • Hellen

    Vamos combinar que o título é bastante apelativo. O que é compreensível, já que tem a intenção de chamar a atenção para o seu artigo. Mas você deveria ter dado mais ênfase às características da prática aeróbica que faz mal, como está no próprio texto: “exercícios aeróbicos, FREQUENTES e DE LONGA DURAÇÃO”. Quando um médico aconselha seu paciente a fazer 30 minutos de caminhada, 3 vezes por semana é óbvio que ele não está lhe “proporcionando” a série de problemas de saúde citadas. E sim, eu li atentamente que os estudos foram feitos com corredores de longa duração, porém, a ideia que o artigo passa é de que qualquer exercício aeróbico é terrível e não deve ser feito de forma alguma. Eu, sinceramente, nunca vi nenhum especialista recomendando uma maratona como a melhor maneira de se exercitar. Da mesma forma que um corredor esquelético não me passa uma imagem de boa saúde, um fisiculturista hipertrofiado também não me reflete boa saúde. Ambos vão sofrer pelos seus excessos. Equilíbrio é o ponto-chave e o que deve ser tido como prioridade.

    E seu site é ótimo, eu o visito sempre que posso e já me ajudou muito. A única coisa que me deixa com o pé atrás ao ler seus artigos é essa insistência que você tem em sempre divulgar “a verdade”. Eu confio muito na ciência (meu sonho de criança era ser cientista), mas não me deixo levar integralmente pelos resultados dos estudos, pois a chance de estarem errados existe. O que é uma verdade científica hoje, pode se tornar uma balela daqui a 10 ou 100 anos. A ciência se comporta assim. Admiro muito sua dedicação ao site, considero seu trabalho excelente, só acho que deveria maneirar em expressões como “isso é o certo” ou “essa é a verdade”. Encare como uma crítica construtiva, por favor.

    • Rodrigo

      Oi Hellen,

      Muito obrigado por sua otima contribuicao! Concordo com todos os pontos mencionados por voce e agradeco tambem as sugestoes que sao extremamente validas e positivas!

      Voce esta certissima em saber ponderar a informacao que le! Realmente a ideia que eu quero dar NAO eh de que todo exercicio aerobico eh malefico, nao. As vezes eu realmente tendo a ser um pouco enfatico demais no modo de mostrar as coisas e isso pode, realmente, ser mal interpretado ou dar margem para contestacoes. E, convenhamos, nem todos tem esta sua capacidade de ponderar o que le e entender exatamente a mensagem e nao cair em “absolutismos”.

      Obrigado novamente,
      Rodrigo

  • gabriel

    Bom rodrigo Sinceramente esse foi o unico artigo até agora que Descordo.

    Abraço

    • Rodrigo

      Tudo bem Gabriel, respeito completamente sua opiniao!

  • Karina

    Realmente não concordo com a matéria, não há como dizer que atividade aeróbia faça mal, muito pelo contrário ela melhora e muito tudo relacionado a saúde, coração, pulmão, baixa o colesterol, derrepente você tenha se expressado mal, se você quis dizer que a atividade fisica em “EXCESSO” pode ser prejudicial aí sim posso até concordar, principalmente se a pessoa estiver recém começando. Tudo em excesso na vida faz mal, os marotonistas tem o corpo muito magro com pouca massa muscular exatamente por estarem trabalhando no limite e acabam queimando massa muscular, até porque já não tem mais gordura para ser queimada. Mas se a atividade for feita com moderação mesmo que seja todos os dias, algo que não sobrecarregue o seu corpo ou seu coração não tem como dizer que ela vai fazer mal, bem pelo o contrário, já foi comprovado que atividade fisica auxilia no envelhecimento mais tranquilo com mais qualidade de vida, se nos movimentarmos teremos uma velhice muito mais saudável. É como se você estive dizendo que sedentarismo é o certo, e não é nem perto disso.

    • Rodrigo

      Isso mesmo Karina, moderacao! Esta eh a chave de tudo. Sem a menor duvida os exercicios aerobicos sao saudaveis, caso praticados corretamente, porem, existem melhores opcoes (pretendo falar mais sobre elas no futuro).

      Voce apontou corretamente que as analises mostradas focam mais na pratica excessiva e muito frequente destes tipos de exercicios, principalmente, corrida e jogging.

  • Anne

    Aulas de power jump 3X semana contam como aeróbicos de longa duração ou como HIT (já que a intensidade varia de acordo com as coreografias). É melhor fazer só HIT ou pode ser HIT e Power Jump, o que perde mais gordura?

    • Rodrigo

      Acho que power jump entra mais como um HIIT do que aerobico!

  • Maria

    Parabéns pela sua coragem, Rodrigo! Influenciada pelo seu site, comprei o livro “A dieta do abdômen para mulheres”, que apresenta muitas similaridades com o que você publica aqui. No livro, o autor David Zinchenko, que é editor-chefe da revista Men’s Health, fala exatamente a mesma coisa: exercícios aeróbicos de LONGA DURAÇÃO não são recomendados de forma alguma. O tempo ideal de prática seria em torno de 20 minutos apenas. Mais que isso, após gastar seus estoques de glicogênio, o corpo começa a entrar em estado catabólico, exatamente como você falou acima.
    Abraços!

    • Rodrigo

      Eh faz sentido sim Maria, apesar de eu olhar bem torto pra revistas como Men’s Health hehehe

  • Maria

    Aproveitando o espaço, gostaria de sugerir a você e aos demais frequentadores do site a leitura de um livro bastante polêmico: se chama “O Livro Negro do Açúcar”, de Fernando Carvalho. É surpreendente!
    =)

  • Marcelo Rocha

    Acho que este artigo deveria estar na sessão de hipertrofia…
    “Emagrecer” em teste feito comigo mesmo, é fato que exercícios de detalhe “baixissima intensidade” mas detalhe “longuissima duração” é o q há para conseguir resultados satisfatórios no que se refere a “emagrecimento”…
    Concordo que a longo prazo cientificamente isso possa causar algum inconveniente devido a oxidação que acontece quando se emagrece ou quando se até mesmo respira…rs
    Mas…exercicios de alta intensidade pra quem tá acima do peso…as lesões vem antes dos 40 e 50 anos…pra ser mais exato em menos de uma semana já é perceptível as lesoes…caso tenham duvidas bastam tentar…eu ja tentei..abraços e desulpe a critica

    • Rodrigo

      Obrigado pela Colaboracao Marcelo,

      Bom, assim como qualquer exercicio, os exercicios de alta intensidade tambem precisam ser executados corretamente e quem esta muito acima de peso NAO deve optar por opcoes de impacto, obviamente. Eh possivel executar estes exercicios de varias formas que retiram o impacto da jogada.

      Abraco,
      Rodrigo

  • schneewittchen

    rodrigo, gosto muito deste site aqui por botar pulgas atrás da orelha de muita gente. não sei bem o que pensar sobre maratonistas (esses de 42km) até pq não conheço nenhum pessoalmente. mas eu acho que é de utilidade pública falar pros simples mortais que correm como hobby, correm meias maratonas e tal. e, principalmente, pros que querem emagrecer. cara, vejo UM MONTE de mulher obesa passando HORAS na esteira e morrendo de fome em casa achando que vão emagrecer. e aí veem que não estão mais “emagrecendo” como no início e restringem mais a comida. e aí o efeito é terrível. só não entendo por que pessoas gordas continuam com as mesmas táticas se querem resultados diferentes. não entendo. e aí falam que não querem fazer musculação pra não ficarem “bombadas” (como se isso fosse fácil. e, se alguém me chamar de bombada, eu processo, já que não faço uso de hormônios) e só engordam.

    sobre maratonistas… a gente sabe que a maioria dos esportes profissionais não visa saúde. esportistas profissionais são como cavalos de corrida. é só olhar o tanto de operações, lesões, etc que esse pessoal tem. são selecionados por tipo físico e, depois disso, ainda são levados ao limite.

    faço treino circuitado com blocos de musculação separados por aeróbico de alta intensidade e nunca estive mais feliz. músculos hipertrofiando e gordura secando.

    • Rodrigo

      Perfeito! Muito bom seu comentario! Obrigado!

      Olha, pra mulheres ficarem “bombadas” na academia eh basicamente impossivel naturalmente, justamente, pela questao hormonal. Eh possivel desenvolver os musculos legal sim, mas fica BOMBADA eh mais uma ilusao mesmo… logo, o medo das mulheres neste sentido eh infundado.

      Parabens pela consciencia!
      Rodrigo

  • Bralilton Gomes

    Saudações Rodrigo,

    Solicito as referencias do artigo: Corrida e outros exercícios aeróbicos? Má idéia!

    Parabêns pelo site e artigos.

    Fraternais Saudações,

    Bralilton Gomes

    • Rodrigo

      Oi Bralilton, inclui todas as refencias no final do artigo!

  • Victor Lucas

    Oi Rodrigo! Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco, eu aprecio bastante os seus artigos, por dois motivos, são informativos e inovadores.
    Gostaria muito que você me mandasse por email, ou postasse aqui no site, as referencias cientificas que comprovam isso, não importa se estão em inglês, apenas para dar mais credibilidade ao que você está falando. ok!
    Não estou duvidando de nada do que você falou, pelo contrario, eu treino muito pesado com pesos, e as vezes faço alguns aerobicos também, e por experiencia propria (sentindo na pele mesmo), sempre concordei com o que você disse agora.
    Fico feliz por ter lido seu artigo, mas por favor, coloca as referencias para fins cientificos.
    Obrigado!

    • Rodrigo

      Oi Victor,

      Justo! 🙂
      Inclui todas elas no final do artigo. Nao tinha feito por falta de tempo mesmo!

      Abracao,
      Rodrigo

  • Kelly Carolina

    Olá Rodrigo,

    Bom, eu tinha escrito para você em um outro post, mas não obtive sua resposta.Entendo que seu tempo é corrido. Mas eu estou fazendo academia e me escrevi na aula de spinning, mas passei mal e desmaiei por não ter me alimentado adequadamente. Gostaria, se você acha interessante a prática desse exercício nessa fase do meu emagrecimento ou devo procurar por esse tipo de exercício depois que atingir meu peso ideal?

    Abraço, te mais!

    • Rodrigo

      ACho que spinning eh muito valido sim para emagrecimento Kelly, porem, voce PRECISA se alimentar adequadamente antes da sessao!

  • Joana

    Ok, faz sentido. A tua posição vem na linha do que tens vindo a escrever. Basicamente apenas alertas para termos calma e cuidado com treino somente e intensivamente aeróbico. Meu instrutor de ginásio fala o mesmo. Intervalamos a coisa no sentido de alcançar o equilíbrio, como se o nosso corpo fosse uma balança com dois pratos: “se puseste mais peso neste, vais ter a seguir que colocar mais peso no outro”. E ainda refere que a intensidade de exercício aeróbico deverá variar com o tempo e consoante a fase em que nos encontramos, ie, a intensidade/frequência com que hoje eu pratico exercício aeróbico será menor consoante eu for atingindo uma melhor condição física (mas que fará sempre parte do plano de treino, apenas com maior ou menor intensidade consoante o momento). Por ex, eu começei ginásio há cerca de uma semana bem em baixo de forma (7 anos parada sem exercício nenhum dá para imaginar né). Se eu entrar na sala de spinning não vou aguentar nem 3 minutos porque não tenho resistência nem capacidade para isso. Assim, o treino aeróbico nesta fase é importante no sentido de me preparar. Quando isso acontecer, quando eu atingir a resistência e a preparação mínima, o meu exercício aeróbico com certeza será bem diferente do que é agora.

  • Fernanda

    Minha opinião de leiga no assunto mas conhecedora do próprio corpo (ou buscando isso hehe), o que entendi do artigo foi: Exercício aeróbico traz resultado sim? SIM, desde que praticado da maneira correta. Ou seja correr nas ruas com um tênis inapropriado irá sim trazer danos as articulações. Eu sinto isso quando ando com uma sapatilha por um período maior no mercado por exemplo. Como o Rodrigo bem disse é caso a caso. A maioria da população não tem acesso a um treinador ou até mesmo um personal trainer para corrigir os erros, na passada, postura, movimento dos braços, período de descanso, como se hidratar e outras coisas mais, por isso alguns malefícios acabam surgindo.
    Acredito que sim, exercício aeróbico mal feito pode causar danos. Assim como qualquer outra coisa na nossa vida que senão for feita da maneira corretar irá causar consequências graves.
    O que vejo é que o Emagrecer de vez, está chamando nossa atenção para COMO fazer os exercícios e não para deixá-los de fazer.

    Valeu Rodrigo por mais uma informação para avaliarmos e utilizarmos da melhor maneira nas nossas vidas.
    por Fernanda Cardieri

    • Rodrigo

      Obrigado pela mensagem Fernanda.

      Minha funcao eh justamente esta, trazes à luz alguns fatos e informacoes que julgo serem importantes.

      Cabe a cada um absorver e interpretar da forma mais apropriada a cada caso.

  • Fernanda

    Rodrigo a Kelly (acho que é esse o nome) falou sobre o spinning e vc disse que ele é considerado HIIT, para queima de gordura com a alimentação correta ele é indicado para quem tem problemas nos joelhos? (o ortopedista indicou bike). Posso por exemplo ir a academia 3x na semana e fazer spinning e considerar que fiz os exercícios suficientes para queimar gordura (muita gordura hahaha)?

    grata e espero sua resposta

    • Rodrigo

      Nada eh regra geral neh Fernanda, mas spinning 3x por semana pode ser sim uma otima adicao na sua rotina em busca de queima de gordura.

  • silvia

    Oi Rodrigo, paz e bem,eu costumo caminhar por duas horas todos os dias, de domingo a domingo, gosto muito mas me sinto cansada, é um prazer mas me da dores as vezes ,faço essa caminhada bem moderada pois se fizer forte acaba com meu joelho, seria aconselhavel fazer três vezes por semana exercicio mais forte como diz no artigo? quando nao tinha muito tempo eu caminhava com mais exaustão durante 30 minutos, e não sentia desconforto nem dores no joelho, e o detalhe é que mantinha meu peso nessa época, seria então o certo eu fazer como diz o artigo, 1 minuto de corrida e um de caminhada?

    • Rodrigo

      Bom Silvia, depende, voce precisa se certificar se voce esta apta a fazer exercicios de alta intensidade, mesmo que tenham duracao reduzida. Se estiver, acho sim que eles, se executados corretamente, seriam uma melhor opcao em comparacao aos exercicios que voce vem fazendo.

      Abracao,
      Rodrigo

  • cONCORDO PLENAMENTE, ALIÁS A ANOS ENSINAMOS ISSO AQUI NA NOSSA ACADEMIA..INFELIZMENTE OS GORDINHOS QUE GOSTAM DE CORRER NÃO SE CONVENCEM MUITO E ACABAM VOLTANDO A SEREM ENGANADOS EM OUTROS LUGARES, PQ NÃO ACEITAM A VERDADE! O WALDEMAR GUIMARÃES QUE O DIGA..RSS… DA MESMA FORMA QUE O RODOLFO PERES DEVE SOFRER PRA CONVENCER A MULHERADA A SE ALIMENTAREM A CADA 3 HORAS, COMER GORDURAS BOAS… MAS AGENTE VE O RESULTADO NO FÍSICO DAS PESSOAS QUE FAZEM O CORRETO. E CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!!! É ISSO AÍ, CONTINUE ASSIM!!

    • Rodrigo

      Obrigado pela contribuicao Paula!

  • Cintia

    Rodrigo, o que você me diz da Hidroginástica para obesos com dificuldade de fazer exercícios?Acredito que você já assistiu à uma aula de Hidroginástica, intercalam exercícios musculares, pelo menos na acadêmia que faço é assim.
    Parabéns pelo artigo!
    Abraços…

    • Rodrigo

      Oi Cintia, acho uma otima ideia 😀

  • Elguia

    Eu concordo plenamente com voce Rodrigo.Respeitar sempre o limite do corpo é a solução mais eficaz. Parabéns por alertar as pessoas ou pelo menos tentar alerta-las. Boa semana e obrigada por tudo. Voce vale mais que ouro.

    • Rodrigo

      Muito obrigado pela confianca e pelas palavras Elguia!

  • Ricardo

    Até os animais “sabem” melhor do q nós q não é muito benefico… aaahahahaha
    Eles são bem dinâmicos e não constantes na atividade de sobrevivência e creio q de modo geral não seja diferente pra nós…
    Pobre de nós mortais racionais… x)

    • Rodrigo

      heheh fomos castigados com a racionalidade hehehe

      Abracao!

  • Paulo Anderson

    Rodrigo agora você me deixou muito confuso, eu estou com um programa de emagrecimento que visa eu fazer caminhada por 1 hora por dia e reeducação alimentar, agora depois deste artigo, eu não sei mais o que fazer, inclusive hoje eu nem fui caminhar por medo do que o artigo disse.

    Por favor Rodrigo me responda, qual seria a melhor forma pra emagrecer de forma bem explicada e que eu realmente tenha resultados?

  • Michele

    E aí Rodrigo! Bem que você disse que o artigo iria gerar polemica… e não é que gerou mesmo!!!! rsrsrsrs Continuo com minha busca pelo corpo e peso saudável… mas com problemas de saude e hormonais cara… não é moleza não!
    Abrs.

  • schneewittchen

    @paula – pois é. e aí depois chega esse pessoal da uma hora de esteira que comeu uma bolacha antes de ir pra academia e vem me perguntar o que eu tomo. mas vou te falar que muito nutricionista, se não for bom, passa bolachas, carboidratos de ig alto… e não estão nem aí. se a pessoa perder peso na balança (que seja até de músculo), eles acham ok. é aquele velho esquema de só contar calorias…

    @paulo – cara, vai pra academia. vai pra musculação pesada… vc vai amar e ainda vai emagrecer. aí vc deixa as caminhadas pra relaxar a cabeça.

  • schneewittchen

    @ paulo de novo – qdo eu falo as coisas pra gente que conheço, ninguém acredita. aí sempre indico um texto daqui mesmo que eu acho PERFEITO pra convencer as pessoas a fazerem a coisa certa: http://emagrecerdevez.com/saiba-por-que-95-das-dietas-falham

    • Rodrigo

      Mto bom, obrigado por colaborar com a galera!

  • Vera

    Interessante seu ponto de vista.
    Cada um que tire suas próprias conclusões.

  • Kelly Carolina

    Ok. Mas Rodrigo, o que você me aconselha comer para as aulas de spinning?

    Te mais!

    • Rodrigo

      Sim, voce pode comer uma fruta antes como maca, uva, etc.. uma fruta leve pra te dar uma energia pro treino. Comer 1 hora e meia ou 1 hora antes no minimo.

  • Kelly Carolina

    Ok, Rodrigo.nMas o que você me aconselha comer para as aulas de spinning? Faço pela manhã.

    Te Mais!

  • marcelle

    quero dizer com toda convicçao que desde que conheci este site tenho aprendido muito ,fez toda diferença em minha vida e com muita determinaçao tenho conseguido otimos resutados atraves das dicas .obrigada mesmo

    • Rodrigo

      Obrigado por compartilhar isso Marcelle!

  • Georgia

    Esse site é REALMENTE MARAVILHOSO! rodrigo vc caiu do ceu.. Adoro esse site, me ajudou demaisssssssssss, eu ja eliminei 20 kilos, com a sua ajuda!
    eu concordo com este artigo. eu corria, TODOS OS DIAS, e ficava bufaaaandooo, na pista da vila olimpica aqui do bairro.. e nao emagrecia nada! nadaaaa… eu só ficava era cansada e com muuuuuuiiitaaaa fome! kkkkk
    agora, estou na musculaçao, e minhas roupas estao alargando denovo.. estou sentindo o corpo mais bonito..
    adoro esse site! é o melhor que ja li…
    rodrigo, me tira uma duvida amore.. vc ja ouviu falar na dieta cetogenica ciclica?? dá resultados??

    abraçao!

    • Rodrigo

      Oi Georgia,

      Bom, essa dieta ai vai cortar totalmente carboidratos por periodo de tempos.. nao acho que seja necessario nenhum extremismo para se atingir saude e boa forma, por isso costumo nao sugerir “dietas”. Obrigado por seu comentario!! 🙂

  • VANDA

    OI RODRIGO!

    SABE, AGORA EU FIQUEI NA DÚVIDA QUANDO AO EXERCÍCIO QUE GOSTO
    DE FAZER, QUE É O POWER JUMP, POIS TAMBÉM SÃO MOVIMENTOS
    REPETITIVOS. O QUE VOCÊ ACHA A RESPEITO?!

    UM ABRAÇO E OBRIGADA

    • Rodrigo

      Nao sei exatamente como ele funciona Vanda, infelizmente, sao muitos tipos de exercicios que existem por ai nas academias =/

  • Mariana

    Rodrigo, quero começar um processo de emagrecimento.
    Devo fazer o Emagrecendo de Vez em 30 dias ou o Emagrecendo de Vez em 10 dias?
    Grata!

    • Rodrigo

      SUgiro o processo de 10 dias pra comecar Mariana!

  • Giovana

    Olá Rodrigo,primeiro queria te falar que gosto muito do emagrecer de vez,tem me ajudado bastante,e que gosto muito tbém da maneira como escreve,nos esclarecendo de uma maneira descontraída, que é o diferencial de outros sites sobre emagrecimento.Eu mesma já havia notado que os exercícios aeróbicos não funcionavam muito bem,pelo menos em mim,mas não imaginava que existiram referências sobre o assunto,achava mesmo é que o meu corpo não funcionava direito!Obrigada por todas as informações que nos ajudam a conquistar os nossos objetivos na perda de peso!

    • Rodrigo

      Um prazer ajudar Giovane!

  • Pedro

    Fala aí Rodrigo!!
    Olha só, essa corrida que tu fala neste artigo, são aquelas de 1 hora pra cima né? Mas se eu fizer assim, uma corridinha de 30 minutos, pra começar a sair do sedentarismo, pra depois começar a correr com intervalos, o que tu me diz?
    Valeu aí cara por esse site, muito bom mesmo!
    Abração e sucesso pra ti, tu merece!

    • Rodrigo

      Fala Pedro.

      Tranquilo. Eu me refiro realmente a exercicios aerobicos frequentes e de longa duracao.

      Grande abraco,
      Rodrigo

  • posso ser chata?
    deixa?
    a maioria das pessoas que querem emagrecer passaram anos (isso mesmo, anos!) sentadas nos seus sofás comendo tudo que está na despensa. quando a pessoa resolve emagrecer e levanta do sofá para fazer uma caminhada ou qualquer tipo de exercício…deixa!
    de alguma forma a pessoa tem que começar!
    o que deve ser aconselhado é a respeitar seus limites, não querer correr maratona na esteira nem dar uma de fisioculturista na musculação, mas de resto, faça alguma atividade, QUALQUER atividade. brinque com os filhos, limpe a casa, faça alguma coisa! comece em algum lugar e depois vá se adaptando.

    • Rodrigo

      Conselho valioso sim! Concordo! 🙂

      Radicalismo prova todo o dia que nao eh o caminho pra solucao nenhuma.

  • EllenLuiza

    Oi Rodrigo, adorei esse artigo, de fato no dia a dia fui percebendo isso pois estava fazendo aulas de corrida e me sentia apenas muito cansada.
    Agora estou fazendo musculação, o treino é chamado de circuito, intervalado os exercícios com esteira ou bicicleta por 3 minutos em média/alta velocidade!
    Seria esse um exemplo do que vc mencionou `exercícios intervalados de alta intensidade (Interval Training)` ???
    Outra coisa, corro ou caminho em alta velocidade por 10 minutinhos antes de começar a malhar, só p aquecer e não alongar com o corpo frio, você acha válido ou desnecessário???
    Grata por suas informações, adoro seu site…
    Ellen!

  • Stefanie

    Olá.
    Li alguns de seus artigos, e os achei muito interessantes. Este sobre as atividades aeróbicas foi o que mais me chamou a atenção, pois realmente, é sempre essa a recomendação que se vê por todo o lado (academias, revistas, televisão). E o que mais vejo são pessoas que correm 10km todos os dias, ou correm na esteira, e que há anos estão iguais, não emagrecem e sequer conseguem dar uma definição ao corpo.
    E o que li em seu artigo parece fazer muito sentido, explica muitíssimo bem esse lado, e também me deixa mais tranquila. Isso porque sempre achei estranha essa idéia da corrida eterna em busca da saúde, tendo sido sempre repreendida por professores em academias pelo fato de eu não me interessar em ficar 1 hora correndo na esteira.

    Gostaria de fazer uma pergunta: eu faço natação. É uma atividade que adoro, faço de 2 a 3 vezes por semana, 50 minutos por vez. Não nado esses 50 minutos sem parar, na mesma velocidade e intensidade. Procuro misturar exercícios educativos de cada estilo, momentos de nado mais intenso e rápido e também momentos mais leves e soltos. Mesmo assim, você incluiria essa prática de natação na lista das atividades aeróbicas que não são benéficas à saúde?
    Agradeço desde já a sua atenção.

    Stefanie

  • Me lembrei de algo interessante. Quando mais jovem, ao ajudar a mamãe em casa, durante a semana fazia uma manutenção da limpeza (penas varria, passava um pano etc… por 5 dias – 1 era descanso). Porém, 1x na semana fazia “AQUELA” SENHORA FAXINA, onde se agacha pra lavar a parede e levanta; pega balde; desce balde, sobe balde, ou seja 1 dia pesado, 5 dias leves e 1 de descanso total. Resultado: Músculos trabalhados na faxina, corpo dolorido no período de 2 dias (recuperação). Penso hoje que: Se eu dividi-se a faxina pesada em 3 dias na semana e não a fizesse toda de 1 vez… seria uma Incrível Academia em casa!!! Quero dizer que, faz todo o sentido esta lógica absoluta.

  • Marcio dos Santos

    Exercícios Aeróbios de alto impacto concordo plenamente que agridem as articulações, porém, sem material adequado, equipamento, sem um Profissional da área para orientações ai a garantia e total de insucesso. Se quiser perder peso com exercícios aeróbios e muito simples procurem aqueles com baixo impacto Hidroginástica, natação, ciclismo etc. Atenção todo exercício quando mau executado ( Posturalmente e com sobre carga ) quem ira sofrer?articulações, ligamentos e por ai vai e no fim você.

  • fowcher

    Tenho 1,93 de altura e em torno de 110kg, tenho que baixar no minimo 20kg. Fazia Boxe todos os dias, exceto domingo. Agora estou estudando a noite e me restaram apenas dois dias.
    Tenho um horario de manha para fazer exercicios, queria fazer musculação mas estou sem dinheiro agora para faze-lo. Vi seu post de que não eh eficiente fazer grandes caminhadas, e sim intercalada com corridas com explosão mas tenho medo de forçar de mais meus joelhos por estar acima do peso. Teria algum outro exercicio que poderia fazer?

    • Você pode fazer interval training na ergométrica por exemplo, fowcher! Desde que tenha um aval médico pra isso

  • Anatalia

    Gostaria de saber qual a melhor opção?
    1. cuidar da alimentação e fazer musculação sem exercício aeróbico
    2. cuidar da alimentação e fazer exercício aeróbico
    Obrigada

    • Numero 1 sem dúvidas, Anatalia!

      • Anatalia

        Obrigado Georsh. Eu já tinha perdido o gosto por fazer corrida e caminhada desde que comecei a lê o site de vcs. Quanto conseguir chegar no meu objetivo final mando foto. Já eliminei 8kg mais ainda quero eliminar mais uns 5 ou 6.

  • Lídia

    Venho praticando HIIT desde fevereiro deste ano, parei de correr e, incrivelmente, perdi 3 kg de GORDURA, Mas, tenho uma dúvida com relação aos exercícios intervalados de alta intensidade: como fazer com que o corpo não se adapte à eles??? Como variar no HIIT depois que cumprimos uma tabela de progressão??? AGRADEÇO A AJUDA!!!!

    • Lídia, Não vejo problema no corpo se adaptar a eles. Isso significa um ótimo condicionamento físico. Mas a própria natureza de alta intensidade dificulta essa adaptação. Abraços!

      • Neuma

        Obrigada pela atenção, Geosh!

  • Daiane

    Rodrigo, gostei muito da matéria. Ela é Interessantíssima e ao mesmo tempo impactante… Eu tenho uma esteira em casa, que tipo de exercício você recomendaria, já que não faz bem caminhada ou corrida de grande duração?

    Abçs!

    • Veja nossos artigos sobre exercícios intervalados, Daiane!

  • luana

    Vou ao dermatologista e escuto “quer perder/deixar de ganhar celulite? Aeróbico neles!”. Começo a mudar hábitos para emagrecer e olho meus patins e penso “opa!!”. Agora vem essa? Oooow Deus, e agora? rsrs
    Minha patinação dura em torno de 40 min, mas seria do tipo: 40 voltas em ritmo leve (para aquecer) / 20 voltas de 2 treinos especifico do esporte que eu gosto (roller derby) – ex: me manter em um pé durante a reta, agachamento, zigue-zague / 40 voltas em ritmo mais pesado / mais 20 voltas de mais 2 treinos especificos – ex: largada, freios, patinar abrindo e fechando as pernas (eu uso patins quad, faço isso usando os amortecedores) / 40 voltas em ritmo mais moderado para “esfriar” o corpo.

    Afinal, no seu ponto de vista, a) apenas mantenho o treino b) adiciono exercícios anaeróbicos – eu, sinceramente, detesto a repetição da academia – c) largo a ideia e patino só 1/2 vez na semana por gostar da modalidade?

    Que triste esse artigo, rsrsrs

    • Luana, Anaeróbicos não significam levantar peso, necessariamente. Seu treino é em parte anaeróbico. Eu sugiro ver o artigo sobre interval training.
      Abraços!

  • Excelente texto! Minhas corridas eram de no mínimo tres vezes na semana… não era menos de uma hora,$ durante vários anos e não foi nenhuma matéria que me obrigou a parar e sim meu corpo. Fui me sentindo frágio, meu imune baixou seriamente e nunca permaneci em meu peso dos sonhos. Hj cuido apenas da minha alimentação sem neuras e acompanho o Emagrecer de vez seguindo várias dicas e confesso que meu sofrimento com o efeito sonfona acabou e meu imune melhorou 100%. Obrigada a equipe do emagrecer de vez. Abraço à tdos!

    • Valdeni, ao contrário do que muita gente pensa, não é possível fugir de uma dieta ruim correndo, hehehe

  • João Marcos Rocha

    Olá Rodrigo,
    Eu também achei muito pertinente o que vc escreveu. Contudo no meu entendimento com base no que eu li vc destacou somente um lado da moeda e descartou por completo toda e qualquer atividade aeróbica (ao menos foi o que entendi), apesar de falar mais da corrida em si.
    Creio que atitudes radicais (com o objetivo de chocar) que encubram ou omitem informações importantes podem gerar descrédito por parte dos que te acompanham.
    Bom, essa é a minha opinião…
    Muito obrigado pelos seus escritos.

    • De maneira alguma, João. Aqui nós promovemos 3 formas de exercícios como as melhores pra quem quer manter a saúde: Exercícios aeróbicos moderados e prazerosos(caminhadas, etc) uma forma de hiit e também musculação. De longe, o fator que mais tem impacto no emagrecimento é a alimentação. A corrida vemos como um esporte de alto impacto, e como todo esporte de alta performance, necessita de acompanhamento técnico e médico. Como forma de emagrecimento ela é detrimental e muito pouco eficaz por si só.

  • Ricardo

    Excelente a ideia do artigo! faltou apenas mais argumentos para embasa-lo. Concordo plenamente que o famoso aeróbico de alto volume e média intensidade está longe de ser o melhor método para manter a forma e mais, acredito que depois de uma certa idade seja até maléfico ao organismo. A GRANDE QUESTÃO é, a liberação absurda de cortisol, o hormônio bandido que é liberado após esta pratica acaba fazendo com que o corpo reserve cada vez mais gordura localizada, e pior, com o corpo em stress pela liberação deste hormônio, músculos são rapidamente queimados para dar ao indivíduo energia para continuar o “eterno” exercício. Assim com a queima da musculatura, o famoso catabolismo, o individuo dia a dia vai baixando a velocidade de seu metabolismo e de seu gasto calórico diário e assim vai perdendo sua capacidade de queimar naturalmente gordura. Se este individuo não for então escravo do exercício e dieta, qualquer semana que ele fique sem treinar por que foi viajar ou esta lesionado , qualquer grão de arroz que comer irá engorda-lo…muito bem , mais um que provará do efeito sanfona. Ao contrário disso o individuo que usa os exercícios de força e de aeróbicos intervalados liberam abundantemente Testosterona e hormônio do crescimento que ao contrário do cortisol, são os hormônios do bem que estão diretamente ligados criação e manutenção dos músculos e que irão inibir a produção do cortisol. Com mais músculos no corpo o individuo terá seu metabolismo e gasto calórico diário geometricamente aumentados, o tornando uma pessoa para sempre em forma e que jamais será um escravo do exercício e da falta de comida. Os exercícios de força e intervalados também contribuem para a manutenção das fibras muscularem tipo II, as brancas, que são as fibras da força, da rapidez, da intensidade, as fibras da fonte da juventude, principalmente as do coração, sim, estes tipos de exercício também agem como uma musculação para seu coração. já a corrida tradicional apenas trabalha com a s fibras tipo I, vermelhas que são as que irão tomar conta do seu corpo a medida que você vai envelhecendo…sem a manutenção das fibras brancas, o individuo está acelerando o próprio envelhecimento do corpo.