De Quem É A Culpa Da Obesidade?

pare!

Geosh aqui pra um artigo que vai ser um desabafo. Se você já me conhece aqui do site, sabem o quanto eu prezo o bom humor, a energia leve e o carinho com o próximo como pilares da minha vida.

Eu raramente perco a cabeça e explodo, mas quando acontece é sempre por algo que mexe mesmo comigo. Tem que me incomodar MESMO. Eu vi uma cena de preconceito que foi terrível. Eu precisei pensar a respeito, aceitar e entender o que aconteceu. Mas isso não quer dizer que eu não vá fazer nada a respeito.

O Que Aconteceu?

Lá ia Geosh, contente, dirigindo seu carro velho e marrom(que as vezes é azul quando lava). Eu estava parado no sinal, na faixa do meio e tinha um carro do meu lado, na faixa da esquerda. Eis que o sinal ficou verde e veio uma menina apressada e um pouco desavisada, para atravessar a rua de última hora.

Aí o iluminado do sujeito no carro ao meu lado me solta um berro:

“-Corre, Baleia! Ah lá, não aguenta nem correr.”

Eu vi a reação no rosto dela. Eu senti na hora a dor que ela sentiu. Quando eu era pequeno, também fui vítima desse tipo de coisa. Meu sangue talhou NA HORA!

Parei do lado do infeliz no próximo sinal. Eu senti ódio. Na real, eu senti vontade de descer do carro, arrancar ele pela janela e por meu kung fu em prática. Respirei fundo, mas eu não consegui ficar calado.

Buzinei, olhei pra ele e falei: “-Que papelão com a menina, hein cumpade?” Ele não demonstrou nenhuma reação e eu fui embora insatisfeito.

Nem eu sabia o quanto esse tipo de coisa me incomodava e nem porquê. Foi o pior minuto da minha vida esse ano. E olha que eu passei alguns perrengues em 2013!

O Preconceito e a Ignorância Andam de Mãos Dadas!

Por quê as pessoas tem preconceito? Por que demonstram a própria estupidez com tanta boa vontade?

A minha conclusão é que o preconceito é SEMPRE  falta de conhecimento. Aquele infeliz lá não sabe nada sobre alimentação. Ele não sabe o que você que acompanha o site sabe. Ele não sabe que ela passar fome e se matar na esteira não vai resolver o problema dela. Ele não sabe que nao é descuido. Ele não sabe que não é mera falta de vontade.

Tudo isso é, provavelmente, o que ele acredita, como grande parte da população. Aquele cara é um efeito colateral do emburrecimento da população em troca de lucro fácil.

Ele também não aprendeu o valor de ser simpático e quantas portas isso abre. Não aprendeu que ajudar alguém à encontrar a própria felicidade transforma não só a vida da pessoa, como a dele mesmo.

Ele nunca acordou com o e-mail emocionante de alguém que, por causa de pessoas como ele e do sofrimento e da culpa de serem obesas, estava pensando em se suicidar e agora conseguiu transformar seu próprio corpo e se tornar uma mulher/homem FELIZ!

Quando eu entendi isso, a minha raiva passou.

Sujeito, aonde é que você esteja, me desculpe pela minha truculência e intolerância pela sua falta de entendimento da vida. Não tenho direito de quebrar sua cara só por que você é burro e ignorânte. Pelo contrário, eu devia no mínimo te estender a mão.

Menina, me desculpe por ainda não ter conseguido passar o conhecimento que eu tenho na minha cabeça pra a sua. Eu sinceramente desejo que você se livre do seu corpo de vergonha, e que entenda que:

A culpa da obesidade NÃO É SUA!

Não, Não e Não!

A obesidade é culpa de medidas inconsequentes de um governo que tenta fazer o melhor que pode com as informações que tem e, como qualquer pessoa sem conhecimento e maturidade, as vezes é manipulado em favor de interesses alheios e menos dignos!

Quantas pessoas com sobrepeso você conhece que nunca tentaram emagrecer? 99% delas já tentou! Podemos culpá-las por não conseguir? DE MANEIRA ALGUMA! Elas foram instruídas a aplicar um conhecimento ineficaz, só isso! As vezes desistem de tentar, mas todas sempre tentam!

Se você entende isso, entende a sua responsabilidade?

A sua responsabilidade enquanto leitor do site é de colocar esse conhecimento em prática! Se você desistir tendo acesso a algo que funciona, aí sim a culpa vai ser sua.

A sua responsabilidade também é amar e aceitar as pessoas como elas são, AGORA, e de ajudá-las a conseguir seus objetivos de emagrecimento! Nós estamos lutando contra a obesidade e desinformação, não contra as pessoas que são vítimas delas. Entende a diferença? Essas merecem TODO o nosso carinho, apoio e respeito!

Nós que conseguimos aprender alguma coisa, devemos ser responsáveis pelas pessoas que ainda não aprenderam. Nós devemos ajudá-las a encontrar o caminho!

O conhecimento te faz compreensivo e poderoso! E como diria o Tio Ben: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades!”

Posso contar com a sua ajuda pra divulgar esse conhecimento e transformar nossa realidade em algo melhor? Se nós não conseguirmos mudar o mundo, não tem problema! Nós podemos fazer algumas pessoas felizes e só isso já vale a pena, não vale? O mundo vai ser pelo menos um pouquinho melhor por sua causa =)
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-
A minha mensagem final é essa. Sejamos tolerantes. Temos que ser fortes e encarar a verdade, mas como diria o Paulo Coelho:

“Antes de disparar a flecha da verdade, é preciso molhar a ponta dela com mel!”

Espero que esse artigo te seja útil. Acredito também que entender o que aconteceu me fez perder qualquer restinho de preconceito que eu tivesse com qualquer coisa.

Já parou pra pensar que se nós exibimos preconceito, aos olhos de alguém que tenha conhecimento necessário pra entender o que a gente não entende, nós é que somos o sujeito do carro?

Mais fácil aceitar a essência das pessoas e levar uma vida leve!

Um grande abraço!

Geosh.

  • jeff

    Consegui ficar com “sangue no zóio”… Minha avó já dizia: “é melhor trabalhar com porcos, do que com pessoas”…. Algumas pessoas são piores que animais….Otários….

    • É interessante que de fato as pessoas estão todas em níveis de aprendizado diferente, Jeff. Mas o ódio é como tomar cachaça e esperar que o outro tenha cirrose, né? Abraços!

  • Ana

    Oi tudo bem?

    Meu nome é Ana,moro nos Estados unidos e estou 30 quilos acima do meu peso, comecei a 1 semana ver seus videos e estou com muitas duvidas, uma delas é se eu posso utilizar vegetais congelados pois os vegetais frescos estragam muito rapido, mas eu Quercia saber se os congelados tem as mesmas vitaminas.

    Obrigado de verdade pois eu necessitava aprender a emagrecer, tanta coisa que encontramos na internet so nos confunde.

    • Ana, Acredito que tenham sim, desde que você consuma a água que utilize pra fazê-los também. Mas eu acredito que se você puder comprar e ir consumindo os frescos, seja melhor! Com o tempo a gente fica craque nas porções =) Disponha!

  • priscila

    Eh uma situação difícil msm… coisa q vem de casa e da escola. Eu costumo falar q na escola eu era q nem a monica (outro lugar q ensina essa discriminação)…

    Preciso da ajuda de vcs.. vc e o rodrigo acha q com fibra de soja e adoçantes (ou acucar ligth) incluidos na dieta low carb, ainda é possivel perder peso? Eles me ajudam na compulsao por doces… e qual o máximo de carb por dia em media para se ter algum efeito? Bebo mt leite… Obrigada e parabens pelo site mais uma vez..

    • Olá, Pri. Você pode ficar entre 100 e 150g de carbs por dia tranquilamente. Acredito que seja uma boa você consumir bananas verdes, veja o artigo. Melhor do que fibra de soja e tem o mesmo efeito de saciedade.
      Disponha!

      • Priscila Amaral

        Mais uma vez, obrigada! Não sei oq faria sem vocês…

  • Mabel

    Geosh, uma coisa que eu percebi quando comecei a ler esse site é que a gente nunca sabe de nada. Tudo o que eu achei que soubesse sobre alimentação estava errado e mesmo depois de ter lido o livro e diversos artigos (aqui e em outros blogs) eu ainda sinto que sei muito pouco. Vendo isso, é completamente ilógico julgar algo ou alguém por qualquer que seja a razão, afinal, nós nunca sabemos como é de fato passar pelas mesmas provações e dificuldades daquela pessoa, isso é algo que só cabe a ela. Preconceito é algo terrível porque na minha visão só demonstra intolerância e falta de bom humor. Acho que se você se esforça pra olhar as coisas de um ângulo positivo, a vida fica mais feliz. Apenas lamento que a grande maioria das pessoas sejam tão negativas a ponto de se propor a achar coisas ruins até nas outras pessoas. Achei esse post sensacional, parabéns =)

    • Concordo contigo, Mabel! Obrigado =)

  • Maxcéli

    Geosh é isso mesmo vc está certíssimo. A ignorância na sua grande maioria é a falta de conhecimento. Mas que sobe nosso sangue na hora sobe mesmo. só quem é e ja foi pra saber como uma pessoa gorda sofre com as pressões da mídia e sociedade.
    E estou com vc e o Rodrigo nessa meu caro, estou divulgando o site em conversas pessoais e aqui entre amigos virtuais. Vamos espalhar essas informações de ouro que vc e o Rodrigo nos passam e se agente não conseguir uma transformação grande ajudando algumas pessoas ja é grande coisa.
    Eu sou a prova disso. Vcs me salvaram, eu estava totalmente entregue a vida sedentária porque não encontrava o caminho pra emagrecer de verdade. E confesso que sou iniciante estou no processo dos dez dias, estou no quinto dia e ja estou fazendo graaaaaandes mudanças em minha alimentação que estava me deixando doente…ja vejo a diferença no espelho e especialmente em meu interior.
    Obrigada Geosh e Rodrigo vcs moram em meu coração meus sinceros agradecimentos.
    Daqui mais um tempinho mostrarei minhas mudanças nítidas.
    Abraços a toda galera.

    • Quero ser Testemunha do seu sucesso, Max! Disponha sempre! Abraços =)

  • sinara Marques

    Oi pessoal,tenho dúvidas à respeito do café da manhã,não consigo ficar sem meu café com leite e não consigo me imaginar comendo ovos com bacon pela manhã,não dá!então please..quais outras opções eu teria?tô evitando doces,inclui castanhas ,adoro frutas e quase não como carboidrato…já vi mudanças no meu corpo,nem tanto na balança,mais nas medidas….então por favor,preciso de dicas para o café da manhã.Todo respeito para vocês que fazem esse site tão legal e se preocupam com a saúde de quem nem conhecem.Valeu rapazes 🙂

  • Rodrigo Ramos

    É triste… sem perceber a sociedade entrou numa roda viva onde a mídia cria os padrões de beleza e saúde, aí vem a industria alimentícia te seduzindo ao que comer para conseguir essa tal saúde e beleza criada pela mídia, então sem perceber vc não consegue a tal “beleza” e de brinde ainda perde a sua saúde por comer tanta besteira… E como se não fosse suficiente, por fim vem a indústria farmacêutica oferencendo a cura para o seu corpo “doente” (obeso) e que aos olhos de muitos (preconceituosos) vêem vc como o único culpado por estar nessa situação!!!

    Por isso eu digo: Mesmo que curado, nunca deixe de tomar suas pílulas de conhecimento!!

    • Verdade, Rodrigo! vamo que vamo!

  • Ana

    Queridos eu vi hoje este video e ate me arrepiei, com o poder dele em nossa saude, e so para confirmar os ensinamentos que estamos tendo aqui, e completamente correto e verdadeiro, vejam o video e prestem atencao apartir do minuto 20.

    http://www.youtube.com/watch?v=fTA_HvzPWU4

  • Pércilla

    Parabéns pelo post Geosh… é mto difícil fazer as pessoas entenderem a obesidade.
    Até mesmo os obesos se culpam pela sua condição. Realmente triste…
    Tenho tentado fazer a minha parte pelo menos na minha família… e já é difícil viu?
    Essa semana minha mãe falou com uma nutricionista que disse a ela que minha alimentação está td errada e perigosa rsss
    Então né…rsss menos de 4 semanas 3,5kg off (reduzi 5 cm de cintura, 3cm barriga, 4 cm quadril)
    eu já sabia que essa alimentação dava resultado… infelizmente parei e recuperei os kilinhos, mas agora já estou eliminando novamente e falta pouco p eu estar satisfeita.
    Obrigada por todo o apoio que vc nos dá… a dica p eu retirar o iogurte foi ótima… minha barriga tá totalmente sem qualquer inchaço, perfeito!
    Eu estou conseguindo doação de kefir, tô esprando ansiosa pelo post q vc disse q ia publicar… abraços!!!!

    • Obrigado, Pércilla! É difícil sim, até na minha família é difícil. Fico feliz que você esteja tão bem! Vamo que vamo!

  • Elena

    Não são só os gordos que sofrem preconceito e são vítimas de comentários desagradáveis, sou a unica magra da minha família, cuido da minha alimentação, sou low carb e pratico atividade física, sou tachada de vaidosa, magrela, anorexica e adjetivos afins por ter este comportamento com relação ao meu peso e saúde. Detalhe, normalmente em festas eu como normalmente, tenho 1,54 e 52 kg qualquer pessoa com o minimo de conhecimento pode perceber que com estes números eu não sou anorexica, como tenho baixa estatura meu peso não pode ser igualado a de mulheres mais altas e mesmo assim enchem o meu saco porque não tenho barriga, é sério, me falam que eu não como pq pra ser magra tem que comer MUITO pouco ( que é o contrário do que faço)… é um saco!!! Qdo se é gordo um ou outro podem até comentar na frente da pessoa mas qdo se é magro todo mundo comenta na sua cara que vc tá magro demais. Qdo uma mulher engorda a maioria vê e não comenta, mas qdo vc emagrece todo mundo vem dizer que vc tá magra demais. Aliás nas páginas do Facebook que enaltecem a obesidade elas chingam, ofendem e dizem que mulher magra é feio e que mulher gorda é linda, vejo várias obesas sentadas assistindo a TV e criticando ferozmente mulheres tipo modelo, se a mulher é magra ela é anoréxica, se ela cuida da alimentação ela é vaidosa demais e fútil, se ela é gostosa ela vagabunda, sou contra qualquer tipo de ofensa seja contra qualquer grupo, não serve pra mim, não quero pra mim, não acho bonito e nem por isso sou gordofóbica. Acredito que há uma diversidade de gostos e que TODOS tenham o mesmo valor, sugiro um texto aqui no site, falando sobre o preconceito que existe contra mulheres magras, que cuidam da alimentação e fazem atividade física.

    • Tatiana Rohricht

      quer ver pais como adoram se “preocupar”, se vc ta gordo “meu Deus meu filho vai cuidar dessa sua saude, vc vai ter um ataque cardiaco comendo desse jeito…”, ai vc emagrece “pq vc ta magro demais, nao ta comendo nada, ta ficando radical…” ou entao “vai perder os amigos pq ta ficando chata…” sei bem como é isso, mas tudo bem, com os amigos que curtem carbo a gente usa o dia do lixo, ou faz experiencias low carbo pra eles..semana passada fiz um cheese cake low carbo pra um casal de amigos e modestia a parte ficou de lamber os beiços..muito bom mesmo!!! apesar de achar que nao foi muito a praia deles..mas a gente tenta né, mostrar um mundo novo pro povo…ehhehe

    • É mera ilusão achar que se é mais atraente quando se é menos saudável, Elena. Saúde é um dos principais fatores que influenciam na beleza! Gordinhas saudáveis vão ser sempre mais atraentes do que magrinhas sedentárias assim como magrinhas saudáveis vão ser sempre mais atraentes que gordinhas sedentárias. Mas é um direito de todos ser bonitos por dentro e por fora, saudáveis e felizes. Aqueles que não correm atrás desse direito, acabam perdendo tempo criticando quem corre!. Abraços!

  • Tatiana Rohricht

    Geosh querido, seus posts sao sempre inspiradores…eu nao ando com muita paciencia de explicar a minha “dieta” ultimamente, pq todo mundo vem com o discurso “e o seu colesterol? deve estar altissimo”, sinceramente eu nem sei quanto eh meu colesterol, nunca foi alto, mas tb nao ligo pq eu me sinto bem e no fim eh isso que importa né?

    hj fui na feirinha aqui perto e comprei queijo colonial, ricota com nata, bacon, banha de porco e torresminho..hummm adorooo….mas fiquei na duvida, torresminho é de boa?

    bjss Geosh

    • Ei Tati! É bom monitorar por que o colesterol alto pode significar outras coisas. No geral problemas que a gente não tem. As vezes o colesterol alto é um símbolo de que algo não vai bem com a sua saúde, não necessariamente com a sua dieta, entende? O torresmo de porco é ótimo, é incrivelmente protéico, eu uso como crouton na minha salada. Só olhe se não é pururuca, que é feita de trigo!
      Abraços pra você e pro Jon =)

      • Tatiana Rohricht

        eu nao cheguei a medir o meu colesterol, foi so um comentario que eh a primeira coisa que as pessoas falam quando eu comento da minha dieta, primeiro elas comentam “ahhh eh a dieta da proteina”, ou “ahhh eh a dieta da princesa (dukan)…”, ai eu falo “nao, na verdade nao eh alta proteina, eh alta em gordura..”, isso assusta as pessoas..hehehe

        entao, vou verificar com a moca da feirinha, nao sabia que existia torresmo falsificado 🙁 mas se ele for natural, pode comer a vontade? (a vontade como o dr souto diz, impossivel comer muita gordura hehehe) eh que todo mundo fala que torresmo eh MUITO calorico, eu tento nao entrar nessa onda de calorias, mas velhos habitos sao dificeis de quebrar hehehehe 🙂

        • Tathy, Não me venha com calorias! heheheh! Quase sempre é alguma outra coisa, e não a gordura, que faz o pessoal acumular peso. Aqui vendem na farmácia e no supermercado um torresmo mesmo, é muito bom! virou o crouton oficial da salada que eu faço. Vamo que vamo!

  • Maxcéli

    Geosh querido obrigada por sua resposta acima. Vai sim vai ser testemunha da minha vitória. Quando eu senti que ta na hora de manisfestar eu conto tudo, ok querido?
    Mas eu preciso de vc agora. Como eu te contei rapidamente eu mudei muuuuita coisa em minha alimentação pois estou no quinto dia do desafio de 10 dias. Cortei açúcar, “carboidratos simples” por completo, não consumo mais nenhum tipo de doces, enlatados, embutidos… Mas as dúvidas veem sempre “qual o certo em comer” rsrsrsrs porque eu estou aprendendo, vc lê muito isso né Geosh rsrsrs então a dúvida é: com o que vc me aconselha preparar minhas refeições como refogados, carnes cozidas…com banha de porco, azeite, manteiga? Pelo que aprendi não é saudável cozinhar com óleo de soja, girassol… né Geosh?
    E outra dúvida pra eu disseminar ela, eu posso comer Feijão?
    Estou ansiosa por sua resposta.
    Muuuuuuuuuuuito obrigada desde já.

    • Rodrigo Ramos

      Olá Maxcéli!!! Sua observação sobre os óleos vegetais (soja, milho e etc…) está correta, o ideal é não usá-los independente do que a mídia fala que esse ou aquele é de baixo colesterol e tal….
      Quanto ao azeite, é extremamente benéfico, mas dê preferência àqueles produzidos de extração a frio e não expônha-o à altas temperaturas é melhor consumí-lo cru (saladas por exemplo).

      Tire as suas dúvidas nesse artigo: http://emagrecerdevez.com/entendendo-as-gorduras

      Espero ter ajudado…. Abrçs.

      • Maxcéli Del Piero

        Obrigada Rodrigo pela atenção.
        Na verdade a minha maior dúvida era que gordura usar em alta temperatura, eu gosto muito de refogar as verduras antes disso fritar o alho e cebola, e não tinha certeza o que usar, agora com sua ajuda e do Geosh estou informada, obrigada mesmo.
        Vou optar por banha de porco.

        • Maxcéli Del Piero

          ops uma correção “refogar as verduras não me refiro OS LEGUMES tipo quiabo, chuchu, abobrinha…

    • Então maxcéli, veja o artigo sobre gorduras. Já o feijão tem média glicemia. Na minha experiencia o feijão teve um pequeno efeito no acúmulo de gordura, a lentilha(que eu consumo) não teve nenhum. Claro que, sempre associados a proteínas, gorduras boas, e verduras e legumes.
      Faça o teste e me conte! Disponha =)

      • Maxcéli Del Piero

        ok obrigada.

      • Maxcéli Del Piero

        Geosh obrigada mesmo pela atenção isso faz toooda diferença, quando queremos mudar sozinho parece um tiro no escuro E ficamos perdidos e por desacertos desistimos…e com vc e o Rodrigo nos conduzindo facilita por demais, acabei de ler o artigo que vc me sugeriu e pronto sanei minhas duvidas, esse final de semana comprei “as gorduras” do bem para usar nos preparos, não entra mais margarina aqui…quanta mudanças em minha cozinha !!!!hehehehehe pro bem lógico, estou muuuuuuito feliz por vcs existirem em minha vida!!!
        Que nosso Criador vos abençoem ricamente!
        Geosh e Rodrigo OBRIGADA!

        • Obrigado, Maxcéli! Precisando, é só falar! Grande abraço!

  • Ana Paula

    Geosh, apenas SENSIONAL abraços

    • Obrigado, Ana! Abraços!

  • Ana Paula

    Ops! Sensacional…

  • Clecia

    Ainda nao recebi o livro mas ja comprei.

  • Nathalia

    Olá,

    Meu maior problema é que não consigo emagrecer! Há 2 anos eu pesava 56kg (meço 1,60m) e era feliz com meu corpo. Porém resolvi mudar de anticoncepcional, resultado: engordei 19kg em 4 meses!

    Fui ao endocrinologista e expliquei que não tinha mudado nenhum hábito, comia normalmente (nunca fui uma pessoa gulosa) e fazia caminhadas (que já não estavam adiantando). O médico ficou sem saber o que podia estar acontecendo comigo já que meus exames estavam normais. Foi aí que ele me perguntou qual anticoncepcional eu tomava, eu disse que havia trocado e estava tomando há 4 meses aquele anticoncepcional. Mostrei a ele a caixa do remédio e ele disse que aquele medicamento tinha uma substância que fazia o organismo reter líquido. Assim ele descobriu o porquê eu cheguei a pesar 75kg em 4 meses.

    A recomendação foi fazer exercício físico, disse que não precisava mudar a alimentação, só evitar doces e frituras. Resultado: hoje, eu peso 68, consegui perder um pouco do peso mas estagnei! Não consigo emagrecer mais que isso! Faço academia de segunda a sexta e sinto que meu corpo está mais disposto e a pele está mais firme, mas ainda estou acima do peso.

    Qual orientação você pode me dar?

    Obs.: nunca fiz dietas loucas, apenas reduzi a quantidade de comida e “besteiras” (fast food, chocolate etc.).

    • Nathalia, anticoncepcional é outro tópico controveeerso! Sugiro que você consulte um ginecologista e procure alternativas! Abs 🙂

  • Eunice Martins

    Rodrigo e ou Geosh,
    Como faço pra voltar a participar do grupo “Emagrecerdevez”?
    Comprei o livro assim que foi lançado, li e aprendi muito sobre alimentação saudável, emagreci 14 kilos, mas ainda tenho mais uns kilos pra eliminar da minha vida de uma vez por todas. Participei do grupo no início, porém meu email mudou e não consigo mais acessar o grupo. Felizmente o livro estava salvo e continuo a ler sempre que surge alguma dúvida, estou antenada com os novos artigos do site, leio tudo e aprendo cada vez mais. Tenho 64 anos, o emagrecimento deixou meus braços e coxas com um pouco de flacidez, a hipertrofia funciona pra pessoas com minha idade? Não pretendo ser uma velhinha saradona, apenas queria braços e coxas mais firmes.
    Aguardo uma resposta, se possível no meu novo email.
    Grata
    Eunice Rosa dos Santos Martins Vieira

  • fernanda

    passei por uma situação semelhante só que a pessoa que sofreu o preconceito é a minha mãe….pirei, perdi a linha, fui com tudo para cima dos sujeitos…friamente hoje paro e penso: quem sou eu, você ou qualquer pessoa que seja para julgar e humilhar outra pessoa! falta de conhecimento, preconceito ridículo! quando li seu artigo relembrei toda a revolta que senti naquele dia!
    No caso de minha mãe foi no transporte público; ela embarcava com muitas dificuldades devido ao peso e eu estava na parte de traz do veículo, voltava da facu, minha mãe não me viu mas eu a vi. Como ela tem passe livre devido ao acesso de peso estava embarcando pela parte da frente. Como existe um degrau para facilitar a sua subida não fui ajuda-la ( pois ela não gosta, se sente constrangida e gosta de ter autonomia), mas presenciei a cena mais ridícula do mundo: o motorista junto com o cobrador rindo de minha mãe, da forma dela andar e entrar no ônibus! Sujeitos ridículos!
    Mas sei que eles também nunca iram esquecer de mim e de minha mãe, pois minha revolta foi a revolta de todos os passageiros. Essas duas pessoas nunca mais foram vistas nessa linha de ônibus! tomara que o constrangimento que eles passaram tenha servido para rever seus conceitos….