Como Fazer O Seu Próprio Vinagre Natural De Abacaxi


A medida que fui me envolvendo com alimentação saudável, o gosto pelo cultivo, culinária e pela arte de fermentar alimentos só aumentou.vinagre de abacaxi

A fermentação é uma arte fenomenal. Sem ela não teríamos vinho, queijo, cerveja, pães e bolos de massa azeda, iogurte, kefir, vinagre…. Com os micro-organismos certos, praticamente qualquer alimento pode ser fermentado.

Acabo de fazer mais uma leva de vegetais fermentados. Dessa vez usei apenas dois repolhos orgânicos e água com um pouco de sal do himalaia e deixei eles fermentando sem adicionar nenhuma levedura de iogurte extra. Um Repolho orgânico já tem nele mesmo todas as bactérias necessárias pra fermentá-lo.

Deixei fermentar por 7 dias em temperatura ambiente. O resultado foi um chucrute azedinho fenomenal! Desde que ficou pronto, não consigo parar de comer junto com as minhas principais refeições. É uma das minhas principais fonte de probióticos hoje em dia, pela praticidade.

O que pouca gente sabe é que através da fermentação é super simples fazer vinagre orgânico, cru e sem filtrar, que é o vinagre mais caro, natural, de melhor gosto, cheio de propriedades e mais difícil de encontrar no mercado!

O processo é um pouco demorado, mas acho que o que importa mesmo é o valor desse conhecimento, então resolvi compartilhar com vocês.

A Mãe do Vinagre

A mãe do vinagre é a cultura que faz o vinagre, é bem parecido com uma Kombucha. No exterior você consegue comprar vinagres orgânicos sem filtrar ou pasteurizar que preservam a mãe. Por aqui eu nunca vi nada parecido.

abacaxisO método mais rápido para conseguir uma ¨Mãe¨ de vinagre: Cascas de abacaxi.

Você vai precisar de:

1 jarro de 1 litro bem limpo, de preferência esterilizado;
6 colheres de açúcar mascavo orgânico(ou rapadura);
Cascas de 1 ou 2 abacaxis orgânicos;
Papel toalha ou morim e um elástico;
Água mineral ou filtrada.

Como fazer:

Lave os abacaxis bem, corte e separe as cascas.
Adicione o açúcar na água e dissolva bem, adicione as cascas;
Vede o recipiente com o papel toalha ou o morim e o elástico, de modo a deixar o jarro trocar oxigênio com o ambiente(a fermentação do vinagre é aeróbica)

vinagre2Guarde em um armário escuro de 2 a 3 semanas, Misturando pelo menos uma vez a cada 2 dias. Depois coe o vinagre e ele estará pronto(se tiver gosto de vinagre, hehe). Leve para a geladeira para diminuir a fermentação. Se formar um filme no jarro, esse filme é a mãe do vinagre. essa mãe é equivalente aos grãos de kefir ou a uma kombucha, Com essa mãe você consegue fazer seu próprio vinagre de maçã rapidamente também. Esse vinagre é muito útil. Além de ser uma fonte de probióticos, ele tem uma série de propriedades medicinais emagrecedoras e digestivas.
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-
Se você gostou, compartilhe! Não deixe de comentar aqui também se fizer!
Um abraço, pessoal!

Geosh.

  • Nossa. Essa eu não sabia, 2 3 semanas? radical deve ficar muito gostoso,
    se não ficar com gosto de vinagre, um gosto parecido
    pode adicionar assim mesmo? Amei a dica ;D

    • Danilo, provando e olhando você vai saber se deu certo ou não! Abraço!

  • Rodrigo Veira

    Açúcar??????

    • Flávio

      Sim Rodrigo Vieira, o açúcar auxilia no processo da fermentação e ajuda no sabor tbm.

  • Alessandra

    Olá Geosh e Rodrigo, sei que não é este o tema do artigo… Mas surgiu uma dúvida: estou com colesterol total 238, isso chega a ser um problema? O que fazer? E outra coisa, tomar suco de couve com duas maçãs pela manhã interfere demais na alimentação? Aguardo retorno.
    Abraços
    Ps: Parabéns pelo maravilhoso trabalho.
    Alessandra

    • Alessandra, veja os nossos artigos sobre colesterol. Tem uma série muito interessante no blog do Dr. Souto também! Abraços!

      • Alessandra

        Valeu Geosh!

        E quanto ao suco de couve pela manhã? O que acha?

        Abraços querido.
        Deus abençoe.

        • Tatiana

          Quanto de Hdl? Divida o ldl pelo hdl e veja se da menos de 5,5

          • Alessandra

            oi Tati, valeu pelo carinho, dividindo dá 3,05. bjs, obrigada.

        • Acho boa, Alessandra! Procure aqui no site sobre juicing!

  • Giovânia Gonzaga

    O meu colesterol também está alto em 380, aumentou um pouco desde que iniciei a mudança na alimentação, mas isso não me desanimou em nada rsrsrsrsrs pois continuo emagrecendo normalmente.Jé foram 8kg, só faltam 2 para chegar na minha meta.

    • Alessandra

      Pois é Giovânia Gonzaga. Vamo que vamo!!!

    • Tatiana

      380 ta bem fora do “normal”, as vezes o corpo ta avisando de algo que nao ta legal, mas colesterol isolado nao diz nada, passa o resultado dos triglicerideos, glicose e hemoglobina glicada

  • Adorei,a receita,meus parabéns pelo artigo muito bem explicativo

    • Obrigado, Jessica 😉

  • comprei o livro ”50 receitas para emagrecer de vez ” no paypal mas nao recebi o vosso email para acessar o livro.
    voces podiam me ajudar.

  • muito obrigada por responder Geosh, ja recebi o material sim e gostei muito; o livro superou a minha respetactiva estao de parabens pelo trabalho. me sinto satisfeita chegarei ao meu objectivo.

  • joselia maia

    Estou muito feliz,comprei o livro,comprei também o livro das 50 receitas adorei,amei tudo ,já perdi pra sempre quase 3k em um mês, pesava 88k100,estou muito feliz,não estou passando fome,como tudo certinho as vezes não.afinal não sou de ferro.minha filha já esta indo pelo mesmo método MT.obrigado Rodeigo.

  • Bethy

    Ola em quanto tempo recebo o livro após o pagamento e qual a confiabilidade vi poucos comentarios e fiquei com receio podem me ajudar

  • Bethy

    mais uma pergunta o livro é digital ou vem pelo correio o exemplar?

  • Lucimar

    oi!! como fazer p comprar o livra

  • Monique de Freitas Pinheiro

    Como faço para comprar o livro?

  • Ana Maria

    Já fiz todas as tentativas para conseuir este bendito livro. Cansei de avisar que estao pelo computador dizendo que o site nao e confiavel.Pelo amor de deus……alguem me responde por favor.obrigada.

  • ALVEAR BENROS

    lendo e gostando,mas, não vi nada que sirva como a minha dieta .

  • Henrique Gonçalves Dias Viana

    Que interessante, economizando o dinheiro do vinagre e aproveitando a casca do abacaxí, é possivel obter um alimento de melhor qualidade…o…Obrigado por compartilhar esse conhecimento!

  • Mário Luis

    Ola, poderia publicar ou indicar alguma pesquisa científica randomizada sobre a importância do vinagre em nossa dieta?
    Sou Mario Luis.
    Uberlândia MG
    Desde já agradeço.