Aprenda a otimizar seus resultados de acordo com seu tipo corpóreo!

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

Olá 🙂

Ok ok, eu confesso, faz muitooo tempo que eu não escrevo nenhum artigo novo no site. No último que eu escrevi ainda estava falando da copa do mundo (que tristeza… mas justiça seja feita certo?).

Se você é assinante, está recebendo isto por email tranquilamente. Se você ainda não é, torne-se um agora mesmo em 20 segundos totalmente GRÁTIS! Apenas coloque seu e-mail aqui na barra ao lado do site para que você passe a receber sempre os novos artigos automaticamente!

Entre também na comunidade do orkut e do facebook. Eu tenho respondido com frequencia dúvidas das pessoas diretamente na comunidade. As pessoas têm compartilhado lá as dificuldades, sucessos, etc… Bom, se você não faz parte da comunidade, só clicar no botão do orkut ao lado do título da página ou clique AQUI.

Estive realmente ocupado com algumas prioridades e grandes mudanças acontecendo, então realmente tive que postergar um pouco minha atividade no site! Mas agora aqui estou, escrevendo mais um super artigo! hehehe…

Bom, na realidade eu tinha pensado em postar um caso de sucesso agora, mas pensei melhor e resolvi falar deste assunto que eu acho que irá interessar bastante, principalmente, por ser uma continuação do artigo passado sobre os tipos corpóreos! Uma vez que você tenha encontrado seu tipo corpóreo, você irá aprender agora a tirar o máximo proveito dele, aplicando algumas dicas específicas para cada tipo! Se você ainda não sabe seu tipo, sem problemas, tire uns minutinhos para ler o artigo Tipos Corpóreos, saiba qual o seu!.

Como vimos no outro artigo, cada tipo tem suas particularidades, suas “vantagens” e “desvantagens”! Vamos aprender a usar as melhores e mais eficazes estratégias para cada tipo específico, sem segredo ou dificuldades, tudo muito simples. Como sempre digo, conhecimento é poder, use-o a seu favor e obtenha os melhores resultados, com consciência! Pule para a sessão que fala do seu tipo corpóreo e vamos lá!

Lembre-se: Dificilmente você terá um tipo corpóreo PURO e único. Como vimos no artigo passado, normalmente você tem um corpo que é composto de características de mais de 1 tipo corpóreo, porém, tendo, normalmente, um tipo que predomina sobre os outros. Tenha atenção à isso e esteja ciente que isto se aplica tanto para homens quanto para mulheres.

-> Ectoformo

Abaixo as dicas para você que é ectomorfo. Provavelmente a ínfima minoria do público do site é ectomorfo, porém vou adicionar as informações aqui para uma maior completude do assunto.

Ectomorfos geralmente possuem as características abaixo:

São naturalmente magros.
– Membros longos.
– Quadril e articulações pequenas.
– Ombros estreitos.
– Tem dificuldades para ganhar peso e músculos.
– Metabolismo acelerado.
– Tendência à hiperatividade.

Vamos às estratégias para tirar máximo proveito das características deste tipo corpóreo:

Diminuir o ritmo

Ectomorfos são hiperativos e possuem metabolismo acelerado, então a primeira estratégia óbvia é tentar ficar mais tranquilo, mais calmo, mais relaxado.

Dormir mais

Por natureza, os ectomorfos tendem a dormir menos e sofrer as vezes de insônia. É extremamente valioso que se durma as horas recomendadas de sono de qualidade, principalmente quando tiver feito atividade física. Naturalmente seu corpo queima muitas calorias mesmo não estando ativo, logo, é necessário um período correto de descanso para que o corpo possa se reconstruir mais forte.

Evitar excesso de treino

Ectomorfos respondem melhor a intervalos menores de treino com intensidade alta. Treinos sucessivos ou aeróbicos acabam sendo contra-produtivos. O recomendado é que se pratique poucas sessões de treino de alta intensidade na semana, de modo a permitir um tempo adequado de recuperação entre elas. Sobre o treino aeróbico, para este tipo corpóreo, recomenda-se sessões de 15 a 20 min, no máximo 3x por semana.

Mantenha a ingestão de calorias alta e nunca pule uma refeição

Como já dito, o metabolismo de um ectomorfo é muito acelerado e queima muitas calorias, mesmo não estando em atividade. Isso não quer dizer que você deve ingerir alimentos de baixo valor nutricional, pelo contrário, você deve se regrar para ingerir boas quantidades de alimentos bastante nutritivos. Mantenha uma dieta relativamente alta em carboidratos complexos! Tom Venuto, o famoso autor e fisiculturista, aconselha uma composição aproximada de 50-55% de carboidratos complexos para os ectomorfos. Ou seja, de 50 a 55% de suas calorias ingeridas, devem ser oriundas de carboidratos complexos. Se esses números são novidade para você, não deixe de ler o artigo A verdade sobre refeições balanceadas.

-> Mesomorfo

O mesomorfo puro, como falamos no artigo passado, geralmente tem facilidade para ganhar músculos e perder peso. Não há muitas especificidades que precisam ser ditas para o mesomorfo. Eles geralmente irão ter bons resultados com as orientações gerais sobre alimentação e treino. No geral, eles possuem as características abaixo:

– Quadril pequeno e articulações médias.
– Ombros largos.
– Naturalmente “em forma” e musculares.
– Metabolismo eficiente.
– Perda eficiente de gordura.
– Resultados rápidos.

Preste atenção à qualidade da alimentação

Mesmo que seu corpo tire proveito facilmente de basicamente qualquer alimentação, lembre-se que sua saúde não faz o mesmo. Preste atenção à qualidade dos nutrientes ingeridos. Vise sua saúde a longo prazo.

Disciplina

O mesomorfo tem bons resultados com praticamente qualquer estilo de treino, agora imagine os resultados de um treino 100% disciplinado! Discipline-se a seguir hábitos alimentares de qualidade e uma agenda de treinos correta para tirar as maiores vantagens das características do seu corpo.

-> Endomorfo

Ah finalmente. Creio que a maior parcela dos leitores e leitoras do site possuem um corpo predominantemente endomorfo. Vamos aprender como tirar melhor proveito das características deste corpo!

Se você dá duro para queimar suas calorias e mesmo assim tem dificuldade para perder gordura, você bem provavelmente tem um tipo corpóreo endomorfo. Geralmente possui um metabolismo mais lento e armazena gordura com bastante facilidade. Normalmente possuem ossos largos. Geralmente são sensíveis aos carboidratos, portanto, uma dieta rica em carboidratos não é a melhor estratégia. Dietas ricas em proteínas, com média ou baixa quantidade de carboidratos, são as que dão melhor resultado. Bom, tenho várias dicas específicas para endomorfos, conforme veremos abaixo!

Bom, as características principais dos endomorfos são:

– Naturalmente acima do peso.
– Geralmente têm ossos largos e articulações grandes.
– Membros mais curtos.
– Contorno corporal mais arredondado e suave (pouca definição).
– Quadril largo.
– Manter a gordura fora depois que a perdeu, é um desafio grande.
– São bastante sensíveis aos carboidratos.
– Geralmente possuem metabolismo lento.
– Geralmente estão acima do peso, mesmo alegando comer pouco.
– Respondem melhor à treinos diários e frequentes.

Quando falamos em perder gordura em corpos endomorfos, a atenção à uma educação alimentar de qualidade deve ser maior do que em qualquer outro tipo corpóreo. Tenha em mente que você precisa se exercitar frequentemente e ter uma EXCELENTE disciplina em relação à seus hábitos alimentares. Seu corpo e sua saúde só ganham com isso! Agora vamos falar das dicas em si para turbinar seus resultados!

Prioridade para proteínas, ponderação nos carboidratos

Conforme dito mais acima, os endomorfos costumam ser mais sensíveis aos carboidratos, isso significa que seus corpos armazenam esta energia com mais facilidade. Devido a este fato, aconselha-se uma dieta alimentar mais rica em proteínas, restringindo-se um pouco mais os carboidratos. Não é necessário eliminá-los, como mandam algumas dietas (ex: Atkins).

Os carboidratos são a fonte de energia favorita do organismo e eles são importantes! Se você eliminá-los de sua dieta, seu corpo tende a ficar ainda mais sensível a eles quando você voltar a come-los, portanto, apenas reduza as quantidades. Dica: Veja o Desafio e também o artigo A verdade sobre refeições balanceadas para dicas completas de como equalizar sua composição de nutrientes e construir um hábito realmente saudável.

Exercício é praticamente obrigatório

Endomorfos costumam ter bastante dificuldade para perder peso com base em dietas apenas. Isso acontece porque o metabolismo do endomorfo é naturalmente mais lento. Sabemos que um dos principais benefícios do exercício é a aceleração do metabolismo, logo, por isso mesmo que ele é tão essencial para o endomorfo, uma vez que irá acelerar a queima de gordura. Esta queima acelerada, aliada a uma dieta alimentar correta, irá proporcionar máxima performance na perda de gordura! Veja a página de Artigos, leia os artigos que falam sobre exercícios para dicas de qualidade mais detalhadas de como adicioná-los ao seu dia-a-dia.

Os exercícios aeróbicos são especialmente valiosos para o endomorfo. Se você montar um programa de exercícios que integre exercícios aeróbicos com exercícios de resistência (de força), terá potencial máximo de performance! Se você ainda não leu os artigos que falam sobre isso, aconselho que visite a página de artigos e dedique um tempo a isto! Dica: Leia este artigo especial: 6 motivos para turbinar sua perda de gordura com exercícios.

Estado mental

Agora este é um assunto extremamente sério. Para o endomorfo, especialmente, é de extrema importância se construir um estado mental positivo e alinhado a fitness pelo resto da vida. Este é um compromisso com a saúde de fato.

Veja, nenhuma dieta e nenhum novo hábito jamais irá dar certo se você lutar contra você mesmo(a) dentro de sua mente. Sua mente precisa estar alinhada ao seu objetivo e trabalhando para fortalecer ainda mais seus hábitos e decisões.

Muitas pessoas começam dietas todos os dias e jamais conseguem construir hábitos saudáveis por tempo prolongado, por terem esta idéia ainda muito imatura em suas mentes! Primeiro de tudo, deixe a imagem do que você quer muito clara dentro de você. Tenha absoluta certeza do que você quer perseguir e conquistar! Somente após ter dentro de você o mais forte aliado, siga com seus planos práticos.

Muitas pessoas acham esta história de pensamento positivo, modificação de estado mental, etc. uma balela… Bom, estas pessoas só irão mudar de idéia apartir do momento no qual elas verem por si mesmas a diferença que isto faz quando aplicado. Por outro lado, cada vez mais eu escuto pessoas falarem sobre isso e darem importância a isso… Para mim, esta é uma prova de uma evolução global em andamento!

Cerque-se de estímulos positivos para sua motivação! Você não precisa de pessoas que te olhem com desconfiança ou que te desencoragem. Procure se inserir em um meio que tenha objetivos em comum, como por exemplo, a perda de peso, ganho de saúde, etc. Neste sentido até mesmo comunidades virtuais podem ser muito úteis! Não deixe de entrar na comunidade do Emagrecer De Vez no orkut, pode lhe ser bastante útil também! Clique Aqui.

Uma frase que gosto muito é: “Não há grande esforço sem sucesso e não há sucesso sem grande esforço”. Portanto, sucesso pra você 🙂

Durma adequadamente

Ao contrário do que falei para os ectomorfos, os endomorfos precisam controlar o sono. O endomorfo tem tendência de se prolongar no sono durante muito mais horas do que o necessário. A literatura aponta que para este tipo corpóreo, especialmente, é importante dormir somente o necessário. Acordar cedo é um ótimo hábito! Claro, não estamos falando em regras rígidas! Apenas evitar a tentação de querer dormir 10, 12 horas… Aproveite melhor seu dia, acorde cedo!

Cheat meal apenas uma vez por semana

Cheat meal é aquela refeição, na qual, você extrapola e come algumas coisas para satisfazer sua gula, etc. Isto NÃO é crime, alias, é até saudável, contanto, que você restrinja isso a apenas 1 refeição na semana. Seu metabolismo não perdoa fácil, portanto, coma fora da regra apenas 1 vez por semana (1 refeição na semana). Isso irá ajudar a manter sua motivação também, além de matar aquela vontade de comer alguma coisa especial 🙂

Bom, de forma direta e clara é isso mesmo que tinha pra compartilhar hoje! Procure selecionar as dicas que lhe soem mais úteis e mantenha o foco no seu objetivo!

No próximo artigo vou mostrar mais um caso de sucesso! Todos nós gostamos de ver pessoas que lutaram e alcançaram um objetivo certo? Isso é sempre motivador para quem esta na caminhada!

Se você é novo(a) aqui e gostou dos assuntos tratados, assine o site gratuitamente ao lado e faça parte também da comunidade no orkut! =). Ah sim, se você conhece pessoas que têm interesse comum em informação de qualidade e sem balelas, vale sugerir o site também. Isso acaba me motivando a continuar com o trabalho 🙂

Um grande abraço e SUCESSO para você,

Rodrigo

  • Taty

    Acho que é a primeira vez que comento aqui, mas há algum tempo tenho acompanhado o site…

    Mais um grande artigo!

    Estou acertando alguns horários na minha vida e pretendo me lançar em um Desafio na Comunidade em breve…

    Parabéns!

    A propósito: Amei te ver falando no vídeo!
    Dá mais segurança pra gente… ver que a pessoa é REAL! rs

    Parabéns!

    Bjs

    • Rodrigo

      Olá Taty!!

      Justamente por isso que fiz o video heheehhe… Sou uma pessoa real hahaha

      As vezes, neste ramo do emagrecimento, agente tem a impressao que tem sempre alguem tentando enganar agente para tentar ganhar dinheiro por traz de promessas, etc 🙂

      Obrigado por seu comentario!
      Sucesso a voce

  • Mariana Casarin

    Olá, tudo bem? Adorei o site! Eu tenho grande interesse sobre o assunto, não por realmente precisar emagrecer muito, é mais por curiosidade mesmo. Eu faço Ciências Biológicas, mas o curso não dá muito enfoque nessa parte. Eu aindei lendo aqui sobre HIIT e achei em outros site sobre outra suposta forma de perder gordura sem perder músculo-andar de manhã, em jejum.
    Aí fiquei com algumas dúvidas..
    1- Na caminhada normal, primeiro consumimos o glicogenio, depois há consumo de proteina e depois de 20-30 minutos passamos a consumir gordura. Certo?
    2-Em jejum de manhã, o indicado é fazer exercício leve, caso contrário vai ser perdido músculo. De acordo com os textos, a gordura só será perdida com exercício leve. Porque ocorre essa diferença? Porque num caso consome proteina antes da gordura na caminhada e nesse não há consumo de proteina?
    3-Em corrida comum, sem ser HIIT, sem levar em consideração que o organismo vai se adaptando, há perda muscular tb? pq? E pq se fizer muito intenso, por curto período não há consumo de proteina?
    Enfim, o que acontece no corpo pra ter essas diferença? rs
    Em um lugar achei o seguinte:
    “o exercício aeróbio deveria ser realizado com intensidade moderada baixa, para que não se exceda o limiar anaeróbio. A gordura só é utilizada como energia se houver oxigênio na célula, já o carboidrato pode ser “queimado” com ou sem o oxigênio. O limiar anaeróbio é o ponto onde a energia obtida durante o exercício deixa de ser obtida através do oxigênio, portanto, ao se ultrapassar o limiar anaeróbio, utilizaremos prioritariamente carboidrato ou músculo.Nenhum grama de gordura será utilizado. Geralmente quando corremos, ultrapassamos o limiar anaeróbio; é esse principio que me faz repetir como uma vitrola quebrada sobre a importância de não correr para se queimar o máximo de gordura. Quando corremos é óbvio que gastamos mais calorias do que quando andamos, mas quase toda a energia gasta na corrida, seria obtida através dos carboidratos e músculo”

    Aí é por isso que fiquei na duvida, correr ou não correr, e a diferença entre corrida ‘normal’ e o HIIT.

    Espero resposta! E parabéns pelo site!

  • Mariana Casarin

    Olá, obrigada pela resposta!
    Passando aqui só pra dar ideias mesmo..Vocês podia escrever sobre esses aparelhos milagrosos que o povo vende..aquele que contraem a musculatura e agora esse novo que fica vibrando o corpo…falar as verdades e mentiras…
    Abraço!

  • Mariana

    Tô te enchendo o saco, foi mal! rs Mas é que eu quero entender direito pra passar pra frente as informações! rs

    exercícios aeróbios = caminhada, corrida leve. Consomem glicogenio, depois consomem a gordura na hora que está sendo realizado o exercício. Mas não pode passar de 60 minutos ou começa a perder massa muscular. Com o tempo o corpo vai se acostumando e entra em platô.

    anaeróbios: musculação, corrida mais intensa e HIIT. Não consomem gordura na hora, mas aceleram o metabolismo, o que acarreta em perda calorica maior durante todo o dia. Mas e a gordura, como fica? Parece que ajuda a não ocorrer mais acumulo, mas há quebra de gordura nesse tempo fora do exercicio? E diferença de musculação pra HIIT- ambos aumentam os musculos mas musculação acelera o metabonismo tb? qual diferena entre eles?

    como eu escutem no tal lugar, se tiver queima de musculo na corrida normal deve ser minima ou pq foi feita por muito tempo…O que não deve então ocorrer no Hiit pq é rapido e ele na verdade faz aumentar os músculos por causa das fissuras que ocorrem..é isso mesmo?

    só sei que fui testar esse HIIT e tem 3 dias que os musculos da minha perna estão doendo ehehe Flando nisso, essa dor indica essas fissuras ou não tem nada a ver? O musculo só vai crescer se a gente sentir essa dor no dia seguinte ou não está relacionado?
    abraos!

    • Rodrigo

      Mandei a resposta no email, mas vou poster aqui que pode ser util para outros

      Olá Mariana,

      TUdo bem 🙂 É bom mesmo trocar informações!

      Bom, vamos as perguntas:

      exercícios aeróbios = caminhada, corrida leve. Consomem glicogenio, depois consomem a gordura na hora que está sendo realizado o exercício. Mas não pode passar de 60 minutos ou começa a perder massa muscular. Com o tempo o corpo vai se acostumando e entra em platô.

      Isso aí. Exercício aeróbico é todo aquele que utiliza-se de oxigênio. São os exercícios que não ultrapassam um certo patamar de consumo de oxigênio. Se ultrapassar este patamar, eles passam a ser anaeróbicos (como quando você faz HIIT, voce fica bastante ofegante para recuperar o oxigênio, etc).

      anaeróbios: musculação, corrida mais intensa e HIIT. Não consomem gordura na hora, mas aceleram o metabolismo, o que acarreta em perda calorica maior durante todo o dia. Mas e a gordura, como fica? Parece que ajuda a não ocorrer mais acumulo, mas há quebra de gordura nesse tempo fora do exercicio? E diferença de musculação pra HIIT- ambos aumentam os musculos mas musculação acelera o metabonismo tb? qual diferena entre eles?

      Bom, nunca li especificamente “como fica a gordura” em relação ao HIIT. Oq eu sei é que com o HIIT, como você disse, você queima calorias por várias horas após o exercício. Falando em calorias no geral, se queimarmos mais doq ingerirmos, iremos emagrecer…. E o outro ponto positivo do HIIT é q ele ajuda a manter seu metabolismo acelerado! Então o ganho geral é dito como sendo maior do que exercícios puramente aeróbicos sempre.

      Eu entendo que pensando em gastar mais calorias do que ingerimos nós não precisamos pensar especificamente quando que a gordura é queimada, pq afinal, de uma hora ou de outra ela VAI ser queimada, afinal estamos em défit calórico.

      como eu escutem no tal lugar, se tiver queima de musculo na corrida normal deve ser minima ou pq foi feita por muito tempo…O que não deve então ocorrer no Hiit pq é rapido e ele na verdade faz aumentar os músculos por causa das fissuras que ocorrem..é isso mesmo?

      Isso, queima muscular não acontece no HIIT, normalmente. Somente se o corpo precisar queimar musculo para se recompor, mas isso irá acontecer somente se você estivar um défit calórico muito grande… oq raramente acontece neste caso.

      Isso mesmo, os músculos crescem pq o corpo reparar as microfissuras com fibras mais fortes!

      só sei que fui testar esse HIIT e tem 3 dias que os musculos da minha perna estão doendo ehehe Flando nisso, essa dor indica essas fissuras ou não tem nada a ver? O musculo só vai crescer se a gente sentir essa dor no dia seguinte ou não está relacionado?

      Normal eheheh.. Voce não está acostumada a exercícios de maior intensidade. Mas estar doendo NÃO é um pré-requisito para o crescimento muscular necessariamente. Você pode ter crescimento também ser dor (assim como quem faz academia regularmente, etc).

      Espero ter ajudado nas dúvidas!

      Abraço!

  • Victor

    Meus parabens!
    Muito bom o artigo!
    Porém tive uma dúvida na parte que diz que exercícios aeróbicos são sempre válidos pro Endomorfo…
    No outro artico está recomendando o Anaeróbico…

    Qual deles fazer? rs
    Grande abraço!

    • Rodrigo

      Olá Victor…

      hehehe… é fácil confundir. Mas vejamos: Exercicios aeróbicos sao uteis pra todo mundo. Anaeróbicos também sao uteis a todo mundo, salvo as pessoas que por razoes médicas nao podem faze-los.

      Para detalhes sobre os anaerobicos especificamente, de uma olhadinha no artigo sobre Interval Training.

      Ambos sao uteis para todos os tipos corpóreos. As vezes recomendamos um ou outro para fins específicos e devido a características específicas de cada pessoa.

      Abraço!

  • Olá Rodrigo,

    Sou estudante do Curso de Educação Física, e vou dizer aqui uma coisa a todos que entram no seu site, todo o conteúdo existente no site é de altíssima qualidade, realmente como você diz são muito raros materiais de qualidade no Brasil tanto na questão da alimentação como da atividade física. Quero te deixar aqui os parabéns por estar obtendo conhecimento de qualidade e passando as pessoas, estou iniciando com um site também centralcorposaude.com, está engatinhando ainda meu projeto mais estou me empenhando e colhendo informações para passar as pessoas também. Fico a disposição para qualquer coisa e se possivel por e-mail gostaria de receber algumas dicas de materiais para estudo.
    Abraço!

    • Rodrigo

      Olá Felipe! Fico feliz que tenha achado o material de alta qualidade!

      Desejo sucesso no seu portal! No momento estou com muiiiito pouco tempo pra dedicar ao site, entao fico devendo artigos novos por enquanto, mas logo logo coloco coisas novas!

      Estou sempre disponível para contato!
      Abração!

  • Camilla Janiques

    Olá!! Parabéns pelo site. É um dos poucos que não trata o processo de emagrecimento como uma coisa simples e com dietas milagrosas, mas tb não desanima a gente com procedimentos árduos e chatos. Adorei!!

    • Rodrigo

      Obrigadão Camilla 🙂

  • ana carla

    nossa q maravilhoso a artigo li e gostei,vou tirar dicas valiosa s para meu emagrec imento mim identifiquei com-> Endomorfo kkkk realmente durmo muito muitop bom de mais vou passar pra s amigas do chat plus size……

    • Rodrigo

      hehehe beleza Ana! Fico feliz que ajudou aí!!! 🙂

  • Geni

    Dá uma olhada nesse artigo

  • Aline Ligiane

    Bom dia, Rodrigo.
    Faz um tempinho que não tenho dúvudas, né? rsrsrrs
    Mas aqui estou eu com uma duvidazinha pairando sobre a minha cabeça.
    Na planilha do desafio vem os gramas de carboidratos que devemos ingerir por dia. Mas no meu caso que tenho um tipo corpóreo classificado como endomorfo, a quantidade de carbs não deveria ser menor? Por que eu estou achando q é isso que está dificultando um pouco a minha perda de peso apesar de pesar minunciosamente todas as minhas refeições.
    E se fosse esse o caso, como eu posso calcular a quantidade de carbs a ser ingerida?
    Saudações gaudérias! rsrsrsr
    Att,
    Aline

    • Rodrigo

      Oi Aline, voce pode reduzir mais os carbs no seu caso se voce acha melhor. Tudo eh ajustavel.

      Como calcular isso, voce pode ver no proprio desafio. 1g de carboidrato = 4kcal.

      Acho mais facil voce revisar la ou nos artigos, do que eu explicar aqui hehehe 🙂

      Abracao,
      Rodrigo

  • Aline

    Boa noite, Rodrigo.
    Estou de kra comigo mesma. Nunca pensei q cairia nesse erro aqui no site: fazer uma pergunta q já tinha resposta postada. Q raiva!!!! Acho simplesmente patético vc ter q ficar explicando às pessoas q a resposta já está disponível. Por isso eu demoro “mó tempão” pra fazer perguntas. Sempre dou uma vasculhada pra ver se acho a resposta! E o pior de tudo é que foram 2 perguntas c respostas no mesmo dia! Ahrrrr!!!!!
    Que droga, ainda sou humana.
    Mil perdões!
    Att,
    Aline

    • Rodrigo

      hehehe relaaaaaxe Aline!!! Como voce disse, nos todos somos humanos (ateh onde eu sei) e eu tambem faco dessas de vez em quando hehehe

      Espero que encontre entao as respostas que procura, caso contrario, sinta-se livre pra perguntar 🙂

      Abraco,
      Rodrigo

  • Igor

    Olá Rodrigo, primeiramente parabéns pelo seu trabalho e dedicação em ajudar outras pessoas. É realmente muito difícil encontrar material de qualidade na internet, mas aqui por incrível que pareça aprendi muito mais lendo artigos muito simples. Obrigado msm!

    A minha dúvida é a seguinte estou seguindo uma dieta para hipertrofia muscular de aproximadamente 3418 Kcal/dia. Nos finais de semana, como não treino, é necessário manter esse número de calorias? Ou posso fazer uma dieta mais leve?

    Desde já fico grato,
    abração e sucesso!

    • Rodrigo

      Fala Igor,

      Bom, voce chegou a calcular quanto voce precisa por dia pra MANTER o mesmo peso? (Calcule o DCE na pagina de calculadoras). Pra construcao muscular voce precisa um EXCEDENTE calorico, certo? Entao voce tem mais ou menos uma media que voce precisa ingerir por dia.

      Nao esqueca que se voce esta treinando pesado, a construcao dos musculos acontece a todo momento, 24h por DIAS… inclusive fim de semana! Eh quando voce NAO esta malhando que os musculos realmente sao construidos 🙂

      Abracao,
      Rodrigo

  • Igor

    Então é melhor manter a dieta constante, inclusive aos finais de semana né. E a refeição de ¨descanço¨, tem um melhor horário para consumi-la? Creio eu q seja na parte da manhã onde o corpo esta sedento por nutrientes, correto?

    Obrigado pela atenção,
    um grande abraço!

    • Rodrigo

      Correto, seria o mais correto 🙂 mas vc pode se dar o direito de relaxar durante o dia todo caso queira. Eh um dia soh mesmo 🙂

      Abraco,
      Rodrigo

  • daiany

    olá rodrigo, em primeiro lugar quero parabenizar a sua atitude, pelo que esta fazendo por varias pessoas que assim como eu busco mudanças reais. MINHA DUVIDA, É: tenho pouco tempo para exercicios fisicos, tenho um bebe, e preciso perder 6 kg; quarta feira pratiquei o hiit, e me senti muito bem quando acabei, mas no outro dia mal consegui levantar.. kkkk sempre fui muito sedentaria, e eu só conseguia correr 20 segundos, sentia falta de ar e reduzia a velocidade, fiz somente 4 sessões de 20segundos, e descanso de 120s. kkkkk nem sei se isso adiantou alguma coisa, mas o que quero dizer é que eu fiquei com dores e mal conseguia andar, tinha a sensação de cãimbras, na parte interna da coxa, e infelizmente não pude cumprir o pretendido, que era fazer hiit no sabado, pois ainda estava sentindo dor. EXISTE ALGO QUE EU POSSA FAZER OU USAR PARA REDUZIR ESSAS DORES? E FAZENDO 30 MINUTOS DE DANÇA EM CASA AJUDA NA PERDA DE PESO? QUAL O MELHOR HORARIO PARA FAZER EM CASA? (PRATICO ZUMBA). E SOBRE O HIIT, QUERIA MUITO CONTINUAR, MAS NÃO SEI SE ISSO ESTA FAZENDO BEM PRA MIM, POR CAUSAS DAS DORES. O QUE VC ME DIZ? É NORMAL? QUANTAS VEZES POR SEMANA É SUFICIENTE?Bom. é isso, desde já agradeço. e aguardo ansiosa por sua resposta.

    • Olá Daiany! essas dores devem cessar a medida que você for se acostumando com os exercícios. Eu sugeriria consumir alimentos ricos em potássio como bananas por exemplo. Pratique o exercício no seu ritmo e com o tempo você vai ficar cada vez com mais disposição! Como você disse que é sedentária, o aval do seu médico é muito importante também!

  • Nercy Luiza Barbosa

    Oi Rodrigo e Goesh!

    Tenho inúmeras dúvidas quanto à atividades físicas e reeducação alimentar.

    Estou no quarto dia do Processo dos dez dias. Venho bastante ao site, faço inúmeras leituras de artigos, confesso que gosto muito do que encontro aqui, tanto em relaçõa aos artigos, quanto aos comentários postados.

    Tenho muito o que aprender, mas me deparar com uma linguagem simples e bem humorada que encontro aqui, dá um gás a mais para seguir firme no propósito da gente.

    Abração “proceis”!

  • SOFIA

    ola, chamo-me Sofia e sou de Portugal e trabalho em ginásios o que consigo conciliar o prazer de praticar actividade física com o conhecimento entre os professores,no entanto deparo-me sempre com a mesma questão:qual o melhor treino para perder volume visto ter praticado voleibol 9 anos na minha fase de adolescente (agora tenho 32 anos),o meu corpo é do tipo Endomorfo sem duvida E GOSTO DE PEGAR PESADO nos dias de musculação(series de 20 com 4 repetições),tiro o Domingo para as asneiras com a minha filha e o meu marido que é um exemplo na reeducação alimentar.
    No entanto tive de deixar de fazer aula de spinning que tanto amo pois qualquer tipo de treino explosivo vai em direcção oposta a que pretendo.
    Agradeço umas dicas para mehorar a minha performance.

    até breve,saudáveis cumprimentos.

    • Olá, Sofia! você executa, por exemplo, 20 movimentos, descansa, e depois mais 20, etc? se sim, acredito que o número de repetições está muito alto. Acredito que uma alternativa melhor seria um treino pra hipertrofia com mais carga e menos repeticoes, e interval training. Dê uma olhada no nosso artigo a respeito =)

  • Jackson

    Fala galera !
    Bom quero parabenizar pela qualidade das informações disponibilizadas pelo site. Me interesso muito pelo assunto e pelo fato de estar fora do peso muito mas, bem, gostaria de tirar uma duvida, eu me encaixo na maioria das características do tipo corpóreo mesomorfo, quadril pequeno e articulações médias, ombros largos, Naturalmente “em forma” e musculares ( exceto por estar bem acima do peso, mas possuo traços típicos de praticantes de musculação, traços esses que adquirir por ter frequentado a academia a partir dos meus 17 anos mas que perdi frequência ao longo dos 19 anos e cheguei agora aos 22 anos estando 8 meses sem treinar ), Resultados rápidos ( se fizer 30 min. de corrida durante a semana e cortar algumas coisas, como bebidas alcoólicas e refrigerantes, massas etc, é facilmente notável a diferença do meu corpo na mesma semana ) mas em contrapartida eu tenho muita facilidade no ganho de peso, principalmente, nas férias onde a intensidade do dia-dia diminui e nisso está a minha duvida como eu deveria proceder em relação as dicas acima, como mesomorfo ou endomorfo ?

    Desde agradeço galera pela atenção e ajuda !

    abrs

    • Jackson

      Corrigindo 30 min. diários de corrida por semana*

      =)

    • Olá, Jackson! É muito relativo e controverso a questão dos tipos corpóreos no que tange a alimentação. Por exemplo, endomorfos costumam ter um físico robusto e com baixo índice de gordura corporal numa alimentação baseada em plantas e animais, enquanto ectomorfos tendem a aguentarem bem os abusos de insulina. Como você já conhece bem o funcionamento do seu corpo, eu agiria de acordo. Com uma rotina rápida e simples de hipertrofia muscular, interval training e se atentar pra glicemia dos carboidratos que você consome!
      Disponha!

  • Silvana

    Nossa li e não acredito, parece que você estava me descrevendo. Estava com varias duvidas e sem saber onde encontrar respostas coerentes e serias. Obrigada pela ajuda.

    • Disponha, Silvana!

  • estou iniciando hoje minha corrida para o emagrecimento mas estou gostando muito das matérias que li e os vidios que olhei parabéns ,Rodrigo e vejo que pelas coisas que vc fala isso vai servir para outras coisas tambem não somente para emagrecer.é muito bom ter uma pessoa para nos dar um suporte assim ,para levantar nossa auto estima e ao mesmo tempo fazer a gente pensar, eu posso eu quero eu consigo … obrigado ………

    • Lori, Ficamos em forma aqui pra vida também, né? Abraços!

  • Allan Gerin do Prado

    Olá Rodrigo, eu comprei o seu livro “hipertrofia muscular – as respostas que você sempre quis saber”, e gostaria de parabenizá-lo pois o livro é excelente, eu treino faz muito tempo e tenho conhecimento para saber reconhecer que as informações são todas muito boas e corretas.
    Mas tenho um problema que atormenta desde sempre, talvez você possa me ajudar, eu também sou um desses “grilos” que você menciona no seu vídeo, estou com 30 anos e treino desde os 14 anos, nesse tempo todo usando a técnica de tentativa e erro, consegui alguns bons resultados e técnicas, mas também perco tudo que eu ganho muito rápido, pois nem sempre dá para manter treino e alimentação impecáveis todo o tempo, e quando eu não treino e me alimento corretamente eu perco peso muito rapidamente, já fiz algumas modificações com o seu livro, e melhorei minha alimentação mas o emagrecimento persiste.
    Bom a questão crucial é a seguinte, se eu treinar e me alimentar bem todo o tempo eu vou conseguindo, por exemplo em 5 meses ganhar 5kg ou mais, o problema é que eu perco em alguns dias sem treinar ou me alimentar bem uns 2kg.
    Ou seja o que eu levo meses para conseguir treinando e me alimentando bem todo santo dia eu perco em alguns dias (e não adianta só me alimentar bem porque sem treinar vai tudo para a barriga na forma de gordura).
    Existe alguma forma de controlar esse superemagrecimento que eu tenho, porque não dá nem para viajar ou dar um tempo no treino sem perder vários quilos de massa muscular e acumular gordura abdominal, afinal não dá para manter treino e alimentação 100% o tempo todo. Obrigado.

  • Poxa vida… esse seu site é realmente diferente Rodrigo.
    Nunca tinha parado pra pensar que é possível otimizar meus resultados de acordo com o meu tipo de corpo… Acredito que sou endomorfo rs…
    Obrigado pelas dicas excelentes!