Não! As Calorias Não São Todas Iguais!

caloriasPor já ler o Emagrecer De Vez, você já está careca de saber que uma caloria não é simplesmente uma caloria.

Ou seja, ao contrário do que é dito e botado goela abaixo de todo mundo por aí, emagrecimento vai muito além de simplesmente “gastar mais do que se come” ou “comer menos do que se gasta”.

Calorias…

500kcal de um fast food são muito diferentes de 500kcal de comida de verdade. O velho disco furado das recomendações de emagrecimento ainda repete coisas do tipo: “coma 500kcal a menos por dia e perca aprox. meio quilo de gordura a cada semana”.

Já comentei aqui que por irresponsabilidade daqueles que sugerem este tipo de coisa, a população está morrendo e se frustrando cada vez mais. Se a matemática fosse tão simples, os problemas já estariam resolvidos.

A visão de muita gente está míope e focada mais na quantidade dos alimentos (calorias) do que na qualidade deles. Quando a qualidade é ajustada, a quantidade se torna, virtualmente, irrelevante já que é controlada automaticamente pelos sistemas regulatórios do corpo (fome, por exemplo).

Enfim, o que quero comentar hoje é que recentemente foi publicado um novo estudo que vem pra reforçar a idéia de que as calorias não são todas iguais.

O estudo clínico, publicado no jornal americano de nutrição clínica no mês de Junho, testou e comparou os efeitos do consumo de uma refeição de alto índice glicêmico com uma de mais baixo índice glicêmico.

Nota: Quanto mais alto o índice glicêmico de um alimento, mais rapidamente ele será digerido e mais rapidamente se elevará o nível de açúcar no sangue e, consequentemente, a ação da insulina (que leva ao armazenamento de gordura).

O Estudo E Os Resultados

Resumindo pra ti, foi o seguinte:

  • 12 homens (18-35 anos) obesos foram testados e divididos em 2 grupos.
  • 2 refeições diferentes foram elaboradas. Ambas com a mesma quantidade calórica, mesmo gosto e mesma proporção de macronutrientes. A única diferença é que a refeição A era composta de carboidratos de alto índice glicêmico e a refeição B, de baixo índice glicêmico.

Resultados:

Após a refeição, observou-se que o grupo que consumiu a refeição A (maior índice glicêmico) teve os níveis de glicose no sangue 2.4 vezes mais elevados do que o grupo B e, também, reportou que sentia mais fome 4 horas depois da refeição, em comparação com o grupo B.

4 horas depois da refeição, observou-se também que o grupo A teve um estímulo cerebral maior nas partes específicas associadas à “gula e fome emocional” do que o grupo B.

Coincidentemente, 4h depois da refeição, seria mais ou menos a hora de ter uma próxima refeição. Isso sugere que o grupo A tenderia a comer mais na próxima refeição do que o grupo B.

Conclusão:

Carboidratos de rápida absorção (alto índice glicêmico) como, arroz, massas, pães, doces, batata, etc, como já sabemos, favorecem a sensação de fome, gula e armazenamento de gordura.

Minha Opinião Pessoal:

Livro eletronico Emagrecer De VezDê preferência para as melhores fontes de carboidratos da natureza que são os legumes. Legumes são baixíssimos em índice glicêmico (em sua grande maioria) e vêm lotados de nutrientes e vitaminas que irão favorecer sua saúde e seu emagrecimento, muito mais do que você possa imaginar.

Se o seu objetivo é emagrecimento e saúde de ferro, fuja dos carboidratos refinados e açúcares como se fossem animais peçonhentos!

Bom, espero que a informação lhe tenha sido útil e possa ter agregado no seu dia! 🙂

Fico por aqui, um grande abraço,

Assinatura_pequena-menor

 

Referência:

Effects Of Dietary Glycemic Index On Brain Regions Related To Reward And Craving In Men (The American Journal Of Clinical Nutrition), June 13, 2013.

  • vivianne

    Ola Rodrigo, mais uma materia super interessante, obrigada. Olha, eu comprei o livro emagrecer se vez e tive acesso ao clube, porem desde esse dia (12.07.13) nao consigo comentar os topicos nem criar algum. Que estarei fazendo errado?

    • Viviane, você consegue entrar no clube e não consegue comentar ou não consegue entrar?

  • Josilene

    Muito interessante o estudo que nos mostrou. Estou seguindo o MR a algum tempo e aos poucos tenho sentido as mudanças de peso, o bem estar é imediato, mas o peso está sendo bem lento… isso é normal? Será que tenho ingerido legumes com alto indice glicêmico? Poderia relacionar quais são eles para que eu possa colocar apenas os legumes de baixo indice em meu cardápio? teria outra sugestão para que eu possa rever referente a lentidão de minha perda de peso? Obrigada!

    • natalie

      Josilene, você tem a tabela de alimento MR, correto?

      Se n me engano tem os legumes mais sugeridos nele, esses são os de baixo indice glicemico… tenta focar mais neles e vê no que que dá! 😀

      • Josilene

        Obrigada Natalie. De fato tem, mas por exemplo, a cenoura… crua ela tem baixo indice glicêmico.. cozida já muda.. fica alto.. esse tipo de coisa que tenho me perdido um pouco.. pois eu adoro cenoura cozida, porém crua não gosto muito.. essas dúvidas que tenho e que preciso corrigir no meu cardapio..

        • Samantha

          Oi Josilene! Eu também tive o mesmo problema uma época. O que fiz foi cortar a ingestão de frutas durante 1 semana. Os resultados foram excelentes, perdi mais 2kg e depois recuperei o ritmo de emagrecimento numa média de 1kg ou 0,5kg por semana. Espero ter ajudado e boa sorte!

    • Josilene, você está monitorando suas medidas também? as vezes você perde medidas e pode estar ganhando massa magra, o que é ótimo. Os mais glicêmicos são a beterraba, batata doce e inhame. na verdade são tubérculos, mas geralmente os confundem. Abraços! Lembre do clube também, só a ajuda do pessoal ali dentro vale o valor do livro =)

  • Jéssica

    Olá Rodrigo,

    Primeiramente quero parabenizar pelo sucesso do site e dizer que estou empolgada, pois o conteúdo que estou tendo acesso mostram que realmente é possível conseguir ter uma vida mais saudável, sem passar fome.

    Gostaria de algumas dicas, se poderia mudar algum hábito, como por exemplo:
    – Frequento academia 6x por semana (onde faço 1/2 hora de esteira – intercalando 1 min. corrida e 1min. descanso, e depois faço a musculação sem muito peso com 3 séries de 15), cada dia treino um membro focando mais as pernas;
    – Sou apaixonada por doces, como você já disse, eu também trocaria as refeições por eles. É uma das coisas que gosto mesmo de comer;
    À partir de hoje a decisão foi tomada e vou começar a me reeducar (isto inclui os 30 dias sem chocolate/doce nenhum – coisa que já fiz mas não vi resultado). O meu medo é de não funcionar novamente e outra coisa é que sou ansiosa e quero ver resultados imediatos rss.
    Qual a sua opinião sobre isto?

    Obrigada e espero que possa me responder…

    • Olá, Jéssica! Você parece estar fazendo interval training na esteira(veja nosso artigo sobre isso) É possivel sim se reeducar, e embora lebe um pouco mais de tempo, os resultados mais do que valem a pena!
      Abraços!

  • Ana

    Bom dia Rodrigo,
    Parabéns pelo texto!
    Acompanho seu site e uma vez você mostrou o seu café da manhã, que era composto por 2 ovos mexidos e aveia. Em textos mais recentes vcs mostraram que o consumo de cereais não é benefico. Você ainda mantem a aveia em sua alimentação?

    Abs,
    Ana

    • Boa pergunta, Ana! Eu acho que ele não consome mais aveia não. Eu ainda consumo esporadicamente! O segredo é descobrir se você fica bem com ela ou se atrapalha no seu controle de peso. Abs!

      • Ana

        Em substituição a aveia, qual carboidrato vocês recomendam para o café da manhã?

        • Verduras e legumes, Ana! Um omelete com tomate, cebola, pimentão, quem sabe até brócolis!

          • Ana

            Obrigada pela sugestão Geosh!! Vou procurar segui-la! Abs.

  • Luiz Fernando

    Muito bom esse post! Acompanho sempre esse site a mais de um ano e tenho obtido diversos resultados positivos no emagrecimento.

    Gostaria de sugerir que vocês fizessem alguns posts sobre alimentos regionais e se eles podem ou não entrar nessa proposta de alimentação que é defendida por vocês.

    Parabéns e continuem esse excelente trabalho! ^^

    • natalie

      Excelente ideia Fernando!

      Morro de curiosidade sobre o azeite de dendê! até agora não achei coisas ruins sobre ele, maaaaas… procuro evitar pq n tenho certeza se é bom ou não consumir!

    • Interessante, Luiz! Alguns alimentos regionais andam até bem famosos por aqui, como o iogurte grego por exemplo, que é a nossa coalhada dura ou algo assim. No geral os alimentos regionais só são problemáticos quando são feitos de carboidratos muito glicêmicos.
      Abraços!

  • carlos fernando

    Mas e quando a pessoa quer realmente “secar”???vejo todos os posts aqui falando de saúde, do corpo se regular naturalmente…mas e se o natural para o meu corpo for ficar entre 12% percentual de gordura mas eu quiser 8% ou mesmo 6%???Como faço para emagrecer mais do que o meu corpo acha o natural( sem tomar drogas obviamente)???

    • natalie

      Não sei se meu pensamento está correto, mas acredito que ganhando massa magra.

    • Carlos, isso vai exigir um esforço maior e um controle mais de perto na sua alimentação. O ideal é você chegar no percentual que se sinta mais confortável e no qual tenha uma boa definição. Ganhando massa magra seu percentual reduz mesmo sem perder gordura. Abraços!

  • Gilvan Gusmão

    Sr. Rodrigo
    Quero dizer que a minha principal alimentação é só base de verduras e legumes e cereais, já cortei o açucar e massa (carboidrato simples) inclusive tomo muito chá verde que ajuda muito na minha perda de peso. E com isso já perdi uns dez quilos.
    Quero dizer que também o chá verde ajuda muito na perda de peso.

    • Parabéns, Gilvan! O chá verde é uma boa sim! Abraços!

  • Henrique Brito

    Geosh, boa-tarde.

    Uma dúvida com relação as calorias: como distribuí-las atualmente? Há alguma orientação nesse aspecto?
    Eu resolvi cortar e evitar o máximo possível arroz, feijão pão e massas. Tenho consumido bastante salada, legumes e de 2-3 frutas por dia (1 maçã, 1 pêra e quando vou para a academia 1 banana 1 hora antes do treino). As gorduras saudáveis eu tenho obtido pelo óleo de coco e castanhas (além do que vem das outras fontes, é claro). Meu objetivo é maximizar a perda de gorduras sem necessariamente perder peso, visto que eu tenho ido umas 5x para academia com foco em perder gordura mas fazer aeróbico também (2x por semana para musculação e 3x por semana para fazer uns 20 min de intervalado no transport). Mas sei que se não ajustar a dieta não conseguirei atingir o meu resultado, então se vc tiver alguma orientação ficarei grato pela ajuda!

    • Fala Henrique! Bom, você tem que ter uma noção de quanta energia precisa. Desse valor você pega de 100 a 150g de carboidratos (tem que ver como seu corpo responde as quantidades) + a quantidade de proteína que você precisa de acordo com os seus objetivos de musculação + o resto do que precisar de gorduras. Ah, na foto de depois eu estimo por volta de 10 a 12% de BF. Não tenho os dados exatos não! Abração!

      • Henrique Brito

        Geosh, sempre prestativo nas respostas, muito obrigado! Pelos cálculos da minha idade e do meu nível de atividade, eu deveria consumir umas 2600 calorias. Eu fiz o exame de Bioimpedância quando passei na nutricionista da última vez e deu um pouco mais do que isso, umas 3000 calorias, mas acho que dá para ficar com 2500, que eu como bem e não passo fome. Eu preciso descobrir então quais proporções funcionariam melhor para eu perder gordura e manter a massa muscular (ou ganhar, entretanto eu quero é prioritariamente baixar o percentual de gordura). Se vc souber de algum estudo em inglês que fale disso ou algum livro, me fala. Ah, e como eu já te disse anteriormente, se tiver alguma forma de agradecer, não hesite em me falar, vc tem meu email agora 🙂 Abraços!

        • O que vai definir essas proporções, Henrique, é a sua necessidade de carbs pra conseguir malhar e se sentir bem(acho que algo entre 100 e 150g) + a quantidade de proteína necessária pra reconstruir a sua musculatura(acredito que 2g por kg seja o ideal ou por volta do que seria ideal) + completa com gordura heheheh. Pra me agradecer é só meter a cara aí e conquistar os seus objetivos, eu já fico feliz, man!
          Abraços!

  • Elany

    Uma idéia legal seria se vocês mostrassem vídeos com receitas das coisas que vocês comem….

    Acho que muita gente aqui tem curiosidade para saber o que vcs fazem na pratica!!!

    Bjs!

    • Marcia

      Eu acho ótima esta ideia.

    • Boa idéia, Elany! O Rodrigo anda empenhado em gravar vídeos, ele com certeza vai postar umas receitas sim. Bjs!

  • natalie

    Não há duvidas de que os carboidratos refinados são o Câncer da nossa geração!
    Estou fazendo o desafio de 30 dias e em 1 semana ja pude notar os beneficios de uma alimetnação correta, minha fome durante o dia (exceto, obviamente, nas horas de comer) é ZERO!

    Obrigada, meninos!

    • Eu sinceramente não sei o q q deu na humanidade dos anos 50 pra cá, Natalie!
      heheheh
      Abraços!

  • Marcia

    Olá Rodrigo, gostaria que você mandasse no meu email uma lista dos alimentos que vc ingeriu durante o seu período de emagressimento, porque ficar comendo nozes, avelas todo dia não dá né. afff

    • May

      É CLARO QUE DÁ!
      Tá aí a diferença entre “regime” e “dieta”. O regime vc se esforça pra fazer e tem um pensamento como o seu “não dá pra ficar comendo nozes e aveia todos os dias”
      A DIETA é pra vida toda. É uma mudança que tem que vir de dentro, até ser totalmente natural.
      Eu perdi 18kg e consegui o corpo que sempre sonhei, super saudável, com músculos (pq treino pesado) e super feminino. Fujo de açúcares refinados e carboidratos simples e calorias vazias.
      Ninguém tá falando para ser xiita e levar TUDO ao extremo, vc pode se permitir vez ou outra de comer alguma “porcaria’ que te dê prazer para aproveitar momentos gostosos de lazer com pessoas queridas etc.

      Mas FOCO e disciplina são INDISPENSÁVEIS.
      E é por isso que a esmagadora maioria das pessoas por aí não está satisfeita com seus próprios corpos.
      Porque não sabem dar a seus corpos o que realmente necessitam! COMIDA DE VERDADE!

      Quando vc aprende a amar e respeitar seu proprio corpo como um templo, vc percebe NATURALMENTE suas necessidades reais e NUNCA MAIS coloca VENENOS pra dentro.

      É isso,..

      boa sorte!

      • Raquel Souza

        foi o comentário mais pertinente que já ví por aki, parabéns também penso assim.TEm que mudar o pensamento antes de mudar a alimentação. eu já eliminei 12 kg em 57 dias e tenho meu dia do ” lixo” onde como “besteiras” e não sofro nem antes nem depois.

    • Fabíola

      vc poderá inventar receitinhas tb…aqui em casa eu e meu marido seguimos essa reeducação alimentar…mas ele cansa igual à vc…por isso comecei a criar quitutes sem glúten…muitas vezes em glúten e sem lactose e dá muito prazer em comer de verdade, comer bem.

  • Fabíola

    A um pouco mais de 1 Mês resolvi mudar minha vida seguindo a dica de vcs e do dr. Souto….estou realmente impressionada e feliz….passei pela primeira vez na minha vida sem ter os sintomas da TPM e não só isso….a qualidade do meu sono melhorou muitoooo, minha disposição, meu humor e tb algo que nunca imaginei….minha compulsão por doces sumiuuuu….olho p eles e não tenho vontade =D. Ainda não larguei totalmente o glúten….continuo a consumir um pouco de aveia às vezes…mas no restante faço uso de farinhas sem glúten p fazer alguns quitutes de vez em quando. Obrigada imensamente por todas dicas e adoroooo seus podcasts.

    • Parabéns, Fabíola! Ficamos felizes em poder ajudar =)

  • oi Rodrigo, eu quero saber se posso comer massas integrais, ou seja, pao arroz e massa integral. e tambem se os legumes podem ser cozidos e entre o adocante e o acucar mascavo, qual eh o k voce aconselha?

    • Olá, Neyde! São melhores do que massas e arroz normais, mas acredito serem um nível intermediário. Removê-los totalmente seria melhor. Quanto aos vegetais, quanto mais vegetais crus ou menos cozidos, melhor. Entre o adoçante e o açucar mascavo eu fico com a estévia natural. Abraços!

  • Priscila

    Estou enfrentando um platô terrível. Consumo poucas oleaginosas, mas compenso no azeite, azeitonas, etc. Gostaria de saber o que me aconselham, cortar os laticínios magros (leite, iogurte, etc) ou os gordos (mussarela). Vale lembrar que tenho um apetite enorme e como muito, principalmente verduras… estou com 19 anos (vida toda gordinha) e finalmente 20% de percentual de gordura (já tive mais de 30%). Quero ainda chegar nos 15%. Estou fazendo musculação 4 vezes na semana com 15 min de esteira dividido antes e depois (mais para aquecimento e desaquecimento). Vocês acham que devo passar para 2 de musculação e 2 de HIIT? Ou talvez montar um cardápio para controlar meu apetite e compulsão (mesmo por comida de verdade…)?
    Parabéns pelo site mais uma vez e desculpem todas as perguntas e dúvidas. Obrigada pela assistência e ajuda sempre!

    • Sônia

      Ola ficaria muito agradecida se alguem puder me responder, ja li tudo que tem no site, de certa maneira não tive que mudar muita coisa, como gostaria de comer certo a noite, e meu marido não me acompanha no jantar (ele tem um estilo próprio hehe), posso jantar uma sopa com legumes, frango e batata doce???talvez comer ulguma castanha para beneficio da gordura?
      Obrigada estou amando o site!

      • Priscila

        Acho que se puder evitar a batata doce, melhor. E até mesmo a castanha, que cai melhor como um lanchinho, pq tbm tem carboidratos, então é melhor não juntar com os legumes. Tome a sopa com um frango grelhado e um fio de azeite para gorduras boas ou azeitonas, uma fatia de mussarela, ou até mesmo um molho com (pouco) creme de leite. Isso é só minha opinião. Melhor esperar o Geosh para te falar melhor… Espero ter ajudado! Bjs

        • Sônia

          Obrigada Priscila pela dica. Ficaria agradecida se Geosh ou o Rodrigo me esclarecessem, realmente tenho dificuldade para o jantar porque sempre comi uma fruta, ou um iogurte e como é falado muito em carnes e legumes eu não sei se da para fazer um outro cardápio para a noite!

          • natalie

            Sonia, você ja leo o livro do Emagrecer? Nele tem resposta para essas duvidas. o ideal é evitar carboidratos a noite (exceto os provenientes de legumes). Quanto as castanhas, pelo que ja vi o Geosh falar em outros posts é bom sim, pq eh uma gordura boa segundo ele: “nada melhor para terminar o dia do que uma gordura boa…” eu costumo jantar: carne, peixe, frango, ovos. è o que eu geralemnte como a noite (leia 21h) pq eu costumo dormir muito tarde… se vc ta buscando só um lanchinho antes de ir pra cama, sugiro que fique com as castanhas, os queijos e derivados de leite. 😉

      • Me parece uma boa opção, Sônia! Mas pegue leve na batata doce pra não aumentar a glicemia do jantar demais
        Obrigado! Abraços!

        • Sônia

          Oi!! Obrigada por me responder Geosh!! Na verdade pensei em por batata doce porque achei que tivesse que por! Mas se jantar sopa com legumes de baixa glicemia e uma carne ja me enquadro numa alimentação correta?
          Desde já obrigada!

          • Já sim! Com umas gorduras boas então, fica show! Isso caso a carne seja magra, Sônia. Se já tiver gorduras não precisa

    • Priscila

      Concordo com a Natalie. Depende se você busca um lanchinho antes de dormir ou um jantar mesmo… Para lanchinho, eu vario em gelatina, iogurte, azeitonas, amendoins, etc… (ñ uso mt castanhas. é dificil de achar por aqui…)

    • Priscila, você me parece bastante ativa. eu consideraria uma opção de carboidratos complexos de baixa glicemia, como o inhame ou a lentilha, pra suprir essa necessidade. Faça o teste do leite e veja como seu corpo reage. Acredito também que 2 de musculação + 2 ou 3 de hiit ia ser sim melhor. A gente vai ajustando e refinando até encontrar o ponto ideal e conseguir atingir os objetivos =)
      Abraços!

      • Priscila

        Obrigada! Daqui 1 mes e meio refaço a avaliação e volto para contar os resultados. E eu sempre gostei de atividades sim, mas desde q nasci fui fofinha. Abraços e sucesso!

  • Obrigado Rodrigo suas informações são importante bjos…

  • na verdade estou um pouco perdida achei esse site hj…..17-7-2013 e nao to entendendo muita coisa ,gostaria de saber realmente o qe posso comer no cafe ,almoço lanches e jantar ….moro no sitio temos varias coisas aki qero saber por causa disso por ex.queijo fresco….obrigada se puderem me responder !

    • natalie

      Luzinete, tudo bem?!
      Ja tentou da uma olhadinha nos artigos que estão disponiveis no site? è muito importante que você os leia, pois irá esclarecer muitas coisas. Se puder, tente escutar os podcasts tbm. 😀

    • Existe uma fórmula que é a base pra boa alimentação, Luzinete. Gorduras boas +proteínas de qualidade=carboidratos fibrosos e/ou complexos de baixa glicemia. Temos artigos sobre cada um aqui. Se você não tem problemas com laticínios queijo fresco feito com leite cru é uma ótima! Bem vinda e boa leitura!

  • Klédina

    Olá Rodrigo! Estou começando uma nova etapa de minha vida!!!
    Quero e vou emagrecer 16kg.
    Essa informação foi muito útil pra mim e quero poder contar com sua ajuda nessa guerra contra a balança, pois não aguento mais estar acima do peso!! Obrigada!!

    • Estamos aqui, Klédina! abraços!

  • rodrigo nessa dieta posso comer carnes e quais posso?e qantidades por refeiçoes,obrigada

    • Paula

      Creio que possa comer quais carnes você quiser, na quantidade que quiser 🙂

  • Paula

    Rodrigo, Geosh, posso dar uma sugestão de artigo?
    Agora que a gente já sabe o básico sobre os macronutrientes e sobre as balelas que existem por ai, que tal um artigo sobre os micronutrientes, que acabam fazendo diferença no final das contas?
    Porque quando a gente fala sobre vitamina C, por exemplo, todo mundo pensa em suco de laranja… e o brócolis é uma fonte tão boa quanto.
    Ômega três também. Faz uma diferença enorme pra saúde e todo mundo pensa no salmão, mas o salmão criado em cativeiro não tem ômega três :/

    • Sim, Paula! Acho que vitamina D é um assunto crucial, o primeiro que me vem a cabeça! Abraços!

  • rodrigo o qe me diz sobre o cafe em si cafe preto ,amo posso tomar junto com os ovos ?enao pode arroz e feijao nenhum?leite posso tomar uma xicara de cha de leite de vaca proprio daki do sitio onde moro?obrigada pela atençao ….estou super estusiasmada !!!!!!!!!!!!

    • Luzinete, não vejo problemas quanto ao café! Uma boa seria fermentar esse leite cru!

  • VIVIANE

    Boa tarde! Adorei a materia. Gostaria de interagir no clube Comprei o livro e até agora não recebi o login e senha para entrar no clube. Estou aguardando. Obrigada. Viviane

    • Olá, Viviane! Me envie um email pro contato@emagrecerdevez.com que o Rodrigo ou suporte reenviam pra você! Caso você já tenha enviado, desconsidere! Abraços!

      • VIVIANE

        Rodrigo, já enviei vários e-mail mas ainda não obtive nenhuma resposta. Estou no aguardo.
        Abraços!!

        • Viviane, O seu email está na caixa de entrada, Amanhã o Rodrigo deve recriar e enviar para ti a senha! Abraços!

  • jose

    Rodrigo/Geosh
    Boa tarde
    Estou a enviar esse email 2 meses atrás em Julho para ser mais preciso estava a procura de artigos para me ajudarem a perceber o que me fazia emagrecer então encontrei o vosso sitio foi a minha base para o meu processo de emagrecimento. Dai para ca comecei a seguir a ler todos os vossos artigos e a fazer o que vocês recomendavam, (alimentação equilibrada, claros que alguns dias de 3 em três horas treino 4 vezes por semana 2 dias de musculação e dois dias de interval training na passadeira com 30 segundos a correr a 14km/hora 1minuto a descansar 10 repetições e 10 flexões de braço 10 vezes) naquela altura estava com 101,4kg passado esses 3 meses estou com 92kg estabeleci que ate 8 de Novembro (mais ou menos 6 semanas perdendo 1kg por semana) chegava aos 84 essa é a minha meta tenho 185 cm e nessas calculadoras diz que esse seria o meu peso ideal mas agora queria tomal algum suplemento ao continuar a emagrecer também ganhava definição muscular
    O que gostaria de saber é qual seriam os suplementos ideias que não prejudique o processo de emagrecimento ate chegar aos 84kg??
    Falaram-me em whey protein isoladora ou hidroxycut hardcore mas vendo que o segundo são em comprimidos fico com um pouco de receio de tomar por causa de eventuais problemas futuros
    O que me aconselha para continuar o processo de emagrecimento e ter a tao desejada definição muscular e notando que agora tou com muita dificuldade de perder 1 kg por semana o que acontecia nos primeiros meses de forma muito regular a minha perca máxima foi de 1,2kg numa semana

    Não consultei nenhum nutricionista segui apenas o vosso sitio li todos os artigos e tem funcionado cumpro religiosamente os 4 dias de treino por semana mas a alimentação as fins de semana é um pouco mais relaxada desde já continuem o vosso trabalho agradecia que me ajudassem nessa fase.

    Obrigado

    Jose sou de Angola e sabendo que aqui há alguma diculdades em encontrar todos os suplementos

    • José, o sucesso do emagrecimento depende mais da alimentação do que de qualquer suplemento. Sugiro que leia bastante os artigos e veja os podcasts do site, tenho certeza que assim você alcança resultados melhores. abraços!