• Como venho dizendo ultimamente, as pessoas tendem a pensar que as únicas fontes de carboidratos do mundo são arroz, massas, pães, batatas, etc.

    Agora veja, estas são as opções menos vantajosas de carboidratos!

    Poderia me delongar muuuuito sobre esse assunto, cobrindo vários aspectos, mas quero aqui somente dar uma pílula rápida de conhecimento que acho importante que você saiba e tenha ciência quando for pensar em como compõe as suas refeições!

    As melhores e mais completas fontes de carboidratos que existem para sua saúde são os legumes (frutas também, porém, não vou focar nisso aqui).

    Sim, eles são MENOS densos em carboidratos e isso é uma boa, de modo geral, caso você não tenha uma rotina específica que requeira alimentos densos em carboidratos, como atletas de competição, pessoas focando bastante em construção muscular, etc.

    Os legumes, além de incluirem uma quantidade satisfatória de carboidratos, trazem de brinde pra gente, fibras e praticamente todas vitaminas e minerais que precisamos para manter uma saúde de ferro e boa forma invejável.

    Além disso, devido à sua composição, os carboidratos contidos neles são digeridos natural e lentamente pelo corpo, mantendo os níveis de açúcar lindamente estabilizados e, portanto, deixando a insulina totalmente sob controle.

    Você já deve saber a esta altura que emagrecimento é basicamente fruto da ação controlada e natural da insulina no sangue.

    Enfim, na escolha de carboidratos, os legumes fornecem o melhor custo/benefício para saúde geral e boa forma, disparado.

    Vamos Aos Fatos

    Montei uma tabelinha rápida para que você possa ver, de uma forma mais visual, o contraste entre as fontes de carboidratos mais comuns e os legumes.

    Na tabela, você pode ver a quantidade de calorias, a quantidade em gramas de carboidratos, o GI (Glycemic Index, ou seja, Índice Glicêmico) e o GL (Glycemic Load, ou seja, carga glicêmica).

    Nota: Os valores podem variar um pouco dependendo do laboratório que calcula os índices, mas no geral, não muito.

    GI – O índice glicêmico quer dizer o quão rápido aquele alimento desperta a ação da insulina. Um alto índice glicêmico dispara rapidamente a ação da insulina no sangue, favorecendo vária coisas como, ganho de peso, falta de saciedade,  níveis de energia flutuantes, etc. Um descontrole constante da insulina pode vir a causar a famosa síndrome metabólica (insensibilidade à insulina, etc).

    GL – A carga glicêmica leva em consideração o índice glicêmico e também a quantidade do alimento (100g no nosso exemplo) e o efeito que esta quantidade causa na ação da insulina. Por exemplo, o pão integral tem maior GI do que o açúcar puro, porém, ele tem menor GL. Logo, o pão integral desperta mais rapidamente a ação da insulina no sangue, porém, ao se comer a mesma quantidade de açúcar puro e de pão integral, o açúcar irá despertar mais ação da insulina (em maior quantidade) do que o pão integral, por ter maior GL.

    Informações para porções de 100g de cada alimento.

     

    Agora, para elucidar e nos divertirmos, vamos supor que você ingira diariamente, ao longo das suas refeições os alimentos abaixo.

    • 2 fatias de pão integral (aprox 60g) = 147kcal com 28g de carb.
    • 100g de arroz integral = 112 kcal com 23g de carbs.
    • 100g de macarrão integral = 124 kcal com 26g de carbs.
    • 100g de batata = 86kcal com 20g de carboidratos.

    - Total: 360g de alimentos, 469 kcal e 97g de carboidratos.

    Isso sem contar molhos, etc.

    Para comer estes mesmos 97g de carboidratos, caso escolhesse legumes, você teria que, por exemplo, ingerir:

    • 500g de brocolis (175 kcal, 35g carbs).
    • 500g de pimentão (130kcal, 30g carbs).
    • 800g de abrobrinha (128kcal, 32g carbs).

    - Total: 1.8 kg de alimentos, 433kcal e 97g carbs.

    Os legumes são muito MENOS densos em carboidratos do que as opções anteriores.

    Além disso, os legumes contém uma tonelada de vitaminas, minerais e fibras que não teriam vindo das opções “tradicionais” de carboidratos anteriores.

    Resumo seco e direto

    • Ao fazer dos alimentos “tradicionais” a sua principal fonte de carboidratos, você come em menor quantidade, porém, mais calorias, favorece o ganho de gordura, ingere menos vitaminas e minerais, passa mais fome pela ação acelerada da insulina e favorece um humor e disposição ondulatórios ao longo do dia.
    • Ao fazer dos legumes a sua principal fonte de carboidratos, você poder comer em muito mais quantidade, com menos calorias, favorecendo o controle dos níveis de açúcar no sangue e ação natural da insulina, favorecendo a queima de gordura natural e sem esforço, dando mais saciedade e garantindo níveis de energias constantes ao longo do dia.

    Os fatos estão na mesa. Você, CLARO, pode usar do seu bom-senso e equilibrar as coisas como quiser.

    Talvez seja uma sábia idéia equalizar um pouco melhor a sua alimentação de acordo com seu objetivo e nível de atividade física. Seja diminuir os carboidratos tradicionais (o que inclui os complexos) e aumentar os carboidratos fibrosos (legumes), seja eliminar os tradicionais e consumir seus carboidratos dos legumes, ou ainda, usar mais de um ou de outro, estratégicamente, quando a situação fizer necessário.

    Eu, particularmente, faço dos legumes (e frutas, estrategicamente, como por exemplo quando estou malhando) as minhas fontes de carboidratos. Separo um dia da semana ou, às vezes, dois para comer carboidratos tradicionais à vontade e curtir um pouco as porcarias (oops, quero dizer, guloseimas) da vida heheh… (as quais, são absolutamente desnecessárias nutricionalmente falando).

    Posso dizer que no meu caso, me sinto disposto o dia inteiro, o peso fica sob controle, naturalmente, sem esforço e a saúde agradece.

    É importante notar que deve-se, em contrapartida, ingerir boas quantidades de proteínas de alta qualidade e gorduras naturais e saudáveis.

    Legumes, são sim ótimas fontes de carboidratos e devem serem incluídos em abundância na sua alimentação diária, pois, você só tem a ganhar!

    E você? Por que não faz um teste? Lembre-se de voltar aqui e compartilhar os resultados!

    Um grande abraço e sucesso,

    Referências Principais

    Department of Health, Harvard University, GI and GL list.
    Unifesp, informações nutricionais.
    Nutrition Data Self.
    The Primal Blueprint by Mark Sisson.

    Related Posts with Thumbnails

    Fundador do EmagrecerDeVez.com e autor de 3 livros eletrônicos bestseller: Emagrecer De Vez, 50 Receitas Para Emagrecer De Vez e Hipertrofia Muscular.

    Share →

    109 Responses to As Melhores Fontes de Carboidratos Para Sua Saúde

    1. Elizabeth Almeida disse:

      Por que os artigos não podem mais ser baixados em pdf? Abraços

    2. Daniel disse:

      Estou fazendo exatamente isso Rodrigo, fazendo dos legumes as minhas principais fontes de carboidrato , com proteína de alta qualidade , eu como também pães integrais , mas não muito.
      Espero trazer boas notícias.

    3. Francisleine disse:

      Olá Rodrigo…
      É ótimo ler seus artigos…
      Eu comprei sementes de legumes e verduras e ja brotaram…
      Ta muito lindo, tenho brócolis, muita cenoura, alface, couve, agrião, chicória e até beterraba…
      Acho que quando plantamos da mais vontade de comer rsss sem contar que é orgânico…
      Abraços…

    4. Michelle disse:

      Bom dia Rodrigo!

      Já vi muitos testemunhos de pessoas que perderam muito peso tirando o carboidrato (que não os legumes e verduras). O emagrecimento é muito mais rápido e REALMENTE vc se sente muito melhor, com mais energia e etc.
      Eu fiz o teste e perdi 3 quilos em um mês, mas com um detalhe: Comi à vontade!!! Tudo que me vinha na telha eu comia (exceto carboidratos que não vinham da verdura e legumes). Mesmo assim meu emagrecimento está acontecendo sem fome! Para matar a vontade de comer doces eu tomo muita água, como gelatina, chás e, no final de semana, coloco um pouco de creme de leite junto à gelatina… Mas digo sinceramente que não sinto muita falta… Como basicamente os alimentos contidos no seu artigo sobre seus alimentos preferidos. E repito, COMO À VONTADE!!!

      PARABÉNS!!! VC REALMENTE ESCREVE A VERDADE NUA E CRUA! OBRIGADA!!!

    5. Cintia disse:

      Rodrigo,
      No café da manhã ñ temos como fugir do pão integral, melhor ingerir
      uma fatia apenas?

      O que me diz dos biscoitos e cereais integrais?

      Obrigada!!

      Obs: Estou bebendo seu trabalho, lendo…e lendo de novo! To ficando esperta, rsrsrs

    6. Jhon disse:

      Rodrigo , olha a baita “dieta” que eu encontrei em um site , vc provavelmente vai chorar ao terminar de ler hehe.

      “Perca 4,5 em 3 dias”

      1º DIA

      *Café da manhã:
      > café preto
      >1/2 laranja
      >1 fatia de torrada
      >2 colheres de margarina

      *Almoço:
      >1 xícara de atum
      >1 fatia de torrada
      >café preto ou chá

      *Janta:
      >2 fatias de carne
      >1 xícara de vagem
      >1 xícara de beterraba
      >1 maça
      >1 bola de sorvete de creme

      2º DIA

      *Café da manhã:
      >1 ovo
      >1/2 banana
      >1 fatia de torrada
      >café preto ou chá

      *Almoço:
      >1 xícara de ricota
      >5 bolachas de água e sal

      *Jantar:
      >2 vinas (salsichas)
      >1 xícara de brócolis
      >1/2 xícara de cenoura
      1/2 banana
      1/2 xícara de sorvete de creme

      3º DIA

      *Café da manhã:
      >5 bolachas de água e sal
      >1 maça
      >1 fatia de queijo minas
      >café preto ou chá

      *Almoço:
      >1 ovo cozido
      >1 fatia de torrada

      *Jantar:
      >1 xícara de atum
      >1 xícara de beterraba
      >1 xícara de couve flor
      >1/2 melão
      >1/2 xícara de sorvete de creme

      QUANDO FOR TOMAR O CAFÉ OU O CHÁ, É PROIBIDO USAR LEITE EAÇÚCAR, PODE SER USADO NO MÁXIMO 3 GOTAS DE ADOÇANTE. PARA TEMPERAR AS SALADAS PODE SER UTILIZADO SAL E PIMENTA Á GOSTO, NÃO USAR VINAGRE..
      ————————–
      Sinceramente devia se chamar de “Fique com fome e perca a vontade de emagrecer”.
      Sem contar que na “dieta ” consta : vina , sorvete de creme no jantar , (essa foi engraçada asuhsau) entre outras coisas. Uma pena ter até comentários de pessoas que tentaram fazer essa loucura, achando que encontraram a fórmula mágica do emagrecimento.

      Bom , obrigado Rodrigo por abrir os nossos olhos , e nos fazer desacreditar que é possível emagrecer ( entre outras coisas) sem fazer esforço.
      Só comentei isso aqui porque achei isso um absurdo , e é um bom exemplo das milhares de balelas que vc comenta nos artigos.

      Abraço.

    7. Thais disse:

      Boa noite,

      Adorei as dicas do site, mas tenho uma dúvida, fui em um endocrinologista e ele me passou um cardápio assim:

      Café da manhã
      leite desnatado
      café ou cha a vontade
      1 fruta

      Lanche
      1 fruta

      Almoço
      carne ou frango
      salada
      legumes (abobrinha ou vagem ou beterraba)

      Lanche
      1 fruta

      Jantar
      igual ao do almoço

      Ceia
      1 iogurte desnatado

      Mas achei ele pobre de carboidrato, será????

      Obrigada

      • Rodrigo disse:

        Ta cheio de carboidratos. Lembre-se que frutas sao carboidratos e legumes tambem :)

        Carboidratos naturais e acompanhados de nutrientes!

    8. Thais disse:

      Obrigada pela atenção Rodrigo, vou seguir essa dieta para perder peso.

    9. renata disse:

      Oi Rodrigo estou amando seu site tudo é tao real e verdadeiro parabens leio todos seus artigos ,suas dicas estao fazendo um bem enorme .Ja estou colhendo o frutos ….

    10. Rosangela Vitoria dos Santos disse:

      Olá Rodrigo, estou aprendendo muito com seus artigos, tenho colocado em prática a 1 semana e eliminei 2 kg. Obrigada pela tua disposição em nos ajudar a ter uma vida mais saudável e feliz, livre das balelas que vemos por aí.

    11. Isis disse:

      Oi Rodrigo,
      Acho um maximo seus artigos!
      passei um mês mais ou menos fazendo caminhadas todos os dias e antao decidi fazer musculação, a meta é ficar com corpo mega sarado, barriga tanquinho e tudo mais, com um pouco mais de duas semanas de academia encontrei o site do emagrecer de vez, comecei a ler e a reler varias vezes seus artigos e a colocar em praticas as coisas que julguei pertinentes, passei por todas as fazes que vc disse que passaria e sempre me lembrava das coisas que vc dizia nos artigos :) enfim, tres meses se passaram, nao perdi um grama se quer, pelo contrario, ganhei dois quilos, mas em contrapartida, os musculos ja estão aparecendo e a tão esperada barriga tanquinho ja começa a dar sinais :) nesse mes que entra devo fazer nova avaliação fisica na academiam e estou confiante com resultado satisfatorio na redução de gordura, mesmo por que, ja estou despertando o interesse dos bofes af srsrsrsr
      agradeço pela iniciativa e valido as informaçoes contidas nos artigos.
      bjos
      Isis

    12. abner morato disse:

      valeu rodrigo,seus artigos ajudam demais!!!!!!!!

    13. CARMINHA disse:

      olá Rodrigo! É a primeira vez que vejo seu artigo mas, parabéns pela grande ajuda que vc dá a todos. Aqui vc é só elogios. Parabéns!

    14. Andrêsa disse:

      Olá Rodrigo.

      Gostaria de saber a respeito do feijão. ele é uma boa fonte de carboidratos? posso substituir o arroz pelo feijão?

      obrigada…

      • Rodrigo disse:

        Oi Andresa,

        O feijao eh rico em carboidratos sim e outros nutrientes vantajosos tambem para o corpo. Entre o arroz e o feijao, acho que iria de feijao sim.

        Abraco,
        Rodrigo

    15. Bruna disse:

      Oi Rodrigo,

      primeiro parabéns pelo site!
      Estou há um bom tempo procurando conhecimento sobre o assunto na internet e vou te contar, é realmente muito difícil…

      Eu estou naquela fase meio desacreditada da dieta rs
      Fui a uma nutricionista há uns meses, e a dieta que ela me passou vai bem de acordo com o que você fala aqui.
      Porém, eu tenho uma particularidade, simplesmente não gosto de nenhum tipo de legume, verdura ou fruta.
      Parece mentira né? Mas é…
      Sim, já tentei comer. Sim, já fiz um esforço… rs
      Simplesmente não dá. Chego a ter ânsia de vômito quando tento comer um brócolis.

      O que me faz sempre recorrer aos integrais, pão integral, arroz integral, massa integral…
      Perdi 5 kg, desde julho, o que considero ótimo…
      Não engordo… mesmo fazendo gordices, mas parei de emagrecer…
      aí acabo saindo da dieta, já que não tá fazendo diferença (isso na minha cabeça tá)

      Será que é culpa destes carboidratos ruins?

      Faço exercícios de 3 a 4 vezes por semana entre musculação e treinos de corrida intervalada como você mencionou aqui…

      Abs!!

      BRuna

      • Geosh disse:

        Bruna, Obrigado e seja bem vinda! Eu sugiro que você encontre maneiras de comer principalmente verduras e legumes. Force a barra, você é o preço que você está disposta a pagar pra ter o que você quer ter. Comer carboidratos integrais em excesso pode fazer com que você retome o peso ou que volte a ganhar, Leia o artigo sobre carboidratos! Abraços!

    16. Melissa disse:

      Funciona sim!!! Estou super disposta e motivada a manter minha saúde em alta!Obrigada pelo site Rodrigo!

    17. cristina disse:

      Adorei sua materia.

    18. maria silvia disse:

      bom dia Rodrigo, estou começando hoje o meu programa de emagrecimento
      gostaria de tirar uma duvida, eupasso o dia supre bem comendo legumes e frutas,
      o meu unico problema é o café da manhã, o que vc sugere???
      bjus..

    19. Igor disse:

      E ae Rodrigo blz? Parabéns pelo site cara!

      Eu gostaria de saber mais sobre o waxy maize, aqui no Brasil eu só achei artigos dos próprios fabricantes que, como vc sempre nos alerta, anunciam seus produtos como a última maravilha da terra.

      O meu problema é que devido a faculdade e trabalho eu só consigo treinar às 22:00h, saio direto do trabalho e vou treinar, eu precisaria de uma fonte boa de carboidratos visto que eu gosto de deixar o maior consumo desse nutriente no horário pré e pós treino.

      Eu vi uma palestra do Rodolfo Peres (não sei se vc tem conhecimento mas ele é nutricionista de vários bodybuilders aki no Brasil) e ele recomenda o uso de waxy maize e whey no pré treino se vc não tiver a oportunidade de comer algo sólido.

      A minha dúvida é: Se o waxy maize é absorvido muito mais rápido que a maltodextrina/dextrose ele não libera muito mais insulina e causa hipoglicemia como vc ensina no artigo sobre carboidratos? Esse produto vale apena ou é só mais um “milagre dos últimos tempos”?

      Desde já grato Rodrigo e parabéns pelo site, tenho aprendido muito com vc.
      Abraço!

      • Geosh disse:

        Igor, exatamente! concordo com você a menos que Waxy maize tenha um início de absorção mais rápido, porém um processo de digestão mais longo, como é o caso dos carbs complexos de baixo índice glicemico. Fique ligado no artigo sobre alimentação para treino que sai essa semana!

    20. Cintia Garcia disse:

      Oi Geosh !!
      Seja bem vindo, ouvi o podcast de vcs e adorei.

      Poderia me esclarecer uma dúvida!

      Eu como nos lanches da tarde cereais integrais (tipo sucrilhos, só q na versão integral) Nesfit de amendoas com mel.
      POde? tem alguma restrição? melhor não comer?

      Obrigadissimo!

      • Geosh disse:

        Olá Cintia! Obrigado! uma consulta rápida aos ingredientes do nesfit aqui: Trigo integral, açúcar, arroz, milho, amêndoas, farelo de trigo, mel, xarope de glicose, xarope de açúcar, extrato de malte. Eu te diria que seu lanche da tarde é uma bombinha de açucar hehehe!

    21. DENISE disse:

      Oi Bruna
      Compartilho da sua frustração. Quando eu leio: troque os integrais por legumes, me dá até um arrepio na espinha.
      Pra quem gosta de legume é muito fácil, mas pra quem quase nunca comeu e tem nojo, é de matar. Cebola até em molho me dá ânsia e outros legumes como cenoura, couve-flor, beterraba eu só consigo comer misturado no arroz que é pra não sentir o gosto. Daí, agora tem que tirar o arroz e comer puro, meio complicado! Não tem como se animar, sinceramente. Pra mim, não tem nada de natural emagrecer, é uma tarefa muito árdua, muito difícil!

      • Rodrigo disse:

        Oi Denise. Eh interessante mesmo esta questao. Precisaria entender o PORQUE de voce ter tanta aversao assim aos alimentos mais naturais e saudaveis disponiveis na natureza :) Tenho certeza que seu corpo mudaria completamente se voce comecasse a mudar isso :)

    22. Gabriel disse:

      Eu já tinha iniciado uma reeducação alimentar antes de conhecer o site, mas, lendo os artigos e o desafio fiz uns reparos. Por exemplo: substituí o arroz nas refeições por legumes como espinafre, brócolis e abobrinha. E como proteína eu só comia carnes, em 80% das vezes bife, resolvi substituir também e estou intercalando entre filé de frango, peixe e sardinha.

      Dessa forma será que eu melhorei o cardápio? O que você acha?

    23. Dário Lourenço Júnior disse:

      Apesar de não deixar passar um artigo novo, não é sempre que eu escrevo..

      ..mas tenho que escrever umas linhas vez e outra para dar os PARABÉNS !!! O TRABALHO DE VOCÊS É FANTÁSTICO !!!

      • Geosh disse:

        Obrigado Diário! O reconhecimento dos nossos leitores mais assíduos é muito gratificante, assim como poder trazer melhorias pra vida das pessoas =)

    24. Ana Paula disse:

      Achei muito bom este artigo estou fazendo a substituição de carboidratos por legumes e em uma semana eliminei 1 quilo e sai do efeito platô!!

    25. Paula disse:

      Bom Dia!
      O meu nome é Paula, e vivo em Portugal.
      No espaço de 2 anos emagreci 20 Kilos, fazendo uma dieta de um nutricionista, em que basicamente ao almoço e jantar comia peixe, ou carne com legumes/vegetais, ou sopa. Pequeno almoço e lanche pão, com queijo ou fiambre, leite, ou iogurte magro. A meio da manha bebia um iogurte magro. Nesta altura tinha um horário de trabalho normal 9:00 – 18:00H, o que me permitia ir ao ginásio.
      Depois mudei de trabalho, e agora trabalho numa loja, com um horário diário de 13:00 – 22:00 H, pelo que estou mais ativa da parte da tarde/noite. Desde que mudei de trabalho nunca mais consegui emagrecer, e ainda preciso de perder 20 kilos.
      A minha dificuldade foi esta mudança de horário, e saber o que comer. Acordo por volta das 10:00, e logo depois tenho que almoçar por volta das 12:30H, lancho às 17:00, e depois até as 22:00, estou sem comer porque não posso sair da loja. O que comer ao jantar é outra dificuldade, porque como estou algumas horas sem comer fico varada de fome.
      Tento comer coisas que me deem energia, pois faço as 8 horas de trabalho de pé.
      Basicamente tento seguir a mesma dieta que me foi passada pelo nutricionista atrás referido, mas agora sinto mais fome. :(
      Preciso de ajuda para saber o que comer, sendo que costumo ir dormir por volta da 1:00 da manha.
      Mais uma dúvida, papas de aveia (o que vocês chamam mingau de aveia), por vezes como à noite, pois com o cansaço não me apetece um jantar tradicional. Em termos de kcal, e da maneira que as faço sei que não tem muitas calorias (entre 200 a 250), mas em termos de Hidratos, é um alimento bom, ou não? Posso comer ao jantar?
      Quanto a exercício, deixei de ir ao ginásio, e por vezes faço uma caminhada/corrida de uma 1H pela manha, mas depois sinto-me muito cansada no final do dia, porque depois da corrida enfrento 8:00H de trabalho de pé.

      Obrigada e desculpa pelo longo texto :)

      • Geosh disse:

        Olá, Paula! As suas necessidades energéticas aumentaram, e seu corpo está lhe cobrando isso. Uma ótima estratégia seria almoçar generosamente, e consumir boa parte das suas calorias antes de ir trabalhar. Outra seria fazer e levar lanches pra que voce possa comer durante seu trabalho! Uma terceira estratégia seria consumir mais carboidratos (complexos) no começo do dia e menos a medida que se aproxima da sua hora de dormir. nesse ritmo eu nao consumiria mingau de aveia antes de dormir, mas uma gordura boa/carboidratos complexos/proteína
        Disponha!

    26. Maristela disse:

      Nossa, muito obrigado Rodrigo, vc e seus assuntos são tdo de bom.
      Adoro ler tdo o q vc piblica, muitas bênção para q vc continue nos informando do certo e do errado. obrigado mesmo

    27. Renata disse:

      Olá Rodrigo,

      Muito sugestivo seu site…começarei colocar em pratica…espero poder dar otimas noticias.

    28. Elisangela Beline disse:

      Por favor me esclareça uma dúvida: Quando vcs se referem ao carboidrato tradicional, são os simples e complexos ou só os simples.?

    29. Elisangela Beline disse:

      Desculpem, eu retome a leitura e entendi, então não vamos desperdiçar tempo. Obrigada! Bjs para todos.

    30. […] gordura e não ao armazenamento. Lembrando que os legumes também são fontes de carboidratos! Veja este artigo pra mais […]

    31. Parabéns meninos, os artigos estão muito bons!!!

      abraços

    32. Ágata Cristina disse:

      Olá Rodrigo,

      Estou adorando o seu site. O encontrei no começo da semana e estou devorando os artigos…realmente são muito interessantes.

      Estava lendo sobre os carboidratos, e ocorre que a noite eu não tenho muito tempo para comer, porque chego em casa, vou dar um arrumadinha em tudo, preparar a comida para levar para o almoço no dia seguinte (pq se eu for na rua comer, já era! rsrs) e vou para a academia e só volto 10 da noite.

      Eu queria uma dica para o que comer antes e depois da academia, sendo que o meu foco é realmente perder peso. A hora que eu chego em casa eu acho muito cedo para jantar e quando volto, acho muito tarde (e paraticularmente, não gosto de jantar). O que me sugere?

      Abçs.

    33. irani disse:

      Ola Rodrigo estou conhecendo seu site hoje vou vou mudar minha alimentação pois como 3 c de arroz 2 de feijão e no café da manha e tarde é torrada integral por favor me passe uma dica de café da manhapreciso eliminar6klstenho 66 anos desde ja agradeço !!!

    34. Gabriela disse:

      Ola Rodrigo ou Geosh, estou conhecendo o site e achei muito interessante….o que vc´s me falam sobre o Feijão?

      • Geosh disse:

        Olá, Gabriela. Eu particularmente sou fã de lentilha. É uma maneira que encontrei de manter uma fonte de carboidratos um pouco mais densa e menos glicêmica do que as outras.

        • Gabriela disse:

          Obrigada pela atenção Geosh, mas posso optar por colocar feijão alguns dias da semana tbm neh??? pois amo feijão….. outra coisa que queria falar é o seguinte hj no meu serviço estava comentando de café da manha, qdo eu falei que como ovos mexidos no café da manhã….. quase me mataram,kkkkkkkk os anestesistas e médicos acharam um absurdo…. um anestesista lá disse que eu vou infartar comendo ovos desse jeito….. Confesso que fiquei muito confusa……..

          • Geosh disse:

            Olá, Gabriela. Até alguns anos o consenso era que ovos causavam um aumento de colesterol. Hoje já se sabe que as coisas não são bem assim. Depois leia nosso artigo sobre como ter um ataque de coração em 5 passos. Eu Acredito que você possa testar o feijão na sua alimentação e ver como se sai =)

    35. Sueli Furtado disse:

      Muito bom, adorei!!!

    36. Kelly disse:

      Meninos, tenho uma dúvida, há um tempo atrás fiz a dieta do Dr. Atkins e emagreci bastante, mas no início me sentia fraca e com dores de cabeça.
      Pelo q tenho percebido vcs sugerem algo parecido com a dieta do Dr. Atkins, mas tenho receio q começa-la novamente e me sentir mal.
      Como posso evitar q isso aconteça!?
      Obrigada

      • Geosh disse:

        Olá, Kelly! Não, nós sugerimos uma ingestão inteligente de carboidratos, proteínas de qualidade e gorduras boas. nesse ponto diferimos da Atkins. Disponha!

    37. Douglas Soares disse:

      Olá Rodrigo,gostaria de parabeniza-lo pelo ótimo trabalho que vem fazendo,juntamente da sua equipe…
      Tenho uma duvida sobre Alfaces, é o unico legume que eu gosto de comer bastante e não sei se ele é uma boa fonte de carboidratos pra mim já que não gosto muito de brocolis :)

      gostaria de saber mais sobre os beneficios do alface pro meu corpo

      Obrigado
      Abraços

      • Geosh disse:

        Olá, Douglas. Talvez fosse melhor focar em outros legumes um pouco mais densos em carbs. Pra consumir todos os seus carbs só de alface vai ter que comer alface demaaais da conta! Abraços!

    38. marcia disse:

      Geosh pode substituir a batata doce por inhame ou cará ou mandioca?abraço…

      • Geosh disse:

        Sim, Márcia. Por inhame e cará, cozidos. A batata doce cozida tem uma glicemia razoavelmente baixa também. Cuide pra que nao se torne suas fontes primárias de carboidratos! Se for consumir a mandioca, eu sugeriria moderação. Abraço!

        • marcia disse:

          Obrigada , pela atenção,então, a batata doce eu como no meio da tarde para que substituir o pão,me faz falta um alimento mais denso…como batata doce com pouquinha manteiga, manteiga mesmo e 1 xc de leite desnatado ou queijo….tá certo assim? Abraço.

          • Geosh disse:

            A manteiga ajuda a diminuir a velocidade com que você absorve o carboidrato, então, é uma boa sim. Acredito que a mesma coisa com o leite(inclusive pode ser o normal se vc tolera bem laticínios). Lembre-se sempre de cozinhar ao invés de assar! Abraço!

            • marcia disse:

              Geosh,eu tomo leite desnatado,então posso trocar pelo normal,e iogurte tbem ´´´´é desnatado posso trocar pelo normal?

            • Geosh disse:

              Sim. Desde que você mantenha uma ingestão de carboidratos de baixa resposta glicêmica, essa gordura extra só pode ser utilizada como fonte de energia =)

    39. Patrícia Rangel disse:

      Bom dia, queria saber se entre estes carbos poderia ser incluído o aipim, ou macaxeira. Ele pode ser consumido assim como a batata doce? Valeu.

      • Geosh disse:

        Com moderação ou no dia de folga, Patrícia. A mandioca(sou mineiro) em um efeito glicêmico médio, o que pode segurar um pouquinho sua queima de gordura

    40. Vinicius disse:

      Oi, tenho um dúvida, por favor me responde…
      Eu não sou gordo, mas tenho gorduras localizadas, principalmente no peito e barriga, isso me incomoda muito. queria saber se posso usar essa alimentação para emagrecer e ao mesmo tempo focar no ganho de massa muscular?

    41. Sinthia disse:

      Olá,
      Um pouco da minha historia: tenho 23 anos, sou casada a qase 4 anos. Antes de me casar pesava cerca de 56kg a 58kg, depois do casamento comecei a engordar cada vez mais e hj estou nos meus lamentáveis 83kg (isso pq eu consegui emagrecer 3 kg). Um dia parei para reparar mim mesma e foi ai qe caiu a minha fixa, e me desesperei. fiz algumas dietas totalmente loucas com um resultado miserável. Estou tão desesperada com isso tudo, nao me conformo estar no taamaaaaanho qe estou, choro todos os dia enqanto tomo banho, fico horas imaginando uma maneira de conseguir meu corpo de volta, nao me olho no espelho mais, enfim, deseespero tootal msmo. Entao em meio as minhas buscas desenfreada por dietas para emagrecer, descobri esse site e resolvi parar para ler, me encantei e decidi encarar, estou cheia de expectativas e decidi depositar minha confiança (qe vou emagrecer) no Rodrigo. Vamos junto nessa! Preciso muito de voc nessa hora. abraços!

      • Ágata disse:

        Oi Sinthia,

        Me identifiquei muito com a sua história. Tenho 23 anos também e depois que vim morar com meu namorado engordei absurdamente (até pq ele come e não engorda nada!).
        Eu cheguei num ponto que ou emgreço ou emagreço. Não gosto de me olhar no espelho, não gosto de encontrar meus amigos e tem dias que tenho vergonha de sair…
        Muita força para você!

        • Sinthia disse:

          Olá Ágata,

          Então nesse ponto somos idênticas, tambem sinto veergonha de sair na rua e encontrar meus amigos.
          voce ja tomou sua decisão de emagrecer ? estou muitoo confiante de qe agora sim irei conseguir!
          Obrigada pela força, ate mais e beijos.

          • Ágata disse:

            Oi Sinthia,

            Tomei a decisão sim, mas nesse começo não tem sido muito fácil…mas tudo que é muito fácil de cara, eu não acredito!
            O Rodrigo e o Geosh são ótimos…porque qualquer outro cobraria para divulgar as informações preciosas deste site!

      • Geosh disse:

        Sinthia, não existe caminho pro emagrecimento definitivo que não pelo entendimento. O lance é mesmo ler, aprender, colocar o que aprendeu em prática, e ir refinando e melhorando, e continuar evoluindo. Acredite, é possível ter até um corpo melhor que você tinha antes de se casar. Vamo que vamo!

    42. kelita allen disse:

      Geosh.
      Você pode falar algo sobre a tapioca.Se eu posso incluir esse alimento no café da manhã?É um alimento típico do nordeste feito com goma.

    43. Marco disse:

      Olá Sr. Rodrigo, parabéns pelo site.
      Estava procurando uma explicação para insulina e o google me direcionou ao seu site.
      Bem, apesar de ler sua fabulosa explicação sobre a insulina, gostaria de fazer uma pergunta relacionada ao assunto:
      Tem como saber a quantidade de alimentos, peso, calorias, etc…, consumidas necessárias para que a insulina aja no organismo? Com referencia ao alimentar-se pouco, mas, mais vezes ao dia?
      Quando o glucacon é liberado? Como faz para ele ser liberado? Quanto tenho de comer para que a gordura das celulas adiposas seja utilizada para produzir energia, e não o alimento da hora?
      Desculpe se não consigo formalizar a pergunta.
      Na verdade, eu queria saber se tem um nº mágico: ex.: 340 cal é o máximo por alimentação para que não seja liberada insulina no organismo, entende?
      Agradeço desde já a atenção dispensada
      Abraços,

      Marco.

      • Geosh disse:

        Olá, Marco! As quantidades de carboidratos altamente glicêmicos necessárias pra liberar a insulina são bem baixas, viu. Inclusive é possivel liberar insulina por condicionamento, só pensando em alimentos altamente glicêmicos. O melhor é focar nos carboidratos de menor impacto glicêmico, verduras e legumes, uma vez que o impacto da gordura é nulo e o da proteína é irrisório. Considerando isso, as quantidades de alimentos/calorias não influenciam.

    44. CINTIA disse:

      Olá Rodrigo e Geosh!
      Estou amando todas as informações, a minha vontade é de ler cada vez mais!
      Tenho problema pra emagrecer agora que estou com 34 anos! Antes de ter meu primeiro filho (há 3 anos), eu fiz a dieta dos pontos e consegui eliminar 10kg, na gravidez engordei 23kg e depois (naturalmente sem dieta) emagreci 20kg! Hoje estou 7kg acima do peso, e faço todo tipo de dieta que aparece (a dos pontos não tenho mais paciência pra contar tudo). NÃO CONSIGO NENHUM RESULTADO! A última que fiz foi a do Dr. Dukan, das proteínas, consegui emagrecer 3kg em 1 mês, mas me deu muita dor de cabeça e quase desmaiei! Quero seguir o que vocês orientam, comecei ontem e está super tranquilo. Outra coisa, estou tentando engravidar novamente, eu posso continuar da mesma forma né? Voltarei para contar a minha VITÓRIA! Um grande abraço! Cíntia bastos.

      • Geosh disse:

        Olá, Cintia! Obrigado! Bom, 7 kg é um problema menor, então acho mais fácil de resolver do que 70, Mas os princípios são os mesmos. Uma alimentação pensada, um dia a dia mais ativo, hiit e musculação. Quando as pessoas pensam em dieta elas não pensam em algo que pode ser levado pro resto da vida. Acredito que não há problema nenhum, porém, a partir do momento que você engravidar, vale a pena consultar o médico que irá te acompanhar durante a gravidez =)

    45. Paula disse:

      Bruna e Denise,
      Ufa! Achei que fosse a única por aqui a odiar legumes e verduras! rsrs Para mim também vai ser O MAIOR SACRIFÍCIO DO MUNDO uma alimentação a base dessas coisas de gosto horroroso e textura tenebrosa! Nada de natural e agradável! Só frutas que eu adoro, mas vi num artigo que é para evitar! =(
      Queria saber dos meninos (Rodrigo e Geosh) se seria equivalente fazer uma espécie de sopa (bem temperadinha, com bastante carne e talz) e bater tudo no liquidificador (só assim q me descem essas “coisas”) para literalmente ter q engolir tudo, sem nem pensar muito.
      E com relação a lanches intermediários e da noite, (eu não janto e ando achando ovo, presunto e queijo meio pobre e com certeza é para enjoar logo) quais outras sugestões vc podem fornecer ricas em proteínas e pobres em carbs.

      • Geosh disse:

        Paula! Uma coisa que aprendi na gastronomia é que os nossos gostos são adquiridos, assim como os nossos desgostos! Uma coisa que comentamos no podcast que está pra sair é isso. Essa sua idéia é uma boa sim, e se você aplicar esse mesmo princípio, tenho certeza que vai encontrar uma infinidade de maneiras em que os legumes e verduras ficam muito gostosos. Liberte sua mente =) Abraços!!!

        • Paula disse:

          Obrigada pela resposta, Geosh! Tem algum problema se esses legumes e verduras forem consumidos só nessa sopa (à noite) e não todos os dias (3 vezes na semana), para não enjoar? Durante o almoço, o máximo que consigo é salada crua (alface, tomate, cenoura, acelga, beterraba e abóbora cozida, o resto não desce!) e bem misturadinha na comida, menos arroz (meia colher de branco e meia colher do integral, já q só o integral eu tmb não consigo!) e carne a vontade. Notei também que reduziu a velocidade do emagrecimento (eliminei 3kg em 3 semanas e estacionei nisso, ainda faltam 8!).

          • Geosh disse:

            Acho que por enquanto tá ótimo, Paula. Você vai acabar encontrando maneiras de deixar os legumes e verduras ainda mais gostosos, tenho certeza! Continue acompanhando as medidas também, não só o peso e vamo que vamo!

    46. thiago disse:

      ola sou novo aqui e estou adorando o site muitas coisas que eu imaginava ser ” boas ” descobri aqui não são tão boas assim, gostar de saber se a mandioca cozida é um bom carboidrato para se ingerir no almoço

    47. Miriam disse:

      ola é a primeira vez que navego neste site e estou adorar já aprendi muita coisa. Só que estou com uma grande duvida, eu não gosto nada de legumes nem vegetais, e come-los para mim é uma tortura a única maneira de comer o maior numero de legumes possíveis é na sopa, e para fazer uma sopa mais saudável teria de substituir a batata pela courgette, por isso pergunto se isso é uma boa opção? aceito sugestões

      • Geosh disse:

        Você pode sim usar a abobrinha, ou algum carboidrato menos glicêmico como batata doce, inhame, e companhia, Miriam. O importante é arranjar um jeito de consumir mais verduras e legumes. Abraços!

    48. FATIMA SOUSA disse:

      olá RODRIGO, pela primeira vez estou fazendo uma declaração a respeito do plano que resolvi segui de acordo com o livro MR iniciei ni final de Abril e já perdi 10 quilos, estou muito alegre, vou continuar ainda tem +30 pois, vç é um abençoado e abençoador fica na graça de Deus.

    49. Daniel disse:

      Oi Rodrigo,eu já imprimi o boleto e logo comprarei o livro eletronico.

      Mas,já estou iniciando o consumo de alimentos de baixo ou médio índice glicêmico,e fico procurando saber o IG de cada,vc teria algum link de uma tabela de índice glicêmico?Para eu poder selecionar de maneira correta tais alimentos!!
      Café da manhã eu já comecei a incluir ovos e fibras!!!

      • Geosh disse:

        Fala Daniel! Kra, é difícil encontrar uma única referência a respeito de glicemia. No geral os índices são todos incongruentes, então é mais fácil se orientar por ter médio, alta ou baixa glicemia. A Vantagem é que você precisa se preocupar em olhar só os carboidratos. Abraços!

    50. Renato disse:

      me manda convite no face e Renato antunes de brusque

    51. Renato disse:

      rodrigo me manda convite obrigada adorei seu livro espero q funcione pra mim tambem abçss

    52. Darionor Brito disse:

      Rodrigo, boa noite!
      Preciso saber se: A dieta do alho, é adequada para emagrecimento?

    53. dave disse:

      Bom dia! Eu não como aveia de manha porque não gosto de aveia só com água, como posso tornar a aveia mais saborosa? posso por mel/açucar?

    54. lucelia disse:

      gostaria de dizer que se realmente seguir o método escolhido, os resultados vao aparecer bem rápido. sem fome, sem desmaios, ao contrario com mta disposição. abcs

    55. Neide disse:

      Olá Rodrigo!

      Comprei seu livro e já comecei a colocar em praticas suas dicas eu e meu esposo,Estou muito confiante. Obrigado pela sua dedicação.

    56. david disse:

      o que acha de farinha de mandioca e farinha de milho, posso usa-las em omelete por exemplo?

    57. Anna Camila disse:

      Boa tarde Rodrigo e Geosh,
      sou nova na comunidade e estou entrando no método MR.
      Na tabela de alimentos diz que a Mandioca pode ser consumida preferencialmente após exercícios e com moderação.
      A dúvida é com relação à tapioca, pois já li que ela é uma ótima opção para diabéticos, pois liberam menos açúcar no sangue que o pão branco.
      Está correto? Posso fazer uso da tapioca no café da manhã ou apenas esporadicamente?
      E quanto ao Mel? Não achei nada relacionado no fórum.
      Muitas receitas postadas no fórum levam queijo ralado, ou parmesão, provolone…
      Daí fiquei em dúvida nessa questão também!

      Obrigada pela atenção.

    58. Raissa disse:

      Olá! Achei este site de vocês há 2 dias apenas e estou muito interessada nos assuntos! Não estou interessada na perda excessiva de peso nem nada disso. Mas tem coisas que, quando não somos mais adolescentes, temos que começar a pensar. E uma delas é na alimentação. Eu sempre fui aquela pessoa de corpo normal mas com um percentual de gordura muito alto – como se eu fosse gorda. Como eu sempre gostei de comer de tudo (desde sorvete até fígado com jiló), para mim não é sacrifício fazer trocas. Quando eu ia imaginar que aquele inofensivo “pão integral” poderia ser pior que abobrinha? Estou chocada. Vou pensar bem mais sobre os alimentos e ver o que vale mais a pena.

      As únicas dúvidas que tive foram essas: (SE PUDEREM RESPONDER =D )
      Como ingerir ferro sem ingerir muito carb? – Caso do feijão?
      “Dieta da proteína” é para cortes grandes de carbs, certo? Então quem faz só a mudança de carbs simples para complexos ou até mesmo que corta alguns complexos, pode ter problema em engordar? Não sei se fui clara… rs…

      Ou seja, posso reduzir sem cortar? Porque não quero comer “um chocolatinho” e ele já ser armazenado como gordura!

      Obrigada!!! =D

    59. Vinicius Simal Priulli disse:

      Muita informação bem exemplificada e importante, me ajudou muito, parabéns.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>