• Saudações!

    O objetivo que tenho com este artigo é possibilitar que você, após a leitura, saiba com clareza e de modo simples quais os impactos da insulina no seu processo de perda e ganho de peso e qual o funcionamento básico do corpo em se tratando deste hormônio. Como sempre aqui no Emagrecer de Vez, vou utilizar uma linguagem simples e direta, vamos direto ao ponto!

    Ah, quase esqueci de mencionar, este conhecimento é completamente essencial para quem quer de fato se educar sobre perda ou ganho de peso. É um dos assuntos mais falados na comunidade fitness hoje em dia por que realmente é um assunto chave! Após a leitura, você terá uma visão geral completa que lhe dará uma confiança maior no seu progresso! Tranquilo? Vamos começar!

    -> Equilíbrio perfeito

    Como já é sabido, o corpo possui ótimos mecanismos de controle para se manter em equilíbrio. No nosso caso, o corpo mantém um controle firme do nível de açúcar no sangue. Para manter a homeostase, ou seja, o equilíbrio perfeito, o corpo precisa manter a concentração de açúcar no sangue entre os limites de 70mg/ml e 110mg/ml. Legal? Qualquer alteração nestes limites, seja caindo abaixo ou estando acima, vai ativar os mecanismos de controle do corpo para que ele faça tudo voltar à normalidade. Tudo vai girar em torno disso: buscar o equilíbrio, buscar a homeostase. Ok, até aí tudo bem? continuamos…

    -> A ação do corpo

    Como vimos no ponto anterior, o corpo precisa manter os níveis de açúcar no sangue entre os limites de 70mg/ml e 110mg/ml. Caso o nível de açúcar no sangue suba acima de 110mg/ml, o corpo irá liberar um hormônio que irá percorrer o sangue “limpando-o” deste excesso de açúcar (glicose) e guardando ele nos tecidos magros ou como gordura. Fazendo desta forma, o corpo restabelece o equilíbrio.

    Caso o nível caia para abaixo de 70mg/ml, o corpo novamente libera um outro hormônio que faz com que o corpo libere na corrente sanguínea o açúcar que esta armazenado nos tecidos magros, restabelecendo novamente o equilíbrio.

    O primeiro hormônio, o que armazena o açúcar, é a insulina. O segundo hormônio, o liberador de açúcar, é o glucacon.

    A concentração de insulina no sangue é proporcional à concentração de açúcar no sangue, que é proporcional à quantidade de carboidratos ingerida” Chris Aceto - Everything you need to know about fat loss.

    Como visto no nosso artigo que trata exclusivamente de carboidratos (Tudo que você precisa saber sobre Carboidratos), todos os carboidratos, seja ele simples, complexo, natural ou refinado, são no final transformado em açúcar (glicose). Caso isto não esteja claro, de uma revisada neste artigo anterior! Resumindo: Todo carboidrato vira açúcar.


    Algo simples e importante a se lembrar é: Caso você tenha uma refeição rica em carboidratos simples, ou seja, de rápida digestão, o corpo irá transformar todo este carboidrato rapidamente em açúcar, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue subam, exigindo que o corpo libere quantidades elevadas de insulina para a “limpeza” e retomada do equilíbrio.

    Caso você tenha uma refeição rica em carboidratos complexos e naturais, a digestão acontece mais lentamente, assim não existem picos nos níveis de açúcar do sangue e, consequentemente, a insulina é liberada controladamente pelo pâncreas, mantendo todo o organismo estável. Lembre que adicionar fibras em suas refeições também colabora bastante para esta digestão controlada! Falamos sobre isso no artigo de carboidratos.

    -> Mais afundo, porém simples

    O corpo possui 2 formas principais de armazenar energia que precisamos prestar atenção aqui.

    Uma delas é uma fonte de energia rápida de fácil acesso chamada glicogênio. A outra é uma fonte maior de energia, a gordura.

    O glicogênio é armazenado em quantidades limitadas no fígado e nos músculos. É dito que quantidades aproximadas de entre 300g-400g de glicogênio podem ser armazenadas no total. O corpo prefere sempre armazenar a energia extra como glicogênio. Caso estes estoques já estejam completos, o corpo é obrigado então a recorrer ao seu estoque secundário, a gordura corporal.

    A insulina é o hormônio que irá percorrer o sangue levando esta energia (glicose) aos seus destinos, músculos, tecidos, gordura, etc. A insulina tem um papel essencial no processo de nutrição do corpo.
    Entendido isso? Vejamos os 2 principais fatores que contribuem para que existam picos de insulina no sangue:

    - Você esta comendo mais calorias do que consome no dia.
    - Mesmo comendo menos do que consome, concentra sua alimentação basicamente em carboidratos simples e/ou refinados, de rápida digestão e baixa quantidade de fibras.

    Quantas pessoas você conhece que estão fora de forma e alegam não comer demais? A alimentação destas pessoas favorece seu estado físico atual. Uma alimentação constituída, em sua maioria, de carboidratos simples e/ou refinados, poucas ou nenhuma fibra e açucares gera desequilibro corporal e gera mais apetite! Apetite? Sim. Em grandes quantidades, a insulina é um estimulante de apetite.

    Em uma pesquisa feita com ratos, onde eles foram separados em 2 grupos, teve-se resultados interessantes. O grupo 1 teve insulina injetada e se alimentou até o limite, comendo mais do que o necessário. O grupo 2, o qual teve o pâncreas (responsável pela fabricação de insulina) removido, se recusava a comer. Claro, ratos são ratos e humanos são humanos, mas é um bom indício de qualquer forma.

    Outro fato comprovado relacionado ao aumento de insulina e aumento do apetite é o já mencionado em outros arquivos aqui do site (ver página de artigos para uma lista completa). Quando sua alimentação favorece um aumento do nível de açúcar no sangue, o corpo é obrigado a liberar um pico de insulina para restabelecer rapidamente os níveis normais.

    A insulina é ótima em sua função e varre o sangue armazenando todo o excesso de açúcar encontrado. Ela é tão boa que faz com que, devido à sua ação rápida, faz com que os níveis de glicose caiam abaixo do normal. Ao caírem abaixo de 70mg/ml, o corpo irá ser chamado atenção e despertará sentimento de fome. Afinal os níveis estão baixos e precisam voltar ao normal.

    Utilizando-se da fome como recurso e do hormônio glucacon, o corpo consegue seu objetivo de restabelecer os níveis de equilíbrio. Se você acabar comendo novamente carboidratos simples, açucares, etc., fará com que outro pico de insulina seja liberado, gerando fome novamente e assim fechando um ciclo que levará você a pesos jamais sonhados.

    Continue lendo o ponto abaixo para entender melhor os detalhes.

    -> Entenda a importância

    Algo para se guardar bem na memória: Quando os níveis de insulina no sangue estão altos, o corpo não irá tocar nas células de gordura para utilizar-se de energia, ou seja, não queimará gordura.

    Quando os níveis de insulina no sangue estão altos, causados normalmente pela má alimentação, o corpo libera a magnífica enzima Lipo Lipase (LPL), que favorece o armazenamento do excesso de energia como gordura corporal e bloqueia a utilização da gordura como fonte de energia.

    Veja, tão boa é a insulina no seu papel de favorecer o bloqueio ao acesso às células de gordura que mesmo com exercícios aeróbicos intensos fica difícil se queimar gordura até que os níveis de insulina voltem à normalidade. Até este ponto, já deve estar bastante claro para você que se seu objetivo é perda de peso através de queima de gordura, a insulina é peça chave no processo.

    Enquanto a insulina libera a enzima LPL para selar as células de gordura contra utilização e armazenar gordura corporal, o glucacon, hormônio liberador, libera a enzima sensitive lipase (HSL), a qual, faz com que as células de gordura liberem suas energias para consumo.

    Tudo funciona como uma balança. O corpo precisa manter o equilíbrio. Se os níveis caem abaixo do normal, o corpo consegue se equilibrar liberando glucacon e se os níveis sobem acima do limite, o corpo libera insulina para voltar ao normal (70mg/ml a 110mg/ml).

    Uma alimentação pobre, rica em gorduras e agravada pela falta de exercícios ,tem danos incríveis no corpo. Veja um dos motivos que nos interessa:

    Ao se ter este estilo de vida, o corpo começa a acumular gordura e você provavelmente não tem a forma desejada. O que acontece é: sabemos que o excesso de açúcar no sangue é guardado primeiramente na forma de glicogênio no fígado e nos músculos e quando este estoque limitado está cheio, o excesso é armazenado como gordura, certo?

    Os músculos receptores de glicogênio possuem receptores de insulina. Estes receptores são sensíveis a este hormônio e recebem o excesso de açúcar quando a insulina manda. Legal. Com o acúmulo no organismo da enzima LPL, liberada devido a vários fatores da má alimentação, estes receptores de insulina nos músculos começam a ficar menos receptivos à insulina. Desta forma o pâncreas precisa começar a liberar insulina em maiores quantidades para vencer esta resistência dos receptores. Neste caso, o corpo esta desenvolvendo resistência a insulina.

    A medida que os receptores musculares ficam menos receptivos à insulina, os receptores das células de gordura ficam mais receptivos à insulina. Quando o corpo tenta guardar os excessos na forma de glicogênio e não consegue, ele recorre a gordura corporal, obviamente. E este é um processo que só irá se agravar.

    Com o tempo fica mais difícil o acesso aos músculos para guardar energia e mais fácil o acesso a gordura para armazenamento. Um agravamento desta condição leva ao caso grave que conhecemos como diabetes. O pâncreas começa a liberar quantidades enormes de insulina para tentar estabelecer o equilíbrio corporal e cada vez mais os órgãos ficam resistentes a este hormônio.

    Novamente, o excesso de insulina no sangue, gerado pelo aumento do nível de açúcar no sangue, bloqueia o acesso às células de gordura para retirar energia e favorece o acesso para armazenar energia. Não consigo dizer o quão importante é se entender este processo. Espero que tenha ficado claro! Qualquer comentário, pode deixar logo abaixo do artigo!

    -> A solução

    Mesmo após desenvolver uma resistência a insulina (não ainda diabetes), é possível reverter a situação. É possível fazer com que os receptores de insulina nos músculos voltem a ser mais receptivos ao hormônio e é possível fazer com que as células de gordura fiquem mais acessíveis a queima de seus estoques. Solução? Você pode chutar………… sim, exercício e boa alimentação. Um ótimo artigo sobre alimentação, lotado de verdades e fatos, é o Atinja seu objetivo de uma vez por todas. A verdade sobre refeições balanceadas.

    Quanto mais receptivos os músculos são à insulina e mais correta sua alimentação, menos ocorrerão picos de insulina no sangue. O que você quer a esta altura é evitar estes picos a todo custo. Veja no artigo Tudo que você precisa saber sobre Carboidratos como favorecer uma ótima digestão, mantendo os níveis de açúcar estáveis e sem grande esforço. Abra estes artigos para ler em seguida caso não tenha visto ainda. Cerque-se de muita informação. Só assim você terá a confiança e entendimento para seguir em frente na sua luta pelo corpo desejado e por uma vida saudável.

    Eu acredito que consegui cobrir tudo que pretendia. Existem milhares de estudos sobre insulina por ai, porém, como o objetivo do Emagrecer de Vez é justamente simplificar a vida de quem busca informação sobre emagrecimento, tentei mostrar, da forma mais clara que consegui, os pontos-chave que precisam ser entendidos.

    Se você tiver alguma sugestão ou se algo não tenha ficado claro o suficiente, não deixe de postar seu comentário abaixo.

    Perseverança!! Um abraço,

    Rodrigo.

    Related Posts with Thumbnails

    Fundador do EmagrecerDeVez.com e autor de 3 livros eletrônicos bestseller: Emagrecer De Vez, 50 Receitas Para Emagrecer De Vez e Hipertrofia Muscular.

    Share →

    296 Responses to As verdades que todos deveriam saber sobre Insulina

    1. [...] sobre insulina e como ela impacta seu emagrecimento ou ganho muscular, lembre-se de ler o artigo: As verdades que todos deveriam saber sobre Insulina. – Mantendo seus níveis de insulina estáveis durante o dia, você mantêm ativado seu modo de [...]

      • sheila disse:

        Uma duvida: Quem ja tem a diabetes tipo1, nao fabrica insulina, só injetavel, tem dificuldades para ganhar musculos? A dieta de doces e carboidratos simples ja é “obrigatoria ” . Mas mesmo assim ta dificil ganhsr massa muscular! ! :-(

    2. [...] um artigo completo sobre a ação da insulina leia o artigo As verdades que todos deveriam saber sobre Insulina. Mas basicamente, isso facilita com que os carboidratos sejam usados como fonte de energia e [...]

    3. [...] Este ciclo, se continuado por muito tempo e agravado pela falta de exercícios, fará com que o corpo comece a perder a sensibilidade à insulina. O corpo começará a não responder tão prontamente a este hormônio, o que forçará o organismo a liberar quantidades maiores ainda de insulina na corrente sanguínea, esperando que sua ação seja executada. Com o tempo pode-se desenvolver insensibilidade à insulina, o que pode ser chamado também de diabetes. Uma doença extremamente séria, porém, de fácil prevenção. Anote para ler depois o artigo completo sobre As verdades que todos deveriam saber sobre insulina. [...]

      • jussara rosa disse:

        OLA rodrigoestou fazendo tudo quase certo so nao consigo deixar de tomar 2 cafezinhos com 3 gotas de zero kal isso vai me prejudicar

        • Geosh disse:

          Olá, Jussara. Adoçantes podem sim ser prejudiciais a saúde e ao emagrecimento. Eu particularmente considero a estévia como uma alternativa. Abraço!

          • Fabiana disse:

            Oi Rodrigo!
            Estou no 7° dia e super impolgada,mas uma dúvida regional.Chimarrão???posso?qtas vezes ao dia??
            Obrigada,e…..adorando a vida nova …:)

      • CHRIS DANIELLE disse:

        Rodrigo, para quem vai numa festinha regada à bebidas alcóolicas, rsrsr, existe alguma bebida mais indicada, ou o álcool está totalmente fora do cardápio?

    4. [...] Alguns dos benefícios são: Sua disposição (energia) se mantém alta, seus músculos se enchem e endurecem e seu metabolismo recebe um incentivo e continua alto, queimando gordura a toda força. Além disso, como diz Chris Aceto, o método favorece que os receptores musculares tornem-se mais sensíveis à insulina, isso significa que a energia ingerida torna-se muito mais propensa a ser armazenada na forma de glicogênio do que na forma de gordura. Você se lembra que insensibilidade a insulina é uma das causas do Diabetes? Falamos disso no artigo As verdades que todos deveriam saber sobre Insulina. [...]

    5. [...] Carboidratos por natureza são todos transformados em açúcar após a digestão. Isso faz com que o corpo solte insulina no sangue e, consequentemente, absorva os nutrientes corretamente. Ter um entendimento sobre a importância e a ação da insulina no corpo é nada menos que essencial a quem realmente é sério a respeito de sua saúde e objetivos saudáveis. Eu coloquei todas estas informações reunidas no artigo: Insulina. [...]

    6. [...] aos carboidratos e possuem uma menor resposta à insulina (não deixe de ver o artigo sobre INSULINA). Muitos endomorfos têm dificuldade em perder peso somente seguindo uma dieta ou uma reeducação [...]

    7. georgia disse:

      olá rodrigo! quero dizer,que pelo que venho lendo nos seus artigos,sobre insulina,carboidratos,proteinas,queima de gordura,musculos e etc, a dieta do Dr Atkins(restriçao de carboidratos),dá resultado sim,já que promete transformar a gordura estocada,em energia,e assim promover uma perda rapida de peso…Ou eu estou errada? Gostaria de uma explicaçao a respeito desta dieta do Dr Atkins,pois tudo que li em seus artigos,reforçam muito o que li no livro dele… Alias,nela devemos comer apenas proteina e gorduras.Aguardo ansiosamente. Abraços!

      • Rodrigo disse:

        Olá Georgia.
        Olha, sobre Atkins eu já li coisas boas e ruins. Confesso que minha opiniao sobre essa dieta tende a ser mais negativa.
        O que eu tenho em mente é que esta dieta do Atkins FUNCIONA. Porém, o que realmente é resultado quando falamos em emagrecimento? EU considero resultado algo que possa ser mantido por anos. Como Atkins restringe radicalmente os carboidratos, acaba-se por gerar uma alteração no metabolismo.
        Uma vez que voce volte a ingerir carboidratos normalmente (por que é assim que tem q ser feito e é assim que o bom senso diz), você tente a ganhar peso mais rapidamente do que antes, pois seu corpo “perdeu” um pouco a habilidade de digeri-los.
        Uma vez eu li o seguinte: Se voce planeja nunca mais na vida comer carboidratos normalmente, entao Aktins pode ser uma boa opção.

        Fica a seu cargo :)
        Sucesso para voce!

    8. Tulio disse:

      Olá Rodrigo,
      Quero primeiramente lhe os parabéns pelo artigos, sempre claros e objetivos. Porém esse artigo gerou uma dúvida, o corpo armazena na forma de glicogÊnio parte dos carboidratos ingeridos. Como é feito o consumo desse glicogênio e como ocorre a construção do musculo (ele é feito só de proteinas), e em que ponto o corpo busca a gordura como fonte de energia. (Li em outros artigos que a ordem do consumo é: Glicogenio, Musculo e enfim Gordura.)

      att

      • Rodrigo disse:

        Olá!

        Glicogênio é fonte de energia rápida. O corpo irá primeiramente consumir estas reservas antes de partir para as próximas! O corpo nao irá queimar musculos antes da gordura…. Tudo depende também…Musculos sao queimados caso sua alimentacao seja muito restrita e você nao se exercite para manter os musculos ativos.

        Abraço!

    9. Val disse:

      Olá Rodrigo
      Eu fiz reducaõ de estomago a 6 anos, de 3 anos p cá, começei a ter hipoglicemia, e o meu organismo diz o médico tem reaçao desesperada ao açucar. resultado engordei 20 kg, estou praticando atividade fisica de seg a sex, mas gostaria de saber como posso me alimentar para ajudar a eliminar esses quilos, porém sem me esquecer da hipoglicemia. meu erro foi ter me acomodado em buscar ajuda, mas estou disposta a não voltar a engordar nunca mais.
      Ficarei muito grata, se vc puder me ajudar…
      abraços

      • Rodrigo disse:

        Val,

        Parabens pela decisao!
        Olha, de uma olhada no artigo sobre Insulina que eu escrevi. Acredito que vai te ajudar MUITO!
        Em seguida de uma olhada na pagina de todos artigos (www.emagrecerdevez.com/artigos) que você vai achar tudo que precisa pra atingir teu objetivo! Garanto que vai gostar!

        Abraço!

    10. ana disse:

      Caro rodrigo, vc consegue explicar de forma clara os mecanismos bioquimicos do corpo que levam ao processo de emagrecimento e engorda! E com certeza vc está contribuindo com muita gente. Parabens e sucesso!

    11. Elmo Felix Pastor disse:

      Eu estou há algum tempo com nutricionista e faço musculação 5 vezes por semana e perco peso, não sou gordo mas tenho uma capa de gordura no corpo que insiste em não sair ou ser queimada, no acompanhamento a perda de gordura é muito lenta, eu perco peso mas não perco a tal da gordura localizada. Por ultimo descobri com um endocrinologista que tenho resistência moderada a insulina. Minha alimentação já contempla não comer besteira, o médico passou um remédio fitoterapico, não estou vendo muito resultado. O que você poderia me aconselhar?

      • Rodrigo disse:

        Fala Elmo…

        Olha, por incrivel que pareca, acho que voce está indo demais na academia. Nao sei como é seu programa de treino, mas você não deixa tempo pros musculos se recomporem. Se voce está perdendo peso mas a gordura nao, isso significa que voce está perdendo massa muscular, oq é o oposto do que voce quer! Isso pode acontecer sem duvida.
        No teu caso da insulina… para perder essa ultima camada de gordura q realmente é dificil, aconselho uma dieta mais baixa em carboidratos por algumas semanas. Isso deve ajudar bastante. Mas teria que também saber oq vc anda fazendo exatamente na academia! O seu nutricionista deveria te auxiliar nisso!

        Um abraco!

    12. Elmo Felix disse:

      Olá Rodrigo,

      O meu programa é do tipo A,B e C, ou seja sempre tem um grupo de musculos descansando. A nutricionista fica abismada por eu não obter os resultados, pois ela falou que o tipo de dieta que eu faço já era para secar a muito tempo pois tem clientes que conseguem rapidinho. Bom vou tentar até onde puder Obrigado.

      Um abraço,

      • Rodrigo disse:

        Oi Elmo. Olha, eu sou muito cético com nutricionistas… já fui em uma muitos anos atrás e me arrependi. Realmente fico decepcionado com a qualidade deles!

        Cada corpo é individual… cada rotina é individual e cada resultado é individual! Nao tem como comparar o seu desempenho com outros!

        De uma lida no desafio do site para ver se te interessa! Tenho certeza que, no minimo, irá te ajudar a entender algumas coisas interessantes!

        Abraco!

    13. [...] de gordura pare totalmente! Não é isso que você quer, certo? (Não deixe de ler o artigo sobre  Insulina, muito valioso). Então você se pergunta… hmmm… será que é por isso que estas dietas [...]

    14. Rita disse:

      Prezado Rodrigo,

      Ontem descobri seu site e estou adorando cada artigo. Em todos os seus artigos vejo muito da Dieta do Dr. Arthur Agatston que diferentemente do Dr. Atkins restringe periodicamente a ingestão dos carboidratos e não permite o uso indiscriminado de proteína, distinguindo as boas das más, assim como os carboidratos. Dr. Agatston também escreveu no seu livro da Dieta de South Beach sobre a insulina. Você pode me dizer se esta dieta tem muitos pontos contra?
      De qualquer forma, parabéns pelo site, já o indiquei pra muita gente baseada na qualidade dos artigos, no seu autruísmo em compartilhar tudo sem cobrar nada por isso. No próximo mês começo no desafio e tenho certeza que alcançarei bons resultados e pra ajudar vou arrastar meu marido tbm…
      Um grande Abraço

      • Rodrigo disse:

        Obrigado Rita, gostei do seu comentário.
        Olha, como nao sou muito fã de dieta mesmo em si, confesso que nunca procurei ver a fundo sobre a famosa dieta de South Beach. Entao neste caso nao posso opinar.

        Tenho certeza que vai obter otimos resultados com o desafio!

        Grande abraço!

    15. cacau disse:

      Oi Rodrigo,
      Seu site me ajudou muito no meu processo de emagrecimento, já se foram 20 kilos
      Mas justamente hoje eu (que trab na área da saúde) fiz o teste de glicemia capilar, já havia tomado meu café da manha um pouco mais de uma hora antes e fiquei surpresa com o resultado: 63mg/dl, muito baixo por eu já ter me alimentado, não sinto fraqueza, tremedeira nem muita fome, fiquei preocupada pois meu emagrecimento está na média, faço exercícios aerobicos e anabolicos 4 vezes na semana e 1 dia só aero, consumo 1200 no máximo, estou com medo do efeito platô; Já tive hipo anos atrás, mas me sentia muito mal, tremadeiras, tonturas, suor frio,coisa que não estou sentindo o que há de errado?
      Já agradeço a resposta e um grande beijo pra você!

      • Rodrigo disse:

        Olá! wow 20kg? muito bom!

        Voce está comendo livremente 1 dia ou pelo menos 1 refeicao na semana? O famoso “cheat-day”… tenho um artigo sobre isso.

        Em relacao aos valores específicos da glicemia, eu prefiro não opinar e deixar a cargo de algum médico. Como voce mesma disse, nao está sentindo nada de diferente certo? E se voce está seguindo uma dieta balanceada (como a sugerida no desafio), voce está ingerindo todos os componentes normalmente, o que inclui carboidratos.

        Na minha opiniao você está ótima! Para tirar um dúvida mais específica, só o que posso recomendar mesmo é consulta com médico. Pra entender melhor a sua questao da glicemia, tendo em vista que você já teve hipo no passado.

        Abraco!

    16. cacau disse:

      Obrigado pela resposta Rodrigo, então eu deixo o “dia do lixo” sim, geralmente de sábado ou domingo, está mais dificil emagrecer nessas últimas semanas, acho que é o momento de fazer o hiit (que não fiz ainda), e quero ao final do meu objetivo postar minhas fotos, são poucas mas são a prova de que podemos sim emagrecer com saúde, e tb prova de minha vitória.
      Abraços!

      • Rodrigo disse:

        Manda ver no hiit entao se puder! É uma boa sim!

        Vou ficar esperando seu contato com as fotos entao =)
        Parabens adiantado!!

        Rodrigo

    17. MARCIA disse:

      OLÁ RODRIGO
      NOSSA QUANTA INFORMAÇÃO!!!!
      EU ESTOU LENDO SEUS ARTIGOS, E COMO NOSSO CORPO É PERFEITO, O EQUILIBRIO É O REMEDIO.
      EU JÁ FIZ A DIETA DO DR. ATKINS FOI BOM POR UM TEMPO. DEPOIS DE LER ESSE ARTIGO SOBRE INSULINA COMPREENDI O SEGUINTE: NÃO É NÃO COMER MAIS CARBOIDRATOS MAS SIM COMER O TIPO CERTO DE CARBOIDRATO…ESTOU ANIMADA COM ESSAS INFORMAÇÕES..ESTOU FAZENDO MINHA PLANILHA, A REEDUCAÇÃO É UM PROCESSO ESTAMOS NA LUTA. OBRIGADA

    18. debbie disse:

      Ola Rodrigo hj que conheci o site e amei os artigo , nao li todos ainda mas este sobre insulina me interessou pois nao entendo nada mas me identifiquei numa parte que fala se vc come pouco e engorda bom minha cabeça anda pessima entao queria umas dicas de vcs mais claras eu tenho que comer mais proteinas e menos carboidratos bcos certo???mas como elaborar uma dieta balancaeda que eu atve se é asim que fala ainsulina e a queimar mais e perder peso nao sei se consegui explicar aondeposeria ver para elaborar uma dieta correta ou se vc poderia me falar o que comer nas refeiçoes e o que nao comer desde ja agradeço abçao Debbie

      • Rodrigo disse:

        Oi Debbie! Fico feliz que tenha gostado e a boa noticia é que felizmente eu escrevi um artigo inteirinho sobre refeicoes balanceadas :) Da uma olhadinha pagina de Artigos do site, tenho certeza que responderá suas perguntas em detalhes :)

        Abraco!!

    19. debbie disse:

      Ola Rodrigo eu entrei no site e baixei em meu pc vi algumas coisas gostei , queria tirar outra duvida com vc eu li que nao e bom tomar agua nas refeiçoes pois atrapalha o suco gastrico e isso prejudica como funciona isso é verdade??pois tem medicos que ja me disseram que isso e besteira queria saber o que realmente e verdade brigadao e valeu bjus debbie

    20. debbie disse:

      Bom dia querido e obrigada por responder , valeu
      Debbie

    21. [...] o artigo completo sobre insulina, onde eu falo de forma detalhada sobre a ação e a importância desse hormônio na questão do [...]

    22. Ana disse:

      Rodrigo, procurei no site mas nao achei vc falando sobre maltodextrina no pós-treino juntamente com o whey…gostaria de saber se é essencial tomar malto ou dextrose para ganho de massa magra..obrigada!

      • Rodrigo disse:

        Oi Ana,

        Nao é essencial tomar Malto dextrose nao. Normalmente o pessoal toma antes do treino pra dar uma energia adicional, mas nao é nem de longe uma coisa essencial.

        Rodrigo

    23. Debie disse:

      Olá Rodrigo!Bom vamos começar por parte e fiz o teste da mão em volta do pulso e os meus dedos sobram e mt!
      Eu tenho 1,63 de altura e peso 54 kg vc acha que eu estou num nivel, magro,médio ou com sobre peso!pf responda!!!
      A entra no meu blog se posivel
      popstar.loveblog.com

      • Rodrigo disse:

        Oi Debie!

        Ehehehe.. o que importa eh o que voce acha de si mesma! Acha que esta ok? Acima do peso? Abaixo? Esse gosto eh muito pessoal!!

        Olhando os numeros assim me parece que esta ok, nao esta? :) heheh

        Muiiiiito sucesso pra voce e tenha uma boa tarde :)
        Rodrigo

    24. gabi disse:

      posso tomar insulina injetável, mesmo sem ser diabética, só pra tentar acelerar meu emagrecimento???????????

      • Rodrigo disse:

        Oi Gabi,

        Olha, nunca pesquisei sobre isso e nao posso dizer nada alem do que: Consulte um medico pra saber.
        Eu sou total devoto aos metodos naturais e realmente nao opinarei sobre isso :)

        Mas te adianto que nao soa bem aos meus ouvidos.

        Abraco,
        Rodrigo

        • BOM DIA RODRIGO
          A GABI TE PERGUNTOU SOBRE INJETAR INSULINA PARA EMAGRECER MAIS RAPIDO. MAS PELO Q ENTENDI QUEM QUER EMAGRECER DEVE EVITAR PICOS DE NSULINA NAO É MSM?
          VC NAO OPINOU, MAS, FIQUEI PENSANDO SOBRE ISSO E ACHO Q ELA ESTA MT ERRADA! O Q VC ACHA?

    25. Gabriela disse:

      Oii Rodrigo! Achei super legal os artigos e esclareceu muitas coisas. Porém, ainda não sei muito bem o que fazer, pois tenho muita informação e não sei o que fazer, fico confusa sobre qual a melhor coisa a fazer no meu caso… Eu não me acho uma pessoa gooorda, mas gostaria de perder uns quilinhos, uns 5 ou 6kg, umas gordurinhas localizadas na barriga e braços que são os lugares que mais acumulam eu acho pra mim, que mais aparentam pelo menos… mas eu gosto do tamanho das minhas pernas e bumbum, mas gostaria de defini-los, tonificar…eliminar gorduras mas sem perder medida entende? ou seja, tranformar a gordura em musculo… Quero ficar com a barriga retinha como ja tive, mas com o mesmo tamanho de coxas e bumbum. Tu poderia me ajudar? o que é melhor fazer nesse caso? Eu realmente comia muito carboidratos, e depois que saí do ensino medio em 2008 e parei com os treinamentos d volei e basquete que eu fazia quase todos os dias, aumentei uns 9 kg, dai comecei a cuidar um pouco mais da alimentação e perdi um pouco, depois parei de cuidar e ganhei os mesmos.. mas nao passo muito disso, tenho 1,60 e to pesando agr 59 kg. nunca passa disso, espero que nao passe mesmo hehe mas quero diminuir, quero elimar gordurinhas e ter massa magraa, sem perder o tamanho atual, soh que sem ser gordura.. o que eu faço??? socorro heuhhe

      • Rodrigo disse:

        hehehe… entendo sua situacao.

        Bom, nao da pra garantir que se voce perder peso, suas pernas, bumbum e cochas nao irao perder medidas. Por que, principalmente nas mulheres, existe uma tendencia de estocar gordura nestas areas. Entao, caso voce queira perder gorduras, seu corpo vai escolher de onde tirar primeiro e eu nao ficaria surpreso se voce perdesse medidas nestas partes um pouco.

        A gordura abdominal, normalmente, eh a mais dificil de se tirar novamente… ou seja, ela vai sair quando o resto ja estiver “magrinho” :)

        No teu caso, eu acho realmente que o melhor seria voce reestruturar sua alimentacao agora, sem se preocupar com calorias mas sim se preocupar na escolha dos alimentos. Soh isso eu acho que vai fazer uma grande diferenca pra ti. Eu aconselho que leia o artigo sobre refeicoes balanceadas entre outros que possam ser de seu interesse, inclusive o Desafio do site.

        Tenho certeza absoluta que voce tirara bom proveito :) Espero ter ajudado.

        Sucesso pra ti,
        Rodrigo

    26. Gabriela disse:

      uhnnn, muiito obrigada pela dica! coisa triste, pra mim continuar com as mesmas medidas sem ser gordurinha a melhor coisa é fazer musculação, pra mim ter maior ganho de massa magra? eu tava pensando em fazer muay-thai, é uma atividade que eu me interesso muito e gostaria de fazer… Tu acha que eu fazendo isso mais musculação é uma boa opção? ou o muay-thai irá prejudicar meu ganho de massa magra, apesar de me ajudar a eliminar umas gordurinhas? :s pq o meu objetivo é “transformar” a gordura em massa muscular… outra opção que pensei tbm foi spinning… o que tu acha?

      • Rodrigo disse:

        Oi Gabriela,

        Eu acho que muay-thai e musculacao eh perfeito pra ti sim :) Otimos exercicios! Tenho certeza que vao te ajudar no teu objetivo!!

        Spinning alinhado a musculacao tambem pode ser bem vantajoso, porem, na minha opiniao, eh mais chato que muay-thai :)

        Abraco,
        Rodrigo

    27. WANESSA disse:

      Olá Rodrigo!
      A algum tempo venho acompanhando seu site e realmente você posta informações de muita qualidade! PARABÉNS!!!
      Estou estudando o seu DESAFIO DE TRÊS MESES e vendo se finalmente me empolgo e começo a fazê-lo. Já mudei algumas coisas na minha alimentação, visando principalmente o controle dos níveis de insulina. Faço jiu-jitsu e musculação, mas mesmo assim engordei alguns quilos no último ano (acho que por uso de alguns suplementos).
      Gostaria que você me desse umas dicas de como eu posso adequar a dieta do DESAFIO DE TRÊS MESES para ganhar músculos e perder gordura gradativamente. Se eu ingerir poucas calorias como manda a dieta, eu vou perder, além da gordura, a massa magra tão difícil de ser conquistada?

      Grata.

      • Rodrigo disse:

        Oi Wanessa,

        Se voce exercitar seus musculos, nao se preocupe em perde-los :) Seguir o desafio, ingerindo 20% menos do que precisa e mantendo os musculos ativos, nao havera risco de perda de massa magra.

        Eh muito dificil de se ganhar musculo enquanto perdendo gordura… mas muitas referencias dizem ser possivel…

        Eu sugiro que voce, primeiramente, escolha os alimentos adequadamente e nao se preocupe muito com a quantidade calorica, mas sim, somente com a qualidade dos alimentos. Isso jah vai lhe ajudar no teu objetivo e arrisco dizer que vai te ajudar a perder peso tambem, sem o controle calorico.

        Ah, e atencao aos suplementos! Tem certeza que precisa deles? :)

        Abraco,
        Rodrigo

    28. WANESSA disse:

      Obrigada pela resposta tão rápida!
      Estava lendo o seu artigo sobre o HIIT e queria saber se o método pode ser aplicado à musculação. Ex.: 45seg executando os exercícios de alta intensidade(com bastante peso) e seguir para outra máquina (com pouco peso) para recuperar o fôlego por 45 a 120seg.

      Depois dessa segunta etapa de 45 a 120 seg, ainda há um descanso ou não?

      Grata.

    29. Fernanda disse:

      Olá,
      Há dois dias descobri que meu pâncreas produz muita isulina…estou muito preocupa, pois sou magra. Tenho 23 anos, meço 1,65 de altura e peso 52. Tenho lido sobre o assunto e as informações que tenho é que é preciso emagrecer para controlar este problema. Se eu já sou magra o que eu faço? Minha doutora receitou-me um remédio para esse controle de produção de isulina, mas informou que iria emagrecer com o tratamento. Não sei o que fazer. Descobri também que devido a essa produção excessiva de insulina, desenvolvi micropolicisto nos ovários. Você pode me ajudar com alguma informação sobre o meu caso?
      Desde de já agradeço!

      • Rodrigo disse:

        Oi Fernanda,

        Sinto muito mas realmente prefiro deixar estes assuntos especificos a cargo dos especialistas da área. Não me sinto qualificado para sugerir ou comentar a respeito.

        Independente do que lhe for recomendado, tenho certeza que aqui você encontra o que precisa para se motivar, se reeducar na alimentação e ter uma vida saudável.

        Minha unica sugestão seria: Procure mais de uma opinião médica antes de ter certeza do que fazer.

        Sucesso pra você,
        Rodrigo

    30. Fernanda disse:

      Rodrigo,

      Obrigada pelo retorno…estou procurando médicos para o tratamento. Sei que vai dar tudo certo.

      Grata, Fernanda.

    31. Nicky disse:

      Olá!
      Achei bem bacana tua explicação. Comprei a revista Veja que fala da Liraglutida ou Victoza e confesso que é tentador voltar a ser magrinha. Mas como ja sofri todos os efeitos colaterais possíveis depois de 10 anos de uso de ” remedinhos” pra emagrecer, fiquei desconfiada dos futuros efeitos colaterais. Até porque o estudo é recente,e com certeza as consequencias vão aparecer.Sei lá,acho que voce injetar uma coisa no teu organismo(mesmo que o organismo ja produza) para acelerar um processo,não é valido.Somente se voce tem um problema e não produz naturalmente tal componente.
      Sou tripulante e minha alimentação é bem complicada.Tenho que comer o que embarca para no avião e levar comida de casa fica difícil,pois 5 dias fora de casa e sem lugar adequado para refrigeração,ja viu,vou emagrecer por infecção intestinal..rsrsrs… Sou aquele tipo que vc citou: não come muito e engorda( e sou corredora) .Vou tentar trocar os carboidratos simples por complexos. Diminuir pão e massas em geral. Vamos ver no que dá!
      Abraços

      • Rodrigo disse:

        OI Nicky!

        Eh isso ai, qualquer alteracao que te leve mais proxima do teu objetivo, eh valida! Com certeza voce tem algumas limitacoes, mas sempre tem algo que podemos melhorar neh? :)

        Grande abraco,
        Rodrigo

    32. Michele disse:

      Fabio, primeiro queria lhe parabenizar!
      Como eu poderia inserir a insulina como processo de emagrecimento?

      • Rodrigo disse:

        Fabio? heheheh

        Michele, a insulina esta no teu organismo e eh produzida naturalmente.
        Uma resalva eh o caso dos diabeticos, os quais tem deficiencia na producao de insulina.

        Abraco,
        Rodrigo

    33. Brenda Lopes disse:

      Oi achei este site bastant interesante e talvez me poça ajudar a esclarecer umas duvidas que tenho.
      Sou uma rapariga com 16 anos e tenho diabetes tipo 1 desde os meus 5 anos de idade. Ultimamente tenh andado com eles bastante descontrolados e bastante altos ( mais ou menos a 1 més). Porém tenho andado com falta de apetite e quanto menos como (nao comendo hidratos de carbono com medo de engordar) mais eles levantam mesmo tomando a insulina que presiso. Irei daqui a um més a uma consulta psra ver o que se passa mas tenho imenso medo de engordar quando eles começarem a controlar ( porque já aconteceu uma vez quando andei dois anos com eles sempre altos e nem tomava insulina e comia tudinhoo. quando os começei a controlar na altura engordei muito e tenho medo que volte a acontecer) poderá acontecer o mesmo agora ? pff me ajude a tirar este “monstro da cabeça” bjo

      • Rodrigo disse:

        Oi Brenda,

        Acho que, como voce disse, isso tudo sao monstros na sua cabeca. Diabetes eh uma condição especial sim, porem, muito comum. Tenho total certeza que com habitos alimentares corretos e uma atitude mental correta, voce irá ter o corpo que quiser, com diabetes ou sem. Espero que possa tirar proveito dos muitos artigos aqui do site, inclusive os motivacionais!

        GRande abraco pra ti,
        Rodrigo

    34. Brenda Lopes disse:

      Palavras certas no momento certo, muito obrigado Rodrigo… Irei tirar estes monstros da minha cabeça e controlar-me da melhor maneira.

      Beijinho
      Brenda

    35. Nadir Bitencourt Santoro disse:

      Olá Rodrigo, primeiro quero te parabenizar pelo excelente trabalho, está me ajudando muito, estou em tratamento com endócrino, pois desenvolví essa “resistência à insulina”, já estou com esteatose hepática moderada (gordura no fígado), e acantose nigricans (manchas escuras na axilas, pescoço e dobras do corpo), a taxa de insulina está o dobro do esperado, não me lembro agora de memória, vc com o seu artigo foi quem me impulsionou a procurar ajuda, tenho 1,59 e estava com 86k, digo estava, pois já perdí 6k, realmente todos deveriam saber sobre a insulina, mas infelizmente os medicos só pedem exames de glicemia e não basta, a minha glicemia estava sempre normal, foi a primeira vez que fiz exame de insulina, minha mãe e irmã já são diabeticas e tenho uma grande parte dos parentes que são também e como vê logo seria eu. Quero te agradecer por ter aberto a minha mente e olhos, minha médica me deu também medicação e disse-me que eu ficarei sarada e com certeza irei Emagrecer de Vez. Um grande abraço e Deus seja contigo..

      • Rodrigo disse:

        Nadir! Que maravilha!! FIquei muito feliz que voce me contou isso! Obrigado por compartilhar comigo!

        FIco honrado em ter ajudado! Espero que atinja então todos seus objetivos de agora em diante!

        Um grande abraço,
        Rodrigo

    36. Olá Rodrigo,

      Já eliminei 46 quilos e teu site me foi muitas vezes um aliado nessa luta, ora reforçando, ora acrescentando e vim aqui lhe agradecer.

      Sobre a dieta de Dr. Atinks , lembrada nos comentários deixados aqui hoje já exist algumas modificações, onde nos e ensinado não a não comer carboidratos mas sim a escolher os cat. opuséreis certos para comer alem da quantidade certa que o nosso organismo pode fazê-ló ao dia de forma a continuar perdendo peso ou a conseguir manter o peso já perdido…existe um livro de Dr. Atinks que fala sobre essa dieta no dia a dia, a dieta da manutenção e este teu artigo conseguiu confirmar muito do que lá esta escrito.

      Deixo-te aqui um beijo e a minha admiração por este teu bg

      Erikah

      • Rodrigo disse:

        Oi Erikah,

        Parabens pela conquista! Eu adoro ver casos de sucesso assim por que um após o outro provam que o sucesso foi fruto de conhecimento aplicado na prática e determinação!

        Como eu digo, uma mente magra jamais habitará um corpo gordo =)

        Abracao pra ti!
        Rodrigo

    37. gabriela disse:

      pla Rodrigo,

      achei muito claro e esclarecedor o seu artigo.
      sei que o foco dele é o emagrecimento de pessoas “saudaveis”, porem sou formada em Educação Fisica e especialista em prescrição de atividade fisica para Diabeticos (principalmente do tipo 1).

      veja minha duvida: se um diabetico tipo 1 tem uma glicemia de 180mg antes do exercicio e vai realizar um treinamento de corrida, ele devera fazer um lanche contendo carboidrato simples e aplicar insulina (em menor qtdade por conta do exercicio, mas tera q aplicar). No entanto, ele começara a atividade com bastante insulina circulante.

      nesse caso iria ocorrer a liberação da lipo Lipase bloqueando a utilização de gordura como fonte de energia?

      agradeço desde ja sua atenção,

      gabriela

      • Rodrigo disse:

        Ótima pergunta Gabriela.

        Bom, eu realmente evito dar opiniões para casos específicos ou clínicos, como no caso do diabetes. Então vou ficar devendo uma resposta completa.

        De forma geral, eu tento imaginar ganho ou perda de gordura como resultado do balanço calórico semanal. Sabemos que a gordura é estocada e queimada a todo momento no nosso corpo, não somente durante os exercício. Logo, tendo uma balanço calórico semanal negativo, a perda de gordura irá ocorrer.

        Vendo desta forma, acho que podemos relevar um pouco o foco nestes detalhes do dia a dia. Como voce diz, se o diabetico precisa injetar insulina, não há outra forma certo? :)

        E claro, depende do treino também, duração e tudo mais. Ponderando as coisas eu não acho que deva se preocupar com isso não. Mas é só minha opinião pessoal.

        Um abraço,
        Rodrigo

    38. Alex disse:

      1º – Parabéns pelo site !

      2º – Tenho uma dúvida:
      Nunca fui gordo, nem magrelo e pratico musculação há quase 1 ano. Ganhei uns musculos bons, nos braços, ombros .. mas estou com uma barriguinha chata na frente e nos lados (Meu percentual de gordura com adipômetro bateu 16%).

      Estou fazendo o seu desafio! Estou fazendo seis refeições equilibradas mas o total calórico dimuniu mais de 20% …. está 35%-40% menor .. tem algum problema dimunuir tanto?

      Estou me sentindo bem, sem fraquesa e me exercitando normalmente ( faz 5 dias só q comecei tmb).

      valeu

      • Rodrigo disse:

        Fala Alex,

        Diminuir tanto assim nao eh recomendado. Voce pode fazer por uma periodo limitado mas depois aconselho que retorne aos 20%,25% pra uma perda consistente!

        Abraco,
        Rodrigo

    39. Elisane SR disse:

      Elisane SR, 31 de outubro,2011.
      Olá Rodrigo!
      Eu li seu artigo sobre As verdades que todos deveriam saber sobre Insulina e me ajudou a lembrar e esclarecer muitas dúvidas.
      Agora despertou um interesse sobre o porquê eu não consigo perder peso, pois caminho 4 Km em 40 minutos, cinco vezes por semana e pratico hidro 3 vezes por semana e iniciei uma dieta de uma semana sem carboidratos e três semanas de dieta rigorosa contendo seis refeições. Não tenho problemas hormonais, mas meu IMC é 35. Onde estou errando?

      • Rodrigo disse:

        Oi Elisane,

        Nao da pra saber assim puramente. Teria que analisar tudo certinho de perto. Eu sugiro que voce calcule sua necessidade calorica diaria na pagina de calculadoras e depois use o montador de cardapio (tb na pagina de calculadoras) para botar em numeros a sua situacao.

        Cuidado com dietas restritivas e tambem cuidado com overtraining (treino demais).

        Um abraco,
        Rodrigo

    40. Luiz Henrique disse:

      Olá Rodrigo,

      Eu tenho uma dúvida e gostaria que me esclarece-se. O ideal é manter a insulina o mais baixa possível para liberar o HSL? Eu diminuindo o carboidrato diminui minha insulina?

      Tenho essa dúvida, pois eu a vida inteira malhei e sempre fui gordo, nunca tinha parado para entender meu corpo e ia muito pelo disse-que-me-disse e infelizmente nunca fez grandes efeitos minha caminhada ao corpo ideal sem contar com maus comportamentos alimentares como fazer apenas 3 refeições ao dia (café, almoço e janta) sendo todos em grandes quantidades.

      • Rodrigo disse:

        O legal é voce manter o nivel de acucar no sangue o mais estavel possivel. A chave eh evitar picos de insulina no sangue, causados por picos de acucar no sangue, que por sua vez, sao causados por comidas de pobre valor nutricional (como doces e carboidratos brancos e de rapida absorcao).

        Abraco,
        Rodrigo

    41. Monica disse:

      Boa noite Rodrigo! Descobri o site a poucos dias e estou achando muito interessante tudo o que tenho lido e gostaria de parabenizá-lo por compartilhar suas pesquisas. Gostaria de esclarecer uma dúvida referente a insulina e a dieta de proteínas (Atkins, metabolikey..) Esta última (do dr. Merheb) explica que quando não consumimos carboidratos, a insulina não sobe e, quando ela está zerada no sangue, libera a queima de gordura, próximo ao que explicou acima. Então alternam fases de restrição de carboidratos com fases onde incluem carboidratos complexos. E dizem que comer várias vezes por dia mantem a insulina sempre ativa e dificulta a queima de gordura, pois qdo ela é liberada no sangue demora um tempo para zerar novamente. Estou um pouco confusa, pois faz sentido a explicação dele. Por outro lado sempre ouvi muito que comer várias vezes acelera o metabolismo. Poderia me ajudar esclarecendo algo do conhecimento que vc tem do assunto? Obrigada!!

      • Rodrigo disse:

        Monica. Ambos pontos de vista tem sentido na minha opiniao jah que a ciencia nao sabe a verdade absoluta sobre isso!

        Eu sugiro que, independente dos detalhes, foque na correcao da alimentacao e no numero de calorias!

        Isso, sem duvida te leva onde quer chegar!

        Abraco,
        Rodrigo

    42. Rogério disse:

      Olá !

      A respeito de balas e chicletes, vc acha que prejudicam a dieta?
      Comer logo depois das refeições pode causar um pico de insulina.

      Obrigado

      • Rodrigo disse:

        Fala Rogerio,

        Acucar prejudica qualquer dieta. Se balas e chicletes contem acucar, tai a sua resposta :P

        Acucar causa alteracao nos niveis de insulina do sangue nao importa o horario.

        Abracao,
        Rodrigo

    43. Pablo disse:

      Eu queria muito saber se a insulina engorda um pouco.Deixa a barriga e perna um pouco flácidas dependendeo das vezes que voce à utiliza.

    44. Alberto disse:

      Ola Rodrigo, gostaria de saber se ha uma contribuição positiva da insulina, ou se uma suplementação que estimule a produção deste hormonio favorecem o ganho de massa muscular…

      desde ja agradeço..

      parabéns pelo site..

    45. Felipe disse:

      Você já ouviu falar sobre pessoas que aplicam insulina direto na barriga para emagrecer? Pode falar sobre isso..

      Parabéns pelo site! Está sendo importante no começo da minha caminhada…

      • Rodrigo disse:

        Fala Felipe,

        Nossa hehehe, nao, nunca ouvi falar sobre isso. Acho meio bizarro e desnecessario entao nao acho que valha a pena pesquisar pra postar aqui. O.o

        Fico feliz que esteja comecando a caminhada! O segredo eh persistencia!

        Abracao
        Rodrigo

    46. Felipe disse:

      Olá Rodrigo… fui me informar novamente com meu cunhado.
      Na realidade não é a insulina que está sendo injetada. É o “famoso” Victoza.

      ps: foi apenas uma dúvida já que sou totalmente contra uso de medicamentos.

    47. Igor disse:

      Olá Rodrigo td bem?

      Sempre li que depois do treino com pesos é recomendado a ingestão de Whey protein com algum carboidrato simples (tipo malto, dextrose etc.), pois além de ajudar na rápida absorção da proteína, repõe os estoques de glicogenio e maximiza o efeito anabólico da insulina. Essa informação procede, ou apenas atrapalha na perda de gordura? Pq quero massa muscular mas com o minimo de gordura possivel, pra que a parte do carb cycling fique mais fácil.

      Desde já agradecido,
      abração!!!

    48. Igor disse:

      O que vc recomendaria no pós treino Rodrigo? Estou tomando Whey e Maltodextrina, pois dizem que o malto ajuda na melhor absorção da proteína, repõe os estoques de glicogênio e tem efeito anabólico por causa da insulina já que é um carboidrato com IG alto, pois durante o dia só consumo carboidratos de IG médio/baixo. Essa informação é verdadeira?

      Abraço e sucesso!

      • Rodrigo disse:

        Biologicamente, pra mim faz sentido sim. Porem, voce precisa escolher se quer ganhar massa OU perder gordura. Eu sempre acho que whey ta de bom tamanho. Muita gente toma malto antes pra dar uma energia extra pro treino. Tem gente que toma depois pra fazer com que a proteina seja “absorvida mais rapido”, mas nao acho que isso seja mereca tanta atencao, eh minha opiniao.

        Abraco,
        Rodrigo

    49. Igor disse:

      não estou conseguindo comentar

    50. Igor disse:

      Mas só tomando o Whey no pós ele não será utilizado para repor a energia ao invés de servir p reparar os músculos?

    51. Duda disse:

      Prezado Igor,

      Licença para responder a uma pergunta, não costumo fazer isso, mas deu vontade….hehe

      O que o corpo vai precisar LOGO após um treino forte, é carbo, não proteína! Isso é fato! Como vc já sabe, os estoques de glicogênio muscular precisam ser repostos, e a oportunidade de se usar a “janela” que o corpo abre, para uma rápida absorção das substâncias que disponibilizamos para ele através da nutrição, não pode ser descartada para quem visa o melhor planejamento estratégico.

      Para facilitar, o pessoal costuma misturar o carbo e a proteína, mas o correto seria mandar só o carbo e depois de uns 20 minutos a proteína, para a reconstrução muscular.

      Pessoalmente não gosto de malto, prefiro outro carbo, es especial um que tem como matéria prima o milho. Se vc está em dieta de definição é uma boa opção, o nome dele é WoxiMaze, da IDS, experimenta!

      Sobre ganhar massa e queimar gordura ao mesmo tempo, dá sim, mas é um processo bem mais lento do que se optar por um dos dois, embora muito mais saudável.

      Informação é poder!

      Com Atenção e respeito, saúdo-os.

      Abraços,

      Nuvem que passa….

    52. Marcella disse:

      Então Rodrigo gostei muito da sua forma de escrever… simplificado mas que da pra compreender! Mas fiquei com uma dúvida, vc disse que alimentos como, pão branco, massas e etc, podem levar ao pico de insulina, mas por exemplo, uma pessoa que não gosta de pão integral por exemplo, ingerir um pão branco mas com uma proteína de qualidade e fibras junto com esse pão, mesmo assim vai ocorrer a elevação da insulina??
      Grata
      Marcella

      • Rodrigo disse:

        Comenda da forma que voce mencionou, acredito que este efeito seria bem menor bem menor ao meu ver, porem, o carboidrato simples ainda estara la. A combinacao dos alimentos eh importante sim. :)

        Abracao,
        Rodrigo

    53. Isa Abuquerque disse:

      Olá rodrigo, gostei desses artigos, estava fazendo uma pesquisa sobre carboidratos,
      para meu curso de nutrição, e clareou muito mais ainda, obrigada.

    54. mauro disse:

      ola rodrigo tudo bem?
      eu estou tomando uma colher de sopa de maltodextrina com whey protein depois do treino
      queria saber se ira me prejudicar na queima de gordura?

      • Rodrigo disse:

        Oi Mauro, depende!

        Tudo depende hehe..

        Depende do teu treino e do teu objetivo. Nao acho que uma colher de malto com whey apos o treino tenha impacto significativo na queima de gordura nao.

        Abraco,
        Rodrigo

    55. Miguel disse:

      Olá Rodrigo, sabemos que para os fisiculturistas, a insulina é a “ferrari” dos dos anabolizantes. Se possível, gostaria que vc me explicasse como isso funciona, ou me manda um link d algum site que explique isso mais afundo, abraço !!

      • Rodrigo disse:

        Insulina, como voce viu, eh muito importante no processo de levar certos nutrientes ate seus destinos intermediarios. Por isso mesmo eh de grande importancia tambem para fisiculturistas. Porem, existe muito a este respeito e fica dificil comentar assim aqui. Eh um assunto que pode se extender muito mesmo! :)

        Abracao,
        Rodrigo

    56. jose paulo disse:

      tenho 53 anos cheguei apesar 109 kg 1,73m atualmente to com 95 tava pre diabetico, cm labirintite..e tomando leite d emilho alpiste to com 84 de glicemia e a pre em 100 abaixou colesterol triglicrides . vou ler com mais atençao suas orientaçoes obrigado

    57. Mariana disse:

      Olá Rodrigo, tudo bem?
      Uma pessoa com os seguintes resultados de curva insulêmica:
      Jejum = 2,0 uUI/mL
      120 minutos depois de ingestão de glicose = 31,40 uUI/mL
      HOMA IR = 0,43 e
      HOMA BETA = 40

      Está resistente à insulina, certo?
      Qual o grau da doença está essa pessoa?
      Isto pode ser considerado pré-diabetes?
      Em quanto tempo essa resistência se transforma de fato em diabetes?
      É possível reverter essa resistência? Como?

      Obrigada,
      Mariana.

      • Rodrigo disse:

        Mariana,

        Estas sao perguntas que somente um profissional da saude podera te responder com responsabilidade. Isso fica fora do meu escopo.

        Abracao,
        Rodrigo

    58. Marcela disse:

      Olá Rodrigo,

      Achei interessante o seu artigo sobre insulina. Estou muito preocupada pois, a minha está lá nas alturas, e a tempos venho brigando com a balança sem exito. Compriendo agora como aqueles bolos gostosos, batata frita quase que diariamente, e aqueles paes quentinhos me fizeram mal.
      Hoje estou a base de remedio e dieta daqui a 1 mês tenho que fazer novamente uma bateria de exames.

    59. MARY disse:

      Estou com insulina alta isso pode desencadear alguma doença… não tenho visícula.

    60. Tereza Isabel Saltorato disse:

      Olá Rodrigo, bom dia!! Obrigada e parabéns pelo que está nos ensinando, tenho certeza que é fruto de muito estudo e pesquisa…tenho experimentado muitas coisas que diz aqui em meu próprio corpo, achei muito pertinente o assunto da INSULINA…..Agora tenho uma dúvida: o que me diz do café e do adoçante????? Gosto muito de café….Adoçante não muito, mas não acostumei 100% não usar nada…(nem açúcar, nem adoçante)…
      Obrigada, Abraço.
      Tereza

    61. Michele Fernandes disse:

      Rodrigo,

      Estou adorando o programa. Parabéns!
      Diga-me uma coisa….como que vc consome o queijo cottage? Puro?…não desce….rsss…..preciso misturar numa geléia…posso?…numa torrada?…mas e a noite, sem os carboidratos?….comer de colherada?

      • Rodrigo disse:

        Oi Michele, eu como puro tambem viu ehehe aprendi a gostar. Mas as vezes eu mistura uva passa ou sementes de girassol ou ainda geleia de morango BEM light! Fica bem bom!

    62. Felippe disse:

      Rodrigo, um azeitinho vai bem com o cottage, não?

    63. MARA disse:

      OLá Rodrigo,

      Estou fazendo o desafio dos 10 dias, me adaptando a nova realidade mas amigo, pq tenho a impressao que nao vou conseguir. Estava aumentando de peso gradativamente, diria inflando, foram 9 kg a mais na balança. Espero que estas mudanças possam me trazer de volta para onde eu nao devia ter saído. 50 kg. Obrigada Mara.

    64. Fernanda disse:

      Oi Rodrigo,
      sou veterinária e gostei muito da forma como você explicou o funcionamento da insulina no organismo, tornou a coisa mais didática. Mas não é por isso que estou aqui, vou ter que sofrer uma colecistectomia e no pre op apareceu a tal da HOMA IR, que mede o indice de resistencia a insulina, alta. Minha insulina tambem apareceu aumentada mas Graças à Deus a glicose ainda está normal. Estou 10 kgs acima do peso desde a minha gravidez mas nunca fui de comer muitas besteiras, a minha hepatologista suspeita que seja uma tendência genética já que além disso eu teno uma esteatose hepática há 3 anos. Minha hepatologista disse que se eu emagrecer posso ainda reverter essa resistencia a insulina mas eu estou bem chateada. Existe algum tipo de alimento que favoreça o aporte de insulina as celulas? e já que emagrecer com a insulina aumentada fica mais dificil, como eu posso me alimentar para ajudar a baixar os indices dessa insulina? exercicios fisicos nesse momento ficam inviaveis porque vou fazer a tal colecistectomia, então… Já estou numa dietoooona, mas ja me inscrevi no seu programa dos 10 dias, afinal eu mais do que ninguém VOU TER que fazer uma reeducação alimentar.
      Obrigada,
      Fernanda

      • Rodrigo disse:

        Oi Fernanda, entendo sua situacao.

        Bom, nao sou medico e nem quero bancar ser um, logo, o que posso ter dar sao sugestoes baseadas na minha experiencia e nos meus estudos. Eu acredito que se voce estabelecer uma dieta alimentar que seja baixa/controlada em carboidratos (evitando completamente os carboidratos brancos, de preferencia) e priorizando fontes naturais de proteinas e tambem legumes e castanhas (como amendoas, nozes, castanha do para, etc), voce tem GRANDE chance de obter uma melhora nesta resistencia do teu organismo à insulina. Uma das dietas famosas que se aproximaria disso que sugeri seria aquela dieta Paleo. Este tipo de alimentacao tente a melhor este quadro sim, ateh onde eu sei. Alem disso, essa alimentacao vai favorecer bastante a sua perda de peso.

        Um grande abraco,
        Rodrigo

    65. Nadir disse:

      Fernanda, sei que o Rodrigo vai te responder, mas gostaria de dar também minha sugestão, já que sofro do mesmo problema que vc, quando iniciei meu tratamento com o endócrino, minhas taxas de insulina estavam altíssimas (35 mcU/mL), quando o bom é 16 mcU/mL. Minha medica pediu pra cortar o açúcar e a farinha branca refinada, alimentos com alto índice glicêmico e me receitou Metformina para auxiliar no tratamento. Também tenho esteatose hepática, faço ultrassons de 2 em 2 meses para acompanhar. Com a ajuda do Emagrecer de Vez, iniciei uma alimentação balanceada e pratico exercícios físicos, mais especificamente caminhadas e eliminei 13 kilos, as taxas baixaram para 15, depois 11 e essa semana irei fazer todos os exames novamente, mas tenho certeza que está bom. Como não poderá fazer exercícios capriche na alimentação que terá êxito também. Boa sorte. Nadir

    66. ANGALA disse:

      OI RODRIGO,TENHO UMA PERGUNTA E SE BEBERMOS TUDO COM ADOÇANTE? E SE USAMOS O AÇUCAR MASCAVO? TEM ALGUMA DIFERENÇA DO AÇUCAR REFINADO,E CHICLES SEM AÇUCAR ETC…. MUITO OBRIGADA

      • Rodrigo disse:

        Bom, adocante eh algo artificial. Tem um artigo aqui sobre isso.

        Acucar mascavo pode ser uma boa, mas lembre-se que eh ACUCAR, entao, cautela!

    67. eunice rosa disse:

      Rodrigo, paguei pelo pacotão extra e ainda não recebi
      e tb faltou o terceiro dia nos emails enviados.
      Estou no aguardo e muito obrigada!
      Eunice

    68. andreia disse:

      Olá Rodrigo, Sou nutricionista e gostaria muito de comprar esse programa. Como eu faço para adquirir. Aguardo retorno. Obrigada.

    69. Jus Nascimento disse:

      OOOI…

      Rodrigo, voce disse que se a refeição for rica em carboidratos complexos e naturais, a digestão acontece mais lentamente, assim não existem picos nos níveis de açúcar do sangue e, consequentemente, a insulina é liberada controladamente pelo pâncreas. Isso significa que a gordura potencial é eliminada sem ser apreendida pelo organismo?

      Obrigada

      Jus

    70. CLAUDIA ABREU MOREIRA disse:

      BOM DIA, RODRIGO!!!

      AMEI SEU NOVO ARTIGO…MT, MT, MT ESCLARECEDOR… E MOTIVADOR COMO SEMPRE!!!
      GOSTARIA DE OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ADOÇANTES, SE EXISTE UM QUE SEJA MAIS INDICADO?
      E TAMBÉM INDICAÇÕES DE “DOCINHOS QUE POSSAMOS INGERIR.
      OBRIGADO MAIS UMA VEZ POR COMPARTILHAR TODOS SEUS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS CONOSCO,
      BEIJOSSS!!!!

    71. CLAUDIA ABREU MOREIRA disse:

      Ahhhh…lendo suas respostas aos leitores…fiquei imaginando se posso fazer geleia de morango em casa, utilizando somente morango ao natural ou posso utilizar algum tipo de adoçante?

      beijossssss

    72. leila disse:

      Rodrigo,
      Estou seguindo suas orientações, pois venho com pretenção de perder alguns quilos que adquiri após a gravidez, já iniciei uma reeducação alimentar desde outubro do ano passado, mas sempre oscilei entre perca de 2 e 3 quilos, ficava mais estacionada do que tudo no peso, e com isto descobri que como muito por ansiedade principalmente no período menstrual,precisamente uns quinze dias, ou seja sofro de tpm, e me alimento sem ver , preciso me esforçar muito para controlar. Então depois que iniciei a dieta da USP, basicamente com ovos, presunto e café, mais ou menos, eu estou me sentindo melhor, nao consigo segui-la a risca, mas estou me sentindo bem melhor, agora estou seguindo suas orientações, e creio que irei conseguir melhorar minha alimentação.Mas voltando a ansiedade o que vc me recomendaria.Gostaria muito de sabr sua opniao. obrigada Leila.

      • Rodrigo disse:

        Sobre a ansiedade, eh realmente um desafio as vezes. O maior segredo eh nao ter nada de “porcaria” sobrando ao redor da casa. ACho que voce tem que construir na sua mente a ideia de que o SEU OBJETIVO, ou seja, a conquista do SEU SONHO tem que ser maior que uma gula temporaria causada pela ansiedade.

        Daria pra falar muito sobre este assunto!

    73. Adriana disse:

      Rodrigo, conheci seu site hoje e me inscrevi no desafio dos 10 dias. Já tenho a resistencia a insulina, minha dúvida é a seguinte: seguindo as dicas e substituindo por carboidratos complexos junto com exercícios de hit, vou conseguir superar o problema também? Muito obrigada, preciso emagrecer 40 kg. Pois somente com a dieta e caminhada não tenho tido resultado nenhum.

      • Rodrigo disse:

        Sem a menor duvida voce vai poder melhorar muito na sua questao da sensibilidade a insulina! Siga em frente e de uma atencao especial a escolha dos alimentos e tambem a opcoes de exercicios de maior intensidade e musculacao (caso voce esteja apta a executa-los).

    74. EDINEI disse:

      OI RODRIGO BOM DIA! VC FALOU QUE NO LANCHE PRA USAR CASTANHAS OU AMENDOAS E PRA QUEM NÃO GOSTA DE NEM UM DOS DOIS QUE É O MEU CASO ,O QUE VC SUGERE? SÓ PRA LEMBRAR NOMEU LANCHE EU SÓ COMIA FRUTAS OU TOMAVA UM SUCO NADA ALÉM ,ESTAVA AGINDO ERRADO? VC PODERIA MANDAR UM IMAIL TIRANDO MINHAS DUVIDAS BJOS BOM DIA AGUARDO RESPOSTAS .

      • Rodrigo disse:

        Opte por alguma opcao de proteina. Sucos sao desaconselhaveis. Frutas, tudo bem, desde que sejam leves como morangos, pessego, maca, etc.

    75. Carla Regina de Moura Guilherme disse:

      Boa tarde, esto muito feliz em participar deste espaço com n informações proveitosas, então não posso deixar de compartilhar com vocês uma informação muito importante sobre morangos. Vi que a moça quer fazer sua geléia de morangos e como agrônoma não posso deixar de alertar… O cultivo do morango no Brasil, é CARREGADO de agrotóxicos, além das 40 pulverizações que a legislação permite ( por cultivo), ainda há as pulverizações ” pra garantir”, ou seja, ingestão de VENENO em doses ” homeopáticas” ( e põe homeopaticas nisso). Somos escravos somente de nossas escolhas… Não exagere na ingestãode morangos!!!! Um abraço a todos

    76. Marcia disse:

      Estou no sétimo dia dos 10 ma serem cumpridos, estou gostando mt…..Saber o pq das coisas é o grande diferencil…espero conseguir emagrecer…me diz uma coisa: devo fazer musculação e hit, certo?? 3x por semana musculçaõ e 2x hit, é isso?? obgd

    77. Marcia disse:

      Oi Rodrigo!!!
      Gostei muito desta mat’eria… Mas minha pergunta eh: minha insulina no exame deu 3.18 onde deveria ter dado entre 6.0 a 11.0.. Ser’a que sou Diab’etica? minha Glicose sempre foi entre 70 e 85… Que situa’c~ao estou?
      Marcia Pereira

      • Rodrigo disse:

        Oi Marcia, olha, voce precisa realmente levar estes dados para analise de um Medico. Sao somente eles que podem te dar uma resposta embasada e de acordo para o SEU caso particular. Sao muitas coisas envolvidas e nao se pode confiar apenas em 1 numero.

        Grande abraco,
        Rodrigo

    78. Patrícia disse:

      Seu artigo está ótimo, será que você poderia mandar as referências bibliográficas consultadas???

      • Rodrigo disse:

        Oi Patricia, voce tem toda razao. Este artigo eu escrevi quando inicie o blog em 2010 e na epoca nao estava inserindo as referencias. Agora, nao lembro quais foram tambem, uma pena, entao, infelizmente fico devendo. Fique, claro, sempre a vontade para verificar os fatos e informacoes mencionadas.

        De um tempo pra ca venho incluindo todas referencias, nada mais justo!

    79. Adriana disse:

      Olá Rodrigo;

      Já fiz regime inúmeras vezes nessa minha vida, rs, já tomei medicamentos, fiz academia…sempre voltava a engordar.
      Sempre dizia que sabia tudo sobre dieta…de tantas que já fiz….rs
      Hoje vejo que o fator principal numa dieta é O APRENDIZADO, não sobre as calorias, contar calorias, o que engorda, o que pode e o que não podem, enfim, conhecer a fundo tudo que gira em torno de emagrecimento, esse aprendizado que você tem passado é fantástico.
      Me fez perceber que realmente EU NÃO SABIA NADA!!!

      Agradeço de coração essa sua iniciativa.

      Parabéns.

      Adriana

    80. Roberta disse:

      Rodrigo

      Estou incluindo barras de proteína entre as refeições combinadas com 8 amêndoas. É correto? Vi que as barras de proteína são cobertas com chocolate geralmente. Isso não pode estar prejudicando o meu objetivo de emagrecer?

      Obrigada

    81. Francisca disse:

      Olá Rodrigo… fiz um exame solicitado pelo endocrino… e os resultado foram glicolse noramal e insulina alta? o que significa isso? me explique pelo seu ponto de vista.

      No aguardo

      • Rodrigo disse:

        Eh dificil saber assim sem mais informacoes Francisca. Voce pode estar com algum nivel de insensibilidade a insulina, poderia ser isso. Mas realmente nao da pra concluir nada sem mais analises, as quais, sugiro que recorra ao seu medico.

    82. Marcel disse:

      E aí Rodrigo tudo certo?
      Estou no Sétimo dia do desafio, fiz os cálculos de minha necessidade calórica pra manter o peso, e a soma das calorias que eu consumi no dia e normalmente minha média de alimentação sempre foi essa antes mesmo de começar o desafio, o consumo está dando umas 300 e poucas calorias a menos, porém não vejo alguma diferença de perda de peso, e meu peso continua o mesmo.
      O que será que acontece?
      Parabéns pelos artigos!

      • Rodrigo disse:

        Podem ser muitas coisas Marcel, sugiro que continue investindo um tempo entendo mais e mais nos artigos e no processo!

    83. angelita disse:

      olá rodrigo,estou ja no sétimo dia,e estou gostando dos artigos e aprendendo muita coisas q não sabia sobre os alimentos..e estou fazendo 3vz na semana academia e exercicios muscular,gostaria de saber se a melhor coisa e fazer esteira ou fazer mais exercicios com peso ….pois presiso muito perder peso…..obrigado por tudo….

    84. Alessandro Machado disse:

      Fala Rodrigo tudo bem?
      Estou seguindo o programa de dez dias e estou muito satisfeito, é bem interessante, desperta o “Doutor que existe dentro da gente” rsrsrs…
      Mas diz aí, já faço academia há uns quatro anos, consigo adquirir massa muscular com facilidade, mas tenho dificuldade em perder peso, muito pelo fato de ter desistido de fazer regimes loucos de efeito temporário, mas agora estou empenhado nesse processo, mas gostaria de saber quando e qual a quantidade e adaptações no meu cardápio eu devo fazer quando for tomar a minha “doce cerveja”? rsrsrs… Abraços e parabéns, estou adorando os artigos.

    85. Andrea Krul disse:

      Rodrigo
      Estou adorando as reportagens , a insulina tinha ideia mais não tanto como explicado, muito obrigada por disponibilizar .
      ME apareceu um dúvida durante a leitura , uma pessoa que tenha alterações comprovadas da tireóide e medicada, para abaixar o peso também seria com a correta alimentação, ou precisa regular a tireóide ?

    86. Ana Claudia disse:

      Olá Rodrigo!! Gostaria de saber como posso incluir o feijão na dieta, pois amo este alimento e não consigo ficar sem ele, rsrs
      Obrigada.=)

      • Rodrigo disse:

        Tudo bem com o feijao, lembre-se que ele eh primordialmente carboidrato, entao diminua a quantidade dos outros carboidratos no prato.

    87. Priscilla Satiye disse:

      Olá! Tenho acompanhado seu site há algumas semanas e gostado bastante. Gostaria de saber se vc tirou a opção de download dos artigos, o que para mim, era muito prático, Pq dava paa carregar sempre no iPhone, pois como só tenho o horário de almoço livre era excelente.
      Gostaria de saber se só alguns foram disponibilizados em PDF para download ou você que optou por retirar esta excelente ferramenta?
      Obrigada!

    88. Igor disse:

      Ola Rodrigo parabens pela materia. Eu sou endomorfo mantenho minha dieta balanceada mais tenho algumas duvidas. 1. Eu faço musculaçao 6x na semana, hiit 3x e aerobico 3x alem de jogar bola domingo. Eu estou querendo queimar gordura e vendo essa materia fiquei c duvidas na minha dieta. Antes do treino 15hr eu como 2 bananas + 2/3 de xicara de granola e 1 colher de mel. E no pos treino tomo dextrose + whey. Agora Vejo q isso mantem meu nivel de insulina alto. Me da uma ajuda do q fzr. Obrigado

    89. Igor disse:

      Nesse caso Vale a pena tomar somente whey + agua no pos treino? ou suspendo o whey nessa fase de queima de gordura? Eu quero perder o minimo massa magra possivel. Abraço

    90. cris lopes disse:

      oi rodrigo estou amando tudo o que estou recebendo este é o meu setimo dia. obr.

    91. Daniela de Godoy disse:

      Bom dia Rodrigo, li varias das matérias contidas aqui no site, mas ainda estou com uma dúvida.
      Estou na dieta do carboidrato à 3 semanas. Em que diz respeito o corpo estou sentindo as mudanças, já na balança infelizmente entrei em plato. Eu teria que começar a ingerir carboidratos complexos, mas me ajude, qual a quantidade que posso? No café da manhã eu já comecei a ingerir o cereal fibra mais da nestle c/ leite aproximdamente 40g de cereal e 100ml de leite, e como tb uma fatia de queijo branco e uma a duas fatias de presunto magro, nas outra refeições não incluo o carboidrato complexo, incluo o fibroso no almoço e jantar. Devo inseri-lo no almoço também? Já que no jantar ouvi dizer que é legal não consumir carboidrato.
      Obrigada!

    92. Luciana disse:

      Rodrigo:

      Dentre os inúmeros artigos que venho lendo diariamente, ainda não encontrei nenhum que trate sobre hipoglicemia. Você já abordou ou poderia abordar o assunto ? Já faz mais de 10 anos que venho tentando controlar o problema apenas com a alimentação. No meu caso e de muitas pessoas que eu conheço, não se trata apenas de uma baixa momentânea como, por exemplo, quando fazemos exercícios sem nos alimentarmos, mas sim de um problema constante. Obrigada !

    93. Claudia Ramos disse:

      Oi, gostaria de saber se vc tem algum conhecimento acerca do uso do cromo, pois vi uma matéria sobre a função dele de facilitar a entrada do açúcar nas células reduzindo assim a quantidade de açúcar do sangue.

      “Como principal função, o cromo ajuda a potencializar a função da insulina, que é responsável pela distribuição do açúcar no corpo sempre que comemos. Estudos demonstraram que o cromo também age ajudando a diminuir o colesterol, e a evitar doenças do coração.
      Além disso o cromo pode ser usado como complemento na perda de peso, pois na sua forma de picolinato de cromo (quando ligado a um aminoácido) ajuda a manter um metabolismo saudável, queimar a gordura e acelerar a perda de peso em pessoas obesas. Também ajuda no aumento da massa muscular.
      A ingestão desse mineral é de extrema importância para a prevenção de diabetes. Isso porque ele ajuda a evitar que o corpo torne-se menos sensível à insulina e faz com que o organismo utilize-a mais adequadamente, não sobrecarregando assim o pâncreas, órgão responsável pela produção deste hormônio, fazendo com que produza cada vez mais insulina para manter os níveis normais de açúcar no sangue.” retirado de http://www.alimentacao-saudavel.com/o-cromo-e-seus-beneficios-para-a-saude/.

      • Rodrigo disse:

        Interessante Claudia, porem, nao costumo sugerir suplementos, ja que esta eh uma area mais delicada e que pode ter consequencias. Caso esteja cogitando a ideia, sugiro realmente pegar uma aprovacao de algum profissional licensiado na area.

        Grande abraco,
        Rodrigo

    94. Henrique F. P. disse:

      Rodrigo td bem?
      Acabo de me formar em educação física e venho através desta msg lhe parabenizar pela sua facilidade em transmitir informações. Os artigos são muito bem escritos e de fácil interpretação, o que facilita a vida não só de quem procura o emagrecimento saudável, mas tb de profissionais da área.
      Novamente parabéns, obrigado pelas informações, pois elas estão me ajudando mt e refrescando minha memória.
      Abraço!

    95. Paola disse:

      Hola Rodrigo!
      Soy de Rivera Uruguay
      Estoy muy entusiasmada con todo!!!
      pronto te escribo sobre mis resultados
      besos! :)

      • Geosh disse:

        Hola, Paola! Bienvenida a emagrecerdevez.com, la verdad desnuda, cruda y clara acerca de la pérdida de peso, jaja! Esperamos su regreso con noticias! My spanish is no good =)
        Geosh

    96. Nuno Gabriel disse:

      Oi Rodrigo,

      Estou adorando acompanhar seu site.

      FIz todos os processos, calculei o DCE e reduzi 25% (tenho 1,79 e 91kg, com 24% de massa gorda), o meu café da manhã ficou com 509 kcal e 74g Carbs, 34g Proteína e 9g Gordura. Para conseguir esses valores o cardápio foi 200ml iogurte líquido light, 2 ovos mexidos, 2 fatias pão integral e 2 bananas.

      O lanche da manhã são 312kcal, com 39-35-4, que consigo fazer com 3 tostas integrais com 75g de ricota,uma maça e um lata de atum.

      Desde que faço isso sinto-me mais “inchado”… Não será exagerado? Ainda não comprei o Whey, que espero fazê-lo na próxima semana.

      Obrigado e parabéns pelo excelente site.

    97. Suzi disse:

      E pra quem já tem diabetes, essa reeducação alimentar vai ajudar, de que forma? O que pode acontecer?
      Estou aproveitando muito todas as informações do site…Parabéns.

      • Geosh disse:

        Olá Suzi! O conhecimento a respeito desse processo é algo que toda pessoa com diabetes deveria ter! Acredito que com acompanhamento e aval do seu médico, você pode se beneficiar e muito! Obrigado!

    98. jacira moraes salesse disse:

      parabéns,estou adorando participar.

    99. mari da rosa disse:

      oi eu amei essa materia mesmo não tendo diabetes eu aprendi coisas muito valiosas obrigada pela materia, é muito boa !mas eu tenho uma pergunta,eu tenho hipotireoidismo e quero saber se toda essa diéta pode ser feita por mim sem problema , sem nem uma alteração ok ?se tiver mudança me manda por favor,obrigada.

      • Geosh disse:

        Olá Mari, até onde sei sim, porém a pessoa mais indicada pra te dizer isto com certeza é o médico que acompanha seu caso, ou um nutricionista. Obrigado!

    100. Raquel disse:

      Estou no sétimo dia e muito empenhada nos exercícios!!
      Mas, fiquei com uma dúvida: tenho diabetes (a taxa não sai de +ou-130), como relacionar tudo o que li, comigo?

      Obrigada.

      Uma sugestão: imagino que vc responda às perguntas no e-mail, mas seria tão interessante se respondesse por aqui… outras pessoas aproveitariam!

      • Geosh disse:

        Olá Raquel! Ao meu ver, no seu caso, cuidar destes detalhes e dos seus carboidratos seria ainda mais importante! Claro que, como sugerimos no caso de qualquer situação mais delicada aqui, Seu médico é a pessoa mais indicada pra lhe orientar a respeito! Respondemos aqui e lá na medida do possível! O site tem andado com um fluxo muito intenso de emails/comentários =)

    101. Vera Lúcia disse:

      Agora entendi porque minha dieta não me ajudava a emagrecer;comia muito carboidrato, gosto muito de coxinha, torta etc. Obrigada pelas informações, estou amando saber de tudo isso. Ate amnhã.

      • Geosh disse:

        Isso mesmo, Vera! o mecanismo de “engorda” é tão sensível a carboidratos que você consegue engordar mesmo se restringir as calorias a 1000kcal se elas vierem apenas de carboidratos.

    102. Vera Lúcia disse:

      Agora entendi porque minhas dietas não me ajudaram a emagrecer, comia muito carboidrato, gosto de coxinha, torta, salgados em geral.Tô amando saber tudo isso, obrigada e até amanhã.

    103. Celene disse:

      Oi Rodrigo, estou amando seu site, tem informações muito importantes e diferentes de tudo que já vi sobre o assunto: emagrecimento. Bem, surgiu uma dúvida, em maio deste ano descobri que tenho hipoglicemia reativa, engordei 4 kilos, junto com isso, descobri também o hipotireoidismo, bem leve e já estou fazendo reposição hormonal…. minha dúvida é como emagrecer se minhas taxas de glicose estão sempre baixas e não posso comer açúcar…. meu organismo estará sempre em desequilíbrio…. pois se como qq açúcar, produzo muita insulina que consome toda minha glicose e ela continua baixa…. como devo entender isso no meu organismo para conseguir emagrecer…. tenho tentado de tudo…. antes do suas dicas, é claro… e não consegui perder nenhuma grama….me cadastrei hj e aguardo as dicas para tentar… Obrigada pela atenção.

      • Geosh disse:

        Olá Celene! pra pessoas com hipoglicemia reativa, o tipo de alimentação que a gente sugere aqui (carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, vegetais, proteínas de qualidade e gorduras boas) São ainda mais importantes! Claro, sempre com o aval do seu médico! Obrigado!

    104. oi….. comecei a seguir seu regime sem muito animo agora ja posso entender mais esta mais claro, legal,tenho diabetes seu artigo esclareceu coisas que neim o meu medico tinha me previnido. obrigada ta sendo otimo. vou chegar no meu peso desejado, hoje estou mais esclarecida. valeu suas informações e muito , muito , muito mesmo esclarescedoras.

    105. Laís Rios disse:

      Ok, entendi que devo evitar os picos de insulina. Mas ninguém vive sem doces a vida inteira. Quando e como ingerir alguma coisa doce sem prejudicar muito a minha dieta?
      Abraço!

      • Geosh disse:

        Olá Laís! De fato! somos humanos e não podemos nos privar de consumir coisas gostosas mesmo que eventualmente! O que eu sugiro é sempre consumir com moderação ou fazer um cheat day uma vez por semana e comer o que quiser a vontade. se você conseguir se manter 80% numa alimentação correta, os outros 20% você pode mais liberdade e ainda assim ter bons resultados!
        Abraços!

    106. greiciele campos disse:

      ficou bem claro pra mim o assunto sobrea insulina todos que estao a procura de ficar em forma deveria saber

    107. Hernandes disse:

      Rodrigo:
      Tenho 49 anos, e um nível de glicose no sangue, variando entre 200 e 300, necessito reduzir meu peso de mais ou menos 95kg, para 80kg. estamos ainda no segundo dia dos 10 emails do processo. mais ainda me sinto perdido nos assuntos.( obs: condição física sedentária ).

    108. Bruna disse:

      Rodrigo sinceramente fico impressionada como tudo parece tão simples com os artigos que você posta. Estou exatamente neste ponto colesterol total e LPL alto, porém como como muita coisa integral estou com o HSL alto também. Estou preocupada com minha saúde assim como minha aparência, mas graças ao seu site estou pensando na Bruna B há dias rs.. Obrigada!

    109. Sandra disse:

      Oi Geosh, eu estou fazendo o desafio dos 10 dias, mas eu parei de receber os emails, recebi só até o sexto dia. Já era para ter recebido todos. Será que você pode me enviar os dias restantes?
      Desde já agradeço.

    110. Josiane kill disse:

      Rodrigo, parabens pela reportagem, nunca li nada Tao esclarecedor sobre insulina e seus efeitos. Ja irei praticar o que li.

    111. Elisangela Beline disse:

      Oi Rodrigo! Hoje quando li este artigo senti vontade de chorar, lembrei da minha filha de 7 anos que é tão novinha e já enfrenta problemas com o peso. Tenha muitos casos na família de diabetes e não quero isso pra minha pequena! Obrigada por de alguma forma ter me alertado a cuidar e prevenir.

      • Geosh disse:

        Elisangela! é mesmo triste ver grande parte da população sendo mal alimentada pela mídia, pela indústria, pela sociedade como um todo. Isso vai mudar com os anos, afinal, os gastos com saude do governo sao astronônicos! Mas nós podemos sair na frente, ao dominar esse conhecimento.

    112. Junior disse:

      Olá

      Eu li o artigo. Porém, tenho uma dúvida.

      Se eu comer arroz branco (Sim, é um exemplo, não como arroz branco) em todas as minhas refeições de 3 em 3 horas, porém comer corretamente (Carboidratos simples, carboidrato fibroso e proteínas)… Ainda assim estarei vulnerável a desenvolver diabetes? Devido ao fato que o Arroz Branco tem um IG alto e estarei comendo-o de 3 em 3 horas (estarei mantendo o ciclo da insulina de 3 em 3 horas, logo, posso desenvolver uma resistência, não?)

      Espero que tenha entendido minha pergunta.

      Aguardo resposta.

      • Geosh disse:

        Olá, Júnior! Considerando que você não tenha diabetes tipo 1, mantendo uma atividade mais constante, acredito que esse risco é bem menor do que consumindo açucar, farinha ou pão em grande quantidades, sim! O que você deve sentir é que, pelo efeito glicêmico, Você tenderá a sentir mais fome! Uma alimentação assim seria uma boa para hipertrofia muscular, pois, se essa quantidade de arroz for razoável, deve acarretar em um ganho de peso, e uma parcela de gordura.

    113. marco disse:

      Ola…
      Estou fazendo um programa de modulação hormonal e minha medica solicitou alguns exames, entre eles o de insulina. O primeiro exame deu resultado igual a 18,4 uUI/mL (normal de 2,6 a 24,9 uUI/mL) e doutora disse q estou numa prediabetes. Quer reduzir a insulina a 4uUI/mL. Minha glicosse estava em 101mg/dL. Pergunto se essa reduçao das taxas de insulina é correta e salutar? Mais uma coisa: qual tua opiniao sobre esse programa de modulaçao hormonal Obrigado.

      • Geosh disse:

        Marco, Controlar insulina é algo que vai te ajudar numa pré-diabetes sim, é saudável. Eu diria que é até mais necessário do que no caso do emagrecimento. Conversar com sua médica a respeito é uma boa também, né? Ver o que ela acha das suas opções no que diz respeito a alimentação!

    114. nonata disse:

      Boa tarde!
      parabéns pelo site, sou estudante de nutrição e adorei seu site, você tirou várias dúvidas
      Um abraço.

    115. Hélen Santos disse:

      Olá Rodrigo,
      Estou seguindo as orientações dos 10 passos, perdi um quilo em uma semana, mas, o melhor disso tudo, que eu consegui perceber de forma drástica, foi o seguinte: aquele sono horroroso que eu sentia durante o trabalho, não sinto mais.
      Algumas dúvidas sobre insulina. Quando? Em forma de qual alimento? eu posso comer açucar? Ou não posso mais de jeito nenhum? Em qual horário? Etc…
      Obrigada.
      Abraço.

      • Geosh disse:

        Eu evitaria desestabilizar os picos de insulina, exceto no dia de folga, Hélen! No geral quanto melhor você mantém eles, mais facilmente você mantem o peso ideal.
        Disponha! Abraço!

    116. alexandre caruso disse:

      boa noite, começei essa dieta do dr atkins e estou preoculpado com algo, sou leigo nisso entao a pergunta pode parecer boba, mais to na duvida.

      estou restringindo o carboidrato, no maximo 10 gramas por dia, isso vai fazer com que nao estimule a insulina ( certo? ), isso pode causar algum dano, digo, risco de ficar diabetico, ou algo do tipo? muito obrigado desde ja.

      • Geosh disse:

        Alexandre, eu acredito que atkins seja uma solução quase completa. Porém eu consumiria cerca de 100g de carboidratos de legumes e verduras(o que dá uma boooaa quantidade dos mesmos) e também focaria no consumo das gorduras boas. O efeito é o mesmo, porém, as restrições (e portanto os riscos)são menores. Disponha!

    117. Andrea disse:

      Boa tarde Rodrigo!! Ja estou no meu sétimo dia, gostaria de lhe agradecer por abrir meus olhos relacionados a alimentação, ou melhor a tudo. Mudei minha alimentação por completo( arroz branco, macarrão, pão francês, doces, etc), e ja me sinto melhor. Engraçado que ontem eu conversando com meu marido, eu dei umas dicas para ele, falei que ele nao pode ficar mais de três horas sem proteínas e fui falando os pqs e ele olhou para mim e falou ” CARAMBA O MUNDO TA ACABANDO EU PEDINDO CONSELHO PARA VC”. Mas ele viu que eu estou certa em tudo que falo e so tenho a agradecer a vc Rodrigo MUITO OBRIGADO CONTINUE SEMPRE ASSIM. Adiquiri seu livro e vou começar a devorar ele, pq ele eu posso, rsrsrsr

      • Geosh disse:

        Parabéns, Andrea! Acredito que você vai ter resultados logo, e vá em frente, ajude todos que puder! O nosso livro é o melhor termogênico do mercado, eheh!
        Abraço!

    118. Juliana disse:

      Oi.. Gostaria de saber sua opinião no que se diz respeito aos exercícios físicos.. Preciso perder uns 4 kilos. Você acha que cortando os carboidratos e fazendo HIIT 4x na semana mais 30min de musculação 3x na semana ta bom?
      O exercício que faço de musculação é uma aula que tonifica o abdomen (eles chamam de core strenght)

      • Geosh disse:

        Olá, Juliana! como você disse que precisa perder 4 kg, suponho que seu objetivo seja uma mudança de composição corporal. Então não foque tanto na balança, foque no visual do seu corpo e no seu índice de gordura corporal. Sim, Eu diria até que 4x na semana é mto hiit! 2 ou 3x intercalados aos dias que você faz musculação(pra hipertrofia) devem trazer ótimos resultados.

    119. Juliana disse:

      Olá, sou diabética tipo 1, existe alguma dieta para seguir?

      • Geosh disse:

        Olá, Juliana! eu sei que uma dieta mais rica em legumes e verduras e menos em carboidratos simples é melhor pra quem tem diabetes, mas a melhor opção é o acompanhamento de um bom médico!

    120. Eliana disse:

      Olá. Maravilha de matéria!!!! Parabéns!.Estou um pouco preocupada com o meu exame de insulina 16.0 uU/ml, tenho 37 anos hoje. Meu médico me deixou um pouco apavorada, disse que se não cuidar posso aos 50 ter uma diabetes como companheira. Realmente, minha alimentação está exatamente como descreve o texto, antes sempre pão integral agora até a caminha parei. Vou retomar meus hábitos corretos, para reverter esse quadro. Bem acho que existe uma grande chance não é mesmo?

      • Geosh disse:

        Olá, Eliana! Sim, o diabetes tipo 2 é completamente evitável com uma alimentação adequada, e te digo mais, você gozará de uma saúde muito maior ao longo dos anos. No caso do tipo 1, a alimentação adequada também ajuda!

    121. Naty disse:

      No caso tenho que comer menos alimentos doces ,como chocolates sobremesas etc?
      Mais se eu eliminar elas não fará mau?
      Quanto deveria ingerir por dia ?

      • Geosh disse:

        Alimentos glicemicos costumam ser feitos de açucar, farinha, grãos ou cereais, Naty. Quanto menos você consumir esses alimentos, mais fácil perder e manter o peso.

    122. Aline disse:

      Bom dia, Rodrigo!!
      Inicialmente gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho realizado neste site. Estou no sétimo dia do Proceso Dos 10 Dias e estou adorando. Se possível gostaria que me tirasse duas dúvidas:
      1) No lanchinho da manhã como uma banana (única fruta que eu gosto) e no lanche da tarde tomo um activia, ou outro danone, ou um pedaço de queijo branco light Danúbio. Li o que vc falou sobre as amêndoas, mas eu não gosto delas =(. Meu lanchinhos estão muito ruins?

      2) Quantos quilos ou gramas eu tenho que perder em uma semana para estar dentro da normalidade? Acho que demoro demais para perder…=(

      Grande abraço

      Aline

      • Geosh disse:

        Olá, Aline! Acredito que dê sim pra melhorar seus lanches, se o seu objetivo é o emagrecimento. Fique de olho nos seus lanches e veja se tem açucar nos ingredientes. um café da manhã feito com ovos seria muito mais bem vindo no seu organismo.
        A média de emagrecimento efetivo é de cerca de meio quilo de gordura por semana.

    123. fatima disse:

      oi sou a ftima tenho uma duvida e verdade k so devo beber agua 1hora depois das refeicoes e so comer 1 fruta por dia .obrigada

    124. janaina disse:

      Rodrigo to adorando os artigos,não consigo ficar sem meu café então como poderia adoça-lo? eu uso açucar magro que na verdade adoça bem mas que o tradicional teria problema? e o abacate?onde entra?leite tem que ser desnatado?

    125. Silvana Andrade disse:

      Boa tarde Rodrigo,
      Parabéns pelos artigos, são ótimos os que li e pretendo ler todos e se possível colocá-los em prática.
      Tive diabetes gestacional há 5 anos e hoje através de exames foi comprovado que tenho a diabetes tipo 2. (175 mg/ml ) Vou passar com uma endocrinologista para mostrar meus exames Já estou começando a mudar meus hábitos e seus artigos estão me ajudando muito …
      Abraços

    126. Aline disse:

      Rodrigo, tudo bem??
      Primeiramente parabéns pelo site!!! Fiz o processo dos 10 dias e faz um mês que modifiquei meus hábitos. Perdi 4 kg. =) (fazia uns 4 anos q eu não pesava mais isso) rs
      Estou um pouco tensa agora porque eu estava perdendo 1 kg por semana, mas agora estacionei e não perco mais nada. Ainda faltam 7 kg!!

      Tudo aconteceu depois que tomei a pílula do dia seguinte.

      Vc acha que tem algo a ver ou eu já atingi o tal efeito platô?

      Se puder responder ficarei muito feliz.

      Obrigada

      • Geosh disse:

        Aline, Pode ser que tenha tido sim um impacto hormonal forte que estagnou um pouco sua perda de peso. Mas acredito que essa perda deve se retomar se vc mantiver os hábitos saudáveis =)

    127. Joao Paulo disse:

      vlw..

    128. Celene disse:

      OLÁ RODRIGO, TUDO BEM? TENHO TENTADO SEGUIR AS DICAS DOS ARTIGOS E DE SEU LIVRO, MAS ESTOU TENDO ALGUMAS DIFICULDADES…. DESCOBRI QUE ESTOU COM HIPERINSULINISMO (CÉLULAS BETA= 1450).. CORTEI O AÇÚCAR E A NUTRÓLOGA MANDOU COMER PÃO INTEGRAL NO CAFÉ DA MANHÃ E ARROZ INTEGRAL NO ALMOÇO APENAS.. TENHO SENTIDO FRAQUEZA, PRINCIPALMENTE NA HORA DE MALHAR….E NÃO EMAGREÇO NADA…. O QUE VC ME ACONSELHA….
      OBRIGADA

      • Geosh disse:

        Olá, Celene! Nesse caso, bem como em qualquer outra situação de saúde, o melhor a fazer é consultar o seu médico. Com saúde não se brinca. Abraço!

    129. FRANCIELE disse:

      Ola Rodrigo,bom dia!estava a procura sobre o tema excesso de insulina,fiz a algum tempo o exame que deu a alteraçao,onde o medico perguntou se eu nao havia desmaiado enquanto fazia o exame,pois estava muito acima da media…bom ele me medicou com o medformina 500mg,tomei por um tempo e parei por esquecimento e problemas pessoais.Quero voltar a tomar,quero sua opnião.Desde de ja obrigado

    130. FRANCIELE disse:

      Bom obrigado pela resposta,seu artigo me ajudou muito pois pesquisei sobre o medformina,e me informei de seus beneficios ao pancreas…auxiliando na perda de peso apesar de ainda nao estar muito acima tenho 1.61 de altura e 58kg pretendo chegar aos 50kg…vou acompanhar seus artigos.OBRIGADO

    131. Alimentos termogenicos posso consumir.
      Exemplo canela.
      Ajudam a perder peso?

      A|braços Alexandre.

    132. Oi Rodrigo.
      Moro numa chácara e não dá para ir a academia porque e longe e assim faço caminhadas aqui.
      Ela me ajuda a perder peso?
      E dificil irmos na cidadade comprarmos mantimentos.
      Aqui tenho mais pão, bolacha, leite,ovo e carne e verduras.
      No café da manha reduzo ao o que posso a ingestão de carboidratos ingerindo porções menores .
      De uma dica do que posso fazer Rodrigo.

    133. Camila disse:

      Olá Rodrigo/Geosh!!!
      Tenho 18 anos, desde adolescencia leio artigos sobre reeducação alimentar/dietas, etc, entao após muitas buscas acabei encontrando esse site maravilhoooso, que possui em um lugar só todas as informações de que preciso (aliás vcs estão de parabéns!!)
      a minha unica duvidazinha é que eu faço faculdade a noite, em outra cidade, e na minha universidade não possuimos um cardápio muito Fit, hahah, tem sanduiche natural, e pastel integral assado (geralmente o que eu como quando não levo uma maçã) gostaria de uma dica sobre o que levar, se eu posso continuar a jantar maçã…. fica dificil de levar um marmitinha todos os dias né por que fica longe….
      Agradeço desde já!
      Abraço :)

      • Geosh disse:

        Camila, uma maça tem que ser sempre acompanhada de gorduras boas, como nozes,castanhas ou amêndoas, etc. Acredito que o salgado ou o sanduíche também tenham um impacto não tão grande por causa das gorduras e proteínas. Claro que dá pra fazer melhor, mas saber manejar os riscos é uma boa também. Abraço!

    134. [...] que você entenda melhor esse processo, onde quero chegar… Veja bem! Já ouvir falar, em Insulina? Acho que sim né! Se não, é o hormônio responsável pela redução da glicemia (taxa de glicose [...]

    135. Laerte disse:

      Bom dia Rodrigo. Fiquei totalmente em dúvidas sobre assunto Carboidrato. Sempre vc vem mencionando sobre equilíbrio, não ser radical, e sugeriu várias vezes sobre preferir os integrais ao invés dos brancos, mas num postcast junto ao dr. Souto (?) vcs falam sobre eliminar por completo qualquer tipo de carboidratos, pois isso é totalmente prejudicial à nossa saúde. Por isso fiquei totalmente desorientado, até parei de ler seus artigos, pois, diferente do que vc sempre pregava durante seu 10 passos, isso não é nada fácil qualquer um de nós, eliminar todo e qualquer carboidratos ficando apenas com os dos legumes e verduras é ser muito restritivo. Gostaria de ter um comentário sobre isso, se possível no meu email, pois são tantos artigos para ler, estou lendo um que cita outro tópico, que acabo me perdendo sobre onde eu postei algum comentário.
      Obrigado.
      Laerte.

      • Geosh disse:

        Olá, Laerte! Acredito que existem estratégias em vários níveis, que possam ser usadas por todas as pessoas. Tem gente que não quer abrir mão sequer dos carbs simples. E diminuí-los por si só é uma estratégia um pouco melhor. Definitivamente você pode se beneficiar ainda mais de uma dieta só com carboidratos complexos. Mas de longe a estratégia mais eficaz é consumir os carboidratos dos legumes e verduras.

    136. Rodrigo
      Boa tarde!
      Gostaria de saber se existe uma tabela com alimentos e as quantidades de calorias de cada um para que possamos comer e saber quantas calorias injerimos ao dia…

      • Geosh disse:

        Olá, patrícia! Acredito que calorias são mais importantes pra que você tenha noção de consumir a quantidade de energia necessária do que pro emagrecimento em si. Reduzir calorias não é um meio eficaz de emagrecer. Abraços!

    137. Fernanda disse:

      Gostaria de saber de vcs sobre a SUCRALOSE (Línea). Ele é prejudicial como os demais ou é benéfico como a Stévia?
      E quanto ao mel, posso utilizar? Caso sim, qual a quantidade de mel indicada por dia?
      Aguardo orientações.
      Grata,

      Fernanda

      • Geosh disse:

        Ei Fernanda, Eu evitaria a sucralose! Mel no emagrecimento é melhor consumir o mínimo possível ou utilizar apenas nos dias de folga da dieta. Pelo menos até que você atinja os seus objetivos. Quanto aos benefícios do mel, não preciso nem falar né? Abraço, Fernanda!

    138. MARCIA disse:

      QUERIA TER CONHECIDO O EMAGRECER DE VEZ A MUITO TEMPO ATRAZ, MAS MELHOR TARDE DO QUE NUNCA RSRSRS VCS SÃO DDD++++

    139. Adriana Maria Pereira franco Martins disse:

      Rodrigo , gostaría que vç cancelasse minha inscrição, pois não tenho tempo de ficar consultando o livro pelo email. Fiz minha compra hj 05/07/2013, pelo cartão master, conto com sua colaboração e compreensão, desde de já agradeço.
      Aguardo retorno, obrigada,
      Adriana Martin

    140. Liz disse:

      Ola Rodrigo

      Por favor me ajude,fui hj ao endocrinologista e ele me indicou INSULINA,tenho mais de 20 kilos acima do meu peso ideal,mais tenho duvida,pois estou com meu filho de um ano,e nao tenho com que deixar para fazer academia!Vc me aconselha fazer o uso mesmo assim??Sera que terei resultados???

    141. Maria Ilze da Costa Carvalho de Santana disse:

      Olá Rodrigo!

      Primeiramente, estou muito grata por ter conhecido vc através de seus vídeos e seus artigos! Rapaz! Teve horas que fiquei com todos os tons de bege ao entender como o trigo é realmente uma droga!! Sobre a soja eu já sabia, só não sabia que era tanto, no tocante dos interesses político/econômico no consumo!
      E negócio está mexendo tanto comigo, que minha cabeça rodou e acabei passando mal! É sério! REFLETINDO MUIIIIITO!!!
      Estou diabética do tipo II. Já faço tratamento a alguns anos! Me livrar dos doces, tem sido muito difícil. Mas já diminui bastante. Pensei em fundar um grupo dos “açucólatras anônimos”, para ver se consigo me livrar de vez desta praga! Segundo o médico, eu ainda tenho insulina no organismo, não preciso de injetar. Tomo os medicamentos indicados por ele. Sei ainda, que se eu conseguir vencer este desafio, da reeducação alimentar, o meu médico garante em diminuir as doses. Me sinto muito só nesta luta! Porém, depois que te conheci aqui, minha solidão em cuidar de uma alimentação correta, acabou. Quando entrei neste projeto, do “emagrecer de vez”, passei a ver uma luz no fim do túnel.

      Por isso, só quero agradecer! Que sua vida seja iluminada sempre! Que os MESTRES do Universo cuidem de sua existência e que fortaleçam a todos que fazem parte deste caminho. Que inspirem aos que ainda não sabem!

      Quando entrei, fazem oito dias, diante do computador, abri o google e digitei a seguinte frase: QUERO EMAGRECER DE VEZ! Aí vc apareceu e eu estou aqui no sétimo dia, bastante emocionada e confiante!

      Agora vai, bonito! Um grande abraço!

      • Geosh disse:

        Olá, Maria! Fico muito feliz de ler o seu relato! Pode ter certeza que não só você não está sozinha, como o conhecimento aqui do site vai te ajudar tanto com os doces quanto com a diabetes tipo 2. Que os mestres do universo cuidem também de você, e que nos dêem sabedoria! Qualquer coisa é só comentar. Grande abraço!

    142. Maria Ilze da Costa Carvalho de Santana disse:

      Grata por responder.
      Que seja assim!
      Grade abraço!

    143. daniela disse:

      Estou com dúvida: tomo glifage XR 500mg – 2cp pela manhã, vai fazer alguma diferença no método? Me inscrevi no programa hoje as 3:30h da madruga, vou receber o primeiro e-mail só amanhã?

      • Geosh disse:

        O melhor a fazer nesse caso é pedir o aval do seu médico, Daniela! O processo de 10 dias pode levar sim 1 ou 2 dias pra iniciar. Abraços!

    144. [...] líquida contendo proteína e alguns carboidratos antes do treino pode aumentar os níveis de insulina no sangue, o qual é um hormônio anabólico que irá aumentar a transferência de aminoácidos e [...]

    145. dave disse:

      gostaria de saber o que acham sobre a ingestão de café, pois por exemplo, se beber café após uma refeição sem carboidrato as vezes sinto fraqueza :S

      • Geosh disse:

        Dave, os americanos tem o costume de tomar café com creme, que acaba ajudando a lidar mais facilmente com o café. Ou seja, talvez uma fonte de gorduras ajude. Abraço!

    146. elisa disse:

      Estou fazendo o desafio dos 10 dias, me adaptando a nova realidade , quero saber se tomar cafe com açucar so na parte da manha isso pode prejudicar, pois ainda nao consegui me acostumar sem ele pois gosto de tomar so na hora do cafe da manha junto com meu omelete com bacon. isso pode alterar a insulina no meu corpo ?

      • Geosh disse:

        Elisa, uma boa é a estévia natural, as folhas são incrivelmente doces! você encontra em mercados e feiras onde vendem folhas de chá, ervas medicinais, etc

    147. Fabriciana disse:

      Oi Rodrigo… estou fazendo sua reeducação, estou adorando suas dicas, informações, incentivo, queria uma dica sua, e gosto muito de doces e to sentindo dificuldade para ficar sem, tem alguma alternativa, algo pra diminuir essa vontade de vez? eu sinto essa necessidade principalmente nos ” dias de mulher ” …rsrsr….. o que posso fazer ? desde ja Obrigada….

      • Geosh disse:

        Fabriciana, um chocolate com bastante cacau pode ser uma boa, em pequenas quantidades. O ideal mesmo é focar na alimentação e eventualmente o desejo por doces vai diminuir.
        Abraços!

    148. Andre disse:

      eu estou fazendo uma dieta quase toda de carbo complexo , a única coisa q eu como q não é complexo são as frutas, a fruta consegue ultrapassar o nível de açúcar q ativa a insulina ou ela é fraca de mais pra isso ?

    149. neide costa disse:

      Bom dia Rodrigo, quero dizer que estou amando tudo isso, está me ajudando muito, mas gostaria que se puder me esclareça uma duvida.
      Meu colesterol LDL é alto e minha glicose não é alta , está menos de 110, como vc pode me explicar isso?

    150. neide costa disse:

      olá, quero saber também se posso usar “granola”,muitos dizem que engorda, é verdade?

    151. Cristiane disse:

      Gostaria de tomar o Garcinia Camboja, fitoterápico que auxilia na inibição da compulsão por doces, mas diz que ele ajuda armazenar glicogênio no fígado e no sangue, isso é bom? posso tomar? obrigada

    152. Nany disse:

      Olá.
      Tenho 47 anos e sou portadora de deficiência física. Minha vida mudou radicalmente quando tinha 19 anos. Até então eu praticava esportes diáriamente. Sofri um acidente de moto e ao sair do hospital, depois de 3 meses, só engordei. Tinha 56 kg e cheguei a pesar 120kg. Tive uma gravidez gemelar na qual engordei apenas 15kg. Porém como já estava acima do peso, influenciou bastante.
      Já fiz mtas dietas, mas nunca tomei remédio p emagrecer, como tenho mta dificuldade para fazer atividades físicas atualmente, o efeito sanfona faz parte da minha história.
      Atualmente estou fazendo reeducação alimentar sob orientação de uma nutricionista e eliminei em 7 meses 12kg, 15cm de cintura e 22 cm de abdomen. Pesquisando na net encontrei este site e sei que vou aproveitar mt suas informações. Preciso eliminar mais 38 kg ainda, mais o maior desafio é não voltar a engordar. Mt obrigada por compartilhar tantos artigos bacanas com pessoas como eu que tanto precisam de ajuda.

      • Geosh disse:

        Disponha, Nany! Realmente a alimentação aqui do site vai te ajudar, mas vale a pena demais focar em qualquer tipo de exercício que você ainda puder fazer. Seja bem vinda =)

    153. tristana disse:

      Nossa que paciência em nos responder…

      Olá Rodrigo

      Nos últimos anos ganhei 10 kilos e muita hipoglicemia.
      Acabei descobrindo uma hiperinsulinemia, só que faço exercícios e me alimento bem, e nem com acompanhamento nutricional e tomando 1 comprimido de metformina por dia estão fazendo diferença.
      Minha alimentação é super natural e mesmo assim continuo sem perder peso, e principalmente..ganhando.
      Passo mal todos os dias de hipoglicemia não importa o que eu coma. Tem dias que tenho que comer o dia todo para não desmaiar…
      Estou desesperada, já fui a 2 endocrinologistas e ao nutricionista, mas nada muda.
      Vc tem conhecimento de algum medicamento que faça o pâncreas produzir menos insulina? ou sabe de alguma coisa que possa me ajudar???
      agradeço muito…

      • david disse:

        eu sei, simplesmente abandone todos os hidratos de carbono massivos: arroz, massa pao, sucos, açucares, tudo!

        consuma um carboidrato em cada refeiçao, mas nao ultrapasse as 30gramas deste!. e de perferencia complexo, acompanhado de verduras, proteinas e gorduras boas

        uma excepção sao os treinos, em que pode consumir mais carboidrato antes e depois destes.

        • tristanat disse:

          Obrigada David
          Eu cheguei a esta conclusão de não comer mais açúcar e nem carboidratos (refinados) na real como um pouquinho arroz integral…e melhorei muiiitooooo, não estou sentindo mais os sintomas da hipoglicemia. Incrível fui ao médico ao nutricionista, porque ninguém falou isso…

      • Geosh disse:

        Tristana, acredito que o melhor que você pode fazer é ir diminuindo gradativamente os alimentos que causam picos de insulina. Pode ser uma boa dar uma olhada na glicemia dos carboidratos que você consome. Procure um bom médico e acompanhe seu caso também. Abraços!

        • tristanat disse:

          Obrigada Rodrigo
          Foi lendo suas publicações que me toquei de não comer mais os alimentos de alto índice glicêmico. Melhorei muito…
          Fico pensando como é que pode os médicos não terem me falado isso…
          obrigada, vou acompanhar ainda mais o Emagrecer para sempre…kkk

    154. Michele disse:

      Olá!Amando os artigos, etc. Amo chiclete, todos os tipos, eles tb engordam? pq tem poucas calorias até mesmo os tipos Bubaloo…
      agradeço e aguardo

    155. fernanda disse:

      Bom dia, Rodrigo! Gostei bastante de seu site e dessa reportagem! Sou diabetica desde os 10 anos. Hoje tenho 33 e não to conseguindo emagrecer. tomava insulina rph e nph, minha medica mudou para a lantus(glargina), e comecei a engordar. Sera que é a insulina? Ja comecei a cademia, tirei o paõ, to tomando leite desnatado, comendo mas fruta e nadaaa… estou desesperadaaa…me ajuda… Desde ja agradeço a atenção.
      Beijos. Fernanda Almeida

    156. Marli disse:

      Olá Rodrigo li sua pesquisa sobre insulina
      Já comprei o teu livro Emagrecer de vez
      Tire uma duvida pra mim
      Eu quero saber quais os valores normais al de insulina no sange
      minha altura 1,63 peso 75kilos
      fiz o exame de insulina o meu está 15,50uUl/mL
      vou levar o exame para o médico ver ainda ok
      Aguardo seu retorno

      Marli

    157. Marli disse:

      Olá Rodrigo li sua pesquisa abaixo sobre insulina
      Já comprei o teu livro Emagrecer de vez
      Tire uma duvida pra mim
      Eu quero saber qual os valores normal de insulina no sange
      fiz o exame de insulina o meu está 15,50uUl/mL
      minha altura 1,63 peso 75 kilos
      vou levar o exame para o médico ver ainda ok
      Aguardo seu retorno

      Marli

    158. angelucia disse:

      pois é minha glicose e da minha menina de 08 anos chegou em 100 e não diminui estou preocupa, que devo fazer, li o q vc escreveu e vou ver a parte da dieta mim ajude tenho medo de ficarmos diabéticas.

    159. Joana disse:

      Olá Rodrigo, bom dia!
      Estou no meu sétimo dia, e confesso, nunca vi nada igual o que eu encontrei aqui, seus artigos além de serem numa linguagem simples, vc fala de uma forma bem prática sobre o que nos interessa. Parabéns!!
      Bom, eu sempre tive muita dificuldade pra perder peso, sempre achei que era por causa do adoçante, que eu não faço uso… eu prefiro usar o açúcar natural demerara.. isso pode ta me atrapalhando na perda de peso? Tbm tenho dificuldade de comer muito pela manhã, as vezes só o café, nada de lanchinho, depois o almoço.
      Isso pode me preojudicar??
      Grande abraço!!

    160. Luciana disse:

      Boa tarde !

      Sou Luciana, fui ao medico endocrinologista e ortomolecular, fiz vários exames inclusive o da taxa de insulina que deu 58 taxa de insulina, então a medica passou remédios anti-diabéticos, Diabéticos tipo II, confesso que fiquei assustada !!!! A minha glicose estava 80, normal…Fiquei com medo !! Gostaria de saber sé tenho mesmo a necessidade de tomar remédios, não tem outro método ? para abaixar a taxa de insulina..Desde já te agradeço!

    161. Ana disse:

      Boa tarde
      Como posso diminuir os niveis de insulina, pois ela estando em alta concentração faz minha glicose cair pára 60.
      Quais os alimentos melhores para diminuir os niveis?

      Atenciosamente,
      Ana

    162. […] * Como mencionado antes, estudos motraram também efeitos positivos do chocolate escuro no aumento da sensibilidade à insulina, o que é uma ótima, ironicamente, para quem procura emagrecer com eficiencia. Leia este artigo para saber tudo que você precisa saber sobre Insulina: As verdades que todos deveriam saber sobre Insulina. […]

    163. Aliny disse:

      Ola Rodrigo, não entendi muito bem, estou desesperada, nao consigo fazer exercicios fisicos devidos a varios probleminhas , faço dietas e mais dietas, meus exames estao sempre bom, e colesterol sempre baixo pois nao como muita gordura, mas nao consigo emagrecer sera que se tomar insulina terei alguma ajuda? Tenho muita ansiedade e quando vejo ja ataquei tudo o que tinha na geladeira ai bate aquele sentimento de culpa, por favor se puder me ajudar engordei uns 20 kg em mais ou menos 5 anos me ajude.Se puder me responder no email agradeço

    164. Fernanda disse:

      Gostaria de saber os alimentos do que devo comer realmente? Cardápios disponíveis seria uma boa. Cortar carboidratos e açúcares, SERÁ?!!!!

    165. Oi Rodrigo, acabei de conhecer o emagrecerdevez, estou amando os artigos.
      Esse sobre insulina é realmente muito bom. Parabéns e obrigada por compartilhar seu conhecimento.
      Abraços

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>