Como monitorar CORRETAMENTE seus resultados pra evitar frustração

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

“Primeiro de tudo, os fatos, depois você interpreta-os como quiser”, adaptado de Mark Twain

Ao longo dos séculos da minha existência, eu tenho observado que um maiores ERROS das pessoas que estão buscando atingir objetivos de boa forma é, simplesmente, não controlar e medir resultados corretamente.

Bom, primeiro de tudo, traça-se o objetivo, certo? Afinal, ONDE você quer chegar?

Ai você pode dizer: “Quero perder 20 kg até dezembro”, “Quero ganhar 5cm de bíceps”, etc. Ótimo! Você precisa ter seu objetivo claro e definido. Afinal, se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve!

O próximo passo é controlar/monitorar suas ações e resultados ao longo desse caminho!

Isso é importante em todas as áreas e é também CRUCIAL no emagrecimento e ganho de massa!

Você se vê todo dia no espelho, não é verdade? Desta forma é muito difícil você ver a evolução do processo, ou seja, é difícil ver seu PROGRESSO!

É difícil ver frustração sem motivo! É difícil ver pessoas jogando contra si próprias simplesmente pela falta de consciência da importância do que falo neste artigo.

Isso é algo que procuro sempre enfatizar aos meus clientes na Avaliação do seu caso e no Coaching 1 a 1, é algo que REALMENTE faz a diferença no final do filme, sucesso ou frustração!

Os métodos sugeridos

A primeira armadilha é a BALANÇA!

Agora, vamos lá, você sabe do que to falando. Quando você decide perder peso, qual é a primeira coisa que você pensa? Na balança! A balança é a ÚNICA forma de medir o progresso para muiiiita gente! Isso também explica a frustração geral do pessoal, por não saber realmente como utilizar este equipamento de forma a interpretar os resultados corretamente.

Se você já lê o Emagrecer de Vez, já ta esperto(a) e já sabe que o peso total do seu corpo não quer dizer muita coisa e pode enganar os olhos desatentos!

O peso total do seu corpo varia durante o dia, pouco ou muito, dependendo do seu corpo mesmo, dos seus hábitos alimentares, hábitos físicos, mudanças de hábitos recentes, período do mês, sexo, etc, etc.

O peso total do corpo NÃO é a melhor medida de progresso na perda de peso!

Anote aí para quando acabar este artigo, ler este outro e ficar um passo a frente da humanidade: Como se pesar corretamente e entendendo as flutuações de peso.

Beleza, vamos lá!

Sugestões de métodos fáceis que você pode e DEVE fazer em casa para medir seu progresso:

* FOTOS! Ahh.. fotos. Sim, nada melhor do que fotos de antes e depois para mostrar o contraste geral das mudanças no seu corpo. Você não precisa publicá-las na internet ou mandar pra Xuxa, guarde-as pra você! Afinal é VOCÊ que precisa ver o resultado dos seus esforços!

* Fita métrica! Tire as suas medidas corporais no início e vá tirando de tempos em tempos, ANOTANDO em algum lugar os números! Sugiro que tire as medidas semanalmente. Muitas vezes as pessoas perdem 1 kg no mês e ficam deprimidas, frustradas e achando que o mundo virou noite, isso por que se elas tivessem tirado as medidas, teriam visto que perderam medidas, mesmo que o peso total (enganador) esteja as ofuscando! As medidas contam a verdade!

* Porcentagem de gordura corporal. Este sem dúvida é o método mais recomendado para medir o progresso. Com isso, você vai saber certinho se ganhou massa muscular, se perdeu gordura, etc. Porém, medir sua porcentagem de gordura corporal pode ser um desafio. Você pode pagar na academia para que tirem as medidas com um adipômetro, o que seria o mais adequado, porém, existem outros métodos, como bioimpedância, etc.

Você pode ainda ter uma boa idéia da sua gordura corporal utilizando-se somente de uma fita métrica e da super mega hiper calculadora disponível aqui no site 🙂 Vá na página de Calculadoras e desca até a calculadora chamada “Calcule sua % de gordura SEM adipômetro“. Ou, se você possui um iPhone ou smartphone Android, parabéns, você pode baixar o aplicativo das calculadoras pro seu celular, clique AQUI.

Sabendo sua porcentagem de gordura corporal, você pode facilmente saber quantos quilos você tem de gordura e quantos quilos você tem de massa magra no corpo. Tendo isso em mãos, quando você for se pesar na balança pode ter a agradável surpresa de ver que seu peso total aumentou, porém, a quantidade de gordura no seu corpo diminuiu 🙂

Agora, aproveite que tem um escravo aqui que se matou pesquisando, entendendo e gastando suadas horas escrevendo tudo de forma clara e fácil pra você e leia este artigo: Tudo que você precisa saber sobre composição corporal.

É isso ai! Meu objetivo é tentar diminuir frustração sem motivo!

Saia do achismo, MEÇA seus resultados, acompanhe seu progresso com números! Temos coisas mais importantes para fazer do que ficarmos frustrados com ilusões da verdade!

Faça sua boa ação de hoje compartilhando este artigo no facebook, twitter ou por email, clicando nos botões abaixo ou na barrinha ao lado.

Grande abraço e tenha um ótimo dia (ou ótima noite) 🙂

Rodrigo

Receba os novos artigos por e-mail gratuitamente

  • Lia

    Rodrigo, acho o site ótimo, tá de parabéns… 🙂
    Estou usando muitos dos conselhos, inclusive comecei academia depois de ler os teus textos.
    Aos poucos vou alcançando meu ideal…

    Obrigada!
    Lia

    PS: meça é com Ç. 😉
    Pode apagar meu comment depois de corrigir!!

    • Rodrigo

      Oi Lia,

      Obrigado pela correcao, jah tinha corrigido lah mas foi um erro feio mesmo hahahaha
      Infelizmente eu nao estou usando portugues nunca no meu dia a dia entao uso isso como desculpa pra estes descuidos que acontecem de vez em quando hehehe

      Obrigadao e parabens por sua iniciativa de comecar a academia!
      Rodrigo

  • Olá Rodrigo,

    Já faz um tempinho que não comento por aqui, mas tenho acompanhado de perto todos os posts. Quando conheci o site eu estava ainda no início do meu projeto de emagrecimento agora já estou colhendo os resultados. Com 6 meses já eliminei 30kg!!!

    Concordo totalmente com as informações desse post, das sugestões que você propõe a única que não tenho feito de forma organizada é fotografar o progresso.

    Acho que uma outra dica interessante para quem está num projeto de emagrecimento é escrever um diário. É muito importante registrar o seu dia-a-dia, ajuda a manter o foco e sempre que pinta algum desanimo, é só reler o diário que você se motiva na hora. No meu caso o diário acabou virando o blog “Confissões de um Confessor” http://confissoesdeumconfessor.com

    Hoje inspirado nesse seu artigo, fiz outro post “linkando” o Emagrecer de Vez. Nele conto um pouco como eu estou gerenciando meu emagrecimento [ http://www.confissoesdeumconfessor.com/2012/03/como-gerencio-meu-emagrecimento.html ]

    É isso aí Rodrigo, mais uma vez gostaria de te parabenizar pelas ótimas informações que você sempre traz para nós

    Abçs

    Danilo Confessor

    • Rodrigo

      Maravilha Danilo,

      Obrigado por compartilhar seu progresso e seu animo 😀

      E voce lendo este comentario, aproveite pra dar uma olhadinha no blog do Danilo. Sempre eh bom se cercar de pessoas positivas que estao seguindo o mesmo processo!

      Grande abraco,
      Rodrigo

  • caio

    Rodrigo quero te dizer que cheguei até seu site totalmente por acaso e rapidamente fiquei encantado com a forma como vc coloca as coisas de forma clara e sincera, fato este quase impossível de se encontrar principalmente em se tratando de emagrecimento, por este motivo quero que fique registrado este elogio a vc pela iniciativa.
    Após ler muitos artigos do site vou iniciar o desafio dos três meses, só gostaria de tirar uma dúvida, no meu caso que estou bem acima do peso e só posso me exercitar na esteira pois não tenho tempo para academia. Eu posso tomar bcaa, além do whey? Isso vai me ajudar, prejudicar ou não vai fazer diferença.

    • Rodrigo

      Fala Caio,

      Nao vejo necessidade nenhuma pra voce tomar BCAA sendo que nao esta procurando ganho de massa. Whey pode te auxiliar na ingestao diaria de proteinas e acho que eh suficiente. No geral, sugiro voce focar na mudanca de habitos alimentares, lah que voce vai alcancar 90% do seu sucesso nesta fase inicial pelo menos!

      Abraco e obrigado pelo elogio 🙂
      Rodrigo

  • Michele

    Concordo plenamente com você… sofro muito com isso pois ganho musculo muito fácil e apesar das roupas ficarem folgadas, o ponteiro da balança sempre sobre ou não abaixa… pra quem não tem muita consciência e mede seu progresso apenas com a balança, é fatal!!! Até eu mesma as vezes me pego chorando de raiva… pois por mais que você saiba, sempre quer que o peso na balança baixe… é fato!

    • Rodrigo

      Falou e DISSE MIchele!

      Muito bom e obrigado por compartilhar isso com o pessoal!
      Abracao,
      Rodrigo

  • Eloy

    Parabéns pelo site e pela iniciativa em compartilhar.
    Já estava cansado de tanta ignorância.
    Estava frustrado porque em 2 meses só tinha reduzido 2 kg (total). Mas fazendo os cálculos percebi que de gordura eliminei 4kg. Ou seja ganhei 2kg de músculos que já vão consumir 200 caloria por dia só por existirem. o/

    • Rodrigo

      Isso!!! Magnifico! VOce esta a um passo na frente da humanidade sabendo que o peso total da balanca soh engana as pessoas!

  • Amanda

    Quais as medidas que vc recomenda tirar para monitoramento dos resultados??

    • Olá Amanda! Acredito que quanto mais referencias você tiver, mais fácil pra tirar conclusões mais acertadas. Eu hoje em dia me baseio muito no espelho e nas medidas de gordura corporal mais do que em qualquer outra coisa!

  • luciana

    rodrigo, estou caminhando 30. minutos no simulador de caminada e mais 30 mimutos na plataforma vibratoria 5 vezes por semana. E controlando a minha alimentaçao, e socorro nao consigo perder peso. k. faço? me ajuda socorro estou perdida. desde ja agradeço.

    • Olá, Luciana! Veja nosso artigo sobre interval training! Disponha!

  • Karla

    Rodrigo,
    Boa tarde!!! Estou Lendo o seu site e realmente achei de um esclarecimento único. Tenho certeza que hoje me ajudou a escolher, a decidir e fazer com que eu conseguisse dar o primeiro “chute”. Estou vidrada aqui com sua informações desde 8h da manhã. E já readaptei todo meu cardápio em poucos textos.
    Decidi fazer um diário: “O diário da minha última dieta” (pq não precisarei mais de dietas já que minha nova alimentação se tornará um hábito), que espero está postando em pouco tempo minha evolução.
    No entanto, não estou conseguindo acessar os vídeos, queria terminar essa grande pesquisa, com esse vídeos que parecem ser bem esclarecedores.
    Agradeço muito por essa injeção de ânimo e aguardo retorno.
    Grande Beijo

    • Olá, Karla. Os vídeos são enviados um por dia, no seu email, ao se cadastrar no banner no topo do site. O envio é gratuito. Boa sorte na sua caminhada!!!

  • Daniela

    Oi Rodrigo
    Ainda nao entendi muito bem o que posso comer nos lanches, e como ando na escola, nao queria que os meus colegas gozassem comigo!
    Que devo fazer/comer?

    • Daniela, se gozarem de você, ria junto. O importante é você buscar a sua felicidade de maneira saudável, não o que os outros pensam.

  • Grasi

    Olá Rodrigo, tudo bem!

    gostaria muito de saber sua opinião sobre as plataformas vibratorias, vc acha que funciona? pois em artigos que li comentam que ajuda a acelerar o metabolismo.

    obrigada!