Saiba como se pesar corretamente e entenda as flutuações de peso

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

Neste artigo vou falar de algo que todos deveriam saber  para evitar qualquer frustração sem motivo durante o processo de emagrecimento.

As perguntas que vou responder neste artigo são:

– Como se pesar corretamente para se ter uma idéia mais real do peso perdido?
– Por que o peso corporal pode variar tanto de dia pra dia e como isso acontece?

É isso aí, sente-se confortavelmente e vamos lá!

-> Motivo de alegria e frustração

Não compreender como o corpo retém e libera líquidos pode ser um motivo de alegria e também frustação. Vamos ver alguns porquês.

Você começa uma dieta ou reeducação alimentar na segunda feira e se pesa agora. Na sexta você se pesa de novo e sai pulando de alegria que perdeu bem mais peso do que esperava.

Não é que eu queira acabar com a brincadeira, mas a maior parte deste peso que você perdeu é proveniente de líquidos que foram eliminados durante a semana, principalmente, água. A concentração de água no corpo diminuiu devido à alteração na sua dieta! Vou explicar isso mais abaixo, mas entenda que o peso total que diminuiu na balança não significa que a queima de GORDURA foi grande também.

Agora, você, ainda não sabendo da realidade, ficou super feliz e continuou a dieta por mais uma semana, claro. Aí, no final da outra semana, você viu que também perdeu mais do que esperava, porém, um pouco menos que na semana anterior. Tudo supimpa e você continua… aí na terceira semana vem o choque hehehe… você pode ter perdido muito pouco peso ou até ter ganho um pouco… mas como? por que?

Aí você fica triste, desmotivado(a) e acaba comendo 2 tortas de brigadeiro e 3 batatas pringles pra se consolar. Que final trágico.

Claro, exageros a parte, o ponto é que, não saber sobre este assunto, pode causar falsas impressões e frustrações desnecessárias.

Agora vamos ver, de forma simples, como sempre, qual é a desse mecanismo do corpo! Simbora?!

-> Concentração de água e variações no peso total

Retenção de água, como você já sabe, pode causar aumento de peso corporal além do normal e isso tem causas clínicas, hormonais e alimentares.

Em outras palavras, as mulheres podem reter água e, portanto, “ganhar peso” durante o período menstrual, devido à ação dos seus amados hormônios. Água pode ser retida também devido a problemas circulatórios, problemas no coração e/ou nos rins. E por último, a concentração de água no corpo pode variar de acordo com sua dieta e a quantidade de sódio (sal) ingerida.

Bem mais da metade do seu corpo é constituída de água! Isso quer dizer que, alterações na concentração da mesma, no corpo pode resultar em flutuações consideráveis do peso na balança!

Seu peso total pode flutuar bastante!

O corpo elimina água principalmente através da urina, fezes, respiração e transpiração.

Nota: Como você faz pra limpar a tela do celular ou o óculos de sol? Dá aquela baforada, não é verdade? hehehe… a tela fica embassada (ou seja, úmida) e assim você limpa com mais facilidade. Essa é uma prova fácil de que você elimina água na respiração 🙂

Oras pelotas, mas agora, como você RETÉM água então?

Desconsiderando agora as causas hormonais e clínicas mencionadas, vamos focar no que é mais comum e prático: O consumo de sal.

Vestindo o jaleco da ciência

Não tenha medo, venha comigo para o laboratório para uma curta e simples explicação interessante.

———

Nosso corpo conta com os eletrólitos, geralmente sódio (sal) e potássio, no processo de controle das nossas funções corporais. A questão é que para manter um funcionamento estável e correto, a concentração desses eletrólitos no sangue precisa ser constante!

Quando a concentração destes eletrólitos no sangue aumenta, o corpo desperta a sensação de sede, fazendo com que consumamos mais água e assim se restaure a concentração correta. Isso explica por que você sente aquela sede fora do normal quando volta da pizzaria, churrascaria, etc.

Quando nós consumimos uma quantidade adequada de água, nossos rins são capazes de manter a concentração de eletrólitos no sangue constante, elevando ou reduzindo a quantidade de água retida, de acordo com a necessidade.

———-

Ok, penduremos agora o jaleco devolta no cabide e continuemos.

Comidas de má qualidade e com concentração exagerada de sódio são os vilões de sempre: fast-foods, chips, salgados, etc.

Ao mantermos uma dieta rica em sódio, fazemos com que nosso corpo retenha uma quantidade maior de água! Da mesma forma, ao mantermos uma dieta mais saudável, vemos que esta concentração diminui e você se sente mais leve.

Você certamente nota que certos dias você se sente mais magro(a), certo? Não sente aquela sensação de estar estufado(a), etc. Você simplesmente se sente melhor e mais em forma. Isso, muitas vezes, é explicado pela concentração normal de água no corpo!

Agora, por exemplo, depois de ir na churrascaria e de um fim de semana de festa, você pode ganhar quilos e se sentir extremamente estufado(a) por um bom tempo, não é?

Coincidentemente ou não, comidas ricas em sódio são também, geralmente, pobres em nutrientes, pobres em fibras e gordurosas.

Já no outro lado da moeda, comidas ricas em nutrientes, baixas em gordura e ricas em fibras, são também baixas na concentração de sódio!

Como já disse, esse é o grande motivo, pelo qual, ao corrigir sua dieta, você perde normalmente mais peso corporal no início! O corpo se adapta à nova alimentação e regula como precisa a concentração de água no organismo!

Sugestão geral e super importante: Pode parecer o oposto do que você deveria fazer, porém, água é um dieurético natural e pode ajudar você a perder peso, já que, entre outros benefícios, faz com que você urine mais, que seus rins funcionem melhor e que seu metabolismo aumente!

BEBA ÁGUA!!!! Frequentemente ao longo do dia! Se você quer perder gordura no modo turbo e de forma saudável, beba muita água! O corpo se utiliza de água também no processo de perda de gordura e isso faz uma diferença considerável!

-> Como se pesar corretamente

Bom, aqui não tem mistério e a orientação é curta e grossa hehehe

Pese-se não mais do que uma vez na semana e, quando o fizer, certifique-se de ser no mesmo dia, na mesma balança e no mesmo horário.

Desta forma, a gente diminui as chances de nos enganarmos com os resultados e aumentamos a chance de termos uma idéia mais real sobre como está indo nosso processo de perda de gordura.

Ainda assim, peso total, como você deve saber, não é o melhor indicativo de performance na perda de gordura! Uma medição da porcentagem de gordura corporal seria o mais ideal, mas tirar suas medidas com uma fita métrica também ajudam muito a medir e controlar o progresso!

É isso! Menos frustração e mais satisfação!

Um grande abraço! Viva a consciência e o conhecimento que vale a pena \o/

Sucesso,
Rodrigo

REFERÊNCIAS

Live Strong
Health – How Stuff Works
Weight Loss For All
Calories per Hour

  • Isso ai, cortanto a maioria do sal faz uma diferença enorme, e ai tomando bastante agua fica perfeito. Quanto mais liquidos melhor. E é claro, não custa dar aquela lembrada, esquece que refrigerante existe, inclusive os “zeros”, que de zero só tem é zero saúde. Bebida alcoolica então nem se fala.

    • Rodrigo

      Eh isso ae Bruno. Valeu por colaborar sempre com comentarios legais!

      Abraco!
      Rodrigo

  • Nayara

    Além de tudo isso, ainda causa celulite!!

  • Cesar

    Ola Rodrigo

    Cara..esse negocio de flutuação de peso é fogo mesmo…gostaria de uma opiniao sua
    Descobri seu site 2 meses atras e li praticamente todos os artigos pra começar o desafio dos 3 meses..mudei a alimentaçao e passei a comer de 3 em 3 horas os alimentos certos..nada de porcaria..me condicionei pros exercicios e agora faço o HIIT como sugerido..e tmb tenho meu dia de farra…como muito bem esse dia…rsrs..ninguem eh de ferro..comecei o desafio com meus 87 Kg e agora dps de 1 mes e 15 dias estou com meus 82Kg com um detalhe…faz duas semanas q nao saio desse peso cara…nao sei oq acontece..parece q criei resistencia ao emagrecimento como vc falou…oq vc sugere?fico sempre flutuando entre 83 e 82 Kg e nao abaixo…quero chegar aos 77 e dps ganhar mais massa magra e estacionar nos 80 definido..hj faço o esteira tmb e a musculação..será q estou ganhando massa magra e por isso nao percebo a diminuiçao do peso?
    Muito bom seu site..continue assim.. nos ajuda mto
    Abraços

    • Rodrigo

      Oi Cesar Parabens pelo resultado. Olha, pra platô nao tem muita receita. Depende muito do caso. O que o corpo precisa eh de algo pra quebrar a adaptacao. Isso pode ser comer liberado uns 2 ou 3 dias… ou tentar cortar mais forte por uns 2 ou 3 dias…. algo que quebre a adaptacao… tem que realmente experimentar um pouco pra ver como seu corpo reage! Abraco!

  • Marcus

    Oi Rodrigo

    Achei muito interessante a sua explicação sobre a importância de beber água não só durante a dieta mas sempre. Ainda estou me acostumando a beber água durante o dia pois quando você não sente sede é difícil conseguir beber um copo de água. Tenho uma pergunta. Você por acaso tem alguma dica sobre beber água durante ou após as refeições? Porque existe muita polêmica sobre o assunto, alguns especialistas dizem que não faz mal porém outros afirmam que a água pode até atrapalhar no emagrecimento. Gostaria que você me desse alguma resposta a respeito disso. Obrigado.

    Abraço!

    • Rodrigo

      Bom, minha opiniao sobre isso? Beba agua como quiser 😛

      Acho que temos mais coisas pra nos preocupar do que a hora em que bebemos agua no almoco! Mande ver como quiser! essa eh minha dica eheh

      Abraco!
      Rodrigo

  • Ótimo texto Rodrigo!!!
    A pouco mais de dois meses mudei alguns hábitos de vida e comecei um projeto de emagrecimento. Eu estava pesando 145kg quando comecei e já eliminei 13,2kg nesse tempo. Faço o acompanhamento semanalmente me pesando e usando fita métrica. Quero inclusive comprar uma balança melhor para poder medir informações da composição corporal (% de gordura, líquidos, massa magra, etc).
    Fiz um microblog no Tumblr onde estou relatando meu progresso o endereço é o seguinte: confessei.tumblr.com
    Tomei a liberdade de linkar seu texto por lá.

    • Rodrigo

      Oi Danilo,

      Parabens pela decisao e pela conquista ateh agora.
      Fique a vontade pra linkar o Emagrecer de Vez.

      Curti o seu blog, acho extremamente util pra voce manter algo assim. Da um gas e tambem motiva outras pessoas!

      Grande abraco pra ti e espero postar o seu caso como Caso de Sucesso aqui no site daqui um tempo. Vejo que tem tudo pra chegar na sua meta!
      Rodrigo

  • Danielle

    Rodrigo me bateu uma duvida. Ja eh mais q sabido q perder peso exige disciplina etal, mais manter o peso conquistado e mto mais complicado q perder, logico q qdo estamos no caminho da conquista sempre rola ficar na votade e tal. Como fazer pra depois de ter atingido o peso ideal nao voltar a engordar, quais os cuidados e armadilhas q teremos q evitar? Vc poderia da tua opiniao sobre como manter o peso depois do emagrecimento?

  • Juliana

    Olá Rodrigo! Eu sempre li em tds os lugares que tomar muita água faz bem para a saúde, mas nunca li o real porque disso, o que realmente acontece no corpo quando se ingere bastante água, o que sempre se escuta dizer por aí é que vc tem que hidratar o corpo, e aqui neste artigo vc explicou o que realmente a água faz ingerida mais vezes do que o habitual quando o objetivo é acelerar o metabolismo para perder peso. Entendi certo? Obrigada!

  • Bon dia Rodrigo,soy española me encanto tu site.Comence a hacer muchos cambios em mi dieta,estoy practicando todas tus dicas, Pero? tengo 72 kilos llevo tres semanas y no tengo mingun resultado ,mi peso es el mismo o yo no lo veo ,estare perdiendo gordura localizada, Espero respuesta Gracias ,muy bueno tu site.

    • Holla, Mayka! Bienvenida a Emagrecerdevez! podría ser una buena idea para comprobar sus medidas también, aun que poden ser la primera manera de comprobar los resultados! Gracias!

  • Hassan

    Ola rodrigo
    Eu tomo bastante cha e como bastante gelatina zero e os dois tem agua ,sera que isso ajuda na idea de tomar agua ou tem que ser agua pura .
    Obrigado

    • Pra monitorar sua hidratação é fácil, Hassan. Se a urina tiver transparente, é pq vc tá bem hidratado. Se tiver amarelada, você precisa beber mais água =)

  • Maria do Socorro Herculano

    Oi Rodrigo, obrigada pelos e-mails, comecei agora estou lendo com mta atenção tudo q vc manda, quero ter bons resultados, espero todo dia pelos e-mails, quando eu estiver tendo resultados volto a ter contatdo com vc.
    Um grande abraço.
    Socorro

    • Obrigado, Socorro!

  • Rosimeire

    POXA, TO TRISTE, POIS ERA PRA ESTAR NO TERCEIRO DIA DO DESAFIO, MAS NAO CHEGOU NADA NO MEU EMAIL HJ, FIQUEI ESPERANDO O DIA TODO JÁ SAO 16HS, O QUE ACONTECEU?, POR FAVOR ESTOU ESPERANDO, ABRAÇOS.

    • Clique em todos os emails e procure emagrecerdevez, Rosimeire! No gmail raramente falha.

      • Rosimeire

        Bom dia Geosh, encontrei no span, obrigado e me desculpe, fiquei apavorada quando nao o vi na caixa de entrada, mais uma vez obrigada por essas dicas maravilhosas, vcs sâo D+.

        • Maravilha, Rosimeire! As vezes acontece mesmo de cair no spam!
          você é que é demais =) Grande abraço!!

  • mary

    Bom dia, to na luta pra perder peso, ja fazem duas semanas, to sentindo que estou realmente apreendendo a me alimentar, isso e otimo! quero ser uma pessoa saudavel e vou levar esse meu aprendizado pro resto da vida, ainda to longe do meu objetivo mas comendo e fazendo exercicios como estou fazendo e fato que pode demorar mas vou conseguir! na verdade gostaria que me ajudasse com duas questoes: 1ª Como estou no inicio da dieta e claro que perderei peso mas rapido e talz, mas o que fazer qnd comecar a estacionar na balança?? 2ª A manutençao ” como manter o peso atingido??? aguardo anciosamente! Abcs…

    • Ei Mary! O caminho é esse mesmo. Geralmente quando a gente estaciona, é hora de analisar novamente todos os itens da nossa dieta e ver o que pode ser melhorado. O normal é quando a pessoa atingir o peso, ela já estar tão satisfeita com a dieta que não tem mais problema em mantê-la, outros precisam passar a consumir alimentos de média glicemia pra não ficarem magros demais, etc.
      Vamo que vamo!
      Abraços!

  • lucelia

    obrigado por mais informações, comprei o sal rosa do imalaia, gostaria de saber se este produto e melhor do que o sal normal. obrigado por tudo. bjs.

  • Henrique A.

    Podemos identificar se nosso corpo necessita de agua ou não pela urina, quando estivermos urinando “branco” é que nosso corpo está no nível ideal de agua hehehe … E evitem refrigerantes, preferível não tomar nada do que refrigerante !! Refrigerante desidrata nosso corpo. Se algo estiver errado, favor corrigir. Abraço Rodrigo.

  • há 4 dias atrás estava com 88kg , e Hoje estou com 84,5kg , isso é normal ? OBS , TO COMENDO BALANCEADO E FAZENDO CAMINHADA 40 MINUTOSPOR DIA , CADA DIA ALMENTANDO MAIS A VELOCIDADE. EU INGIRO NO MAX. 250 CALORIAS POR DIA.

  • Andreia

    Rodrigo, eu espero de verdade de responda esta mensagem!

    Há muito tempo venho tentando perder peso. Não estou acima do peso, nem nada! Estou dentro do peso normal pela minha idade e tamanho, mas não estou feliz com minha forma!
    Acontece que estou muitíssimo frustrada a muito tempo. Faço academia a mais de 2 anos, sempre fui regrada com doces, há mais de 3 meses, por orientação do meu endócrino, eu reduzi a quantidade e qualidade dos meus carboidratos diários, comendo basicamente legumes, verduras, folhas e carnes. Neste tempo ainda, estava comendo doces esporadicamente, mas muito raramente. Emagreci apenas 0,5kg neste tempo e não percebi muitas mudanças no meu corpo. Um pouco mais de massa muscular, talvez. Mas nada tão significativo.
    Será que tenho que me conformar que não poderei ter a forma física que eu quero?
    Acho que vou entrar na faca se nada der certo 🙁
    Seu era minha última chance, li, reli. Estou fazendo tudo certinho, mas ainda os resultados não vieram. É muito frustante

  • elinaldo

    qual meu peso ideal tenho 1.66 de altura

  • Alexandra

    Olá, faz 3 anos q sofro com retenção de líquidos, é tanta retenção que no exercício de alongamento não consigo segurar o pé atrás…o médico mandou tomar 40 mg de furosemida e 10 de amilorida, desde então, tomo todos os dias, evito sal, e mesmo assim, a balança flutua. Tenho 41 anos e estou na menopausa ha 1 ano, faço TRH com tibolona 2,5 mg, corro todos os dias 1:30 hr, já emagreci 15 kgs. Porém fui na nutricionista e ela me fez o biopendância e o resultado foi q estou com 43% de água no organismo, e pede para eu tomar muita água, (eu ingiro mais de 2 litros por dia)…e aí?? não entendi nada!! Se eu não tomo o furosemida fico toda inchada, braços, pernas e pés, e se tomo dá q estou com falta de agua rsrsrs… vc poderia me explicar essa situação melhor?? Obrigada!

    • Alexandra, provavelmente a causa dessa retenção, se não for um problema de saúde específico, é o consumo de carboidratos densos. Trigo, massas, pães, biscoitos,arroz e cereais e companhia. Com uma menor liberação de insulina nossos rins ficam mais eficientes em eliminar o excesso de líquidos. Outra coisa que pode ser é uma resposta inflamatória a alergenos(leite principalmente, glúten ou algum alimento mais específico) ou a algum alimento mais inflamatório(óleos de cozinha!) Veja bem, não sou médico e não vou nem posso te orientar a respeito da medicação(é seu médico que tem que te acompanhar com isso) mas vejo essas retenções acontecendo muito aqui no site por causa desses alimentos e eu mesmo tenho problemas de retenção com o consumo continuado de leite. Abraços!

  • tatiane alves

    Ola
    Porque depois de algumas sessoes demassagem reduzi 4cm depois de duas semanas havia ganhado 2cm .estava menstruada mas as medidas deram bem diferentes.porqu isso acontece. Mas na aparencia meu corpo ta mais fino. Faço funcional sera que isso atrapalha?

  • Lucia

    Olá , eu perdi 18.4 em três meses e queria saber como faço pra chegar no meu objetivo quero perder mais 3 kilos e ta difícil porque eu foço a dieta direitinho e consigo perder gramas por semana, já mudei de dieta três vezes só que cada mês vai ficando mais difícil ainda será que e a dieta??

    • Ei Lúcia! Me adicione lá no facebook! Me mande também as fotos de antes e depois pra compartilharmos com o pessoal. Abraços!!!