Como Transformar Seu Corpo de Forma Inteligente e Eficaz

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

“Conteste o senso comum, a menos que você possa verificá-lo racionalmente e através de experimentos”, Steve Albini

Pequena reflexão (desabafo)

Sim, é por estarmos presos ao senso comum, à sabedoria comum, aquela que todos “sabem”, é que estamos evoluindo mais e mais na direção que não queremos!

A prova disso, pelo menos no ramo do emagrecimento e boa forma, é ver claramente que a humanidade está cada vez mais desesperada por soluções e cada vez mais afundando na lama desta “sabedoria comum” que só colabora para o agravamento do quadro como um todo.

Desafiemos o senso comum! Sim, este é o lema!

É arriscado, é instigante, é ousado, é desconfortável, porém, é somente assim que podemos realmente colaborar e atingir resultados verdadeiros.

Lembre-se, falar mais do mesmo ou ler mais do mesmo, é sempre fácil e confortável! Porém, qual o resultado disso? Exatamente, … mais do mesmo.

Você, por me conhecer e conhecer a filosofia do Emagrecer de Vez, sabe que eu desafio o senso comum, noite e dia. Te digo, isso não é confortável! Não é confortável receber opiniões ásperas de muitos que se incomodam ao ouvirem coisas que vão diretamente na direção oposta do que eles acreditam e vêm praticando.

Porém, eu não consigo fazer diferente e vou continuar desbravando este meio, colaborando como eu posso, para desmascarar cada vez mais mitos e balelas, doa a quem doer, sinceramente.

composicao corporal

É nisso que acredito e é isso que defendo. É aí que vejo a possibilidade de melhorar profundamente e significantemente a vida daqueles que estão dispostos a se sintonizar com esta idéia!

Nota: O site cresce muito a cada dia e, também, a cada dia, recebo dezenas de testemunhos extremamente positivos com pessoas compartilhando resultados e mostrando como estão mudando de vida. Tudo isso, pra mim, é um sinal claro de que, o que estou fazendo, está tendo utilidade e valor. O site tem ajudado positivamente na vida de, literalmente, centenas de milhares de pessoas. 

Agora, chega de filosofia!

Se você ainda está lendo, isso é um sinal! Vamos lá para o assunto de hoje, o qual, também desafia o senso comum, claro 🙂

Entenda o que é Sarcopenia

Ao passar dos anos, o nosso corpo começa a perder massa muscular naturalmente. Isso você já sabe.

Este fenômeno é conhecido como Sarcopenia. Após os 25 anos de idade, perdemos de 0.5% a 1% de nossa força e massa muscular por ano. Esta perda ainda é potencializada, caso não se pratique exercícios que mantenham estes músculos ativos.

Por que isso é importante?

Veja, 2,5kg de músculos no corpo exigem aproximadamente 250kcal diárias somente para se manterem.

Isso significa que, se você perder 2,5kg de músculos, seja por qualquer causa, seu corpo irá precisar de 250kcal a MENOS por dia para se manter.

Agora, veja, se você não levar este tipo de coisa em consideração e continuar comendo como está acostumado(a), você, somente devido à este fator, irá armazenar em 14 dias, o equivalente a meio quilo de gordura corporal.

Pouco? Veja o efeito a medida que o tempo passa. Ao longo de 5 meses, por exemplo, são 5kg de gordura corporal que você adicionou, somente devido à este fator.

Claro que você não perde 2,5kg de músculos da noite pro dia, pelo contrário, demora, porém, sua dieta e regime de exercícios pode colaborar muito para aumentar a velocidade desta perda!

Como nós pioramos esta situação sem saber?

Como dito, o processo de Sarcopenia é natural, porém, como nós potencializamos este efeito? Em outras palavras, como nós, seguindo o senso comum, colaboramos negativamente com esta perda muscular progressiva?

É, mais uma vez tenho que mencionar os exercícios aeróbicos. Quero dizer, exercícios de intensidade moderada de longa duração e frequentes. Em outras palavras, esteira na academia, caminhadas longas e constantes, corrida, jogging, bicicleta ergométrica, etc.

É neste ponto que aqueles que se opõe, irão jogar as pedras…

Lembre-se, estou apenas trazendo fatos à tona. Você tem o direito e o dever de interpretar como quiser e também de duvidar de tudo.

Veja, poderia falar muito sobre isso, mas quero ser simples e direto aqui.

Quando praticamos exercícios aeróbicos, na esperança de obtermos sucesso na perda de peso, o que fazemos é diminuir nossas chances de sucesso na boa forma a longo prazo.

Ao executar exercícios de longa duração e ritmo constante, nossos estoques de glicogênio no corpo (principal fonte de energia rápida), os quais, são bastante limitados, começam a se esvaziar.

O que acontece, então, é que o corpo não vai começar a queimar somente gordura, como você poderia imaginar. Lembre-se, ao praticar este tipo de exercício, você não está utilizando seus músculos de forma que justifique que eles sejam mantidos e, como eles são “caros” para o corpo de se manter, o que acontece é o seguinte:

Seu corpo começa a extrair proteína muscular (tecido muscular), quebrar ele em aminoácidos e transformá-los, então, em glicose (energia) através de um processo comum e conhecido como gliconeogêneses, no fígado.

Em outras palavras, seu corpo está se desfazendo de seus preciosos músculos para alimentar a si mesmo.

A prova visual das consequências disso, em casos extremos, são os maratonistas e atletas de triatlon, etc. Veja como são os corpos deles, magros, frágeis, com poucos músculos e, além disso, cheios de problemas de saúde internos, os quais, você não vê. Mas, o principal que quero chamar atenção aqui é para a quantidade de músculos mesmo.

Se atolando mais na lama

Agora que mencionei tudo isso, veja, você quer perder peso. Ai você começa uma “dieta” qualquer aí e começa a fazer exercícios aeróbicos seguidos, afinal, é isso que “todo mundo” sugere que você faça, pois, este é o senso comum.

O que você faz é: Sofre se regulando na alimentação, fornece menos nutrientes e calorias do que seu corpo precisa, intensifica a perda de massa muscular, devido à dieta em si e os exercícios aeróbicos.

Além disso, estes tipos de exercícios aeróbicos, ao contrário de HIIT (exercícios intervalados de alta intensidade, que até diminuem o apetite) te darão MAIS fome depois, como resultado da baixa dos estoques de glicogênio e dos níveis de açúcar no sangue, transformando a sua jornada de perda de peso um inferno na terra, basicamente.

Ao seguir neste processo, você perde gordura sim, a curto prazo, mas também perde massa muscular, de forma que seu corpo precise menos calorias a cada dia para se manter. Em outras palavras, a taxa metabólica basal (TMB) do seu corpo, diminui a cada dia.

Como você não é o Robocop e nem um ciborg, você não consegue seguir nesta dieta e regime de exercícios sofridos por muito tempo, logo, depois de um certo período, você volta ao normal. É natural que isso aconteça, pois, ninguém é de ferro (não, o ironman não existe 🙁 ).

Tendo atingido seu objetivo de peso imediato ou não, você volta à uma rotina mais normal.

Agora, como resultado deste processo todo, seu corpo queima MENOS calorias por dia (devido à perda de massa muscular) e sabe economizar energia como ninguém. Seu corpo aprendeu a gastar o mínimo possível de calorias para executar os seus exercícios aeróbicos, uma vez que a energia disponível estava escassa!

Você volta a comer normalmente, ainda mesmo que seja uma dieta saudável e seu corpo começa a armazenar gordura em modo turbo, ou seja, você começa a engordar rapidamente e não sabe o porquê, se frustra, se deprime e resultado? Você retorna, com o tempo, ao mesmo peso ou ainda acaba pesando ainda mais do que antes de começar todo o processo.

Em outras palavras, você retorna ao mesmo peso anterior ou mais e com PIOR composição corporal (mais gordura e menos músculos).

Isso acontece TODO O SANTO DIA e eu recebo emails e comentários todos os dias de pessoas que passam e passaram por isso!

O que fazer para transformar seu corpo de forma inteligente?

Oras pelotas! Mantenha seus músculos ativos e, de preferência, desenvolva-os!

Assim como 2,5kg de músculos a menos, por si só, podem colaborar com que você queime 250kcal a menos por dia, 2,5kg de músculos a mais, irão colaborar para que você queime 250kcal a mais por dia.

Nota: Se você é mulher, não se preocupe, pois, você pode treinar pesado na academia, se quiser, e mesmo assim não vai ficar “musculosa” naturalmente, por causas hormonais, então, não tenha medo.

Além disso, estes novos músculos irão aumentar seu poder de absorver glicose do sangue, aumentar seu potencial de perda de gordura permanente, potencialmente colaborar para um melhor controle da insulina no sangue, te proteger mais contra lesões, etc, etc, etc.

Veja, se você começa a optar por exercícios intervalados de alta intensidade feitos corretamente, ao invés dos típicos aeróbicos, você irá:

  • Manter e desenvolver sua musculatura.
  • Melhorar seu condicionamento físico mais do que se fizesse os aeróbicos.
  • Queimar gordura por mais tempo.
  • Ter mais tempo livre pra fazer o que gosta.
  • Sofrer menos e ver mais resultados.
  • Melhorar, naturalmente, sua composição corporal.

Você deve adicionar exercícios funcionais de musculação, caso possível (lembre-se sempre de consultar seu médico para saber se você está apto(a) a executar qualquer tipo de exercício).

Se você criar mais músculos, sua taxa metabólica basal irá, naturalmente, aumentar e você irá, sem esforço nenhum começar a transformar seu corpo, diminuindo a porcentagem de gordura corporal e aumentando a porcentagem de massa magra, transformando, literalmente, sua forma física e atingindo FINALMENTE o seu objetivo de boa forma, tendo o corpo que você tem orgulho de mostrar e de olhar no espelho.

Você deve colocar uma alimentação correta em prática, nada de dietas temporárias, nem nada. Aprenda as bases e estratégias de uma alimentação realmente nutritiva, saudável e emagrecedora. Os artigos do Emagrecer de Vez estão aí pra ajudar você nisso, de forma correta.

Sobre isso, existem muitos artigos aqui no site e também no processo de 10 dias para emagrecer de vez, no qual eu foco exclusivamente em guiar você, passo a passo, ao longo dessa filosofia alimentar (que tem transformado a vida daqueles que a seguem realmente a sério).

A mensagem final é:

Desafie você também o senso comum e começe a obter resultados incomuns!

Dê atenção aos seus músculos, mantenha-os ativos com exercícios CORRETOS, dê uma atenção especial à sua alimentação, sem nada radical, e começe DE VEZ a transformar sua composição corporal de forma inteligente, indolor, natural e permanente!

É isso por hoje! Ufa, artigo longo, pra variar! Hey, COMPARTILHE!! Dê um joinha no botão do Facebook e divulgue!

Espero ter colaborado com sua vida!

Um grande abraço,

Para leituras extras sobre treinos intervalados de alta intensidade, sugiro os 2 artigos abaixo:

Faça MENOS exercício e emagreça MAIS. Queime gordura até mesmo enquanto descansa com Interval Training!

Menos exercícios, mais benefícios! Novidades sobre Interval Training!

REFERÊNCIAS PRINCIPAIS

MD McGuff, Doug and Little, John. Body by Science
Sarcopenia on Wikipedia

[ois skin=”Embaixo dos posts”]

  • junior

    Bom dia!

    Como você disse em outros artigos, quando se faz musculação, na verdade não se ganha mais músculos,
    e sim aumenta os já existentes. Então o que você quer dizer exatamente com
    “Claro que você não perde 2,5kg de músculos da noite pro dia, pelo contrário, demora…..”
    O perde nesse caso significa o que exatamente?

    Até mais.
    Junior

  • Daniel

    Junior, acredito que ele quis dizer “perda de peso de massa magra”, digamos que seus músculos atrofiem (por falta de exercícios ou até pelo catabolismo gerado por exercicios exagerados) e por isso ficaram menos pesados e então vc acaba “perdendo” músculo. Quando o nosso músculo hipertrofia (aumenta) ele fica mais pesado e então ganhamos alguns kg de músculos, mas a hiperplasia de músculos não ocorre, ou seja, realmente não ganhamos novos kg de músculo através da criação de novas fibras musculares.

    Abs.

    • Rodrigo

      Exato Daniel.

      Junior, o peso muscular aumenta atraves do desenvolvimento dos musculos que voce ja tem no corpo.

      Abraco,
      Rodrigo

  • Márcia

    Oi Rodrigo! Gosto muito dos seus textos, até adquiri seu livro para ver se me ajuda no ganho de massa muscular. Mas sempre que vc diz que exercício aeróbico de intensidade moderada é ruim eu fico sem saber o que pensar. E vc sabe que muita gente não concorda contigo. Então minha dúvida é: Quando diz que exercícios aeróbicos queimam músculo, está falando das pessoas que SÓ fazem exercício aeróbicos, ou dos que fazem musculação associada ao exercício aeróbico? Porque eu faço 40 minutos de esteira, de forma intensa e faço 1 hora de musculação e pego pesado. Eu consegui trocar massa gorda por massa magra, segundo a avaliação que fiz recentemente na academia. Então te faço essa pergunta. Quem faz musculação associada ao exercício aeróbico, tem essa perda de massa muscular, ou só quem pratica apenas o exercício aeróbico? Agradeço muito se puder me responder.

    • Rodrigo

      Ah claro Marcia, fazendo musculacao, alinhada a uma alimentacao correta, voce sinaliza ao seu corpo que seus musculos estao em USO, ou seja, ativos. Assim, quando voce pratica seu aerobico, eh muito menos propenso a perda de massa muscular.

      Alias, o teu aerobico de 40m nao eh de longa duracao, assim dizendo… imagino tambem que nao faca isso muito frequentemente.

      A perda muscular eh mais no caso da pratica frequente de exercicios aerobicos longos de moderada/alta intensidade.

      Abraco,
      Rodrigo

  • Rosângela

    Olá Rodrigo,

    Pratico musculação 3 vezes na semana e spinning entre 2 e 3 vezes. Corro o risco de perder massa muscular treinando dessa forma? Devo fazer somente a musculação? A minha alimentação é bem saudável.

    Obrigada,

    • Rodrigo

      Dificil dizer assim de forma geral, mas como pratica musculacao, voce esta mostrando ao corpo que seus musculos estao sendo usados e isso eh otimo!

  • junior

    Ok entendi, imaginei que fosse algo parecido com isso.
    Outra dúvida, li em uma reportagem que falava dos benefícios da musculação,
    que outra grande vantagem da musculação, é que depois que você consegue
    ficar mais musculuso, você não “perde mais esses músculos” (a não ser em
    casos de má nutrição), no máximo eles iriam atrofiar, mas depois
    conseguiria facilmente recuperar a forma física novamente.
    Inclusive havia até links sobre essa pesquisa. Infelizmente não achei
    o link da reportagem, e não estou conseguindo encontrar os links, mas
    isso faz algum sentido? Obviamente não era exatamente essas as palavras,
    mas era algo nesse contexto, é que infelizmente não lembro exatamente,
    mas isso tinha me chamado a atenção, ainda mais, porque falava que se
    baseava em pesquisas recentes.

    Ah, comprei o seu livro também, realmente literatura de qualidade
    e fácil de entender, mas sinceramente achei caro, ainda mais por ser um
    livro virtual. Mas comprei também por consideração do seu excelente
    trabalho, e na esperança que continue fazendo o mesmo.
    Acho que seria legal, se em um eventual novo livro, quem já comprou o
    primeiro ganhase um bom desconto.
    De qualquer forma parabéns pelo seu excelente trabalho.

  • Victória

    Rodrigo, adoro suas dicas, mas fiquei com uma dúvida. No caso se eu fizer o exercício aeróbico somado a musculação, ainda sim terei perda de massa magra?

    • Rodrigo

      Provavel que nao, assumindo que voce tenha uma alimentacao em ordem e rica em proteinas e ainda que os aerobicos nao sejam exagerados.

  • Augusto

    Ninguém é mais interessado em ganhar (ou manter) massa muscular do que os bodybuilders, porque diabos o treino aerobico deles em cutting é basicamente steady cardio de baixa frequencia cardiaca em jejum e depois do treino? Vide Jay Cutler, Kaine, Phil Health. Tenho certeza que eles tem acesso aos melhores profissionais e conceitos da area.

    • Rodrigo

      Digamos que a vida/corpo/metabolismo/genetica de um bodybuilder eh consideravelmente diferente de 99.999% da populacao, entao, nao da pra se aplicar oque eles fazem no mundo real, no geral. Voce pode mesmo ler o livro de fisiculturismo do proprio Arnold Schwarznegger. Os exercicios e rotinas q ele recomenda sao praticamente inviaveis pra graaaande maioria das pessoas e isso eh muito dito por ai. Soh pra citar um exemplo.

  • Márcia

    Obrigada pelo esclarecimento, Rodrigo!

  • Aline Rodrigues

    Bom dia!

    Qual o seu parecer quanto ao spinning?

  • Márcia

    Quantas vezes por semana vc acha que devo fazer esteira por quarenta minutos, Visto que faço musculação cinco dias na semana? Agradeço se pude me responder;

    • Rodrigo

      Acho que esta fazendo musculacao demais na realidade. Esteira leve poderia auxiliar. Dificil sugerir algo assim de forma geral pra ti Marcia.

  • Manuela

    Rodrigo,

    tenho acompanhado a algum tempo o emagrecer de vez. Entrei em um processo de Reeducação Alimentar a mais ou menos 2 meses e tem três semanas que comecei a exercitar o corpo – era do tipo, absolutamente, sedentário – uma espécie de treinamento de circuito (atividades alternadas de 30′, cardiovascular e de força) num período de 30minutos. Nesse período se foram 6,400 – que, de fato, não sei se de gordura ou de músculo :(.
    Enfim, gostaria de saber o que você me sugeriria para complementar essa busca pela perda de peso.

    • Rodrigo

      De acordo com o que disse, eu diria que a perda foi mais de gordura sim, uma vez que voce parece estar se exercitando corretamente!

  • LILIAN

    Olá, Rodrigo

    Venho acompanhando seu site a alguns meses.É maravilhoso a quantidade e qualidade de informações que obtive aqui. Antes eu não imagina como o meu corpo realmente funcionava.Quero me aproveitar um pouco da tua boa vontade e te pedir umas dicas. Fiz academia (aerobicos) por +- 6 meses, tive que parar para me recuperar de um acidente de trânsito que sofri em março. Agora estou pretendendo voltar( mas, não aos aerobicos) e fazer musculação ou comprar uma estação de ginastica (para usar em casa)Na sua opinião terei os mesmos resultados se fizer os exercicios em casa na estação de ginastica? Se for na academia qual o tempo padrão que devo fazer?
    Abraço,

    • Rodrigo

      Nao importa onde faz desde que siga as estrategias que menciono nos artigos. Pode fazer em casa sim. Voce precisa comecar de leve, ja que esta voltando agora. Sem pressa… inicie de leve e va aumentando a intensidade gradativamente. Sugiro que nao exceda 60 minutos de treino em 1 dia, de forma geral.

  • Anny

    Oi Rodrigo,

    Estou com um certo medo de abandonar os exercícios aeróbicos,apesar de entender bem o que foi dito no artigo.Faço reeducação alimentar a 2 meses, e jump a 4 meses (3x por semana), apesar de gostar de musculação,eu abandonei por achar que só ela não seria suficiente, a minha pergunta é, se eu abandonar de vez o jump e fazer pelo menos 2 vezes o treino de HIIT(corrida) + musculação 2 x na semana, eu não vou recuperar todo o peso que já perdi?

    • erika

      faz o teste e vai pesando toda semana, mas eu acho pelo que ja foi postado no site que vc nao recupera peso nao, com o HIIT, vc vai perder sim ja que musculo queima mais calorias. tente…..

  • marilene

    Estou lendo fielmente os artigos que estão postados aqui. e olha! estou muito satisfeita com o que estou lendo e aprendendo muito. Tudo muito diferente do que se se ver por aí. Estou adorando!!!

    um abraço

    mari

  • Maria Tereza

    Oiii Rodrigo, td bem? Começei e ler os artigos do site e são todos excelentes, aprendi muito…e aprendi tb q estava fazendo várias coisas erradas(espec. na alimentação), q estou corrigindo. Mais tenho uma dúvida (qt ao treino), me ajude: tenho ido a academia 3 vezes por semana, e meu treino tem sido assim: faço 45 minutos de musculação (um circuito – 3 minutos na esteira, com 2 séries (3 x 15) para membros inferiores e superiores. Após isso faço 45 minutos de spining (alternando a frequencia entre 65 a 85% da capacidade cardiov. Estou no caminho certo? Gostaria de saber sua opnião
    Um abração
    Maria Tereza

    • Olá, Maria! Vai dar resultado, sim, mas acredito que seja mais fácil e prático obter resultados se você separar os exercícios de musculação dos pra queima de gordura. Alternar dia sim dia não, Hiit e Musculação para hipertrofia. Abração!

  • Olá Rodrigo boa tarde, primeiramente parabéns por tudo você está ajudando muita gente, eu tenho uma duvida estou com 30 kg acima do meu peso normal
    preciso eliminar 30 kg se eu fizer somente musculação resolve? pois tenho me
    matado de fazer esteira e bicicleta, comecei musculação hoje mais nada pesado, posso fazer só musculação e pode ser pesada? assim conseguirei emagrecer?
    me ajuda por favor, Deus te abençoe abraços

    • Vanessa. Uma alimentação adequada é chave no emagrecimento. Com certeza você vai ter excelentes resultados se associar a hipertrofia uma alimentação bem restrita nos itens que dão problema no emagrecimento. Pode levar mais tempo do que se você também associar a interval training, mas os resultados definitivamente virão.

  • Obrigado por me ajudar que Deus continue te abençoando para você
    continuar sendo essa pessoa maravilhosa que você é que está sempre
    disposto a ajudar o proximo sem querer nada em troca isso é
    raridade hoje em dia, muito obrigado abraços

    • ana

      Olá! Tenho adorado os seu artigos e sao sem duvida a minha grande ajuda 🙂
      Tenho 1,55 e peso 50kilos, sou magra (eu acho) no entanto tenho gordura acumulada na barriguinha :/ há 4 dias alterei a minha alimentação, no entanto sinto alguma fome :/
      Os meus treinos são, de dois em dois dias pernas e gluteos, ás vezes fasso costas, braços etc, mas n tenho grande interesse.. No entanto todos os dias caminho 30m ou fasso 15m de eliptica. Quero ganhar massa e perder barriga, e possivel as 2 ao mesmo tempo? Devo tomar whey ou albumina?

      • Olá, Ana! Se você já viu a glicemia dos seus carboidratos, é só comer mais até que você se sinta satisfeita. Sentir fome é um sinal de que algo está fora do lugar. É sim possível manter ou ganhar alguma massa enquanto você reduz o percentual de gordura corporal. Eu optaria por whey antes ou depois do treino, e usaria a albumina como sumplemento alimentar quando não pudesse ingerir uma quantidade de proteína adequada, por exemplo.

  • natalie

    Ok, ok… Muitas duvidas, então … vamos lá!

    Você concordou que com o treino aerobico se perde bastante gordura, correto? Entretanto se perde tbm tecido magro. Se eu fizer um treino aerobico intercalado de musculação, corro o risco de eliminar esses tecidos magros?

    Ponto 2: Natação conta como exercicio anaerobico, correto? Nesse caso ele serve para mostrar” que meus musculos estão sendo utilizados?

    Ponto 3: fazendo 30 min de caminhada diaria ou corrida, corro o risco de chegar a queimar os tecidos bons?

    Ponto 4: como ja falei outras vezes: ODEIO ACADEMIA, MUSCULAÇÃO, ETC.. Voces tem alguma sugestão de esportes que sejam beneficos para esse processo de emagrecimento? Estou fazendo natação 2x por semana e caminhada moderada 30 2x por semana seguida de musculação, mas como disse: não gosto de musculação nem de academia e gostaria de saber se posso substituir isso por algo mais prazeroso.

    Ponto 5: qual a opnião de vocês a respeito da pratica de remo, como atividade fisica?

    Ponto 6: Sobre o fato de se fazer musculação, adquirir uma boa qtde de massa muscular e depois parar de fazer.. dizem que quando você para de fazer o treino (aqui onde moro a gente chama de marombar) as pessoas engordam, conheço varios amigos que passaram por isso, o que vocês tem a dizer sobre isso?

    Ps. desculpe a lista de duvidas, mas eh que esse artigo realemnte levantou muitos questionamentos. Caso alguma duvida minha ja tenha sido respondida anteriormente, para outra pessoa não precisa se repetir, pois de qualquer forma irei olhar as duvidas dda galera!

    Obrigada!

    • Vamos lá!
      Ponto 1 – eu descordo que o treino aeróbico se perca gordura. o principal efeito de um aeróbico de média intensidade é um ganho de apetite, e sim, o impacto sobre a massa magra pode ser negativo
      2 – sim. principalmente se você fizer os tiros intervalados.
      3 – de caminhada não, de corrida, sim. longos períodos de atividade física de baixa intensidade(como caminhar tranquilamente, etc) tem um impacto positivo sobre o organismo. por isso recomendamos um dia a dia mais ativo como um dos 3 pontos principais.
      4 – Natalie, não conheço uma só pessoa que tenha malhado apropriadamente pra hipertrofia e não tenha gostado. é rápido, prático e prazeiroso. Geralmente o que o pessoal não gosta são de séries com repetições excessivas, ou medo infundado de ficar com a aparencia masculina, etc.
      5 – se te traz prazer, por que não?
      6- no geral a minha experiencia é o oposto. uma vez que seu organismo cessa a necessidade de comer mais pra manter o metabolismo, eu sempre experimentei perda de gordura. Claro, se você mantiver a mesma alimentação de quando está malhando e principalmente, uma alimentação altamente glicêmica. você vai engordar sim.

  • natalie

    Geosh,

    entendi! muito obrigada! 😀

  • Excelente dica! Nos tempos modernos, que trabalhamos muito e sempre estamos buscando oportunidade de empregos é necessário encontrar uma maneira eficaz de emagrecer e continuar na correria diária para trabalhar.

  • Ero Vitorio

    Olá Rodrigo e Geosh, estou a quase dois meses lendo os artigos e questionamentos no seu site, faço reeducação alimentar a oito meses,
    ainda estou longe do ideal, faço exercícios intercalando hidro, caminhadas,
    exercícios cardio, e com pesos, quase todos os dias por mais ou menos 1 h
    porém do nada paro de emagrecer por três ou quatro semanas, efeito platô eu acho rsrs, isto agora depois de uma perda consideravel de peso (17 kg), ainda preciso perder 10 kg e a cada dia fica mais difícil, o que vc me aconselha????

    • O primeiro passo e sempre analisar o índice glicemico dos carboidratos que você consome. O segundo seria ver se você esta ingerindo a quantidade de gorduras boas necessária. E de proteínas também. Vamo que vamo, Ero!

  • Ana Paula maia

    Oi Rodrigo. Estou encantada com seu site. Me encheu de esperanças.
    Tive bebê a 1 ano e meio atras e ganhei 18 kg na gravidez.
    Ate agora só consegui perder 14 kg, ainda me restam 4 kg, que nao consigo eliminar.
    Estava sedentária, porém depois que comecei a ler seus artigos, já me matriculei numa academia, e estou indo todos os dias. Fazem 2 semanas.
    Tenho 1,59 m e peso 59 kg e 32 anos.
    Ontem fiz minha avaliação e fiquei preocupada, pois meu % gordura deu 28,35, é considerado abaixo da media e noto que estou com muita gordura localizada, principalmente celulite, o que mais me incomoda, pois tenho um corpo bem legal, porém cheio desses furinhos indesejáveis.
    Gostaria de sua opinião, pois pensei: “devo emagrecer primeiro, chegar ao meu peso ideal e depois me preocupar com o ganho de massa muscular.” Estou certa? Se nao, me diz o que devo fazer?
    Vc esta sendo uma benção na minha vida, que Deus te abençoe, obrigada por tudo.
    Um grande beijo,
    Ana Paula

    • Olá, Ana Paula! Acredito que seja uma boa fazer musculação pra hipertrofia e focar na alimentação. Como lhe falta pouco peso a perder, o mais importante é equilibrar a quantidade de massa magra(que provavelmente está abaixo do ideal) e perder gordura, do que necessariamente perder peso, entende? Veja meu ultimo artigo!
      Um grande beijo pra você também =)

  • andreia

    ola e a primeira vez que comento, porem ja acompanho o site ja faz um tempo. a duvida é posso fazer o HIIT no elitcon acho meio complicado na esteira, tenho medo de cair hehehe. xau.

  • Ilca

    Oi Geosh. Duvidas mil, rsrs. Caminho por 45 minutos na esteira e depois de ler o emagrecerdevez resolvi fazer um Hitt do meu jeito. Aqueço por 15 min a 7,5Km/h e depois alterno por 15 a 20 min de corrida (1 min) e caminhada(1 min) a 10 km/h voltando a 7,5 no minuto de “descanso”. Fico bem cansada, mas não chego a ficar sem folego… estou com receio se está correto. Outra coisa é que odeio ir pra academia e na internet existem alguns exercícios de musculação para ser feitos em casa… você acha que eles são eficientes/suficientes? Sou magra e poucos musculos. Fiz durante 1 ano pilates e durante este período posso dizer que desenvolvi bem os músculos dos braços… que já “murcharam”, rsrsr. Tenho 45 anos.

    • Lica, você precisa aumentar a intensidade pra colher os benefícios. Claro, se você tiver condições físicas para aumentar. É possivel sim trabalhar vários grupos musculares em casa, mas outros ficam realmente difícil se você não tiver halteres/anilhas e etc. Abraços!