Nozes, Castanhas, Amêndoas, Amendoins, Linhaça… Quão Saudáveis Elas Realmente São?

nozesSe você já se preocupa com sua alimentação à um tempo, deve ter visto em vários lugares que nozes e castanhas são sugeridas como boas opções de snack, ou seja, de lanche da tarde, da noite, etc.

Enquanto estes alimentos são infinitamente superiores à outras opções, como por exemplo, pães e farináceos em geral (glúten), precisamos ter em mente algumas coisas importantes antes de exagerarmos no seu consumo.

Neste artigo quero mostrar pra você quais são as melhores opções e as piores opções de nozes, castanhas e sementes, tal como, apontar os pontos negativos deles e uma forma de tentar mitiga-los.

Os Pontos Negativos

Nozes, castanhas e sementes possuem, assim como quase todos alimentos de origem vegetal, mecanismos de defesa imbutidos, como: antinutrientes, lectinas, inibidores de enzimas, ácido fítico.

Estes tipos de mecanismos explicam por que muitas pessoas são até mesmo alérgicas à diferentes nozes e castanhas e por que algumas pessoas não se sentem muito bem depois de ingeri-las em grandes quantidades.

  • As lectinas podem irritar a flora intestinal e criar inflamação.
  • Os inibidores enzimáticos podem prevenir a digestão completa das proteínas contidas nestes alimentos.
  • O ácido fítico é uma estratégia da planta de não nascer antes da hora certa. Este ácido, quando dentro do nosso sistema digestivo irá se “grudar” à minerais como cálcio, ferro e magnésio, prevenindo a absorção deles. Isso significa que, mesmo que a noz ou castanha tenha grande quantidade de alguns minerais, isso não significa que você irá absorvê-los por completo.

Mitigando Os Pontos Negativos

Se você realmente é uma pessoa empenhada e está disposta à um esforço extra, uma forma de se remover a maior parte do ácido fítico e outros antinutrientes das nozes e castanhas, é deixando-as de molho em água salgada durante a noite.

Depois de fazer isso, você precisa secá-las BEM (no sol ou em um forno, em temperatura baixíssima). Se você não secá-las, você precisa comê-las o mais rápido possível, já que o mofo irá crescer bastante facilmente com a umidade.

Ômega 6 vs Ômega 3

Nozes, castanhas e sementes são normalmente ricas em gorduras naturais. Porém, a maioria delas é muito mais rica em ômega 6 do que ômega 3 e isso é um problema, já que o sugerido para uma saúde mais sólida seria um equilíbrio perfeito entre estas duas gorduras, ou seja, uma proporção de 1 pra 1.

O consumo excessivo de ômega 6 (e PUFAs em geral) é um dos principais responsáveis por problemas de saúde “modernos” vinculados à síndrome metabólica (diabetes, doenças cardíacas, obesidade, etc). Todo óleo vegetal (que por sinal são os mais consumidos), são rícos em ômega 6. A alimentação tradicional moderna contêm uma overdose de ômega 6 e uma deficiência de ômega 3.

Enquanto ômega 3 é uma gordura muito saudável ao corpo, o tipo contido nas nozes, castanhas e sementes não é o mais favorável (tipo ALA e não EPAs e DHAs). Sopa de letrinhas a parte, as melhores fontes de ômega 3 são peixes, carne de ruminantes alimentados com grama (gado) e ovos de galinha de qualidade.

Ambos ômega 6 e ômega 3 fazem parte do grupo de PUFAs (gorduras poliinsaturadas) e nós queremos manter a quantidade destas gorduras sob controle e uma proporção de 1 pra 1 (ômega 6 e 3).

Antes que eu esqueça, um outro grande problema a respeito das PUFAs é que elas oxidam com o calor e isso é péssimo para o corpo. Logo, SEMPRE  é sugerido que se opte por nozes e castanhas in natura, ou seja, sem serem torradas.

Agora, tendo em mente que queremos lutar por um equilíbrio perfeito entre ômega 6 e ômega 3, veja abaixo o perfil lipidico das principais nozes, castanhas e sementes. A cada 100g de cada uma, quantas gramas são de ômega 6 e quantas são de ômega 3? (fonte: USDA database):

OmegaComo se pode ver no gráfico acima, a concentração de ômega 6 é muito maior do que a de ômega 3, com a exceção de linhaça.

Conclusão: O Que Comer e O Que Evitar?

Livro eletronico Emagrecer De VezResumindo rapidamente: A maioria das nozes e castanhas contém lectinas, o que pode irritar a flora intestinal, contém ácido fítico que impede a absorção de minerais e é bastante alta em ômega 6 e PUFAs.

Isso, por si só, sinaliza que não devemos exagerar no consumo destes alimentos se quisermos manter a saúde em cheque. Moderação é a chave!

O consumo esporádico e não rotineiro de nozes e castanhas continua sendo uma boa idéia para quem precisa de uma fonte de energia rápida e prática de gorduras naturais.

Experimente e preste atenção em como o seu corpo se comporta. Observação é a chave, tendo em vista que cada pessoa reage de forma diferente à diferentes alimentos.

Algumas opções notórias são as nozes macadamias (ricas em gorduras monosaturadas e aparentemente saudáveis mesmo em grandes quantidades) e castanhas do Pará que apesar de altas em ômega 6 e PUFAs totais, são riquíssimas em selênio (componente muito importante para o corpo).

A semente de linhaça é alta em ômega 3, porém, não é o tipo de ômega 3 mais favorável ao corpo humano, logo, se o seu objetivo é realmente aumentar o consumo desta gordura, é sugerido que foque em fontes mais apropriadas como já citado (peixes, ruminantes alimentados com grama e ovos de qualidade).

Uma das piores opções, levando-se em consideração o perfil lipídico, seriam as nozes (altíssima em ômega 6).

“E o amendoim?”, você pode estar gritando…

Bom, o amendoim nem noz/castanha ele é… ele é um legume na realidade e é um dos alimentos mais alergênicos que existem, carregado de antinutrientes, alto em lectinas e fonte de aflatoxinas (cancerígeno).

Como via de regra, sugere-se que se evite por completo o consumo de amendoins (claro, você é livre para seguir a regra dos 80/20 exposta no método Emagrecer De Vez para te dar liberdade).

“Ahh Tô Perdido! O Que Que Eu Faço Agora?”

Reforçando o que tiramos de lição disso tudo: As nozes, castanhas e sementes são bem vindas na nossa dieta alimentar saudável, como sempre difundido por aqui. Se você não tem problemas de digestão ou alergias com o consumo delas, continue!

O problema está no exagero sem limites, obviamente. Se você já é uma pessoa que segue as linhas guias aqui do Emagrecer De Vez e já removeu grandes vilões como os óleos vegetais (riquíssimos em ômega 6), seu equilíbrio ômega 6 e ômega 3 já deve estar, naturalmente, melhor, não colocando tanto estresse assim na questão do consumo de nozes, sementes e castanhas.

Creio que elas continuam sendo boas opções de snack/lanchinho, mas, obviamente, não devem constituir a base da sua alimentação. Logo, novamente, bom senso é o que vale!

Agora, com licença que vou comer algumas amêndoas…

Espero que tenha colaborado com seu conhecimento e saúde!

Um grande abraço,

Assinatura_pequena-menor

 

 

Referência: Are nuts and seeds healthy?

  • Carla

    Olá,
    Eu quanto mais leio mais confusa fico. Já não sei mais o que comer. Aquilo que se dizia saudável já não é. Mas afinal o que se pode comer? Carne? Também. Mas fala-se tanto aqui no site em comer carne, que os homens das cavernas eram saudáveis porque comiam carne. Pois eram, mas viviam até aos 30 anos agora vive-se até aos 80. Parece que realmente alguma coisa mudou…

    • Laura Gomes

      sem problemas, é só fazer o que foi recomendado: colocar de molho e etc e depois consumir sem medo de ser feliz!!!

  • adriana da silva

    Eu ja nao sei mas o q comer !!!

  • Luana

    Acho que não ficou claro para mim. Se tiver que consumir, a melhor opção é a semente de linhaça? Contudo, não devo usar em excesso? Uma colher por dia é o suficiente? Desde já agradeço a atenção.

  • fani

    sou da opinião da carla viu 🙁 há uns tempos publicava-se que as sementes e frutos secos eram excelentes, que deviamos consumi-las diariamente entre as refeiçoes principais, e baseavam os textos nos estudos tal e tal, o mesmo com a aveia, que podiamos tomar no café da manhã, etc… agora já nao pode nada… e eu que pensava que tinha uma alimentação saudável já não sei de nada….. to sentindo na pelo o tal do “só sei que nada sei”…. :

    • Rodrigo

      Reforçando o que tiramos de lição disso tudo: As nozes, castanhas e sementes são bem vindas na nossa dieta alimentar saudável, como sempre difundido por aqui. Se você não tem problemas de digestão ou alergias com o consumo delas, continue!

      O problema está no exagero sem limites, obviamente. Se você já é uma pessoa que segue as linhas guias aqui do Emagrecer De Vez e já removeu grandes vilões como os óleos vegetais (riquíssimos em ômega 6), seu equilíbrio ômega 6 e ômega 3 já deve estar, naturalmente, melhor, não colocando tanto estresse assim na questão do consumo de nozes, sementes e castanhas.

      Creio que elas continuam sendo boas opções de snack/lanchinho, mas, obviamente, não devem constituir a base da sua alimentação. Logo, novamente, bom senso é o que vale!

      Agora, com licença que vou comer algumas amêndoas… 🙂

      • patricia

        eu tirei o trigo certo mafs eu a

      • Ola ,eu quero o meu livro Rodrigo ,encomendei-o dia 23 de maio ,o que houve não entendi ,vc pode me ajudar ?

      • Oi ,quero o meu livro Emagrecer De Vez que encomendei dia 23 de maio e não chegou até agora ,pode me ajudar?

  • cristiane

    Nossa eu tb. Já estou confusa….não sei mais o que comer!

  • Liduina Nogueira

    Muito bom , artigo interessante , mas com o poder de nos deixar cada vez malucos… isso faz parte da sociedade do conhecimento

  • Juan Jesus

    Os homens das cavernas não viveram muito por todos os perigos a que estavam expostos, animais selvagens, insetos venenosos, infecções, etc. E, além disso todos nós somos livres para escolher o que comer e somos livres para procurar informação e decidir o que é melhor para nos.

    • Rodrigo Ramos

      Exatamente isso Juan!!! No período paleolítico uma pequena parte dos homens conseguiam sobreviver ao período da infância, devido à um ambiente extremamente hostil… Não éramos nem de longe o topo da cadeia alimentar, estávamos ali mais ou menos na metade da tabela, caça e caçador ao mesmo tempo e nas horas vagas, coletor de frutas e raízes, rsrsrsrs!!!

      Foram MUUUITOS milhares de anos vivendo e evoluindo assim… isso está entranhado na nossa genética, estamos adaptados a esse tipo de alimentação irregular e sem esquecer da prática de atividade física para se manter vivo!!!

      Mas em 10.000ac (período neolítico)… o homem resolveu virar o jogo e inventou a “agricultura”… largou a vida nômade… estabeleceu raízes… domesticou animais… começou a produzir o que comia e demos assim inicio ao processo de sedentarismo.

      Não podemos dizer que a agricultura foi ruim para espécie humana, pois hoje seria difícil de imaginar um exército de 7 bilhões de homens e mulheres caçando para viver… E se hoje somos os maiores predadores do planeta, tudo começou com a invenção da agricultura…
      mas vale lembrar, que nem sempre o que é bom para espécie, é bom também para a saúde do indivíduo e agora vivemos os efeitos colaterais disso!!!
      E vamu que vamu, Abrçs.

  • Já vi tantas contradições nestes posts com relação ao livro que também não sei mais em que acreditar. Confusa.

  • Victor

    e qual seriam as opções para os lanches entre as refeições ?

    • marcia

      se vc comer certo,não vai sentir necessidade de lanches entre as refeições.

  • Lisley

    Poxa, essa do amendoim me surpreendeu…

  • Sheila

    Puxa, agora fiquei confusa.
    No livro vc recomenda comer nos lanches em geral, e nao esporadicamente.
    Nao to entendendo mais nada!

  • Vivian

    Muito bom esse artigo. Adoro o site e sempre que alguém me fala sobre emagrecimento eu o indico. Mas fiquei com uma dúvida depois de ler esse texto. Gostaria de saber sobre a chia. Faço uso de 1 colher de sopa rasa ao dia. Será que estou fazendo o certo? Procurei informação nutricional sobre ela e o que achei foi isso: Composição g/ 100g
    Carboidratos 0
    Fibra Alimentar 31,2
    Gordura Saturada 5,31
    Lipídeos 29,3
    Ômega 3 11,1
    Ômega 6 3,88
    Ômega 9 1,84
    Proteínas 31,2
    Sódio 0,32
    Resíduo Mineral 4,65
    Rodrigo, o que você pode me falar a respeito da chia? Continuo com o uso ou não?
    Obrigada.

  • MARIA IRENE PEREIRA MARTINS

    Tb fiquei confusa. Aliás para mim é ainda mais complicado pois sou ovolactovegetariana e comer carne, nem pensar pois minha opção de não comer animais não é por uma questão de saúde e sim filosófica além do mais ele fala em comer carne de animais ruminantes alimentados no pasto pois todos sabemos que os animais confinados são alimentados com ração e são cheios de hormônios e antibióticos.
    Como saber, particularmente no Brasil, onde não existe fiscalização, que os animais são orgânicos. Dou preferencia para organicos, pelas mesmas razões relacionadas às carnes, até para os ovos que consumo mas, tenho que confessar, que tenho duvidas qto à procedencia organica dos mesmos. Prefiro os ovos organicos ou caipira por serem procedentes de galinhas criadas livres, não naquelas gaiolas apertadas com luzes acesas tendo que produzir às vezes mais de um ovo dia mas, dá para acreditar que existam realmente pessoas que não visem só o lucro, num mundo em que o $ é o senhor?

  • Guilherme

    O conhecimento e estudos vão se aprimorando, por isso algumas mudanças acontecem, enfim não é uma dieta e sim um estilo de vida que é ensinado aqui no site.

    A base da alimentação na MINHA visão é carnes, ovos, legumes, manteiga, óleo de coco/oliva. Tudo que é diferente disso como nozes, castanhas, suplementos(whey), leite e queijos NÃO devem ser a base da nossa alimentação.

    No momento que você faz 3 refeições com base nestes alimentos os lanches se tornam raros, pois a fome não irá existir.

    Assim consegui chegar ao peso ideal, eliminando mais de 40kg…enfim não fico me apegando apenas em artigos e sim tento conhecer e entender o meu corpo, vendo o que me faz bem e o que me prejudica.

    Vejo muitos comentários: “mas comer só carnes, ovos e legumes”, enfim a força de vontade esta ligada diretamente com o objetivo alcançado.

    Outro ponto, é o “trash day” muitos acreditam que devem ser um dia que tu irá comer toda e qualquer porcaria que gostaria, acredito que quem precisa perder peso isso é um erro e sim fazer um dia que você irá consumir batata doce, tapioca ou no máximo comer uma refeição mais “trash” e ao resto do dia seguir normal. No momento que tu conhece a verdade sobre os alimentos tu não consegue mais por exemplo, tomar um refrigerante e achar que é normal.

    Esperto ter ajudado.

    • Cristina costa

      Ajudou muito Guilherme…obrigada

    • Rachelina

      Excelente comentário, Guilherme. Penso e faço da mesma forma.

    • Rogério

      Vc não consome grãos, arroz,feijão, etc??

      • Guilherme

        Arroz integral ou parboilizado consumo no final de semana quando não consumo batata doce ou mandioca. Feijão e Lentilha por serem leguminosas tento evitar.

        • Guilherme

          Lembrando que sempre quando como carbo tento que a maior parte da minha refeição continue sendo proteínas e gorduras..então por exemplo, faço o arroz utilizando óleo de coco a mandioca após ficarem cozidas ponho azeite de oliva, sempre acompanhado de proteína.

  • Caio Papai

    Quanto mais passa o tempo, mais a confusão aparece.
    No livro diz pra não ser radical mas diz que é pra cortar tudo que “gostamos” no modelo MR….
    Ai no livro diz pra comer esse tipo de alimento, agora manda um post dizendo pra não comer muito.
    Pra mim, pelo que eu estou lendo…é uma Dukan camuflada.
    OK…li a amostra achei interessante…comprei o livro…e lá mais enrola do que vai direto ao ponto….
    Acho que estou me arrependendo.

  • pedro melkchior bertagnolli

    rodrigo:sinceridade tá? Comprei o livro e segui o metodo MR. talvez pela minha idade as coisas não foram como pregadas, mas olha muitas controversias entre o livro, metodos(2), e informações dadas. Não so o caso de amendoim mas veja também a semente de girassol, No metodo MR TUDO PODE ou manda…e mesmo nometodo MT. amendoim idem e se for ver desde inicio há bastante contradições. Fiz muitas comparações e hoje estou com muitas duvidas. Eliminei totalmente massas biscoitos, e raramente como doces, e nem dos vinte por cento fiz uso durante muito tempo. Hoje estou com meu colesterol acima do normal e na dibete ali PAR A PAR. Jamais tive problemas. Faz tempo que sigo tuas receitas como ovos bacon manteiga etc…e alguns problemas surgiram ali que não tinha antes. BEM se pedes uma graça a deus e não a recebes jamais o culpado sera deus e sim você (que não rezou direito ou não mereces-te a graça. não estou com isto desmerecendo teu metodo mas as contradições do livro metodo e informativos são muitas. Abraços

  • pedro melkchior bertagnolli

    assunto complexo: todo o livro, artigo, ou metodos anunciado sôbre algo que atinge um sofrimento humano (ex:emagrecimento, coluna vertebral, diabete, como enriquecer etc…) estão propensos a grande sucesso e de se tornar best…e acima de tudo o que não exige de você grande esforço. O ponto está na CURIOSIDADE. O ser humano é movido de curiosidade, e dela emana o sucesso., apos satisfazer este desejo (curiosidade) advira a aprovaçao ou desaprovação

  • VIVIANE

    Poxa vida, adoro amendoim *-*
    Dizem que torrado faz menos mal,
    o jeito é comer com moderação né.
    Queria saber sobre a CHIA, tem um tempo
    que tenho tomado ela, e senti uma
    melhora na pele, disposição e tal.
    Poderia falar sobre ela????

    • Daniel

      Com certeza a chia será também criticada, assim como já foram criticados: frutas, trigos, leite para que não tem intolerância a lactose.
      Foi até citado nesse blog um neurologista norte americano que se chama Perlmutter e me parece que esse mesmo concluiu que grão são danosos ao nosso cérebro e acredito que chia deve fazer parte disso!

      Mas para o seu alento, teve uma conhecida minha que tinha problemas de dores no corpo. Depois que ela começou a ingerir chia, essas dores melhoraram bastante!

  • ricardo

    Valeu Rodezio,

    Eu tava na de caju mas como ela eh muito compulsiva e cara aqui o preju tava sendo meio violento ai passei pra do para, essa vc nem consegue comer mais q a conta, so o necessario msm, fica a dica pra todos

  • GRACIA

    PESSOAL É SÓ OMER COM MODERAÇÃO, POIS TUDO QUE É DEMAIS FAZ MAL.

    • Simone

      É q no livro e fala pra comer bastante, tipo em todas as refeicoes q n tiverem gordura e fala pra incluir castanha. Agora diz q ñ pode comer todo dia (rotineiramente)… Aí confundiu td…

      • You have the monopoly on useful intnamafion-rreo’t monopolies illegal? 😉

  • Andy

    Poxa que confusão!Vou me alimentar da luz é mais fácil. : ) rsss

    • Vanessa

      Hahahahaha.

  • Rafaela

    Também achei bem confuso, até por que o artigo não inicial fazendo alusão aquilo que já foi dito aqui e no livro como o correto, poderia ser mais cuidadoso nisso para gerar menos frustração. Alguma coisa do tipo “Ao contrário do que acreditávamos até então… ou novas pesquisas nos apontam… Ou seja assumir que antes errou ou que novo conhecimento foi adquirido, o que não me parece que está ocorrendo aqui, que diferente de outros textos não apresenta inúmeras pesquisas. Eu sinceramente sigo o MR a 3 meses e nada não tive resultado nenhum. Perdi medidas no primeiro mês que voltaram. Eu estou desistindo disso, vou procurar um profissional que possa me orientar e não desorientar.

  • wan

    Gente comecei a seguir o método do emagrecer de vez porque tomei a DECISÃO de mudar de vida e foi há exatamente 49 dias…e acreditem,já me livrei de 7,5…nem eu mesmo consigo acreditar,por isso não culpo quem não der crédito ao que escrevo aqui…rsrsrs,mas é a verdade.O que penso é que o emagrecer de vez é um excelente método de orientação,agora cabe a mim filtrar o que exatamente me traz um melhor resultado,procuro ler outros artigos de outros sites e de médicos renomados,e além de profissionais da área,e até agora tenho concluído que em 90% do que o Rodrigo diz nos artigos e no livro está correto! Agora tem que se levar em conta que ele é apenas alguém tentando ajudar quem quer realmemente emagrecer,e não um profissional na área da medicina que não pode de forma alguma errar e muito menos se contradizer.A minha sugestão a todos que querem emagrecer de vez é…se esforcem pra valer,com toda as suas forças,sigam as sugestões do site e do livro,e uma dica que muito tem me ajudado e eu vou compartilhar com vocês,peguem o celular ,vão até o espelho e com o mínimo de roupa possível ,tirem fotos do corpo de vocês antes do café da manhã e assim vocês irão lembrar do quão deformado está seu corpo(esse era meu caso!!,mas tô mudando o quadro!!) e pensar 2 vezes antes de atacar qualquer chocolate,tomar aquele refrigerante ou comer aquela massa na hora do almoço.Bem,comigo tem dado muito certo,estava pesando 94,5,e hoje estou com 87,4…e não sou nehuma garotinha,já estou com 37…mas muito feliz,e não pensem que sou amiga do Rodrigo e por isso estou puxando brasa pra sardinha dele,NÃO! ele é do sul e eu do norte…kkkkk quero apenas ajudar quem quer ser feliz com seu corpo!!

  • flavia

    rodrigo vc fala no livro q a quantidade de nozes e castanhas q podemos comer p quem quer emagrecer é de 20 unidades,e n exagerar nas castanha do pará,e qnto a linhaça 1 colher rasa na salada,e agora é isso mesmo, tb fiquei confusa……

  • Pedro Dantas

    Como assim, Rodrigo?
    Por coincidência hj comprei 200 reais em produtos ,dentre eles castanha do para, amêndoas, nozes e sementes e, de repente, me reparo com um artigo desse.
    Afinal, o que devemos fazer, principalmente eu que “investi” com uma grande quantidade?
    Abraço!

  • flavia

    rodrigo outra duvida no livro fala q podemos comer aveia com moderação,e bv come no café da manha, ai olhei aqui na cx de aveia e la fala que contem glúten, e no seu artigo no quadro alimentar fala p consumir aveia sem glúten e agora n acho nos mercados aqui no brasil, como faço,corto a aveia no café da amnha e fica só os ovos?me ajude to um pouco confusa e confesso q fiquei decepcionada qndo vi na cx da aveia q continha glúten.

  • Sandra Ferreira

    Oi Rodrigo. Pelo que entendi Macadâmia é a melhor opção e ainda assim, sem exageros. Não comprei o livro e estou de acordo com o que disse a Wan. Emagreci 8 kg só lendo artigos (ainda faltam 4 kg) do Emagrecerdevez e também de outros sites. Entrei nesse mundo de informações tem 2 anos. Algumas coisas não rolam mesmo. Banana verde sugerida em um dos artigos, sugere cozinha-las e congela-las. Ai eu descubro que tem que congela-la CRUA e usa-la batida em shakes. Cozinhando ela vira carboidrato puro. Pronto, deixei de comer a banana. Ela crua provoca muitos gases. Enfim, também não sou amiga intima do Rodrigo, nem sua advogada mas, é legal que aconteçam essas contradições por conta da vontade de nos ajudar. Ele ganha o seu dinheirinho do livro por conta de pesquisas que ele faz, já que ninguém que eu conheço gosta muito de ler matérias extensas e ainda por cima em inglês. Que legal que, se muda alguma coisa, ele chega junto pra nos informar. Não tenho o que reclamar, já que perdi peso realmente. Esse estilo de vida veio pra ficar. Comer pão, trigo, macarrão, arroz, tuberculos, nunca mais. Qual a importância real de não poder mais comer amendoim? Nenhuma. Importante é entrar nas lojas e comprar as roupas tamanho 42/44 e beber um vinho seco no meu final de semana. Para mim, o esclarecimento foi importante. Valeu Rodrigo!!

  • Daniel

    Assim como algumas pessoas, eu também digo: Não sei mais o que comer!
    Já que tudo é proibido, o jeito é de infelizmente voltarmos a concentrar a nossa alimentação em 2 ou 3 refeições por dia.
    Lendo esse site eu aprendi que todos os dias eu encho o meu estômago de veneno (trigo e seus derivados, leite, AMENDOIM como acabou de ser dito, frutas….)

  • Juliana

    Acho realmente que o Rodrigo e o Geosh deveriam informar que mudou, que eles estudaram mais e descobriram que o que antes era certo e bom agora já não é mais. Assumir que ensinaram errado, porque estava me enchendo de nozes e castanhas entre as refeições igualzinho eles ensinaram no livro.
    Confuso isso viu. Precisamos de explicações mais concretas.

  • lucelia

    a ciência muda a cada instante, gostei das informações. rodrigo farinha de arroz integral pode? pesquisei, ela tem IG baixo, oque vc. me diz?

  • fernanda

    bom….estou com duvidas????

  • Sr Raffo

    Valeu! O artigo é um aprimoramento das orientações contidas no livro. Para comer amendoim tem que tomar muito cuidado. Olhar bem para detectar se não tem aflotoxina (fungo) que pode surgir por motivo de colheita em época chuvosa, ou mal armazenamento.

  • Ana

    O jeito é “viver da luz” ! Entendo q tudo é questão de escolha, q o conhecimento avança e q sabemos muito mais os alimentos hoje do q no passado, mas vejam bem: fazer qualquer dieta é uma chatice (sim o MR e MT são dieta sim, pois te apontam quais alimentos são liberados e quais não são, vc tem sempre q prestar atenção nas suas escolhas, sempre tem q ter os determinados alimentos disponíveis, não poderá comer os q não são indicados, terá q controlar porções, embora te libere de contar calorias, etc etc etc). Então acredito q ganhamos muito mais e nos sentimos muito mais felizes, se nos preocumos menos com o q comemos, com o nosso físico, etc, se passamos a nos preocupar mais com a nossa evolução espiritual, cada um de nós. Claro q os novos conceitos, as novas descobertas em relação aos alimentos e como eles agem no organismo, são de grande importâcia para prevenirmos a obesidade e algumas doenças, mas não devem ser a coisa mais importante em nossas vidas, tão passageiras. Minhas avós chegaram aos 88 e 96 anos, ambas bem e apenas no último ano de vida é q tiveram mais dificuldades e elas tinham muito menos preocupações com os alimentos, apenas procuravam comer mais naturalmente possível. Saúde!

  • Simone

    A pessoa que escreveu o livro, é a mesma pessoa que escreveu esse artigo??! Ñ pode ser…

  • celina rebelo

    Desde que comprei o livro, tb venho comendo diariamente, um mix de castanha/nozes/amendoas 2 de cada, um “punhadinho” de gojiberry, e 1 damasco. Acho que não há exagero nesta quantidade, como já havia ouvido o Rodrigo falar, uma pequena porção nunca maior do que 20 ( no máximo). Passarei a usar 2 a 3 veze3s por semana somente, acho que assim não exagero e faço uso
    de uma porção razoável de algo que goste de forma que não prejudique meu organismo. Lembrem-se que o Rodrigo não gosta de dar quantidades e nem determinar um cardápio para ninguém seguir, ele exemplifica o seu dia a dia, quanto a sua alimentação e te dá subsídios para que você escolha o que melhor lhe convém. Eu venho com este tipo de alimentação, com dietas do DR. Merebh, do Dr. Dukan e agora do Rodrigo, cheguei a pesar 92/94kg (meu peso oscilava entre estes pesos) hoje tenho uma oscilação entre 85/86 kg. E com certeza estou bem melhor, ainda tomo meu refrigerante (guaraná Antartica Zero- que gosto muito), como meus ovos, carnes e frango, muito arroz de couve-flor, brocólis, macarrão de abobrinha e minha salada verde, azeite, azeitonas e um pouco de bacon. Frutas: ameixa, abacaxi, goiaba, uma fatia de manga ou de mmamão uma porção por dia, no horário da manhã. E já estou conseguindo substituir o refrigerante, em parte, pelo suco verde de manhã(couve, pepino, gengibre, abacate, água de coco ou água). Só tenho que agradecer ao Rodrigo todo o apoio que ele dá com seus estudos e pesquisas. E entendo que sempre existem mudanças e ainda haverão, desde que o mundo é mundo.

  • emerson

    OLÁ RODRIGO.
    você está aí….
    Diz um oi !!!

    • Caio Papai

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • André

    Bom Dia!
    É a primeira vez que escrevo aqui, e o motivo é a quantidade de reclamações. Conheço o site há tempos e não aplicava o que era recomendado, mas o meu descontentamento com meu peso era muito grande e já tinha tentado outras “fórmulas” todas sem sucesso, mas tinha algo importante no aprendizado p/ tentar emagrecer, não cheguei ao peso limite (107 kg) de uma hora p/ outra, fui engordando por 5 anos até chegar a essa situação bizarra e descobri que precisaria de muita força de vontade p/ mudar meus hábitos e assumir o controle do meu corpo. Há 4 meses coloquei em prática o MT e segui as orientações do Rodrigo e hoje meu peso eh de 95 kg rumo aos 90 kkk, sei que ritimo diminuiu, até pq eu VI os RESULTADOS e dei umarelaxada no meu controle. O que quero dizer eh que o emagreça de vez FUNCIONA, foquem com muita dedicação às sugestoes do site, não sejam xiítas e intransigentes com que destoa de algo vcs viram algum tempo atrás…p/ aqueles que não conseguiram resultados satisfatórios ainda, revejam seus hábitos, apliquei o método em casa e com amigos e TODOS obtiveram resultados positivos e estão satisfeitos. O principal eh vc querer mudar a sua situação e aceitar que daqui p/ frente seus hábitos serão diferentes se vc REALMENTE desejar qualidade de vida.
    Rodrigo meus sinceros agradecimentos ao seu trabalho! parabéns!

    • Tiago

      Não é questão de ser “xiita”. É uma questão das pessoas serem orientadas a comer tal coisa, como parte de um novo “estilo de vida” (ideal) e agora descobrirem que não é bem assim. Parece contraditório e confuso.
      Querendo ou não, é uma dieta e é restritiva. E para piorar o que é recomendado também tem problemas. Então surge a dúvida: o que comer, afinal? Se é para se comer pouco (com moderação) castanhas e nozes, o que se pode comer com menos moderação? Já que como foi escrito no artigo, nozes e castanhas tem lá seus problemas.

  • fernanda

    Qual seria a saída então, Rodrigo, para os lanches? O que você comeria se precisasse emagrecer?

    • wan

      Como o Rodrigo não respondeu,eu tenho uma sugestão para o lanche,experimentei e fiquei totalmente satisfeita durante 4 horas ,acredite! 1 fatia de queijo (ricota ou frescal) e 4 castanhas do pará,eu mesmo não acreditei que ficaria 4 horas sem fome…experimenta!!

      • Aurea

        Eu tb fico super satisfeita com isso!!! Apoio!

  • Claudia

    Olha…deu m nó aqui agora,no livro fala dos benefícios das nozes até dos amendoins,agora diz que tem que evitar??? Eu entendi bem a matéria,mas é que contradiz tudo o que eu tava seguindo até agora,também entendo que bom senso é sempre o melhor,por mim não tem problema eu me adapto rápido a qualquer novidade…mas ta meio confuso,isso não muda nada a minha admiração pelo empenho de vcs neste sentido,de termos uma vida saudável e emagrecer(já perdi 8 k desde que começei)!!!Abraços.

  • Isabel

    Acho que não ficou muito claro, fiquei com dúvidas se devo consumir ou não e as quantidades.
    PS: escutei algumas vezes de ti Rodrigo que usa um mix dessas castanhas e sementes todos os dias como lanche.

    Obrigada

  • Lindalva

    “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém.”(1 Coríntios 6-12).
    Rodrigo ajudou e continua ajudando muita gente a emagrecer com seu livro.
    Eu faço parte dessas pessoas, no começo utilizei o mix de castanha como paleativo para minha compulsão por doces. Com o tempo deixei de fazer os lanches, como só as principais refeições e me sinto satisfeita. Na dúvida coma o que sua avó ou bisavó comiam.
    Lembrem-se a intenção do Rodrigo é ajudar, por isso é que ele sempre esta postando estudos atualizados de sobre alimentação.
    Eu só tenho a agradecer ao Rodrigo e ao Geosh.

  • EMERSON

    Precisamos parar de desconfiar tanto do site e de seus métodos.
    Somos muito criteriosos quando se trata das sugestões do site em questão.
    Tipo, nossa e agora o que farei !!!
    Mas até pouco tempo muitos de nós nos suicidávamos em maionese, catchup, fandangos e outros lixos alimentícios e não nos preocupávamos tanto, afinal eramos manipulados pela mídia a qual se enriquece nos enganando e nos matando (aos poucos).
    Vamos de boa, vamos com calma tudo vai dar certo.
    O caminho já encontramos.

  • Marinete Rosa

    bom dia eu amei o artigo que voce me mandou obrigado

  • Karla

    Gente!! Enfim, tudo que é demais, exagerado faz mal!! Só isso!! Simples assim!

  • TONI

    O trabalho de Rodrigo merece muito respeito,a ARANHA vive do que tece, ele tem o seu ganha pao no seu OTIMO trabalho de enxergar o que nao viamos apesar de sabermos que o que faziamos p/emagrecer nao funcionava.O que e cobrado pelo livro e irrisorio qualquer consulta medica custa o dobro ou o triplo e a maioria critica por mais conhecimento q nos e fornecido de graca.mesmo q seja aperfeiciomento das informacoes anteriores enao contradicoes como alegam.Usem do bom senso e aproveitem o tem de bom nao fiquem lamentando pelo q gastaram.Abracos a todos e siga c/seu trabalho .PARABENS pela sua coragem de mudar o q precisa ser (dito) mudado.

  • José Carlos

    Minha impressão sobre esse assunto é que como é importante alguém ficar 24 horas por dia pesquisando , estudando e se aprofundando nessa questão de nutrição e saúde por nós .
    Sim , porque quem tem tempo e condição cultural de se aprofundar nesses assuntos a todo momento ?
    Claro que pouquíssima gente !
    Portanto a nível mundial ,essas questões de nutrição e saúde vão se modificando a cada minuto numa velocidade incrível , e eu como muita gente sem condição de acompanhar essa velocidade de informações .
    Portanto há de se entender algumas mudanças em informações científicas , e acompanha- las ,tentar entendê-las e aplica-las de forma sensata .
    Penso que a maioria das informações do Rodrigo tem trazido grandes benefícios para todos nós .
    É como se o Rodrigo trouxesse para nós uma informação nova e importante que foi passada como se fosse uma ” sintonia fina ” do que esta acontecendo no mundo .
    Há porem , necessidade de uma manifestação dele , o que acontecerá com certeza .
    Abraço a todos .
    José Carlos .

  • Cilon

    Boa Tarde !!! Como venho a apenas 3 semanas usando o metodo do emagrecer de vez, acho que o Rodrigo deixou claro, faz bem, so nao em excesso, assim a duvida é o que é excesso nesse caso ?

    Acho que isso com tempo vai se clarear, eu consumia atens de todas as refeiçoes, agora procuro comer antes do cafe da manha e no lanche da manha, e a tarde….

    vou aguardar uma dica sobre o que é realmente excesso…

    abraço a todos

    Cilon

  • Paula

    Rodrigo, primeiramente PARABÉNS por esse trabalho incrível e por ajudar tantas pessoas a ter uma vida mais consciente e saudável.
    Queria aproveitar esse artigo para tirar uma dúvida quanto a outras opções de lanche. Eu, pessoalmente, amo granola natural (sem aditivos químicos ou conservantes) com iogurte natural. No entanto, entendo que a granola é um carboidrato, só não sei se ela se classifica em branco ou inteligente.
    Qual a sua recomendação?

    Agradeço desde já,

    Abraços,

    Paula Ferreira

  • Andressa

    Olá, gostaria de saber mais sobre o azeite extravirgem e o óleo de coco. Sei que não é recomendado aquecer o azeite pois ele oxida. Mas o óleo de coco dizem que não tem problema aquecer. Esses dois óleos vegetais também possuem mais ômega 6 do que ômega 3? Eu geralmente utiliso o azeite na salada em grandes quantidades. Tem alguma restrição de consumo para o azeite ou óleo de coco? Obrigada

  • Valmi

    Rodrigo, são muitas as indagações, as dúvidas e as reclamações geradas neste artigo. Igual a muitos eu comprei uma boa quantidade de castanhas, nozes e amêndoas.
    Por favor, já está na hora de sua manifestação.

  • Dicas supers importantes para quem deseja emagrecer de verdade,
    estou aplicado algumas dessas técnicas no meu dia a dia junto a
    algumas que descobri neste site:–> http://bitly.com/Formulado-emagrecimento

  • Zózima

    Eh to ferrada, adoro amendoim e não sabia que é péssimo alimento, cortei.
    Obrigada pela dica.

  • Edilene

    a semente de linhaca suga os nutrientes do organismo.

  • eduardo vilibor

    Nossa, mas que povo reclamao, é claro que castanhas nao podem ser consumidas como um saquinho de biscoitos né!!!Dáaaaaa seria um quebra galho e um punhado na palma da mão por dia é o maximo recomendado…….De resto procurem no youtube, o que mais tem são receitas low carb e parém de choradeira!!!

  • Excelente o que pude ler !!! o grande problema a meu ver sao os desencontros de informações entre médicos ,nutricionistas e nutrólogos ,cada um conta a sua historia confusa.
    Com relação ao omega 3 e 6 ,eu tenho feito o seguinte ,como um ovo cozido dia sim dia não ,e coloco em minha vitamina uma só castanha do para previamente deixada de molho em aguá com sal [[[[ faco uso destes dois produtos diariamente [[[[ gostaria de sua resposta com relação a combinação diária do omega 3 e 6 nestes dois produtos e se realmente o sal retira os fungos da castanha;;;
    APENAS UM ADENDO ,VARIAS PUBLICAÇÕES DIÁRIAS INFORMAM UMA SERIE DE COISAS E SOLICITAM NOSSOS EMAIL ,O GRANDE PROBLEMA ~E QUE A GRANDE MAIORIA NOS PEDEM PARA ESCREVER ALGO E NUNCA DÃO RESPOSTAS SOBRE AS NOSSAS DUVIDAS ,EM ASSIM SENDO ,TOMARA QUE VCS NÃO SEJAM MAIS UM DESTES GRUPOS QUE ESCREVEM COISAS MUITO BONITAS E INFORMATIVAS ,POREM , NÃO RESPONDEM AS DUVIDAS E PENDENCIAS QUE FICARAM NAS CABECINHAS DOS SEGUIDORES[][[]VOU TESTAR VCS .

  • Esquecei ate de agradecer esta aula.
    minha resposta já foi escrita acima.
    CARLOS BRAZ

  • Israel X

    Na parte do “deve estar gritando: e o amendoim?!?!!” eu estava realmente falando “e o amendoim?!?!!”
    hahahahahah

  • Camila

    Perfeito! Melhor artigo de todos! Falou td o que precisava em poucas linhas.

  • Camila

    E a tabela totalmente ilustrativa era a informação que eu ainda não havia encontrado.

  • Camila

    Ah, só mais uma coisa que na verdade é a informação que estou buscando no momento: sobre deixar de molho, a castanha do pará, por sair de uma casca grossa, tb precisaria ficar de molho? ainda contém os inibidores?