Tudo Sobre: Erva Mate

mate1
Geosh aqui. Como estão as coisas?

Depois de abandonar o excesso de açúcar e farinha, uma coisa interessante acontece: O paladar se torna mais aguçado, algumas coisas que não tinham o mínimo gosto(abacate, por exemplo) acabaram revelando um sabor muito maior do que aquele que eu me lembrava. Acabei desenvolvendo um interesse por temperos e chás.

Chá é uma ciência por si. Existem tantos chás diferentes, com tantos efeitos benéficos diferentes, que dá pra se perder realmente na imensidão de aromas e sabores.

Café, infelizmente, não me faz bem. Mas a erva que vamos falar hoje tem um efeito estimulante parecido com o de um café selecionado e sem os colaterais do café, além de uma enorme quantidade de benefícios adicionais.

Direto ao assunto:

A ¨Yerba mate¨ é originária aqui da América do sul, e é utilizada pelos nativos há milênios. Aparentemente foi descoberta pelos índios Guarani passeando ali pelo Paraguai, Uruguai e  nordeste da Argentina. É muito apreciada lá fora como um substituto do café, estimulante da produtividade e criatividade.

Ela é rica em vitaminas(B e C) e minerais(potássio, zinco e manganês) e possui uma quantidade enorme de antioxidantes(Mateína, Quercetina, Teobromina e Teofilina)

mateEsses Antioxidantes provavelmente são o motivo pelo qual eu estou escrevendo esse artigo hoje.

A Mateína é a cafeína do mate. Ela tem o mesmo efeito e composição da cafeína do café, mas talvez pela quantidade menor ou pela presença dos outros antioxidantes, ela não tem os mesmos efeitos colaterais ruins.

A Teobromina é o flavonoide presente no cacau e no chá verde– causa um efeito estimulante suave e duradouro. É relaxante muscular e abaixa a pressão, ao contrário da caféína/mateína.

A Teofilina também é estimulante do sistema nervoso central, tem efeito anti-inflamatório e um efeito positivo sobre o nosso sistema respiratório.

O mate também parece ter um efeito cardioprotetor e benéfico sobre o colesterol e a sensibilidade a insulina.

Além disso, a erva mate tem um efeito estimulante sobre o metabolismo, e pode ajudar na perda de peso e dar aquela força que o café dá de manhã pras pessoas, um pontapé inicial no metabolismo!

—————————————————————————————————————————-

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————
Particularmente, eu notei um efeito estimulante muito gostoso do chá quando estou queimando gordura como fonte principal de energia.

Vi alguns estudos que ligam o consumo do mate quente demais a um risco aumentado de câncer oral e de esôfago. Essa temperatura excessiva aparentemente tem um efeito nocivo sobre os tecidos do corpo. Portanto, se você toma chimarrão, café ou chá muito quentes, fique de olho para não abusar da temperatura.

Paradoxalmente, também existem estudos que demonstraram propriedades anticancerígenas in vitro sobre câncer de cólon e sobre o câncer oral.

Como Preparar?

A erva mate que utilizo é a utilizada para se fazer chimarrão. Uma maneira de se consumir é fazendo chimarrão, mas como bom mineiro eu não levo jeito com chimarrão, acabei encontrando uma maneira de preparo mais similar à do café.

Eu preparo aproximadamente um litro da seguinte maneira:

mate prensaColoco de 3 a 4 colheres de sopa de erva mate em um recipiente e cubro com um copo de água fria. Esse copo de água fria ¨abre¨ o mate enquanto eu esquento 3 copos de água;

Coloco os 3 copos de água quente (abaixo de fervura) e deixo o chá em infusão por 3 minutos.

Com 5 minutos fica mais forte e amargo.

Então eu coo o chá com um filtro de papel, separo uma xícara e guardo o resto na geladeira pra beber gelado depois. Você também pode utilizar uma prensa de café no lugar do coador.

É gostoso, energizante e tem um ótimo custo/benefício.

Alguma dúvida ou curiosidade? Sugestão de preparo? Substitutos para o cafezinho? Deixe o seu comentário!

Se você gostou, compartilhe com os seus amigos =)

Vamo que vamo!

Geosh.

  • Regina Schwertz

    Eu como uma gaúcha de fato, não poderia deixar de comentar esse belíssimo artigo. Adorei saber mais sobre os benefícios da erva mate, amo chimarrão. Obrigada mais uma vez Geosh!

    • Ei Regina! Bom ver você por aqui!

    • Vanessa

      Ainda mais quando se tem uma boa companhia!

  • Rodrigo Vieira

    E encontra dessas no mercado?

    • Rodrigo, é bem fácil mesmo, na seção de chás do supermercado. Abraços!

      • Ana Paula

        Use a Erva Mate Barão!

        • Ana, vou experimentar se encontrar. A que comprei tá durando bastaaaante, hehehe. Abraços!

  • e muito bom ter começado

  • Henrique

    Muito obrigado por esse artigo Geosh. Gosto muito de mate, mas o que me deixou com o pé atrás e me levou a diminuir o meu ritmo foi o fato da minha dentista ter dito que, assim como café e outras bebidas, ele acaba por causar amarelamento nos dentes. Não fosse isso eu provavelmente tomaria bem mais.

    • Henrique, temos que ver se isso acontece com o mate verde. No geral intuo que está mais relacionado ao tostar dos grãos e ervas do que a elas em si. Abs!!

  • maurico raphael

    Bom dia Ele pode ser adoçado?

    • Maurício, talvez com estévia. Mas o sabor puro é algo que eu e muita gente aqui no EDV aprendemos a apreciar com o tempo. Hoje não faz mais nenhuma diferenća =)

  • Lizie

    Adorei a material! Sou gaúcha e tomo chimarrão desde que me conheço por gente!!! e para mim não existe coisa melhor que um bom chimarrão logo cedo de estomago vazio, parece que a facilita a minha digestão durante o resto do dia. Nunca tinha pensando em usar mate desta forma como chá gelado mas com certeza vou experimentar!

    • Sim, Lizie! É bem incomum mesmo, interessante né? O chá mate tostado já é bem mais comum! Fico feliz que tenha gostado =D

  • Natanael

    Fala Geosh, beleza amigo!?
    Aqui em casa além de termos a horta como te falei num outro artigo aqui do Emagrecer de Vez, eu e meu pai também tomamos chimarrão todos os dias faz um tempão já…

    Aos que não sabem, o chimarrão é mesmo um ‘santo’ remédio pra emagrecer rápido. Aconselho todos a tomarem. 🙂

    Ahh, tem outra coisa que também fazemos: quando o chimarrão fica fraco, (normalmente as de hoje em dia enfraquecem rápido), nós botamos umas 6 folhas de boldo, 2 de sabugueiro e uma de figatil. O que você acha disso, Geosh? É saudável misturar?
    Fica bem ‘amargão’… hehe

    • O ¨Figão¨ Agradece, né natanael!

  • Guilherme

    Olá Geosh, acredito que o consumo de erva mate deva ser evitado pela noite? Se é estimulante como o café, pode atrapalhar o sono.

    Correto?

    Abraço!

    • Guilherme, aparentemente não atrapalha não! Vi vários relatos de pessoas que dormem tranquilamente depois de tomar e de estar em um estado estimulado por causa do mate. Mas, vale o teste!

  • Daniela

    Olá, Geosh.
    Há pouco mais de uma semana tomei minha decisão e comecei meu novo estilo de vida. Em uma semana de prática do MR já eliminei quase 4kg. Estou lendo os artigos todos e me informando cada vez mais. Esse em especial chamou minha atenção porque eu amo chá mate gelado. E aqui no RJ tem feito um calor descomunal. Nada como um chá mate gelado com limão para refrescar. Minha pergunta é: nessa fase em que me encontro do meu processo de emagrecimento (no início) posso continuar tomando meu chá mate gelado a vontade? Só pra esclarcer, eu o adoço com stévia. Um abraço.

    • Daniela, o único contra que eu vi foi algumas pessoas reterem líquidos com o chá, quando o consumo é muito intenso. Mas utilizando aqui o mate verde, não tive nenhum efeito negativo. Vale o teste! Fique de olho. Abraço =D

  • camila

    Oi Geosh! Oi gente!
    Eu sou gaúcha, e o chimarrão me ajudou muito a eliminar os meus 34Kg (por enquanto).
    O único empecilho que vejo, é que, realmente, pra quem tem tendência a reter líquido não é muito benéfico a curto prazo. Mas pra quem toma o chimarrão mesmo, na cuia, é bom, porque elimina aquela ansiedade de comer alguma coisa. Tu fica por mais de uma, duas horas “mateando” e batendo papo com os amigos e nem vê o tempo passar… é como uma válvula de escape. Vale a pena! Abraços!

    • É um grande passa tempo mesmo, Camila! A erva mate parece que dá um estímulo muito positivo pras conversas interessantes, né? Tenho tomado bastante!

  • Solano

    Geosh, aqui no MS tomamos muito o “tereré”, que é tipo o chimarrão, mas gelado, muito gelado, com a erva mate um pouco mais grossa que as específicas para chimarrão. Sempre tive dúvida se consumindo desta forma aproveitamos as propriedades da erva, já que não há o aquecimento dela, como no chá ou no chimarrão. Se puder dizer algo sobre, agradeço, obrigado!

    • Solano, fico na dúvida se o aquecimento é necessário para a liberação dos óleos essenciais. Ainda assim, acredito que seja benéfico. Eu costumo fazer o chá e depois deixá-lo na geladeira mesmo, fica bem gostoso gelado. Abraços!

  • Alison

    Olá. Sou do Sul (Paraná) e li teu artigo por causa da polêmica “mateína ou cafeína?”. Legal.
    Como um defensor da História hehehe o chimarrão surgii entre os guaranis sim, mas no território paranaense — vale do rio Paraná a Curitiba; do vale do Rio Paranapanema ao vale do Iguaçu.

  • Leandro Silva

    geosh vc voltou ao emagracar de vez

  • Demarcina Kalata

    o chimarrão se encaixa nessa descrição tb?

  • Giovana

    Se não curtes muito chimarrão, tudo bem. Agora, se for por dificuldade de fazer ou falta de apetrecho, isso a gente dá um jeito. Tem vídeo, tem dica, tem cuia mais fácil… Só avisar 🙂

  • Ivan Boaventura

    Olá! Tenho procurado informações sobre se conta algum carboidrato na infusao de chimarrao. Tomo muito ( 2,5 lt /dia). A erva em si tem carbos, mas e a infusão? Obrigado pela atenção!