O Glúten Faz Mal?

Olá, Aqui é o Geosh.

farinha de trigoAlimentos sem glúten estão por todas as partes, do mercadinho aos supermercados de luxo e nas lojas de produtos saudáveis. Fica claro uma tendência e um mercado livre de glúten cada dia maior.

Pra algumas pessoas, é só falar em glúten que elas fecham a cara pra você. Elas não conseguem viver sem glúten e não estão dispostas a mudar.

Mas, várias pessoas emagrecem ao remover o glúten. Muita gente diz que se deve evitar o glúten, e cita inúmeros benefícios de ter removido o glúten da própria alimentação.

Ao mesmo tempo em que saiu em grandes portais um estudo dizendo que o glúten não faz mal, que só precisa cortar o glúten quem é celíaco ou tem a Síndrome do Intestino Irritável. Alguma coisa está mal contada nessa história, não acha?

Não é Moda e Não Vai Acabar em Pizza.

O estudo publicado por um grupo de pesquisadores descobriu que o glúten, quando isolado, não faz mal pra quem tem Síndrome do intestino irritável(SIR).

Bom, o que isso muda pra gente na prática? Nada, a menos que você tenha SIR. Nesse caso, talvez seja possível fazer algum alimento processado com glúten que não faça mal imediato pra sua saúde, hehe.

Esse mesmo grupo, aliás, fez um estudo dizendo que o consumo do trigo piora o os sintomas de SIR.

Bom, as pessoas que eliminam o glúten eliminam as farinhas de trigo, centeio, cevada, malte e aveia. A farinha de trigo moderna, na minha opinião, é um dos piores alimentos que você pode consumir, tanto pra saúde quanto para o emagrecimento e já vou te explicar o porquê.

Se você conhece um pouco sobre história natural, sabe que, por alguns milhões de anos a nossa espécie se alimentou principalmente de carnes e vegetais, e que apenas a cerca de 10 mil anos, com a agricultura, nós passamos a viver e nos alimentar com uma quantidade maior de grãos e trigo.

Não tivemos tempo para nos adaptar geneticamente à essa mudança e a esse consumo de farinhas super ricas em carboidratos.

Mas esse não é o ponto, por que, o trigo que comemos hoje já não é nem o mesmo trigo de 50 anos atrás. No ultimo século os agricultores selecionaram o trigo agressivamente, o transformando numa planta baixinha e que dá muito mais sementes, mas é bem menos nutritiva do que o trigo selvagem que a nossa espécie começou a cultivar, que nem tinha glúten.

O que aconteceu com essa seleção foi que as alergias e intolerâncias ao trigo aumentaram drasticamente de 50 anos pra cá:

A Ligação Entre a Nossa Saúde Intestinal, Pele, Sistema Imunológico e Saúde Cerebral.

barriguinhaO glúten é a causa número um da permeabilidade intestinal. Quando consumimos alimentos que contém farinha de trigo, ele irrita as delicadas paredes do nosso intestino durante a digestão e as torna mais permeáveis. Isso faz com que bactérias, virus, e partículas fecais tenham acesso à nossa corrente sanguínea.

Esse vazamento com que o nosso sistema imunológico entre em estado de alerta, o que pode causar alergias, doenças autoimunes, problemas de pele, acne, e vários problemas de ordem neurológica, como ansiedade, depressão, confusão mental, mau humor, indisposição.

Essa resposta do nosso sistema imunológico pode contribuir para a resistência a insulina, o que leva então a desenvolver a obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

Se você quiser saber mais sobre como manter a sua saúde intestinal, veja o artigo sobre FODMAPs que postei recentemente. Probióticos: Kefir, Sauerkraut, Vegetais fermentados e Prebióticos: Banana verde, Amido Resistente. Também são essenciais!

Abraços,

Geosh.

Principal Referência

—————————————————————————————————————————-

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

————————————————————————————————————————–

  • Adrielle

    Excelente artigo Geosh, e é muito verdade mesmo, eu comprovei que isso é verdade na minha própria pele, antes de conhecer o Emagrecer de Vez, meu rosto parecia um céu de espinha, tinham muitos e super inflamadas, aparecia todo dia, estava muito manchada minha pele, agora depois de três anos, vejo a olhos nus, a cada dia, minha pele ficando cada vez melhor, espinha, cravos, não mais na minha pele, sem contar meu intestino que voltou a funcionar que é uma beleza, está como deve ser. Além da pele me provar que o tema do artigo é verdade, meus exames médicos são de dar orgulho, hehe.
    Aliás foi por causa das espinhas e por sofrer demais c/ meu intestino – que nunca funcionava, estava sempre visitando o médico – que busquei por informações que resolvessem tais problemas, e descobri o EDV, e sou muito feliz por isso, pois médico nenhum, infelizmente, conseguiu resolver meus problemas.

    Obrigada! Parabéns!

    Abraço

    Adrielle

    • Meu rosto era um céu estrelado, só que de espinha =D Na minha época de aborrecente, eu tive que tomar Isotretinoína. Eu não fazia NEM IDÉIA dessas coisas. Uma cetose nutricional poderia ter resolvido praticamente todo o problema. Mas fico feliz de ver você sempre por aqui e ver que você está melhor a cada dia, Adrielle! Grande abraço!!!

  • Realmente temos que saber o que ingerimos. Hoje temos ao nosso favor a internet Para pesquisarmos. Uma excelente matéria.

    • Obrigado, Marco =)

  • Nossa, informações mais do que esclarecedoras sobre o Glúten. Nunca pensei que um produto tão utilizado no nosso dia a dia pudesse causar tanto mal.

  • Marlene Elizete Vieira

    Geosh tapioca pode comer?

    • Pode sim, Marlene, no dia de folga =D Todo dia pode interferir no emagrecimento. Abraços!

  • Quero comentar aqui o meu caso e a simples solução que encontrei.
    Eu durante 10 anos tive muitos problemas de intestino fiz 3 vezes Colonoscopia, passei por 5 médicos todos com
    diagnósticos diferentes, mandaram eu trocar a alimentação não comer chocolates, especiarias, gorduras, frutas,
    feijão, repolho, brócolis, leite, bebidas gaseficadas, álcool e principalmente alimentos com gluten.
    Como sempre mandou eu comer muitas fibras e muita água.
    Segui a risca todas as recomendações e nada adiantou.

    Meus Sintomas eram esses:
    – Estresse – acho que todos que tem problemas com intestino é estressado ou meio depressivo, no meu caso era assim.
    – Dor Abdominal Forte ou Cólicas
    – Gases
    – Diarréia ou Constipação – dependendo do que eu comia esse quadro se alternava, alguns dias dava diarréia outros prendia o intestino
    – Muco nas Fezes
    Era meio estranho pois tinha tempos que dava uma melhorada e tinha tempos que parece que esses sintomas se agravavam.
    Até que há 2 anos atrás eu comecei a pesquisar sobre probióticos e prebióticos e cheguei a conclusão que o melhor custo benefício como probiótico
    seria o Kefir de Leite e o melhor prebiótico seria a fécula de batata crua pois ela é um amido resistente puro e encontra em qualquer mercado.
    O amido resistente que no caso é a fécula de batata crua passa direto pelo aparelho digestivo sem ser digerido e vai parar no intestino intacto e esse amido resistente serve como alimentação para as bactérias boas do nosso intestino,
    essas bactérias boas você consome através do Kefir de Leite que é uma colônia de bactérias boas para a restauração e renovação da nossa flora intestinal.

    Comecei a consumir todos os dias 2 copos de Kefir de Leite misturado com 1 colher de sopa de fécula de batata crua, parece uma coisa muito simples não ?
    Por incrivel que pareça em 1 semana meu intestino já regularizou, em 2 semanas não tinha mais nenhum sintoma, continuei tomando e tomo até hoje todos os dias
    depois de 4 meses que eu estava tomando fui fazer uma nova colonoscopia e o médico se surpreendeu comparando com os antigos resultados, eu contei para ele o que estava tomando e ele
    confirmou que realmente tem muitas pessoas tendo ótimos resultados e benefícios com o Kefir de Leite mas como ele não têm autorização para receitar produtos naturais e só pode
    receitar remédios de laboratórios e de farmácias ele não receita de forma alguma, mas disse que era para eu continuar tomando que isso tinha me curado.
    Descrevi aqui exatamente o que o médico me falou.

    Então pessoal estou deixando aqui esse relato para quem interessar que pesquise sobre o Kefir de Leite, na internet e youtube tem muitas informações, vocês vão se surpreender.
    O único problema desse Kefir de Leite é que é difícil de encontrar, mas eu encontrei um site que vende pelo valor de R$24,90 já com o frete incluso e entregam em todo o Brasil.
    o site é esse:

    kefirdeleite.com

    O Kefir de Leite quando você compra vem os grãozinhos e com esses grãos você mesmo vai fazendo em casa pois ele vai reproduzindo e vai tomando todos os dias, você compra apenas uma vez e se bem cuidado dura anos e anos.
    Então não custa dar uma pesquisada pois o meu estado eu considerava grave e me incomodava demais, estou deixando esse post em agradecimento a esse abençoado Kefir de Leite que mudou a minha saúde.