O que é Emagrecer? O mito do peso ideal.

yell-at-the-broken-scaleHello, my friend! Geosh aqui pra mais uma epopéia no mundo mágico do emagrecimento, para combater as forças do mal e a gordura trans!

Voltei no início do mês de uma mini férias. Fui pesando 81 e voltei pesando 78, só que eu engordei. Juntando essa odisséia pessoal com um mal entendido muito comum, resolvi escrever esse artigo.

Lá estava eu no aeroporto, absurdamente cansado, depois de dez dias de aventura. Doidão pra chegar em casa, cair na cama e dormir! Nesses dias eu fiz o que qualquer pessoa que tenta emagrecer faria. Eu caminhei feito um louco e comi pouco, mas não foi por que eu não quis comer, já que eu acredito no bem e nos 80/20!

É que nós planejamos muita coisa pra fazer em pouco tempo. De fato, se eu não andasse o dia todo em alta velocidade, não iria dar tempo! O que eu comi nesses 10 dias? Quase só porcarias. Quando você vai para os Estados Unidos, não existe nada mais saboroso por lá do que um hamburguer Five Guys! Comi comida chinesa, Donuts, hamburguers, todos querendo me enfraquecer. Tirando as nozes e as deliciosas coxas de peru gigante que vendem por lá(pensa numa proteína e numa gordura BOA hehehe), o resto era bem diferente do que eu costumo comer.

Mas com a correria geral, alimentação foi a ultima coisa que me preocupei! Até por que eu sabia que chegando de volta ao Brasil e retomando a alimentação tradicional que é proposta aqui do site, o corpo ia se regular naturalmente e eu iria emagrecer de volta pros meus 81kg.

“Mas Geosh, você não disse que perdeu peso?”

Sim, meu peso caiu de 81kg pra 78Kg. E o pior, meu principal aliado e mecanismo de controle (o pneu logo abaixo do umbigo) me disse que a situação tava mesmo preta. Além de perder peso, meu percentual de gordura aumentou, ou seja, eu engordei.

Suponhamos que meu percentual de gordura normal seja de 12% (9,72kg) e vamos considerar que apertar o pneu abaixo do umbigo pra medir a gordura corporal seja cientificamente ineficaz e que eu não ganhei gordura, só mantive a mesma quantidade de antes. Mesmo assim, se eu perdi só massa magra e não ganhei gordura, agora com 78kg os mesmos 9,72kg de gordura passam a ser 12,41% de gordura corporal    –    Malditos Juros. Maldita matemática!

Esses são, no mínimo, 3 kg de saúde (massa magra) que eu perdi:

– São 3kg a menos da minha força. (Afinal, músculos são de onde vem a capacidade de puxar ferro do seu amigo João Grilo aqui né? =)

– São 3kg a menos da minha capacidade de pensar (sim, músculos ajudam nosso cérebro a funcionar melhor, ao contrário da crença popular)(1)

– São 3kg a menos da minha masculinidade (Menos músculos, menor a produção de testosterona. Mais gordura, maior a produção de estrógeno,  que por definição, torna menos eficaz a testosterona. Golpe baixo hein?.)(2)

Eu perdi peso, mas de maneira nenhuma eu saí bem na fita. Poxa vida, se você está acostumado com a polêmica, já sabe que a verdade é necessária, mas as vezes incomoda, né?

Afinal, se eu perdi peso e engordei, a dúvida que fica no ar é:

“O que é emagrecer?”

Essa é uma pergunta de um milhão de reais, MA OE!

A definição:

A primeira resposta óbvia é que emagrecer não é perder peso na balança. Se ao invés de perder peso eu tivesse ganho 3kg de massa magra e mantido a gordura, eu estaria mais magro com 84kg do que com 78kg. Se eu tivesse ganho 30kg de massa magra, com 111kg eu teria o IMC de um obeso quase severo. Certo?

Certo! E o corpo de Zeus!

archerpose

Arnold Schwarzenegger, também conhecido como Zeus: O Mr. Olympia – com uma composição corporal parecida.

Afinal, se você pesa 111kg, 9,72kg de gordura significa um percentual de gordura baixíssimo de 8,7%. TROVÕES!

Por falar em mito, bom falar no IMC! O IMC, assim como o peso ideal, é um excelente referência, mas apenas se você for sedentário(a)! Pelo ralo vão as duas referências no momento que você decide mudar o seu corpo. Se você  é adepto do sedentarismo e não perde peso, há chances de que seus músculos estejam ainda mais fracos do que seriam numa dieta natural, ou seja: hipotrofiados! (3)

Não confie só na balança! Utilize todos os indicadores que puder. Suas medidas, seu percentual de gordura, suas roupas, o espelho!  Se nada disso realmente mudou, aí sim, você pode concluir que não emagreceu.

Enfim, podemos dizer que emagrecer é:

Perder gordurae ganhar massa magra.

Ou, no mínimo, manter um percentual e melhorar o outro.

Portanto, seu peso ideal é aquele em que você tem mais músculo e menos gordura, de maneira natural e saudável.

O significado de emagrecer:

Afinal, de que importa seu IMC e o peso da balança, se você se sente cada vez melhor, se pensa com mais clareza, se suas calças e roupas estão voltando a entrar, se o espelho está te mostrando cada vez mais o que você quer ver, se os seus pneus estão murchando e a sua musculatura está começando a dar belas formas ao seu corpo? Se os seus amigos e amigas estão comentando da sua evolução e até o seu médico está orgulhoso?

Acredite em mim. Quando seu corpo muda, TUDO muda.  Qualquer paixão fica mais intensa, sem falar na vida sexual!

Se você acompanha o site a mais tempo e já ouviu falar do livro eletrônico oficial Emagrecer de Vez e o livro Eletrônico Hipertrofia Muscular(se você ainda não leu os livros, eu pessoalmente recomendo! Os livros são frutos do trabalho e dedicação do Rodrigo e valem cada centavo do investimento!), já deve ter uma idéia do que nós consideramos o significado de emagrecer:

Emagrecer é tomar o controle do seu corpo e guiá-lo na direção certa para a sua boa forma, saúde e bem estar, através de conhecimentos e métodos que realmente funcionam, de maneira que você possa manter os resultados por tempo indeterminado.

Esse é o caminho!

Nesse caminho você acaba abandonando as dietas da moda e os métodos menos eficazes. Neste caminho, você começa à focar nos resultados que podem ser mantidos a longo prazo e isso é uma baita lição pra vida. Você começa à entender o funcionamento do seu corpo e isso te dá uma percepção da maravilha que é um corpo humano! Das maravilhas que o poder transformador do conhecimento tem!

Emagrecer é aprender. Quanto mais você aprende, mais capaz você se torna e mais difícil fica te enganar.  Agora você tem o poder de saber o porquê das dietas funcionarem ou não! Acredito que enganar as pessoas é a maior covardia que se pode fazer com elas. É como mandar alguém que te pediu informação na rua, na direção oposta!

Aprender é pescar, ao invés de comprar ou de ganhar o peixe. Por isso é que você quase não vê cardápios prontos aqui no site. Se ao contrário de te ensinar, você precisa de alguém te diga EXATAMENTE o que comer, isso é sinal de que algo está muito errado, não acha? Não dê a ninguém esse poder.

Busque o conhecimento pra alimentar sua mente e o mastigue antes de engolir, bote o que aprender em prática e “vamo que vamo”!

Geosh =)

—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-

Comentários Do Rodrigo

O Geosh mandou muito bem no artigo e eu acho que ele vem em boa hora!

Eu vejo as pessoas, muitas vezes, depositando na balança toda a confiança durante o processo de emagrecimento. Veja, conforme dito no artigo, o seu peso total não diz muita coisa!

O que mais importa é a sua composição corporal! O que importa é você estar perdendo medidas, independentemente do peso total mudar como você quer ou não!

Utilize de fita métrica, testes da calça jeans, espelho, etc, como o Geosh falou para você realmente ter uma idéia melhor dos resultados do processo de emagrecimento que você está seguindo.

As pessoas que tentam emagrecer vêm sofrendo e se frustrando a toa à decadas por confiarem somente no número que vêem na balança!

Um grande abraço,

Rodrigo

Referências principais

1-Davis, JC et al. (2010). Sus­tained Cog­ni­tive and Eco­nomic Ben­e­fits of Resis­tance Train­ing Among Com­mu­nity– Dwelling Senior Women: A 1-Year Follow-up Study of the Brain Power Study. Arch Intern Med., 170(22), 2036–2038.

2-Journal of the American Academy of Dermatology”; Estrogen production and action; Nelson LR and Bulun SE; September 2001

3-Doug McGuff, M.D and John Little, Body by Science

  • Nathália

    Nossa, Geosh, excelente artigo! Serve principalmente pra nós, mulheres! Já emagreci bastante. Vou iniciar meu processo de ganho de massa e, com certeza, ver o peso aumentar na balança é um pouco desesperador. Mas somente com conhecimento e monitoramento do próprio corpo pra poder entender esses processos…
    Obrigada. Abraços.

    • Obrigado, Nathália! De fato! E a gente vai evoluindo e se refinando, né? Abraços!

  • natalie

    Muito bom o texto Geosh!

    Serviu para esclarecer algumas duvidas que eu ainda tinha sobre o peso ideal e o que de verdade é emagrcer!

    Obrigada!

    • Obrigado, Natalie! Já cansei de ver gente frustrada com o peso da balança quando a pessoa já de fato atingiu ou até mesmo passou dos seus objetivos por levar o indicador ao pé da letra! Abraços!

  • Adenir Brito

    Excelente post, Geosh! Parabéns a vocês por esse trabalho de despertar da consciência da Independência Alimentar das pessoas.
    Grande abraço.

    • Obrigado, Adenir! Ainda temos um loongo trabalho pela frente! Grande abraço!

  • Uma amiga me “mandou” aqui, e eu, simplesmente, AMEI! Pra uma sofredora contumaz por causa dos “humores” da balança, “um quilo de lucidez” vai fazer muita diferença! E pra melhor! Parabéns! Excelente texto!

    • Bem-vinda, Clarissa! Obrigado e aproveite o conteúdo do site! Dá pra navegar um ano por aqui e você vai encontrar as coisas de uma maneira bem diferente =)
      Abraços!

  • Luciane

    Oi Geosh,
    Estou a uns 2 meses e meio aplicando os conceitos aqui do site (mas só na alimentação rsrsr, exercício zero) e só emagreci 3 quilos. De certa forma parece que “diminui” mesmo não refletindo na balança.
    É possível aumentar a massa magra só com alimentação sem fazer exercício??
    Isso acontece??

    • Ei Luciane! É possível sim aumentar a massa magra só com a alimentação, a medida que você se nutre melhor e equilibra a divisão de energia(ao invés de ir mais energia armazenada na forma de gordura e menos pro seu organismo), porém, eu acho uma excelente idéia você se exercitar. Primeiro porque você só ganha massa sem se exercitar até um determinado ponto(é como se você estivesse com a massa subnutrida e ela só vai até o que seria ideal) São tantos benefícios que você pode colher pra sua saúde, literalmente tudo melhora em você! Meu próximo artigo é sobre sedentarismo, e você vai ver que não é mesmo uma boa idéia! Abraço!!!

  • sandra gomes santana

    Estou muito feliz! porque a cada dia aprendo mais Parabéns

    • Obrigado Sandra! Compartilho com você dessa exata felicidade =)
      Abraço!

  • Jonathas Oliveira

    Geosh parabéns! Excelente artigo! Estou há pouco mais de 3 semanas no método revolução, e já levei embora 5Kg! Sem passar fome e comendo gostoso! kkkk… Muito bom o que o Rodrigo, por meio do compartilhamento de seus conhecimentos, tem feito de forma indireta pela minha vida! Realmente não tem preço! Parabenizo a vocês! Meu objetivo é perder mais 12Kg, DE GORDURA É CLARO, e atingir o corpo que eu sempre quis. As calças já começaram a cair! Rumo à felicidade! Espero estar entre os casos de sucesso daqui alguns meses, compartilhando a minha alegria com vocês! Grande abraço!

    • Maristela Boldrin

      Olá Jonathas, fiquei feliz por vc, tbm consegui isso á uns meses atráz, hj estou obsecada por doce, não estou conseguindo me controlar, me dá umas dicas das tuas refeiçoes, ficarei muito grata. meu e-mail é: boldrinmaristela@yahoo.com.br.
      abraços

    • Obrigado, Jonathas! Vamo que vamo, ajudaremos no que pudermos!
      Grande abraço =)

  • Taiane

    Quando eu li, pensei que Rodrigo tinha errado o título…rsrsrrs Legal Geosh! Abraço

    • Hehehe, pra quebrar o transe as vezes é necessário confundir, Taiane! Pra ver que as coisas que temos como garantidas as vezes, podem estar redondamente erradas! Obrigado e abraço =)

  • Roberto Lima

    Excelente artigo!

    Recentemente eliminei alguns kilos, uns 21, e derrepente comecei a engordar, em um exame mais detalhado(BIA) verifiquei que ganhei 5 kg de massa muscular em 2 meses e abaixei 7% do meu percentual de gordura.

    Geosh, gostaria de aproveitar e pedir para que algum dia desses vocês falem um pouco sobre BIA, comprei uma balança que faz medições e paguei menos de 100 reais e recomendo para quem está na busca do corpo ideal.

    Abraço!

    • Roberto, que interessante! Pra vc ver, sem informação qualquer um teria surtado! A bioimpedância é a melhor maneira de medir a gordura corporal. Se as balanças domésticas com bioimpedância jã estão eficientes é realmente uma ótima pedida!
      Abraço!

      • Roberto Lima

        A minha balança de bio impedância está muito alinhada com o exame que faço nas clinicas, geralmente sofre alterações de no máximo 1%, claro, respeitando algumas premissas, como se pesar em um horário definido, estar bem hidratado, não ter feito exercícios nas últimas 6 horas e estar 6 horas sem ingerir cafeína, também sem ingerir qualquer medicamento que retenha ou desidrate, pois a desidratação ou o excesso dela altera em muito a eficiência do exame.

        • Bom demais, Roberto! Uma margem de 1% é bastante precisa! Obrigado por compartilhar isso =)

  • Camila

    Boa tarde a todos! Estou adorando tudo que estou lendo,mas ainda estou um pouco perdida rs rs…. Vai completar uma semana que conheci o site e já comprei o livro.
    Isso faz sentindo, porque acontece comigo! rs As pessoas falam que estou emagrecendo e na balança nada muda! rs…rs Fico triste, desanimada!
    Estou fazendo atividade física, e não sou de comer muuuuuuuito! Alimento normal, mas preciso aprender a alimentar nas horas corretas. Minha vida é uma correria! Sou mamãe de três princesinhas! Todas pequenas. Tem dias que nem almoço, por falta de tempo! As vezes fico 6 a 7 horas sem alimentar!
    Geosh gostei muito da matéria! Mas preciso começar a aprender a colocar em prática essa reeducação alimentar, saber combinar os alimentos corretos. Vou imprimir o livro o mais rápido possível. Estou com uma sede para ler esse livro do Rodrigo tão famoso! rs rs……
    Que Deus abençoe a todos e nos dê força a cada momento.
    Felicidades a todos!

    • Ei Camila! Bem vinda! Você vai gostar demais do livro, tenho certeza! É triste ver que as pessoas as vezes se desesperam e largam tudo, quando de fato os resultados já estão acontecendo!!!
      Com a nossa maneira de se alimentar você passará a ser mais tolerante com longos intervalos sem comer, a medida que você se acostuma! Conte com a gente e visite o clube também! Felicidades =)

  • Camila

    Para completar,não ligo para pizzas, salgados, doces, tortas, sorvetes….. Nada disso! Vivo bem sem esses alimentos! Não como frituras! Se como pizza 1 ou 2 x no ano é muito! O que me atrapalha é a falta de tempo para mim e consequentemente me causa uma ansiedade insuportável! Chego a chorar kkkkk É isso que tenho que trabalhar em mim. Aprender a combinar os alimentos e não ter mais essa ansiedade que vem e avacalha tudo rs rs Não vou desistir e tenho esperança que o livro do Rodrigo vai me ajudar a organizar no processo de alimentação, de comer e emagrecer sem sofrimento.

    • Camila, Realmente é o melhor que você pode fazer! Não se preocupe, as coisas estão prestes a mudar pra muito melhor =)

  • Camila

    Meninos…isso é a mais pura verdade, eu não emagreço nadinha…até acho que meu corpo esta mudando, mas ainda não medi novamente, depois que eu medireu conto…
    Depois que comprei o livro e li todo seu site, ainda assim estou com muitas dúvidas…e minha dúvida é quanto as quantidades que devo comer, ou se realmente posso comer o quanto quiser? Pois pelo que entendi se eu comer proteína demais ela virá gordura, assim como se comer gordura boa demais tb, correto?
    Então quanto posso consumir de macronutrientes em qual periodicidade? Li alguma coisa sobre 20gr de proteínas (o que dependendo do alimento deve ser mais ou menos 100gr de peito de frango por exemplo…

    • Camila, é importante que você coma até se sentir satisfeita. Uma vez que você se adapta a alimentação, a fome diminui drasticamente. Numa alimentação menos glicêmica, tanto a proteína quanto a gordura só são absorvidas como gordura se o organismo necessitar.

  • vandréia

    é interessante o que acontece no corpo independente do peso…

    • Demais, Vandréia! Abraço!

  • alzirene matos

    Geosh parabéns! Excelente artigo!

    • Obrigado, Alzirene! Grande abraço =)

  • Paula

    É isso ai, Geosh! Excelente!
    É por isso que vejo amigas minhas ficarem chateadas quando começam dietas de puro suco, perdem 5 quilos e continuam com barriga hehe
    Esse artigo realmente veio a calhar, pois estou com umas dúvidas de desesperada sobre gordura corporal hehe

    Tinha estabilizado em 42,5 kg, mas perdi peso do nada e agora estou com 41kg. Isso é bem pouco, mesmo pra quem é baixinha (1,52m). Achei que tinha perdido massa muscular, mas minha cintura diminuiu dois cm. Calculei minha composição corporal e estava com 11,7% de gordura no corpo. Antes, quando eu estava entre 42,5kg e 43kg, estava com 13%. É saudável que isso aconteça em tão pouco tempo? Será que eu calculei errado? Meu IMC está bem abaixo da média e isso vem me preocupando um pouco, porque eu só tenho 15 anos de idade e nunca tive uma relação muito boa com corpo… Me achava gorda com 18% de gordura corporal (e foi por isso que cheguei ao emagrecer de vez) e emagreço muito rápido. Esse mês, não menstruei, e me disseram na escola que mulheres precisam ter ao menos 15% de gordura corporal para que o corpo funcione normalmente. É verdade ou é balela?

    • Paula

      Ah, considerando que eu já estive às raias da desnutrição quando era criança (porque eu era muuuito magra), corro risco de que isso aconteça novamente?

      • Acredito que sim! O seu caso é beeem diferente da maioria das pessoas por aqui. Se você estiver fazendo aeróbicos ou hiit eu acho uma boa idéia suspender ou diminuir. Se estiver malhando também, apenas grupos isolados e pra hipertrofia, nada de pecar pelo excesso! acho super importante você recuperar o seu percentual de gordura corporal! Abraços!

    • Exatamente, Paula, Elas tão garantidamente engordando e avacalhando com o organismo. Quanto ao seu caso, como você mesmo disse, se achar gorda com 18% de gordura corporal é a sua própria visão, não um fato!pra mulheres, 18% é um percentual de gordura corporal de atletas! 11% é sim um percentual muito baixo pra uma mulher, e deve sim ser a causa de você não menstruar. O nosso sistema hormonal precisa de gorduras pra funcionar bem, então acho que você precisa consumir uma boooooa quantidade de gorduras boas, carboidratos mais glicêmicos(arroz, por exemplo), e ganhar peso! Outra coisa importante é consultar um médico pra ver se está tudo bem com a sua saúde, viu?

      • Paula

        Fui à médica, mostrei meus exames, ela pediu os antigos junto e… surpresas!
        Meus exames estão muito bons. Minha taxa de glicose é a mesma desde que nasci, meus triglicerídios estão quase baixos demais… Mas meu peso continuava abaixo da média, junto com a minha taxa de gordura corporal. Também aproveitei pra dar uma olhada nas alergias e não era o glúten que estava me dando problemas antes… eram as amêndoas. Uma pena. :/

        Então eu descrevi a minha alimentação pra ela. Ela disse que o que eu estava fazendo (sem farinha, sem açúcar, frutas de vez em quando…) SERIA saudável se eu não praticasse tantas atividades físicas, não tivesse tendência familiar pra ser muito magra e tivesse maior apetite.
        De acordo com ela, eu estava comendo muito pouco, e como não consigo comer a mais, vou ter de usar fontes mais massivas de carboidratos.
        Então eu aumentei as frutas e voltei a comer pão integral. Faço em casa, com farelo de aveia e um pouquinho de farinha integral pra dar a liga. Como duas fatias pela manhã, do tamanho daquelas torradinhas de pão de sal que existem pra vender nas padarias, mas sempre com uma proteína junto, um ovo cozido. E não me deu pico de insulina e nem de glicose, fiz questão de monitorar.
        Açúcar eu não estou comendo, desacostumei. Comecei a comer de três em três horas também(antes, só tomava café, almoçava e me forçava a engolir alguma coisa depois de malhar. Isso sem fazer força pra comer pouco).
        Minha opinião sobre isso, depois da primeira semana, junto com o resultado?
        Meu peso se manteve, mas continuei queimando gordura. O que perdi de gordura, devo ter ganhando de músculo.
        Perdi mais um centímetro de quadril e continuo sem menstruar. Só que os outros sintomas sumiram, minha disposição voltou e estou até mais desperta.
        Sinceramente, comer sem fome é péssimo e voltar a comer pão, apesar de satisfazer meu paladar, me deixa neurótica por causa da quantidade de aditivos químicos que o trigo recebe. Pelo menos sou que faço…
        Não engordei, mas se esse é o preço que eu tenho que pagar pra me livrar dos piores sintomas que estava sentindo (muito frio, sonolência, fraqueza) por não ter muita gordura sobrando pra queimar como energia, é isso que eu vou ter de fazer :/

  • Keiti

    Parabens, pelo artigo, muito claro!!! eu sou uma viciada em balança não consigo ficar sem me pesar todos os dias, mesmo sabendo que deveria pesar soh uma vez na semana…mas não consigo… o pior eh que sempre que vejo que meu peso aumentou eu quebro todo o meu plano alimentar saudável.. 🙁

    Vou repensar no que faço, depois desse artigo… vlw mto, adoro o site

    • Obrigado, Keiti! que bom que foi util!

  • Kelita Allen

    ”Portanto, seu peso ideal é aquele em que você tem mais músculo e menos gordura, de maneira natural e saudável.”
    Essa conclusão foi fundamental;
    Eu chego lá…
    Artigo show…
    Você é muito bom no que escreve Geosh…

    • Obrigado, Kelita! Abraços =)

  • Aderbal Ezquerro

    Amigos, ninguém perde três kg de massa magra em dez dias!

    • kelita Allen

      Não tinha pensado nisso.
      Então em 10 dias eu posso perder tudo que constriui a longo prazo?É facíl ganhar e perder massa magra?

      • Dadas as circunstâncias, sim, Kelita. Acredito ser fácil perder ou recuperar massa, mas embora grande parte das nossas leitoras tenha medo de ficar igual ao Arnold, as academias estão lotadas de pessoas com dificuldade em ganhar massa

    • Discordo, Aderbal. Alguns hardgainers chegam a perder 1 ou 2kg em um final de semana de farra e bebidas. Até mesmo energeticamente, se você considerar que em 3kg de massa apenas um percentual é de fato transformado em energia.

      • kelita Allen

        Esclareceu demais a minha dúvida.
        Mais uma vez obrigada.Agora sei que devido a má alimentação,posso perder massa magra rapidinho.Um grande abraço mestre…

        • Mestre dos magos, só se for hehehe
          Disponha, Kelita =)
          Abraços!

  • joicy

    Geosh
    Bom Dia
    bom a minha a duvida?
    eu posso tomar whey protein isolado nos lanches intervalos das refeicoes so que eu nao malho por falta de tempo mesmo assim posso adoro vc e o rodrigo sao 2 iluminados bjus!!!

    • Bom dia, Joicy. Se você não tem como consumir outros alimentos, acredito que pode sim! Disponha, bjo!

  • Fernanda

    Geosh.

    Me esclarece uma coisa. Se eu comer pouco e fizer exercícios aeróbicos eu emagreço,mas perco massa magra, Okay. Mas por exemplo, se eu quiser me tornar corredora, como dever ser minha alimentação para eu não perder massa magra? O HIIT ajuda a aumentar massa magra? Só musculação que me faz aumentar massa magra?

    Agradeço a atenção.

    • Olá, Fernanda! Eu acredito que o único motivo válido pra se tornar uma corredora seja a paixão pelo esporte em si, Fernanda. Porque do ponto de vista do corpo, esse esforço prolongado é um baita sacrifício, e pra emagrecer é desnecessário. Pra perder gordura uma alimentação adequada combinada com hiit já resolve! Hiit deixa seu corpo mais sensível a insulina, e isso o deixa mais propício a ganhar massa, mas ganhos mais significativos só com musculação mesmo.

  • Junior Nascimento

    Muito bom o artigo,

    gosto muito do site, se você parar para pensar tudo faz sentido.

    Na balança já perdi 6kg em 1 ano, mas a perca de “peso” não foi maior pois ganhei muita massa muscular e estou muito feliz com os resultados que venho tendo. estou fazendo 30 minutos de musculação 3x semana a tarde depois do trabalho e quando chegou na faculdade faço o HIT 2 á 3 x por semana também.

    Um grande abraço e muito obrigado por nos colocar na reta do que é EMAGRECER DE VEZ.

    • Que bom saber que tá tudo indo bem, Junior! Precisando é só falar! Grande abraço.

  • Ofelia Maeria de Oliveira Teixeira

    Obrigado Geosh acredito que com tudo que li nos 10 dias do Rodrigo e suas experiências irei alcançar meus objetivos. Hoje me sinto mais leve, não fico cansada quando ando e nem quando faço meus exercício no Espaço Convivência.

    • Maravilha, Ofélia! disponha viu? sempre que tiver dúvidas estaremos aqui! Grande abraço!!!

  • vandréia

    tenho uma dúvida a respeito de suplementos…sou daquelas que acreditava nas “Balelas” tenho muitos suplementos e acabei de receber o ultimos que comprei é CLA, mas tenho o CL e o LA também, não sei o que fazer com eles…comprei os dois livros estou muita interessada em ganhar massa e perder gordura, mas eu to meio perdida…

    • Olá, Vandréia! Suplementos de emagrecimento tem que ser vistos pelo que são: eles combatem os sintomas, não as causas. Se você quer perder gordura e ganhar massa, o único suplemento que eu acredito que realmente não dá pra substituir é o whey protein no pré/pós musculação. Com os livros as coisas vão ficar beeem mais fáceis, qualquer coisa nós estamos por aqui, e o pessoal do clube também =)

  • Claudia

    Tenho que dizer aqui…na minha opinião as mulheres têm mais dificuldades para se adaptar ao método, não sei bem o real motivo, mas imagino que questões hormonais e biotipo(talvez?). O fato é que eu estou frequentando o site desde janeiro, já li o livro umas 3x do início ao fim, e consulto sempre que tenho dúvidas. Já li quase todos os artigos do site, participo do clube, e acredito MUITO no método. Mas até agora não consegui engrenar nem no MR nem no MT. Começo, mas depois de alguns dias não fico bem com tanta carne e ovos. Se insisto, chego a passar mal. Aos poucos, estou adaptando o método à minha tolerância: tenho usado muito o queijo cottage, atum e Whey protein, pois parece que digerem melhor. As castanhas viraram minhas companheiras de todas as horas, água o tempo todo também. Mas a ansiedade é uma inimiga implacável, que muitas vezes ganha o jogo e me faz fraquejar no chocolate. Por causa dela, já não me cobro mais nada. Poderia dizer que “desisti”, mas como o Goesh disse, aprender é ter o controle de si mesmo. Hoje não como mais carboidratos simples por comer, só me utilizo deles em caso de muita ansiedade ou por falta extrema de opção na hora da fome. Isso não mudou meu peso na balança, mas tenho ouvido das pesoas que estou mais magra, mais bonita, etc. Ao me ver no espelho, percebo uma sutil diferença, que não chega a aparecer nas roupas, mas tenho pensado muito nisso, e vinha me questionando se ganhei massa magra, apesar de ser sedentária. Esse artigo me instigou sobre o assunto, e vou procurar minha ficha com as medidas lá do início, qdo ainda estava acompanhando (hehehe nem sei mais onde anda). Essa mudança certamente vai me acompanhar pro resto da vida, pq aprendi coisas que não sabia sobre meu corpo, e isso ninguém me tira!!! Uma beijão a todos.

    • Claudia, as pessoas que tem dificuldades em se adaptar geralmente tem algum problema em equilibrar as necessidades calóricas(comendo de menos) ou os macronutrientes(comendo mais carne e menos verduras e legumes, ou carne magra e verduras e legumes, mas ignorando a quantidade de gorduras necessária). Na verdade eu notei o inverso. Acredito que as mulheres são as que mais saem(e mais rápido) prejudicadas pela dieta convencional da sociedade moderna, rica em carboidratos simples. Abraços!

  • Jessica Arndt

    Parabéns pelo artigo, Geosh! Veio em boa hora…
    Eu sempre pensei assim e odeeeeeeeeeeeio quando me perguntam “quantos kg voce emagreceu?”… é uma pergunta sem lógica pra mim. Se perguntassem “quantos kg DE GORDURA vc emagreceu” faria mais sentido.
    De que adianta emagrecer 20kg sendo 8 deles massa magra? E infelizmente a maioria dessas dietas da moda só fazem isso. 🙁

    Enfim, parabens de novo!! ehehe Tudo de ótimo aí!!
    Abracao!

    • Sim, Jé! Mas se você pensar nisso, não é assim tão óbvio, né? Outro dia passei mal, acho que peguei uma virose. Minha família me apavorou dizendo que eu estava cadavérico, que eu não posso emagrecer tanto assim, etc. Foram tão enfáticos que eu assustei. Fui pesar e advinha? 81kg =) Abração, tudo de ótimo pra vc tb!!!

      • Jessica Arndt

        ahahahahha É assim mesmo! Ainda mais se a família é mineira, que associa gordura a saúde. Nossa, me lembro quando eu tava gordona e ia pra roca da minha vó… as mocas simples da roca ficavam encantadas comigo, falavam “noh, que moca bonita, redonda”. Pra mim aquilo era um insulto, ne?! ahaha xD

        Geosh, eu tentei te achar no facebook mas nao consegui… voce tem algum meio de contato sem ser pelo site??
        Abracao!!

        • Moça redonda, kkkk! Esses dias vi um documentário aquele tabu do nat geo. Absurdo o que fazem com as meninas de um certo país pra ganharem peso. Ultimamente só pelo site mesmo, Jé! Abraço!

  • adoro suas materias , e tambem as do Rodrigo, comprei o livro li , fiz direitinho eliminei 5 kilos em um mes, me senti otima, mas do nada abandonei tudinho estou pessima ganhei os kilos perdidos , n sei como começar novamente ,

    • Ana Maria! Comece novamente relendo o livro! Vai te dar animo e te fazer lembrar os princípios que vc precisa. Abraços!

  • Caroline

    Parabéns, mil vezes parabéns!!!!
    Depois que conheci o site recuperei o Ânimo e vontade de emagrecer…
    Já me frustrei muito com dietas restritas e treinos que me cansavam muito, pois treinava 6x por semana!!!
    Engordei dez quilos nos últimos dez anos por conta de má alimentação, mas pretendo eliminar boa parte! Tenho 1,66mt de altura e estou pesando 60kg, mas vou me contentar se chegar nos 61kg.
    Obrigada por todo o conhecimento disponibilizado!!

    • Vamo que vamo, Caroline! pespero que alcance seu objetivo!!!

  • lucelia

    se e obrigado.ão mto boas as informações, como sempre, geosh, peguei algumas receitas no site maisgorduramenoscarboidratos, gostaria de saber se isso vai prejudicar minha reeducação alimentar do emagrecedevez, boa noit

    • Lucélia, nosso objetivo aqui no site é que você se capacite para analisar o impacto de qualquer receita e qualquer dieta. Analise os ingredientes e você encontrará as respostas. Um abraço!

  • simone rocha

    Eu estava seguindo o MR e estava tudo dando certo.. porém fiquei gravida e achei melhor parar, mas como eu estava vindo de uma redução de peso de 29 kg e de repente parei com a dieta devido a gravidez estou ganhando peso muito rápido, minha medica brigou comigo e disse que não posso engordar assim. Então ontem resolvi voltar a fazer o MR mesmo gravida de 4 meses, afinal não há nada que possa prejudicar meu bebe me alimentando naturalmente, assim penso eu pois procurei e não encontrei nada a respeito de prosseguir com os hábitos durante a gravidez. Estou um pouco com o pé atras a minha prioridade é garantir que meu bebe nasça com muita saúde, e gostaria de sua opinião Rodrigo e/ou Geosh, vocês acham que posso prejudicar o desenvolvimento do meu bebe pela baixa ingestão de carboidratos? Por favor aguardo resposta.

    • Simone, acredito que o MT seja o ideal. você também vai ter que se exercitar mais pra manter a saúde em cheque, caminhadas e etc.