Os 10 Mitos Mais Destruidores Já Contados Sobre Nutrição e Emagrecimento

10-Maiores-Mitos-EmagrecimentoEmagrecer? Viver no peso ideal? Desfrutar de um corpo em forma e de uma saúde de ferro, imune contra doenças?

Sabe… uma das coisas que eu venho observando cada vez mais e que talvez você também esteja observando é que tudo que parece ser “senso comum”, ou seja, tudo que “todo mundo sabe” parece estar redondamente ERRADO na maioria das vezes!

Pior ainda, em muitos destes casos o CORRETO é geralmente o OPOSTO do tal “senso comum”.

Hoje, eu quero trazer aqui pra você os 10 maiores e mais perigosos mitos sobre emagrecimento e nutrição. Se você ainda tenta emagrecer permanentemente sem sucesso, esse artigo é especialmente pra você!

Você pode se surpreender com muitos deles e até mesmo encontrar dentro de si uma força de repulsa que irá se manifestar quando você ler que o que você acredita tão firmemente, não passa de um mito construído e infundado em sua origem.

Se esta é a sua primeira vez lendo um artigo aqui no Emagrecer De Vez, bem vindo a um novo paradigma, uma nova forma de se ver emagrecimento, saúde e nutrição, sem balelas.

Vamos lá!

Mito #1. O Café Da Manhã é a Refeição Mais Importante e Você Deve Comer Muitas Refeições Pequenas Ao Longo Do Dia

“O que??? Blasfêmia!!”, você pode estar gritando indignado. Afinal, isso é “senso comum”, “todo mundo sabe”, não é mesmo? Pois é…

Existe uma boa quantidade de estudos mostrando os grandes benefícios de se ficar tempos mais prolongados sem se alimentar, que é o que você faz quando pula o café da manhã, por exemplo.

A ciência mostra que o corpo humano se repara e se purifica quando não está ocupado processando mais alimentos e isso ajuda no rejuvenescimento, aumento de expectativa de vida e como turbo imunológico.

Muitos argumentam que ao se tomar café da manhã você comerá menos ao longo do dia… parece fazer sentido, certo? Porém, alguns estudos empíricos mostram justamente o oposto. Este pelo menos é o meu caso, na realidade. Quando não tomo café da manhã, costumo sentir MENOS fome e comer MENOS ao longo do dia.

Muitas pessoas não sentem fome alguma quando acordam pela manhã e se forçam a tomar café da manhã por acreditarem, erroneamente, que elas DEVEM fazer isso por que é super saudável…

Estudos recentes têm mostrado que restrição calórica estratégica (técnicas como JI, jejum intermitente, e não dietas) tem impacto positivo no aumento da expectativa de vida de animais.

Além disso, outros grandes benefícios relacionados a restrição calórica temporária (1) (como pular o café da manhã) são: redução dos indicadores de risco metabólico, emagrecimento, redução de sensibilidade à insulina, aumento do hormônio do crescimento em mais de 1000%, redução de inflamação crônica no corpo, melhora da pressão sanguínea, melhora da função cerebral e prevenção de doenças como Alzheimer’s e Parkinson’s.

Agora, o mito de se comer por exemplo 6 refeições pequenas ao longo do dia parece ser algo lógico, afinal, se ACHA que isso ajuda a manter os níveis de energia elevados, controlar o apetite sempre tendo algo a comer, controlar os níveis de açúcar, etc. PORÉM, esses achismos não têm sido provados cientificamente.

E, na realidade, se nós formos pensar, realmente não parece ser algo natural da espécie humana ficar tendo refeições pequenas de 3 em 3 horas…

O natural, sim, sempre foi se alimentar quando com fome e quando os alimentos estivessem disponíveis (o que não era 24h por dia e 7 dias por semana). Historicamente, seria impossível para o ser humano se dar ao luxo de agendar refeições de 3 em 3 horas.

Este é mais um exemplo de uma “invenção criativa” moderna de hábito baseada completamente em achismos e que nunca foi provada funcionar, alias, o que mais temos são provas de que não funciona.

Um café da manhã ADEQUADO pode sim ser benéfico, porém, ninguém pode dizer que você PRECISA comer no café da manhã e muito menos se alimentar como um robô de 3 em 3 horas, simplesmente, por que faltam evidências para isso e qualquer diretriz neste sentido é puramente baseada em achismos e não em FATOS! (salvo, obviamente, quando for recomendação do seu médico por quaisquer motivos).

Alias, se tudo isso funcionasse, não teríamos cada vez mais obesos no mundo, afinal, “todos já sabem de tudo isso”…

Faça suas pesquisas independentes e ajuste seus hábitos de acordo, dando ouvidos aos FATOS e não ao “senso comum”.

Mito #2. Gorduras Saturadas Causam Ataques Cardíacos

Este talvez seja um dos mitos mais fortemente talhados na mente da população. Ele foi criado na década de 1950 baseado em uma hipótese nunca comprovada.

Até hoje não existem estudos nenhum provando que gorduras saturadas fazem mal ao organismo e ao coração! Chocado? Pois é…

O consumo de gorduras saturadas NÃO causa doenças cardíacas, muito pelo contrário! Isso é a ciência que diz, claramente.

A verdade é que as gorduras saturadas de fonte animal e vegetal são necessárias pelo corpo na construção das membranas celulares e na fabricação de diversos hormônios e outras substâncias e sempre fizeram parte da dieta humana ao longo da história (1).

Fontes boas de gorduras saturadas incluem: abacates, manteiga de qualidade, laticínios integrais não processados, ovos caipiras, côco e óleo de côco, nozes e castanhas ao natural, carne de gado de pasto, etc.

Mito #3. Óleos Vegetais Altos Em Ômega 6 São Benéficos

O equilíbrio ideal no corpo é quando as quantidades de ômega-3 e ômega-6 estão iguais, ou seja 1 pra 1.

Porém, hoje as pessoas estão ingerindo 20, 30, 40 e até 50 vezes mais ômega-6 do que ômega-3.

Por divulgarem erroneamente o mito #2 acima, a indústria começou a bolar “alternativas saudáveis”, ou seja, óleos sem gorduras saturadas que são os óleos vegetais, verdadeiros venenos ingeridos em abundância hoje em dia.

O que acontece é que os óleos vegetais (milho, canola, soja, etc) estão sendo usados em milhares de alimentos comuns e fazem parte da alimentação rotineira da população e o pior, a grande maioria acha que óleos vegetais são mesmo saudáveis.

O excesso de ômega-6 dos alimentos processados (com o uso de óleos vegetais) aumenta significativamente os riscos de problemas cardíacos, câncer, Alzheimer’s, diabetes, artrite reumatóide e muitas outras doenças.

Pra piorar, a maioria dos óleos vegetais são modificados quimicamente. Por exemplo, 90% dos óleos de Canola são modificados quimicamente. Aliás, você sabia que “Canola” significa “Canadian Oil”, ou seja, “Óleo Canadense” e não o nome de uma semente, nem nada? Pois é…

Agora, qual seria então o melhor óleo para se cozinhar? O óleo de côco (ironicamente com alta concentração de gorduras saturadas saudáveis)! Ele contém gorduras saudáveis e úteis ao corpo e é mais resistente ao calor do que outros óleos.

Além disso, como nossos avós faziam, banha de porco por exemplo é outra alternativa ótima pra este uso, rica em gorduras saturadas benéficas. Faça suas pesquisas independentes em fontes credíveis sobre o assunto, sua saúde depende disso!

Mito #4. Os Adoçantes São Alternativas Seguras Ao Açúcar Para Diabéticos e Ajudam a Perder Peso

Ironicamente quase todos os estudos feitos neste tema mostram que o uso de adoçantes acaba provocando ainda MAIS ganho de peso do que o uso de açúcar normal no longo prazo por motivos não relacionados em si as calorias ingeridas.

Existem várias razões que podem justificar isso:

  • O gosto doce acaba estimulando a fome, independente da quantidade calórica.
  • Os adoçantes parecem perpetuar o vício e gula por doces fazendo com que o consumo geral de doces não seja reduzido.
  • Os adoçantes desregulam os mecanismos naturais do corpo de controlar a ingestão calórica como mostrado por vários estudos. Por exemplo um estudo feit0 pela Universidade de Purdue verificou que ratos que consumiam adoçantes sem calorias comiam mais alimentos altamente calóricos do que ratos que consumiam adoçantes calóricos (açúcar, etc).

Além disso, existe uma lista grande de estudos mostrando os perigos do adoçante mais usado no mundo (refrigerantes diet, águas com sabor, bebidas energéticas, chás gelados doces, etc), o aspartame.

Agora, adivinhe… os adoçantes são mais um exemplo de invenções brilhantes de nós, criativos seres humanos, sempre tentando “passar a perna” na natureza.

Nota: Eu, particularmente e ocasionalmente, consumo estévia como adoçante e erythritol também.

Mito #5. Soja é Um Alimento Saudável

Este é um exemplo perfeito de como uma boa estratégia de marketing pode enganar MILHÕES de pessoas e criar um mito tão forte.

Um incontável número de estudos científicos (3) mostram que o consumo de soja é danoso ao nosso organismo, principalmente, à mulheres grávidas.

A maior parte (senão toda) da soja vendida hoje é geneticamente modificada, o que agrava o risco.

Agora, nem toda soja é ruim. Existe um tipo de soja que é benéfica ao organismo, porém, ninguém consome… são os alimentos de soja fermentada como natto, miso e tempeh.

Veja alguns dos problemas já identificados relacionados ao consumo de soja: câncer de mama, danos cerebrais, doenças cardíacas, distúrbios da tireóide, pedras nos rins, problemas imunológicos, graves alergias, problemas digestivos, problemas na gestação e amamentação, problemas de infertilidade, anomalias em bebes.

Eu sempre aconselho as pessoas que gosto à não consumirem nada de soja, nem proteína, nem os grãos, nem o leite, nada. A ciência diz o suficiente sobre isso para provar que ninguém tira nada de bom disso (com exceção da indústria da soja, claro).

Mas é claro, você faz sempre o que achar melhor, tudo isso é apenas informação 🙂

Mito #6. Grãos Integrais São Bons à Todos

Existem muitos autores e estudiosos de respeito que defendem fervorosamente a exclusão ou pelo menos limitação severa de todos tipos de grãos na dieta, integrais ou não integrais (dentre eles, o principal é o trigo).

O fato de o grão ser integral não ajuda muito com o maior problema causado por eles, um descontrole da insulina e leptina no corpo. Grãos como o trigo e seus derivados são rapidamente digeridos pelo corpo gerando reações insulínicas mais violentas do que as causadas pelo consumo de açúcar PURO…

Isso significa que o trigo e seus derivados (massas, pães, farinhas, etc) são inimigos do emagrecimento? Com toda certeza possível! A ciência mostra isso conclusivamente.

Parar ou reduzir drasticamente o consumo de grãos funciona como medida remediativa e preventiva em pessoas que já sofrem com problemas relacionados a insensibilidade a insulina e leptina: diabetes, doença cardíacas, demência e câncer.

Aliás, não é por nada que eu escrevi o famoso Método Emagrecer De Vez completamente alinhado com o que a ciência diz a respeito, frisando bastante também neste ponto! Se você já segue o material, sabe que trigo é um grande NÃO! Se você resolver fazer um teste, poderá ser surpreendido com resultados além do imaginado em termos de bem-estar, saúde e emagrecimento.

Mito #7. Alimentos Geneticamente Modificados São Saudáveis e Comparáveis Aos Alimentos Naturais

Este é um dos maiores problemas que enfrentamos hoje nos supermercados. Pra você ter uma idéia, 90% do milho plantado e da soja, são geneticamente modificados e pouco se assemelham ao milho e soja naturais como surgiram na terra.

Exato, estamos comemos frankensteins, aberrações criadas por nós seres humanos criativos.

Praticamente todo alimento processado que você encontra hoje irá conter algo que é geneticamente modificado.

A verdade? Ninguém tem muita idéia dos malefícios causados pelo consumo rotineiro destes alimentos no longo prazo.

O primeiro estudo vitalício feito sobre isso verificou consequências de longo prazo como: aumento nos danos dos orgãos do corpo, incidência de câncer e diminuição da expectativa de vida.

Bom, se formos pensar, parece meio óbvio se suspeitar que alimentos modificados geneticamente não sejam tão benéficos e saudáveis quanto os mesmos alimentos criados à milhões de ano pela mãe natureza, huh?

Mito #8. Ovos São Ruins Para o Coração

Graças ao (extremamente falso) mito do colesterol as pessoas têm evitado o consumo de ovos à décadas.

Estudos mostram que os ovos não tem efeito negativo nenhum no colesterol do corpo e são um dos alimentos mais saudáveis disponíveis na terra. Sim, ovos inteiros, com as gemas!

Nota: Dê sempre preferência a ovos de qualidade, principalmente de galinhas criadas soltas na fazenda!

Alguns dos grandes benefícios do consumo de ovos no dia-a-dia:

  • Cada ovo contém seis gramas de proteína de altíssima qualidade e 9 aminoácidos essenciais.
  • Benéfico à saúde ocular.
  • Ótima fonte de vitamina D, aliás, é um dos poucos alimentos que contém naturalmente vitamina D.
  • Contém uma multitude de vitaminas e minerais, turbinando sua saúde e sistema imunológico.
  • Ajuda a manter seu apetite sob controle e é amigo do emagrecimento saudável.

Da próxima vez que alguém mandar você limitar o número de gemas ou ovos que você come, peça educadamente que a pessoa lhe apresente provas credíveis e recentes de que os ovos causam qualquer coisa além de puros benefícios para sua saúde.

Mito #9. Alimentos Com Pouca Gordura Previnem a Obesidade e Doenças Cardíacas

Basta olhar nas prateleiras dos supermercados para ver que “zero gordura”, “50% menos gordura”, etc parece estar em quase todo rótulo, não é verdade?

Aliás, é quase impossível se achar iogurte natural integral como era feito pelos nossos avós, com leite da vaca como tem que ser… o que encontramos, mais uma vez, são aberrações manipuladas que mais parecem uma pasta de cal do que iogurte.

Isso é por causa do grande e forte mito de que gorduras naturais fazem mal e engordam… este é talvez o maior mito nutricional de todos os tempos e não passa disso, um MITO!

O respeitado Dr. Joseph Mercola por exemplo diz que as pessoas normais precisam de 50%-85% das suas calorias vindo de gorduras saudáveis para uma saúde otimizada.

O que acontece hoje? Uma inversão disso tudo, onde as pessoas consomem 50%-85% de suas calorias na forma de carboidratos ao invés. Não é por nada que nunca na história do mundo a humanidade foi tão gorda!

“Ah Rodrigo, então, você está me dizendo que a pirâmide alimentar e os guias nutricionais do governo estão errados?”, é exatamente isso que eu estou dizendo SIM, alias, não sou eu quem diz, é a ciência e os melhores estudioso do mundo sobre nutrição e saúde.

A ciência mostra claramente que o que causa obesidade, diabetes, colesterol alto e problemas cardíacos não é o consumo de gorduras boas como quase todos imaginam ser, mas, sim, o consumo excessivo de carboidratos de má qualidade (farinhas, massas, pães, doces, refrigerantes, bolos, etc, etc.)

Nota: Eu também explico mais sobre isso em detalhes em outros artigos aqui do blog e no material do Método Emagrecer De Vez.

Mito #10. Os Carboidratos Devem Constituir a Maior Parte Da Sua Alimentação

Bom, isso é diretamente relacionado ao mito 9 acima!

Enquanto as gorduras vêm sendo demonizadas à décadas injustamente, os carboidratos tomaram o lugar.

Hoje, a realidade é mesmo que a população no geral ingere mais da metade das calorias da dieta na forma de carboidratos (arroz, batata, doces, massas, pães, farinhas no geral, etc, etc.)

A ciência tem mostrado enfaticamente que uma dieta alimentar rica em carboidratos não fibrosos (ou seja, que não sejam carboidratos na forma de legumes e afins) tem impacto direto no desenvolvimento da resistência a insulina e leptina (precursores de diabetes, doenças cardíacas, colesterol ruim alto, Alzheimer’s, etc.).

Quando a maior parte das suas calorias vêm de gorduras saudáveis, estes problemas simplesmente tendem a não acontecer.

Ou seja, quanto mais próxima a sua dieta é da dieta que sempre foi natural ao ser humano por milhares de anos, mais longa e saudável será sua vida!

Sim, isso é o que as evidências insistem em mostrar e se pensarmos um pouco, realmente faz sentido que a dieta alimentar que levou a humanidade à prosperar ao longo dos milênios seja ainda a mais adequada para nós, não é?

Se continuarmos nesta linha de pensamento, também percebemos rapidamente que os alimentos que hoje realmente fazem mal e são os culpados pela epidemia de doenças e obesidade que alastram o mundo são justamente aqueles que foram CRIADOS pela nossa incansável criatividade humana! Hum…

Mito #11. (Bônus) Emagrecer De Vez é Difícil e Demanda Um Esforço Heróico

Resolvi adicionar esse mito extra pra realmente motivar você e afirmar que NÃO, emagrecer NÃO é difícil coisa nenhuma quando você segue os poucos princípios de emagrecimento que REALMENTE fazem sentido e são fáceis de seguir, o seu corpo começa a emagrecer naturalmente, sem esforço e você começa se sentir mais disposto e saudável, isso tudo comprovado cientificamente!

Emagrecer DE VEZ, permanentemente, está sendo a realidade de muitas pessoas como você que resolveram fechar os olhos pras balelas e realmente colocarem uma pulga atrás da orelha para começar a aplicar táticas e hábitos que façam sentido e não mais das mesmisses, dietas e pílulas mágicas que vemos por aí na mídia a toda hora!

Pessoas normais com resultados REAIS como os abaixo:

Captura de tela de 2014-12-03 12:30:39

Captura de tela de 2014-11-27 18:48:19

Captura de tela de 2014-11-27 18:49:30

Espero que este artigo te motive e que coloque uma pulga atrás da sua orelha para que você olhe para sua saúde e pro que é dito por aí de um modo diferente, com olhos mais céticos e críticos!

O corpo em forma e a saúde que você quer estão SIM ao seu alcance e podem ser conquistados a partir do momento que você tomar uma decisão de fazer acontecer.

Livro eletronico Emagrecer De VezAgora, permita-me uma rápida sugestão: Se você estiver já neste ponto de “CHEGA! Quero mudar!“, eu recomendo bastante que você, assim como as pessoas acima fizeram e outras, literalmente, milhares de pessoas dê uma olhadinha neste vídeo gratuito AQUI com algumas dicas que eu sei que irá gostar.

Será um enorme prazer ver o SEU testemunho com os SEUS resultados de um corpo em forma e saúde impecável! 🙂 Clique aqui para ver as dicas e quebra de paradigma!

Neste vídeo, além das dicas gratuitas, você também será apresentado ao Método Emagrecer De Vez que é o método que mais está gerando casos de sucesso de emagrecimento no Brasil, justamente por ser diferente das balelas por aí e ter base comprovada cientificamente. Clique aqui!

—-

Se você curtiu o artigo e acha que mais pessoas precisam saber destas coisas, por favor COMPARTILHE como achar melhor e lembre-se de colocar o seu email aqui no topo da página.

Um grande abraço,

Rodrigo Polesso

  • Ótimo

  • irineu

    Muito interessante sua publicação, fiquei apenas com dúvida em relação ao primeiro mito, já li um outro artigo seu onde você diz ser importante o desjejum, devido ao longo tempo que nosso corpo está sem se alimentar.

    • Rodrigo

      São visões diferentes na realidade. Café da manhã não faz mal a ninguém (claro, um BOM café da manhã).
      Porém, ha pessoas que se beneficiam de não tomar o café e a ciência realmente mostra muitos benefícios convincentes de se prolongar o jejum.

    • Pra clarificar, veja o artigo sobre jejum intermitente. Abraços!

  • Rosangela

    Artigo ótimo!!!Obrigada Rodrigo por nos mostrar a verdade…

    • Rodrigo

      Sempre um grande prazer (e dever) Rosangela 🙂

      • Suellen

        Rodrigo a prova disto tudo é a questão dos biotipos humanos como o endomorfo, octomorfo e mesomorfo…. Que tem uma quantidade específica dos macronutrientes necessário diário! No meu caso os carboidratos representa apenas 20% da minha dieta o resto gordura e proteína… Seria um bom assunto pra vc desenvolver tb.
        Um beijo e obrigado eu sempre acreditei que o corpo usufrui melhor as reservas de gorduras quando estamos em períodos de jejum

        • Suellen, acredito que endomorfos, ectomorfos e mesomorfos estejam mais ligados a nutrição durante a gestação de acordo com a epigenética de cada um. Dito isso, acredito que embora alguns ectomorfos tolerem melhor uma dieta mais rica em carboidratos, numa dieta correta a principal diferença entre eles seria o tamanho, e não o percentual de gordura corporal.

          • ultraman2000

            tenho duvida quanto ao meu biotipo,pode me ajudar.

            e o seguinte:
            nasci gordo e fui gordo ate 13 anos(comia muito doce,refrigerante,carboidrato simples em excesso todo dia,na epoca fiz uma dieta muito rigida mesmo(nao recomendado)
            quando fiz 15 anos,um esqueleto(resolvi ganhar peso),aqueles calculos de imc estava dando 17
            fui ganhando peso e passando o tempo,fiquei em um corpo que considero nem magro e nem gordo
            e hj leio os artigos e tenho como principal objetivo o ganho de massa magra(ja comprei o livro hipertrofia muscular)mas tenho medo de ganhar gordura e faço os treinos,porem com um consumo muito grandes desses alimentos naturais,com 10 por cento de carboidrato,
            vc me disse uma que da para ganhar massa magra e perder gordura ao mesmo tempo,
            entao deve ser possivel ganhar massa magra sem gordura
            e estou tentando assim,um “bulking”com alimentos alimentos naturais e 10 de de carboidratos(densos)

            desculpe pelo excesso duvidas,e que fico meio confuso lendo tantos artigos ok?

          • é uma boa estratégia sim, Luis. Talvez dê resultados rápido, talvez seja mais lento por serem ganhos limpos. Em todo caso, lembre-se dos ovos, acho que já te falei em outro comentário =)

      • Mirian Maia

        Oi Rodrigo..estou tentantoseguir as suas dicas ha quase 2 semanaa..ja perdi 2 kilos..mas uma duvida…no cafe da manha, depois que como ovos, posso tomar um iogurte?Pq amo iogurte…obrigada..bjos

        • Mirian, não acho necessário, pode ser que o leite interfira na digestão do omelete ou que o iogurte interfira no seu emagrecimento. Mas, vale o teste, basta ficar de olho

  • Maria Silvestre

    Caro Rodrigo,

    Excelente o artigo! esclarecedor! seria muito bom que todos lessem e tomassem conhecimento dessas verdades tão importantes para o ser humano e o seu bem-estar. Com o emagrecerdevez.com eu encontrei um equilíbrio para o meu corpo e nunca mais engordei. Obrigada! continue com esse maravilhoso site.

    Maria Silvestre

    • Rodrigo

      Que ótimo Maria, nada melhor que encontrar e seguir o seu próprio estilo de vida alimentar prazeiroso que te dá saúde e LIBERDADE.
      Grande abraço!

  • Tirei completamente os carboidratos, lá se foram 3 quilos, o suficiente pra quem pesa 50.
    Me sinto muito bem.

  • Marcello

    Gostaria de saber Rodrigo, em que área da saúde és formado e se tens especialização?

    • Não somos nutricionistas, Marcello. Veja o sobre do site. abraços!

  • Mariele

    Bom dia Rodrigo, e equipe Emagrecer de Vez. Eu conheço o site há algum tempo, acho que mais de um ano. Somente agora em 2015 resolvi por em prática as dicas, e textos que li, além do conceito que pesquisei em outros meios também, com alimentação limpa, gorduras boas, sem açucar, grãos, e etc. Enfim, resultado em 27 dias? 8kg a menos, e muitos centimetros de barriga se foram, o suficiente para o jeans entrar sem esforço (aquele que antes me deixava marcada e espremida). Ou seja, Não é balela, não é sofrido, não é tão difícil assim. Ruim é você ser viciado em açucar, em produtos com nomes que nem dá pra pronunciar, isso sim, é dificil. A cada dia que passa me sinto melhor, tenho disposição, não tenho fome durante o dia (faço 3 refeições somente, as vezes duas). Em uma palavra: Obrigada! Abraço, Mariele.

    • Parabéns, Mariele! Fico feliz com o seu sucesso!!!

  • Alan

    Afinal Rodrigo existe ou não colesterol ruim? Em outro artigo que li mostra que não existe, já aqui você cita-o. Fiquei na dúvida!

  • Rosângela Soares

    Bom dia Rodrigo, eu comprei o método emagrecer fe vez e fiquei muito satisfeita. Só que eu preciso emagrecer mais 5kg já tem dous meses e não saio dos 59kg. Como batatas, e bebo cerveja será isso?

    • Rosângela, se você não perde mais peso nem medidas, é hora de refinar a alimentação e a rotina de exercícios. A alimentacão x só te leva até o peso x.

  • Carla

    Caro Rodrigo, como vc mesmo diz, quebrar paradigmas é bastante difícil. E para mim, não está sendo diferente, mas resolvi testar esses novos hábitos a partir de hoje, venho tentando aos poucos, não consumir leite e cereais no café da manhã, mas ovos nesse horário ainda são indigestos para mim. O que me sugeres alem de ovos, o café turbo(com manteiga e oleo de côco) ou castanhas. Obrigada por tudo até o momento, e voltarei para contar os resultados, espero q sejam positivos. ..rsrs

    • Carla, eu gosto muito de almoçar quando acordo, é uma estratégia que funciona bem pra mim: comer comida de verdade. Abraços!

  • Penha Faustino

    Muito bom poder contar com você e suas dicas que nos ajudam e nos direcionam a alcançarmos o nosso objetivo de emagrecer de vez. 🙂
    Ja perdi 6k em 2 meses e meio. Estou muito feliz. 🙂

    • Fico feliz, Penha! Vamo que vamo =D

  • rosa licia figueira da silva

    BOM DIA , eu gostaria de obter o cardapio de emagrecer de vez , mas porque não enviar, em papel , pois não tenho muito aceso a internete , pois para min é dificil, me a juda ai . se vc conseguir me enviar ficarei grata

    • Rosa, todos os produtos do EDV são digitais, mas você pode imprimir eles, sem problema. Abraços!

  • RODRIGO ..tenho acompanhado sim o seu trabalho comprei o livro .agora falta o das 50 receitas ,, e otimo .eu nao perdi peso mais perdi medidas acho mais importante .do que perder peso . Sem contar que tds perseberan a diferença em min ,, realmente , mais ,o mais .importante tanbèm e qualidade de vida ….muito bom os seus estudos ,, pena que nòs dias de hj tantas informaçoes boa e as pessoas. Sofrendo com tanta mentiras. Ne …bjsss obrigada

  • ana maria

    Rodrigo,obrigada pelas informações dadas ,comprei o livro,ainda não tenho acesso ao de receitas se eu estiver errada me ajude!caso o livro de receita tenha que fazer uma outra compra me avise.Tenho 67a e estou com 108k nunca estive com este peso,por favor me ajude preciso emagrecer com urgencia pois meus joelhos estão péssimos,os medicos chegaram a conclusão de que teria que colocar uma protese.Não quero estou tremendo,tenho que fazer todo o possível para isso não aconteça.
    OBRIGADA

    • Ei, Ana! O Edv vem com o guia de receitas práticas, fica lá dentro do hotmart junto do livro. Agora, se você estiver se referindo ao 50 receitas, esse é um produto a parte. Abraços! Vamo que vamo, espero que dê tudo certo! Abraços!

  • Rosaria

    Rodrigo, muito obrigada pelas dicas, pela força emagrecer não é dificil mais sim uma questão de decisão. Podes por favor ajudar me, eu vivo em africa (Angola), estou seguindo o seu programa pela internet, mas quero comprar o seu livro e kit completo. Podem enviar isto por DHL ou Fedex e eu pagar os custos. Obrigada pela ajuda.

    • Rosária, todo o material é digital e pode ser comprado de qualquer lugar do mundo via paypal. abraços!

  • Denise

    Fico desanimada ao ler no mesmo site coisas diferentes…quando li pela primeira vez, dizia que um jejum prolongado não é bom, que devemos nos alimentar de 3 em 3 horas… Agora diz que não…fala o contrário! Isso para mim tira a credibilidade do que leio aqui! 🙁

    • Denise, a partir de 2012 o emagrecer de vez passou a fazer uso estrito do método científico. Alguns artigos anteriores a isso tem alguns mitos, por isso incluímos alertas neles. O nosso compromisso aqui é com a verdade, se a credibilidade vem de sustentar o que a gente disse antes a despeito de EVIDÊNCIAS, isso não é credibilidade, é hipocrisia e é justamente o que a mídia costuma fazer pra manter a pose. Abraços!

  • claudio

    oi comprei o livro faz quase um ano , no inicio foi ótimo perdi 15 kilos só que 10 meses depois parou tudo além que liquidos só tomo água e já até ganhei peso porque acho que o corpo já se acostumou com a alimentação agora estou estudando o efeito platô queria mais respostas por favor.

    • Claudio, você está acompanhando suas medidas? considerando que você não está perdendo medidas, está na hora de refinar sua alimentação e rotina de exercícios. Abraços!

  • Jordana

    Olá Rodrigo,
    Parabéns pelo post! Tbm gosto mto dos artigos do Dr. Mercola, porém neste artigo em questão http://ow.ly/HJGha fiquei espantada quando ele critica as gorduras saturadas e incentiva uma dieta rica em frutas e baixa gordura. Fiquei sem entender… Qual a sua opinião sobre esta declaração dele? Abs!

    • Acho que você se confundiu, Jordana! a diet high in saturated fat, and low in fruits and vegetables allows microbes that promote leanness to overtake colonies of microbes that promote obesity.

  • mauricio gomes

    boa noite so tenho uma uma duvida como saber se a carne que eu compro o animal foi alimentado com pasto ja procurei e nao acho de jeito de nenhum . muito obrigado pelas dicas comprei o livro e a mininha medida caiu de 54 para 48 estou muito feliz

    • Pergunte ao açogueiro, Maurício! Abraços!

  • Eu consegui emagrecer 12kg em 5 meses, e meus exames como taxa e colesterol , triguiceres , minha saúde esta ótima e estou muito feliz.

    • Parabéns, Iolanda! Fico feliz demais com seu sucesso!

  • idelisa cruz

    Oiiiii Rodrigo parabéns por seu artigo , concordo com você em tudo , a verdade tudo esta testado cientificamente , o ultimo mito para mim e muito importante , eu comprei seu livro e pela primeira vez na minha vida estou emagrecendo naturalmente em duas semanas emagrece 5 kilos obrigada muito obrigada por seu livro e seus conhecimentos parabéns

  • Ana oliveira

    Concordo com a Denise, aprendi aqui no site que se alimentar de 3 em 3 horas é super importante e agora,aqui, vejo o exato oposto sendo dito e de uma forma como se essa sempre tivesse sido a linha de pensamento do Emagrecer. Nada contra reavaliarmos antigas premissas e conceitos, mas da forma como foi colocada a questão, me deixou cheia de dúvidas e realmente senti um abalo na credibilidade do site que eu sempre confiei.

  • Érika

    Comecei a seguir suas dicas em fevereiro de 2014. Consegui convencer meu esposo a seguir junto comigo. Hoje estou com meus sonhados 56,5 e meu esposo já perdeu 22 kg.

  • ja faz algum tempo que adquiri o livro mas como sou viciada em doces foi dificil dar oprimeiro passo mas estou conseguindo aos poucos em 4 dias emgreci 2,4kg somente cortei o pao frances

    • Parabéns, Marluce! Espero que esse passo te faça dar mais um passo rumo a sua saúde!

  • andrea

    bom dia rodrigo comprei livro e nao chegou ainda tem como ver o que aconteceu

    • Andrea, caso não tenha recebido o email do hotmart, envie um email para contato@emagrecerdevez.com que nosso suporte vê o que aconteceu e te auxilia a acessá-lo. Abraços!

  • Adilson Silva Pinto

    Olá, boa tarde ,tô na diet a 34 dias , só comendo frutas , verduras e carnes magras . nesse período já me sinto melhor , com mais disposição . minhas roupas estão todas largas. Mais não sei quantos quilos eu perdi , porque eu não me pezei , nem antes e nem depois .mais tá valendo as dicas . obrigado .

    • Só o bem estar já vale a pena. Ficar mais em forma e com o peso ideal também não incomoda, né? Abraços, e continue que o caminho é esse, Adilson!

  • Soraya

    Eu comprei o livro e o devorei em 5dias…Sou bióloga e ficou ainda mais fácil entender e absorver as pesquisas feitas por ti Rodrigo. Enfim…Já perdi 6kg em 22 dias de MR. Obrigada Rodrigo!
    Obs: Gostaria de saber sobre o mel puro de abelhas em alguma oportunidade.

    • Soraya! O Mel puro é um ótimo alimento, porém é muito glicêmico para o dia a dia. É melhor mantê-lo no dia de folga. Abraços!

  • Ismalia

    Ola….moro na França. ….um frio danado….teria uma alimentacao especial para climas tao frios….
    Na verdade ja ouvi li artigos seus. E acho que sou ansiosa demais e ou nao entendi muito bem. Por favor o que vou comer…..pode me ajudar? Quero obter o livro depois de saber o que estou fazendo….por favor….preciso de ajuda …um grande abraco!

    • Ismalia, nos climas frios é muito gostoso se alimentar corretamente, nos mesmos moldes daqui. O Rodrigo mora na noruega. Abraços!

  • LAIS GARCIA

    OLÁ ESTOU CONHECENDO O TRABALHO DE VCS AGORA E GOSTARIA DE SABER SE NÃO TEM UMA TABELA DE ALIMENTOS OU UM CARDÁPIO DISPONÍVEL PARA QUEM AINDA NÃO COMPROU O LIVRO MAS GOSTARIA DE TESTAR O PROGRAMA IMEDIATAMENTE. OBRIGADA!

    • Laís, o objetivo do livro é te ensinar o que fazer, e ele até tem uma tabela de alimentos, mas não tem cardápio. Com o que se aprende no livro você terá a capacidade de moldar a sua alimentação. Abraços!

      • LAIS GARCIA

        Obrigada! estou testando só a partir dos artigos e nesta semana emagreci 5 kg agora vou adquirir o livro para dar prosseguimento.

  • Liziê

    Rodrigo e Geosh quero parabeniza-los pelo trabalho de vcs que vem ajudando milhares de pessoas. Eu acompanho vcs desde 2013 mas mudei radicalmente a alimentação no inicio de 2014. Primeiramente eu procurava perder peso e voltar ao meu corpo normal dps de alguns problemas de saúde e mtos kg a mais. Eu perdi 17kg , n lembro em qntos meses, fiquei travada no peso por um tempo e dps perdi mais uns 3-4kg e mantive até hj! Nunca encarei as dicas como dieta e sim mudança de hábitos, e principalmente mudança no psicológico, e foi td tão natural, super me reeduquei, não só eu mas acabei reeducando marido e filhos tbm, tanto é que ninguém aqui em ksa sente mais falta do pãozinho, um dos milhares de exemplos q eu teria p dar.Hoje em dia meu foco não é mais emagrecer e sim ter saúde, no final é isso que importa e fico mto feliz de poder ensinar e proporcionar mais saúde aos meus filhos que ainda são crianças e vão crescer sem acreditar nesses mitos todos! Ah obrigada por me apresentarem o Dr. Mercola, tô sempre lendo os artigos lá no site dele tbm!!!

    • Liziê, fico muito feliz que tenha tido essa mudança tão fenomenal! Meus parabéns por essa vitória! São pessoas assim que fazem todo esse esforço aqui valer a pena =)

  • Josefa A. Fernandes

    Rodrigo gostaria de saber porque a castanha não pode ser torrada, pois só tenho encontrado torrada e sem sal.

    • Josefa,em alguns casos por torrar com óleo vegetal, em outras pode deteriorar as gorduras poliinsaturadas dentro da castanha também!

  • Geosh, nunca vi na internet um artigo tão completo e esclarecedor sobre os mitos do emagrecimento. Muito bom!
    O número 8 era pura realidade pra mim há uns 2 anos atrás, e só fui me dar conta do erro quando estava tendo quedas acentuadas na minha saúde.

    Valeu cara, um abraço!

  • OLÁ RODRIGO,O artigo está maravilhoso muito esclarecedor.ESTOU muito feliz,pois estou perdendo peso lentamente .MAIS o importante é chegar lá.E eu tenho certeza que chegarei.UM GRANDE ABRAÇO E MUITO SUCESSO.

  • Manuela

    Boa tarde Rodrigo e Geosh, gostei bastante do artigo estão de parabéns.
    Gostaria de saber: beber água morna faz mal ou bem? Eu bebo cerca de 1lt de água morna por dia.
    Obrigada

    • Manuela, não acredito que tenha nenhum impacto negativo. Chá não deixa de ser uma água morna com alguns óleos essenciais e fitonutrientes =)

  • Sharla

    Poxa sera q da p responder minhas duvidas????

  • Sharla

    Fiz varias pergs p rodrigo, ele NUNCA me deu um FEED, pq?????

  • Sharla

    Pelo menos vc Geosh?!!!!
    Alguem????

    • Sharla, vc perguntou aonde? Não localizei perguntas suas aqui. Me responda por aqui mesmo que te respondo!

      • Sharla

        Oi Geosh!!!
        Poxa,
        Fico chateada o Rodrigo nunvca me mandou uma resposta!!!
        Seu q vcs conseguem acessar as pergs de todos pelo sistema!!!
        Da uma fucada,please!!!!
        Mas em todo caso, vamos la Geosh!!!!
        Espero q agora va!!!
        Promeiro,
        O Rodrigo postou sobre Legumes, 27,
        Mas na verdade quilo s vegetais!!!!
        Legumes sai graos!
        Milho, soja, feijoes,
        E ele mesmo condena no livro, lembra?????
        Outra duvida:
        Oleo de coco, vc acha q ele aumenta o LDL???
        Pq desde q conecei a dieta, consumo,
        Mas como aumentou muito cortei!
        Tbem diminui nas priteinas, ou seja carnes gordas e iogurtes e manteiga,
        Mas nai sei o certo, c tanta infirmacao, mumeros ou saude!!
        Seu LDL eh normal????
        Aguardo,
        Obrigada

        • Oi Sharla! No Brasil a maioria dos vegetais são chamados verduras e de legumes, enquanto que os grãos como feijão são chamados de leguminosas. Nos EUA, entretanto, chamam de legumes o feijão e companhia. Quanto ao LDL, acredito que não deva interferir, apenas se você consumir realmente em excesso e sem uma quantidade significativa de legumes e verduras na sua alimentação. É importante sempre ir acompanhando seus exames pra ver o que subiu e o que desceu, etc. Abraços!

          • Sharla

            Oi!
            Muito obrigada !!!
            Eh bou monitorar,
            Mas pretendi voltar a usar o okeo de coco, afinal, p tanta gente deu crrto p si p mim, nao!!!?
            Ate mais

          • Isso mesmo, Sharla! Veja o artigo sobre juicing, ele vai te ajudar a consumir mais verduras e legumes e ter os benefícios de saúde também.
            Abraços!

  • Liz

    Bom dia!Comprei o livro a algum tempo atraz e perdi todo o acesso por ter feito no email do trabalho! Por favor gostaria de um contato de email para explicar e receber a ajuda de vcs!Desde já obrigada

  • Fabrício Costa

    Bom dia Rodrigo e toda equipe do Emagrecer de Vez

    Atualmente estou fazendo Jiu Jitsu, onde o gasto de energia é grande e gostaria de saber se posso seguir o MT (Método Transformação) e também trabalho em turnos ininterruptos de revezamento (6 horas). Qual alimentaçao seria mais apropriada para esses horarios noturnos? Obrigado

    • Fabrício, talvez você precise de um carboidrato um pouco mais denso, como a lentilha por exemplo. A batata doce cozida é outra alternativa um pouco mais glicêmica. Abraços!

  • ANGELICA VILA

    olá Rodrigo e Geohs, adorei a matéria, olha eu e minha famíia estamos muito felizes, estamos no programa a 4 meses, e refizemos nossos exames de sangue e tudo, tudo, está normal, minha resistência a insulina que estava em 55,8 caiu para 31, 0 o que é normal, glicose 87, e todos os demais Índices, só tenho a agradece a vcs por tudo, muito muito,muito obrigado e chega de BALELAS. VAMO QUE VAMO, BJS.

    • ANGELICA VILA

      Na verdade , eu ainda tenho uma dúvida, não gosto de ficar comendo mesmo de 3 em 3 horas , isso me irrita nunca fui compulsiva , pelo contrario , já tive até as portas da anorexia , mas devido a alguns problemas de saúde tive que usar alguns medicamentos que me fizeram ganhar muito peso, por ser alérgica a antinflamatórios tive que usar muito cortisona , e apenas uma injeção me fazia inchar 7 quilos , e na ultíma internação cheguei a tomar 17 em 12 dias por isso também não posso fazer muito exercício físico, e hoje entendendo os porques de engordar, gostaria de te perguntar o seguinte, qual é o mínimo de refeições que se deve fazer ao dia, pois com o café da manha turbinado, com ovos, café, manteiga , me sustenta até as 16:00, não tenho fome, nem vontade de comer , o que faço???? posso fazer só duas refeições por dia???/ por favor me ajude pois meu médico não me entende, aguardo sua resposta,pois estou adorando me alimentar como vc ensina , bjs.

      • Angélica, vi alguns estudos em que até uma refeição por dia pode ser uma boa pra absorver proteína. Entretanto eu faço sempre no mínimo duas! Um abraço!

    • Ótimos Resultados, Angélica! Vamo que vamo!

  • Elisangela

    Boa tarde Rodrigo. Tenho Hipotireoidismo, é difícil emagrecer. E notei que quando como pão engordo de maneira exagerada mesmo comendo pouco, no máximo dois pãezinhos francês ou duas fatias, isso uma no café da manha e outra a tarde tipo cinco horas, pois vou para faculdade , eu adoro pão não queria deixar de comer. Tem alguma forma que eu pudesse comer pão sem que me prejudicasse tanto. Me ajude por favor.

    • Elisângela, existe um pão de linhaça feito no microondas que é muito bom, talvez te ajude! Grande abraço!

  • Elisangela

    Obrigada Geosh, vou fazer. Abraço.

  • LUCIVALDA

    RODRIGO, EU TENHO DUVIDA DE VARIOS ALIMENTOS SE POSSO OU NÃO COMER POR EXEMPLO: CREME DE LEITE, PRESUNTO, MAÇA, VI QUE PERA TEM MUITO CARBOIDRATO, E OUTRO QUE NÃO VEM NA LISTA MR QUE ESTOU SEGUINDO A ARISTA. OUTRA COISA QUE TEM O GLICOSE ALTA VAI EMAGRECER UMA VEZ QUE TEM INSULINA PRESENTE NO SANGUE, SÓ O METODO MR VAI EMAGRECER SEM BAIXAR A INSULINA QUE TANTO ATRAPALHA A QUEIMA DE GORDURA.

    • Lucivalda, o método tende a abaixar a glicose e portanto a quantidade de insulina que o corpo libera. Creme de leite depende de como seu organismo responde a laticínios. Faça um teste. Se não interferir, ótimo. Presunto não interfere, mas tem que ficar de olho se não tem açúcar e nos ingredientes no geral. Quanto mais natural melhor. Maçã e pera podem interferir, mas veja o ultimo artigo sobre sucos frutas e bebidas pra ver como se orientar a respeito. Abraços!

  • lucivalda

    como assim a lacticinio que teste tenho que fazer, me explica melhor, por se para o emagrecimento fala logo pois não quero parar. quero fazer tudo certo porem me descupe o metodo mr que estou fazer a relação de comida deixa a desejar pois fico com multa duvidas sobre o que posso ounão comer principalmente na hora do lanche da tarde.
    até por que tenho que adaptar ao que tenho em casa. aqui no df tudo é mas caro e dificil de achar. gostaria de uma relação mais completa para o mr. no almoço e janta a duvida é posso comer carme, verduras a vontade e variado ou não. como fazer. o lanche. queijo minas frescal pode ou não. por quero fazer tudo certo se não é tempo dinheiro e saude jogado fora. por favor me ajude a acertar
    sinceramente. valda. beijos.

    • Lucivalda, tudo bem? No Mr você pode comer a vontade sim. No geral você pode comer quase todos os legumes e verduras, exceto alguns tubérculos(os melhores são os que pode se comer cru) O Leite, iogurte, queijo podem interferir, o leite mais e o queijo menos, geralmente. . Aí, é necessário ficar 2 semanas sem consumir pra ver se melhora o emagrecimento ou se não interfere. Caso decida remover da sua alimentação, é uma boa pensar em como substituir os nutrientes, o calcio, por exemplo. Abraços!

      • endou

        quais seriam uns substitutos do queijo e leite?

        • É necessário pensar em quais nutrientes substituir, no caso do leite, proteínas completas, gorduras boas e cálcio, principalmente.

  • LUCIVALDA

    boa tarde por favor voce poderia dá alguns exemplo de lanche da tarde que não seja castanhas,nozes etc. pois fico sem saida de lanche da tarde e até mesmo da manha. pois apesar de esta comendo ovo e não gosto de ovo. teria outras opções.

    • Lucivalda o que faço as vezes é comer mais comida, quando sinto fome/vontade. Outra boa opção é fazer um juicing bem caprichado de legumes, verduras e uma fruta. Abraços!

  • Bia

    UMA CRÍTICA CONSTRUTIVA:
    Olá, tenho acompanhado as matérias do site há alguns meses e me interesso pelo que é dito. Sou estudante de Medicina e, diga-se de passagem, bastante cética. Gostaria de pedir que colocassem os links dos artigos CIENTÍFICOS publicados, não o link de outra página com a interpretação de um médico sobre o assunto. Sugiro a pesquisa das referências em revistas indexadas como na base de dados PUBMED (MEDLINE), COCHRANE… Links de sites de médicos não são confiáveis, pois não passaram pelo crivo de uma banca examinadora. Muitos artigos científicos não têm rigor nos métodos e acabam não sendo confiáveis. Se vocês procurassem na fonte MESMO (artigo original), daria para nós, da área da saúde, avaliarmos os métodos dos estudos e discernirmos entre o que é informação confiável do que não é. No mais, estão de parabéns por conseguirem questionar informações tidas como verdades absolutas e nos colocar “a pulga atrás da orelha”.

    • Bia, praticamente sempre que direcionamos para um artigo externo que não é o estudo direto, o artigo linkado possui nele as referências científicas com PR. Por isso, é só checar as referências do artigo citado como principal referência. Grande abraço e obrigado por fazer o que é certo e dar valor ao que realmente importa, precisamos MUITO de profissionais com a sua mentalidade, que colocam as evidências acima da autoridade =D

  • Luciene

    Gostaria muito de saber como consigo ler o livro que comprei?

    • Ei Luciene! caso ainda não tenha encontrado o email de acesso do hotmart.com.br, envie um email pra contato@emagrecerdevez.com que o suporte te ajuda a acessar. Abraços!

  • mara

    Amei,fiquei empolgada para começar uma nova rotina na minha vida.abraços.

  • Airton José Brondani

    Como faça para fazer meu intestino funcionar melhor com esse método de emagrecimento, já q o iniciei e desisti exatamente por esse problemas por mais q ingira agua de boa qualidade????

    • O intestino das pessoas que levam um estilo de vida alimentar “tradicional” é tipicamente inflamado e muitas vezes, o que chamamos de “permeável”. Ao se começar a se alimentar corretamente, seu intestino tende a voltar a funcionar corretamente, de forma natural. É importante aqui entender quais são os alimentos agressores (e muitos são ditos saudáveis por aí) e quais os colaboradores. Eu explico isso em detalhes no material do “Método Emagrecer De Vez” e guio passo-a-passo como fazer. Caso queira ver, só acessar: http://emagrecerdevez.com/livro
      Abraço!