Surpresa! Açaí NÃO engorda! =D

acai1Tudo bom, pessoal? Geosh rapidinho aqui pra trazer uma novidade muito interessante!

Uma das maneiras mais úteis de pensar nos alimentos é pensar em quantas gramas de um determinado macronutriente cada alimento tem. Assim você pode ter uma noção do percentual de cada um deles. Por exemplo:

O peito de frango tem cerca de 30g de proteína a cada 100g do alimento em si. Isso dá um percentual de proteína de cerca de 30%. Essa é a maneira como eu mapeio os alimentos, dentro da minha cuca. Faço isso também com carboidratos.

Tropeçando No Pote de Ouro

Depois de anos de lavagem cerebral e informações duvidosas sobre alimentos muito calóricos, ficou no fundo da minha mente o resquício do mapeamento do açaí antigo: Um percentual de carboidratos de cerca de 50%.

Portanto, ficou na minha mente o preconceito contra o açaí como um alimento emagrecedor. Isso ficava junto da nota mental de que o açaí era um alimento rico em glicídios. Um daqueles alimentos que eu só me permitia consumir nos dias de folga ou nos 80/20 ensinados no Livro eletrônico oficial Emagrecer de Vez.
Só que esses dias eu acabei instigado a descobrir quanto desses carboidratos eram do açaí em sim e quanto era do xarope de guaraná utilizado pra fazer o creme de açaí, que basicamente é açúcar puro.

Acai berriesMeus amigos, eu estava errado. E como!

Qual foi a minha surpresa ao descobrir que o fruto do açaí(sem o xarope de guaraná) tem cerca de 1,5g de carboidrato pra cada 100 gramas?

Isso torna o açaí um alimento com menos carboidratos do que a maioria das frutas vermelhas por exemplo. Menos que a alface, com 1,8g

O açaí é uma berry, assim como o morango e os mirtilos, com pouco açúcar.

A polpa pura do acaí, extraída do fruto e sem adição de açúcar(xarope) fica em torno de 4 ou 5 gramas de carboidratos a cada 100 gramas nas polpas que eu vi.

Isso significa que a pouca quantidade de carboidratos do açaí puro não vai instigar picos de açúcar no sangue, a subsequente liberação de insulina e o armazenamento desse açúcar como gordura.

Já os cremes de açaí, esses vi alguns que chegavam a ter 50% de carboidrato, da qual a maioria vem do açúcar. O que justifica a minha memória de açaí como uma fruta que engorda. Claro, com esse tanto de açúcar, qualquer alimento engorda!

Novas Possibilidades

acai2

É um dos meus alimentos favoritos! Imaginem o Geosh aqui com os olhos marejados de alegria na beira de um freezer de supermercado. É um número simplesmente lindo e emocionante, sério mesmo, eu quase bati palmas quando li o rótulo da polpa =)

O acaí é considerado um superalimento devido ao seu altíssimo teor de antioxidantes(um dos maiores de todos os alimentos) gorduras boas, minerais, lipídeos! A história dos glicídios ou era balela, ou não se referia ao açaí em si, mas ao açaí+xarope de guaraná.

Portanto, ao comprar a polpa do açaí pura e sem açúcar ou xarope, isso abre pra nós uma miríade de possibilidades novas. Deliciosos cremes e picolés de açaí feitos com Estévia, côco e morango, por exemplo. Tudo isso enquanto mantemos o percentual de gordura baixo e a saúde, bem estar e boa forma em dia!
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-
E no fim das contas o problema sempre foi e sempre vai ser o açúcar em excesso e todo o desequilíbrio que ele causa. Outra novidade boa é que parece que eu subestimei o tanto que o uso probióticos e de prebióticos pode ser peça chave, realmente fundamental pra uma saúde estelar e emagrecimento também.

Fique ligado no nosso próximo Videocast com o nosso querido Dr. Souto!

Ps: Se você não leu o artigo direito, não vá enfiar a cara em cremes de açaí feitos com xarope de guaraná! Estes continuam engordando do mesmo jeito, heheh!

ps2: Veja o super artigo do Rodrigo a respeito de alimentos que não engordam e ainda turbinam seu emagrecimento e saúde caso ainda não tenha visto, mais surpresas te aguardam =)

Vamo que vamo!

Geosh.

Geosh é expert em emagrecimento, autor, consultor e gestor de conhecimento no Emagrecerdevez.com.

  • Lisley

    Ooobaaaa! Que boa notícia!

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      =D

  • haroldo

    Obrigado.. muito boa a matéria.. fiquei feliz.. abraços

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Disponha, Haroldo!

  • Alexandre

    Fala Geosh, essa polpa de açai sem o xarope deve ficar boa batida com creme de leite hein? fala ai!!

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Alexandre, isso pra mim é um crime, entope o nariz vários dias. Mas deve ficar realmente uma delícia!

  • Tatiana Rohricht

    o dificil é achar essa polpa de açai…aqui do lado do meu trabalho tem uma casa de açai, tudo provavelmente com muito xarope…e dificil resistir a comer sem leite condensado kkkkk

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Tathy! Fique amiga do dono! Fiquei aqui do cara de perto de casa, tá rolando até a possibilidade de conseguir comprar uns baldes de polpa!
      Já pensou que leite condensado é simplesmente leite em pó+açúcar e que isso pode ser reconstruído de maneira mais saudável?

  • Nercy Luiza

    Geosh, vou experimentar Acaí com iogurte grego. Algo me diz que vai ficar delicioso.

    Abraços

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Deve ficar bom mesmo, Nercy! Mas dos laticínios eu realmente tou mantendo o consumo mais frequente só o queijo de leite cru. Abraços!

  • Darli Guerra

    fff

  • Fernanda

    e tapioca dá pra consumir no MR?

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Fernanda, assim como outros farináceos, é melhor manter nos 20% dos 80/20!
      Abraços!

  • Cristina

    Geosh, nas polpas de açai sem açucar e sem xarope possuem 36g de carboidrato por 100g. Alem disso, me chamou a atençao a excelente quantidade de fibras por 100g: 17g. Nos ingredientes diz: polpa de açai e agua, ou seja, me parece que seja realmente so açai com agua… Agora fiquei na duvida!

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Cristina, eu vi uma variedade grande de valores nutricionais também. Mas se a embalagem afirma que é só açaí com água, eu acredito que esse valor seja mais baixo!

  • Diogo

    Esse site é bastante interessante, mas alguns pontos não ficaram claros. Por exemplo: visando o emagrecimento, faz diferença consumir carne magra ou gorda? Em alguns post eu entendi que não faz diferença… em outros é recomendado a carne magra. O mesmo se aplica ao consumo do azeite (altamente calorico) e ao queijo mussarela… ele tem 0g de carboidratos… mas é gorduroso.. Abs,

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Diogo, eu acredito que do ponto de vista do emagrecimento a quantidade de gordura realmente não faz diferença. Consumindo carboidratos inteligentes, claro. Só considero o consumo de carne magra como fonte mais densa de proteínas, como o peito de frango por exemplo.

  • Kassia Soares

    Resumo seu post em uma coisa GEOSH, você PRECISA conhecer o Pará e tomar o verdadeiro açaí, batido na hora e sem açucar! Deu até água na boca de lembrar…sem mais.

  • Rosiany Reis

    Geosh, a pergunta que não quer calar… Acai é um fruto… tem frutose? Não dispara a insulina no sangue? Tem q tipo de índice glicemico: alto, baixo?

  • Rosiany Reis

    Mas uma pergunta… aqui pro Norte do Brasil compramos o Acai fresco, batido na hora, só com água… bem grosso e consistente… é delicioso… e aqui tomamos Acai junto com comida, como frango, carne, porco, camarão… pergunto: uma refeição feita assim,acai e uma proteína pode ser considerada uma boa escolha? A gente come um pedaço de carne e coloca uma colherada de um Acai bem grosso na boca e mastiga…rsrsr uma refeição assim ainda estaria dentro do MR? É muito gostoso…. quem é nortista sabe…

  • Socorro Cunha

    Esse povo do sul toma açaí de uma forma muito diferente de nós, aqui no norte. Açaí pra gente é comida, colocar guaraná no açaí, assim como banana, granola e outras frutas pra nós é um crime, ecaaaa. Aqui tomamos o açaí puro, in natura, compramos o açaí batido apenas com água, 100% puro e ele é simplesmente maravilhoso!!! E não engorda, houve uma fase da minha vida em que eu só queria tomar açaí, passei uns 15 dias me alimentando de açaí (sem açúcar, lógico, apenas com farinha de tapioca) e emagreci horrores, mesmo a farinha de tapioca sendo carboidrato. Costumo dizer que se Deus fez um alimento melhor que açaí, guardou só pra ele!!!

  • Kizye

    Meus Deus, por que não li esse artigo antes???? Ontem tinha açaí puro (puro mesmo, não esses de mercado que são cheios de água na composição) em casa e eu tomei só um pouquinho achando que tinha muito carboidrato…. Ainda bem que o freezer tá cheio!!! O negócio vai ser acostumar tomar sem açúcar, mas se eu acostumei com o café, o açaí vai ser moleza!! E olha que aqui na região Amazônica, o pessoal tradicional acha uma heresia tomar açaí adoçado, como eles estão certos…

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Kizye! Interessante saber disso! E que sorte a sua heheheh! É sempre possível de se combinar com estévia também! Mas conseguir tomar sem adoçar também é uma forma de liberdade =) Abraços!

  • Rizzya

    Ah, que bommm!!! Vou poder me jogar com tudo então, já que sou LOUCA por açaí. Olha só, deixe desmistificar a ideia na mente de todo mundo. O AÇAÍ TOMADO ORIGINAL NÃO É COM XAROPE DE GUARANÁ, GENTE!!! Sou natural do Pará, sei do que estou falando, pois o açaí saiu da Amazônia, e o melhor tipo de açaí é plantado no Pará e lá nós DETESTAMOS AÇAÍ MISTURADO COM QUALQUER OUTRO TIPO DE COISA, tomamos puro mesmo, muitos gostam com açúcar e farinha de mandioca torrada, (mas como é carboidrato puro, vamos esquecer esta parte). Mas na minha terra, o açaí é ORIGINALMENTE tomado puro (amargo), com camarão fresco, com carne seca (charque) frita na própria banha ou com peixe frito. NADA DE GUARANÁ, XAROPE, MM’S, LEITE CONDENSADO E ESSAS PORCARIAS POR AÍ… só estragam o sabor do VERDADEIRO açaí. Se vocês nunca tomaram ele puro, sem xarope, não sabem o que é açaí de verdade.

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Que fenomenal saber disso, Rizzya! Preciso ir conhecer o pará e a amazônia! Charque frito na própria banha *-* Abraços!

    • Amon

      É exatamente isso. Também sou do Pará e percebo uma coisa. Quando mais ribeirinha é a pessoa mais ela tem o hábito de tomar sem açúcar mas a farinha, entretanto, é quase sempre utilizada. Nesse sentido somos mais “paleo” do que “low carb”, mas dá pra adaptar. E, sim, charque, peixe frito e, especificamente, o pirarucu. Muito bom!
      Hoje eu planto mudas de açaí numa chácara, mas pra consumo próprio. Não tá dando pra pagar o preço que eles pedem pelo litro de açaí em Belém. Eles exportam tudo e fica muito caro.

      • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

        Rapaz, que coisa boa deve ser ter pé de açaí em casa! Acredito que tubérculos como fonte de carboidrato são uma boa alternativa, principalmente pra quem não tem muita dificuldade em manter o peso.

  • Renata

    Olá, tenho lido vários artigos no seu site e sinceramente emagrecer não é o meu foco, o que busco é saúde. Sempre me alimentei bem (ou sempre pensei que estivesse certa). E bem, havia lido alguns artigos até chegar no seu, então na primeira semana abandonei os produtos a base de trigo, inclui ovos mexidos no café da manhã, tirei o leite, macarrão, arroz. Resultado emagreci, porém não posso emagrecer, pois já sou magra o que quero é engordar, mas engordar de forma saudável, mas se continuar vou virar a Oliva Palito. O que faço?

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Renata, talvez você possa manter o arroz parboilizado e a lentilha/feijão deixados de molho antes de cozinhar sem problemas, abóboras, ou incluir tubérculos na sua alimentação, inhame, batata doce, mandioca.