NÃO CULPE OS CARBOIDRATOS (ÍNDICE INSULINOGÊNICO DOS ALIMENTOS | PAPO FORTE #42

Muita gente por aí acaba passando a ideia de que somente carboidratos elevam significativamente a insulina, o que não é verdade como vamos ver hoje.

A conversa tradicional diz que você come carboidratos, eles elevam a insulina, promovem acúmulo de gordura e você ganha peso. Assumindo-se que isso é verdade, reduz-se carboidratos, reduz-se a insulina e perde-se peso. O foco parece ser inteiro nos carboidratos. Será que dietas low carb são a única solução? Ou será que são de fato a melhor solução?

A minha pergunta é: Será que o ganho de peso tipicamente atingido com dietas baixas em carboidratos é realmente pela redução de carboidratos ou talvez resultado de um conjunto de alterações que geralmente são feitas concomitantemente na dieta quando se segue este tipo de estratégia?

Ainda, será que entendendo como o corpo funciona em mais detalhes, não poderíamos bolar estratégias ainda mais poderosas de perda de peso que não somente recomendar a redução de carboidratos?

Neste episódio do podcast conto mais sobre como alimentos diferentes impactam de forma diferente a insulina no sangue e a glicose. Falo de proteínas, carboidratos e gorduras. Apresento também o índice insulinogênico dos alimentos.

Passe adiante!

Forte abraço,

Rodrigo

Referências: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16705… https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9356547/

🎙️ Gosta de PODCAST? Veja todos episódios na íntegra em papoforte.com.br e siga na sua plataforma de podcast favorita (Spotify, Apple, Google, Amazon, etc).

✂️ Gosta de vídeos curtos e cortes com dicas rápidas? Siga meu canal de cortes no Youtube clicando aqui e meu Tik Tok de cortes aqui.

💁‍♂️ Me siga nas redes sociais, instagram, telegram, youtube, etc.

🔶 Programa de emagrecimento Código Emagrecer De Vez aqui. Encontre meus outros programas de emagrecimento, vídeos e demais conteúdos no meu site oficial: emagrecerdevez.com