Aqui é o Geosh, tudo bem com você? Essa é a continuação do primeiro artigo que fez um sucesso enorme!
Se você ainda não leu o primeiro artigo para descobrir qual o seu tipo de excesso de gordura, clique aqui agora mesmo.
Se você já leu, deve ter ficado ansioso esperando a parte 2. Esse é um assunto muito interessante, e sempre postaremos informação a respeito do que encontrarmos de melhor sobre o assunto. Vamo que vamo!
Regras gerais para a melhora dos níveis hormonais/funcionamento das glândulas:
ATENÇÃO: As informações abaixo são baseadas em conhecimento científico e bom senso. Se você tem alguma dúvida de como aplicá-las de maneira segura, consulte o seu médico/nutrólogo/nutricionista. Dê preferência para os profissionais mais científicos e que não pararam no tempo.
Obviamente, nós não nos responsabilizamos em caráter algum pela aplicação irresponsável da informação a seguir. Essa informação não visa de maneira alguma substituir o acompanhamento de um profissional. Se você leu e concorda com estes termos, vamos lá:
Nosso organismo é uma máquina interdependente. O que prejudica um órgão pode afetar outro, está tudo interligado. Esses órgãos em específico dependem do bom funcionamento entre si.
É necessário levar isso em consideração na hora de pensar no que fazer para cada um, principalmente no caso das pessoas que tendem a se encaixar em um dos dois grupos. Há uma tendência de que a maioria das pessoas tenha influência adrenal, por causa do stress também.
– Grãos, amido, farinha e carboidratos densos, principalmente como base da sua alimentação, não são seus aliados.
– Açúcar e frutose, suco de frutas e/ou frutas em excesso também vão atrapalhar – Para saber mais sobre isso, veja esse artigo.
– Aumentar o consumo de vegetais que podem ser consumidos crus, ricos em fibras e em vitaminas/minerais: Em questão de quantidade, essa seria uma base mais sensata para uma pirâmide alimentar.
Agora, a informação específica para cada tipo. Essas regras não são irredutíveis, ou seja – bom senso! Leia e Releia, se tiver dúvidas, comente!
Tipo Adrenal
Evitar ao máximo o consumo de carboidratos densos e refinados – Eles são muito estimulantes e mantém o nosso corpo sob stress.
Consumo maior de proteína pra evitar o catabolismo – Pelos níveis altos de cortisol, o corpo tende a catabolizar a proteína dos próprios músculos, é necessário repor essa proteína catabolizada.
Não é necessário abusar, apenas cuidar pra manter uma boa ingestão. Para saber mais sobre o limite saudável do consumo de proteína, veja esse artigo.
Mais proteína no início do dia, menos no final. Proteína antes de dormir pode interferir no sono!
Consumo maior de gordura como fonte de energia – A energia precisa vir de algum lugar. Com mais gordura e menos carboidratos densos, o tipo adrenal passa a ter níveis de energia mais estáveis.
Evitar estimulantes – café, refrigerantes de coca, energéticos, bebidas adocicadas, etc. Menos pilha! Se você é do tipo adrenal e está sem pilha, a resposta está na alimentação, sono e na mudança de hábitos estressantes.
Mais potássio – O tipo adrenal tende a depletar as próprias reservas de potássio mais facilmente. Portanto, alimentos ricos em potássio, vegetais folhosos mais escuros, e alimentos ricos em vitamina c, cálcio e magnésio são seus aliados. Se você retém liquido, veja esse artigo.
Evite estímulos estressantes – ficar muito tempo em redes sociais. Para um trabalho ou atividade muito desgastante, intervalos a cada 60/90 minutos no máximo.
Exercícios prazerosos – pro tipo adrenal, a regra é diminuir ao máximo stress. Mais vale uma caminhada prazerosa do que um treino pesado de musculação, hiit ou crossfit. Mantenha se em movimento, brinque, dance, se divirta!
Bônus: Massagem e meditação(ótimo pros momentos de insônia) Cuidar do seu sono é fundamental.
Tipo Fígado
Bye bye, Bebida – O choro é livre, o álcool, não é mais. – Segundo o Dr. Berg, a regeneração total do fígado leva cerca de 3 anos. Tenho certeza que nesse período você encontrará outras fontes mais saudáveis de prazer, diversão e alegria. Há propósito e sentido pra vida, acredite =)
Dificuldade em digerir carnes e gordura é sinal de que o figão precisa de um help! Evite carnes muito passadas/fritas em alta temperatura, carne muito tostada ou torrada. Evite os excessos. Talvez seja melhor manter o consumo de proteína mais moderado.
Pro tipo fígado, proteína mais leve/crua(com os devidos cuidados) pode ser uma boa. Ovos são uma boa.
Cuidados com a gordura: Se você tem problemas com a digestão da gorduras ou nozes, ou dor no ombro direito quando consome estes, pode ser uma dificuldade em produzir bile, que ajuda na digestão das gorduras. Sais de bile podem ser úteis pra te ajudar a digerir gordura. Pode ser necessário moderar ou não abusar até que seu fígado esteja melhor.
Óleo de coco, com maior concentação de MCT, demanda menos do fígado.
Evite açúcar, sucos industrializados, cuidado com o excesso de frutas, uma vez que a frutose é digerida pelo fígado. Para saber mais sobre isso, veja esse artigo.
Mais potássio – Pra reverter o acúmulo de líquido intraabdominal. veja esse artigo.
Muitos Crucíferos e vegetais amargos – Esse meu amigo(a), deve ser o seu foco. Eles tem fitoquímicos que suportam a função hepática. Carboidratos de índice glicêmico baixo e muito baixo são seu foco.
—————————————————————————————————————————-
Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.
Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUI – esse link leva direto para a compra.
Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.
————————————————————————————————————————-
Tipo Ovário
Evitar Soja – a soja aumenta os níveis de estrogênio e ainda ataca sua tireoide, além de ter efeitos nocivos sobre a fertilidade. Veja mais aqui.
Mais proteína + gordura – nenhum problema na digestão de gordura aqui, ou em níveis saudáveis de proteína. Vão te ajudar com o desespero por chocolate e doces na tpm. Sobre o consumo de proteína, veja esse artigo.
Queijo – Queijo, principalmente artesanal e livre de hormônios, tem um efeito positivo. Se não interfere no seu emagrecimento, seja feliz =) Laticínios comerciais, entretanto, podem conter níveis altos de estrogênio.
Vegetais crucíferos – Tem um efeito antiestrogênico, ótimo! Se você tiver um pézinho no tipo Tireoide, veja as informações sobre iodo.
Mudanças em relação a estrogênios externos – anticoncepcionais, hormonioterapia, etc. O tipo ovário precisa ter muita cautela com qualquer coisa que influencie nos níveis hormonais, aumentando o estrogênio. Pode ser uma boa rever os métodos contraceptivos.
Tipo Tireoide
Evitar soja/glúten – o tipo tireoide é parecido e está ligado ao tipo ovário por que o estrogênio em níveis mais altos diminui o funcionamento da tireoide. Veja mais aqui.
Pouco crucífero/suplementação de iodo – vegetais crucíferos(brócolis, couve flor, nabo, agrião, rabanete) depletam os níveis de iodo, necessário para o bom funcionamento da tireoide.
Uma suplementação de iodo pode ser uma boa de se pesquisar, além, claro, de alimentos ricos em iodo, para repor esse iodo depletado.
Alfafa, cebola, abacaxi e algas marinhas(kelp) – fontes de iodo.
Evite comer pouco, o seu metabolismo já é baixo e abaixará mais ainda comendo pouco.
O tipo tireoide pode ter uma diminuição na bile por queda da conversão de T4 em T3 pelo fígado. – Se você tem dificuldade em digerir gordura, veja as recomendações de gordura para o tipo fígado. O mesmo vale para a proteína.
O consumo de omega 3 suporta o funcionamento da tireoide.
O aumento drástico no consumo de vegetais e de juicing diminui proporcionalmente o desespero por açúcar.
É isso aí!
Ficou denso, mas pra caber apenas em duas partes, condensei ao máximo as informações. Portanto, leia com calma.
Se você gostou, ajude a gente compartilhando essas informações tão valiosas! Curta e compartilhe =D
Dúvidas, sugestões, abraços ou depoimentos, é só comentar!
Forte abraço,
Geosh =)
Ps: Você já emagreceu com o “Método Emagrecer De Vez” de emagrecimento? O único no Brasil total e completamente baseado na melhor e mais atual ciência nutricional do mundo. Clique AQUI!
Principal referência:
Dr. Eric Berg DC – Dr. Berg’s Body Shape Diets/ The 7 principles of fat burning.