10 Alimentos Que Nunca Faltam Na Minha Alimentação

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

Buenos!!

Hoje, vou compartilhar com você 10 alimentos que estão sempre presentes na minha alimentação e falar um pouquinho sobre o porquê disso, sem me delongar sobre nutrientes, vitaminas, etc. Isso você pode procurar por aí que se acha facilmente 🙂

Estes são alimentos que contribuem muito para que eu mantenha a minha saúde de ferro, disposição e energia e, claro, boa forma.

Uma vez que você se converte para o lado natural da força, você jamais voltará atrás, simplesmente, por que é MUITO BOM! Mas você não precisa acreditar em mim, tente você mesmo(a), veja, sinta e comprove, seu corpo e mente agradeçem.

Nota: Não estou mais dando conta de responder todos os emails e comentários como vinha fazendo até agora. A quantidade é imensa e fica realmente impossível, infelizmente. Entretanto, eu leio todos! Tento responder boa parte, principalmente as melhores perguntas e dúvidas. Se não responder o seu, é por falta de tempo mesmo :S

Sem mais delongas, vamos lá!

Brócolis

A sim, brócolis! Rico em fibras, nutrientes, vitaminas e minerais como o cálcio, contém carboidratos que são digeridos compassadamente, colaborando para um equilíbrio perfeito da insulina no sangue, favorecendo a saciedade e o controle do peso sem esforço.

Pimentão

Gosto muito de pimentão, de todas as cores. Sempre incluo no meu mix de legumes, em combinação com uma ótima opção de proteínas.

Peixe

Gosto muito. Morando aqui na Noruega, a primeira opção que vem na cabeça é o Salmão. Este peixe é uma das famosas fontes de Omega 3 que é uma gordura extremamente saudável para o corpo em geral e também para perda de gordura, sem contar na proteína de extrema qualidade.

Também opto por outras opções de peixes pra variar. Peixe é sempre uma boa idéia 🙂Peixe e Legumes

Costumo fazer peixe sempre na frigideira com um pouquinho de azeite de oliva ou manteiga, temperado simplesmente com alho, sal e pimenta a gosto.

Peito de frango

Claro, peito de frango é uma das minhas opções de proteina preferidas!

Ovo

Meu multivitamínico diário e natural. Eu como pelo menos 3 ovos inteiros todo santo dia no café da manhã!

Um café da manhã como este irá manter a fome sob controle durante todo o dia e irá fornecer os pilares principais para uma saúde de ferro também! Ovos INTEIROS, uma boa idéia!

Para mais sobre isso, veja ESTE e ESTE artigo.

Queijo cottage

Sempre como queijo cottage com sementes de girassol e linhaça, misturados, a noite, depois da janta. É uma proteína de qualidade e que também dá grande saciedade.

Queijo cottage é baixo em calorias!

Sementes

Sim, junto com a salada, misturado no queijo cottage, etc., sementes são sempre boas opções. No geral, eu consumo sementes de girassol (o interior delas), de abóbora e também linhaça.

Sementes contém ótimas gorduras, além de outros nutrientes úteis para a saúde geral.

Castanhas

Meu lanche preferido. Eu compro um mix de castanhas que inclui amêndoas, nozes e avelãs. Todas ao natural, sem sal, sem torrar, sem nada.

Faça disso o seu lanche e veja os resultados de saciedade. Castanhas são muito nutritivas e contém também ótimas gorduras que auxiliam no emagrecimento.

Nota: Amendoim não é castanha, mas sim, legume. Sugiro que evite.

Cogumelos

Adoro cogumelos, faço na frigideira, sautê, junto com os outros legumes.

Algumas pessoas já me pediram se cogumelos poderiam ser substitutos de proteínas pra quem não come carne. Não, seria a resposta. Eles contém proteínas, mas elas não são de alto valor biológico como as tradicionais fontes de proteínas de alta qualidade.

Verduras

Claro, verduras no geral, alface, rúcula, etc., enfim, folhas!

Eu, no geral, gosto de tudo, praticamente. Contudo, conto um segredinho pra você, eu odeio vinagre (minha mãe deve estar rindo agora hehehe). Realmente não suporto o cheiro e nem ficar perto desse líquido das trevas hehehe

Logo, como minha verdura pura. As vezes coloco um pouco de queijo de cabra pra dar um gosto especial, misturo sementes, pepino, pimentão, etc.

———————-

Bom, você pode ter notado que não incluí opções típicas de carboidratos, certo? Simplesmente por que eu não costumo incluí-las nas minhas refeições rotineiras!

Lembre-se do que poucos têm consciência: Os legumes POSSUEM carboidratos também!

E, além disso, ao contrário do arroz, massas, pães, etc., eles são lotados de vitaminas e nutrientes naturais!

Os legumes tomam a maior parte do meu prato, sempre! No geral, é deles que costumo tirar meus carboidratos diariamente. Eu como muito legume mesmo.

Consumo esporadicamente pão integral ou alguma massa, normalmente nos finais de semana, mas, na boa, não sinto falta.

Pronto! Essa foi minha mensagem de hoje! Tenha um grande dia e até a próxima!

Não esqueça de compartilhar este artigo no Facebook para disseminarmos informações válidas e positivas para o mundo! 🙂

Sucesso!

[ois skin=”Embaixo dos posts”]

  • Marcel

    OLÁ RODRIGO, QUERIA SABER SE AMENDOAS DE CASTANHA DE CAJU É UMA BOA PRA COMER A NOITE JUNTO COM RICOTA. OBRIGADO E PARABÉNS.

  • ADEMIR

    MUITO INTERESSANTE, EU INCLUO TODO SANTO DIA 2 DENTES DE ALHO COM MEL, UM DE MANHÃ E OUTRO A TARDE, E TAMBÉM CEBOLA.
    A COINCIDÊNCIA DESSE ARTIGO É QUE HOJE ESTOU PREPARANDO UM VIDRO DE CONSERVA DE PIMENTÃO.
    TEM ALIMENTOS QUE VALE MUITO MAIS PELA MANUTENÇÃO DA IMUNIDADE DO QUE A EFICIÊNCIA DE MANTER A FOME DISTANTE , OU SEJA, QUANDO SE INICIA UMA REEDUCAÇÃO NOS PRIVAMOS DE ALGUNS ALIMENTOS QUE NOS MANTERÃO LIVRE DE DOENÇAS COMO GRIPE POR EXEMPLO.
    REALMENTE UMA PENA NÃO TER CONHECIDO O EMAGRECERDEVEZ MAIS CEDO.

  • Rodrigo

    Rodrigo, o salmão para você na Noruega é muito rico. Entretanto, o nosso salmão aqui no Brasil vem de criações em cativeiro e são alimentados com ração animal. Ainda, dizem que alguns produtores colocam corantes nas rações para que tenhamos aquela cor vibrante do salmão. Portanto, aqui para os brasileiros recomenda-se os peixes brancos mesmo, os que ainda se alimentam de planctons e são mais ricos que esses salmões de cativeiro. Um bom congro, linguado, namorado, etc são muito bem vindos. Ainda quanto ao seu salmão, cuidado com a manteiga. Li artigos que quando “sai fumaça” mata o valor do alimento e não deveríamos comer. Óleo de coco é mais resistente à temperaturas altas, mais resistente que o azeite, que é muito bom, mas não deve “fazer fumaça”. Abraços e obrigado pelo seu blog. Rodrigo

  • Iva

    Olá…

    Gostei do artigo…

    Fica uma questão, não inclui leite diariamente?

    Quanto ao vinagre deixo a sugestão de vinagre de arroz, daquele que os japoneses usam, não tme um cheiro e sabor tão forte e no paladar não é tão acido.

    E quanto a carbo-hidratos, não inclui diariamente também? Aveia, frutas…etc? Somente vegetais e legumes?

  • Ana Maria

    Rodrigo só de pensar em emagreer parece que já engordo, não consigo ficar
    sem pão, todo dia como arroz é mais pático prá fazer a comida de casa, tipo arroz feijáo carne e alguma salada. não consigo fugir disso, há e gosto de tomar uma cervejinhas no final de semanaNão sei o que faço pois trabalho fora o dia todo, faço acomida correndo, como rápido olhando o horário, sei lá desculpe o desabafo, mas preciso emagrecer. Oque eu faço comigo?

  • Michele

    Ana Maria, a alguns meses atrás eu pensava igual a você…. não me imaginava sem pão de manhã (francês) e sem pão de queijo no café da tarde ou depois de jantar (quando ele não era a janta..rsrsrs). porém aos poucos fui substituindo ele por integral, deixava pra ‘comer amanhã’ e hoje só como de domingo! É incrível como vira um habito…. hoje eu passo a semana inteira sem lembrar que pão existe! Hehehe… pão de queijo como umas duas vezes por semana… e o integral como umas duas ou três vezes por semana… quanto a cervejinha não tenho o que falar… eu nunca bebi e meu marido parou quando começamos a namorar (detesto o cheiro de alcool, eca!)… brinco que em casa alcool só entra se for pra fazer faxina… resrsr… mas tenha paciencia, nada é facil…. principalmente mudar os habitos, Né não Rodrigo????

  • Daniel

    Olá Rodrigo , apesar de você não gostar de vinagre , poderia me dizer se faz mal a saúde?
    Se usado apenas para temperar a salada.

  • Muito interessante o seu post. Diversificar os alimentos é a melhor forma de se alimentar de forma saudável e pra quem quer perder peso é a melhor opção. Melhor do que cortar vários alimentos do cardápio e ficar em falta com algum nutriente. Muito legal a sua dieta!

  • Luciana

    Tenho dificuldade de levar frutas comigo, fico fora de casa o dia inteiro. A unica que dá certo é maçã… é resistente ao calor, não precisa descascar, cortar, nada, só lavar e comer. Pensei em damasco deisdratado e ameixa seca, é uma boa ideia nos lanches da tarde?

    • Rodrigo

      Maca eh uma otima escolha sim. Tente comer frutas desidratadas em moderacao pois sao bastante densas em calorias!

  • Esther

    Olá, gostaria de tirar duas dúvidas:

    1- De onde você retira o carboidrato para o café da manhã ? De frutas ? Ou você inclui verduras no café da manhã ?
    2- Ainda sobre as frutas, come você nãs as citou, seu consumo então não é diário ? Você teria alguma restrição por conta da sacarose ?

  • ana maria

    GOSTEI MUITO DESTE ARTIGO

  • ANDREA COGO

    OLA RODRIGO,GOSTO MUITO DOS SEUS ARTIGOS GOSTARIA QUE ME ESCLARECESSE UMAS DUVIDAS,FAÇO A DIETA COM RESTRIÇAO TOTAL DE CARBOHIDRATOS HA 2 ANOS E MEIO EMAGRECI 22 KGS,MAS ULTIMAMENTE OU EMPAQUEI E NAO VAI MAIS,ESTO AGORA TENTANDO COLOCAR UM POUCO DE FRUTAS E ALGUM CARBOHIDRATO COMO UM PEDACINHO DE BATATTA ,MANDIOCA…PODE ME AJUDAR

    • Olá Andrea! se eu pudesse recomendar apenas um carboidrato, eu recomendaria a lentilha! Obrigado!

  • Flávio

    bem, so quero dizer que depois que li o site consegui emagrecer 10 kilos já.. e vamo que vamo

  • Excelente artigo. Eu também acho muito importante uma dieta variada e colorida. Cair na rotina com a alimentação é sempre um perigo. O importante é variedade.

  • hugo leonardo

    olá! Antes gostaria de parabeniza-lo pelo artigo! muito bom!
    Mas gostaria de saber porque mencinou em evitar o amendoin? Sendo que li alguns artigos na internet falando tão bem dessa leguminosa… e aliás pensando porque ela faria algum mal já que é natural e varios animais se alimentam dela…

  • Alessandra

    Olá Rodrigo e Geosh. Parabéns pelo trabalho e obrigada pelos maravilhosos artigos. Minha dúvida é: a receita caseira do queijo cottage é também rica em cálcio e pouco calórica? Te pergunto isso pois o valor nos mercados é um pouco alto e vi que na internet existem receitas caseiras.
    Abraços
    Obrigada
    Alessandra

    • Olá Alessandra! Obrigado! Acredito que Sim! Temos que ver se os ingredientes são parecidos, e no geral alternativas caseiras são sempre mais saudáveis. Vegetais que você mesmo plante, Ovos caipiras, gado e leite de pasto, etc.

  • Alessandra

    Obrigada Geosh. O site tem me ajudado muito. Abraços.
    Alessandra

  • Essa é a melhor forma de se manter sempre saudável.

  • Nercy Luiza Barbosa

    Galera, há milhões de anos não como batata doce, mas resolvi inserí-la no cardápio em forma de purê. Putz, ficou bom demais. Veja no final as propriedades dessa batata.

    Minha receitinha de purê de batata doce:

    500gr de batata doce cozida
    100 ml de leite desnatado (usei Molico)
    Pitada de sal
    Pimenta do reino à gosto (gosto bem ardido)
    Orégano à gosto
    1 colher de azeite estra-virgem
    1 colher de sapa de alcaparra (lavar para tirar um pouco do sódio)
    1 lata de sardinha em óleo (que deverá ser escorrido)

    Amasse a batata junto com o leite, sal, pimenta e o orégano. Leve à panela com o azeite. Misture bem. A desligar o fogo, acrescente a alcaparra e a misture ao purê.
    Acomode-o em travessa e esfarele a sardinha por cima.

    Para acompanhar, uma bela salada de alface americana, rúcula e tomate temperada com pouco azeite e sal (pouco mesmo).

    ADOREI! Ficou bom demais.

    Rende três porções. Segue os nutrientes da batata doce:

    Batata doce cozida com casca
    Quantidade 100 gramas
    Água (%) 73
    Calorias 100,88
    Proteína (g) 1,75
    Gordura (g) Traços
    Ácido Graxo Saturado (g) Traços
    Ácido Graxo Monoinsaturado (g) Traços
    Ácido Graxo Poliinsaturado (g) 0,09
    Colesterol (mg) 0
    Carboidrato (g) 24,56
    Cálcio (mg) 28,07
    Fósforo (mg) 55,26
    Ferro (mg) 0,44
    Potássio (mg) 348,25
    Sódio (mg) 9,65
    Vitamina A (UI) 21824,56
    Vitamina A (Retinol Equivalente) 2182,46
    Tiamina (mg) 0,07
    Riboflavina (mg) 0,12
    Niacina (mg) 0,61
    Ácido Ascórbico (mg) 24,57

  • não consigo acessar o clube

  • Robson Nunes da Silva

    Sempre fico meio “desconfiado” quanto a qualquer dieta que exclua cereais integrais. A aveia, por exemplo é um tipo de cereal verdadeiramente mágico, quando se trata de alimentação: não possui glúten, tem índice glicêmico baixíssimo, não contém sódio, possui fibras solúveis que ajudam a controlar de forma muito eficiente os níveis de glicose no sangue e ainda “arrastam” o colesterol LDL para fora da corrente sanguínea. O arroz integral (cateto, de preferência) é especialmente utilizado na cozinha macrobiótica por conta de suas vitaminas, fibras e minerais e também é um cereal que (justamente por conter carboidratos complexos) ajudam a liberar paulatinamente a glicose inerida, na corrente sanguínea, contribuindo, deste modo, para uma sensação maravilhosa de repleção (saciedade). Uma porção de arroz integral polvilhado com farinha tostada de sementes de sésamo (o famoso gersal), numa refeição torna a mesma simplesmente prazerosa e nutritiva. Depois que você come uma boa porção de arroz integral com gersal numa refeição, você saberá o que é de fato uma boa energia e o que significa de fato sentir-se bem alimentado.

    • Robson, do ponto de vista salutar, tanto o arroz integral quanto a aveia costumam sim ser bem tranquilos. Porém, pra algumas pessoas com uma desadaptação orgânica, consumí-los é sim pedir pra engordar, principalmente o arroz. Claro que vale o teste. Se te faz bem e não interfere nos seus objetivos de emagrecimento, não vejo porquê removê-los.

  • Luciana

    Rodrigo…no MR a fonte de carboidrato vem dos legumes. Mas e a quantidade/variedade no prato? Tem alguma limitação? Hoje mesmo comi tantos legumes (abobrinha verde, quiabo, cenoura, berinjela, beterraba, além das folhas e do tomate) que fiquei pensando se exagerei…gostaria de saber ao certo sobre a quantidade de legumes no MR.
    Grata

    • Luciana, desde que eles estejam de acordo com os quadros, eu não vejo problema nenhum! Abraços1

  • Joanita

    RODRIGO TENHO UMA DÚVIDA SOBRE A BATATA DOCE E A MAIONESE (SACHÊ), AUMENTAM O ÍNDICE GLICEMICO NO ORGANISMO?
    GOSTO MUITO DE COMER A BATATA DOCE COM MAIONESE, SEI QUE NÃO É MUITO BOM PELA GORDURA …MAS ADOROOOO…APROVEITANDO PARA AGRADECER AS DICAS…
    ESPERO ANSIOSA SUA RESPOSTA

    • Joanita, a batata doce tem uma glicemia moderada, assim como a maionese. Se for uma boa maionese, as gorduras dela são boas. abraços!

  • cidalia ferreira

    muito obrigada pelos seus conselhos estou a tentar seguir sabe que me sinto bem mais leve nao estou mais magra mas tambem nao estou mais gorda sinto -me bem muito oibrigada

    • Maravilhga, Cidalia! Um abraço!