12 Razões pelas quais eu vi que é melhor PASSAR LONGE do óleo CANOLA

Bottle of cooking oil
¨Não é preciso provar que eu esteja certo, apenas que você está errado. Por que se você está errado, eu estou certo.¨ – Nick Taylor no Filme Obrigado por fumar.

Salve! Aqui é o Geosh.

Se eu pudesse resumir a guerra ideológica que acontece entre o que é verdade e o que é conveniente, essa seria a frase.

Nela fica claro essa falha tão comum de raciocínio descuidado: Dados A e B, Se A é ruim, então B é bom. O Raciocínio correto seria analisar os pontos positivos e negativos de AMBOS A e B.

Mas enfim. Hoje eu vou falar mal do óleo de Canola, e mais, vou colocar as devidas referências científicas que embasam a minha opinião e por que que eu decidi evitar esse óleo que é vendido por aí como panaceia do colesterol e da saúde cardíaca.

Depois, você se vire pra decidir qual o óleo ideal pra cozinhar.(brincadeira! tem artigos aqui no blog sobre isso😉

Vamo lá!

12 Razões para evitar o óleo CANOLA

1 – O óleo de COLZA, que é a planta utilizada pra fazer o óleo CANadian Oil Low Acid é tóxico naturalmente, apenas através de um processo de refino com HEXANO – um solvente petroquímico –  ele se torna ¨próprio¨ pra consumo. Nada natural.

2 – O óleo Canola é rico em gorduras polinsaturadas, que oxidam facilmente quando esquentados, formando uma série de compostos tóxicos e promotores de doença, portanto, PÉSSIMA escolha para se cozinhar em altas temperaturas.(1, 2)

3 – Em altas temperaturas, pode também liberar vapores tóxicos relacionados ao câncer de pulmão(3, 4).

olei14 – O óleo de canola vendido é altamente refinado, no processo de refino praticamente todas as vitaminas e fito nutrientes são removidos. É possível consumir alimentos muito mais nutritivos no lugar:
—————————————————————————————————————————-

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do método e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

————————————————————————————————————————-
5 – Em um estudo feito nos EUA, o óleo de soja e de canola vendidos nos supermercados continham de 0,56% a 0,42% de gorduras TRANS(5). Gorduras Trans artificiais são INCRIVELMENTE DANOSAS.

6 – 90% das plantações mundiais de Colza são transgênicas com o objetivo de serem resistentes a pesticidas;

7 – Os Neonicotinóides, pesticidas utilizados amplamente nas sementes de COLZA, podem ser o responsável principal pelo colapso das colônias de abelhas selvagens(6,7). SE a extinção em massa das abelhas selvagens continuar, a produção de alimentos no planeta pode cair pra 1/3 do que é produzido hoje(8).

8 – O consumo excessivo de gordura polinsaturada – NADA COMUM no nosso processo evolutivo – pode ser perigoso. A gordura polinsaturada é absorvida pelas membranas celulares e pode oxidar facilmente, aumentar o stress oxidativo, liberar radicais livres que podem danificar proteínas e DNA(9, 10).

9 – Apenas 5% do omega3(ALA) vegetal disponível no canola é convertido em EPA e menos de 0,5% é convertido em DHA. Humanos são altamente ineficientes em converter o omega 3 vegetal(10, 11). O Omega 3 tão importante pro coração é melhor absorvido de fontes animais.

10 – O excesso de gordura polinsaturada aumenta a susceptibilidade da oxidação do LDL – O LDL oxidado é justamente o que vai parar dentro das paredes arteriais(12,13, 33, 14, 15, 16, 17).

12 – Não existem estudos sobre a segurança do uso de óleo de canola a longo prazo em humanos. Os estudos com animais contradizem alguns dos supostos benefícios de saúde do óleo de canola(18)

No final das contas, não preciso de óleo de canola pra nada. Prefiro ficar com a manteiga, ghee, gordura de porco, óleo de coco e azeite, ambos extravirgens. Utilizo o azeite apenas frio pelos mesmos riscos de oxidação.

E você? O que acha a respeito? Deixe seu comentário!

Um abraço!

Geosh!

  • maykon

    fala geosh, blz!

    Aqui no maranhão tem um óleo muito comum que é o de coco babaçu, você conhece?

    tirei todos os outro tipos de óleos e manteiga, e passei a utilizar esse óleo para fritar.

    o que você sabe sobre esse tipo de óleo, e saudável utiliza-lo?

    É magnifico o trabalho de vocês, em mostrar a verdade que a mídia nos esconde. Sigam em frente, porque o esforço de vocês não sera em vão.

    • Maykon, acho uma boa sim, principalmente se for extravirgem. Tem que ficar de olho no processo de extração, se adicionam algum químico, etc. Fico muito feliz que goste do nosso trabalho, Maykon! É sempre bom ouvir isso, saber que estamos na direção correta =)

  • mauricio

    SE FOR PARA USAR ESSE OLEO PREFIRO OLEO DE CARRO HAHAHAHAHAHA

    • Pessoas, Não tentem isso em casa! huhauhauahuahu

  • Wellington

    Gostaria de saber se já ouviu falar do óleo de amendoim?
    Se é mais saudável para cozinhar?

    • Wellington, teoricamente sim, mas será que é necessário? Eu particularmente acho desnecessário fritura por imersão na maioria dos casos, acho melhor fritar sauté com a manteiga ou a gordura de coco que você vai consumir junto com os alimentos. Abraços!

  • Linnie

    Olá!

    Eu gostaria se o sal rosa do Kimalaia é tão saudável quanto dizem por aí, pois quero comprar.

    Beijos!

    • O Sal Rosa do Himalaia é sensacional, Linnie =)

  • ultraman2000

    Ola Geosh ou Rodrigo! Boa Tarde!
    Venho aqui pedir uma informaçao,se puder me responder fico muito agradecido.
    Acho que algo que ajudaria bastante nao so a mim mas a todos seria colocar um cronograma de como se alimentam(numero de refeiçoes,pricipais alimentos,se fazem o dia lixo e quantas vezes) e tambem seu treino(frequencia semanal,se e hitt ou musculaçao)
    se puder me dar essa informaçao fico muito feliz,
    acho que so assim entenderem melhor e confirmar se estou fazendo correto ou nao.ok?

    Um abraçao!

    • Luis, é muito difícil definir exatamente o que é correto quando cada um tem uma rotina, fisiologia e alimentação tão diferente e variada do outro, mesmo indo em uma mesma direção. Além disso, a melhor pessoa pra dar essa orientação personalizada é um nutricionista/médico atualizados com a ciência vigente.

      • ultraman2000

        Nao..nao entedeu._kklkk.estava pedindo a informação de como e um dia seu,para vermos como e que fazem e verificarmos se estamos caminho certo:)

        • ultraman2000

          Pode nos informar ,
          essa curiosidadeque tenho?

        • Ah tah! Em quesito alimentar, tento comer bastaaante legumes e verduras, um ou dois juicing por dia(me ajuda bastante a comer mais legumes e verduras), no mínimo um omelete e uma quantidade boooa de gordura, manteiga, creme de leite e linhaça. Um pedaço de queijo feito com leite cru. Tenho comido pouca carne, quando como é sempre uma carne bem gordurosa ou fígado. EM relação a exercícios, não tenho malhado, tenho me movimentado em baixa intensidade cerca de 30 minutos por dia e praticado futebol 2x por semana(tem semana que não rola, infelizmente). Como te disse, é bem peculiar o que cada um come e os objetivo que tem Abraços!

          • ulltraman2000

            valeu!
            estou parecid com voce!!!
            Porem nao ando comendo POUCA carne (e a maioria sao miudos e gordurosas como costela que amo) pois ando malhando de 4 a 5 x por semana , mas comendo bastante ovos tambem!

          • Maravilha! Vamo que vamo, Luís!

          • ultraman2000

            So mais uma curiosidade GEOSH!!!

            Voce faz o dia do lixo toda semana como voces recomendam?

            E vc , pratica o jejum interminente? Como?

          • Não tenho feito mais ultimamente, Luis! Estou em um estado de cetose nutricional já tem uns 3 meses e não sinto a menor necessidade de sair =)

          • ultraman2000

            ?

  • Madalena Liess

    Acabei de comprar o livro Emagrecer de vez e não consegui entrar com as senhas que recebi. Como insisti em receber uma senha, me deram uma senha numerica com a qual não consegui entrar para ler o livro. Agora tiraram meu endereço e não consigo fazer contato com ninguem. Acho que com minhas perguntas pensaram que eu estava brincando e não acreditaram em mim. Gostaria de saber o porque desta atitude e preciso ter uma senha para poder ler o livro que jah esta comprado, Por favor, me ajudem. Aguardo resposta.

    • Madalena, provavelmente você tentou logar em outro lugar. O livro fica dentro do hotmart.com.br. Se ainda não tiver conseguido acessar, mande um email pra contato@emagrecerdevez.com que nosso suporte te ajuda! Abraços!

  • Laura Raquel

    Eu também até agora não consegui acessar o livro eletrônico Rodrigo me ajuda estou ansiosa

  • ramic araujo nunes

    Geosh ,eu comecei minha nova alimentação ,todo mundo me acha louco.
    só uma dúvida essas gorduras boas do bacon,não criam acne,espinhas ou cravos?

    • Ramic, acredito que o excesso de açúcar seja pior pras acnes. Com uma boa higiene pra limpar os poros, e com a mudança da flora que acontece com o tempo, acredito que o normal é a acne diminuir ou sumir. já vi até adolescentes utilizando alimentação cetogênica se livrarem da acne. Ser um louco responsável e cuidadoso com cada detalhe da sua alimentação é na minha opinião uma ótima paranoia/obsessão, ehehheeh

  • Graça Tavares

    Olá Geosh estou muito feliz por seguir o emagrecer de vez em 5 meses emagreci 14 quilos e cada dia fico mais surpresa por tudo que como. Ah ja faz 6 meses que aboli o oleo aqui de casa. Só uso godura de porco para cozinhar e azeite para saladas fui até o sitio da minha cunhada no Paraná e trouxe uma lata de 20 litros de gordura de porco caipira, bom de mais. Ainda quero emagrecer mais 13 quilos mas agora sei o caminho das flores. Meus exames são excelentes, eu pesava 94 quilos hoje peso 80, meu objetivo e ate junho de 2016 chegar à 67. Sou muito grata a você e ao Rodrigo. Grande beijo a vocês.

    • Graça, que relato mais lindo! Fico muito feliz por você e pelos ótimos resultados! Depois manda pra gente fotos de antes e depois, pode ser pelo facebook.com/emagrecerdevez! Motiva muita gente =D Grande abraço e vamo que vamo, querida!