7 Motivos Para Se Evitar Frutas e Sucos No Emagrecimento

Bom dia!frutas e sucos

Já estou vendo muita gente colocar os dentes de fora e se preparar para se opor, porém, informação não machuca, certo? As referências principais estão sempre listadas no final do artigo.

Este artigo é fruto dos meus mais recentes estudos nesta área fascinante e ainda muito tenra da conexão entre frutose e armazenamento de gordura.

Hoje, meu objetivo é mostrar alguns motivos, pelos quais, você deveria prestar muita atenção na ingestão de frutas e sucos caso seu objetivo seja o de emagrecer de verdade.

Tudo isso irá, provavelmente, de encontro direto com o que muita gente acha ser uma dieta correta para queima de gordura e também com o que muita gente ouve, vê e lê por aí. Talvez por isso também é que a maioria das pessoas falha em perder peso e somente uma minoria atinge seus objetivos.

Enfim, mantenha uma cabeça aberta para as informações e fatos 🙂

As Frutas e a Frutose

Algumas coisas básicas que temos que ter em mente:

  • O açúcar das frutas, como sabemos, é a frutose!
  • O açúcar comum que você compra no mercado é a sacarose. Sacarose é 50% glicose e 50% frutose.
  • O adoçante mais usado no mundo hoje é o HFCS (Xarope Concentrado de Milho), que é, basicamente, frutose concentrada. Ele é usado para adoçar incontáveis alimentos, ao invés do açúcar normal, entre outros motivos, por ele ser barato, prático e de fácil manuseio para a indústria alimentícia. Ele está em quase todo alimento, desde pães e quitutes no geral até mesmo massa de tomate, etc.

Um Estudo Interessante

Aqui quero compartilhar com você um estudo que achei bem interessantes, citado pelo Dr. Richard Johnson (referências no final).

Estudaram-se 2 grupos de ratos. Ambos os grupos ingeriram exatamente a mesma quantidade de calorias, porém, com uma pequena diferença: O grupo 1 ingeriu uma parte das calorias na forma de glicose e o grupo 2, ao invés, ingeriu esta parte na forma de frutose.

Observou-se que os ratos do grupo 2 ganharam bem mais peso, armazenaram mais gordura viceram e também no fígado, tiveram aumento de pressão sanguínea e triglicerídeos. Lembrando, ambos comeram exatamente a mesma quantidade de calorias.

7 Motivos, Pelos Quais, Você Deveria Evitar Frutas e Sucos

  • Frutose promove o armazenamento de gordura geral e, particularmente, gordura abdominal (“barriga de cerveja”).
  • Frutose é rapidamente metabolizada na forma de gordura, bem mais rápido e direto do que glicose.
  • Frutose desregula os mecanismo do corpo de controlar o apetite. Frutose não estimula a insulina corretamente, impedindo a atuação correta do hormônio ghrelin e não estimulando a leptina. Ghrelin e a leptina são peças-chave no controle da fome. Isso significa que a ingestão de frutose fará com que você coma mais e que também potencialize as suas chances de desenvolver insensibilidade à insulina.
  • Frutose promove o aumento do “mau” colesterol (LDL) e a diminuição do “bom” colesterol (HDL), elevando também os triglicerídeos, pressão sanguínea e elevando os níveis de açúcar no sangue, tudo que colabora para um quadro de síndrome metabólica.
  • Contribui para o desenvolvimento de Gota, por aumentar os níveis de ácido úrico no corpo. Em um estudo publicado em 2011, mulheres que bebiam 350ml ou mais de suco de laranja por dia, duplicaram o risco de desenvolver Gota. As mulheres que bebiam apenas 175 ml de suco por dia, aumentaram em 41% as chances de desenvolver a condição. Resultados similares foram observados em homens também.
  • Sucos, devido à retirada das fibras da fruta, são digeridos e absorvidos muito mais rapidamente do que as frutas ao natural, portanto, promovem muito mais o armazenamento de gordura e intensificam todas estas consequências da frutose. Sucos, principalmente, para quem quer queimar gordura, devem ser considerados com muita cautela.
  • Frutose tem sido considerada a “chave” para se ativar o armazenamento de gordura, sendo tema de um livro publicado bem recentemente: The Fat Switch do Dr. Richard Johnson que é médico a 25 anos e também pesquisador na Universidade do Colorado, nos EUA.

Veja, as pesquisas científicas estão, finalmente, fechando o cerco na frutose e provando mais claramente agora o que já se suspeitava a muito tempo, ou seja, a influência direta da frutose nos mecanismos de armazenamento de gordura do corpo.

Importante: Considere que todos estes problemas acontecem quando a ingestão de frutose é excessiva!

A má notícia é que, a grande maioria da população hoje, mesmo que sem intenção, acaba ingerindo, diariamente, quantidades de frutose bem maiores do que as recomendadas, justamente, devidos aos doces e ao HFCS (xarope concentrado de milho) que está em, praticamente, todo alimento.

Tudo isso é especialmente importante para aqueles que têm o objetivo de emagrecer! Justamente por isso que trago este assunto à tona aqui.

Tudo isso é tema de pesquisas científicas publicadas bem recentemente. Esta informação toda que estou trazendo é realmente a nata do conhecimento mundial na área no momento. Fico feliz em compartilhar, mesmo sabendo que tudo isso pode causar algum reboliço de idéias na cabeça.

Na Prática, O Que Fazer?

Abolir o consumo de frutas? Não. Por isso o título do artigo diz “evitar” ao invés de “abolir”.

Não acho necessário abolir nada absolutamente. Alías, como não é segredo pra ninguém, as frutas contém vitaminas e nutrientes úteis para o corpo.

Porém, é bom ter uma idéia clara do que ajuda e do que atrapalha, dependendo do seu objetivo em particular, não é verdade?

Como é muito comum se dizer por aí que frutas e sucos podem ser ingeridos em abundância quando você está de “dieta”, gostaria que tivesse mesmo conhecimento dos fatos envolvidos, para não se prejudicar.

Eu mesmo gostaria de ter tido conhecimento destas coisas antes, pois, sem dúvidas, teria potencializado meu emagrecimento na época.

Sobre o quanto comer de frutas, o Dr. Joseph Mercola diz que uma recomendação padrão para uma pessoa normal é que se ingira de 25 gramas pra baixo de frutose por dia, sendo 15 gramas no máximo vindos de frutas.

Agora, se você está com sobrepeso, ele sugere que este total seja de 15 gramas por dia, incluindo já a fruta, ou seja, limite bem baixo.

Dependendo da fruta que você escolhe, você poderia comer mais ou menos.

A minha sugestão pessoal é que, se você tiver que comer frutas enquanto objetivo queimar gordura, que você priorize frutas como morangos, amoras, pêssegos, ameixas, etc, pois elas têm menores concentrações de frutose.

Porém, se o seu objetivo é, realmente, a queima turbinada de gordura, eu consideraria evitar frutas e sucos na grande maioria dos seus dias durante esta fase de perda de peso. O autor do livro The 4-hour Body, Timothy Ferris sugere abolição total de frutas durante a fase de perda de gordura.

Pra você ter uma idéia de quantidades, veja abaixo (lembrando da sugestão de se manter o consumo de frutose abaixo do 25 gramas/dia (ou 15 gramas/dia pra quem quer emagrecer):

Fruta -> gramas de frutose

Banana média -> 7.1g
Pera média -> 11.8g
Maçã média -> 9.5g
Laranja média -> 6.1g
Nectarina média -> 5.4g
Papaya, metade -> 6.3g
Manga, metade -> 16.2g

É isso por hoje! Espero que isto tenha colaborado com o seu sucesso no emagrecimento

Grande abraço,

Referências

Fructose-rich beverages and risk of gout in women
Surge In Gout Blamed On Sweet Drinks
Estudo Com Os Ratos, mencionados pelo Dr. Richard Johson
The Shocking Truth About Freshly Squeezed Orange Juice

[ois skin=”Embaixo dos posts”]

  • E agora me surpreendeu…rs… mas ó to passando pra avisar que mudei o nome e o endereço do meu blog. Agora é http://keepcalmandstopmimimi.blogspot.com.br
    bjs

  • Ana

    Rodrigo do Céu….
    Pasmei…mas já aderi…Já sabia que os sucos nao eram bacanas..Mas as frutas? Acrescentei a informação…rsrsrs
    bjokas!

  • Juliana

    Muito boa a referência de quantidade de frutose por fruta! Adorei!

  • Margareth Correa da Silva

    OPA.. TÔ BEGE EU ADOOORO FRUTAS, É A BASE DA MINHA DIETA; MAS PELA LISTA DAS FRUTAS NO FINAL DO TEXTO E PARA QUEM SE ACOSTUMOU A VER ALGUNS CARDÁPIOS DE REGIME DADOS PELOS MÉDICOS, A QUANTIDADE DE FRUTAS LIBERADAS SEMPRE ESTEVE DENTRO DESSE PADRÃO, POR EXEMPLO BANANA É NO MAX.1 OU 2 E MAÇÃ OU PERA É SÓ 1/2. MANGA NEM PENSAR. DÁ PRA EQUILIBRAR E CONTINUAR A COMER FRUTA NUMA BOA. RODRIGO OBRIGADO PELO ARTIGO E CONTINUE PESQUISANDO NOVOS ARTIGOS PARA NÓS SEUS SEGUIDORES. BJS

  • Fernanda

    Ótimo artigo!!!! Rodrigo, o que vc me diz sobre os sucos verdes…Tenho pesquisado a respeito e dizem que são ótimos para serem tomados em jejum… Vc recomenda, os sucos de couve, espinafre, pepino…?

    • Olá, Fernanda! Eu sou particularmente fã das vitaminas de vegetais. Minha combinação favorita é cenoura/pepino/abacate! Acho excelente porque consigo comer muito mais vegetais e de maneira mais rápida e prática assim, Mas ainda não cheguei numa resposta definitiva sobre como adoçá-los!

  • Otto

    O negócio então seria, antes mesmo de fazer a academia, pagar um multivitamínico e caprichar na dieta. Depois que emagrecer tu pensa em comer fruta. Isso pra quem prioriza a perda de gordura, né.

    • Otto! um multivitamínico é uma boa, enquanto opção. Porém, é possível suprir completamente as vitaminas e minerais que você iria ingerir nas frutas com vegetais!

  • Cara..suco, fruta, adoçante…minha vida tá mudando rápido demais!!!O loco meu, estamos ficando sem opções!!!

  • Pense que a criatura aqui…dizendo estar de dieta, comia uma fatia bem considerável de melancia todos os dias, umas 2 ou 3 bananas (faço shake de fibras com banana)…ai ai ai!!! 🙁

    • É Cris! não tá fácil pra ninguém! Mas em compensação, você pode sempre fazer o cheat day e comer o que tiver vontade!

  • Aline

    Finalmente..!!!.tenho acompanhado o site por muito tempo, e todas as informações batem com a dieta que a minha endocrinologista me passou e que me fez perder 18kg em 4meses. Mas quando eu contava para as pessoas que a medica me instruiu a não comer frutas e que o único suco permitido era o de limão, a chamavam de louca. Mesmo agora depois de um ano com o peso estabilizado devo comer apenas uma fruta por dia, após o almoço. Esta instrução tbm vem do fato de eu ter hipoglicemia. Talvez este seja um bom assunto para se abordar em algum post. Como não posso comer açúcar a instrução que recebi foi a de evitar tbm os produtos diet, porem dar preferência aos adoçantes artificiais por não conter frutose.

    • É um assunto muito delicado, Aline. A maioria das pessoas tem crenças bem irraigadas que quanto mais fruta melhor, e não é bem assim. Falando em suco de limão, eu gosto de tomar agua com limão! A digestão do limão libera bicabornato de sódio na nossa corrente sanguínea e deixa nosso organismo instantaneamente mais alcalino! você pode literalmente sentir a diferença um período depois que toma!

      • madalena

        E quais são exactamente sintomas de um organismo mais alcalino?

        • Madalena, a curto prazo é um bem estar, a longo prazo você nota que adoece com bem menos frequência.
          Abraços!

  • Paula

    Eu morro de preguiça de fazer suco também, mas gosto de frutas como morango, maçã e uva, apesar de não comer todo dia.
    Acho que o segredo é não exagerar, não é?

  • Márcia

    Bem, eu como tenho o péssimo hábito de comer muito pouca fruta, acho que o problema só mesmo na frutose vindo dos outros alimentos, mas não creio que o que eu consuma tenha muita frutose.

    • Márcia, eu também gosto de umas frutas esporadicamente! Morangos e maçãs, principalmente. Banana antes da musculação por exemplo. Ainda bem que não importamos o péssimo Hábito dos americanos de adoçar a maioria das coisas com frutose de milho. Os efeitos sobre a saúde do consumo excessivo são desastrosos.

  • Hellen

    Ponto chave do artigo: “Importante: Considere que todos estes problemas acontecem quando a ingestão de frutose é excessiva!”. Isso não é novidade. Passar o dia inteiro se entupindo de frutas sem escrúpulos acarretará em acúmulo de gordura, é claro. Assim como se fizer isso com a maioria dos alimentos. Exagero é o pecado. E, ao contrário de muitos alimentos que nos colocam à disposição, as frutas são necessárias em uma dieta equilibrada por conta das fibras e das vitaminas. Antes ingerir vitaminas de uma fruta que ter que passar a tomar cápsulas de vitaminas depois.

    • Sim, Hellen! acarretará basicamente nos mesmos efeitos do consumo excessivo de açucar. Quanto as vitaminas e minerais, vegetais e legumes são uma ótima alternativa.

  • Vivi

    Rodrigo, queria muito ler um artigo seu sobre feijão!!
    Ou apenas uma breve opinião sobre o consumo de duas colheres diariamente no almoço! Obrigada, bjs

  • S-U-R-P-R-E-E-N-D-E-N-T-E … Rodrigo … mas, como vc mesmo diz no artigo, informação é TUDO ! Incrivel como as pesquisas estão finalmente revelando coisas que vão melhorando a cada dia a nossa qualidade de vida. Valeu e vamu que vamu !!! Abraço …

  • Ana

    Miiiiininu Surpreendeu! Eu achava que podia até 5 porções de frutas por dia e agora sei porque quanto menos eu como mais eu engordo. Obrigado Rodrigo pela informação.

  • Elenilza Souza

    Estou impressionada com o artigo, mas tenho uma boa noticia, eu já consegui emagrecer 10 kgs, faltam 7kgs para que eu chegue aos 64 kgs propostos. Estou muito feliz com o resultado até agora, como fruta, tomo suco de frutas com moderação.

  • Andrea

    Poxa, se nem frutas podemos comer, é só alface e água mesmo, desanimei…

  • Victor

    Rodrigo legal o conteúdo do site, mas dizer que frutas atrapalham a perda de peso é um absurdo sem tamanho.
    Na minha opinião é baboseira pura, alem das fibras presentes nas frutas que ajudam na saciedade, as vitaminas e minerais são indispensáveis.
    Lembre-se ratos são ratos, humanos são humanos.
    As vezes vc considera em seus “artigos” que todos nós somos ratos ,e, reagiremos aos experimentos como eles.
    Parabéns pelo site! tem muita coisa boa, mais esse em especifico pra mim é totalmente sem fundamento, fruta causar gota é demais.

    • Olá, Victor! As fibras, vitaminas e minerais você pode suprir com vegetais e legumes. Ratos e Humanos são sim geneticamente muito similares, fisiologicamente. No geral é o que pensa a comunidade científica. Os subprodutos da digestão das frutas podem sim causar um aumento do acido úrico.

  • Vinicius Campos

    Bom, que sucos não é uma opção saudável em comparação ao comer a fruta é um Fato. Mas acho que frutas associadas a uma dieta saudavel contribuem muito para a saúde de forma geral e para a perda de peso contribuem por serem ótimos lanches e de fácil acesso e transporte. Mas, acredito que associadas a uma alimentação ruim podem ser um agravante por favorecem o deposito do excesso de calorias na forma de gordura…

    Sendo assim acho que indispensável o consumo de frutas, que não pode ser culpado pelo resto da alimentação da pessoa. Ou seja, o lance é comer corretamente de uma maneira geral.

    Achei muito interessante o artigo!! E acho muito engraçado como algumas pessoas respondem de uma maneira “absoluta”, como se fossem donas da verdade. hahahaha! Como vc msm diz no começo de todos seus artigos: são pontos de vistas e algumas vezes apenas teorias. Mas enfim, ótimo trabalho! Adoro esse Site, me ajuda muito em ter ideias e questionamentos para levar a minha faculdade (nutriçao) e aumentar meus conhecimentos!

    Vlw!

    • To com você nessa, Vinícius! Onde não há sensatez, há polêmica! Obrigado e volte sempre!!!

  • Raphael

    Nossa e a maior besteira que eu já ouvi falar, frutas agora engordam…o pior e que quase todos os leitores sao induzidos e concordam! Pessoa, naoprecisam acreditar em tudo que escrevem na internet! 3 frutas por dia e essencial para os dieta , saúde e para emegreçer. Eu só consegui emagrecer comendo basicamente frutas, legumes e vegetais e depois de 6 meses mantive o peso baixo.

    • Olá, Raphael! A coisa pode ser inclusive mais séria se você considerar que a nível bioquímico, quase toda a frutose é convertida diretamente em gordura. Mas respeitando os limites de ingestão de frutose diários, esses problemas são minimizados. Quanto ao que dizem na internet: Na dúvida, mastigue antes de engolir!

  • Jader Capilupi

    Bom dia Rodrigo, as frutas poderiam ser substituidas por qual/quais alimentos então, já que estamos cercados de alimentos perigosos para nossa saúde ?

    Obs :Parabéns pelo seu site, já perdi 12kg , graças as informações constadas aqui!

    • Olá Jader! Pra responder essa pergunta, é necessário escolher quais macronutrientes você quer substituir, e pra quais ocasiões. Você pode conseguir vitaminas e minerais das verduras e legumes, carboidratos dos legumes e outras fontes de carboidratos complexos, e claro, há um consumo diário que você pode manter de frutas!

  • eliane

    Sempre acompanho seus artigos, sou nutricionista e não escondo isso. Acho formidável a facilidade como vc explica metabolismo e outras coisas, mas agora tive que discordar. Ir contra as recomendações da OMS deixa a gente muito preocupada, porque é feita por uma equipe de pesquisadores que estuda anos a fio a alimentação mundial. Não é uma opinião isolada de um pesquisador. E o sistema imunológico? Aquela quantidade de frutose colocada na tabela do artigo foi tirada de onde? Também me deixou preocupada porque não tem referencia e pesquisei outras tabelas que colocam a quantidade de frutose em 100g de frutas e não bate.
    Queria que me esclarecesse neste ponto porque sempre gostei do que publica e não queria começar a descreditar…

    • Olá, Eliane! não há porque esconder isso de maneira alguma! Pelo contrário! Quanto mais nutricionistas por aqui, melhor! Acredito que a “Pirâmide Alimentar” como a conhecemos irá mudar drasticamente nos próximos anos graças a iniciativas como o NUSI por exemplo. Um fato muito interessante, é que o artigo que associava a ingestão de gordura a doenças coronárias do Dr. Ancel Keys, no qual as diretrizes de ingestão de gordura foram baseados, e que levaram a cultura ocidental pra idéia de low fat, foi contestado posteriormente pelo próprio Dr. Ancel Keys! Porém, pra uma mudança assim, toda a indústria alimentícia vai ter que se adaptar. Não conseguimos produzir carne na quantidade que produzimos hoje se não a alimentarmos com grão e não conseguimos produzir carne com um balanço mais favorável de omega 3x omega 6 a alimentando com gr~ao. Ah, quantidade de frutose foi tirada do Mercola, quarta referência.

  • Sou Nutricionista e discordo plenamente de que frutas atrapalham a emagrecer…O exagero ninguém pode mesmo, mas temos que ter cuidado. Dizer que fruta não deixa as pessoas emagrecer, discordo plenamente, todavia vejo na OMS as referências, em relação aos dados lá postados. Vi sua publicação por uma amiga que segue suas indicações e gostei. Mas essa das frutas, é controversa. Abraços.

  • Sou Nutricionista e discordo plenamente de que frutas atrapalham a emagrecer…O exagero ninguém pode mesmo, mas temos que ter cuidado. Dizer que fruta não deixa as pessoas emagrecer, discordo plenamente. Abraços.

    • Olá, Rodrigo, Bem vindo! Esse é um assunto controverso e as pessoas tendem a se ofender. Há que se ter em mente que existe um limite no qual o impacto negativo da frutose é relativamente baixo, Mas, considerando que a quantidade de frutose que ingerimos também inclui a frutose da sacarose, eu diria que esse limite também é bem baixo.

  • Victor

    Oi Geosh, pensamos diferente cara, na minha opinião, o que é muito similar não é igual, e o que pode ser, muitas vezes não é.

    • Victor, por isso acho que experimentalismo é a chave, né? testar e ver o que realmente funciona pra cada um, sempre com bom senso.

  • Vinícius

    Primeiramente, parabéns pelo site e os artigos. Finalmente encontrei um site que fala diretamente sobre um determinado assunto, em uma linguagem mais simples para quem não é da área da nutrição.
    Bem, no meu caso, fiquei uns dois meses comendo 500gramas de frutas todas as manhãs, achando que estava fazendo um ótimo negócio.
    O que aconteceu, foi que como eu estava tomando um remédio para anciedade, que ajuda na absorção de gordura, engordei neste período, o equivalente a 10kg!!!
    Depois, conversando com uma nutricionista, a mesma mandou que eu limitasse a quantidade pela metade e dividisse em dois horários.
    Fui o que fiz e parei de engordar…
    Essa é minha experiência com frutas.
    Abs

    • Olá, Vinícius! Obrigado! Por aqui a gente tenta focar o máximo possível no sucesso, e isso nos leva a ser mais simples e direto. Por outro lado existe um conhecimento que toda pessoa tem que ter pra se tornar educada em relação a sua própria alimentação, e isso inclui os macronutrientes e as peculiaridades de cada um, então essa parte tem que ser mantida. O assunto das frutas é delicado mesmo, mas faz todo sentido. É o primeiro passo que todo mundo toma quando quer emagrecer. Abs!!!

  • Daniella

    Ola…gostaria de saber se exite algum livro, ou artigo onde traz os valores de frutose de todas as frutas (digamos que existam) hoje no brasil ou no mundo, pois assim poderei saber a quantidade que elas tem de frutose e fazer as contas de quantas consumir ao dia.
    Aguardo seu retorno.

    • Olá, Daniella! Eu desconheço um livro assim, mas no ultimo artigo de referencia tem uma tabela em ingles! Eu costumo me referenciar pela quantidade de carboidratos em gramas nas frutas, uma vez que uma parte considerável daqueles carboidratos sejam frutose e que essa informação é muito mais disponível também! Espero ter ajudado!

  • Cristiane

    Eh tao engracado ver como as pessoas levam tudo tao ao pe da letra e nao leem nas entrelinhas. O Texto nao esta atestando que fruta faz mal mas sim o excesso de frutose no organismo, ja que os alimentos industralizados sao ricos em frutose. E tambem que o suco libera mais frutose do que a fruta inteira com fibras.
    Sempre tem tambem alguem querendo dar uma a”aulinha” de sabe-tudo. Ah va, leia, pense e interprete o texto.
    Acho que o que falta e a boa velha interpretacao de texto la do ginasio.

  • Cristiane

    Para quem fala ingles, aqui vai uma palestra que explica todo o processo da frutose no organismo e porque a industria usa o High fructose corn syrup, ou xarope de glicose de milho: http://www.youtube.com/watch?v=dBnniua6-oM

    • Olá Cristiane! É alarmante, não é? Ainda bem que aqui no brasil temos um consumo relativamente menor de HFCS, A situação lá fora é impressionante. Crianças com 10 anos de idade cheeeias de celulite =/

  • Daniella

    Grata Geosh. Vou ler os outros artigos seus.

  • Jeff

    Algumas pessoas não vêem (ou não querem ver), em momento algum ele disse: “se você comer uma fruta vai engordar”… O que entendi do artigo, é que pra maximizar a queima de gordura, é aconselhável EVITAR e não proibir…
    Depois das informações do site (1 semana que acompanho), emagreci 4 Kg, somente na dieta, cortando os exageros…. Uma ou duas frutas por dia no máximo (normalmente um banana pra “adoçar” o “shake” antes do treino… )

    Valeu pelas dicas, têm me ajudado muito…. Não estou passando fome como outrora ….
    Obrigado mesmo…

    • Disponha, Jeff! Que bom ver o efeito na prática!!! Sem passar fome ainda, ótimo!!

  • Giovanni

    Boa tarde Rodrigo, tenho substituído minha janta por uma vitamina de banana com aveia, neste caso seria prejudicial ao emagrecimento também?

    • Olá, Giovanni! Dormir é um ótimo momento pra estimular a queima de gordura, e ao consumir carboidratos antes de dormir nós invertemos esse processo. O ideal é que você os consuma mais cedo no ciclo circadiano, pra quando chegar a noite, consumir uma proteína/gordura boa e cair no sono =)

  • Andreia

    Eu discordo do artigo, na minha opinião há de se fazer várias pesquisas dentro deste assunto. Como podemos ver essas pesquisas estão sempre mudando,o ovo e o café que o digam, já passaram de mocinhos a vilões milhões de vezes, se as pessoas sempre forem acreditar cegamente em tudo que ver ou ler irão viver de luz e agua, porque todo o resto engorda. Agora entendo porque as dietas da moda nunca saem de moda pq as pessoas usam isso como forma milagrosa, é como se pararem de comer frutas fossem emagrece instantaneamente. Eu perdi 25 kg sozinha com alimentação equilibrada exercicios fisicos(aerobico e musculação) suplementação adequada por causa do dia corrido, sempre aliando as fibras nas frutas e suas vitaminas quando podia e principalmente as que ajudam muito na retenção de liquido como a melancia o melão, sempre comi maça que tem anti oxidante, não acreditem em tudo que vê um dia o vilão vira mocinho que o diga o ovo e o café.

    • Olá Andréia! Nós encorajamos o ceticismo esclarecido e o experimentalismo também, com bom senso! Acredito que a próxima mudança no senso comum seja em relação ao papel das gorduras na nossa alimentação! Enfim, a idéia é testar e ver o que funciona pra cada um!

  • Cris

    Oii Geosh,
    Eu tenho uma grande dúvida!
    Eu sempre costumo ler os rótulos dos alimentos antes de comprar, e sempre fico com a mesma dúvida.
    Ao comprar um iogurte, por exemplo, total de calorias para 100g são 80 calorias, 0%fat, e a quantidade de sódio 120mg. Isso seria muito? Qual seria o ideal?

    Obrigadaa 🙂

    • Olá, Cris! sua dúvida é em relação ao sódio ou às calorias?

  • Lala

    Que tal um post sobre os 10 piores alimentos do mundo?
    Eu sei que existem váários, mas seria ótimo ter algo mais esclarecedor. 🙂

    Ótimo post. 😉

    • Boa, Lalá! de cara já vieram uns na minha mente, como a farinha, o açucar, a gordura vegetal, e por aí vai! Obrigado pela sugestão! Anotado!

  • Cris

    Geosh,
    Enquanto as calorias eu acho que é traquilo. Mas me preocupo com a quantidade de açúcar e etc.
    Resumindo, iogurte 0% dá pra entrar nos lanchinhos diários?
    Eu nao consigo encontrar amendoas sem sal, então prefiro comer só alguns dias. Então fico na dúvida do que comer de tarde, porque ovos ja como de maaaais!!
    Kani também pode ser uma boa opção para acrescentar nos lanches??

    Obrigadaa

    • Olá, Cris! Eu optaria pelo integral sem açucar. As gorduras boas devem dar uma segurada na glicemia e ele é bem cremoso também. Kani é uma boa opção sim! Eu costumo comprar as amêndoas sem torrar, raramente vem com sal! Quando eu tou em casa eu geralmente lancho o almoço, aí sim eu fico feliz, heheh =D Disponha!

  • roberto

    Até dietas de cutting (definição muscular) de fisiculturistas nenhum falam em cortar frutas, fala só para usar no máximo 3 porções por dia.
    Cuidado com esse artigo, brasileiro tem mania de polarizar.
    Estou vendo muitas pessoas comentando falando que vão CORTAR frutas para emagrecer, inclusive um cara que come apenas 1 banana por dia acha que isso vai dar diferença e vai parar.

    • Com certeza, Roberto. Um consumo consciente é mais sensato.

  • Guilherme

    Geosh, parabéns pelo Post e pela ‘coragem’ de ser claro, mesmo em relação a assuntos que as pessoas defendem com unhas e dentes.

    Leio você falando muito de ‘gordura boa’. Que gordura é essa e em quais alimentos a encontro?

    Abraço!

  • Juliane Mussak

    Olá, eu acho que este artigo das frutas me fez ver no que eu posso estar pecando contra meu emagrecimento, pois meu objetivo é somente 5 kg, não é fácil e eu como muita fruta, obrigada por tudo, ja li tudinho, comprei o pacotão aquele com vídeo e hoje comprei o livro e to anciosa pelo acesso. Obrigada por tudo, bjokas.

    • Olá, Juliane! Faça o teste e nos conte! Obrigado a você!

  • valdira de jesus rufino

    acho que o corpo ñ vive sem os nutrientes das frutas, alem de ser gostosas, tudo com moderação vale inclusive as frutas e legumes, estou fazendo regime e ñ abro mão das minhas frutas.

    • Olá, Valdira! É possivel sim absorver todas as vitaminas e minerais sem frutas se você tiver uma alimentação equilibrada, rica em carboidratos fibrosos, gorduras boas e proteínas. Claro, decidir como fazer é de cada um, nosso trabalho aqui é só garimpar e trazer informação e conhecimento =)

  • Oii Rodrigo ! Muito feliz em conheçer seu site , já estou participando ! Começei ontem , hehehe . Tenho 17 anos e peso 71 quilos tenho 1,65 . A 6 meses atrás pesava 88 quilos , então mudei minha alimentação e começei a fazer academia , porém em excessão . ERRADO , e perdi peso , não como macarrão , nem farinha , nem bolo , nem doces , nem todas as porcarias que existem por ai , porém …. Comia muitas , muitas , muitas frutas . Mais de 6 tipos de frutas por dia achando que estava me fazendo bem , e também não tava querendo comer nhame , pois achava que iria engorda , COMO MUITAS VERDURAS E NÃO COLOCO TEMPEROS NAS MINHAS SALADAS VERDE ,COMO PURAS . Já estava quase eduacada na alimentação agora com seu site vou ser educada de vez , não uso mais manteiga , nem oléo , nem coisas fritas , as vezes comia alguma besteirinha , bem raro . E também não estava comedo a gema do ovo achando que engordava , agora sei que faz muito bem . Boom quero perde mais apeso pois ainda não cheguei onde quero . Muito obrigada pelo site muito , muito bom . Parabéns . Assim que poder responda-me . Grande abraço ! 😀 Aprende muitas coisas novas e bouas , realmente o que tem por ai são mais que BALELAS , seu site é maravilhoso . Alguma dica pra mim ? Tenha algum problemas fazer academia e caminha pela manhã ?

  • Já li quase tudoooooo . 😉 de ontem pra hj !

  • Tenho uma dúvida, AÇAÍ, qualéquié a do açaí? Que é uma delícia já sabemos, fonte de energia e calorias, é um vilão ou aliado?

    • Ei, Nátalin! Eu deixo pra consumir apenas no cheat day. Acredito que se conseguir apenas o açaí, sem o xarope de guaraná, o índice glicêmico dele nos permitiria utilizá-lo regularmente na nossa alimentação. Por aqui é bem difícil!

  • Leila Jacob

    Olá, Rodrigo.
    Lendo suas orientações sinto-me confiante em tomar a iniciativa de iniciar uma pequena dieta e educação alimentar.
    Peso 63 kg, meso 1,54 estou ficando com gorduras localizadas nas regiões do quadris, estomago e nas costas, nada absurdamente !!
    Almoço na rua todos os dias (trabalho) tenho feito refeiçõe mais leves (frango, salada e arroz branco) assistindo a entrevista do Atala ele garantiu que podemos sim fazer uso do feijão com arroz (uma combinação perfeita) para quem faz dieta.
    Tomo muito suco de caixinhas e tenho a convicção que o meu aumento de peso se seu por conta das inúmeras geléias que cosumia diariamente.
    Você poderia me alertar com boas sugestões de alimentos…assim seguirei um planejamento.
    Tenho facilidade de perder e ganhar…peso…grata Leila

    • Olá, Leila! carboidratos de alto índice glicemico como o arroz no geral levam ao ganho de peso e a uma fome excessiva como efeito rebote. leia o nosso artigo sobre carboidratos, e vamo que vamo!

  • Nercy Luiza Barbosa

    Olá Geosh e Rodrigo,

    Livro Emagrecer de Vez comprado.

    Agora é só exercitar a calma até recebê-lo. Curiosidade a mil, mas… no stress! rrsss

    Abraços, meninos.

    • Você vai adorar, Nercy! Grande abraço!

  • ana

    Bom dia meninos, gostaria de uma instrução:
    Tenho uma filha de 10 anos, magra, alimenta-se de forma saudavel ( não temos hábito de comer frituras, refrigerantes, fast food), porém ela treina todos os dias é bailarina ( já está na ponta desde os 8 anos) e as vezes os treinos vão de 2 a 4 horas por dia. Minha pergunta é a seguinte, ela toma uma tigela de 100 gr de açai antes dos treinos, gostaria de sabr se poderia colocar albumina junto com açaí, para que ela tena um aumento pequeno e progressivo de massa magra, principalmente para fortalecer os membros superiores. O que vc indicaria? Tenho uma resistência a Whey para crianças.

    • Olá, Ana! Acho que seria melhor focar em uma boa ingestão de proteínas junto das alimentações sim, Acho que seria mais natural pra pequena bailarina! Albumina com açaí vai ficar ruim demais, será que não? Sorte dessa menina ter uma mãe tão dedicada com a saúde e o bem estar dela =D Disponha sempre, Ana!

  • bruna iwata

    ola gostaria de saber o que vc acha das frutas secas (ameixa por exmplo), eu ainda nao consegui ler todos os artigos, e ainda nao encontrei falando sobre isso!
    obrigada! parabens pelos artigos! sao geniais!

    • Bruna! Frutas secas no geral são muito Glicêmicas. Pegar leve nelas é uma boa idéia.

  • Stefane

    A final ,quantas frutas é permitido por dia?? E as frutas como melão ,melancia,elas também são carregadas de frutose? É melhor que a fruta seja ingerida durante as refeiçoes?

    • Olá, Stefane! Acho que mais importante do que quantas frutas você pode consumir por dia, é saber quantas gramas de frutose em cada fruta, e se limitar a no máximo 25g por dia. Frutas numa refeição, acompanhadas de proteínas, legumes e gorduras boas vão ter um menor impacto no seu emagrecimento, sim =)

  • larissa

    Estou em uma dieta e nos intervalos entre uma refeição e outra tenho comido frutas … Posso substituí-las por o que?

    • larissa

      Obs: estou a 13 dias em uma dieta que montei com base no que aprendi aqui no site e no “emagrecer em 10 dias”. Já notei um bem estar e perdi 2 kilos! Tenho medo de estar fazendo uma dieta errada, poderia me ajudar?

      • Que bom! Te respondi no outro comentário!

    • Castanhas, amêndoas, nozes, ovos cozidos, ou até mesmo outra refeição! O objetivo dos seus lanches tem que ser te manter bem nutrida e manter a liberação de insulina sob controle, Larissa!

      • larissa

        Estou um pouco preocupada com a minha dieta! Não sei se estámde acordo com o que preciso … Veja:
        Café: iorgute desnatado c granola e água.
        Lanche: fruta
        Almoço: alface, tomate, brócolis, ovos, peito de frango grelhado e peixe grelhado.
        Lanche: outra fruta( na maioria daz vezes maça)
        A noite: alface ou uma fatia de pão integral c requeijão light e um copo de leite desnatado puro.
        E tenho corrido quase todos os dias por 1 hora
        O que achou? Sugestões? Bjs

        • Larissa, no geral sua dieta me parece pobre em gorduras e em alguns momentos você consome frutas ou fontes de carboidratos sem uma gordura boa, o que pode fazer você ter um efeito rebote e sentir fome excessiva e fraqueza. Bjs!

          • larissa

            Como melhoro? Me ajude

          • Larissa, foque em enriquecer sua dieta com as fontes de gorduras boas e sempre que for comer fruta, consuma junto proteína ou gordura boa!

  • Geosh, lendo suas respostas eu tive duas dúvidas! A primeira foi sobre o que comer antes de dormir. Achava que o ideal era uma fonte de carbo+proteína, como por exemplo, banana com canela+yakult. Mas vc falou que o ideal era só a proteína.. é isso mesmo? Vc poderia dar um exemplo? O que vc acha sobre yakult?
    A segunda dúvida diz respeito ao que vc disse sobre as frutas secas, que no geral são muito Glicêmicas. Então, deve-se evitar a ingestão quando queremos emagrecer? Eu como muito damasco seco. Quando bate aquela vontade de doce, recorro a umas 05 unidades, às vezes mais!

    • Bianca, antes de dormir, proteínas e/ou gorduras boas. Acho que um yakult de 500 ml seria a bebida mais consumida em todos os universos, heheheh. Sim, frutas no geral, você deve moderar se quer emagrecer, principalmente as frutas secas.

  • Grazieli

    Vou morrer comé que eu vou deixar a minha manga? Mas tem que eliminar totalmente ou não ? Bjokas.

    • Não precisa deixar a manga, Grazieli. é Só se limitar aos dias de folga da dieta ou consumir uma quantidade que não ultrapasse as 25 gramas de frutose por dia. =D

  • Leinira Monteiro

    ciao gente
    Estou montando minha alimentacao , bateu uma duvida:
    estou amamentando (9 meses) sera que nao vai diminuir o meu leite? meu consumo seria de 1700kcal

    Obrigado

    • Leniria, talvez fosse melhor se orientar pela formula carbs fibrosos e complexos+proteína+gordura do que contar calorias. Abs!

      • leinira

        Boa ideia… grazie

  • Leinira Monteiro

    tambem queria pedir uma ajuda em montar minha alimentacao porque meu filho de 9 meses nao mi da folga, nao passo 5 mins no computer que ele comeca a chorar… por favor um forca.

  • Carol

    Estou seguindo o quadro MR, mas nele nao tem falando sobre Dragon fruit.
    O que voces acham?
    Entra na opcao “siga em frente” ou “evite”?

    😉

    • Desconheço a dragon fruit, Carol! Mas procure saber o IG dela, se for médio ou baixo é tranquilo =)

  • Jessé

    Apesar de muitos serem contra tomo remédio para emagrecer e recomendo para todos, trata-se do CONHECIMENTRUN DE AZ, faz muito bem. A única contraindicação é que na internet podemos adquirir muitos genéricos sem nenhum valor ou respaldo cientifico. O que faço é pesquisar muito e adotar uma postura critica e duvidar antes de acredita.
    Rodrigo parabéns e confesso que estou gostando da qualidade do seu site e confiabilidade que seus artigos transmitem, claro que antes de seguir todas as orientações em checo através de outras fontes, mas no geral estou satisfeito.
    Pergunto se no caso das frutas, a mistura com vegetais: cenoura+mamão+laranja, etc., podem atenuar o efeito da frutose, obvio q em dose adequadas.
    Outra dúvida, é imperativo comer 6 vezes ao dia, se temos um controle para evitar exageros e também considerando que nem sempre dispomos de tempo ou locais adequados para fazer as refeições balanceadas, principalmente quando n estamos em casa.

    • Olá, Jessé! que bom que o site está sendo de valia! Eu acredito que diluindo entre outros vegetais e gorduras boas ajude sim. Só acredito que é vantajoso comer 6 vezes ao dia se você precisar ingerir muitas calorias(uma dieta de hipertrofia por exemplo) ou, caso siga uma dieta normal, em que as perca de peso venha de redução calórica e não da substituição dos cabrs pela gordura como a principal fonte de energia. Essa estratégia ajuda a controlar a fome visto que você se alimenta mais ou menos na janela em que o rebote insulinêmico acontece! No caso das pessoas que optam por uma dieta como a que seguimos: gorduras boas, proteinas, carbs fibrosos e de baixo indice glicemico, não acho tão necessário. Claro, se você ainda não se adaptou, também é uma estratégia a se considerar =)

  • Fernanda

    E o que devemos comer pra substituir as frutas, por exemplo, no lanche da manhã?

    • Nozes e sementes podem ser uma boa pedida, Fernanda.

  • olá amigo estou lendo,sua materia e to adorando,e muito euforica pra começar estou muito acima do peso quero sua ajuda ,estou pesando 84 kl com a altura de 1,49 ai vc ja viu tudo me ajude tinha como montar um cardapio pra mim, ficaria muito feliz ..obrigada

    • Daniela, o conselho que te dou é enfiar a cara nos artigos e processos do site. Bem vinda e grande abraço!

  • Diego

    Bom dia, Rodrigo/Geosh,
    Uma dúvida: gosto de tomar suco nas refeições, como no almoço. Que alternativa vocês sugerem? Mate, chá gelado, água,…?

    Parabéns pelo trabalho! A dedicação e conhecimento que vocês compartilham é impressionante!

    Abraços!

    • Diego, Eu acho que algumas coisas podem ser usados sim. Eu sugeriria chá verde gelado adoçado com estévia, Água com limão, com ou sem estévia natural! Água com limão é alcalinizante e vai fazer você se sentir bem! Um abraço!
      Geosh =)

  • aeloiza tavares

    gostaria de saber se uma pessoa como eu de 60 anos c obsidade morbida sindrome metabolica , abdome distendido,hernia de dico na coluna pode ter esperança de emagrcer sem fazer a cirurgia?

    • Perfeitamente possível, Aeloiza.

  • Patrícia

    Matéria tendenciosa, mal escrita. Fala especificamente da frutose, induzindo ao leitor leigo a reduzir o consumo de frutas. CG e IG = assuntos diferentes. Não há nenhuma informação nova, nada de recente. Quer emagrecer? Procure um bom profissional nutricionista. Individualidade bioquímica sempre! Atenção, pois muitas orientações ferem o código de ética. Abraço!

    • Concordo sobre procurar um bom nutricionista. Quanto a duvidas, leia os termos de uso do site, Patrícia.

  • Mas e quanto aos sucos para emagrecer?
    http://www.melhoresdicasparaemagrecer.com.br/sucos-para-emagrecer/

    São recomendáveis ou não?

  • muito bom o post, interessante, otimo blog, parabéns !

  • Elisabete Silveira

    Vejo aqui uma grande contradição. O Rodrigo sempre pregou que não precisa contar calorias, desde que comesse corretamente …… agora vem com essa de contar qtas
    miligramas de fruta podemos comer? entendo perfeitamente a questão do alto indice glicêmico de sucos de frutas ao invés de sucos de frutas e tbm que algumas frutas tem maior indice glicemicos que outras, mas se a proposta era comer “as comidas do bem”, digamos assim, a quantidade de frutas é mto pouco e temos sim que contar calorias.
    Contradição pura. É o mesmo exemplo do ovo e do café ja citado aqui, horas é vilão, horas é do bem. Qdo criança comia fruta do pé, na mesa da casa da minha mãe sempre tinha frutas diversas e ninguém obeso. Não basta contar o pão integral (que até ontem podia), ter que cortar frutas ou comer controladinho para mim é bem dificil, pois adoro frutas. Entendo é claro que não vou comer uma melancia ou um melão inteiro, mas a quantidade proposta é mínima para mim e nozes e castanhas não me satisfazem (nas quantidades sugeridas) ou seja, comer o que de lanche? ovo de novo? entendo e concordo com moderação nas frutas mas não nas quantidades que vcs sugerem: 1/2 manga? Não é coerente com a proposta inicial do Rodrigo.

  • Elisabete Silveira

    corrigindo: suco de frutas ao invés de frutas.

  • Simone

    Olá Rodrigo, excelente informação, me ajudou muito a esclarecer as dúvidas sobre frutose. Adoooro frutas e acho que não há necessidade de retira-las pro resto da vida, mas em uma dieta de cutting é necessário, nesse caso vou tomar os polivitamínicos, espero secar o que necessito e depois voltarei a come-las com moderação. Obrigada.

  • Claudia Rocha

    Olá!
    Estou adorando o site, o livro eletrônico, as dicas….
    Essa condição da frutose ser uma das vilãs me surpreendeu, mas perante a tanta informação legal deste site, é claro que tem muito sentido. O que vcs poderiam me falar sobre o suco verde?! Eu particularmente faço o suco com: couve, salsa, pepino, hortelã, maça ou melão e adoro, mas agora que estou absorvendo cada vez mais informações, tenho minhas dúvidas sobre tomar todos os dia, e se é necessário tomar todos os dias e em jejum!!! Por favor me ajudem?
    Valeu!!!!!

  • Possuo apenas uma dúvida: é comum médicos indicarem certas frutas para quem tem problema de intestino preso. Frutas tais como manga, laranja, banana nanica ou d’água, etc. Neste caso, qual seria a alternativa às frutas, além de verduras que também são indicadas pelo médicos de modo geral?

  • cida

    vejam o comentário de um médico de Uberaba/MG, Dr Ivancélio Sanctus. Ele ratifica o artigo do Rodrigo.

  • Ana

    Nossa, que estranho, e as pessoas que vivem somente comendo frutas?
    Pesquise mais, estão comendo frutas durante anos.

    Pesquisa em ratos? E rato é igual a ser humano por acaso?

    Para gente! A única coisa natural nesse planeta terra são as frutas, porque vc não precisa cozinhar pra comer, não precisar fazer absolutamente nada, apenas comer, não usa gás, não suja louça, não joga embalagens fora, não precisa congelar, fogão e geladeira, vc esquece…..etc… etc… etcc… ajuda o planeta porque você não joga embalagens fora, não gasta luz…
    Esse site quis ibope e confete!
    Porque digo isso? há 3 anos, como somente frutas! estou viva e saudável e meu peso corporavel normal, como sei? realizo exames a cada seis meses, não tenho espinhas, não tenho cravos, meu intestino funciona regularmente tirem suas próprias conclusões….

    P.S: quero ver se o site vai publicar esse meu comentário!

    • jacqueline

      Ana você sabe interpretar texto?

      Em momento algum foi dito para não comer fruta ele disse apenas para evitar pelo o excesso de açúcar contido na fruta, isso se você quer perder gordura… Agora é uma dica cada um faz o que quiser
      minha nutricionista tirou uma fruta na minha dieta deixando apenas no suco verde que tomo sem coar, mas só pq eu preciso baixar meu percentual de gordura.

  • Adriane

    Obrigada Rodrigo pelas dicas!!
    Como você deixou bem claro no site, as frutas fazem bem pra saúde até pelos nutrientes que nosso corpo precisa, mas para QUEM quer emagrecer seria bom evitar ou se consumir em pouca quantidade… Amei, parabéns continue assim. Vejo a seriedade do seu trabalhado por publicar artigos e vídeos totalmente gratuitos, quem lhe acompanha sabe bem disso. Quem está em forma ou tem um ótimo metabolismo (para poucos) pode ser empaturrar do que quiser… Valeu

  • Francisco

    Informação passada da forma erra, leitura de artigo errada.
    É com grande preocupação que tenho acompanhado nas redes sociais a recomendação para que não se consuma frutas sob a alegação que estas engordam. SERÁ? Bem o grande problema é que essa informação esta sendo passada da forma errada,,, FRUTAS QUANDO CONSUMIDAS DE FORMA MODERADA, NÃO ENGORDAM, FRUTOSE isolada “sim” a frutose isolada possui alta capacidade de formar agentes avançados de glicação e ativar vias inflamatórias e lipogênicos ai um grupo de pessoas pegaram essa informação e começaram a exorcizar as frutas (SABE DE NADA INOCENTE)… ai resultado tiram as frutas e colocam na alimentação justamente as fontes de frutose isolada (barras de proteínas, barras de cereais, iogurtes, granola, refrigerantes) promovendo justamente o não recomendado.
    Em segundo lugar, a fruta, ao contrário da frutose pura ou do açúcar refinado, contém outras substâncias; macronutrientes, antioxidantes, flavonóides, fibra, etc… que podem influenciar a forma como a fruta é metabolizada pelo corpo. Não podemos simplesmente eliminar a fruta da dieta apenas porque alguns estudos que usaram quantidades extremas de frutose refinada/açúcar refinados encontraram problemas.
    Em um estudo os pesquisadores tentaram responder duas questões: A primeira era se uma dieta de restrição calórica que restringisse a frutose iria melhorar os indicadores da síndrome metabólica e a segunda se uma dieta rica em frutose natural, proveniente da fruta, iria ser superior a uma em que o consumo de frutos é mais limitado.
    Em relação à perda de peso, após seis semanas os dois grupos perderam 4,19 e 2,89 kg. E para surpresa de muitos, foi o grupo da ingestão elevada (em relação ao grupo controle)de frutose natura que perdeu a maior quantidade de peso.
    The effect of two energy-restricted diets, a low-fructose diet versus a moderate natural fructose diet, on weight loss and metabolic syndrome parameters: a randomized controlled trial.
    Em outro estudo publicado pelo “Journal of Epidemiology & Community Health” afirma que o consumo de frutas e vegetais reduz o risco de morrer por qualquer causa e em qualquer idade em 42%. A análise feita por pesquisadores da Universidade College London, na Inglaterra, que apuraram os hábitos alimentares de 65 226 pessoas entre 2001 e 2013 e descobriram que, quanto mais frutas e vegetais elas comiam, menos chance de morrer tinham. Ingerir pelo menos sete porções reduziu o risco de morte por câncer e doenças do coração em 25% e 31%, respectivamente. O SEGREDO DE VIVER BEM É TER MODERAÇÃO.

    • Francisco

      Esqueci de me apresentar,
      Nutricionista
      Personal Trainer
      Membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva
      Especialista em Nutrição Esportiva
      Especialista em Fisiologia do Exercício
      Informações com coerência : Instagram:@chikãofreitas

  • Francisco

    Só uma duvida qual sua formação?

  • Já assisti todos seus vídeos do Youtube e confesso que fiquei chocado quando soube que frutas podem ser o vilão da nossa dieta :(.
    Comia banana com granola todo dia de manha, achando que estava fazendo bem para perder peso e salada de fruto a tarde. Tenho que rever algumas mudanças na dieta que a minha nutricionista passou.

  • Txukinhaa

    Gostei muito,obrigado…e ja agora qual dieta posso fazer estando amamentar?

    • Rany, acho que o melhor nesse caso é consultar o seu médico a respeito. O que importa é a saúde e desenvolvimento do bebê, por isso não me arriscaria a palpitar nada =) Abraços!

  • ana

    Materia estranha… E quem vive de frutas? Nao acredito nessa materia. Se for assim.. A maioria dos medicos e materias no mundo estao erradas. Cada organismo humano reage de uma forma, nao devemos generalizar

  • TANIA CUNHA

    sempre fui magra.de uns anos pra cá não perco peso com facilidade como antes.Adicionei um hábito de comer muita fruta junto com almoço e janta.Estou agora com um abdomen bem saliente kkk.Além disso como mais duas bananas por dia e uma frutinha antes de dormir mole? Vou fazer o teste.Comer só uma fruta antes de dormir.Sempre perdi peso com muita facilidade. Retorno com o resultado logo.