A verdade sobre a Ração Humana e suas receitas

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

“Duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, porém, eu não estou certo sobre a primeira”, Albert Einstein

Saudações!!

Bom começar já com uma frase forte! Ehehe

Bom, após muitos pedidos, resolvi aproveitar este dia cinzento de hoje para trabalhar em mais uma missão: Desvendar as verdades atrás de tudo o que é dito sobre a tão aclamada Ração Humana! Preparado(a)? O artigo é longo, mas é o único que você irá precisar ler sobre o assunto!

Quando eu começo a pesquisar sobre um assunto, eu me certifico de manter uma opinião neutra no início, pois se você, antes mesmo de começar, já tiver uma opinião tendenciosa, é fácil achar o que procura, certo? Então, a respeito da Ração Humana, não foi diferente… comecei a pesquisar, ler, ler, ler, pesquisar e ler mais um pouco sobre o assunto e acho que consegui juntar os principais pontos aqui neste artigo!

Eu acredito que este artigo seja o único que você precisa ler sobre o assunto! Você pode ir ler todas as milhares de páginas, revistas, etc que falam sobre isso, mas eu resolvi poupar seu tempo e resumir o que realmente interessa aqui! Portanto, deguste o conhecimento sem moderação 🙂

Ao acabar de ler o artigo, você saberá o que é a tal Ração Humana caso você não saiba, o que é dito sobre ela, por que ela ficou famosa, o que é realmente verdade sobre ela e uma conclusão minha a respeito! Respire fundo, relaxe e vamos lá!

Hey, quase esqueci, veja aqui na barra ao lado na sua esquerda que eu coloquei um botãozinho do facebook e outro do tweeter! Então se você achar que o artigo vale a pena ser lido e achar que a informação pode ajudar conhecidos seus a evitarem balelas, clique nos botões e divulgue!!! É a única coisa que peço em troca 🙂

Não perca a oportunidade de receber os novos artigos sempre no seu email, garanto a qualidade, portanto, inscreva seu e-mail aqui na barra ao lado ->>>>>

Outra coisa rapidinho, criei uma página do Emagrecer De Vez no Facebook, yeah! Muita gente está migrando do orkut pro facebook então resolvi ter um lugar pro site lá também! É ótimo como um canal de comunicação direto comigo e outras pessoas do mesmo meio, além disso, pretendo postar coisas lá que não necessariamente farão parte dos artigos! Veja o link no topo da página, do lado do botão do orkut! E seja vindo(a)!!!

Então me diga de forma clara que raio é Ração Humana!!

Ok, te digo! Ao final do artigo eu coloco as principais referências usadas por mim! Não coloco todas por que realmente são muitas.

Ração Humana é uma invenção brasileira, “criada” pela Terapeuta Natural Lica Takagui Dias em Curitiba. É nada menos que uma mistura de certos grãos, sementes, farelos, etc.  É um alimento feito de uma mistura de cereais e outros alimentos funcionais moidos ou em pó. O nome, claro, foi baseado na idéia de Ração Animal. Entretanto o nome fere a própria semântica pois a Ração Humana não é de fato uma ração, pois, segundo a própria definição de ração, ela teria que suprir todas necessidades nutricionais totais de uma pessoa! Mas que o nome é bonito e marketeiro, isso ninguém pode negar.

Ahhh não me seguro… ok, vou me adiantar e falar aqui: A criadora da Ração Humana também é dona de uma empresa chamada TakiNutri que vende, adivinha o que? Ração Humana pronta em potes e em 2 versões: Integral (por acaso existe outra forma a não ser integral? Ok, o nome é bonito) e também a versão Light (hahha desculpe, mas eu rio! Light é algo TÃO comercial, óbvio que eles teriam que usar este nome). Mas você vai entender melhor por que do Light a medida que vai lendo. Mas basicamente a versão light não inclui alguns componetes que são desaconselhaveis para certos tipos de pessoas. Bom, baseando-se somente nestes fatos, sou só eu ou você também sente um cheio forte de BALELA no ar? hmmmm… deixe-me usar um bom-ar aqui…

Ok, existe uma receita básica de Ração Humana e também muitas variações. Com a intenção de que você tenha uma idéia melhor do que é na realidade a ração humana, eu posto abaixo uma das receitas comuns (vide Globo Reporter):

500g de soja em pó
500g de farelo de trigo
500g de farelo de aveia
100g de gergelim
100g de linhaça dourada
100g de guaraná em pó
100g de levedo de cerveja
100g de gérmen de trigo
100g de açúcar mascavo
100g de gelatina sem sabor
100g de quinua
100g de cacau em pó
100g de farinha de maracujá

Hey Hey! Antes que você levante da cadeira pra pegar um papel e caneta, aconselho que continue lendo, ok?

A minha opinião sobre o porquê de a Ração Humana ter ficado tão famosa

Ok, justo… a esta altura você já deve saber que eu formei uma opinião mais contra do que a favor da Ração Humana, certo? Mas como eu disse… não tem como ser diferente após as pesquisas que fiz e tudo que aprendi.

Bom vejamos, tudo parece fazer sentido, certo? Veja… temos um nome bonito e uma idéia legal por trás! Ração Humana, uma mistura de grãos integrais e funcionais ricos em fibras! Junte mais alguns depoimentos de pessoas que dizem ter tido absoluto sucesso no emagrecimento com isso e BINGO! Você tem uma fábrica de dinheiro!

As pessoas então começam a comentar e comentar! Todo mundo está louco para achar uma fórmula mágica pra emagrecer, logo, tudo que aparece neste sentido chama muita atenção!

E quem sabe muito bem disso são as emissoras de TV, revistas e empresas do ramo! É um pote de ouro! A primeira coisa que eles fazem então é: As TV’s fazem reportagens bombásticas sobre isso, entrevistas, depoimentos, etc e ganham rios de dinheiro com propagandas e anúncios, de quem? Das empresas do ramo que começam na hora a produzir a mistura pronta para venda! Pronto, ta feito o ciclo da grana!

Tipos de Racao Humana
Tipos de Racao Humana

Podemos dizer muitas coisas dos brasileiros, mas algo que temos que admitir é que somos extremamente criativos! Então as empresas colocaram a venda muitas variações da Ração. Eu vi inclusive Ração Humana para cabelos e ração humana de chá verde com colágeno! hahahaha… desculpe, mas é engraçado! Uma por que chá verde é um nome extremamente marketeiro e não significa tudo isso e segundo por que colágeno em si ingerido ou passado na pele, é pura balela e não funciona!

Só por curiosidade: Os cremes que realmente têm algum benefício, procuram incentivar a produção natural de colágeno do corpo. Eles não contém o próprio componente! Os cremes que dizem ter colágeno são inúteis, pois estas moléculas são grandes demais para serem absorvidas pela pele, ficando portanto na superfície e sendo retiradas na próxima lavagem.

Agora, você no meio de tudo isso não tem pra onde correr, por que todos os lugares ao redor dizem que a bendita Ração Humana é o paraíso e a solução para seus problemas! O que acontece? Você muitas vezes acaba caindo como um patinho nas armadilhas…

Os gigantes da mídia, como a Rede Globo, geralmente, quando querem fazer uma matéria, recorrem aos professores das universidades! Já perceberam? Eles vão lá, entrevistam professores e talvez pesquisadores e pronto! Mostram tudo isso para o mundo inteiro assumindo que o que foi dito é a verdade inabalável!

Os professores das universidades não necessariamente são especializados no tema da reportagem e não necessariamente tem todo o conhecimento necessário para ter uma opinião sólida sobre o assunto, logo, todo o resto do conhecimento é praticamente ignorado, o que é muito perigoso. Eles não se preocupam muito em ver o outro lado da moeda em outras fontes ou em se certificarem das informações providas pelos entrevistados. Essa é uma crítica também do Dr. Alexandre Feldman (vou falar mais sobre ele mais abaixo).

Um show de comédia!

Ria comigo ao ler estes simples exemplos que achei:

“Aprenda agora a preparar uma receita caseira da ração humana similar ao suplemento industrializado para derreter o peso extra, gastando em torno de R$ 8. E ainda há uma opção para os dias mais frios. Assim fica fácil ser magra, hein?!” Site M de Mulher, supostamente sério e que faz parte da editora Abril).

Agora no site da revista Marie Claire (que é parte da Globo): O artigo comenta sobre a Ração Humana, diz que é a nova mania nacional (desde quando que mania é algo bom né?) e tudo mais, e logo abaixo adivinhem? Uma enorme foto dos produtos vendidos pela Takinutri! Lembram? É a empresa da Lica, a inventora da Ração Humana. É isso mesmo… veja o link no final se quiser rir mais.

Meu Deus como tem gente que dá tiro no pé né. Outro exemplo, a empresa Empório Grãos da Terra (vendedora de Ração Humana em potes) fez um artigo no blog deles dizendo que tem muita gente que anda reclamando de problemas ao consumir a ração humana, aí logo abaixo eles dizem que já venderam 300 rações humanas no último mês e que os clientes não reclamaram… ah meu Deus do céu!! Será que o pessoal ia reclamar de alegre só, sem razão nenhuma? E se eu te dissesse que você tem uma chance em 300 de ficar doente se comer tal coisa, você comeria tal coisa? A resposta dos caras é basicamente a mesma que seu filho de 5 anos usaria: “Já vendi 300 e ninguém reclamou, portanto, não tem problema!” Link mais ao final também.

Um outro artigo no site Minha Vida, apesar de bem curto e também com interesse marketeiro, diz claramente que a Ração Humana não acelera perda de peso coisa nenhuma. Pode ajudar no intestino, mas também pode atrapalhar devido aos vários fatores vou comentar adiante aqui no site.

Bom, mas uma das grandes vantagens da raça humana é a diversidade e graças a ela existem pessoas que pensam diferente. Por isso, vamos agora saber as verdades por trás dessa montanha toda de balelas. Como complemento, caso não tenha lido ainda, abra este artigo para ler depois para entender como você é “emburrecido” diariamente: Saiba por que voce NÃO vai emagrecer.

O lado negro da força!

“Uma pessoa que é normal e come normalmente todos os tipos de alimentos não precisaria de nenhum outro suplemento”, Professor e nutrólogo Mauro Fisberg da Universidade Federal de São Paulo.

Concordo 150% !! Outros especialistas alertam, obviamente, que as pessoas não devem se alimentar somente desta mistura (ração), nem exagerar na quantidade usada.

Mas tudo bem, eu sei que você quer informações mais profundas sobre tudo isso, vamos lá!

Minha principal referência para esta parte é o Dr. Alexandre Feldman que é clínico geral e autor de vários livros na área! Devemos agradecimento a ele por ter ido a fundo na análise da Ração Humana e ter disponibilizado suas conclusões com o mundo. Aqui, pra facilitar, eu resumo os principais pontos ok? Nas referências você pode achar os links todos.

* Os Antinutrientes!

Como dito no ótimo artigo do Dr. Feldman: “A própria FAO, segmento da Organização das Nações Unidas (ONU) para a agricultura e alimentação, reconhece e informa a verdade: os grãos-legumes (por exemplo, soja) e grãos-cereais (por exemplo, trigo e aveia) contêm, naturalmente, uma série de substâncias tóxicas. Se ingeridas, essas substâncias interferem negativamente com vários aspectos da saúde humana. ”

Então, os grãos, assim como os que fazem parte da receita da Ração Humana, contêm estas substâncias, as quais são, por exemplo, inibidores de protease, inibidores da amilase, hemaglutininas, saponinas, cianogênios, queladores de metais, entre outras. O que isso significa?

As saponinas, por exemplo, que se encontram nos grãos, incluindo aqueles que compõem a ração humana, possuem propriedades hemolíticas e, segundo estudos, inibem o crescimento (referência: Cheeke PR: ”Nutritional and physiological properties of saponins.” Nutr. Rep. Intern. 13: 315).

Os cianogênios são substâncias altamente tóxicas pois se transformam facilmente em cianeto, que por sua vez interfere negativamente com a utilização de oxigênio pelas nossas células.

Os grãos são oleaginosos, ou seja, contêm em sua composição óleos delicadíssimos (por exemplo, de soja, de gérmen de trigo, de aveia, de milho) que se oxidam facilmente uma vez esfarelados esses grãos, como no caso da Ração Humana. Portanto, as farinhas e farelos presentes na ração humana contêm uma coleção de óleos oxidados. Estes óleos oxidados fazem mal para o coração, para as artérias, para a saúde como um todo, favorecendo o aparecimento e a manutenção de doenças degenerativas, dores crônicas e acelerando o processo de envelhecimento.

Como dito pelo Dr. Feldman: As fibras presentes nos componentes da ração humana, ao contrário da crença generalizada, não são necessariamente saudáveis. Estas fibras podem machucar, irritar a delicada parede intestinal. Essa irritação, que pode ser provocada não apenas pelas fibras mas também pelo gluten que se encontra no trigo e aveia, presentes na ração humana, faz com que aumente o número de evacuações, mas também propicia a má absorção de nutrientes.

Em adição, não existe estudo nenhum dizendo que o consumo das fibras da Ração Humana seja de qualquer forma superior ao consumo de outros alimentos ricos em fibras.

Wow… chega chega… muita coisa.

A solução para o caso destes Antinutrientes seria fazer aquilo que seus avós e bisavós sempre fizeram, deixas os grãos integrais de molho em água com algumas gotas de limão. Isso fará com que os antinutrientes sejam neutralizados naturalmente.

Este simples processo neutraliza os antinutrientes como o ácido fítico e os inibidores enzimáticos, faz aumentar a concentração de vitaminas, especialmente as do complexo B; e pré-digere os taninos, açúcares complexos, gluten e outras substâncias de difícil digestão, quebrando suas moléculas por ação de enzimas formadas naturalmente durante o processo, tornando mais fácil a digestão e absorção pelo nosso organismo.

Isso tudo quer dizer que comer os grãos assim secos ao natural, moídos, esfarelados, etc… não é o melhor caminho! Por estes entre outros fatores é que começaram a surgir muitas reclamações por parte das pessoas que consomem a tal ração.

A quantidade recomendada da receita de ração humana diáriamente é de 3 colheres. Estas 3 colheres contêm menos de 10% da quantidade de fibras que você precisa no dia (2.8g de 30g). E mesmo assim este tipo de fibras seriam desaconselhadas para pessoas com intestino “solto” ou que possuem outras doenças comuns. Isso tudo é dito no site da SOCERGS que é a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (link no final).

Lembre-se!!!

Algo importante: Produtos integrais são SIM sempre a melhor opção para uma alimentação mais completa, nutritiva e satisfatória! Tudo isso que falei se refere à ração humana em particular e à forma que ela é composta e preparada!

* Curiosidade: Antigamente, bem antigamente, era luxo comer somente o miolinho dos grãos, ou seja, farinhas brancas e grãos descascados. Os faraós e a alta sociedade tinham este “privilégio” enquanto o resto continuava comendo os grãos integrais normalmente (dos quais as cascas são repletas de nutrientes, etc)…

Bom,  a alta classe pagava este “privlégio” com a própria saúde! Foi descoberto que os maiores consumidores de farinha branca da historia enfrentavam problemas de saúde por causa disso. Dizem que os dentes dos faraós eram totalmente podres e cheios de caries (coisa que não se via tanto no resto). E como todos sabemos, a saude bucal é reflexo do resto do corpo.

Depois dessa maré de informação, vamos às conclusões!

Alguns depoimentos listados no site da Marie Claire (no mesmo artigo marketeiro que vende o produto) e meus comentários ao lado de cada um:

“Não troquei por uma refeição, mas diminui o café da manhã. Não senti a perde de peso, mas fiz exame e em um mês meu colesterol melhorou. Valeu à pena” –Bem provavelmente esta pessoa não estava ingerindo fibras na sua alimentação normal.

Magda C, SP

“Tenho o intestino um pouco solto e me fez mal. O jeito é tomar dia sim, dia não”. – Ou não tomar nunca!

Mariana, SP

“Meu intestino é muito preso. A ração humana fez com que ele se equilibrasse. Não perdi peso, mas ganhei qualidade de vida” – Se comesse fibras nas refeições, teria um resultado melhor.

Cilene, MG

“Emagreci um pouco, mas troquei o jantar pela ração humana” hehehe… precisa comentar?

Rosa, SP

São depoimentos reais e na realidade não vejo nada como “Nossa! Foi o segredo do meu sucesso”. O lado positivo é que, se você não ingere normalmente grãos e fibras na sua alimentação, pelo menos com a ração você estará ingerindo! Não espere perder peso se utilizando dessa “mania nacional”, por que você não vai! Óbvio, a ração humana não é o segredo para perda de peso!

Em muitos sites e artigos que li sobre o assunto (mesmo os marketeiros) contém um “*” dizendo: A perda de peso acontece quando o consumo da ração humana é alinhado a uma reeducação alimentar e um programa regular de exercícios! Eu riooo! hehehe… Se você tem os últimos 2, você não precisa da ração, pois você já terá as fibras que precisa inseridas na sua alimentação normal e de forma mais saudável e irá então perder peso de verdade!

Mais uma vez agente descobre que NADA substitui uma reeducação alimentar CORRETA! É a única forma de perde peso pra sempre, mantendo a saúde! Todo mundo quer fórmulas mágicas e se enganam em relação ao poder que tem a persistência e disciplina!

Você provavelmente já sabe que aqui no site existem centenas de páginas falando sobre reeducação alimentar de verdade e inclusive tem o Desafio 3 meses onde eu mostro PASSO-A-PASSO como se reeducar e perder peso verdadeiro em 3 meses, eu e outras dezenas de pessoas fizerem e FUNCIONA! Após os 3 meses, você pode decidir se deseja manter seus novos hábitos ou não!

Para minha conclusão final, farei minhas as palavras do Dr. Alexandre Feldman:

“A febre atual envolvendo a assim chamada “ração humana” é mais uma prova da desinformação da qual nossa população é vítima. Não recomendo ração humana para ninguém.”

Abraço a todos e compartilhe isso no orkut, facebook, tweeter, email, etc, etc (veja os botoes abaixo). Difunda a VERDADE!

Sucesso e até a próxima!

Rodrigo

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS

Dr. Alexandre Feldman, clinico geral e autor de vários livros.
(http://medicinadoestilodevida.com.br/)

Artigo da Revista Marie Claire
(http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,EMI110568-17636,00-RACAO+HUMANA+VALE+A+PENA+EXPERIMENTAR.html)

Artigo do site Minha Vida:
(http://www.minhavida.com.br/conteudo/10252-Serie-mitos-racao-humana-emagrece.htm)

Artigo da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul:
(http://www.socergs.org.br/publico/index.php?option=com_content&view=article&id=34:racao-humana-o-que-e-verdade&catid=2:habitos-saudaveis&Itemid=4)

Artigo comédia de uma das empresas que vende ração humana em pote:
(http://www.racao-humana.blog.br/2010/01/problemas-com-racao-humana.html)

 

Fundador do EmagrecerDeVez.com e autor de 3 livros eletrônicos bestseller: Emagrecer De Vez, 50 Receitas Para Emagrecer De Vez e Hipertrofia Muscular.

  • Luciana Vigilante

    Sou fã deste site. Você poderia atualizá-lo mais! Assim como você também sou super crítica sobre essas receitas milagrosas… E tb pesquiso muito sobre os alimentos antes de inclui-los na minha dieta. Em 1 ano e meio, emagreci 26Kg sem sofrer e sem passar fome, apenas priorizando uma alimentação saudável no dia a dia. No domingo faço o meu “dia do lixo”: bebo cerveja, como chocolate e outras “guloseimas nada nutritivas, porém deliciosas”. Isso me ajuda tb a ficar na linha nos outros dias. Também comecei a praticar exercícios físicos há 5 meses e o meu BF baixou de 35% pra 27%. Uma baita diferença, né? Ainda não cheguei ao meu objetivo final, mas sei que tudo é questão de tempo e PACIÊNCIA. Não adianta querer emagrecer rápido; isso não é saudável e nem duradouro. Não existem milagres, mas sim escolhas certas. Parabéns por este espaço tão informativo! Abs.

    • Rodrigo

      Tomara que todo mundo leia este seu comentário. Concordo 100%!

      Sem esforço, sem recompensa…não tem milagre!

      Parabens pelo ótimo resultado até agora Luciana! Muito bom mesmo! Como eu sempre digo, nada como se cercar de informacao de qualidade e por isso em prática!

      Abração!

  • Claudete

    Oi Rodrigo tudo bem?? Ai ai ai ai….esse artigo sobre Ração Humana vai ser igual ao da fruta, vc vai ser bombardeado por dizer VERDADES!!!! Adorei, e é claro, antes de conhecer seu site, já tinha entrado “na onda” da Ração Humana, what a shame!!! Pois bem essa semana – 1,100kg, blz….89,7kg meu peso atual….como diz a colega aí de cima, com tempo e sobretudo paciência chegaremos lá…Abração!!

    • Rodrigo

      de volta no rumo!! hehehe beleza! Essas variacoes sao normais… nem preste tanta atencao nelas nao.. foque no longo termo!

      Bom, qualquer um na história, que tentou ser diferente, deu a cara a tapa né… heheh

      Abraço!

  • Pingback: ()

  • cacau

    Rodrigo
    Refiz minha dieta, aumentei as calorias,(pois estava muito baixas) e consegui sair do plateau, estou fazendo a r.a zig zag, e mesmo com deslizes grandes consegui resltados, mas confesso, eu tomava a ração no café da manhã, agora tomo um composto diferente, mas vamos que vamos!

    • Rodrigo

      Opa! sair do plateau é sempre uma conquista! Que bom 🙂

      Vamos ver siga em frente!! Sempre!! hehe

  • Pingback: ()

  • Claudete

    Oi Rodrigo tudo bem? Então peso da semana – 300grs rsrsrs….Confesso que essa semana eu vacilei um tantão!!! Á partir do dia 16/05 vou começar o zig zag, espero um bom resultado. Abç, bom fds!!

    • Rodrigo

      Oi Claudete!

      Certifique-se de estar contabilizando as suas calorias corretamente… somente pra se certificar! E no mais, persistencia né!

      Abraço!

  • vanuza

    vixi cai nesta tbm gastei dinheiro a toa rs
    e quanto a linhaça triturada na hora ou colocar de molho vc recomenda.
    nao sei se e so comigo mas quando tomo cha verde branco ,passo mal tenho tonturas nausea fico mal sera q faz mal ?
    obrigado pela atençao

    • Rodrigo

      Oi Vanuza. Confesso que nao sou um expert em graos… eu acho que voce moer a linhaca na hora nao tem problema nao.
      Sobre o chá verde, nossa, será que é o chá mesmo que causa esta reacao em voce?? Nunca tinha ouvido falar… as vezes nosso organismo tem umas reacoes bem particulares mesmo, que coisa.
      Eu já tomei bastante chá branco também, mas pra mim nao teve nenhuma reacao adversa. Tentou dar uma pesquisada pra ver se outras pessoas tiveram o mesmo problema?

      Abraco!

  • Nádia Andrade

    Olá, baixei o desafio,mas não consigo abri-lo
    será q vc pode manda-lo em formato pdf pro meu e-mail ?

    Obrigada.

  • Pércilla

    Oi Rodrigo, td bem? Sem comentários quanto ao artigo.. sempre muito boooom!!!
    Me tira uma dúvida. A linhaça comprada já moída não é boa pela oxidação? Devo comprar em grãos e moer quando for ingerir?
    Utilizo sempre aveia no café da manhã, mas deixo de molho no leite e dpois tomo td.
    Devo deixar de molho na agua primeiro, e escorrer, para só dpois ingerir?
    Obrigada, sucesso sempre!!!

  • Alice

    Sou nutricionista e concordo plenamente com vc! A raça humana é estupida demais ja dizia A. Einstein como vc citou…

  • Leticia

    Olá Rodrigo..poderia me tirar uma dúvida??
    Eu parei de consumir ração humana já um bom tempo…porém antes de ler essas coisas..eu havia comprado 1 kg de mix de cereais como granola..aveia..uva passa, mel…etc….posso consumir sem problemas..tipo…num lanche da manhã com uma fruta ou com iorgute natural???

    • Letícia, provavelmente não vá ter um impacto positivo no seu emagrecimento. vc pode consumir e depois não comprar mais ou doar pra alguém.

  • Mariana Leão

    Como esse povo é bobo!!!!
    que povo mais de besta do caralho!!!
    Eu tomei a tal “Ração Humana” e não tive nada.
    como que uma alimentação que contém só produtos naturais vai fazer mal a sáude?
    O que vocês não deveriam comer, vocês comem, que é; Carnes vermelhas, sendo que
    umas vem com excesso de gordura que faz mal ao coração, manteiga (até as margarinas e a Becel), ou vocês acham mesmo que eles não acrescentam gorduras trans na manteiga deles? O leite Longa vida estava era encurtando a vida de muita gente………. e não é que o povo tomava???? Biscoito recheado que contém gordura saturadas, glúten, até o queridinho pelos que fazem dieta; Maizena e Cream Cracker,
    refrigerantes e sucos, até os diets e lights contém excesso de açúcar.
    Então meu povinho brasileiro “besta”, a mulher que inventou essa Raça Humana
    provavelmente foi prejudicada por algum empresário.
    Ela pode ter recusado a vender a idéia para algun deles comercializarem e venderem
    do jeito deles, ou seja….. com glúten, carboidratos….., como eles já fazem com alguns produtos naturais. Imaginem vocês, é uma grande idéia não!?
    Já que as mulheres adorariam ter aquele corpo magrinho, bonitinho……….
    Tudo isso é por dinheiro, olho grande, ganância…….., isso é Brasil!
    Parem de acreditar no que a mídia diz, pois a pouco tempo, até o Drauzio Varela
    foi desmacarado por fazer propagandas de remédios que faziam mal a saúde.
    http://potencialquimica.blogspot.com.br/2010/09/fraude-drauzio-varella-e-rede.html

    • A humanidade ainda leva um tempo pra amadurecer além dessas idéias, Mariana. Abraços!

  • samantha

    Esta falando de querer ficar famoso e ganhar dinheiro. Acho que voce e que quer ficar rico criando polemica. Vai estudar Rodrigo. O Brasil ja esta cheio de picaretas.

  • Pedro

    NÃO CONCORDO COM VC RODRIGO, POR QUE MINHA MÃE TOMOU A RAÇÃO HUMANA DE FORMULA CASEIRA E EMAGRECEU 10 KG EM DOIS MESES. NÃO GANHE DINHEIRO IGUAL GOVERNADOR, É FALCATRUA. GANHE DIMDIM HONESTAMENTE TRABALHANDO E NÃO TRAPACEANDO.

  • dulci

    ja emagreci bastante com a raçao humana.
    achei um tedio sua materia vc rodeia de mais, e isso torna vc um chato.
    abraço

  • Barbara

    No ano de 2009 eu incluí a ração humana no meu café da manhã e conseguia perder em média 1.200kg por semana. Isso sem nenhuma restrição alimentar, inclusive estou pensando em tomá-novamente pois tive resultados positivos!.

  • Tania Rejane

    Em 2010 comecei a tomar a Ração Humana e em 3 meses emagreci 15kg. Adorei, não tive problema algum.

  • CARLOS

    a vava dizer q todos esses grão não fazem bem pra saúde .. ai perdeu meu respeito eu estava com colesterol nas alturas o medico me passou remédio .. não tomei nada de remédio … somente passei a fazer uso de alguns cereais etcc. citado por vc a cima em menos de 2 meses meu colesterol veio abaixo buenas cada um é cada um e fala o quer quer nê ….

    • Carlos, nós dizemos aquilo que a ciência mais moderna diz sobre o assunto. Se funcionou pra você, ótimo, mas não quer dizer que tenha sido a melhor solução possível. Esta, acredito ser basear os seus carboidratos quase que completamente em legumes e verduras. Abraços!

  • Genaina Freitas

    Uso a Raçao Humana não consigo ficar sem ela ,é muito boa mesmo me sustenta e faço minhas alimentaçao normal e me sinto bem ,não incho mas as pernas como antes.eu aprovo.e além de tudo emagrece mesmo e é natural sem nenhuma loucura radical!!!

  • Ricardo Novaes

    1. Estou no meio da leitura e minha primeira colaboração é um pedido ao administrador desta página: Por favor, substituir … “agente”… por … …”a gente”…. em:

    Mais uma vez agente descobre que NADA substitui uma reeducação alimentar CORRETA! É a única forma de perde peso pra sempre, mantendo a saúde! Todo mundo quer fórmulas mágicas e se enganam em relação ao poder que tem a persistência e disciplina!

    2. Comprometo-me a nova colaboração ao completar a leitura e pesquisa.