• Subscribe to our mailing list

    * indicates required Nome * E-mail Principal *

  • Se você quer saber como USAR o adipômetro pra medir a gordura corporal, clique AQUI.

    Olá!

    Bom, bom…. Muita gente tem interesse em saber a porcentagem de gordura corporal, afinal de contas, é a forma mais precisa de se avaliar a forma física. Porém, muitos desistem da idéia quando vêem que é necessário um aparelho especial para fazer estas medições da forma mais precisa: o adipômetro.

    Se você se encaixa na descrição acima, talvez fique interessado neste artigo.

    Se você assina o site, está recebendo este artigo confortavelmente no seu e-mail :), caso não seja assinante ainda, apenas inclua seu e-mail na barra aqui do lado —>, é grátis, claro. E siga o site no Twitter e Facebook!! Meu objetivo aqui é fornecer um método fácil e confiável de se obter uma estimativa de sua porcentagem de gordura corporal (bem como o peso magro e peso gordo), sem o uso do adipômetro, mas sim, através de algumas simples medições do seu corpo. Legal? seguimos…

    Calculadoras Emagrecer de Vez

    -> Entenda

    Como falamos no outro artigo Aprenda a medir sua porcentagem de gordura corporal, saber o quanto do seu peso corporal total é constituído de gordura, é a forma mais eficiente de se manter controle de sua forma física. Para quem esta em processo de reeducação alimentar e/ou fazendo exercícios, enfim, trabalhando para conquistar um corpo melhor, a melhor forma de você manter um controle CORRETO de sua evolução é através do monitoramento do seu peso magro e peso gordo. Para conseguir estes dois dados, simples, continue lendo :)

    Existem muitas formas e métodos usados para se obter a porcentagem de gordura corporal. A maior parte deles exige contratar alguém ou comprar equipamento caro. Veja abaixo alguns métodos comuns muito usados:

    – Imersão em água – Este é reconhecido como o método mais preciso de todos, pois é baseado na simples constatação de que a gordura flutua em água, ou seja, se pesarmos você no fundo de uma piscina teremos o seu peso MAGRO medido exatamente (peso total – peso da gordura). Agora, pegamos seu peso normal medido em uma balança e subtraímos o peso medido no fundo da piscina e BINGO, temos o peso da sua gordura corporal (peso gordo), ou seja, sabemos quanto do seu peso corporal total é formado de gordura, logo, temos sua porcentagem de gordura corporal! Não, não tente colocar sua balança no fundo da piscina no quintal…. este método não é prático e exige cuidados especiais, por isso não é usado cotidianamente.

    – Resistência elétrica - Este é um método bastante comum. Você já viu aquelas “balanças” que medem sua gordura corporal? Bom, existem várias no mercado. Basicamente, o funcionamento baseia-se no fato de que seu corpo tem diferente resistência à eletricidade dependendo da quantidade de gordura corporal que você possui! É um método prático, porém, exige o equipamento.

    – Peso e altura – Estes métodos são provavelmente os mais simples de se usar, porém, também os mais imprecisos. Eles levam em consideração apenas seu peso e sua altura e, com base nisso, estimam uma porcentagem de gordura corporal, não levando em consideração fatores importantes como diferentes tipos corpóreos, diferentes estruturas ósseas, etc.

    – Medidas corporais – Apesar de não ser tão preciso quanto a imersão em água, são métodos práticos e fáceis de se medir em casa. O mais preciso de todos é justamente o método que usa o adipômetro (veja Aprenda a medir sua porcentagem de gordura corporal para mais detalhes). Estes métodos levam em consideração diferentes tipos corpóreos, através de formulas complexas. Vejamos em detalhe a seguir:

    Independente do método usado, você irá ter como resultado a porcentagem de gordura corporal. Tendo isto em mãos, você rapidamente calcula seu peso magro e seu peso gordo. Com estes dados, você começa a fazer medições de tempos em tempos para se certificar de estar perdendo peso gordo e mantendo peso magro. Caso seu objetivo seja crescimento muscular, fica fácil de perceber se você está ganhando massa magra, enquanto mantendo ou ganhando pouca massa gorda. Bom, estes são só exemplo. Não deixe de ver o artigo Tudo que você precisa saber sobre composição corporal para uma análise a fundo sobre isso (super importante).

    -> O método

    Tendo lido esta primeira introdução, agora você tem uma melhor idéia de que tudo isso se trata.

    Aqui, irei mostrar e falar sobre o método usado pela marinha americana (Departamento de Defesa Americano) para medir a gordura corporal do pessoal, ou seja, é um método usado na prática e bastante difundido. Ele é baseado apenas em medidas corporais, portanto, fácil de se fazer em casa.

    Este método de se calcular a porcentagem de gordura corporal utilizando medições feitas com fita métrica foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisa de Saúde Naval em San Diego, Califórnia. Ele é baseado nas medições de sua altura, cintura e pescoço, para homens, e, adicionalmente, quadril para mulheres. Ele se tornou famoso por ser barato e conveniente!

    Tem interesse em HIPERTROFIA MUSCULAR? Ou seja, ganho de massa muscular?. Veja meu livro eletrônico que mostra as verdades sobre isso e as técnicas que realmente funcionam, de acordo com o que a ciência diz e a prática prova. Veja mais detalhes AQUI. Você pode começar a lê-lo em 2 minutos! Se você tem interesse em tornear ou construir músculos, te digo, você TEM que ler este livro. Quem avisa, amigo é! :)


    -> A prática

    Tudo claro? Agora veja como tirar suas medidas. Lembrando que você precisa ter em mãos uma fita métrica.

    1 – Meça sua altura.

    2 – Tire a medida, em centímetros, da circunferência de sua cintura na altura do umbigo

    3 – Tire a medida, em centímetros, da circunferência de seu pescoço, logo abaixo do “pomo de adão”.

    4 – Apenas para mulheres, tire a medida, em centímetros, da circunferência do seu quadril, na altura que ele for mais largo.

    Para melhor ilustrar, veja abaixo as figuras:

    Agora que você tem todas medidas em mãos, vamos calcular finalmente sua porcentagem de gordura corporal.

    As fórmulas para cálculo estão abaixo:

    Para homens:

    % de gordura = 495/(1.0324-.19077(log(cintura-pescoço))+.15456(log(altura)))-450 (logaritmos em base 10)

    Para mulheres:

    % de gordura = 495/(1.29579-.35004(log(cintura+quadril-pescoço))+.22100(log(altura)))-450 (logaritmos em base 10)

    Eu sei que você adora calcular logaritmos! Claro, meu objetivo aqui é sempre facilitar tudo, então esqueça estas fórmulas e utilize a calculadora que criei pra fazer tudo por você bem rapidamente, clique em Calculadoras e veja a calculadora chamada “Calcule sua % de gordura SEM adipômetro”. Pronto :)

    Veja a tabela abaixo para uma base de comparação:

    % gordura corporal Homens Mulheres
    Nível de competição 3%-6% 9%-12%
    Bastante em forma <= 9% <= 15%
    Em forma 10%-14% 16%-20%
    Média 15%-19% 21%-25%
    Abaixo da média 20%-25% 26%-30%
    Precisa de atenção 26%-30%+ 31%-40%+

    Nota importante: Nas mulheres, o hormônio estrogênio faz com que elas carreguem naturalmente 5% a mais de gordura corporal do que os homens.

    Ótimo, agora que você já calculou sua porcentagem de gordura corporal, veja como calcular bem facilmente seu peso magro e seu peso gordo (caso ainda não tenha visto no artigo sobre composição corporal). Acho que fica mais fácil mostrar com um exemplo, então veja os cálculos simples:

    - Suponha que sua % de gordura calculada seja: 30%

    - Faça o seguinte para achar o peso gordo, multiplique o seu peso total pela porcentagem, desta forma: PesoTotal x 0.30 (exemplo: 90kg x 0.30 = 27kg)

    - Agora faça o seguinte para achar seu peso magro: PesoTotal – PesoGordo (exemplo: 90kg – 27 = 73kg)

    Pronto. Agora você pode monitorar seus resultados sempre olhando as alterações em seu peso gordo e peso magro. Como regra geral entenda o seguinte: Certifique-se de NÃO estar perdendo massa magra (peso magro), mas sim massa adiposa (peso gordo).

    Diminuindo o peso gordo e mantendo ou ganhando peso magro, você estará melhorando sua composição corporal, ganhando na forma física e em saúde no geral.

    Porém, lembre-se, a melhor forma para se queimar gordura de forma natural e turbinada é focando-se mais na alimentação que você tem do que nos exercícios. A ciência mostra que 80% dos resultados no emagrecimento vêm da alimentação e apenas 20% dos exercícios!

    Por isso também que as pessoas estão obtendo tantos resultados impressionantes com o método apresentado no Livro Eletrônico Oficial do Emagrecer De Vez. Se tiver curiosidade, clique aqui agora! Alimentação é vida e é o que merece mais atenção!

    Divulgue este artigo com as pessoas que você acha que fariam bom proveito, no facebook, orkut e tweeter!! =)

    Boa sorte!

    Um abraço,


    Related Posts with Thumbnails

    Subscribe to our mailing list

    * indicates required Nome * E-mail Principal *

    Fundador do EmagrecerDeVez.com e autor de 2 livros eletrônicos bestseller: Emagrecer De Vez e Hipertrofia Muscular.

    Share →

    85 Responses to Aprenda a calcular em casa sua porcentagem de gordura corporal SEM adipômetro

    1. [...] Perceba que você precisa saber sua massa magra. Para isso, como já dito, faça uma avaliação paga em nutricionista, academia, etc. ou faça você mesmo lendo os artigos Aprenda como medir sua porcentagem de gordura corporal e Aprenda a calcular em casa sua porcentagem de gordura corporal SEM adipômetro. [...]

    2. nilton disse:

      boa tarde amigo estava lendo seu artigo e adorei ele muito bom mesmo gostaria de sabe se tinha como vc manda para mim a tabela para que eu possa fazer o meu próprio calculo pois tenho um adipometro mas não sei usa poderia me ajuda

    3. Thiago disse:

      Olá Rodrigo, muito obrigado pelo artigo, está me sendo bem util.

      Eu só fiquei com uma duvida sobre a medição da circunferencia da cintura. O valor dela irá ser diferente se eu relaxar ou contrair os musculos. Qual maneira seria a correta?

      Obrigado

      • Rodrigo disse:

        Oi Thiago,

        A medição deve ser feita normalmente, sem contrair e sem expandir. Apenas relaxado normal.

        Abraço!

    4. GABRIELA GERALDO disse:

      MASSA

    5. Felipe Rafael Calil Carvalho disse:

      Bom dia,

      Cara meus parabens, ótimo site, adorei o texto, é facil de ler e entender. Mito obrigado pela ajuda!!!

      Grande Abraço

      • Rodrigo disse:

        Maravilha Felipe! Obrigado por ter postado seu comentario, agradeco mesmo e fico contente que esteja atingindo meu objetivo!

        Abracao!

    6. Geraldo disse:

      Cara seu blog é MUITO bem feito, bem explicado, calculadoras, enfim, a faca e o queijo, qualquer preguiçoso usufrui dele, ja vou divulgar para amigos.
      ps: vc teria como mostrar a fonte desse método? um site que mostre que realmente utiliza-se esse método, ou a forma como vc aprendeu? só pra dar mais credibilidade

      • Rodrigo disse:

        Oi Geraldo,

        Por “método” você se refere ao método de calcular a % de gordura sem adipometro ou o “método” geral que eu falo no site?

        Bom, em ambos os casos eu aprendi pesquisando literaturas estrangeiras confiáveis. Nos meus artigos eu sempre mostro as referências principais dos assuntos, onde geralmente me baseio. Tudo que eu coloco no site é resultado de estudo de material estrangeiro. O que eu faço é entender bem, digerir o material e escrever em portugues da forma mais clara e fácil que eu consigo!

        Abraço!

    7. Tadeu disse:

      Maravilha. Parabéns!

    8. Rodrigo disse:

      Daí xará! Tudo certo?
      Parabéns pelo artigo, sou razoavelmente gordo e ele me ajudou muito.
      Porém, tenho sérias dúvidas quanto ao método de determinação de gordura, por imersão em água. Sou engenheiro e conheço consideravelmente os efeitos de empuxo em objetos submersos em água. Duvido muito da precisão deste método, visto que, uma pedra imersa em água, também tem seu peso reduzido em comparação, a mesma estar fora da água. E que eu saiba, as pedras não possuem gordura. No mais, show de bola! Abraço!

      • Rodrigo disse:

        Fala Rodrigo,

        Bem observado! Eu nunca vi pessoalmente como funciona o método, por que é algo longe de ser prático e caro também. Mas eu suponho que eles levem em consideração tudo isso pra fazer a medida, afinal, existe uma diferença entre a gordura (que irá boiar) e o resto (que diminui o peso)…
        Mas outros métodos sao muito mais práticos, tanto que nem vale a pena dar atenção a este heheh

        Abraco!

    9. Jessyca Bogusz disse:

      Olá Rodrigo,

      Interessante seu artigo, mas tenho algumas considerações a fazer:

      Em relação a parte onde você cita o peso e altura para estimar a porcentagem de gordura “[...] Eles levam em consideração apenas seu peso e sua altura e, com base nisso, estimam uma porcentagem de gordura corporal, [...]” Bom isso que você citou também é conhecido com IMC e não é utilizado para saber a porcentagem de gordura e sim para saber se o peso está adequado com a estatura do individuo, podendo assim, classificar se há baixo peso, eutrofia (peso adequado), sobre peso, obesidade grau I, obesidade grau II, obesidade grau III e obesidade morbida.

      Outra consideração, a melhor avaliação fisica é feita pelo nutricionista e alguns educadores fisicos, portanto antes de começar a cálcular peso ideal, porcentagem de gordura, massa magra e massa gorda devemos entender o estado fisico do individuo, saber sobre seu cotidiano e se não há histórico de doeças, realizando uma consulta com especialista para que o mesmo realize uma anamnese completa.

      Tendo dito, aconselho aos que pretendem começar a pratica de atividades fisicas procurar primeiramente um médico, um nutricionista.

      Espero que não se aborreça com as coisas que escrevi, mas é que sou Nutricionista e é meu dever orientar.

      Obrigada.

      • Rodrigo disse:

        Oi Jessyca!

        Eu assino embaixo de tudo que você disse!
        Concordo também que é complicado escrever sobre saúde por que tudo depende e tudo é muito amplo, certo? Por se tratar de serem humanos, temos muitas variações, peculiaridades, etc.

        Obrigado por ter colaborado com este ótimo comentário e espero que continue participando, sempre irá agregar!
        Rodrigo

    10. Matthaeus disse:

      IMC não é algo bom para se acompanhar em emagrecimento mas é importante para aqueles magros que estão abaixo do peso ideal para altura.

    11. Amanda disse:

      Oi,boa noite

      Busquei e achei algo sincero no meio de um monte de balelasss….Bom eu quero dizer que adorei o site voocê esta fazendo um ótimo trabalho…Obrigado pela verdade nua e crua…Valeu até outro dia.

      Abração!

    12. kika disse:

      Pelos cálculos de medidas meu peso magro seria de 43kg e meu peso gordo 30kg. Mas o que isso significa EXATAMENTE??? Eu deveria pesar por volta de 43kg?? Aguardo resposta. : )

      • Rodrigo disse:

        Nao nao… Seguinte, veja o artigo sobre calcular seu peso ideal, na página de artigos do site.

        Vc vai ver certinho como fazer uso disso e saber seu peso ideal da melhor forma possivel! :)

        Abraco

    13. MAYLON RICHARD disse:

      OLÁ GOSTARIA DE DEIXAR AQUI OS MEUS PARABÉNS POR ESSE SITE MUITO INTERESSANTE. VOU DIVUGAR PARA MEUS AMIGOS.

    14. Paloma matins oliveira disse:

      Adorei!!! acesso tds os dias

    15. Patrícia Alvarenga disse:

      Muito bom o texto!
      So fiquei um pouco confusa com uma coisa, todo mundo que eu conheço me chama de magrela, kkkkkk
      e quando eu fiz as contas, meu % de gordura deu 26%! achei bastante estranho…
      será que eu fiz algo errado (se vc puder conferir pra mim):
      Altura: 170 cm
      Cintura: 73 cm
      Pescoço: 33 cm
      Quadril: 97 cm

      Obrigada!

      • Rodrigo disse:

        Oi Patricia,

        É 26% parece estar meio acima mesmo. Não tem como eu saber olhando suas medidas assim. Voce precisa se certificar de ter medido nos locais corretos. Vale remedir e dar uma revisada nas posicoes corretas :)

        Abracao,
        Rodrigo

    16. Patrícia Alvarenga disse:

      Beleza! Mas já conferi, e é isso mesmo! Vou ver se consigo um adipômetro! Olha só uma foto minha, pra vc ver que não tem lógica ter dado 26%:
      http://www.facebook.com/photo.php?fbid=1346715526290&set=a.1273219808943.38746.1783376384&type=3&theater
      Abraço!

    17. José Carlos Leal disse:

      Como faço para conseguir uma tabela para que eu poça calcular a porcentagem gordura.
      Abraço
      Carlinho Leal

    18. José Carlos Leal disse:

      Como faço conseguir uma tabela paranque eu poça calcular a porcentagem de gordura usando o adipometro.
      Abraço
      Carlinho Leal.

    19. Wilmara disse:

      Não consegui calcular minha % de gordura, poderia faze-la pra mim.
      altura 1,55
      cintura 80
      quadril 1,02
      pescoço 34

      desde já agradeço…

      • Rodrigo disse:

        Oi Wilmara,

        Poderia tentar denovo por favor? A calculadora esta funcionando normalmente! Lembre-se que as medidas sao em centimetros!

        Abracao,
        Rodrigo

    20. Giovanni R.M. de Carvalho disse:

      Quais são as medidas de circunferências melhores nas mulheres e também as dobras cutâneas melhores para uma boa avaliação física. E no caso de saber o percentual de gordura quais métodos devo usar? Gostaria de saber tudo sobre avaliação de imc e percentual de gordura e se possível tiver algum vídeo demonstrativo seria d ótimo proveito acredito que muitos irão aprovar abraços!!

    21. Matheus disse:

      Cara, esse método ae de calcular a gordura corporal segundo a marinha americana é realmente eficaz ?

    22. Matheus.R disse:

      oi Rodrigo intao eu tenho algumas duvidas em relaçao as minhas medias pois acho muito esquesito pois tenho 93 de cintura e acho que o normal serial abaixar as medidas no quadril porem meu quadril tem 100cm… isso eh normal tenho chances de definiçao muscular…??

    23. Igor disse:

      Olá Rodrigo td bem?

      Estou ajudando a minha irmã a ganhar massa muscular com as dicas aki do site. Nós sempre faziamos avaliação fisica na academia em que treinavamos, hoje mudamos de academia e estamos usando o método “sem adipômetro”. A minha dúvida é que a variação foi muito grande:

      Avaliação da acadêmia: 27% de gordura (Novembro 2011)
      Método sem adipômetro: 17% de gordura (Fevereiro 2012)

      Acho muito pouco provável nesse curto espaço de tempo ela ter perdido 10% de gordura, ainda mais fazendo dieta para hipertrofia.

      Dá uma luz ai Rodrigo hahaha. Suas dicas tem me ajudado muito, seu site é 1000!
      Parabéns

      • Rodrigo disse:

        Fala Igor,

        A dica sempre eh: nao importa qual metodo use contanto que use SEMPRE o mesmo para comparar sua evolucao! Isso que eh importante!

        A precisao da medida de % de gordura corporal varia MUITO na pessoa, na tecnica, no processo, etc. Por isso, atenha-se a um metodo e compare as mudancas sempre com o mesmo.
        Voce pode comecar isso agora com a nova academia.

        Abraco,
        Rodrigo

    24. Rafael disse:

      Oi, gostei muito do artigo, porém fiquei meio desconfiado do resultado do percentual de gordura sem adipômetro, pois fiquei com 5% de gordura corporal, e acredito q seja preocupante um valor tão baixo, e a julgar pelo meu fisico não tenho a definição q pessoas com nivel de competição de 5% de gordura têm.
      Gostaria de saber se há margem de erro pra esse cálculo e se há muita diferença entre os resultados com adipômetro e sem adipômetro.
      Abraço

      • Rodrigo disse:

        Oi Rafael, como dito no artigo, sem duvida tem margem de erro. Eh um resultado aproximado que pode ser mais preciso pra umas pessoas e menos pra outras :)

    25. catia disse:

      olá Rodrigo tudo bem? adorei o teu artigo mas tenho uma duvida, depois que calcular a mm e mg, como faço para saber quanto preciso perder de mg, para ter a minha mm ideal?

    26. regina disse:

      é MEÇA e não MESSA ( sua altura)

    27. FELICIA disse:

      Pelos meus cálculos, baseado nesse post, estou com 47kg de massa magra.

      E na academia hoje de manha o meu professor, usando uma balança digital, calculou exatamente o mesmo valor :)

    28. DodoBencs disse:

      Rodrigo, esse é meu primeiro contato com seu blog…achei show! Já salvei! Mas tive uma duvida, na hora de medir o pescoço, e acho que diferenças das medidas vão sempre existir…depende do ponto da medição. Percebi que quando medi 47cm meu percentual de gordural ficou maior do que quando medi 50cm, como pode isso ? diminuir a medida da circunferência do pescoço e aumentar o % de gordura? minhas medidas: ALT 1,82 CM; CINTURA 106 CM E PESCOÇO 47 – acho que fiz certo. [ ] ´s

      • Rodrigo disse:

        A formula leva em consideracao as mudancas e como elas se interligam. Portanto, isso sim pode acontecer!

        Abracao,
        Rodrigo

    29. DodoBencs disse:

      ah esqueci o peso 114 kgs

    30. junior disse:

      Olá rodrigo eu faço academia já há um ano e meu objetivo era perca de peso , fazia 50 minutos de ergometria e mais musculação consegui perder 22 quilos mas agora estou com muita dificuldade para continuar com a musculação ,parei de fazer ergometria e agora so musculação o problema e que os meus batimentos aceleram muito rapido e me sinto muito cansado voçê acha que eu possa ter perdido um pouco de massa magra…

      • Rodrigo disse:

        Pode acontecer, porem, talvez tudo que voce precise seja de um tempo de descanso. Se voce esta se sentindo muito cansado durante as sessoes, mais do que o normal, sugiro que voce tire umas ferias de 1 ou 2 semanas da academia, sem dor na consciencia. Isso eh NECESSARIO caso voce venha treinando sem parar a muito tempo.

        Abracao,
        Rodrigo

    31. Jean disse:

      Olá. Primeiramente parabéns pelo trabalho desenvolvido aqui, realmente é de extrema ajuda!
      Eu tenho 17 anos, meço 1,79 m e peso cerca de 86 quilos. Baseado no IMC (que é deveras inconclusivo, como você mesmo disse), eu deveria pesar cerca de 73 quilos, se não me engano. Acontece que eu tenho os quadris largos (112 centímetros se não me engano), e por isto tenho a bunda grande, com muita gordura concentrada. Minha dúvida é se, no meu caso, seria melhor utilizar a fórmula feminina (que leva em consideração a medida do quadril) para obter o resultado da massa magra/gorda. Obrigado!

      • Rodrigo disse:

        Nao Jean,

        A ideia eh que a formula leve estas coisas em consideracao. Acho melhor voce utilizar normalmente a formula para homens. Mas nao bote tanto foco no peso ideal em si exato. Estipule uma meta e comece a caminhar em direcao a ela. Ai no final, voce ajusta, caso necessario :)

        Abracao,
        Rodrigo

    32. Paulo Ricardo disse:

      Show de bola seu trabalho. Excelente Site.
      -
      Eu frequento academia já faz um certo tempo e faço medidas no meu corpo com uma grande frequência, para saber como está o meu desenvolvimento físico.
      A Equação de % de Gordura Corpórea desenvolvida pela marinha americana (Departamento de Defesa Americano) que vc implementou em sua calculadora neste Site, despertou-me muita curiosidade a respeito de tal. Eu pesquisei pra saber mais a repeito dessa formula e não encontrei fontes relacionadas a ela. (Mas como vc mesmo disse, E EU CONCORDO, não importa “MUITO” a Formula usada e SIM a comparação dos dados utilizando SEMPRE a mesma equação, para que não sofra variações nas comparações dos resultados).
      -
      Eu implemente essa equação em um programa básico que fiz, que fornece de uma vez só a %GC, o Peso-Magro e o Peso-Gordo, para que eu possa carrega-la sempre em meu PC e ainda montei uma planilha no Excel que me dá a média da %GC de sete em sete dias, pois faço medições todas as noites rsrsrsrr. “Acho que sou meio fissurado com isso” rsrs.
      Eu ia te pedir uma fonte de pesquisa relacionada a essa Fórmula, mas acho que não será preciso. :D
      -
      E por fim…
      Obrigado pelos artigos INTERESSANTES que vc posta (A dos Ovos, ovos, ovos! 15 verdades por tras dos mitos! + Video é show.)
      Valeuuuuuuuuuuuuuuuu.

    33. Tiago disse:

      Alguém traduz isso aqui pra mim: % de gordura = 495/(1.0324-.19077(log(cintura-pescoço))+.15456(log(altura)))-450 (logaritmos em base 10)
      ???????????????????????

    34. Fla disse:

      meu o que é isso??? 1.0324-.19077 => é 1,0324 – 0,19077 ou 1,0324 – 19077 pq da dando errado a conta

    35. Francisco disse:

      Boa tarde Rodrigo.

      O seu site chegou a Portugal, e já o divulguei pelos meus contactos
      Adorei este seu artigo, mas estou com problemas em efectuar “manualmente os cálculos. Já usei a calculadora, mas nem sempre temos a tecnologia à mão. Pelo que agradecia o favor de me explicares esta fórmula.
      Pelo que entendo o valor 1.0324 é fixo ao qual deveremos subtrair o valor 0.19077 ( ou será 19077?): Será o valor 0.19077 o resultado da subtração do valor do pescoço ao da cintura? o que significa logaritimos em base 10? Pois as medidas em centimetros, na calculadora, são inseridas com 3 digitos!

      Bem, agradecia bastante de me pudesses ajudar.

      Abraço, Francisco

    36. Thiago Rial disse:

      Olá Rodrigo!
      poderia me dar uma força? estou elaborando uma tabela no excel baseado nas suas calculadoras, mas estou tendo dificuldades para conseguir botar a fórmula correta para cálculo do % de gordura sem adipômetro

      % de gordura = 495/(1.0324-.19077(log(cintura-pescoço))+.15456(log(altura)))-450 (logaritmos em base 10)

      já tentei fazer de diversas formas mas sempre dá erro na função. Você saberia me dizer como ficaria a fórmula no excel? Obrigado!

      • Rodrigo disse:

        heheh infelizmente nao Thiago. Este eh um problema realmente que nao eh muito divertido. Nao foi divertido pra mim enquanto programando as calculadoras e tenho certeza que nao esta sendo divertido pra vc agora no excel eheheh

        Fico te devendo uma força geek ehehe

    37. Joice disse:

      Oie, estou bem preocupada com a minha porcentagem,
      82kg 38,54kg de gordura e 43,46kg de massa magra,
      já fiquei magrinha, 58kg e IMC 21,29
      47% de massa gorda, ou seja eu sou metade gordura?
      agora vou ter que ficar com 48kg pra ficar em forma??? 17 de IMC!!!
      SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    38. Marcelo disse:

      Olá.
      Estou certo que para emagrecer é preciso muita força de vontade, mas a fatores que te motivam a prosseguir. Este é um site que motiva as pessoas a seguirem nessa batalha constante, e eu sou uma dessas pessoas.
      Estou muito feliz pq agora sinto que vou realizar meus objetivos quanto a isso.

      Obrigado e PARABÉNS Rodrigo!

    39. andressa disse:

      Olá, Rodrigo venho aqui parabeniza-lo pelo trabalho e apenas pedir que concerte um pequeno detalhe no exemplo exposto em seu artigo de como calcular a gordura sem adipometro, PesoTotal – PesoGordo (exemplo: 90kg – 27 = 73kg, o correto seria PesoTotal – PesoGordo (exemplo: 90kg – 27 = 63kg). Adorei sua pagina, sou um tanto quanto detalhista então….

      • Geosh disse:

        Olá Andressa! já coloquei na to-do list do Rodrigo! Que olhos atentos! muito obrigado, sempre que achar algum detalhe assim nos avise, sua ajuda é muito bem vinda =)

    40. Rodrigo disse:

      Calculei aqui e não consegui resultado, e fui até a calculadora que você criou e o resultado é negativo, diz que estou com -4% de gordura, oque estou fazendo de errado?

    41. Filipe disse:

      Gostei muito do artigo, só tenho minhas dúvidas quanto a este método de medida. Cada pessoa acumula gordura de maneira e em locais diferentes. Eu, por exemplo, tenho uma grande tendência de acumular gordura nas costas. Fui semana passada e fiz as medidas com um Educador físico através de um adipômetro (outro método com muitos erros) e deu 25 % de gordura. Pelo método aqui descrito deu 16 % e essa diferença se deve basicamente à minha característica de acúmulo de gordura. Acredito que só funcione bem essa fórmula para pessoas que tendem a acumular no abdome, mas de qualquer forma é válida, visto que a maioria dos métodos têm seus erros. Particularmente, o método mais confiável é por impedância, mas infelizmente, quase nenhuma academia tem.

      • Geosh disse:

        Olá Filipe! Existem uns outros artigos no site detalhando métodos de medição com adipômetro! Realmente Medir sua gordura corporal é importante, mas não se atenha demais a isso. Eu, por exemplo, uso como referencia basicamente o espelho (às vezes dois, hehe). Com o passar do tempo e do seu investimento no seu know-how e no seu corpo, você começa a ver, literalmente, os resultados! Eu também adquiri a mania de apertar as dobrinhas onde eu guardo gordura, hoje em dia já me calibrei o bastante pra te dizer com um beliscão se ganhei ou perdi gordura!

    42. Filipe disse:

      Rodrigo,

      só para esclarecer e atendendo à observação do outro Rodrigo acima. De fato o cálculo de massa magra por imersão não é tão simples como dito no artigo, mas é o mais correto. Sou meio curioso e fui desenvolvendo a fórmula para se chegar no resultado. É a seguinte:

      mg = {[V(dm-da) - mb]/(dm-dg)}*dg

      onde
      V = volume corporal (é o volume de água deslocado)
      dm= densidade do músculo (essa medida deve ser uma média conhecida)
      da= densidade da água
      mb= massa medida na balança submersa
      dg= densidade da gordura

      Acho que é isso (se não tiver cometido nenhum erro). Parece complicado mas é bem simples.

    43. Eduardo disse:

      Olá Parabens, gostei.

      Mas fiquei com uma dúvida em aplicar a formula:

      % de gordura = 495/(1.0324-.19077(log(cintura-pescoço))+.15456(log(altura)))-450

      Onde tem . antes do numero nao seria 0.? E esse numero é multiplicado pelo log?

    44. Sandra disse:

      Quando calculamos a taxa de gordura sem adipometro e temos um resultado por exemplo de 47,40%. E meu peso é 89,8. Para calcular o peso gordo devo efetuar qual dos dois cálculos:

      0,47 x 89,8
      ou
      0,4740 x 89,8

    45. Fernanda disse:

      Oi, Rodrigo e Geosh, venho há alguns meses lendo o Emagrecer de Vez e sempre tive uma dúvida em relação à medição de gordura ensinada de duas formas aqui no site: obtenho uma diferença bem grande entre o resultado com fita métrica e o resultado com adipômetro. Se a fita aponta 35% de massa gorda, com o adipômetro registro 22%. Obtive estes resultados na sessão das calculadoras. Estou começando a seguir um dos métodos propostos no livro do Emagrecer de Vez e não sei qual medida usar como referência. Obrigada!

      • Geosh disse:

        Realmente, Fernanda, é uma diferença significativa. você acumula muita gordura em uma parte específica do corpo? Eu acho que você pode ir usando as duas medidas como referencia, desde que elas diminuam, significa que estamos no caminho certo, né? Disponha!

    46. Ótima referência para quem quer ter um corpo saudável. Só temos que aprender a usar a ferramenta.

    47. Eduardo disse:

      Rodrigo, eu tenho uma balança em casa que mede o % de gordura. Porém, qndo eu messo pela balança apresenta 10.9% e usando o método da fita métrica (pescoço e barriga), dá 24%. Com certeza eu não tenho 10.9% BF. O que será que estou fazendo de errado? Abs

    48. Andressa disse:

      Oi, estou com uma dúvida na hora de tirar as medidas. A medida do quadril é na altura dos ossos do quadril ou é na altura dos glúteos? Porque se for na altura dos ossos eu estou com 29% de gord corporal mas se for na altura dos glúteos eu estou com 32% !!
      Tenho 1,63 m de altura, 57 kg…to precisando emagrecer, é óbvio, mas 32% de gordura é muito! Obrigada!

    49. Mateus disse:

      Boa tarde, parabéns pelo site, sempre que tenho tempo venho ler artigos nele e também me manter informado sobre meu desenvolvimento, iniciei há algum tempo( cerca de 4 meses) uma reeducação alimentar e mantive os treinos que já fazia, porém de forma mais intensa, com isso consegui perder 12 Kg em 3 meses, agora estou indo mais devagar pois estou quase alcançando o peso desejado, porém me surgiu uma duvida:
      Quando conheci o site já estava no processo de mudança, já tinha perdido 6Kg, estava pesando 76Kg, com 19% de gordura corporal, peso magro de 61,560kg e peso gordo de 14,44kg, agora voltei a refazer os cálculos, estou com 70Kg, taxa de gordura corporal em 15%, porém meu peso magro está em 59,5Kg e o peso gordo em 10,5Kg, considerando seus comentários o ideal é não perder peso magro, correto?
      Ou esta perda de cerca de 2kg de peso magro é proporcional aos quase 4kg de perda de peso gordo?
      Caso não seja o correto, quais as principais medidas devo tomar para não perder mais peso magro?

      Informações adicionais: Comecei o processo de mudança pesando 82Kg, tenho 1,78cm de altura, nos 2 primeiros meses além da alimentação fiz bastante exercício aeróbico (corrida), descansando em média 1 dia por semana, depois fiquei 1 mês cuidando somente da alimentação e parei com os exercícios (fiz cirurgia de desvio de septo e, por recomendação médica fiquei 1 mês afastado dos treinos), passado 1 mês retomei gradativamente os treinos aeróbicos e iniciei na musculação, assim reduzi o processo de perca de peso mas percebi ganho de massa muscular, agora terei que ficar mais 1 mês sem praticar atividade física devido a outra cirurgia, porém nenhuma delas tem relação com os treinos ou alimentação, mas sim questões que eu já estava para resolver, como fiz com o desvio de septo.

      Agradeço a atenção desde já, abraço!

      • Geosh disse:

        Mateus, Vai de como você se sente bem. Eu por exemplo me sinto bem com 84kg e 12% de gordura mais do que com 78 e os 12% equivalentes. Acho que é a melhor maneira de você se programar.
        Abraços!

    50. Fernanda disse:

      Olá bom dia, estou usando a calculadora e também implementei a fórmula no Excel. O problema é que o resultado esta dando negativo! O que isso significa?

    51. ROBERVAL RODRIGUES disse:

      GOSTARIA QUE VOCÊS ENSINA-SE AS COISAS CERTAS, POIS ATÉ UM ANALFABETO SABE QUE NO CALCULO ACIMA ENTRE 90-27 = 63 E VOCÊS COLOCAM 73, BOM NÃO SEI SE É PROBLEMA DE DIGITAÇÃO OU DE VISÃO.
      OBRIGADA BOA NOITE.

    52. Daniele Lyrio disse:

      Gente, comecei a seguir o MT há 4 semanas e a fazer o treino intervalado (2 vezes na semana), caminhada (2 vezes na semana) e um dia de exercícios com peso (corpo todo). Mesmo sem abolir de vez iogurtes adoçados e leite (apenas reduzi e intercalo com os sem açúcar, pelo menos, por enquanto), perdi quase 1 kg (sou magra – altura: 1,67 m e 58,1 agora, mas tenho um pouco de gordura acumulada no abdome) e reduzi minha porcentagem de gordura de 30,86% para 29,39%! Além disso, passei de 18,18 Kg de peso gordo para 17,07 Kg e de 40,72 Kg de peso magro para 41,02 Kg!!!! Sei que parece pouco, mas, como sou magra, já percebo uma certa diferença no espelho! Além disso, estou adorando o cardápio low carb! Parabéns pelo site!

    53. Paulo disse:

      Olá, Rodrigo e Geosh

      Já sigo o site faz alguns meses, mas só há uma semana decidi aliar os conhecimentos que aprendi aqui com os da queima de 48h do Vinícius Possebon. A questão da alimentação eu já venho me adaptando há mais tempo, e de fato pude perceber que faz diferença no nosso desempenho, disposição e até na regularização do peso. Então, há uma semana decidi criar a minha própria tabela de controle no excel, contudo não estou conseguindo obter um valor coerente de porcentagem de gordura no corpo através da fórmula que você forneceu. Há algo mais nessa fórmula que eu deveria saber? Você poderia me ensinar como colocá-la adequadamente no excel para que funcione?

      Obrigado e parabéns pelo trabalho!

    54. Adriana disse:

      Adorei o seu artigo! Parabéns!
      Fiz o calculo da minha % de gordura, e deu um valor estranho. Você poderia faze-la pra mim.
      altura 1,62
      cintura 59
      quadril 78
      pescoço 34

      desde já agradeço…

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Subscribe to our mailing list

    * indicates required Nome * E-mail Principal *