“Eu Enganei Milhões Dizendo Que Chocolate Emagrece”, Aqui Está Como:

chocolate-emagrece
Balela, balela, balela!

Você tem idéia de quanto você é enganado diariamente pela mídia e interesses inescrupulosos?

E se alguém viesse e te dissesse que 80% do que você acredita ser bom pra você é na verdade, pura balela?

“Ah, mas eu li isso nessa revista conhecida”, “Ah, mas eu vi isso na TV”, “Eu li no jornal”, etc…

E se estes canais de mídia fossem na verdade perpetuadores incessantes de mentiras e balelas?

Em quem devemos confiar? É a nossa saúde que está em jogo!

Tá brincando? Em quem e no que devemos acreditar?

Este é o cenário em que vivemos e abaixo está apenas um exemplo de como mentiras são fabricadas, espalhadas e tratadas como verdades absolutas e os bobões da história somos eu e você:

“Eu enganei milhões de pessoas dizendo que chocolate emagrece”

Diz John Bohannon, jornalista.

John recentemente fez um experimento um tanto assustador.

A missão dele era a de fabricar alguma balela nutricional e fazer com que ela fosse disseminada como verdade pela mídia mundial.

O propósito disso, segundo ele, era provar o quão fácil é se fabricar “verdades”, tudo como parte de um documentário que estava sendo gravado na Alemanha.

O que aconteceu é que ele sucedeu na missão.

Depois de elaborar um estudo cheio de buracos e massagear os dados com um amigo estatístico, tudo de propósito, a balela foi criada: “Chocolate ajuda a emagrecer!”, diz John Bohannon, diretor do Institute of Health and Diet.

Isso foi espalhado pelo mundo em muitos dos maiores canais de mídia, inclusive no jornal Bild, o maior da Europa.

Neste artigo em inglês, John conta como fez todo o processo.

Em suma foi assim:

Pra começar, John não é médico, mas sim um jornalista.

O tal Institute of Health and Diet, do qual ele é “diretor”, é simplesmente um site que ele criou um mês antes.

O tal estudo que ele criou foi baseado em apenas 15 pessoas.

Ele dividiu as 15 pessoas em 3 grupos (1: dieta baixo carboidrato, 2: baixo carboidrato + chocolate, 3: sem mudanças).

Ou seja, míseras 5 pessoas seguindo cada dieta por 3 semanas.

Eles mediram 18 coisas ao longo do estudo, colesterol, peso, pressão sanguínea, etc.

Segundo ele, quanto mais coisas são medidas, maiores as chances de se ter sorte de se conseguir alguma associação positiva.

Mesmo sabendo que o estudo era totalmente furado, ele disse que eles tinham 60% de chance no mínimo de encontrar alguma associação estatística no final que fosse positiva em favor do chocolate, mesmo que isso não significasse absolutamente nada.

OBS: Os maiores jornais de saúde do mundo não aceitariam um estudo feito com menos de 30 pessoas e fariam normalmente um rigoroso processo de “peer review” antes de publicar um estudo. Porém, a maioria dos jornais têm mais interesse no dinheiro do que na qualidade do que publicam.

No final do estudo, John passou os dados pro seu amigo que trabalha com estatística e depois de massagear os dados, boom! A balela foi criada.

Depois de mandar o estudo furado pra uma lista de jornais de saúde “interesseiros”, ele pagou 600 euros e foi publicado rapidamente no International Archives of Medicine. Pronto, agora ele tinha um estudo furado publicado em um jornal de saúde.

Depois, falando com mais amigos de relações públicas, jogaram os resultados falsos pra mídia e pronto, começaram a brotar publicações mundo a fora espalhando que “Chocolate ajuda a emagrecer”.

Moral da história: John provou o seu ponto como queria:

É assustadoramente fácil de se fabricar balelas nutricionais e espalhá-las pelo mundo como se fossem verdades.

Depois de atingir o objetivo, John conta em detalhes neste artigo (inglês) como ele fez todo o processo.

E Agora? Pra Onde Correr? Em Quem Acreditar?

Tudo isso é muito assustador, não é mesmo?

Se algo assim pode acontecer em questão de poucas semanas, imagine quanta mentira, quanta balela não está sendo divulgada neste exato momento na mídia mundial, na mídia brasileira, a todo momento, a toda hora.

Imagine quanta balela você já aceitou como verdade por ter visto em revistas, na TV, em jornais, etc.

Imagine quanto mal você já deve ter feito a você mesmo ao longo da vida por ter aplicado estas balelas?

Isso ao meu ver é CRIME e quando tratamos de balelas sobre nutrição, dieta e saúde, isso é muito mais sério.

Venho batendo nessa tecla já ha muito tempo e se você segue aqui o Emagrecer De Vez ha um tempo, sabe bem disso.

As verdades de fato mal conseguem lugar na mídia. É difícil de se nadar contra uma forte correnteza de balelas, interesses políticos e financeiros.

A verdade é uma só, por mais amarga que seja:

Não confie em ninguém de olhos fechados, principalmente na área de saúde.

Livro eletronico Emagrecer De VezNinguém mais do que você mesmo é responsável por se certificar de o que você aceita como verdade, merece de fato ser aceito como tal.

Faça suas próprias pesquisas, verifique fontes e referências, critique, seja cético! Duvide antes de acreditar.

Não deveria ser assim, porém, este é o mundo onde vivemos e esta é a lei da sobrevivência.

Espero que este artigo possa ter aberto seus olhos um pouco mais sobre o que acontece nesse mundo da nutrição e evidenciado que sua saúde está em risco se você acreditar em tudo que é dito pela mídia e governos.

Por favor, passe este artigo adiante, publique no seu facebook, encaminhe por email, divulgue e ajude a espalhar essa mensagem!

Um grande abraço,

Rodrigo

OBS: A minha tentativa de derrubar as balelas do mundo e mostrar as verdades científicas que realmente são comprovadas para emagrecimento saudável estão reunidas no bestseller “Método Emagrecer De Vez”. Clique aqui para ver mais…

  • Celia

    Agora sim estou aprendendo o que e’ comer bem e da forma correta, chega de balelas…Obrigado Rodrigo Polesso.

    • Rodrigo

      É sempre um enorme prazer poder ajudar Celia 🙂

      • francisco carlos dos santos

        por favor me responda farelo de aveia sem glutem pode ser usada, é q ey vi uma receita de pão sem farinha da lucilia diniz e vai esse farelo é curiosidade desde ja obrigado

  • Edit

    Rodrigo parabens pelo seu trabalho recentemente comprei o livro de receitas estou adorando obrigado por nos ajudar abração

    • Rodrigo

      Muito obrigado pelo comentário!

  • Bom dia Rodrigo…. essas informações são tão importantes, pois somos enganados o tempo todo com essas balelas. E vc sempre correndo atrás das verdades para nos ajudar. Eu também adquirir o seu livro lir e relir rsrs e optei em seguir o método MR , completei o meu primeiro mês no dia 28 e consegui emagrecer 5.700kg, é apenas um pouquinho do que tenho que emagrecer, mais estou super feliz com o resultado. Futuramente mandarei fotos do antes e depois rsrs… Vou contar com vc sempre nesta caminhada tá? Rsrs…. Obrigado e grande abraço.

    • Rodrigo

      Wow, 5.7kg em um mês é um ótimo resultado! Siga em frente Edilene, você está no caminho certo!

  • Marcia Rodrigues Gonçalves

    Estou gostando do método emagrecer de vez,so não consigo abrir os vídeos das 50 receitas emagrecedoras

  • adelson bacelar

    Perfeito ROdrigo e por essas e por outras que estou super feliz com o metodo emagrecer de vez.Voce esta mudando toda uma geraçao que quer informaçao e conhecimento.E com isso eu rejuvenesci e emagreci.

  • Ruydglan da mota Ferreira

    Rodrigo faço pra comprar o livro emagrecer de vez, pois tem muitos sites piratas.

  • Evanita

    E muito serio mais infelismente não podemos fazer nada,e o pior e que por mais que sabemos o que fazer com a sua orientação temos que nos sugeitar comer errado pois o Brasil esta passando por uma forte crise financeira e estou incluída nesta crise.

  • Neusa Machado

    Leio com interêsse os seus e-mails. Noto nêles repetido à exaustão a expressão “balelas” sugiro variar para “boatos mentiras” e outros sinônimos. Entenda como colaboração e desculpe-me. Neusa. Belo Horizonte mg.

  • Judithe Fasolin Zanatta

    É Rodrigo! Se isto acontecesse apenas na área da saúde (que é muito sério, pois é o bem maior que temos), imagine em todas as outras áreas! Obrigada pelo teu esclarecimento. É muito bom a gente conhecer a verdade sobre o que comemos ou usamos. Tu fazes um excelente trabalho educativo com sua dicas diárias e publicações.
    Continue assim, informando, ensinando e esclarecendo. C.G. Jung tem razão quando diz: “a ignorância é a maior cegueira que domina o mundo”. Como saberemos o que é certo senão há quem nos mostre? Obrigada e felicidades, Judithe

    • Rodrigo

      Obrigado pelas sábias palavras e pelo carinho Judithe. =)

  • Rodrigo comprei o livro a um ano e alguns meses mesmo com a senha não consigo ter o acesso ao clube do emagrecer de vez.

  • Como sempre nos dando o que há de melhor em conhecimento sobre, as mentirar alimentícias criadas pelas mídia que não dão a mínima pela saúde pública e sim pelo rio dinheiro que ele ganham constantemente inventando algo diferente pra nos enganar, comprometendo cada vez mais a vida das pessoas às doenças. Obrigado Rodrigo sucesso sempre!

  • Obrigado Rodrigo por sempre nos alertar das mentiras da industria alimentícia que só visam o dinheiro e mais nada. A saúde do povo esta a deriva e pessoas como você fazem uma grande diferença para aqueles que buscam ter uma saúde melhor. Abraços e muito sucesso!

  • lidia

    Oi Rodrigo.
    Já falei com voce antes mas nao sei o que aconteceu, perdi os emails da nossa conversa, aí nem sei se me respondeu ou se não.
    Para relembrar a minha história é a seguinte:
    No dia 28 de Abril comecei a minha reeducaçao alimentar. Almoço e jantar sao sempre de carne, peixe ou ovos com salada ou legumes. O pequeno almoço tem sido ovos com bacon ou batido de fruta e legumes. Os lanches sao frutas, frutos secos ou sucos verdes. De sobremesa ás vezes como gelatina adoçada com stevia. Fora isso só bebo água. Não como arroz, massa, batata, pão, leite, doces ou frituras. Como em poucas quantidades. Acho que estou fazendo tudo certo, apesar de nao fazer exercicio… Ainda assim continuo engordando. Desde o inicio da dieta em vez de perder peso engordei 2kg.
    O que acha que está dando errado?
    Obrigada e desculpe se estou sendo uma grande chata, mas nao sei mais a quem recorrer.

    Lidia

    • Aderbal

      Deve ser essas frutas, frutos secos e sucos verde que estão mantendo sua glicemia alta.

  • jo

    quem nao obtem resultados positivos com o emagrecer de vez, ´certamente nao segue. as dicas do Rodrigo, pq eu emagreci dez quilos em 3 meses e a partir dai passei a ter mais saude e continuo mantendo o peso ideal. obg Rodrigo vc esta de parabens com seu trabalho.

    • Rodrigo

      Muito, muito obrigado e parabéns pelos seus resultados Jo =)

  • paula

    Rodrigo
    Comprei o livro e só não emagrece quem não quer agora. Muito obrigada pela saúde recuperada, pela autoestima, confiança, e por estar sempre ao nosso lado, dando dicas, abrindo nossos olhos a cada dia. Que Deus te abençoe, te de saúde e sucesso sempre beijos agradecidos

  • O que vcs acham do tal de Gojiberry? Será mais uma balela? Vcs poderiam fazer uma matéria sobre ele

    • Alexander, vejo sempre que as pessoas pegam um alimento que é muito bom ou que não engorda e o transformam na solução para emagrecer. No geral um alimento sozinho nao muda nada. Grande abraço!

  • Olá Rodrigo…

    Muito obrigado pelas informações, com isso se torna muito difícil saber em quem acreditar. Não da mais para acreditar se chocolate amargo ajuda ou não a emagrecer, você pode me esclarecer essa dúvida?

    • Rafael, eu penso sempre pelos ingredientes. Não no que ajuda a emagrecer, mas no que atrapalha/impede. Acredito que o chocolate amargo, com maior teor de cacau (75% ou mais)e menor teor de açúcar, não interfere no emagrecimento, também por que é bem difícil consumir em excesso.

  • Obrigado Rodrigo e Geosh sempre abrindo nossos olhos sobre as Balelas.
    Parabéns por mais esse Artigo revelador sobre o Chocolate.

  • sol vania

    Rodrigo, com sua ajuda e seu livro, emagreci 18 kilos em 60 dias, ja tem 1 ano e meio , estou mantendo esse peso… acredite, estou muito bem, e feliz… tenho 55 anos e todos sabem da dificuldade em perder peso… muito obrigada.. muita luz pra vc…

    • MAravilha, Sol! Depois mande seu depoimento e as fotos pra gente compartilhar com a familia emagrecer de vez lá no facebook =) PARABÉNS!

  • Isabela pinheiro

    Quero fazer a compra mas a janela me impede de colocar todos os dados
    O q faço?

    • Isabela, teste um outro navegador de internet ou outro computador, provavelmente é o navegador desatualizado! Abraços!