Óleos Vegetais x Manteiga! Quem Ganha?

oleos vegetaisBom dia!

Todos nós estamos já cansados de sermos bombardeados com a idéia de que os óleos vegetais, como, canola, soja, girassol, margarinas, etc, são melhores opções para nossa saúde do que fontes de gorduras saturadas e naturais como, por exemplo, a manteiga, óleo de coco (riquíssimo em gorduras saturadas), etc.

Claro, se você já acompanha aqui o Emagrecer De Vez, já é imune à grande parte destas balelas disseminadas, porém, não custa reforçar a idéia, certo?

Tudo Errado Começa Com Algo Errado

Por que será que em tão pouco tempo, nas últimas décadas, as prateleiras dos supermercados começaram a ficar lotadas de produtos como, margarinas e óleos vegetais, enquanto, produtos como, banha de porco e manteiga começaram a sair de moda?

Simples. Tudo começou com a falsa idéia de que os níveis de colesterol no sangue, de alguma forma, ditam as chances de ocorrência de problemas cardíacos.

Todo mundo começou a pensar: “Ah, produtos como manteiga, banha de porco e outras gorduras naturais elevam o colesterol no sangue, logo, causam problemas cardíacos! Temos que encontrar uma solução!”

Tirando proveito dessa onda, a indústria, como não é boba, começou a atender a demanda de mercado com produtos alternativos que abaixam o colesterol no sangue. Estes produtos, novamente, são os óleos vegetais e margarinas.

A pergunta que surge agora é: “hmmm… por que será que, mesmo com estas alterações em massa, as pessoas estão morrendo mais hoje de problemas cardíacos do que em qualquer outro momento da história?”

Você Tem Um Ômega?

Você já deve ter ouvido falar nas gorduras ômega-3 e ômega-6, não é verdade?

Ambas são importantes para o corpo, porém, o que muita gente não sabe é que o equilíbrio entre as duas é extremamente importante.

Ou seja, o mais saudável para o corpo é quando a quantidade de ômega-6 for mais ou menos equivalente à quantidade de ômega-3, ou seja, 1 pra 1. Esse seria o caso ideal e é isso que acontece, naturalmente, quando nos alimentamos de alimentos naturais e corretos.

Agora, o problema é que, com a ingestão destas aberrações criativas chamadas de óleos vegetais e margarinas, fazemos com que a quantidade de ômega-6 ingerida seja MUITO maior do que a quantidade de ômega-3. Isso causa um desequilíbrio total destas gorduras no corpo.

Prédio Contruído Em Bases Fracas, Desmorona!

Como disse antes, acreditar que os níveis de colesterol no sangue são sinais de futuros problemas cardíacos, é uma falácia. Não sou em quem diz isso, é a melhor e mais moderna ciência do mundo, obviamente!

Veja, colesterol é algo necessário para a saúde humana. O perigo não é o colesterol no sangue, mas, sim, o colesterol acumulado nas artérias! Agora, ao contrário da crença predominante, este colesterol nas artérias é promovido, não pelo consumo de gorduras, mas, sim, pelo consumo excessivo de… adivinha… CARBOIDRATOS densos e de rápida absorção (pães, massas, doces, etc, etc).

“Ah, então quer dizer que todo o esforço em se criar óleos vegetais e margarinas foi um tiro no pé?”, exatamente!

Colhendo Os Frutos Podres

“Óleos de milho e de girassol, os quais, são ricos em ômega-6, não são associados com efeitos benéficos para a saúde cardíaca, segundo evidências recentes.”, diz a matéria publicada este mês no Science Daily (1).

Focando no colesterol do sangue, nós estamos focando na coisa errada, à DÉCADAS!

Em um outro estudo publicado recentemente, separaram as pessoas em 2 grupos:

  • Grupo A: Substituiu as gorduras saturadas por outras fontes de gorduras como óleo de girassol e margarinas (desiquilíbrio de ômega-3 e ômega 6).
  • Grupo B: Continuou ingerindo gorduras naturais normalmente como manteiga, etc (equilíbrio de ômega-3 e ômega-6).

O grupo A teve uma baixa no colesterol do sangue de 8% a 13%, em comparação ao grupo B. Isso seria maravilhoso segundo o que dizem por aí sobre saúde.

Porém, as taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares aumentou significantemente no grupo A!

Os autores do estudo sugerem que fontes de gorduras que sejam ricas em ômega-6 e pobres em ômega-3, que causam um desiquilíbrio, sejam excluídas das prateleiras dos supermercados.

Já percebeu que nós ainda tendemos a achar que aberrações alimentícias, criadas pela nossa imensa criatividade humana, fazem mais bem ao nosso corpo do que os alimentos naturais que vêm nos acompanhando durante toda a evolução da humanidade?

Livro eletronico Emagrecer De VezNo livro eletrônico oficial aqui do Emagrecer De Vez, por exemplo, como você já deve saber, nós damos ouvidos ao que a melhor ciência do mundo fala e na perspectiva evolutiva do ser humano, nada de achismos, nada de invenções mirabolantes ou balelas soltas. Quando tratamos de emagrecimento saudável e permanente, precisamos focar no que comprovadamente faz sentido e funciona! Se você ainda não deu uma olhada no material, clique aqui agora.

Agora, me dê licença por que vou aproveitar minha manteiga, ovos e bacon!

Grande abraço,

Assinatura_pequena-menor

Referência principal:

Some “Healthy” Vegetable Oils May Actually Increase Risk of Heart Disease.

  • rogerio costa

    substituo a marcarina pela manteiga de leite?

    • Diego

      A unica coisa que diferencia a margarina do plástico é uma molécula, sem comentar as gorduras trans que são veneno pro seu corpo.

  • Daiane

    Rodrigo, óleo de cártamo em cápsulas pode ajudar ou atrapalhar o processo de emagrecimento? Claro, que aliando-o com o MR.
    Obrigada!

  • Denise

    Olá Rodrigo, essa manteiga que a gente encontra no mercado é boa?

  • Linnie Freitas

    Ah, isso eu já sabia, já tinha lido aqui no site mesmo.
    Mas o chato é quando come-se fora e não sabe-se que tipo de gordura usam na comida.

    Obrigada por mais um artigo. 😀

  • Patrícia

    Fica difícil ,saber o que comer, é melhor então comprar toucinho e tirar a banha como se fazia nossos avós?

    • Felipe

      Sim a banha de porco é benéfica a saúde. Nossos avós sempre estiveram certos !

  • paula

    margarina não deveria nem ser considerada um alimento…

  • neide costa

    Também penso como a Patrícia, em usar gordura de porco, o que você nos diz, é saudável ou não? O que você nos diz Rodrigo, estou ansiosa pra saber, porque gosto muito de comida com gordura de porco, é muito mais saborosa.
    Obrigada.

  • Essa discussão é interessante, mas ultimamente já é quase um consenso de que óleos vegetais (canola, girassol) sao piores que animais ou coco e azeite…

    As dietas cetogênicas em geral também pensam assim. Dukan, atkins, Paleo…

    Belo artigo. Abraços!

  • Angela

    Rodrigo, excelente artigo! Sigo o Emagrecer de vez há algum tempo, e uma das coisas que me deixaram mais receosa no início foi essa questão da Manteiga e outras gorduras saturadas.

    Mas tenho que dizer, esta mudança hábitos tem causado uma verdadeira revolução em minha vida! Nunca imaginei que começaria a emagrecer comendo tão bem!!

    Estou muito feliz e não só pelo emagrecimento, eu realmente passei a me sentir muito bem com a nova alimentação. E isso é fantástico! Não tem preço!

    Um grande abraço!

  • Joice

    Minha avó tem 92 anos e tempera até a salada dela com banha de porco derretida, quando fui de dieta pra lá não tive pra onde correr, e incrível, ela é magra, e muito ativa, tem quase todos os dentes, todos gastos, mas tem.. rs e a comida dela até brilha kkk vai entender…..

  • lorenne

    Rodrigo, e manteiga de garrafa é uma boa opção de gordura boa?

  • Luh

    Rodrigo , estou seguindo o MR e tenho uma dúvida.
    Tenho 1,65 e 57 kg, pode parecer que estou no peso ideal, mas tenho muita gordura localizada e meu peso gordo esta em 26%, isso é da minha genetica, toda gordura que eu ganho vai pra barriga. E tá muito dificil perder isso, já fiz todas as dietas q vc imaginar, dos pontos, Dukan, inclusive fiquei 3 meses na Dukan e perdi 9kg de pura massa magra .
    Você acha que para o meu caso a sua dieta vai funcionar, ou só lipo mesmo?

  • Renan

    Rodrigo, Geosh tudo bem?

    Parabéns pelo trabalho, admiro e sempre os artigos.

    Tenho uma dúvida e se possível gostaria que me enformasse e colocasse algo no blog a respeito se possível.

    Venho falar sobre o óleo de peixe já que aqui esta postado sobre óleos. Hoje a mídia começou a soutar um possível câncer de próstata causado pelo ômega 3. Isso poderia ser verdade?

    Bom eu penso que não, acho que trás mais benefícios de que malefícios mas gostaria de saber a respeito sobre o que vocês acham já que vocês sempre estão lendo os artigos científicos e publicando uma alimentação saudável, uso suplemento de omega 3 a algum tempo já, foi bom pra mim mas agora com isso fico sem saber.

    Fiz até a mesma pergunta para o Dr. Souto aonde eu aguardo resposta, perguntei a vocês pois acredito muito no trabalho de vocês.

    Desde já agradeço, obrigado.

  • Margarete

    Oi Rodrigo, achei interessantíssimo o método da sua dieta estou tentando segui-la mas está difícil…mas eu tenho fé que vou consegui, já tentei todas as dietas que você possa imaginar eu perco alguns quilos mas depois volta em dobro.

  • Leonardo Kunrath

    Rodrigo e Geosh,

    Posso dar 2 ótimas sugestões de artigos, “nível Emagrecer de Vez”?

    1 – vocês já leram ou pesquisaram algo sobre caldo de ossos/tutano
    (em inglês bone broth ou stock).
    Vi em muitos lugares sobre isso e tenho feito em casa.
    Toda informação (não comercial) que já achei sobre isso me
    gerou um interesse enorme neste alimento.
    Pelo que me informei por materiais em inglês,
    o nível do quão bom é este alimento para saúde se compara ao
    quanto o Kefir é bom para saúde (ah, parabéns pelos artigos sobre kefir)!

    2 – (este é mais para o Geosh)
    Outro material que acho que tem muito a ver com o emagrecer de vez
    é a questão sobre Saúde Intestinal e Intolerância Alimentar.
    É um assunto que 95% das pessoas não tem noção nenhuma,
    e a mídia tem distorcido totalmente a pouca informação que aparece.
    Estou lendo o livro “The Virgin Diet”, (Virgin é o sobrenome da nutricionista).
    O livro é todo sobre o que é intolerância alimentar,
    quais os tipos,
    e como isso afeta totalmente o processo de emagrecimento e saúde.

    Desde já,
    parabenizo vocês pelo site (que é fantástico)
    e desejo mais e mais sucesso para vocês!
    Um abração.

  • taine calefi

    quero dar os parabéns a voces… o site é inclivel com ótimas dicas…

  • paloma

    gosto muito de bolo e tem
    manteiga .qual seria mais saudavel para usar.

  • Interessante o artigo, aprendi bastante!
    Muito bom este site

  • renata vieira

    Ola Rodrigo gostaria muito de adquirir seu livro Emagrecer de Vez, mas estou na Italia como faço para pagar pois nao tenho cartao de credito. Obrigada.

  • Óleo vegetal é muito bom! Parabens

  • Gabriel

    E o azeite de oliva?

  • Nina

    Geosh e Rodrigo,
    Comecei segunda, dia 27/01/14, a seguir o MT e adicionei alimentos como azeite de oliva(em substituição ao óleo de soja) e castanhas cruas à minha alimentação(nos lanches) e troquei o arroz branco pelo integral. As verduras e legumes já faziam parte do meu cardápio e nunca fui de consumir feijão. Só que desde a segunda então tenho muitas cólicas intestinais e desarranjos mais ou menos uma meia hora depois das refeições. Além de ser desconfortável acaba atrapalhando no trabalho. O que será?. Penso que se tratam das castanhas ou do azeite de oliva. O que vocês me dizem disso? Devo parar de consumi-los?