SAL – Ruim Ou Bom Pra Você, Afinal?


sal

Pergunte à qualquer pessoa na rua “Sal é bom pra saúde?” e você irá ouvir imediatamente respostas como “Claro que não, aumenta a pressão!”!

Como você que acompanha aqui o Emagrecer De Vez já deve estar acostumado a perceber, geralmente, o que é senso comum tem grandes chances de não ser inteiramente verdade e, em muitos casos, simplesmente mitos.

Seria essa questão do sal mais um destes “mal entendidos”?

O Que Contam Pra Gente

Os governos e diretrizes nutricionais advocam a redução do consumo de sal e todo mundo sabe disso.

“Nós precisamos reduzir a quantidade de sal que ingerimos diariamente para termos uma melhor saúde cardíaca.”, algo nessas linhas.

Agora, não é incomum que a mídia, governos e diretrizes saiam na frente espalhando mitos sem antes terem embasado suas recomendações em estudos científicos de qualidade. Isso já aconteceu com a gordura, com o trigo, soja e, claro, sal, entre outros.

O Que A Ciência Tem Pra Dizer

Não precisamos procurar muito para acharmos pontas de verdade no meio de tudo isso.

O médico sueco Andreas Eenfeldt diz (1): “Uma revisão científica relevante recente (2) mostrou que não existem evidências suportando a sugestão de que uma ingestão reduzida de sal afete a saúde cardíaca ou a expectativa de vida. E ainda, a redução na pressão sanguínea é geralmente insignificante.” (3) (4)

Outra revisão de todos os melhores estudos na área (5) mostra que a quantidade de sal que a maioria das pessoas come é associada à uma boa saúde.

Esta revisão científica mostra que o que parece não ser o ideal é o consumo baixo de sal e o consumo extremamente alto de sal.

Segundo os estudos, o consumo ideal de sal é um consumo natural e normal, ou seja, já é, basicamente, a quantidade consumida pela grande maioria da população mundial de qualquer forma.

Uma resalva: Se a sua dieta alimentar consiste de refrigerantes e fast food, tenha em mente que estes alimentos contém quantidades anormais de sal. Porém, se sua dieta inclui estes alimentos rotineiramente, acredito que você tenha problemas maiores pra resolver do que somente o sal excessivo…

Traduzindo tudo isso, podemos tirar algumas conclusões:

A redução proposital de sal em uma dieta alimentar de qualidade pode causar uma deficiência de sódio. Se você está com esta deficiência, ou seja, comendo sal de menos, você provavelmente irá sentir tonturas, dores de cabeça, fadiga, dificuldades para se concentrar e também aumento do risco de constipação.

Uma forma simples de curar isso é, simplesmente, tomar um copo d’água com 1/2 colher chá de sal. Se os sintomas desaparecerem dentro de 15-30 minutos, eles foram causados por uma deficiência de sal (1).

Quanto Sal Devo Comer?

No geral, evite junk food, ou seja, fast food e comidas que você já sabe que não são naturais e não fazem bem pra você de qualquer maneira.

Na revisão científica liderada pelo Hospital Universitário de Copenhagen na Dinamarca, eles dizem que um consumo de sal dentro do intervalo de 2.645mg à 4.945mg por dia é associado com os melhores benefícios à saúde (esta é a quantidade que a grande maioria de nós já consome naturalmente).

Os malefícios começam a aparecer quando o consumo é extremo, tanto extremamente alto, quanto, extremamente baixo.

Livro eletronico Emagrecer De VezSe você tem uma alimentação saudável constituída de alimentos deliciosos reais (tipo o que se propõe no Método Emagrecer De Vez), você não precisa se preocupar com sal. Você pode, simplesmente, respeitar as suas papilas gustativas e colocar a quantia de sal que você achar melhor na sua comida (6).

Mais uma vez, o melhor, pra variar, é confiarmos no que nosso corpo nos diz. Tá salgado demais pro nosso paladar? Diminua… Falta sal na comida? Adicione! Não tem mágica! O que é mais simples do que comer de acordo com nosso gosto?

É isso! Espero ter colaborado com seu dia e sua saúde! Muitas coisas na vida são melhores quando simplificadas, não é verdade?

Grande abraço,

Assinatura_pequena-menor

 

Fundador do EmagrecerDeVez.com e autor de 3 livros eletrônicos bestseller: Emagrecer De Vez, 50 Receitas Para Emagrecer De Vez e Hipertrofia Muscular.

  • andreia

    Oi rodrigo tudo bem. Gostaria desaber se anticoncepcial atrapalha no emagreecimento. Obrigada .

    • Carla

      Oi Andreia, da uma olhadinha neste link, e confira o que falam sobre o anticoncepcional… http://instagram.com/p/oS5VC2nu1f/#. Há dois anos parei de usar por recomendação do meu cardiologista e agora não preciso mais tomar remédio para pressão alta. Abs.

  • Milene Elisabeth R. Trapé

    É isso aí, o equilíbrio em tudo é fundamental.
    Milene.

    • Rodrigo

      Isso mesmo Milena e as pessoas ainda insistem em ficar inventando moda…

      Abração!

      • Milene Elisabeth R. Trapé

        Rodrigo.

        MILENE e não Milena, ok ?

        Obrigada pelo pronto retorno, e desculpe a correção.
        Abs
        Att
        Milene.

  • http://html Iraide Silva

    Ajudou -me e muito o seu artigo, obrigada.

  • João Luís Souza

    Rodrigo, show o post a respeito do sal, simples mas esclarecedor. Sempre tive isto em
    mente. Obrigado por postar artigos que nos ajudam.
    Sucesso. João

  • Maria Zeli Brito da Silva

    Parabéns Rodrigo…
    Muito bom, adorei as dicas sobre o sal……

  • Aline Martins

    Comprei o livro emagrecer de vez e realmente estou impressionada com o resultado! Gostei muito!

  • http://emagrecerdevez Arlete

    Oi Rodrigo td bem? gostei muito da matéria. Estou fazendo a dieta do emagrecer de vez já faz algum tempo e quase não perdi peso, o que devo fazer?

  • MARCIO SILVA

    Rodrigo, bom dia!

    Onde eu consigo o sal rosa do Himalaia?

    Att Marcio.

  • LUCIA ALVES DE CARVALHO FURLAN

    PARABÉNS RODRIGO! POR MAIS UM ARTIGO, VOCÊ NÃO TEM NOÇÃO DO QUANTO O EMAGRECER DE VEZ MUDOU A MINHA VIDA, FOI PRA MUITO MUITO MELHOR. OBRIGADO! UM ABRAÇO.

  • Karine

    Rodrigo, mas e os temperos industrializados como sazon e caldos de carne? Será que também fazem mal ou não? Eu e meu marido vivemos num dilema, fico com muito receio de usar, ele adora, dá muito sabor à comida, mas penso que faz muito mal, conforme os noticiários dizem.. será?? Me diz se tem alguma informação.. abs, adoro seu site e adquiri o livro digital…

  • sandra

    Rodrigo quero te parabenizar pelo seu trabalho ,comprei o seu livro e quero seguir adiante .Recebi a senha do clube mais quando acesso não consigo visualizar.

  • http://Emagrecerdevez Zilda

    Voce e realmente maravilhoso, Rodrigo… Thanks pela otima informaçao sobre o sal. Tirou muito as minhas duvidas. Abraçao.

  • http://mais.uol.com.br/view/v82wrl50mvlt/como-perder-gordura-abdominal--caso-de-sucesso-04024E193964D4815326?types=A& Victor Lima

    Parabéns Rodrigo! mais um artigo de altíssima qualidade!

    Vamos parar de ir junto com o senso comum e bora praticar o que , realmente , é comprovado pela ciência moderna.

    abraço!

  • Lene

    E em relação à celulite? É verdade que o excesso de sal é prejudicial?

  • Valmi

    ótima notícia sobre o sal. Sou obeso e diabético (2) e comecei hoje o plano de ataque e estarei no MR por 30 dias. Tenho duas dúvidas: 1 – adoçantes, existe alguma contra indicação? Uso principalmente no café. 2 – vinho tinto seco, costumo tomar uma taça no jantar e não ví nada ainda no site sobre consumo de vinho. Peço orientação ao EMAAGECERDEVEZ sobre estes dois itens. obrigado.

  • Maria Silvestre

    Olá Rodrigo
    Hoje mesmo comentava com minha filha a respeito dessa informação equivocada a respeito do sal. E agora lendo seu email ficou bem claro para mim que o sal na medida certa não faz mal e tampouco eleva a pressão arterial como muitas pessoas acreditam.

  • Daniel

    Eu já imaginava que não passava de balela isso do sal também, pois o Dr Souto publicou um texto no blog dele que um estudo desmitifica a história do sal e inclusive o Victor Sorrentino já fez um comentário a favor do sal.
    Só que uma informação ficou vaga, realmente o consumir sal em grande quantidade provoca retenção de líquido (como o senso comum aponta)?

  • lizete

    OLA RODRIGO
    como tem muitas propagandas sobre emagrecimento eu ainda tenho algumas duvidas ,seu processo de emagrecimento é mesmo do dr.dukan?

  • marilda

    Acho que o importante é provar a comida, antes de colocar o sal tanto enquanto cozinha como depois de pronta. As pessoas tem o hábito de colocar tanto o sal quanto o açúcar antes de provar o alimento.

  • Sueli Emidio

    Olá Rodrigo, eu evito o sal por causa da circulação.

  • Sueli Emidio

    Ola Rodrigo, muito bom esses esclarecimento sobre o sal.

  • Almiro

    Mais um mito que eu tinha e foi quebrado, tem um vídeo muito bom aqui Rodrigo, por favor assista… https://www.youtube.com/watch?v=EfSCFbCFbEc
    Abraços…

  • Nercy Luiza

    Colaborou sim, Rodrigo. Às vezes, toda as informações que encontramos em inúmeros
    artigos nos confundem. Dá vontade de comer só salada de isopor… Leve, sem sal, sem gordura, etc. etc. 🙂

  • Pingback: ()

  • evelin alves

    Eu passo muito.mal se não como sal…

  • Pingback: ()

  • Danielle

    Oi Rodrigo! E quanto ao sal causar retenção de líquido? Isso é só falatório também? Sabe me dizer se tem alguma revisão científica especificamente sobre isso?