• Olá!

    Se prepare para mais uma longa sessão de verdades e mentiras :)

    Após ler este artigo, você vai saber o porquê de o IMC (Índice de Massa Corpórea) ser tão impreciso, o porquê de o peso mostrado na balança não dizer muita coisa e saber, de forma clara, as bases da composição corporal, porcentagem de gordura, massa magra, etc.


    Resumindo, você ficará mais consciente na hora de medir sua atual situação e seu progresso em direção ao corpo que você quer construir, evitando cair em ciladas! Conhecimento é poder, sente-se confortavelmente e vamos lá!

    -> Peso vs. Composição Corporal

    No dia a dia, no trabalho por exemplo, durante a sessão do cafezinho, costumamos falar de coisas aleatórias e não tão raramente falamos sobre peso em geral… comentários do tipo: “Eu estou gordo”, “Eu estou em uma dieta”, “Nossa, você perdeu peso”, aparecem com frequência.

    Perceba que quando falamos em dieta quase sempre relacionamos somente ao peso. Quando um colega diz que perdeu 10 kg você da os parabéns! Mas será que ele realmente teve sucesso na dieta? “Claro que sim!”, você responde. Bom caso você foi uma das pessoas que teve esta reação, aconselho fortemente que leia o artigo “Saiba por que 95% das dietas falham!”.

    Não vou entrar em detalhes aqui, mas deixe-me dizer por que o peso não diz muita coisa em relação ao sucesso ou insucesso da sua dieta.


    Primeiramente, temos que saber que os músculos são nossos queimadores de gordura profissionais! Músculo é tecido metabolicamente ativo, o que significa, que ele demanda energia a todo o momento somente para se manter, até mesmo dormindo. Cada quilograma adicional de músculo demanda aproximadamente 100 kcal por dia. Ok, importante então manter em mente: Você não quer perder músculos, você quer manter-los ou aumentá-los, caso seja seu objetivo, mas perde-los é uma péssima idéia.

    Agora vejamos, você entra em uma dieta restritiva com toda sua força de vontade e perde 3 kg no final da primeira semana de dieta! Fica muito animado e continua… na segunda semana você perde mais 2 kg! Foram 5 kg ao longo de 2 semanas, que ótimo resultado, você pensa… agora vamos ver a verdade. Você esta somente considerando o peso da balança! O peso da balança infelizmente não diz de onde que o peso diminuiu.

    É bastante normal se perder uma quantidade acentuada de peso nas 2 primeiras semanas de uma dieta restritiva, porém, este peso se refere em sua maioria a água. Água que estava retida nos tecidos do corpo e também músculos! Isso mesmo. Como falamos em “Saiba por que 95% das dietas falham!”, durante dietas restritivas mais de 50% do peso perdido advêm de músculos e água! Gordura de fato não constitui a maior parte do peso que foi perdido.

    Se você perdeu 5 kg, como no exemplo anterior, podemos imaginar que algo em torno de 3 kg foram água e músculo. Agora você tem menos músculos, o que significa que seu corpo exige menos calorias diariamente para se manter, o que significa que você teria que cortar mais as calorias ingeridas a fim de ajustar a esta nova necessidade. E se você fizer isso, continuará neste ciclo, perderá mais músculos, diminuirá as calorias, até que você desista de vez da dieta e retome seus hábitos alimentares. Quando você fizer isso, você estará com um metabolismo mais baixo, afetado pela dieta, e ainda para agravar terá menos massa muscular para consumir energia no corpo.

    Resultado? Você retomará o seu peso com bastante facilidade e corre risco muito alto de ficar ainda mais gordo(a) rapidamente.

    Não foque seus resultados em peso. É importante ter uma idéia do peso ideal (veremos mais adiante), mas não foque seu sucesso ou insucesso somente com base no seu ganho/perda de peso. Foque sim na sua composição corporal.

    Isso nada mais é que saber qual sua porcentagem de gordura corporal, saber qual seu peso “magro” e qual seu peso “gordo”. Para saber como calcular sua própria gordura corporal, com instruções ilustradas e tudo mais, não se esqueça de ver o artigo “Aprenda a medir sua porcentagem de gordura corporal!” . Você também pode ter estas informações fazendo uma avaliação física na sua academia.

    Agora, ótimo, vamos imaginar que você esta realmente levando a sério seus objetivos e que você foi atras e conseguiu sua composição corporal. Como exemplo, vamos supor que seus dados são:

    Peso: 100kg
    % de gordura corporal:
    23%

    Com estes 2 dados você tira diretamente o “peso magro” e o “peso gordo”, vejamos: Peso gordo: 0.23 * 100 = 23kg, nada mais do que multiplicar a os 23% (23/100) pelo seu peso (100kg). Como resultado, temos exatamente o peso da gordura no seu corpo, seu peso gordo, que no exemplo é: 23kg.

    Agora pegamos seu peso e subtraímos o peso gordo para obtermos o peso de massa magra: 100kg – 23kg = 77kg.

    Temos agora as informações mais importantes para termos realmente uma ótima idéia da sua situação atual e um ótimo ponto inicial para você medir seu progresso! Parabéns :)

    O que você quer agora é: Começar uma dieta consciente que direcione para seu objetivo (veja a seção de artigos do site para ótimas sugestões) e manter o olho nos seus números.

    Você precisa perder seu peso gordo e não perder peso magro (músculos, etc.), afinal, você quer perder gordura e não outras coisas. Sendo assim, você saberá que está no caminho certo. Lembrando que é normal uma pequena perda de peso magro.

    É realmente muito difícil se perder peso no geral sem perder um pouquinho que seja de massa magra. Mas isso é um pouquinho realmente; novamente sugiro que leia o artigo “Saiba por que 95% das dietas falham!” para saber mais detalhes sobre isso, muito importante!!

    Bom, é sabido que um ritmo saudável e aceitável de perda de peso é de 0.5kg a 1kg por semana. Tudo que você perder além disso, tem possibilidade grande de vir de tecidos magros, como músculos, com exceção da primeira e segunda semana, que pode existir uma perda maior de peso justamente por causa da perda de água retida. Então, atente para estes números, uma perda saudável gira em torno de 0.5kg a 1kg por semana. É uma perda consistente e viável a longo prazo!

    Com estes detalhes apresentados, você pode agora opinar ou aconselhar melhor aquele seu colega que esta muito feliz por ter perdido 10kg! Caso o tenha feito de forma errada (grande maioria), você pode explicar o mal que esta fazendo a si próprio.

    Em suma, preste atenção à composição corporal e não somente ao peso puramente. Procure descobrir sua composição (% de gordura corporal, massa magra e massa gorda) para manter um bom controle de como vai seu progresso. O peso em si é uma referência, mas não deve ser levado em consideração com tanta importância.

    O peso da balança NÃO mostra a verdade. Você quer perder GORDURA e não músculos.

    Como sugestão, anote para ler em seguida o artigo 6 motivos para turbinar sua perda de gordura com exercícios. Aposto que vai achar muito útil. Agora vamos ver umas verdades sobre o IMC, tão difundido por aí.

    -> Por que o IMC é uma medida bastante inconclusiva e imprecisa?

    O IMC, que é o Índice de Massa Corpórea, é um dos índices mais difundidos na mídia para se medir o peso ideal, para se saber quão bem ou mal você esta em termos de peso. Primeiramente, vamos ver o que é o IMC e como ele é calculado.

    Este índice relaciona somente duas grandezas, altura e peso. A simples fórmula é: Peso divididos pela sua altura elevada ao quadrado, ou seja (Peso em kg) / (altura * altura). Utilize a altura em centimetros (ex: 1.72m = 172cm).

    Para facilitar, visite a página Calculadoras para calcular facilmente vários índices corporais.

    Qual o problema com este índice? Ok, como vimos, ele relaciona somente altura e peso para tirar as conclusões. Este é justamente o problema. Não se leva em consideração a quantidade de gordura ou de músculos do seu corpo, logo, o resultado pode ser bem incorreto.

    Como vimos, o peso por si só não diz muito sobre sua situação. É necessário saber a composição deste peso (massa magra e massa gorda).

    A escala do IMC é a seguinte:

    Mulheres: Acima de 27.3 você está acima do peso.
    Homens: Acima de 27.8 você está acima do peso.
    Veja a página de Calculadoras para as escalas detalhadas do IMC.

    Vamos a um exemplo: Vamos usar o mesmo exemplo de Tom Venuto, um fisiculturista famoso, autor do livro Burn the fat, feed the muscle, o qual, por sinal, é O livro (ebook) que eu recomendo, caso você saiba inglês.

    Bom, vamos utilizar as informações do corpo do próprio Tom Venuto durante o período de descanso, ou seja, fora do período de competição:

    Tom Venuto

    (Foto: Tom Venuto em período de competição)

    Peso: 91.36 kg
    Altura:
    1.72 kg

    Agora vamos calcular o IMC dele para ver que conclusão temos: IMC = (91.36 / 1.72*1.72) = 30.86.

    Segundo o resultado do IMC, Tom Venuto está bastante acima do peso, sendo considerado obeso. Ele parece obeso na foto?. Percebe o quão irrelevante e impreciso é este índice? Tom Venuto nesta época tinha uma porcentagem de gordura de 8.7%, o que é super baixa. Mas como o IMC não leva em consideração a quantidade de músculos, ele foi considerado obeso.

    O mesmo pode acontecer com pessoas com bastante gordura corporal. O IMC pode distorcer e não mostrar a verdade. Realmente desaconselho o uso deste índice em todos os sentidos. Para as pessoas medianas ele pode fornecer um posicionamento aproximado sobre a situação, porém, bastante impreciso.

    Se mesmo assim tiver curiosidade e quiser calcular o seu IMC, fiz uma calculadora que vai facilitar as coisas. Veja depois a página de Calculadoras.

    -> Mantenha controle da sua composição corporal para resultados verdadeiramente fantásticos!

    Como visto no primeiro ponto acima, o que realmente importa é a composição corpóral e não somente o peso da balança puramente.

    Seja qual for seu objetivo, construir músculos ou emagrecer ou ambos ao mesmo tempo, tenha em mãos sua composição corporal medida desde o começo. Veja como calcular você mesmo sua composição corporal aqui: Aprenda a medir sua porcentagem de gordura corporal.

    Mantenha um controle em papel ou em uma simples planilha no computador. É aconselhável que você faça novas medidas em períodos não menores do que uma semana. Nenhuma mudança significativa irá ocorrer em menos de uma semana. Lembre-se de estabelecer 1 dia por semana para fazer as medidas. É importante que você se messa no mesmo horário do dia e no mesmo dia todas as semanas, para evitar flutuações da composição do corpo durante o dia, como peso de água, etc.

    Fique de olho no peso de sua massa gorda e massa magra. De semana a semana verifique se de fato você esta perdendo massa gorda e mantendo a massa magra (ou perdendo bem pouco). Se seu objetivo for ganho muscular, verifique se sua massa magra está aumentando e controle a massa gorda para não crescer muito. Da mesma forma, é difícil crescer a massa magra sem crescer um pouco de massa gorda, já que necessitamos de um excesso calórico diário para isso.

    Para conhecer o melhor método já inventado para se construir músculos evitando ganho de gordura ou perder peso sem perder músculos leia o super artigo Descubra o melhor método de queima natural e constante de gordura já inventado.

    -> Qual a média de porcentagem de gordura corpórea e quais os níveis ideais sugeridos?

    Esta sessão é para dar uma base de comparação quando nos referimos a % de gordura corporal.
    O valor ideal varia entre os sexos e de acordo com a idade, mas em linhas gerais, veja a tabela abaixo para boas margens comparativas:

    % gordura corporal
    Homens
    Mulheres
    Nível de competição
    3%-6%
    9%-12%
    Bastante em forma
    <= 9%
    <= 15%
    Em forma
    10%-14%
    16%-20%
    Média
    15%-19%
    21%-25%
    Abaixo da média
    20%-25%
    26%-30%
    Precisa de atenção
    26%-30%+
    31%-40%+

    Nota importante: Nas mulheres, o hormônio estrogênio faz com que elas carreguem naturalmente 5% a mais de gordura corporal do que os homens.

    Agora irei colocar abaixo mais exemplos de médias de gordura corporal em vários ramos de esporte, para que tenha uma idéia melhor:

    % gordura corporal
    Homens
    Mulheres
    Maratonistas
    3%-5%
    9%-12%
    Corredores de explosão
    5%-12%
    12%-18%
    Ginastas olímpicos
    5%-8%
    11%-14%
    Fisioculturistas, durante competição
    3%-5%
    8%-12%
    Fisioculturistas, fora da competição
    6%-12%
    13%-18%
    Jogadores de futebol
    7%-12%
    10%-18%
    Jogadores de Basquete profissional
    7%-12%
    10%-16%
    Jogadores de tênis
    10%-16%
    14%-20%
    Nadadores
    6%-12%
    10%-16%

    Clinicamente homens são considerados obesos com 30% ou mais de gordura corporal, enquanto mulheres 35% ou mais.

    No outro oposto, nosso corpo precisa de uma quantidade de gordura essencial. Para homens é de 2%-3% e para mulheres de 7%-8%. Estes níveis de gordura são importantes para o corpo como fonte de energia, proteção dos órgãos internos e isolação térmica. Portanto, não é saudável atingir níveis inferiores a estes caso você resolva perder peso exageradamente.

    -> Como medir seu peso ideal CORRETAMENTE?

    Já falamos bastante que o peso em si não deve ser confiado como única referência para medir o sucesso do seu progresso, porém, temos que admitir que pode ser uma referência adicional caso seja usada de forma correta e consciente.

    Uma forma de se obter o peso ideal para o objetivo que você pretende, pode ser calculada com a fórmula abaixo:

    (Massa magra em kg) / (1 – gordura corporal desejada)

    Perceba que você precisa saber sua massa magra. Para isso, como já dito, faça uma avaliação paga em nutricionista, academia, etc. ou faça você mesmo lendo os artigos Aprenda como medir sua porcentagem de gordura corporal e Aprenda a calcular em casa sua porcentagem de gordura corporal SEM adipômetro.

    Vamos a um exemplo:

    Peso: 90kg
    Gordura corporal:
    20%
    Massa gorda: 18kg (multiplique seu peso pela porcentagem (90 * 0.20))
    Massa magra:
    72kg (Subtraia a massa gorda do seu peso total)
    Seu objetivo de gordura corporal é: 15%

    Primeiro você estipula qual seu objetivo em relação a % de gordura que quer atingir e entao calcula como no exemplo abaixo:

    72 / (1 – 0.15) = 72 / (0.85) = 84kg

    O peso ideal que você precisa atingir para seu objetivo de 15% de gordura corporal é 84kg. Lembre-se, você precisa atingir este peso com consciência. Você não quer perder massa magra. Verifique os artigos do Emagrecer de Vez para escolher um método eficaz e correto!

    Chegamos ao fim deste longo artigo. Espero que as informações acima tenham sido úteis e que possam lhe ajudar a ter consciência na busca do seu corpo sonhado. É este tipo de informação que diferencia alguém que atinge o objetivo de alguém que vai na onda do que é mostrado nas principais revistas, televisão etc. Parabéns por se educar no assunto!

    Até a próxima.

    Não deixe de ver os vários outros artigos do site gratuitamente, sempre!! Veja todos em Artigos.

    Um Abraço,
    Rodrigo

    Related Posts with Thumbnails

    Subscribe to our mailing list

    * indicates required Nome * E-mail Principal *

    Fundador do EmagrecerDeVez.com e autor de 2 livros eletrônicos bestseller: Emagrecer De Vez e Hipertrofia Muscular.

    Share →

    38 Responses to Tudo que você precisa saber sobre composição corporal!

    1. [...] que nosso amigo hipotético Paulão fez uma avaliação de sua composição corporal na academia e tem as seguintes características no [...]

    2. [...] este artigo para saber exatamente porque você deve evitar de todas as formas a perda muscular: Tudo que você precisa saber sobre composição corporal e Saiba por que 95% das dietas falham!. Aproveite as informações disponíveis no Emagrecer de [...]

    3. [...] Como já falamos, músculos são caros de se manter para o corpo, então eles são uma fonte tentadora de energia. Se você quer perder gordura, você tem que manter seus músculos, por que eles, na verdade ajudam você neste objetivo. Cada kg de músculo adicionado queima 100kcal a mais só por existir. Veja isto com mais detalhes em Tudo que você precisa saber sobre composição corporal. [...]

    4. [...] semanas, etc. Antes mesmo deste artigo, você deveria ler, caso ainda não o tenha feito, o artigo “Tudo que você precisa saber sobre composição corporal!”. Lá eu exponho algumas verdades e mentiras sobre o assunto. Explico por que o IMC é bastante [...]

    5. [...] mantendo ou ganhando pouca massa gorda. Bom, estes são só exemplo. Não deixe de ver o artigo Tudo que você precisa saber sobre composição corporal para uma análise a fundo sobre isso (super [...]

    6. SÍLVIA CASOTTI disse:

      COMPOSIÇÃO CORPORAL

    7. Rodrigo disse:

      Oi Matthaeus,

      Olha, o IMC é impreciso sempre na minha opiniao!
      Uma frase que prova isso é a seguinte: (a qual eu tirei do mesmo site que postou como referencia): ‘Indice de Massa Corpórea é uma relação entre o peso e a altura do indivíduo, na tentativa de homogeneizar os conceitos e vários serviços, poder fazer comparações entre as pessoas e poder fazer referências que todomundo entende.’

      É exatamente aí o problema, uma tentativa HOMOGENEIZAR… quando tratamos de seres humanos nao exite meio de fazer isso de forma precisa. Existe outros métodos que da uma ideia muito melhor da forma da pessoa, como os que botei no site, mas ainda, apesar de melhores, eles nao sao perfeitos. O perfeito seria medir a gordura corporal corretamente, levar em consideracao idade, sexo, tendencia a doencas, condicoes especificas e estilo de vida.

      De qualquer forma, eu continuo desaconselhando totalmente o IMC.

      Obrigado por ter contribuido!

    8. Esdras disse:

      Olá Rodriho seu site é excelente, só q tô apanhando nestes calculos n tô conseguindo ver o qnto tenho q perder ainda. Meu peso é 103 quilos faço musculação para hipertrofia no momento estou há 1 ano malhando dessa forma tenho 1,78metros de altura meu biotipo pelo q vi em seu site é um misto de meso-endomorfo, pois tenho facilidade em ganhar musculos, mas tenho dificuldade de eliminar gordura na área abdominal. Não sei ainda qnto tenjo de massa gorda e qnto preciso perder desta massa. Abrços.

      • Rodrigo disse:

        Opa!

        Bom, pra saber isso voce precisa saber sua porcentagem de gordura corporal.
        Eu sugiro que leia o artigo sobre como medir sua porcentagem de gordura corporal sem adipometro (tem um artigo que ensina como medir COM adipometro tambem).

        la vai explicar certinho como voce sabe seu peso gordo e seu peso magro.

        Espero ter ajudado,
        Rodrigo

    9. Esdras disse:

      Ajudou vlw. A predominancia do meu biotipo é mesomorfo.prq até os meus 15 anos era bem magro comecei a fazer musculação por causa do jiujitsu só q um ano depois só estava super definido e uns colegas m orientaram a fezer ciclo c durateston e deca durante 4 meses e depois parar por mais 4 meses. Fiz isto durante anos de aumentei de 54kilos para 98kilos tive q parar d malhar so voltei em novembro de 2009 e estou direto ate agora antes eu consegui fazer c meu corpo o q eu qria definir ou inchar em apenas um trimestre e meio, so q aos 30anos ta mais dificil isso é normal? Foi devido aos anabolizantes?

    10. Esdras disse:

      Pelo resultados obtidos nas calculadoras terei q diminuir 23 kilos p ficar em nivel de competição, mas já tive 80 kilos e ficou meio estranho eu tenho o formato da cebeça estranha meio quadrada eas maçãs do rosto são um pouco avantajadas meus amigos diziam q parecia q eu estava muito doente e meus ombros parecem um cabide de roupas

      • Rodrigo disse:

        hehee… o numero eh uma indicacao. Voce precisa levar em consideracao seu tipo corporeo e tudo mais. Nada deve ser aceito como verdade unica e irrefutavel. Aconselho que use os numeros como indicativos… ou como base de comparacao apenas!

    11. Esdras disse:

      Obrigado. Rodrigão, vou seguir seus conselhos e volto para relatar os resultados. Abraço.

    12. Esdras disse:

      Olá Rodrigão tô de volta. Diminui meu peso para 98kilos já estou conseguindo correr 40 minutos e já faço 3 séries de 12 barras usando meu peso. Vou continuar até minha cintura medir 95cm agora ela esta em 106. Abrçs

      • Rodrigo disse:

        Maravilha cara! É bom ver os resultados vindo hein? Conheço este sentimento :)

        Continue e continue postando tambem aqui os teus resultados pra motivar outros que leem e a voce mesmo!

        Abracao,
        Rodrigo

    13. Silvia disse:

      Olá, Rodrigo! Muito obrigada por essa postagem. Com linguagem simples e informações úteis, entendi perfeitamente a importância considerar a composição corporal (e não o peso isoladamente) para a saúde.

    14. douglas jj disse:

      Muito bom o artigo, Parabens pelo trabalho!!

    15. Gabriela disse:

      “Se você perdeu 5 kg, como no exemplo anterior, podemos imaginar que algo em torno de 3 kg foram água e músculo. Agora você tem menos músculos, o que significa que seu corpo exige menos calorias diariamente para se manter, o que significa que você teria que cortar mais as calorias ingeridas a fim de ajustar a esta nova necessidade. E se você fizer isso, continuará neste ciclo, perderá mais músculos, diminuirá as calorias, até que você desista de vez da dieta e retome seus hábitos alimentares. Quando você fizer isso, você estará com um metabolismo mais baixo, afetado pela dieta, e ainda para agravar terá menos massa muscular para consumir energia no corpo.
      Resultado? Você retomará o seu peso com bastante facilidade e corre risco muito alto de ficar ainda mais gordo(a) rapidamente.”

      Isso é exatamente o que aconteceu comigo, só que eu perdir uns 15 kg na epoca, quanto mais eu perdia mais eu diminua os alimentos da dieta para conseguir peder mais, cheguei a ficar de jejum quase o dia todo por algumas semanas, quando não consegui diminuir mais e parei de emagrecer veio o fim da dieta e ganhei todo o peso que tinha perdido de volta acresido de mais uns outros quilos de brinde ….. E agora tô aqui com minhas dezenas de quilos acima do peso e posso passar a salada que não consigo mais peder peso nehum, muito obrigado Rodrigo, seu blog me fez entender o que esta acontecendo com meu corpo, vou recuperar meus musculos e perder toda essa gordura a partir de agora! O seu trabalho é brilhante, descobrir seu blog hoje, me increvi no seu programa de dez dias e quero voltar aqui com boas noticias daqui um tempo! Muito obrigado

    16. Angélica disse:

      Parabéns pela atitude.

    17. Giovana disse:

      Olá Rofrigo, tudo bem?
      Obrigada por esclarecer tudo tão bem claro e preciso.
      Vale lembrar que o músculo pesa mais que gordura né… Então se vc conquistou músculos e emagreceu, mas vai se pesar, vai perceber que na balança as vezes o peso até aumentou.

    18. Matheus Lemos disse:

      Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site! As informações são bastante profissionais mas com linguagem clara para o público leigo, como eu. No entanto gostaria de ver algumas mudanças que deixaria o site em uma linguagem mais científica! Todo mundo usa o termo “massa magra e massa gorda” corretamente, mas quando dizem respeito da massa total usam erroneamente o termo “peso”. Sei que muita gente fala assim, mas não gostaria de continuar utilizando em minhas aulas (sou professor de Física) exemplos do mau uso desse termo.

      Assim ganhamos os dois! Pode ser?

    19. Barbara disse:

      Segundo o cálculo de peso ideal
      (Massa magra em kg) / (1 – gordura corporal desejada)

      Eu tenho que pesar 30kg. Não faz sentido.

    20. ALESSANDRA disse:

      GOSTEI DOS SEUS COMENTÁRIOS POIS FIZ MINHA AVALIAÇÃO DIA 17/08/13 E FOI JUSTAMENTE O QUE O RAPAZ ME FALOU QUE POSSO PERDER GORDURA E NÃO PERDER PESO QUE TENHO QUE PARAR DE ME PREOCUPAR COM O NÚERO DA BALANÇA POIS MINHA MASSA MUSCULAR É BOA MINHA ESTRUTRA TUDO ENTÃO 80 KG É UM PESO BOM QUE NA VERDADE SE FORMOS ANALISAR PADRO~ES DE BELEZA EU ESTARIA GORDA KKK

    21. Benedita Silvia de Jesus Bonifacio disse:

      Ola!!
      A gordura desejada que você colocou como exemplo 15%, você calculou ou escolheu na tabela acima?

    22. Cintia Nicoletti disse:

      Rodrigo,
      Estou seguindo o metodo desde o dia 05/09. Tirei o açucar de tudo, troquei o pão da manhã por ovos e no almoço, só opto por arroz integral, caso no refeitorio da empresa não tenha legumes como guarnição.

      na janta, é mais fácil, como legumes e carnes….

      até o momento perdi 2cm de barriga e 1kilo. é normal ?

      Vejo os depoimentos que as pessoas perdem um monte de peso em poucos dias…..

      Me ajuda!

    23. Cintia Nicoletti disse:

      Rodrigo,

      estou seguindo o metodo desde o dia 05/09. Tirei o açucar de tudo, troquei o pão da manhã por ovos e no almoço, só opto por arroz integral, caso no refeitorio da empresa não tenha legumes como guarnição.

      na janta, é mais fácil, como legumes e carnes….

      até o momento perdi 2cm de barriga e 1kilo. é normal ?

      Vejo os depoimentos que as pessoas perdem um monte de peso em poucos dias…..

      Me ajuda!

    24. Franciele disse:

      OI, fiz o calculo sobre gordura corporal e deu 35!!!!!!!!!!!! socorro.. preciso muito de dicas pra queimar essa gordura!! obrigada!!

    25. Cara, esse artigo foi muito esclarecedor para mim. Principalmente com o calculo do IMC, antes eu me baseava nele…incrível como a mídia faz a nossa cabeça, não é mesmo?

      Ainda bem que achei esse site, onde vocês passam dicas claras e verdadeiras, ufa! =)

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>