Você Precisa Saber: 4 dicas para ossos fortes!

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

“Ah! Essa é fácil, eu assistia as propagandas da Empresa X e sei que é só tomar bastante leite.”

Ok, o assunto vai um pouco além disso 🙂

Continuando, então, esta sequência de assuntos relacionados ao Cálcio, vamos ver 4 dicas valiosas, rápidas e não muito divulgadas para desenvolvermos ossos fortes e saudáveis!

1- Olhe além do leite e derivados

É sugerido que se limite a ingestão de laticínios à 1 ou 2 porções por dia apenas. Mais do que isso é desnecessário e menos está OK na verdade. É sugerido, entretanto, que você ingira outras fontes ainda melhores de cálcio como brocolis, grãos e outras verduras e legumes verdes. Além disso, estes alimentos possuem vitamina K, a qual, é outro elemento chave para o desenvolvimento de ossos fortes 🙂

Lembrando que laticínios são ricos em gorduras saturadas e não muito úteis para perda de gordura, caso este seja seu objetivo.

2- Vitamina D!

A vitamina D funciona em conjunto com o cálcio para o desenvolvimento de ossos fortes. É sugerido que se tome um multivitamínico de qualidade. Para casos mais específicos, como pessoas de pele escura ou que tem pouca exposição à luz do sol (ex: países do norte), é sugerido uma suplementação ainda maior.

3- Exercite-se!

Isso ai! Bem simples. Exercícios tem um grande papel no desenvolvimento de ossos saudáveis! Caminhadas, corridas, etc. Sempre bem vindos!

4- Cuidado com o excesso de vitamina A (retinol)!

Isso é interessante! Cuidado com o excesso no consumo de leite fortificado, barrinhas de energia e cereais matinais. O excesso de vitamina A, por incrível que pareça, enfraquece os ossos. Muitos fabricantes de multivitaminicos retiraram esta vitamina da composição e substituiram-a por beta-caroteno, o qual não influencia na saúde óssea. Hmmm.. interessante.

—–

Isso aí!!! Passem adiante! Até a próxima!

Rodrigo

REFERÊNCIA

School of Public Health (Harvard University)

Receba os novos artigos por e-mail gratuitamente

  • Procuro tomar leite desnatado todos os dias, junto com aveia, banana e canela. Verduras verdes pelo menos 2 porções ao dia. Vitamina D é um pouco mais complicado, sem tomar sol é dificil, melhor de manhazinha ou a tarde. Mais uma hora e meia de academia por dia, ta perfeito! Boas dicas, Rodrigo.

    • Rodrigo

      Boa boa Bruno!! 😀

      Abracao,
      Rodrigo

  • Oi Bruno, sou nova no seu site e estou adorando! Aliás, comecei minha RA e já consegui eliminar 3.7kg desde a semana passada. Agora só me faltam 7kg para chegar na minha meta! O meu grande problema é que não consigo tempo para me exercitar; tinha me matriculado na academia, fui algumas vezes mas por questões financeiras, tive que sair… então, acho que deveria sim ter mais um tipo de atividade, já que trabalho direto sentada em frente ao PC. Bem… acho que a única coisa boa de trabalhar pertinho de casa, como é o meu caso, é que vou e volto andando e ainda almoço em casa. Ou seja, cada ida e volta gasto cerca de 30 minutos caminhando… neste caso, já não me sinto tão ociosa… Qual a sua opinião? Obrigada!

    • Rodrigo

      Oi Graziella, hmmm Bruno? quem é Bruno ? heheheh

      Bom, qualquer exercicio é bem vindo! Claro que estes 30 minutos não contam como uma academia por exemplo mas sem dúvidas são muito saudáveis =)

      Abracao e parabens pela primeira conquista,
      Rodrigo

  • eliana

    Rodriogo.. não estou conseguindo emagrecer,.,,, o que está errado? meu café da manhã está baseado em omelete e uma maçã. almoço: legumes, verdura e proteina (carboidrato as vezes procuro consumir os fibrosos) um iogurte a tarde ou as vezes banana com canela e uva passa. jantar igual ao almoço….. preciso de mais ajuda. tenho o livro e não sei onde estou errada. HELP!!!!! Eliana Pavan

    • Eliana, Eu começaria tentando trocar esse lanche da tarde por uma refeição mais parecida com o almoço/jantar.
      Caso não funcione, aí eu trabalharia as proporções, aumentando a ingestão e variedade de carboidratos fibrosos. Espero que dê tudo certo! Um abraço!

  • Marina Honorato

    Olá, Rodrigo e Geosh!
    Tenho uma dúvida: você diz nesse artigo que laticínios são ricos em gorduras saturadas e não são úteis para a perda de gordura. Mas em outro artigo você já menciona o queijo como sendo bom, já que ele é gordura saturada. Você pode me esclarecer essa situação?
    Obrigada! 😀 até mais!

    • Marina, definitivamente o problema do leite não é a gordura saturada =)

      • Marina Honorato

        Entendi! Deve ser a quantidade de carboidratos e a lactose também, no caso de quem tem intolerância, né?
        Obrigada por esclarecer, Geosh, até mais! Abraço.

        • Sim, existe também uma resposta insulínica do corpo ao leite, que pode te fazer armazenar gordura caso aconteça.

  • Carol

    Olá Rodrigo e Geosh! O que vcs acham do leite de soja como substituto do leite de vaca? Eu achei um na versão light da marca Alpro e é bem saboroso, mas o que li sobre o consumo de produtos que levam soja na composição me deixam com um pé atrás…
    Outra coisa: vcs indicam o consumo de manteiga, iogurte e queijos, mas o que fazer com a lactose???
    Agradeço já e deixo um grande abraço!