Você Precisa Saber: Comer e TV!

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

Opa!

Hoje trago alguns fatos e resultados de estudos sobre um assunto que você já, provavelmente, ouviu falar várias vezes.

Após mostrar os dados, darei 2 sugestões bastante óbvias, porém, incrivelmente úteis e subestimadas.

Um estudo recente publicado no Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics, feito com crianças mostra que, as que fazem as refeições enquanto assistem televisão, comem mais, são mais gordas e gastam mais tempo assistindo TV. Ohhh! Como era de se suspeitar mesmo.

Mas veja que interessante, o estudo mostra que, a cada refeição que você tem enquanto assiste TV, você adiciona de 38 a 73 minutos a mais de tempo gasto em frente da TV no dia. Fácil de entender né?!  “Deixa só acabar este episódio“, “Deixa só eu ver o fim dessa notícia“, etc.

Ainda sobre as crianças, tão óbvio quanto esperado, o estudo mostra que as crianças que assistem mais de 2 horas de TV por dia, são mais gordas que as crianças que assistem menos. Quão diferente seria com os adultos?

Outro estudo interessante feito na Universidade de Yale nos EUA mostra que as propagandas de TV que mostram comida, colaboram para a continuidade da obesidade mundial, por despertarem, na mesma hora, instintivamente, uma vontade de comer maior. Pra piorar, 98% das propagandas de comida na TV, promovem alimentos ricos em gorduras e/ou açúcar. Por este mesmo motivo que proibiram propagandas de cigarro, por que elas atingem direto nosso subconsciente!

Ao estudar um grupo de crianças, concluiu-se que as que são expostas à estas propagandas de comida, comem em média 45% mais do que as que não são! E mais, diz-que que uma criança, na média, é exposta à pelo menos 15 propagandas de comida na TV por dia.

Ok, suficiente! Os estudos são focados em crianças, por que elas ainda tem menos controle sobre si próprias e suas gulas.  Mas, pensemos agora, quão diferente seria com nós adultos? Adultos ou não, somos todos seres humanos e tendemos a reagir de forma similar à estímulos externos. O que pode variar é o controle sobre as consequências e atos, porém, o instinto é o mesmo.

Não acho que isso seja uma grande novidade pra você, certo? Porém, ver alguns dados reais e estudos significativos, sempre agrega.

Abaixo então deixo minhas duas sugestões bastante simples:

1. Enquanto alimenta-se, foque sua atenção na comida, no gosto, nas texturas. Coma devagar e fique consciênte de cada porção que você coloca na boca. Não, não quero quer você coma que nem uma lesma, mas coma em ritmo normal! Aproveite a comida e tenha calma… Afinal, isso será melhor para o processo digestivo e também para que seu sistema desperte a sensação de saciedade no tempo certo. Muiiiitas vezes comemos a mais somente pelo simples hábito de comermos rápido. Aliás, eu ouso dizer que você pode perder peso somente seguindo esta dica e mais nada.

2. Não assista TV (nem youtube) enquanto come. Você divide sua atenção, fere a sugestão acima e acaba comendo mais do que deveria e você SABE disso, não é verdade? Eu confesso que não assisto TV a mais de 1 ano. Mas você não precisa ser extremista hehe

Bom, é isso! Espero que tenha aproveitado esta pílula de conhecimento de hoje e que tenha um ótimo dia 🙂

Grande abraço,
Rodrigo

REFERÊNCIAS

Health Finder
DrMirkin
Psychology Today 

  • Elaine Moreira

    Oi Rodrigo,

    Li o artigo sobre carboidratos e achei super interessante! Mas lá não da mais pra comentar…
    Então… eu queria saber, outros exemplos de cabs complexos, mais “práticos” (fácil de carregar na bolsa, ou levar pro trab todo dia).
    Pq devidos a miha rotina(academia-trab-estudar) é mto complicado, eu comer durante o dia cabs complexos, somente no almoço mesmo é q eu tenho como.

    às minhas refeições são assim: 5h(pré treino)/ 8h(pós treino)/ 11h(lanche)/ 14h(almoço)/ 17h(lanche)/ 20h (lanche reforçado)/ 23h(antes de dormir).

    Eu usava mtas vezes fruta como lanche.
    Tem algum tipo de carb complex “praticos” pra eu introduzir na minha rotina de alimentação (sem ser, arroz int, batata doce, massa int)?

    Adorooo seu site e estou divulgando pra TOOOOODDOOO MUNDOOOOO na minha academia e geral tá adorandoo!!!

    BJUU aguardo a resposta!

    • Rodrigo

      Oi Elaine!

      Bom, tem bastante opções…

      Mas pra colocar na bolsa… hmmm hehehe… Olha, grãos e cereais no geral são uma boa pedida.
      Tem aqueles pães REALMENTE integrais que você pode consumir. Ou até mesmo se você achar uma barra de cereal VERDADEIRA (o que é muito difícil por sinal).

      Estas são algumas sugestões mais práticas que te dou. Pra carregar na bolsa realmente temos menos opções.

      Abracao,
      Rodrigo

  • Elaine Moreira

    Obrigadaaaaaaaaaa!!!!!

    Ah! quando vc puder, tem como vc fazer um artigo sobre fitness(musculação), sobre aqueles mitos ou verdades… do tipo: “muitas repetições, ganha resistencia. Poucas repetições, trabalha a força”!
    Eu não confio mto nesse “senso comum”! rsrsrs…

    Bjooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!

  • Eu confesso que as vezes ainda como vendo aquele programinha de esportes na hora do almoço hehe Mas pelo menos eu mesmo preparo minha refeição, e faço apenas aquilo que vou comer pra nunca sobrar aquela tentação. Prestar bem a atenção no que come é primordial pra ter uma vida saudavel, comer devagar e sentir o gosto dos alimentos – e não do sal -, enfim, curtir mesmo, afinal comer é uma prazer sempre.

    • Rodrigo

      Concordo 🙂

  • Edilene

    Oi Rodrigo,
    tudo bom?
    Eita… depois que li seu artigo, descobri por que hoje, aos 33 aninhos, vivo brigando com a balança…kkkkk mas o importante é que nunca é tarde para mudar as atitudes.
    Obrigada por mais uma valiosa dica. Abçs

    • Rodrigo

      Oi Edilene,

      JAMAIS eh tarde demais.. nunca nunca 🙂

      Abracao,
      Rodrigo

  • Francisco

    Oi Pessoal,
    Hoje completo 1 mês do desafio e resolvi contar um pouquinho da minha experiência:
    Antes do desafio pesava 105,5Kg e na primeira semana baixei para 102,5…Uau!!!
    Empolguei, entrei numa academia e com duas semanas o peso subiu para 103,800….
    Fiquei um pouco triste,mas resolvi ir em frente, pois consegui diminuir 8cm de barriga!!!
    Na terceira semana continuei em torno de 103…..
    No fim da quarta semana…… meu peso é 101,9….
    O que aconteceu?
    Na primeira semana perda de H20, músculo e gordura,
    na segunda manutenção do H2O, perda de gordura, aumento da massa muscular
    Agora acredito que a massa continua crescendo e a gordura diminuindo…
    Visualmente o rosto afinou um pouco e barriga também, claro….
    Não medi o percentual de gordura e massa muscular, vou medir no final do desafio, mas acredito que certamente a massa aumentou e a gordura abaixou…
    O resultado foi bom? Sim….
    Mas poderia ser melhor, pois abusei na alimentação em algumas ocasiões como dois churrascos de fim de semana e numa sexta-feira após o serviço cheguei em casa e meu pai me deu de presente i Whisky 12 anos, não resisti… Tomei três doses acompanhada de porção de Carne, a qual deveria ter comido com minha salada como faço todos os dias…..
    A alimentação mudou bastante, mas ainda não consegui focarme na porcentagem de gordura, proteína e carboidrato. Faço o seguinte: Proteína magra sempre, carboidrato complexo (sempre que possível), redução ao máximo de gordura.. ainda não abandonei completamente o açúcar, mas não tomo refrigerante de espécie alguma
    É isso pessoal….
    daqui a um mês posto de novo o segundo mês do desafio
    Abraços.
    Valeu Rodrigo!

    • Rodrigo

      Fala Francisco!! Maravilha cara!

      Voce pode ter certeza que voce ganhou massa! Eh exatamente por isso que o preco se manteve. Por isso eh tao importante tirar as medidas e tirar % de gordura tambem! O peso total pode passar uma ideia errada 🙂

      Sucesso pra ti,
      Rodrigo

  • LEILA MARIA GUEDES

    OLA RODRIGO, FELIZ ANO NOVO E QUE DEUS TE PROTEJA SEMPRE. QUERIA SABER SE O ALPISTE REALMENTE AJUDA NO EMAGRECIMENTO E COMO USAR REALMENTE P FUNCIONAR SE FOR VERDADE. CONFIO MUITO EM VOCE E NAS SUAS MATEIAS TEM ME AJUDADO BASTANTE, AS VEZE ACHO QUE VOCE E UM NUTROLOGO OU PSCOLOGO, POIS CONSEGUE TRANSMITIR MUITA SEGURANCA E CONFIANCA PARA AS PESSOAS MESMO SEM CONHECER. BEIJO GRANDE E MUITO OBRIGADA LEILA

    • Olá Leila! Sementes costumam ser boas fontes de gorduras boas, como a linhaça por exemplo. Acredito que os benefícios para o emagrecimento podem ser positivos, não determinantes, se você o usar como uma fonte de gordura boa, por exemplo!