Você Precisa Saber: Batata!

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

Batata!!

Caramba, como a gente come batata, não é mesmo? Frita, assada, amassada, recheada, ensopada, etc… de tudo quanto é forma!

Eu arrisco dizer que o mundo inteiro inclui batata de uma forma ou de outra na dieta. Alguns países, como a Alemanha, por exemplo, consomem muito mais deste alimento do que o Brasil. Só não vi sorvete de batata ainda aqui hehehe. Mas batata está sim em todos os lugares!

A informação de hoje é baseada em um artigo atual publicado pelo Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard que meio que coloca a batata na posição de vilã!

Não vou me delongar aqui, então vamos diretos aos fatos diretamente!

  • Batata: Alta carga glicêmica, boa em vitamina C e boa em potássio.
  • Brócolis: Baixa carga glicêmica, ótimo em vitamina C e bom em potássio.
  • Coca-cola: Alta carga glicêmica, nada de vitamina C e nada de potássio.

A batata, como muitos já sabem, é carboidrato de rápida absorção (alta carga glicêmica). Isso significa que sua digestão é rápida e desperta ação forte e rápida da insulina no sangue! Resultado disso é que você fica saciado por menos tempo e, portanto, sente fome novamente, favorecendo o ganho de peso.

O Brócolis possui carga glicêmica muito baixa, 9 vezes mais vitamina C que a batata e ainda contém o potássio. Grãos, como feijão, contém o dobro de potássio do que a batata.

A coca-cola produz um efeito similar ao da batata no organismo, ou seja, pico de insulina, digestão rápida e fome de novo…

Moral da História

Novamente, consciência! É bom ter consciência destas coisas para que você não seja vítima de sua alimentação, mas que sim, saiba escolher conscientemente o que come e entenda os resultados.

Nos EUA, devido à estes fatos, vários orgãos estão sugerindo uma redução na quantidade de batata servida nas escolas e aumento na quantidade de legumes, como o brócolis, cenoura e grãos.

Batata é gostosa sim, de várias formas, porém, legumes e grãos também são! Não promovo a eliminação da batata, mas sim a cautela no seu consumo e a inclusão de alternativas!

O que eu promovo sim é a inclusão de mais legumes no seu prato, brócolis, couve-flor, cenoura e grãos! Diminua o espaço que a batata ocupa no prato e substitua por estas opções e perceba como se sente!

Estudos mostram que, ao se acompanhar os hábitos alimentares de 120.000 pessoas ao longo de 20 anos, o aumento no consumo de batata de diversas formas, sinaliza também um ganho maior de peso nestas pessoas ao se comparar aos que não tiveram este aumento no consumo de batata.

Nota: Batata doce é um carboidrato complexo de qualidade que pode ser incluido em uma refeição balanceada, desde que, claro, você mantenha o controle de acordo com seu objetivo, seja ele, ganho de massa muscular ou perda de gordura.

Afinal, pra que iríamos ingerir algo que não nos sacia muito e que promove ganho de peso se, ao invés, podemos nutrir nosso corpo com mais nutrientes, maior saciedade e quantidade de fibras, ao escolhermos alimentos alternativos?! 🙂

Fica aí a informação!

Grande abraço e até a próxima!

Rodrigo

REFERÊNCIA
Harvard School of Public Health

  • Eu só como batata cozida e sem sal, tentei comer batata doce mas não consegui de nenhum jeito, sempre fica pra lá de ruim hehe… Melhor é misturar a batata com outros alimentos, em saladas variadas, e evitar a todo custo batata frita;

  • Carol

    Afff… meu “nutricionista esportivo” recomenda comer batata… o que se pode comer de farinha branca refinada é apenas o pão de batata… mas agora, porém, pelo fato de ter alta carga glicêmica, quero batata mais não!!! Rodrigo, fale sobre as propriedades dos demais tubérculos: mandioca, nhame, batata-doce, etc… thanks in advance!

    • Rodrigo

      Fala Carol.

      Bom, nao sei por que seu nutricionista sugere isso. Talvez ele tenha um motivo especifico de acordo com seu caso em particular… nao sei.

      Bom, nhame e batata-doce sao legais pra incluir na alimentacao! Sobre a mandioca, nunca pesquisei a respeito viu, fico te devendo 🙂

      Abraco,
      Rodrigo

      • Luciana Monteiro

        Olá Rodrigo, tenho a mesma dúvida com relação à madioca, gostaria de saber sobre a tapioca, como opção de carboidrato pela manhã, recheada de ovos mexidos.

  • Ana

    Bom dia,

    Sou portuguesa e gostaria de saber se tem algum problema em comer uma sopa de cenoura e agrião (tem batata no preparo, basicamente faz-se um puré com a varinha mágica) antes do almoço. Normalmente tomo essa sopa, depois a salada crua com azeite de oliva, peixe ou ovos cozidos, 2-4 colheres de sopa de arroz integral. É bom fazer isso? Ou por a sopa conter carboidrato (batata) não devo comer arroz integral?

    Obrigada

    • Rodrigo

      Bom Ana, nao existe muito deve e nao deve, mas sim,o que eh mais apropriado pro TEU CASO. A sopa pode ser uma boa mas tambem pode ser algo que voce nao precisa, caso esteja procurando queimar gordura com mais eficiencia. Tudo depende!

      Abracao,
      Rodrigo

  • Ana

    Obrigada pela resposta,

    Posso talvez tentar fazer a sopa sem batata. É que ajuda de certa forma a aliviar a minha fome. De qualquer das formas vou comer ovos de manhã para ficar mais saciada durante o dia.

    Obrigada

  • felipe

    pow, eu achava que a batata cozida era uma boa substituta para o arroz.
    informação equivocada?

    • Rodrigo

      Se for arroz branco, ambos sao carboidratos simples de rapida absorcao 🙂

  • Gardeny

    Olá Rodrigo, bom dia!!!!
    Ontem, através do facebook tive acesso a seu site e as suas informações. Estou maravilhada. Vislumbro a possibilidade de emagrecer e ter um corpo legal e com formas atraentes. Talvez essa decisao tenha vindo tardiamente (tenho 35 anos) mas hoje faço treinos de corrida 2x na semana e musculação 2 x na semana também (terça a sexta – corrida, musculação, corrida, musculação, corrida e musculação em dias alternados). Meu grande problema é a circunferencia abdominal. Tenho flacidez e gordura na região. Já me inscrevi em duas corridas e vou levar super a serio (a corrida tem apenas 1mes) e qdo acabar a facul vou intensificar a musculação (meu tempo é super corrido). E talvez haja resultado, pq ai conseguirei dormir. Durmo apenas 5hs por noite (trabalho, academia, facul, estudar em casa e depois dormir…. afff). Vou ler seus artigos e divulgar para minhas amigas. Elas vão adorar.

  • Luciana

    Olá! Rodrigo…tenho consumido batata doce antes do exercício físico (faço musculação e estou dando início ao HIIT nos dias em que não treino com pesos). Fiquei na dúvida, porém, ao leu a sua dica de consumir 1 fruta como fonte de carboidrato neste horários. O que seria melhor? Batata doce com frango/peixe, por ex? Ou 1 fruta + proteína ou castanhas? **Considerando que resolvi dar um up na minha dieta e entrar no MR (objetivo maior: perda de gordura e manutenção da massa magra).

    Grata, parabéns pelo site! Fantástico!

    • Optaria pela batata doce algumas horas antes de malhar, Luciana! Abraços! Veja o artido sobre comer antes ou depois dos treinos, olho nos fatos.

  • Ana Cláudia

    Olá Rodrigo…gostaria de saber o que vc tbém sabe sobre a mandioca e seus derivados (polvilhos), qual a sua opinião sobre a tapioca? Já vi e ouvi muitas pessoas da área fitness falando muito bem dela!

  • Carla

    Adorei o site, tenho lido bastante os posts, mas até agora não sei se feijão, leite e canela são alimentos favoráveis ou não ao emagrecimento. Por favor, alguém esclarece isso pra mim.

    • Carla, temos alguns artigos sobre leite(no geral é uma péssima idéia) Um artigo sobre lentilha(o procedimento com o feijão é o mesmo, embora a lentilha geralmente interfira menos no emagrecimento). A canela é excelente, falamos sobre ela no artigos sobre temperos. Grande abraço!

  • Eu tenho duvida se posso comer batata, e uma pizza integral com rucula bresaula e grana padana cada 15 dias.

    • Izabel, se você mantiver uma alimentação limpa e baseada em comida de verdade no dia a dia, não vejo por que não comer em um dia, de 7 a 15 dias. Abraços!

  • Antonio Rodrigues

    Lamento informar mas está enganado relativamente à batata, covem estudar melhor antes de dar informação errada. Obrigado