Você Precisa Saber: Sódio (sal)

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

Este é o primeiro artigo da série “Você precisa saber”. Exato, to colocando ainda mais trabalho no meu prato hehehe…

A idéia é que esta série seja uma adição aos artigos extensos e completos aqui do site.

Meu objetivo com estes artigos da série Você Precisa Saber é fazer com que eles sejam são curtos e diretos, contendo informação rápida e que fazem a diferença pra você. Tudo pra agregar coisas úteis na sua vida!

Não espere que eu venha divulgar dietas ou qualquer outras balelas que você encontra em qualquer revista. Aqui, e no site inteiro, como você já sabe, a informação só é postada se é de alta qualidade e ÚTIL! S-e-m   b-a-l-e-l-a-s!

Se curtir a idéia, deixe sua opinião aqui embaixo ou na página do Facebook/orkut!

Então é isso aí! O assunto de hoje é o Sódio e o objetivo é nobre!

Sódio e sal são a mesma coisa?

Bom, não exatamente, mas pra fins práticos, assuma que sim, pois, 90% do sódio que consumimos é na forma de sal.

Riscos e recomendações

De acordo com as diretrizes alimentares de 2010 para Americanos, todos deveriam limitar a ingestão de sódio para menos de 2300mg por dia. Pessoas com mais de 51 anos ou aqueles que são Afro-americanos ou têm problemas de hipertensão,  diabetes ou problema crônico nos rins deveriam limitar a ingestão a 1500mg por dia.

Como você já deve saber, os principais riscos do sódio são os de aumentar a pressão arterial. Alta pressão arterial é a causa principal de ataques cardíacos e infartos.

Nos Estados Unidos, doenças do coração e infartos são, na ordem, a primeira e a terceira causas mais comuns de morte.

Bom, além disso, você provavelmente também sabe que sódio (sal) em excesso colabora para a retenção de líquido no corpo, dando aquela sensação de estar inchado(a) que você adora :).

Flutuações no peso durante o dia ou de um dia pro outro, quase sempre são devidas às diferentes concentrações de água no organismo, portanto, se pesar com muita frequência não agrega muito valor e pode passar uma idéia falsa.

Como uma cliente de coaching me disse hoje mesmo, ela olhou a tabela nutricional de uma daquelas sopas Maggi e viu que continha 900mg de sódio. Incrível. Isso é quase 40% do que você precisa no dia. Tudo escondido em um pacotinho inocente de sopa em pó.

Sugestão

Em 13 de Setembro deste ano (2011), o departamento de saúde e serviços humanos dos EUA, com o apoio de outros parceiros, iniciou uma iniciativa chamada de Million Hearts que irá visar prevenir 1 milhão de ataques cardíacos e infartos nos próximos 5 anos. Querem atingir isso através da facilitação da identificação do sódio nos alimentos.

A sugestão que fica é que, se você ainda não se importa com isso, começe a olhar aquelas lindas tabelas nutricionais que tem na embalagem de cada alimento que você consome. Veja com olhos curiosos e críticos. A consciência é o primeiro passo da mudança.

Um abraço,
Rodrigo

REFERÊNCIAS

Million Hearts
Centers of Disease Control and Prevention
Food and Drugs administration (US department of Health and Human Services)

 

  • Telma

    Rodrigo, o bom de ir lendo tudo isto é que vamos tomamos mesmo consciência das coisas, e nos tornamos mais seletivos. Ler a embalagem é essencial para não nos entupirmos de “venenos” que a industria alimentícia nos joga em cima.
    A minha nutricionista diz para nos atentarmos sempre para a compra de exagerada de tudo o que vem embalado. Segundo ela, o ideal seria sempre os alimentos que nossas avós comprava.
    Todas as que se vendia em feiras, in natura, seriam as mais saudáveis.

    • Rodrigo

      Sua nutricionista eh uma pessoa sabia 🙂

      Isso mesmo Telma!

      Grande abraco,
      Rodrigo

  • Ricardo

    Rodrigo, conheci seu site recentemente e gostei bastante. A questão que você acabou de levantar é muito pertinente. e evidencia algo que estou passando e observando. Há cerca de um mês comecei a monitorar minha alimentação da forma mais criteriosa possivel utilizando o site medhelp como ferramenta (suponho que você conheça, e se por acaso não conhecer recomendo que dê uma olhada). Qual minha surpresa de constatar que, mesmo tentando me alimentar com algum bom senso, é BRUTALMENTE DIFÍCIL limitar a ingestão de sódio aos níveis recomendados. Descontados eventuais erros de medida, minha ingestão de sódio nas três últimas semanas girou em torno de 4000mg/dia – e acredite, eu tenho me esforçado sistematicamente p/ não comer porcarias. De minha experiência pessoal esto depreendendo que sim, é EXTREMAMENTE necessário prestar atenção ao que se está ingerindo.

    Gostaria de aproveitar que você falou em sal para sugerir que escrevesse um artigo falando de IODO, tendo em vista que é um mineral importante para o organismo e de difícil obtenção nos alimentos (não por acaso o sal iodado, que é alvo de críticas e controvérsias).

    Excelente trabalho.

    Abs
    Ricardo

    • Rodrigo

      Fala Ricardo. Concordo contigo. É realmente incrivelmente difícil manter os limites do sódio. Eu também acho que os limites recomendados são conservadores! Se a gente conseguir pelo usar eles como guias, já é legal.

      Agradeço por seu comentário. Espero continuar trazendo assuntos úteis pro site. Tem muita coisa ainda pela frente pra falar e obrigado pela sugestão também!

      Grande abraço,
      Rodrigo

  • Lana

    Olá Rodrigo,
    Outra coisa que descobri que até adoçante tem sódio, tem que ujsar com moderação para quem sofre de hipertensão.
    Valeu a dica.
    Tchau.
    Lana

    • Rodrigo

      A gente começa a perceber as coisas quando temos consciência de que elas existem 🙂

      Isso aí!
      Um abraço,
      Rodrigo

  • Yuri

    Sabe uma coisa que me intriga? é a famosa historia da Coca-Cola ter um nível extremo de sódio aquelas coisas que a gente sempre recebe nos email. Digo isso porque na tabela nutricional da embalagem mostra que um copo tem 1% da qtde diaria limite. Por outro lado um suco desses de saquinho tem até 5%… os emails exageram pra tentar acabar com a Coca Cola ou eles mentem nas tabelas nutricionais?

    • Rodrigo

      Fala Yuri,

      EU confio nas tabelas nutricionais. Não acho que eles iriam mentir lá já que isso é regulado pelo governo e leis.

      Abraço,
      Rodrigo

  • Yuri

    Sinceramente eu tbm confio nas tabelas, e acho que tem mta gente querendo acabar com a Coca ehuaehaueh.. só vo acreditar hora q eu ver um estudo publicado falando q cada garrafa de 2l tem realmente 2kg de acucar, como dizem no email. Isso é fisicamente impossível!

    • Rodrigo

      As balelas nao tem limite meu amigo 🙂

      Bom, mas nao tem segredo né… é só olhar a tabela nutricional.

      Abracao,
      Rodrigo

  • Patrícia BH

    Rodrigo, achei o artigo bem legal… e espero ver um sobre a ingestão de carboidratos e açucares. Mas a minha dúvida é: tudo é equilíbrio, e nosso corpo precisa de todos os nutrientes, o que acontece se agente cortar o nível de sal de força drástica da nossa alimentação?

    abraços.

    • Rodrigo

      Oi Patricia.

      Veja a pagina de artigos do site que jah tem um sobre carboidratos.
      E sobre o sal, nao eh sugerido quese corte totalmente, mas que se limite como possivel. De forma geral eles recomendam alguns limites de miligramas por dia, conforme escrito no artigo.

      Tudo eh bom senso 🙂

      Abraco,
      Rodrigo

  • Bruno

    Outro exemplo de grande concentração de sodio são aqueles cup noodles… vi na tabela, tem 77% de sodio para uma dieta de 2000 kcal…. incrivel….

    • Rodrigo

      Dureza neh? barbaridade tche!

  • Elaine Moreira

    Oi Rodrigo,

    Em dias que programo exercícios de alta intensidade na academia, gosto mto de tomar Gatorade. E vi que o gatorade tem uma concentração de sódio de 90mg – 4% vd.
    Essa quantidade é adequada? Me parece, não ser mto alta.

    O q vc me diz? BjoO*

    • Rodrigo

      Me parece OK Elaine. Eh importante se hidratar corretamente.

      Abraco,
      Rodrigo

  • Bom dia a todos… ontem na correria do dia a dia fui fazer um miojinho pra almoçar, pois estava na correria…
    fiquei impressionado com a quantidade de sódio que continha uma porção! vcs ja repararam o quanto tem naquele mizero pacotinho?! 82% da necessidade diária de uma pessoa!!! CARAMBAAA!!!

    • Rodrigo

      hahahaha… ta loko. Eh fogo neh?

      Essas coisas industrializadas.. vo te contar 🙂 Realmente eh um enorme desafio tentar ficar perto do limite sugerido. Eu acho MUITO dificil ehehe

      Abracao,
      Rodrigo

  • Marcus

    Oi Rodrigo

    Gostei da sua matéria sobre o sódio e realmente se você não se guiar pelas tabelas nutricionais vai acabar ingerindo uma quantidade de sódio acima do normal. Num desses dias de quebra da dieta comi um Quarteirão com Queijo no Mc Donald´s (não era nem Big Mac). Qual não foi o meu espanto quando vi na embalagem que aquele lanche supre 51% das minhas necessidades diárias de sódio!
    Vou deixar também um cálculo para quem quiser saber a quantidade de sal contida em um alimento, vi esta fórmula em uma matéria do jornal O Estado de São Paulo desta semana. Você pega a quantidade de sódio em mg multiplica por 2,5 e divide o resultado por 1000.

    Ex.: Vi na embalagem de uma padaria que um pão francês tinha 276 mg de sódio.
    276 x 2,5 = 690 mg
    690 : 1000 = 0,69 g de sal.
    Esse cálculo me pareceu útil para quem quer saber quanto de sal existeem cada alimento.

    Um abraço

    Marcus

  • vinícius

    Rodrigo,
    Vc teria alguma sugestão de condimento que possa substituir o sal?
    Principalmente para o tempero de bifes,filé de frango,etc.
    Outra dúvida:
    Temperar com sal grosso é mais saudável do que com o refinado?

    Agradeço desde já atenção.
    abraço!

  • ana maria de andrade

    adorei os comentarios , luto pra imagrecer aff a anciedade esta me atrapalhando pode me ajudar ?

  • Rachelina

    Ola Rodrigo! Mas isso serve para o sal “ruim” (refinado e iodado). Veja o artigo ” E quem disse que o sal faz mal a saude” no blog do Dr. Victor Sorrentino (cirurgiao plastico e especialista em nutriendocrinologia). Ele fala dos benefcios de se consumir o sal correto: sal marinho, sal grosso e em destaque, o sal rosa do himalaia. Um forte abraço e parabens pelas informaçoes de qualidade.

    • Na verdade, Rachelina, O que dificulta a eliminação do sódio do nosso organismo é o consumo excessivo de carboidratos refinados.

  • Bernar

    Gostaria de saber porque para os Afro-americanos é recomendado uma quantidade menos diária?

  • Luiz

    Rodrigo, meu nome é Luiz, tenho 28 anos, estou bem acima do peso e estou seguindo o emagrecerdevez faz uns 20 dias, ja eliminei 4kg, mas ando meio preocupado, pois fui ao médico nessa semana e minha pressão estava em 17/10, nao estava sentindo nada de mal e minha pressão nunca havia chegado tão alta assim, e o meu médico mandou eu “cortar” meeesmo o sal da comida, NÃO INGERIR gordura animal em hipotese alguma, e sim gordura vegetal, tenho colesterol e triglicerideos um pouco alto, fiquei triste pois estava perdendo bastante peso, comia comida de verdade, não passava fome, mandou cortar meu bacon com ovos mexidos do café da manhã, agora ele mandou mudar minha alimentação. E agora? ele esta certo ou continuo a seguir as dicas aqui do site, ou fazer alguma adaptação, oq me diz Rodrigo? aguardo resposta

  • marcos eduardo luz de oliveira

    porque é que josé carlos souto diz que sal rosa do himaláia é mágica ? segundo ele sal é tudo igual, existe prova disso ? sal rosa é pó de fada como ele chama ?