Você Precisa Saber: Uma palavra sobre Cálcio

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

Salve!

Hoje quero dar uma palavra rápida sobre Cálcio. Entretanto, estou pensando em escrever um artigo completo sobre isso mais pra frente 🙂

Bom, saber que cálcio é importante para os ossos e para prevenir osteoporose, todo nós sabemos, certo?

Porém, talvez o que nem todos sabem é que o leite não é a única e nem a melhor fonte de cálcio!

Enquanto todos nós lembramos de nossos pais insistindo para que tomassemos leite quando criança, para desenvolvermos ossos fortes e saudáveis, ainda não é muito claro para a ciência o quanto de cálcio é realmente necessário. Além disso, também não é claro que os produtos derivados do leite sejam as melhores fontes de cálcio.

Enquanto cálcio ajuda sim a desenvolvermos ossos fortes e a prevenir osteoporose no futuro, é interessante saber que o excesso de cálcio pode aumentar as chances de câncer de prostata e de ovário. Hmmm… também não sabia disso.

É dito que o leite e seus derivados podem não ser realmente as melhores fontes de cálcio, pois, geralmente eles são ricos em gorduras saturadas e também em vitamina A (retinol), a qual, quando ingerida em excesso, pode, paradoxalmente, enfraquecer os ossos! O.O!

Tendo isso em mente, sugere-se outras fontes de cálcio. Como exemplo temos: Brócolis, tofu, leite de soja fortificado, grãos, legumes folhados e verdes.

Lembrando que a vitamina D é muito importante também pois age juntamente com o cálcio para fortificar os ossos 🙂

Nota: Muito se pergunta sobre a ingestão de cálcio nas idades mais avançadas. Poderia a sua ingestão nesta idade ajudar a prevenir osteoporose ou aumentar a saúde dos ossos? Bom, infelizmente, não há uma resposta definitiva, pois, não existe consenso científico sobre isso =/

É isso aí, uma mensagem rápida sobre o assunto, trazendo algumas informações que não são de conhecimento comum!

Um grande abraço,

Rodrigo

REFERÊNCIAS

School of Public Health (Harvard) 1 2

Receba os novos artigos por e-mail gratuitamente

  • Joabe

    Oi Rodrigo, tudo bem?! To firme na RA e nos exercícios hein?! ..rsrs

    Seguinte cara: Tu saberia dizer qual seria então uma quantidade saudável pra gente ingerir diariamente de cálcio? De preferencia a porcentagem!

    Abraço!

  • Matthaeus

    1000mg por dia é recomendado
    máximo diário é 2500mg
    para chegar a 2500 mg é muito difícil

  • Bruno

    será q minha estrutura ossea fina tem a ver com isso? de ambos meus pais são medias, mas a minha é fina, o dedao cobre até a primeira articulação do dedo ao fazer a medição no punho, que tem 15 cmg, eu medi…. todos da minha idade ja tem pulsos mais grossos, tenho 17 anos

    • Rodrigo

      Acredito que nao tem nada a ver com a quantidade de calcio mas sim tem a ver com seu DNA 🙂

      Abraco,
      Rodrigo

  • Camila

    No texto acima você citou que as pessoas nao defendem o leite também por causa da quantidade de gorduras saturadas no mesmo, mas vc não fez nenhuma ressalva. Vi em outros artigos que vc defende que essas gorduras são boas, ou pelo menos neutras. O que vc diria sobre isso?

    • Camila, O problema não são as gorduras saturadas. Abraços!