• “AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

    Olá!

    Neste artigo vou expor 6 ótimos motivos para adicionar exercícios físicos à sua rotina para turbinar sua perda de gordura! Como tudo neste site, juntamente com as dicas, são expostas as verdades que não são frequentemente ditas nos maiores meios de comunicação. Pronto? 100%? Vamos lá!!


    Nas melhores referências sobre o assunto, é muito dito que é muito mais proveitoso e saudável você queimar a gordura e não matá-la de fome. Faz total sentido. Como já dito em outros artigos (ver Saiba por que 95% das dietas falham!), nosso corpo não elimina as células de gordura. Nós conseguimos fazer com que estas células murchem apenas, logo, elas estarão sempre ali inativas, porém, prontas para receber gordura e inflarem novamente.

    Todos nós temos geneticamente programada uma quantidade X de células de gordura que o corpo conterá a principio. Lembrando que podemos sempre ADICIONAR mais células de gordura. Algumas pessoas possuem naturalmente mais destas células, enquanto outras menos. Vale lembrar que existem principalmente 3 tipos corpóreos, ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. Cada um destes tipos tem suas características especiais e tendências peculiares.

    Ok, mas independente de todas estas particularidades, uma coisa é certa: Queimar a gordura através de exercício físico é infinitamente mais saudável e eficiente que perder a gordura (e outras coisas) através apenas de uma restrição alimentar! Vamos então as razões disso:

    * Exercício, aeróbico ou de peso, ambos aumentam o seu metabolismo

    Quão bom isto é para perda de gordura? Tão bom quanto possível!! Se você tem um aumento do metabolismo, seu corpo queimará mais gordura só para se manter! No caso de um exercício de peso (ex: levantamento de peso e afins) o corpo ainda gastará mais e mais calorias mesmo depois de ter acabado o treino. O metabolismo ficará elevado e o corpo demandará energia para reconstruir as células musculares que foram danificadas durante a sessão. No caso do exercício aeróbico este efeito pós-exercício é inferior e muito pequeno. Para mais sobre a diferença entre estes 2 tipos de exercício eu sugiro FORTEMENTE que você leia este artigo para descobrir os desvantagens do exercício aeróbico quando o seu objetivo for perda de peso e conhecer o método anaeróbico que vai lhe proporcionar potencial completo: Faça menos exercícios e emagreça mais. Queime gordura até mesmo enquanto descansa com Interval Training

    .

    * Exercício cria um déficit calórico SEM ativar o modo de Defesa a Inanição do corpo

    Sabemos que para perder gordura precisamos estar em déficit calórico, certo?. Claro, o corpo só usará seus estoques de energia caso não haja energia suficiente a disposição. Agora, como já discutido em mais detalhes no artigo “Saiba por que 95% das dietas falham!”, sabemos que o corpo não utiliza-se apenas de gordura como fonte de energia. Por mais impactante que seja, você precisa saber que se mantiver uma dieta restritiva sem a prática de exercícios, aproximadamente 50% do peso perdido será de tecidos magros, o que inclui músculo. No mesmo artigo é explicado por que perder músculo é algo que você realmente NÃO quer. Dê uma olhadinha depois no artigo novamente para relembrar!
    Com a prática de exercícios, além de todos os outros benefícios, você conseguirá manter um déficit calórico SEM acionar o modo de Desefa contra Inanição do corpo, pois mantém seu metabolismo elevado e mostra ao corpo que seus músculos têm utilidade. E isso, definitivamente, É o que você quer!

    * Exercício é bom para sua saúde. Dietas não são!

    Aqui não temos nenhuma novidade. Existe material mais do que suficiente disponível mostrando todos os benefícios dos exercícios para nossa saúde. Já as dietas… não são saudáveis em sua maioria. Quando restringimos nossa alimentação, caso este corte não seja feito com consciência e entendimento dos mecanismos do corpo, o resultado pode ser bastante negativo, como deficiência de várias vitaminas, nutrientes, baixa da imunidade do corpo, etc. O que você quer realmente é perder peso de modo consciente, duradouro e saudável e é isso que o Emagrecer de Vez procura proporcionar. Fuja de dietas e procure estabelecer HÁBITOS alimentares corretos. Você pode contar com a ajuda do conteúdo do site para educar-se melhor neste respeito. Dietas NÃO, hábitos SIM :).

    * Exercícios, principalmente os de peso, avisam o corpo para manter os músculos!

    Já comentei sobre isso no primeiro ponto acima, porém, isto é extremamente importante de se ter em mente. Dietas restritivas causam perda de músculo. Seu corpo acaba utilizando-se destes tecidos para obter energia (catabolismo). Músculos são metabolicamente ativos, ou seja, demandam energia constante somente para se manter! São eles que colaboram no processo de transformar seu corpo em um forno de queima de gordura! Fazer dietas sem exercícios pode fazer com que até 50% do peso perdido seja proveniente de tecidos magros, inclusive músculo.

    Os exercícios de peso, também chamados de exercícios de resistência, como levantamento de peso, exercícios de alta intensidade e força, hipertrofia, etc. são especialmente vantajosos no processo de perda de gordura. Durante este tipo de exercício você acaba gerando microfissuras nos seus tecidos musculares. Estes são danos positivos causados pelo esforço. É através destas microfissuras que o corpo acaba gerando músculos mais fortes com o passar do tempo. E para construção e reparação muscular o corpo demanda energia, MESMO muitas horas após o exercício em si ter acabado.

    Estudos mostram que exercícios de alta intensidade podem deixar seu metabolismo elevado por até 48h após a sessão!! Após ler este artigo de uma olhadinha neste outro que trata especialmente disso e descubra por que você deve substituir seus exercícios aeróbicos por exercícios anaeróbicos (intervalos de alta intensidade): (Faça menos exercícios e queime mais gordura)

    Exercícios aeróbicos têm efeito quase nulo na manutenção de seus músculos. Portanto, se você quer efetivamente evitar perda muscular enquanto em uma dieta restritiva, opte por exercícios de resistência (levantamento de peso, etc) ou exercícios anaeróbicos, como proposto no artigo anterior. Estes sim farão com que você sinalize ao corpo que seus músculos são necessários e que ele não deve queimá-los para gerar energia.

    Quando você utiliza seus músculos através dos exercícios corretos, você manda um sinal para o corpo avisando-o para manter estes tecidos. Você avisa o seu corpo que você os está utilizando e que você não quer que eles sejam sumariamente devorados para gerar energia! Deixe clara a seguinte proporção na cabeça: Mais músculos, mais energia consumida diariamente, mais queima de gordura eficiente. Menos músculos, menos consumo de energia, queima de gordura mais difícil e efeito yo-yo (engordar mais fácil após dieta). Mantenha-se em movimento e garanta que seu corpo queime gordura até mesmo enquanto você dorme ou trabalha.

    * Exercícios aumentam a produção das enzimas que queimam gordura e hormônios.

    Hormônios e enzimas diversas têm efeitos diversos no corpo, como já é bastante difundido na mídia. O que você precisa ter em mente é que os exercícios instigam o corpo a produzir mais destes hormônios e enzimas que são focadas na queima de gordura, focadas na utilização de energia reserva! Sabemos que a LPL (Lipoprotein Lipase) é responsável por armazenar gordura e você já pode imaginar como incentivar a produção desta enzima, mas isso não é o que você quer. Faça com que seu corpo se concentre em produzir meios de queimar a gordura que você tem armazenada e não meios de armazena-la, faça exercícios regulares. Anote para ler depois o artigo Faça menos exercícios e queime mais gordura para conhecer o melhor tipo de exercício para queima de gordura.

    * Exercícios aumentam a sensibilidade a insulina

    Para um artigo completo sobre a ação da insulina leia o artigo As verdades que todos deveriam saber sobre Insulina. Mas basicamente, isso facilita com que os carboidratos sejam usados como fonte de energia e estocados como glicogênio ao invés de armazenados como gordura. O glicogênio é armazenado nos músculos e outros tecidos como fonte rápida de energia! Por ele ser de uso fácil e eficaz pelo corpo, você definitivamente quer tirar vantagem deste funcionamento. Caso o corpo não seja muito receptivo à insulina, a energia consumida através dos alimentos tem maior tendência em ser armazenada como gordura. Ao encontrar resistência em armazenar esta energia como glicogênio, o corpo optará pela segunda opção: células adiposas.

    Aumentar a sensibilidade do corpo à insulina é facilitar o armazenamento de energia em forma de glicogênio. Isso é muito positivo e é conseguido através da prática de exercícios. Outros efeitos colaterais positivos disso é que seu corpo torna-se mais eficaz na queima de gordura e reconstrução muscular. Não deixe de ver o artigo sobre insulina!

    Nota: Insensibilidade à insulina é, basicamente, o que leva à diabetes, mas isto é tema para um outro artigo.

    -> Fatos e dados!

    Veja o caso e a tabela abaixo:

    Pessoa A) – Dieta restritiva.

    Pessoa B) – Dieta restritiva + exercícios aeróbicos.

    Pessoa C) – Dieta restritiva + exercícios de resistência (intervalos de alta intensidade ou levantamento de peso).

    Peso inicial Peso final Perda de gordura Perda de músculos Efeito negativo sobre o metabolismo
    Pessoa A) 113kg 90kg 11kg 11kg Máximo!
    Pessoa B) 113kg 90kg 12kg-13kg 9kg-10kg Forte!
    Pessoa C) 113kg 90kg 18kg-20kg 2kg-4kg Pouco ou nenhum.

    Fonte: Everything you need to know about fat loss – Chris Aceto

    Creio que olhando o quadro acima, fica bastante claro o impacto extremamente negativo que uma dieta restritiva SEM exercício tem para todo o processo certo? Repare na pessoa C), só o fato de se adicionar os exercícios corretos no processo faz com que você perca bem mais gordura ao invés de músculo. Os exercícios sinalizam para o corpo que os músculos são necessários! Se os músculos são necessários, o corpo não irá recorrer a eles para conseguir energia (através da quebra de proteína muscular) e então irá se utilizar do estoque de gordura, o que é exatamente o que você esta procurando com a dieta.

    Agora que você tem conhecimento desses pontos cobertos eu sugiro que estabeleça uma rotina de exercícios, caso ainda não tenha uma :). Lembre-se que você sempre pode checar sugestões de exercícios e rotinas no Emagrecer de Vez, gratuitamente. Sinta-se a vontade pra expressar seu ponto de vista postando seus comentários abaixo!!

    Um abraço,
    Rodrigo

    Related Posts with Thumbnails

    Fundador do EmagrecerDeVez.com e autor de 3 livros eletrônicos bestseller: Emagrecer De Vez, 50 Receitas Para Emagrecer De Vez e Hipertrofia Muscular.

    Share →

    105 Responses to 6 motivos para turbinar sua perda de gordura com exercícios!

    1. […] 6 motivos para turbinar sua perda de gordura com exercícios […]

    2. […] sugestão, anote para ler em seguida o artigo 6 motivos para turbinar sua perda de gordura com exercícios. Aposto que vai achar muito útil. Agora vamos ver umas verdades sobre o IMC, tão difundido por […]

    3. […] Para deixar tudo mais fácil e divertido eu resolvi gravar um vídeo mostrando como executar todos os exercícios na prática. Assim, pretendo sanar as dúvidas antes que elas aparecam! Os exercícios são executados em ritmo rápido, afinal queremos torrar gordura, certo? Saiba todos os “porquês” em 6 motivos para turbinar sua perda de gordura com exercícios. […]

    4. gyn disse:

      olá,eu gostaria de saber se alguém tem alguma dica de suplemento para perda de gordura eficaz,pois eu sou muito ansioso,quando olho pra mim e vejo que os resultados não estão aparecendo eu começo a comer,mas quando eu vejo resultados eu consigo ficar firme na dieta e nos exercicios…se alguém puder me ajudar desde já agradeço. obs:me indiquem um suplemento de efeito rápido e que tenha o preço entre 30 e 80 reais…

      • Rodrigo disse:

        Olá!

        Olha, eu desaconselho qualquer remédio para emagrecer. Pq? Pq os efeitos nao duram… na realidade vc vai acabar ganhando mais peso ainda depois q parar de tomar.

        Quer ver resultados EFICAZES? Comece uma reeducacao alimentar que voce vai notar resultados até mesmo na primeira semana… mas tudo que é duradouro, demora também! Veja o Desafio do site! Tem todas instrucoes que voce precisa para conseguir isso!

        Sucesso!

    5. Camila disse:

      Olá! Adorei seus artigos! Muitíssimos esclarecedores :)
      Paraebéns

    6. Tito disse:

      Fora de serie seus artigos, eu achava que aerobica era que era a bambambam
      Comecei em 8 dias perdi 1 Kg (com uma dieta restritiva). Se nao viesse a seu site eu estaria ferrado daqui a um mes :P
      Agora vou apostar no levantamento de peso mesmo :D
      Muito esclarecedor

    7. Inara disse:

      Rodrigo
      Encontrei o site hoje e me deu um estimulo a mais para treinar.
      Só que tem um mega problema, na academia aonde treino só tem estagiarios, já treinei a um bom tempo e quem me passava os treinos era um professor muito bom por sinal mas não esta mais trabalhando, e tive treinos que em 1 semana eu ja obtive resultados. Me passaram um treino para ganhar massa muscular, sendo que preciso perder uns 10 kg, não sei o que faço.
      Gostaria de uma sugestão de treino.

      Aguardo

      • Rodrigo disse:

        Ola Inara!

        Olha, realmente muitas academias tem esse problema de contratar um monte de estagiarios…
        Voce precisa deixar claro para eles que o seu objetivo é PERDER 10 kg.

        Por outro lado, ganhar massa muscular irá ajudar você neste objetivo, pois musculos consomem mais calorias, logo você começará a gastar mais calorias naturalmente! O perfeito seria voce alinhas um treino para musculos com um treino aeróbico também! Isso seria o melhor dos casos.

        Nao esqueça de adequar a alimentacao! Os artigos do site irão ajuda-la bastante neste sentido! De uma olhadinha :)

        Sucesso!

    8. Dinho disse:

      Show de bola o seu site, achava que conhecia muito de nutrição esportiva mas sempre estou aprendendo tudo novamente. Parabéns pela qualidade das matérias e sua simples abordagem que torna a leitura bem mais agradável e reveladora. Bom, achei super fantástico o Interval Trainning e já comecei a aplicá-lo hoje mesmo, sem perda de tempo! Porém fiquei com dúvida: No caso de fazer uma corrida de 40min em esteira diariamente ou fazer o Interval Trainning por 20 minutos, a perda de gordura final no HIIT é maior do que correr? ou é boa apenas pelo fato de se evitar a perda de musculos e deixar o metabolistmo acelerado por muitas horas? Meu objetivo é a perda mínima de músculo e ganho/manutenção de massa magra.

      • Rodrigo disse:

        Oi Dinho,

        boa pergunta. O HIIT tem a grande vantagem de manter os músculos em atividade e acelerar o metabolismo por horas… sim. Essa realmente é a grande vantagem sobre o exercicio aeróbico normal. Acho que é difícil se dizer se 40 min de corrida queima mais que 20 de HIIT… por que tudo depende MUITO certo? O hiit vai fazer vc queimar calorias por horas após vc acabar a sessão, enquanto a corrida irá parar a queima de calorias assim que voce parar o exercicio. Mas a queima DURANTE a sessao é maior na corrida… entao, é realmente difícil saber.

        A melhor solucao de todas na minha opiniao seria voce poder combinar os 2 em diferentes dias. Tirar proveito das duas coisas! O aeróbico é bom para manter um bom condicionamente fisico e cardio respiratório também! Nunca li em lugar nenhum dizerem qual o certo e o errado. Faça de acordo com sua preferência. O esquema é nao cair na rotina! Nao deixar o organismo acostumar com os exercicios! Mais uma vantagem do Hiit neste caso ;)

        Abraço!

    9. ALEXANDRE WOLNEY VARGAS disse:

      Valeu pelas dicas, o pessoal tem que entender que nõ existe fórmula milagrosa, existe sim, combinação de exercícios com uma reeducação alimentar, lógico que tudo isso com acompanhamento de especialistas.
      um abraço,
      Alexandre.

    10. Marta disse:

      Rodrigo.
      Eu morei nos US e ganhei 20 kgs. Há 10 meses resolvi reverter essa situação. Caminhadas, pedaladas, mini trampolim, jogging fazem parte da minha rotina diária, 45 minutos no mínimo.
      Perdi 10 kgs, sem ajuda de ninguém, somente me informando na internet sobre o assunto e literalmente correndo atrás.
      Agora encontrei o seu site que com certeza me ajudará a eliminar esses últimos 10kgs que eu carrego desnecessáriamente.
      Parabéns pelo site….
      Informação é tudo.
      Marta Preussler

      • Rodrigo disse:

        Parabens pela perda dos 10kg!

        Internet é uma ferramenta sensacional para buscar informação. Eu procuro fazer do site o único que você precisa visitar para atingir seu objetivo! Espero que tudo seja bem útil a voce!

        Abraço!

    11. Lidyane disse:

      Olá Rodrigo
      Parabéns pelo seu site. É maravilhoso e muito esclarecedor…
      Tive bebê há quase 2 meses e gostaria de saber se vc tem alguma orientação diferente para mim. \ainda não consigo fazer aquela série que vc sugere no vídeo…
      Grata

      • Rodrigo disse:

        Oi Lidyane. Olha eu nunca pesquisei algo especifico para este caso especifico!

        Voce deve realmente pedir permissao pro seu medico para fazer qualquer exercicio. No meio tempo voce poderia se concentrar na alimentacao. Tentar ver como voce pode otimizar seus habitos atuais. Tenho certeza que voce vai tirar grandes beneficios disso. De uma olhadinha na pagina de artigos do site para ver os que te interessam mais neste sentido.

        Grande abraco,
        Rodrigo

    12. Felipe Pantoja disse:

      Rodrigo.
      Estou aqui somente para parabenizá-lo pelo incrível trabalho. Conheci o blog hoje e já li vários artigos. Confesso que me senti inspirado a seguir algumas de suas orientações, junto com minha esposa.
      Vou continuar acompanhando os artigos e recomendá-lo.

      Mais uma vez, meus parabéns!

      • Rodrigo disse:

        Felipe, muito obrigado por isso :)

        Pode contar sempre com a melhor informacao, sincera e honesta aqui! Espero continuar atingindo suas expectativas!

        Grande abraco,
        Rodrigo

    13. Tatiana Silva disse:

      Oi, Rodrigo, tudo bem?

      Como vc já sabe bem mais do que eu sobre exercícios, gostaria de uma opinião sua. No momento não tenho como frequentar uma academia, mas tenho em casa um simulador de caminhada e uma bicicleta ergométrica. Li sobre o treino com intervalos e achei muito legal. Vc sabe se tem como utilizar estes aparelhos de ginastica que tenho para praticar este tipo de exercício em casa?

      Até mais!
      Obrigada

      Tati Silva

      • Rodrigo disse:

        Oi Tatiana,

        Tem sim. O principio eh o mesmo :) De uma olhadinha no artigo sobre interval training no site.. fala justamente sobre isso.

        Abraco,
        Rodrigo

    14. Loiva disse:

      Oi, Rodrigo!
      Muito bom o seu blog. Parabéns! Olha fiz cirurgia de redução de estomago há seis meses e sei bem como o corpo se adapta a um mínimo de consumo calórico! Emagreci 26 kg e desde o início fiz aeróbico no aparelho elípitico que tenho em casa. Estou com 70 kgs e morro de medo de voltar a engordar pois estou em um platô há quase um mês. Meu médico me disse para fazer tamém musculação, mas não entendi bem a necessidade. Agora vou me dedicar a recuperar oa atraso. Achas que consigo? Um grande abraço.

      • Rodrigo disse:

        Claro que consegue :)

        A musculacao é útil por que quando você desenvolve seus músculos e mantem eles ativos, eles consomem bastante calorias! Então, alem de ser bom pra saude em geral, também é muito valido para o emagrecimento!

        Com certeza voce consegue chegar onde quer :)

        Abracao,
        Rodrigo

    15. Marcia Regia disse:

      Eu ja li muita coisa aki e não tive mais necessidade de procurar informações em outros sites. Parabéns! Eu tentei várias vezes calcular minha porcentagem de gordura corporal e n conseguí…acho q prq a net daki é ruim. Dava p vc me dar esse resultado? Peso: 55kl, altura: 157cm, pescoço:34cm, quadril: 93cm, idade: 26, cintura: 83cm. Ah! Vc n tem essas calculadoras para download?

    16. Marcia Regia disse:

      Rodrigo, obrigada por responder! Bem legal vc estar sempre respondendo os e-mails e estar sempre presente. Bom, la nas calculadoras vc disse pra medir a cintura na linha do umbigo, e em outros lugagres eu ja vi q a cintura é medida logo abaixo da ultuma costela e é onde fica a parte mais fina da minha barriga. Eu queria saber se a cintura é medida na parte mais larga ou mais fina da barriga. E tbm se em qualquer parte do corpo é assim. Ex: barriga, glúteos, e coxas…

      • Rodrigo disse:

        Oi Marcia,

        O sugerido por mim eh que voce messa na altura do umbigo. Seguinte, veja o artigo sobre medir sua porcentagem de gordura corporal SEM adipometro. Ta na pagina de artigos. Tem fotos e tudo mais mostrando certinho pra voce todos os lugares :)

        Abracao,
        Rodrigo

    17. Marcia Regia disse:

      Rodrigo, tudo bem com vc hje? Eu to com algumas dúvidas novamente. Bem, la vão elas: 1-Eu queria saber se depois que a pessoa emagrece e fica com a pele flácida, se com exercicios ela vai sair tbm ou só com cirurgia. 2- Eu me considero uma pessoa magra e queria saber se posso aumentar meus glúteos e pernas só malhando ou quando uma pessoa é pra ter bumbum grande só nascendo com ele ou botando um de mentirinha…hehehee 3- Vc disse que proteínas devem ser comidas a cada 3 hs. Minha pergunta é se eu posso comer ovo todo dia, levando em conta o colesterol e talz prq dizem q a gema tem muito. Ou seja até quanto comer ovo é saudável? 4- Tomar polivitamínico engorda ou aumenta o apetite? 5- Vc conhece algum site em português confiável como o seu que fale sobre estética e beleza, aliás, acho que esses assuntos poderiam ser tratados aki tbm ja que estão ligados ao emagrecimento e boa forma (só uma sugestão, rsrsrsr) 6- No canal polishop sempre passa akeles aparelhos de exercício e minha mãe ja comprou dois (Air Climber e AB Stretcher) minha pergunta é se eles servem como dizem na propaganda e dar outra sugestão: fazer um artigo sobre as verdades e mentiras sobre esses aparelhos que estão à venda em propagandas aki dos canais de venda no Brasil. Só uma sugestãozinha, não leve a mal. Beijão Rodrigo! Espero que o dia esteja bonito aí hoje pra vc ter inspiração pra responder tantas perguntas. Espero que não eskeça de responder nenhuma. Até mais!

      • Rodrigo disse:

        Oi Marcia,

        Sorry, to com o tempo corridao aqui.

        1- Acho que pode melhorar um pouco, mas dependendo da quantidade, acredito que soh com cirurgia plastica.
        2- Acho que voce pode melhorar a forma e “rigidez”.. aumentar tb o diametro um pouco (afinal tem um monte de musculos nestas regioes), mas mudar sua fisiologia eh bastante improvavel na minha opiniao.
        3- Ja li coisas falando os 2 opostos a respeito disso. O que eu sugiro seria o bom senso, comer ovos sim (acho que todo o dia eh ok, sem exagero, eh legal) mas variar tambem com outras boas fontes de proteinas.
        4- Nao acho que engorde mas nunca pesquisei o suficiente pra saber se causa alteracoes de apetite (e depende muito tambem do organismo e que vitaminas sao ingeridas).
        5- Nao :P
        6- Eu olho sempre torto pra todos eles, portanto, nao sugiro nenhum. Tudo pode ser feito sem aparelho especial nenhum mas o melhor eh sempre ir em uma academia e trabalhar todo o corpo de preferencia. Esses aparelhos eu acho que sao mais propaganda do que qualquer outra coisa. Pode ter certeza que os modelos que aparecem NAO usam os aparelhos :)

        Abraco!

    18. Marcia Regia disse:

      Obrigada e parabéns mais uma vez! Vou te dar uma folguinha agora. Bjus!

    19. marcia gerrine disse:

      oi gostei da materia , mas so uma duvida eu tenho um problema de nervo cronico na coxa
      nao consigo correr entao eu ando na velocidade 6,0 a 6.3 e um minuto no 7.3
      estou precisando perder 10 kgs esta dificil eu nao perco uma grama e tbm faço musculaçao mas com peso leve eu nao tenho a tiroide tomo remedio puram 112 sera que estou com o mentabolismo lento

      • Rodrigo disse:

        Por que nao tenta seguir o Desafio do site? Acho que uma alimentacao correta ajuda todo mundo, independente se voce tem algumas situacoes especificas de saude ou nao :)

        Abracao,
        Rodrigo

    20. Susana disse:

      Olá!

      Eu tenho 86,5 kg e 1,68, desde dos meus 14 anos que as dietas são constantes na minha vida. Estou sempre entre os 78-85 =( e não fazia desporto. Quero mudar isto e por isso optei por fazer exercício.
      Comecei à uma semana a fazer natação dia sim dia não com duração de 40 minutos. Estou a gostar e estou entusiasmada, fiz natação durante muitos anos (5-12) e reencontrei uma paixão. O meu objectivo é aumentar a minha resistência e habituar o corpo ao exercício porque por exemplo se correr 10 min fico cansada.
      Estou a fazer uma dieta pobre em hidratos de carbono, mas estou a ter cuidado para manter a proteína. Acha que é eficaz para a perda de peso? Ou tem alguma sugestão?

      obrigado

      • Rodrigo disse:

        Oi Susana. Eh dificil analisar assim simplesmente mas acho que voce esta no caminho certo. Cuidado para nao diminuir muito os carboidratos! Creio que se continuar no ritmo, ira queimar gordura e ganhar resistencia!
        Abraco,
        Rodrigo

    21. Luiz Henrique disse:

      Olá Rodrigo,

      Como meu objetivo é modelar o corpo e perder gordura eu não deveria combinar um exercicio aeróbico? Se sim, como seria o ideal? Pouco tempo mais forte ou mais tempo e mais tranquilo? O que seria o mais ideal?

      Tenho 1,70 e peso atualmente 74kg quero chegar aos meus 65kg pois acredito que seria um corpo IDEAL

      • Rodrigo disse:

        Nao tem regra. Eh sempre legal voce poder incluir exercicios aerobicos e de resistencia no seu programa. Nao existe regra.

        Aerobicos sao longos e em ritmo mais lento… HIIT e musculacao sao diferentes, como voce jah sabe!

        Variedade sempre enriquece!

        Abraco,
        Rodrigo

    22. Andreia disse:

      Ola Rodrigo!

      eu gostaria de saber mais detalhadamente como fazer musculação, várias pessoas ja me explicaram q pra hipertrofia é de um jeito, e para os musculos só definirem ( sem aumentar o tamanho) é de outra forma, com confio nas suas informações queria um resuminho seu…rssss….Se ja tiver escrito em algum artigo a respeito for favor me indique (procurei e nao achei).
      Queria entender melhor a relação das variaveis ( velocidade, qtidade de peso, qtidade de serie e qtidade de repetições) com o objetivo ( no meu caso é perda de gordura). Mas nao posso de forma alguma ficar mais larga ainda nos membros superiores, ja nos inferiores da pra fazer um treino de hipertrofia. Nao vou negar q qdo é pra fazer musculaçao nos membros superiores, por ainda ter duvida de como fazer pra nao ficar larga e ter os beneficios de ter mais musculos, fico ate sem vontade de fazer.

      • Rodrigo disse:

        Oi Andreia,

        Na verdade eu estou pesquisando e estudando afundo estes assuntos agora. Pretendo comecar a postar assuntos relacionados logo no site :)

        Abracao,
        Rodrigo

    23. Andreia disse:

      Obrigada Rodrigo!

      Espero ansiosa por uma luz….!!

    24. Ramon disse:

      Boa tarde Rodrigo,

      Fico muito feliz de ter encontrado seu site, me deu uma grande luz no que se refere principalmente a exercicios aerobicos ( eu era da teoria de que tinha que ficar 3 hrs na esteira). Estou numa dieta balenceada, malhando pesado com ficha ABC e adotei o metodo do HIIT recentemente, quando for verificar os resultados, ficarei mt feliz em lhe informar para fins de estatistica.

      Estou adotando tbm suplementação alimentar, soh um pré-treino (shotgun) e pós-treino (whey+dextrose) e fazendo o HIIT mais tarde no dia, bem dps do descanso da academia e recuperado, para tentar nao gastar massa
      muscular, tentando fazer pelo menos 3x por semana nos dias que nao coincida com o treino de perna…

      Para essa rotina vc teria alguma sugestao?

      Parabens pelo site, muito completo e gratuito, estou indicando para todos que conheço.

      Muito agradecido!

      Abraçao!

      • Rodrigo disse:

        Fala Ramon,

        Me parece bem legal seu treino em si. ACho que voce esta aplicando o HIIT corretamente. Seria melhor eu acho fazer ele nos dias em que voce nao malha ao inves de fazer apos o treino. Apos o treino, caso voce vise hipertrofia, eh legal se alimentar bem e deixar o corpo repousar.

        Estou escrevendo um livro que vai contar as verdades sobre HIpertrofia. Ainda esta em desenvolvimento. Mas fique ligado no site que quando sair eu vou divulgar.

        Abracao,
        Rodrigo

    25. Isabella disse:

      Oi Rodrigo! Tudo bem?
      Li esta matéria sobre exercícios e fiquei com uma dúvida: quando começamos o plano Emagrecer de Vez, a sua sugestão é que os exercícios entrem após a segunda semana de reeducação alimentar, pra que a mudança seja gradativa, certo? Partindo do princípio que nessas duas semanas o corpo já vai estar num processo de perda de peso, é possível que parte dessa perda de peso seja perda de músculos? Se for, porque no programa só é aconselhado a começar os exercícios após a segunda semana? Não seria interessante associar logo de cara a reedução + exercícios?

      Comecei o plano (de fato) tem uma semana. Não sei se é milagre ou se estou fazendo algo errado, mas já perdi 4,100 Kg. Estou comendo somente grãos integrais, proteína de boa qualidade (nunca comi tanto ovo na minha vida!), castanhas e nozes, muita verdura e muita água. Não tenho fome e nenhuma vontade de comer besteiras por enquanto. Estou querendo começar os exercícios de resistência a partir de hoje, 3 x por semana (antecipando o plano em 1 semana). Acha que tem algum problema?

      Pesava 97,5 Kg e 1,65 de altura até semana passada =c) Agora estou com 93,4 Kg e os mesmos 1,65 de altura! hehehe!

      Um abraço pra você!

      • Rodrigo disse:

        Super parabens pra ti Isabella! :D Sensacional.

        Eh sugerido que adicione a partir da segunda semana justamente pelo que voce falou. Eh sempre melhor incluir mudancas gradativas, caso contrario o choque de adaptacao eh muito grande e o organismo comeca a trabalhar de forma acelerada pra se adaptar a nova rotina e isso NAO eh o que voce quer, certo?

        Abracao,
        Rodrigo

    26. Isabella disse:

      Mas a dúvida é: posso estar perdendo massa magra nessas duas primeiras semanas?
      Abraços!

      • Rodrigo disse:

        Sim, em toda perda de gordura eh normal perder um pouco de massa magra tambem. Mas nao se preocupe, um periodo curto assim nao interfere significativamente.

    27. Ednaldo disse:

      No fatos e dados A dieta Aliada a o exercício anaeróbico ficou evidente que o resultado é mais animador, mas, como seria esta dieta? você tem algum modelo que possa disponibilizar?
      Desde já fico grato pelas dicas e se possível me mande o modelo de dieta!
      meu email ednaldofla@hotmail.com
      Abraços

    28. Márcia disse:

      Rodrigo eu estou fazer o acompanhamento dos 10 passos para emagrecer e acabei caindo nesse artigo aqui. Agora fiquei em dúvida. É melhor fazer só musculação intensa para emagrecer, ou aliar a musculação intensa com aeróbica. Se a gente fizer musculação e depois 40 minutos de esteira, que é o que faço, esses quarenta minutos de esteira estão somando no auxílio à musculação na perda de pesoa, ou essa parte aeróbica prejudica?

      Agradeço se puder me responder

      Abraço

    29. Márcia disse:

      obrigada

    30. RODRIGO disse:

      boa tarde Rodrigo, gostaria que avaliasse esses exercicios que estou fazendo diariamente na academia, primeiramente faço 40 min de esteira velocidade de 6 km/h, depois faço as 3 series de 15 com puxador vertical de frente e costas, leg press 45º, supino sentado, peitoral, extensão das pernas, e final eu faço entre 10 e 15 min no Elipto nivel 7, minha duvida é se alterando essa ordem existe alguma diferença no resultado final? estou fazendo academia faz uns 40 dias e percebi que ajudou muito na questão das medidas e perdi cerca de 7 kgs, achei bom tendo em consideração eu ja ter eliminado desde out/2011 53 kgs e sei que cada vez mais lento se torna a diminuição do peso, porem fiquei surpreso pois eu só fazia caminhas esporadicas e agora senti meu corpo secar legal após meu inicio na academia.

    31. lorena disse:

      Rodrigo,
      Como exercícios anaeróbicos são mais eficazes para perda de gordura se a oxidação de lipídeos para produção de energia não ocorre em condições anaeróbicas?

      • Rodrigo disse:

        Bom, existem varios artigos cientificos atuais provando os grandes beneficios (alem da perda de peso) do interval training (anaerobico). No caso da perda de gordura, os beneficios maiores nao esta na perda de gordura durante o exercicio em si mas no after-burn, ou seja, nas horas seguintes apos o exercicio, onde o corpo gasta energia para reestabelecer a homeostase apos o exercicio intenso. Porem, eh mais complicado que isso, logo, convido-lhe a dar uma olhada nos artigos cientificos pra mais detalhes.

        Grande abraco,
        Rodrigo

    32. Daniela disse:

      rodrigo, td bom?
      queria saber se tenho que me alimentar bem junto com os exercicios mais fortes… porque se eu fizer isso não vou perder muito musculo estou certa?
      obrigada.. adorei seu site e suas dicas..

    33. Clarice disse:

      Oi Rodrigo!
      tomei um termogenico e fiz bicicleta com bastante carga por 40 min todos os dias pois queria emagrecer a qualquer custo, perdi muita massa muscular exatamente onde não queria, e agora, tenho como reverter isso? preciso turbinar as pernas e bumbum q perdi e diminuir a parte superior pois a gordura ficou ali na barriga, nas costas e nos braços…. como faço?
      obrigado…. to adorando o site embora estou um pouco perdida com tanta informação rsrsrsrsrs.

      • Rodrigo disse:

        Coloque sua alimentacao em ordem, sem pressa! Sugiro que vasculhe a pagina de artigos do site e escolha os de interesse para ler primeiro. SEM PRESSA, voce vai conseguir o que quer!

    34. Rosália Silvana Marques da Silva disse:

      Rodrigo, a vida toda fui gorda e fiz várias dietas loucas que me levaram a grande perda de músculos e muita flacidez. Estou com 50 anos e tenho medo de emagrecer e piorar essa flacidez. Você acha que seguindo à risca o site e me exercitando, conseguiria não piorar esse quadro?
      Aproveito para parabenizar pelos artigos e pela sua generosidade em repartir seus conhecimentos com todos! Deus te abençoe!!

      • Rodrigo disse:

        Voce via eh MELHORAR bastante isso. Mantenha sua musculatura ativa, diminua a porcentagem de gordura corporal e voce vai ver tudo melhorar, inclusive a flacidez!

    35. Aline disse:

      Rodrigo,

      Agora deu nó na minha mente!! Odeio academia e estou fazendo natação, será que isso vai prejudicar meu objetivo? Academina não tem jeito de eu fazer, já tentei inúmeras vezes e acabo não indo, mas na natação eu vou todo dia sem falta. Me ajude, fiquei atordoada agora kkkkkkkkkkk Ahhh, outra coisa que gosto é de correr. Será que colocando Pilates como anaeróbico me ajudará?

      • Rodrigo disse:

        A questao eh ter cuidado com os excessos e exercicios repetitivos de longa duracao… de umas olhadinhas nos artigos mais atuais que falo sobre aerobicos, ira te ajudar.

    36. Joana disse:

      Olá,
      Dúvida. Refeição pré-treino ou lanche intermédio em dia de fim-de-semana?
      Nos dias da semana, a coisa é fácil de gerir em termos refeições e horário de treino porque treino sempre por volta das 7 da tarde. Mas no sábado em que podemos ficar mais um pouco a preguiçar na cama e podemos treinar mais cedo fico sempre na dúvida. Se nesse dia eu acordo por volta das 09h30 da manhã e quero cair no ginásio às 16h00, devo fazer snack pré-treino ou lanche intermédio antes de entrar no gym (partindo do princípio que tomo café da manhã pelas 09h30, faço um lanche intermédio pelas 11h30 e almoço pelas 13h30)? Nesse dia tenho optado por comer uma banana antes do gym. Será o correcto e o suficiente? E depois do treino? Usualmente entre as 17h30 e as 18h00, quando termino o treino costumo ter um super sumo de frutas preparado que tomo logo que termino e pelas 19h00 faço um lanche intermédio. Alguma sugestão de melhoria?

    37. Ana Carolina disse:

      Ei,
      Tudo bem Rodrigo?Então, já pratico exercícios a um bommmm tempo, mais minha alimentação estava um lixo, depois de tantos artigos lidos, sempre fica aquela dúvida, decidi fazer uma ficha de exercícios, e gostaria da sua opinião.

      SEGUNDA/QUARTA/SEXTA

      -aquecimento
      -musculação
      -HIIT : aquecimento 5 min. ; 8 seções de alta intensidade com duração de 1 min. ; desaquecimento.

      ps: segunda e sexta esteira ,quarta bicicleta.

      TERÇA/QUINTA

      -aquecimento
      -musculação
      – 30 min esteira

      Sábado e domingo descanso.

      Estou no meu quinto dia do emagrecer de vez,só q estava viajando e não pude ter acesso a internet,então no caso hoje é o meu primeiro dia, vou começar a minha reeducação hoje, pq já li tds os dias, e já estou fazendo passo a passo , ainda com dúvidas, sobre a alimentação, não oq comer , mais sim com a quantidade, mais aos poucos acho q vou pegar o jeito,rs. Obrigada pela ajuda, de coração, o mundo precisa de pessoas como vc.

      Abraços

      • Rodrigo disse:

        Oi Ana, Muito obrigado.

        Olha, infelizmente nao tenho como analisar e dar minhas sugestoes pra cada caso assim, senao eu nao teria tempo nem pra dormir :( Tenho q ficar te devendo. Mas tenho certeza que conseguira tirar muitas duvidas com os artigos da sua preferencia.

        Abracao,
        Rodrigo

    38. Valéria disse:

      Muito esclarecedor este artigo.

    39. Telma Barbara disse:

      Bom dia Rodrigo, tenho lido muita coisa em seu site, e estou muito satisfeita com o que tenho visto por aqui, a maneira como você expõe as coisas é muito esclarecedora, e esse artigo em especifico, refez muitos conceitos que eu ja havia formado em minha cabeça sobre exercicios fisicos, afinal nunca gostei de musculação achando que o gasto calorico não seria suficiente e que não gostaria de ter ganho de massa muscular, e vi, que é totalmente o contrário… já estava pensando em voltar a malhar, e agora, é certeza!
      Obrigada Rodrigo por sua dedicação!

    40. ivanise ribeiro disse:

      eu faço sempre aeróbicos e em seguida exercícios de resistência isso dificultara minha perda de gordura ?

    41. albina da silva santos disse:

      Rodrigo bom dia, comprei seu livro hipertrofia muscular porque malho a 5 anos numa academia, e quase não vi efeito cada dia a barriga maior apesar dos abdominais, e as pernas não sai dos 60 cm, estou seguindo direitinho suas recomendações no emagrecer de vez, porém acredito que a whey protein que comprei não seja das melhores por falta de experiência o vendedor vendeu uma tal de LINEA shake pro high-protein, não sei se presta. o que você acha? agradeço tudo de bom que você tem feitos por todos nós. obrigada e fique com Deus.

    42. Rose de Souza disse:

      Já comecei a me educar…li varios artigos e quero ler TODOS….tirei foto e espero logo tirar uma nova do foto do resultado….até breve

    43. WilMa RoSa disse:

      Rodrigo ,

      Adorei tds as leitura que fiz e estou aprendendo muito.
      E agra fiquei bem surpresa com os exercícios… só caminhava na esteira, e entrei na hidro esse mÊs, vou trocar por musculação então neh rs
      Um abraço e obrigada.

    44. LUCIMAR PIERONI CIRINO disse:

      valeu. estou começando a entender.

    45. Cleusa disse:

      Olá Rodrigo!
      Obrigada ,por este Site.
      Está me ajudando muito,estou aprendendo a gostar mais de mim.A me cuidar ,a valorizar minha vida,tenho 45 anos ,sou casada há 21anos ,tenho um filho de 15 anos .
      estou deprimida e frustrada ,não cuidei da saude e agora pago o preço,meu marido e otimo mas não gosta mas de mim como mulher estou com 83 quilos ,quero viver o restante da minha vida ,feliz chega de tristeza e solidão vou me reinveitar.beijos brigada,que DEUS DE ABENÇOE .

    46. arimateia guedes de melo disse:

      o que e dieta restritiva pra voçê? deime uns exemplos valeu e obrigado!

    47. Erika disse:

      Rodrigo bom dia! Estou me vendo ao ler o terceiro dia.
      Pura verdade tudo que você disse, concordo plenamente!
      Eu odiava sentar nos aparelhos pra fazer exercícios, meu foco era spinning, esteira, corridas e só. E achava que aeróbica era tudo. Pura enganação mesmo! Depois que aprendi a malhar e tomei gosto por musculação, é tudo de maravilhoso! Eu faço umas séries pra queima de gordura e para o fortalecimento das minhas corridas com saúde, e eu tenho ficado muito magra. É lento a perda de gordura desta forma, levei mais de um ano pra ver o resultado, mas o resultado veio e quando eu saio de férias curto sem culpa e não volto mais pesada, porque a musculatura já está no ponto, então não deixa eu ter ganho de gordura. Estou adorando ler tudo só me dá mais força pra continuar. É muito bom! Abraços

    48. Aline disse:

      Rodrigo porque a pagina do desafio não abre da erro é o site ?
      AAAAAAAMEI AQUI SEERIO MESMO O MUNDO PRECISA SABER DISSO!

    49. Mari disse:

      Olá Rodrigo.
      Venho acompanhando o seu site há algum tempo e já perdi 20kg apenas mudando alguns hábitos e minha forma de pensar e ver os alimentos.
      Porém ainda tenho algumas dúvidas.
      1) Primeiro é sobre a substancia CARNITINA. O meu treinador na academia, professor e fisiologista, disse que essa substancia ao ser ingerida antes dos exercícios acelera a perda de gordura e preserva a massa magra. Gostaria de pedir-lhe estudos a respeito dessa substância e também sua opinião.

      2) Outra dúvida que tenho é que, apos entrar na academia, comecei a perder peso mais rápido, a definir mais o meu corpo e a me sentir mais leve e saudável. Porém malho 6 vezes por semana durante 4 horas (esteira – 7km por dia – e musculação) e acredito que essa quantidade de exercício está exagerada, tem me cansado muito e tomado muito do meu tempo. Li os artigos sobre Hiit, porém a dúvida é quantas vezes por semana praticar atividade física (musculação e hiit) para continuar perdendo peso? Preciso emagrecer mais 20kg.

      Obrigada pela atenção desde já, o site é OTIMO!
      Aguardo resposta.

      • Geosh disse:

        Sobre a Carnitina, acho desnecessário. Você pode conseguir os mesmos resultados com uma alimentação correta, hiit e musculação.

        Acredito sim que esse tempo está demais e isso pode acarretar em uma liberação excessiva de cortisol. O ideal seria uma musculação para hipertrofia de 45/50 minutos 2 ou 3x por semana e hiit em dias alternados, 2 ou 3x por semana.
        Disponha, Mari!

    50. Mari disse:

      Obrigada pela atenção.
      Tenho mais uma dúvida… nos dias de musculação vou à academia apenas para isso? Não devo fazer nenhuma atividade aeróbica, hiit após a musculação, etc?

      • Geosh disse:

        Mari, disponha! Você pode até fazer se quiser, desde que seja em horários alternados, tipo hiit a tarde e musculação a noite, etc. Mas se você faz em dias alternados, não há tanta necessidade =)

    51. Marina Honorato disse:

      Olá, Rodrigo!

      Minha vida inteira lutei contra a balança, e percebo agora que tudo que eu “sabia” sobre perder peso estava errado. Infelizmente, nos últimos tempos, tenho andado mais frustada como nunca antes, pois percebia que eu dava tudo de mim e não via resultados. Eu descobri o Emagrecer De Vez por pura coincidência (ou não), e já li e concordo com muitos dos seus artigos. Meu sonho sempre foi ter um corpo saudável e em forma, mas infelizmente só alcancei frustrações de dietas que apresentavam resultados momentâneos. Já fiz tantas “dietas” da vida que perdi a esperança e me tornei extremamente crítica a respeito de tudo que leio. Porém, você me mostrou informações completamente opostas de tudo que eu sabia, e fico extremamente grata por fazer isso de coração e visando somente ajudar outros que passam pela mesma situação.
      Já me inscrevi no Desafio De 10 Dias e sei que irá mudar minha vida, pois estou me entregando de corpo e alma!
      Estarei sempre tirando dúvidas sobre os seus artigos, e agradeço novamente a iniciativa.

      Abraço!

      • Geosh disse:

        Olá, Marina! Seja bem vinda. Emagrecer com a informação que tem por aqui não só é possivel como é bem provável. O pessoal tem tido ótimos resultados dia após dia.
        Abraço!

    52. bruna disse:

      Olá Rodrigo,

      Li, basicamente, todos seus artigos e eles são mega fantásticos! *—* que Deus continue te iluminando.
      Hoje comecei o desafio, espero perder meus 20 kg de gordura desnecessários. :(
      Há! Tenho 18 anos, isso significa que eu tenho chances de perder peso mais rápido?

      Abraços.

      • Geosh disse:

        Com certeza, Bruna. Seu metabolismo tem uma velocidade maior que o de uma pessoa mais velha. E o melhor, você poderá manter esses hábitos saudáveis pro resto da vida, viver uma vida longa, saudável, e mais ativa, e envelhecer mais lentamente =)
        Boa sorte no desafio, força e foco!
        Abraços!

    53. Sinthia disse:

      Olá Geosh e Rodrigo,

      Tenho em casa um mini trampulin, uma plataforma vibratoria e um simulador de caminhada, voc poderia me disser se isso irá me ajudar em alguma coisa. Se ajudar em algo, posso começar a fazer junto ao programa de 10 dias qe estou fazendo ?
      Beijos

    54. Sinthia disse:

      Uma duvida: eu que tenho uma vida totalmente sedentária já posso de cara fazer exercícios anaeróbicos ou devo primeiro fazer um exercício mais leve ate que o meu corpo acostume com a rotina ?

      • Geosh disse:

        Uma adaptação com certeza é necessária, Sinthia, pra que seu corpo não sofra nenhum impacto severo. respeite os seus limites e expanda-os sempre!

    55. Daniela disse:

      Olá Rodrigo e Geosh! Tenho uma dúvida. Sempre fui do tipo Mesomorfo, mas parei de fazer atividade física por 4 anos e agora preciso perder os 13 kg que engordei. Então comecei a fazer Muay Thai há 2 semanas, com a frequência de 3x na semana. Devo continuar fazendo? E nos outros dias, seria bom fazer os exercícios que Rodrigo sugeriu no vídeo, ou seria melhor descansar os músculos?
      Obrigada pelo site e por todas as dicas. Iniciativa maravilhosa! =)

      • Geosh disse:

        Olá. Daniela! A menos que você tenha um programa de exercícios pra musculatura no seu muay thai, eu acredito que seria uma boa fazer sim! Disponha!
        Abraço =)

    56. Danilo disse:

      Olá Rodrigo,
      Tenho 15 anos , queria saber se vc aconselha ou ñ eu seguir as dicas do site, pq afinal estou em fase de crescimento e tenho medo de fazer algo q possa comprometer meu desenvolvimento

      • Geosh disse:

        Olá, Danilo! Você não precisa abaixar tanto a glicemia da sua alimentação, mas com certeza vai se beneficiar de evitar tudo que tenha trigo e açúcar, comer mais verduras e legumes, proteínas e gorduras boas. Um abraço!

    57. Drika disse:

      Estou adorando os artigos, mas estou intrigada com a proposta do exercício ” de alta intensidade”, adoro e pratico natação que eu entendo que é aeróbio, preciso perder peso e devido a algumas limitações eu não posso praticar exercícios de alta intensidade, alguma outra dica sobre atividade física? abs Drika

    58. Reginaldo disse:

      Bom dia Rodrigo parabéns pelo site é muito bacana!
      Estou mudando minha dieta e intercalando um dia de exercícios aeróbicos com um dia de levantamento de peso, gostaria de saber sua opinião sobre esse modo de me exercitar, meu interesse é de perder peso e ganhar um pouco de massa magra. Acha que dessa forma consigo atingir meu objetivo?

    59. […] Os exercícios aeróbicos são especialmente valiosos para o endomorfo. Se você montar um programa de exercícios que integre exercícios aeróbicos com exercícios de resistência (de força), terá potencial máximo de performance! Se você ainda não leu os artigos que falam sobre isso, aconselho que visite a página de artigos e dedique um tempo a isto! Dica: Leia este artigo especial: 6 motivos para turbinar sua perda de gordura com exercícios. […]

    60. Rodrigo Muito bacana o site, minha amiga esta querendo emagrecer rapido, alguma dica/artigo para ela ler e perder peso em pouco tempo ou isso não existe ? Obrigado.

      • Geosh disse:

        Luiz, no geral emagrecimentos muito rápidos são perda de líquido. Uma média de 2kg por mês é o mais comum, e seguindo o caminho certo, é mais do que necessário.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>