A Fórmula para Emagrecer

Quando eu falo “A Fórmula”, me refiro, literalmente, à fórmula matemática para o emagrecimento.

Você, leitor(a) feliz do Emagrecer de Vez, tem o privilégio de ter acesso à informação de qualidade, logo, venha comigo agora absorver alguns conhecimentos que você, simplesmente, não encontra por aí na mídia ou em outros sites.

Primeiramente, uma grande verdade:

“Emagrecimento é, basicamente, o resultado do controle correto da insulina no sangue!”

Insulina, como você já deve saber, é o hormônio responsável por dar destino à todo o açúcar (glicose) que está circulando no sangue, levando-o até as células.

Outra coisa, insulina também é responsável por bloquear a queima de gordura. Quando os níveis de insulina no sangue estão altos, este hormônio bloqueia a metabolização da gordura por impedir a ação de vários hormônios importantes e necessários neste processo, como glucacon, epinephrine, norepinephrine, hormônio do crescimento e testosterona.

Agora veja, o que causa a elevação dos níveis de insulina no sangue?

Alguém arrisca responder? … SIM! Você está correto(a), é o alto nível de açúcar no sangue que causa a elevação da insulina!

E agora, o que causa o aumento do nível de açúcar no sangue? Ahá!! Parabéns! Você está correto(a) de novo, o que aumenta os níveis de açúcar no sangue é a ingestão de carboidratos!

Todo carboidrato é transformado em glicose (açúcar) e “jogado” na corrente sanguínea.

Agora vejamos, alguns carboidratos despertam uma ação mais intensa da insulina do que outros, por elevarem os níveis de açúcar no sangue mais abruptamente, ou seja, mais rápida e descontroladamente!Emagrecer formula

Ao fazer isso, a insulina é secretada com força total e o armazenamento de gordura começa também com força total, enquanto a queima de gordura fica estagnada!

Quais são os carboidratos que causam esta ação intensa da insulina? Bom, doces no geral, massas, pães, etc. É… até mesmo os integrais! Sim! Ai ai ai….

Agora, aqui você poderá se surpreender…

Saiba que o pão integral, por exemplo, tem maior índice glicêmico do que o açúcar puro! Correto. Isso significa que o pão integral eleva mais descontroladamente e rapidamente os níveis de açúcar no sangue do que açúcar PURO!

Isso acontece por causa da composição química do trigo que é usado nos pães integrais, tornando ele extremamente fácil de ser digerido rapidamente pelo corpo.

Nota: Pão integral possui um IG (índice glicêmico) médio de 72, dependendo da marca, enquanto o açúcar puro tem IG médio de 60. Você pode fazer suas próprias pesquisas clicando neste link.

Um coisa que muitos não prestam atenção é que os legumes possuem carboidratos também, assim como as frutas. Estes carboidratos são digeridos pelo corpo mais lentamente, logo, mantem os níveis de açúcar no sangue bastante sob controle, favorecendo queima de gordura acelerada. Além disso, eles são fontes de vitaminas e minerais que mantém você com uma saúde de ferro e uma disposição invejável!

Nota rápida: Como você já sabe, eu moro na Noruega, onde o inverno é tenebroso e não me lembro a última vez que peguei um resfriado se quer, enquanto muitos ao meu redor vivem tossindo ou espirrando de tempos em tempos. Alimentação natural e correta é um escudo de aço contra qualquer doença!

No caso das frutas, a frutose (principal açúcar) precisa ser primeiramente transformada em glicose para depois ser colocada na corrente sanguínea.

Em suma, 95% dos carboidratos que comemos hoje em dia desperam uma ação descontrolada e alta da insulina no sangue, colaborando negativamente para seu objetivo de queima de gordura corporal. Não é por nada que o pessoal tem TANTA dificuldade para emagrecer.

Dica rápida? Priorize carboidratos naturais, como aqueles advindos de legumes frescos, principalmente, e também, em moderação, das frutas leves e frescas (morangos, ameixas, maçã, pêssego, etc).

Indo em direção à fórmula

Agora, outro fator de extrema importância é o efeito térmico da digestão dos alimentos! Ah, isso sim!

Em outras palavras, o seu corpo gasta calorias para fazer a digestão dos alimentos. Alguns alimentos, como carboidratos simples e até mesmo complexos, são digeridos facilmente pelo corpo, não gastando uma quantidade significativa de calorias no processo.

Já os legumes e proteínas exigem um esforço maior do corpo para serem digeridos! O corpo precisa realmente gastar energia para digerir estes alimentos!

Veja, se você ingere 2000kcal provindas basicamente de carboidratos simples e refinados, por exemplo, o custo metabólico disso será quase zero! Agora, se você ingere as mesmas 2000kcal, oriundas de alimentos naturais e proteinas de qualidade, seu corpo gastará boa parte destas 2000kcal somente para fazer a digestão destes alimentos. Isso é emagrecimento saudável e inteligente.

Então, uma alimentação natural tem efeito duplo, mantem a insulina sob controle no sangue, favorecendo a queima de gordura e tem maior efeito térmico, favorecendo também a queima de gordura, consequentemente, emagrecimento saudável e natural.

Como sempre digo, emagrecer é algo natural do ser humano e precisa ser tratado como tal e não como uma batalha heróica e sofrida.

Emagrecer se torna uma batalha sofrida quando tentamos fazê-lo da forma que a mídia nos vende. Quando seguimos uma alimentação que é natural e simples para o nosso corpo, isso se torna algo natural, prazeiroso, motivador e indolor.

É difícil de engolir esta pílula, certo? Eu entendo perfeitamente. TUDO ao nosso redor aponta para pontos falhos, soluções falhas e falsas esperanças. A indústria do emagrecimento vende FRUSTRAÇÃO!

Aliás, os supermercados são verdadeiras armadilhas. Como dica geral, faça todas suas compras aos arredores, onde estão as frutas, verduras, legumes, carnes e produtos naturais e evite até mesmo andar pelo meio do mercado, em meio às plateleiras, etc. As chances são de que 98% do que é vendido nas plateleiras não seja necessário pra você e muito menos saudável para seu corpo.

Eu sei… parece uma idéia radical, mas radical mesmo é o que a indústria faz com a gente. Tudo parece nos forçar a continuarmos tendo problemas de saúde pra compramos produtos, remédios, etc. Sinceramente, querer se alimentar corretamente hoje em dia é sim um desafio.

A Fórmula para Emagrecer

Finalmente, agora que você está mais preparado(a), vamos à fórmula para emagrecer, aos olhos da termodinâmica (calorias) e de acordo com o exposto no ótimo livro Body By Science, que listo nas referências.

Emagrecimento = Sua ingestão calórica diária (Taxa metabólica basal (TMB) + Aumento da TMB através de exercícios e desenvolvimento muscular + Gasto calórico dos exercícios + Efeito térmico da digestão + Perda de calor do corpo para o ambiente)

Complicado? nehh… veja:

Sua TMB (Taxa metabólica basal) é a quantidade de calorias que seu corpo gasta para se manter funcionando somente, ou seja, caso você ficar na cama o dia inteiro (Use as Calculadoras aqui do site). Se você constrói músculos através de exercícios, a TMB aumenta, ou seja, seu corpo gastará mais calorias por dia somente para se manter, daí também a importância dos seus músculos.

Nosso corpo também, a todo momento, dissipa calor para o ambiente e, como você sabe, calor é energia e energia são calorias.

Na fórmula, de forma resumida, estão as variáveis que você pode focar e que resultarão na queima de gordura ou no ganho de gordura, dependendo das contas e dos valores! A conta tem que ser negativa. Se for positiva, sua ingestão calórica está sendo maior do que sua queima.

Ok, mais algumas dicas simples, porém, importantes para sua jornada:

  • Aumente o efeito térmico da digestão focando em alimentos naturais como legumes, verduras e proteína de qualidade!
  • Mantenha seus músculos ativos e desenvolva-os. Eles são metabolicamente ativos, ou seja, seus músculos são verdadeiras usinas de queima de gordura.
  • Controle sua ingestão calórica diária para ficar uma média de 20% abaixo da sua necessidade calórica diária. Isso é MUITO mais fácil e inteligente de se fazer, escolhendo os alimentos corretos.

Nota: Calcule tudo que tiver vontade na página de Calculadoras aqui do Emagrecer de Vez.

Lembre-se, o segredo está no controle da insulina no sangue! Se a insulina está sob controle (níveis de açúcar controlados), a queima de gordura acontece naturalmente e sem esforço.

Não nos deixemos enganar e cair nas armadilhas que nos rodeiam em TODOS os lugares… eu sei que é difícil se opor ao que praticamente todo mundo fala, mas se você quiser ser saudável e em forma, rejeite essas babozeiras todas! Não é por nada que a população mundial fica cada vez mais pesada e frustrada.

Espero ter colaborado positivamente com sua vida e com seu objetivo de boa forma!

Um agrande abraço e sucesso!

Referências principais

Doug McGuff, M.D and John Little, Body by Science
The University of Sydney, glycemic index search 

[ois skin=”Embaixo dos posts”]

  • Elaine

    olá rodrigo! adorei o post, entendi só q, só resta uma duvida? pelo q percebi todos os tipos de paes, são de alto valor glicemico? poxa ficar tb sem pão fk deficil, o que vc melhor recomenda então? ja que no cafe da manha, um paozinho é tudo!!

    • Rodrigo

      Oi Elaine,

      Eu recomendo que evite o excesso, nao vejo problemas em voce inserir moderadamente na sua alimentacao, de preferencia com opcoes de proteinas para ajudar no controle da digestao.

  • Vitor Lobo

    Rodrigo, bom dia!

    Parabéns pelo ótimo artigo, como sempre!

    Só uma coisa neste artigo me deixou meio “encucado”… pão integral é um vilão para quem busca o emagrecimento?

    Em Fev/2012 eu estava pesando 98kg, hoje, Ago/2012 estou com 81kg, tudo de forma saudável e sem pressa, de acordo com as dicas e valores do Emagrecer de Vez. (MUSCULAÇÃO!!!!)

    Porém, neste tempo todo eu incluo 2 slices de pão integral (DE VERDADE!!) em algum lanche, seja da tarde ou da manhã, e sempre combinando com proteínas de qualidade, como o atum, queijo cottage e peito de chester.

    Você achá necessário eu excluir o pão integral dos meus hábitos? Ou desa forma que eu estou administrando e colhendo resultados não há problemas em consumi-lo?

    Um grande abraço!

    Obrigado!

    • Rodrigo

      Oi Vitor,

      Acho que voce esta fazendo da forma correta, comendo junto com proteinas e moderadamente. Como voce mesmo pode ver, esta dando resultados, nao vejo por que alterar isso agora.

      Abracao
      Rodrigo

  • Laudisleia

    OI RODRIGO SABE QUE EU OBSERVEI ISSO QDO PASSO UM POUCO NA ALIMENTAÇÃO COM CARBO SINTO QUE O PICO DE INSULINA SOBE E FICO COM MAL ESTAR QUASE A TARDE INTEIRA MAS QDO FACO UMA ALIMENTAÇAO A BASE DE FIBRA E PROTEINA NATURAIS ISSO NAO ACONTECE SEM FALAR QUE A PRESSÃO TBEM EM MIM DESPENCASRSRSRS ESTOU MUNDANDO ISSO E TIRANDO O ACUCAR E MASSAS. AMEI SEU ARTIGO TO SEMPRE ANTENA NO SITE BJOS DEUS TE ABENCOE TE DESEJO SUCESSO

    • Rodrigo

      Otimo! Obrigado Laudisleia!

  • schneewittchen

    cara, como sempre, perfeito! “emagrecer é algo natural do ser humano e precisa ser tratado como tal e não como uma batalha heróica e sofrida”- isso é muito perfeito! se a pessoa praticamente personifica o emagrecimento como se fosse um gigante invencível, já começou errado. não sou fã de pães e massas em geral. mas como, sim. só que boto uma proteína e um óleo bom e como cedo ou antes de alguma atividade física. mas não são a base da minha alimentação. e ainda te falo mais: sai bem mais barato comer certo! já vi gente ficando irritada comigo qdo eu digo que dietas de emagrecimento SEMPRE funcionam. se são certas (com exercícios, macronutrientes calculados, etc), SEMPRE funcionam. aquele papo de “ah, eu tentei de tudo, mas comigo nada funciona”. gente, abra o olho… é porque tá errado. ninguém é tão especial assim pra ser uma exceção científica (obviamente se a pessoa está com hormônios regulados, coisa que os médicos consertam).

    • Rodrigo

      SIm! Concordo plenamente contigo! Obrigado por adicionar valor a discussao!

  • junior

    Eu li em alguns artigos que a célular de gorduras são formadas na infância ou
    quando você engorda ela se divide e criar novas células de gordura.
    E que as células de gorduras nunca morrem, apenas encolhem, e por isso depois
    que engordou, é sempre muito maos fácil engordar novamente.
    Então quando você já engordou, significa que você terá que cuidar muito mais
    pelo resto da vida, para não engordar novamente com facilidade?
    Quando se faz lipoaspiração esse problema é minimizado?

    • Rodrigo

      Oi Junior, as celulas de gordura aumentam de tamanho e nao se dividem, no geral. Nao vejo lipoaspiracao como uma boa opcao nao, caso voce possa primeiramente decidir seguir um processo correto pra emagrecimento. Seguindo uma alimentacao correta, voce vai condicionar seu corpo a isso!

  • schneewittchen

    junior, a lipo tira gordura subcutânea. a gordura visceral continua lá, firme e forte. se a pessoa quer emagrecer por saúde, de nada adianta fazer lipo. e quem faz continua engordando nas outras partes não lipadas e continua com gordura intravisceral. tanto é que tem gente que faz lipo e começa a engordar no resto do corpo (vide essa mulherada da mídia). lipo é procedimento puramente plástico e existe um limite de percentual de gordura que pode ser retirada. se o médico for sério, essa quantidade é mínima.

  • junior

    Sim eu entendo que a lipo não vei resolver o problema, pois a reeducação alimentar é essencial.
    Mas e quanto a células de gorduras, elas nunca morrem mesmo?
    Uma vez gordo, você sempre terá mais facilidade para engordar novamente?

  • schneewittchen

    dizem isso, sim. não sei até que ponto é verdade porque conheço gente que emagreceu muito e se manteve assim. mas faz exercícios desde que resolveu emagrecer… e os músculos fazem a gente gastar mais calorias. ou seja, não sei te responder se isso é verdade. mas veja a mulher melancia, por exemplo. ela lipou a cintura e engordou. se vc reparar, ela engordou em todos os lugares exceto na barriga/cintura, que é de onde ela tirou células de gordura. ou seja, tudo isso deve fazer algum sentido. eu acredito em emagrecimento como mudança de estilo de vida. porque emagrecer é relativamente fácil. a pessoa que emagrecer e chegar lá e dizer:”pronto, emagreci, agora posso comer o que eu quiser” vai fatalmente engordar de volta. mas a que chegar lá e disser :”pronto, emagreci e agora posso comer normalmente, sem tanto déficit calórico” vai se manter magra se o “normalmente” dela for saudavelmente.

  • mariana

    oi rodrigo, tenho algumas perguntas para voce: se a massa integral tiver 8 gramas de fibra faz diferença? eu posso fazer meu proprio pao de aveia, tendo assim um indice glicemico relativamente baixo? muito obrigada por seu esforço, E POR FAVOR CONTINUE!!! =)

    • Rodrigo

      Oi Mariana,

      As fibras irao sim diminuir a velocidade da digestao e aborcao.

      Um abraco,
      Rodrigo

  • Tatiane Borges

    Rodrigo, tb estou em dúvida em relação aos pães. Há um ano reduzi significativamente o açúcar em minha vida, inclusive não tomo mais refrigerantes desde então, substitui o arroz e os pães comuns pelos integrais. Há 3 meses e meio comecei a academia, faço jump e braços na terça e na quinta e faço pernas, glúteos e bicicleta nas quartas e sextas. Seus artigos tem sido de grande valia. Estou tomando depois dos treinos o whey optimazer. Ah! E faço dança nos sábados. – Agora estou com uma enorme dúvida, se devo cortar também o pão integral. Este artigo foi bem polêmico neste sentido. – Estou chateada porque minha dieta é 1200 calorias, frutas como banana e maçã, muita verdura e legume (brócolis, cenoura, batata-doce, chuchu, alface, rúcula, couve), nada de açúcar e doces. E ainda assim, só perdi 3kg, enquanto vejo todo mundo na academia perder muito peso, fazendo menos do que eu faço. Tenho 31 anos, peso agora 56kg, e tenho 1,57m de altura. Sempre pesei 49kg a 50kg, mas depois de uma depressão após a perda de um emprego, não consegui emagrecer mais. Fale mais sobre o pão integral em outro artigo e sobre alimentos integrais em geral, se puder. Obrigada.

    • Rodrigo

      Tatiane, nao esqueca q o peso total nao mostra sua porcentagem de gordura corporal e nao mede suas medidas. Voce pode estar desenvolvendo seus musculos e melhorando sua composicao corporal!

      Abracao!

  • Carol

    Obrigada, como sempre, ótimo seu artigo. Só lhe digo que pra mim, ainda que conhecendo um pouco de nutrição saudável pelo que procuro ler e me informar, principalmente no Emagrecer de vez, é uma batalha heróica e sofrida manter o corpo magro! Porque é difícil abrir mão de comidas gostosas e saborosas, como pão de queijo, galinhada, pamonha, bolo de milho, churrasco, etc, etc, etc… rsrsrsrs!!!! é duro!!!! bjs, obrigada!

    • Rodrigo

      Eh dificil pra todo mundo Carol, mas se voce pensar que voce realmente NAO precisa disso toda hora e que seu corpo tem uma saude de ferro ao consumir alimentos verdadeiramente nutritivos, voce ve que esta vontade diminuiu, questao de habito tambem!

  • Rafaela

    Rodrigo, eu fiquei com uma dúvida… Num outro artigo seu há algum tempo, você fala que a fruta deve ser evitada por quem pretende queimar gordura porque fruta tem muito açúcar e logo é estocada como gordura facilmente. E num dos artigos base do site você fala que a gente deve substituir carbs simples por complexos porque a sua velocidade de absorção é mais lenta e previne o pico de insulina. Mas neste artigo aqui você fala o oposto das duas coisas? Então carbs complexos tem vantagens sim ou é igual a carbs normais? (já que você fala que o IG do pão integral é superior ao do açúcar) E a fruta deve ser evitada ou não? (comendo sempre com moderação claro). Obrigada e espero que possa me explicar.

    • Rodrigo

      Oi Rafaela, as coisas vao um pouco alem de um SIM ou NAO, na realidade. Moderacao eh a chave do negocio.

      Temos que pensar em nutrientes e vitaminas alem de somente IG. Eu, SEMPRE escolheria legumes e frutas ao inves de pao no geral, sem a menor duvida, por exemplo.

      Tudo depende do todo, da sua rotina, objetivo e da alimentacao como um todo. Eh dificil dizer, evite ou nao um alimento especifico, puramente. Depende.. sempre.

      Abracao,
      Rodrigo

  • Bárbara

    Muito bom dia, Rodrigo!!
    Acompanho sempre as matérias, tem mudado a forma que eu encaro este processo.
    Mudei meus hábitos e tenho visto resultados. Quando eu chegar no meu objetivo, te envio os resultados!
    Mas estou com uma dúvida:
    Não sei calcular minha TMB, nem o aumento dela através de exercícios e desenvolvimento muscular, nem meu gasto calórico de exercícios, nem o efeito térmico de digestão e nem a perda de calor do corpo para o ambiente (que também não sei o que é.. lkkkkkk)
    Muito obrigada!!!
    Super beijo!!

  • NILVA SANTOS

    Olá, você poderia nos informar um bom exemplo de cardápio, que de fato seja o mais correto para ser seguido, e nos auxiliar a perder peso.Preciso perder 17kg, tenho 40 anos 1,68, estou pesando 78kg. Me sinto muito mal. Pode me ajudar.Obigada.

  • Michelle

    Olá Rodrigo.
    Sério, cada vez mais fico impressionada com tudo que escreve. Parace que eu tinha um quebra cabeça em mãos (de informações jogadas) e vc me ajudou a montá-lo!
    Tenho uma dúvida: Ando pesquisando sobre a dieta da proteína – que consiste em tirar todo e qualquer tipo de carbiodratos da alimentação, restando somente carnes, ovos, queijo e saladas (tá bom, eu assumo, rola um creme de leite com gelatina!), e dessa forma poderíamos comer à vontade, desde que não ingerindo carbo. Olha que já li muuuuito sobre a dieta e não achei um post (dentre os mais de 1000 que li em blogs) de alguém que não obtivesse sucesso. EU ACREDITO QUE A GRANDE SACADA NESSES CASOS DE SUCESSO É PORQUE SE PODE COMER À VONTADE! Eu por exemplo estou conseguindo seguir a dieta à risca única e exclusivamente porque posso comer a QUANTIDADE
    Gostaria de muito de saber sua opinião sobre:
    1) Pode fazer mal tirar todo o carboidrato por alguns meses?
    2) Há algo mais eficiente que essa dieta?

    • Rodrigo

      Nao acho uma boa ideia, de forma alguma.

      Carboidratos fazem parte da nossa alimentacao desde a epoca da pedra. Veja, LEGUMES contem carboidratos tambem!! Voce pode seguir o que estiver fazendo porem incluir legumes e verduras a vontade tambem, para adicionar carboidratos corretos cheios de nutrientes e vitaminas!

      Abracao,
      Rodrigo

  • Michelle

    Obrigada por tudo!!!! Vc é demais!

  • LÚCIA HELENA NOLL

    BOA TARDE RODRIGO JÁ ESCREVI PARA VOCÊ OUTRO DIA NÃO CONSIGO EMAGRECER POR CAUSA DA MINHA ANSIEDADE É DEMAIS TOMO ANTI-DEPRESSIVO CALMANTE MAS SINTO FOME INSASIÁVEL NÃO CONSIGO EMAGRECER SÓ CHORO ESTOU GORDA ME SINTO FEIA AS ROUPAS NÃO ME SERVEM TENHO 1.60 E ESTOU COM 78.7 KG COMO FAÇO PARA EMAGRECER ME AJUDE PELO AMOR DE DEUS COMPREI UM REMÉDIO PELA INTERNET QUE NÃO ADIANTOU NADA . DESDE JÁ AGRADEÇO SUA ATENÇÃO. ESTOU PASSANDO POR MUITOS PROBLEMAS PESSOAIS QUE ME DEIXAM COM MUITA ANSIEDADE E NERVOSA E JÁ OUVI DIZER QUE ISSO IMPEDE DE EMAGRECER. UM ABRAÇO. SOU LÚCIA HELENA NOLL DE ARROIO GRANDE -RS.

  • LEANDRO

    É possivel um endomorfo conseguir uma definiçao muscular?

    • Rodrigo

      Claro que é!

  • CARLA

    OI RODRIGO,

    ESTOU SEGUINDO A R.A DIREITINHO FAZEM DUAS SEMANAS, MAS NÃO TENHO DIMINUIÇÃO DO MEU PESO E NEM MEDIDAS. TERIA QUE COMER 1.200 kCAL, MAS NÃO CONSIGO E ACABO COMENDO UMAS 1.000KCAL. SERÁ QUE É PORQUE NÃO ESTOU FAZENDO EXERCICIO?
    OBS: TRABALHO DE MANHÃ, E DEPOIS DO ALMOÇO COSTUMO DURMIR, SERÁ QUE ISSO ATRAPALHA.

    • Rodrigo

      Podem ser varias coisas Carla, mas continue em frente. Sugiro que leia mais artigos do site pra achar onde voce esta errando!

  • Ricardo

    “é 8 ou 80” parece ser o lema de muitos… =)

  • albertina

    Oi,,,,,Rodrigo
    pode me indicar alguns alimentos que ajudem no funcionamento do intestino? sofro desse mau….rsrsrs.
    tenho me alimentado com cereais, legumes, chás… mas nada tem adiantado.

  • gostaria da sua opiniao sobre os produtos da herbalife. outra coisa em dois meses eu perdi 10 kl, mas agora ta dificil sera porque?

  • Sil

    Olá, tenho diabetes tipo 1, acredito que pela explicação da insulina estar sempre alta tenho dificuldade em perder peso, posso fazer o método?

  • taina velozo

    kit dietas para emagrecer 2012 http://tigo.in/0Qgc0k

  • ystephani

    Rodrigo,sabe aquele seu processo de emagrecimento em 10 dias q toda a manhã recebia e-mail,e tal…poisé me enscrevi ontém e já são 12:08 e não recebi nada.Eaí??? como q eu fico?????????

    • olá, Ystephani! te mandei um email!

  • ystephani

    espero respostas!

  • ystephani

    muito obrigada!

  • Júnior

    Fala ae Pessoal !!!

    Gostaria de saber qual é a opinião do [u]emagrecerdevez[/u] em relação a DIETA DAS PROTEÍNAS. Como não há consumo de carboidratos, essa é uma boa maneira de controlar os níveis de insulina?

    Aguardo resposta !.

    Obrigado.

  • Júnior

    Achei que dava pra por html kkk Fail ‘-‘

  • nayara

    ola Rodrigo,comprei seu livro e gostei mt so achei mt complicado o cardapio o MR,tem poucas opeções para o cafe da manha e lanche se eu fizer a reiducaçao por um mês por exemplo vo come um mês ovos,omelete com bacon no cafe e no lanche castanhas?
    sinceramente estou my desconfiada mesmo tendo lido os artigos.posso comer arroz integral…

  • Scheila

    Olá Rodrigo,

    Não quero emagrecer muito, apenas gostaria de estabilizar meu peso. Estou com algumas dúvidas, li em outros artigos que um produto light significa que eles retiram a gordura desse produto e colocam carboidratos, isso é verdade? É preferível que eu coma um peito de peru defumado do que o light? E a respeito do pão integral, para um café da manhã balanceado posso comer pão integral ou o pão branco (pão de leite) é mais recomendado? Pois li no artigo acima que os pães integrais possuem o índice glicêmico mais elevado que o pão branco. Desde já muito obrigada pelas informações postadas no artigo.

    • Scheila, ao meu ver a melhor opção seria remover o pão do café da manhã. Focando em alimentos naturais, você precisa se preocupar menos com eles serem light ou não. Abraços!

    • Daniel

      Eu ainda acho que é preferível vc ficar com o integral. Até onde eu sei, o IG do pão branco é maior do que o integral! Só que eu também já vi (e foi no blog do Dr Souto) comentar que o IG do integral era maior que o Branco, mas não creio nisso, pois farinha refinada tem menos fibras e por consequência o IG é mais alto. E outra, pela textura do pão de leite este parece possuir gordura hidrogenada no ingrediente.
      Só que se você consegue ficar sem pão, daí seria interessante seguir a dica do Geosh na resposta. Um bom exemplo de carboidrato que libera açúcar no sangue lentamente é a batata-doce.
      E a última dica: Contar calorias é a maior perda de tempo. 300 kcal de ovos interios com bacon e legumes é completamente diferente do que 300 kcal de sorvete!

  • Daniel

    Tudo bem que o IG do pão integral é 70, mas acho um pouco de exagero quererem comparar uma fatia com uma colher de sopa de açúcar ou então com meia barra de Snickers. Açúcar é carboidrato puro, não tem nada de proteína e nem gordura. Já 2 fatias de pão integral costuma ter entre 5 e 6 gramas de proteínas e entre 18 e 20 gramas de carboidrato (uma colher de sopa de açúcar tem cerca de 20 g de carboidrato). Portanto, eu acredito que essa proteína contida deve ajudar a amortecer a liberação de açúcar no sangue ou estou errado? E outra, essa liberação diminui ainda mais se a pessoa come o pão com algum queijo, pastas integrais (amendoim, tahine, avelã), carne. Claro que se colocar por exemplo, mel, melado, daí a situação complica bastante já que estes são carboidratos puros altamente glicêmicos. Em um dos comentários foi dito que o IG do pão branco era menor que o integral (o Dr souto chegou a fazer esse comentário em um dos posts no blog dele também). Só que até onde eu sei, o IG do pão com farinha refinada é de 100, ou seja, bastante superior!

  • Alexandre Antonio hernandez

    Minha nutricionista receitou pão integral devo come-lo