A Maior Mentira Já Contada

mentiraHoje quero cair direto ao ponto, curto e grosso, sem balelas, nos moldes aqui do Emagrecer De Vez. Prefiro desagradar algumas centenas de pessoas do que deixar de ajudar outras milhares, então, seguimos…

Alias, não foi falando mesmisses e blablablas que o site se tornou o maior e mais confiável no ramo. Se você procura por informação que seja mais do mesmo e suave aos ouvidos, existem milhares de outros sites por aí que fazem isso.

Enfim, a maior, mais perigosa e popular mentira já contada no emagrecimento é que você engorda por que come demais!

Esta mentira é contada todos os dias e em todos os canais de mídia, diversas vezes, repetidamente, através de programas de TV, comerciais, jornais, revistas, blogs, sites, comentários, etc, etc, etc.

Esta é uma mentira tão grande e tão antiga que já é aceita como verdade irrefutável por, praticamente, toda a sociedade, tanto de pessoas comuns, como uma quantidade surpreendente de médicos e outros profissionais da saúde (como inclusive já mencionado pelo Dr. Souto nos nossos podcasts aqui do site.).

Sim, eu não tiro o corpo fora! Eu admito que também já acreditei nisso e, por isso, sofri as consequências!

Essa informação pode vir como um grande choque e você, instintivamente, pode levantar as suas bandeiras de revolta e não concordância. Alías, isso é esperado! É esperado que nós aumentemos nosso ceticismo e barreiras ao ouvirmos algo que vá no sentido completamente oposto do que acreditamos, não é verdade? Claro que é!

Isso não é nada mais do que natural. Eu também lutei internamente com esta idéia quando a ouvi pela primeira vez, porém, após realmente esfriar a cabeça e direcionar minha atenção aos fatos e provas, não tive como não aceitar o que estava na frente do meu nariz. Sugiro que faça o mesmo, ou seja, leia tudo e conclua por si próprio(a), com base na sua ponderação e nas suas pesquisas.

Detalhe, minha vida, minha forma física e saúde mudaram completamente a partir do ponto que desvendei esta mentira. Isso foi tão importante pra mim que resolvi escrever este artigo de hoje, por me sentir na obrigação de compartilhar isso com você e fazer a minha parte em tentar te ajudar a dar um salto exponêncial na busca do seu sonho de boa forma.

Bom, a MENTIRA eu já estatelei na mesa e ela é: “A gente engorda por que come demais.”

Agora que você sabe qual é a mentira, nada mais justo do que mostrar a verdade, não é? Certo!

A VERDADE é que: Você come demais POR QUE você engorda!

“Hein? Como assim Rodrigo, tá louco?”. Antes estivesse louco, mas não, pelo contrário, estou mais lúcido do que nunca!

E digo mais, não é o excesso de calorias que faz você engordar, mas sim, são os “tipos” de calorias que você ingere. O que quero dizer com “tipos de calorias” é que não é a quantidade de alimentos que você come que te faz engordar, mas sim, a QUALIDADE dos alimentos que você come.

Agora, se você estiver interessado(a) em entender um pouco mais sobre o porquê disso tudo que estou dizendo, siga comigo adiante, ok?

Como assim? Explica melhor essa história!

Claro, explico sim 🙂

Se você já leu o livro eletrônico oficial aqui do site, esse assunto não vai ser uma grande surpresa pra ti, já que eu explico legal lá mais sobre o assunto, mas caso ainda não tenha lido ele, isso pode ser um grande choque.

A questão é que o armazenamento de gordura corporal é controlado por hormônios, muito mais do que 99% da população imagina e a ciência não deixa dúvidas sobre isso.

O ganho de peso não é engatilhado pelo excesso de calorias que ingerimos, conforme estamos carecas de ouvir por aí, mas sim, por um desajuste hormonal causado por nós mesmos devido ao que comemos diariamente.

Existem inúmeras provas e estudos científicos comprovando este fato, mas quero compartilhar um em especial contigo. Aliás, veja que isso não é novidade, porém, a humanidade, seguindo mentiras atrás de mentiras, acabou ignorando o que já se sabe a muito tempo.

No começo dos anos 70, um estudo interessante foi feito pela Universidade de Massachusetts, nos EUA, liderado por um camarada chamado George Wade (referências no final) que visava comparar a relação entre hormônios sexuais, peso e apetite quando removendo os ovários de ratos. Na primeira parte do estudo, eles retiraram os ovários de um grupo de ratos e observaram que, após a cirurgia, estes ratos começaram a comer vorazmente e logo, engordaram consideravalmente.

Intrigados pelos resultados e tentando dar mais clareza às causas, eles fizeram um segundo teste. Desta vez, eles removeram os ovários de um novo grupo de ratos, porém, após a cirurgia, eles limitaram a quantidade de comida que eles poderiam comer, de forma que eles comessem a mesma quantidade de comida que estavam já acostumados à comerem antes da cirurgia e não mais.

Os resultados foram interessantes. Eles observaram que o segundo grupo de ratos, mesmo limitado à uma quantidade de alimentos, engordou da mesma forma e no mesmo tempo.

Impressionante? Sim, muito impressionante, na minha opinião.

Ao estudar mais a fundo (vou poupar você dos detalhes agora), descobriu-se que as alterações hormonais causadas no corpo pela retirada dos ovários causou um desajuste hormonal (ou, um novo ajuste hormonal) que potencializou o armazenamento de gordura, independente da quantidade de comida que era ingerida.

Esse é só um dos estudos que mostra que a causa da engorda não foi a quantidade de comida ingerida, mas sim, um desajuste hormonal. No caso dos ratos, eles desenvolveram uma fome voraz após a cirurgia por que eles estavam engordando e mais energia era direcionada ao tecido adiposo, ao invés, das células musculares e tudo mais. Ou seja, eles começaram a comer mais por que estavam engordando e não engordando por que estavam comendo demais.

Só pra mencionar rapidamente, os principais hormônios e enzimas envolvidas nos processos de armazenamento e queima de gordura são, principalmente, a insulina e as enzimas LPL e HSL. Eu explico isso melhor e mostro como tirar proveito disso no dia-a-dia, passo-a-passo no livro eletrônico.

Agora, O QUE você come decide se você regulará seus hormônios para a QUEIMA de gordura ou para o ARMAZENAMENTO de gordura. Em 90% dos casos, a alimentação das pessoas, mesmo aquelas que são sugeridas por muitas “celebridades” ou dietas por aí, regulam os seus hormônios para o armazenamento de gordura, tornando muito difícil a queima.

“Gordo é preguiçoso?”

preguicoso

Você sabe muito bem que esta idéia estúpida está disseminada na sociedade hoje em dia. “Claro que ela é gorda, ela não se mexe!”, “Também pudera, é gorda por que é sedentária”. Já ouviu algo assim na vida?

Pois é, esse tipo de idéia e mentalidade não é nada mais do que reflexo de uma total ignorância sobre o assunto e sobre o que realmente acontece na vida destas pessoas.

Ninguém é gordo por que é sedentário, mas sim, é sedentário por que é gordo!

Vamos lá novamente….

Quando você se alimenta de forma errada (como a maioria das pessoas faz), você regula o seu corpo para armazenar gordura. Se você ainda tem uma predisposição genética pra isso, acontece que você realmente ganha peso e tem dificuldades imensas de se livrar dele.

Agora veja, quando o seu corpo está engordando, ou seja, enquanto você se alimenta de uma forma que favoreça o ganho de peso, o seu corpo está direcionando grande parte da energia que você ingere para as suas células de gordura, ao invés, de direcioná-la às células musculares, cérebro, etc.

Ou seja, você vai se sentir fraco, preguiçoso, sem vontade pra se exercitar, etc. Você vai se sentir assim e tender à ser sedentário, simplesmente, por que seu corpo esta particionando sua energia de forma incorreta.

Ao mesmo tempo, as pessoas magrinhas, aquelas que não engordam nunca, por exemplo, não são magrinhas por que vivem se exercitando. Elas vivem se exercitando por que são magrinhas! Mesma coisa!

O corpo delas não direciona a energia consumida para as células de gordura, mas sim, para os músculos e outros tecidos, de forma que estas pessoas se sentem ativas e sentem a necessidade de gastar esta energia toda que elas tem!

PIOR receita que se pode dar à uma pessoa acima do peso é que ela coma menos e se exercite mais! É a sugestão mais incorreta, improdutiva, infundada e PERIGOSA que alguém pode dar à alguém que precisa queimar gordura. Sorte sua que você não consegue ver minha cara agora, senão você iria se assustar com tanta revolta interna que eu tenho por ver que milhares de pessoas estão seguindo estas idéias e sofrendo diariamente ao invés de conseguirem resultados verdadeiros.

Não vou falar em detalhes sobre isso agora, senão o artigo irá ficar ainda mais longo. Porém, se quiser ver logo mais sobre isso, sugiro, sinceramente, que leia o quanto antes o meu livro eletrônico. Clique aqui para ver mais.

O Que Fazer?

Então, o que fazer para começar a, realmente, emagrecer de forma natural e tranquila? Simples, comer de forma à regular os seus hormônios para a QUEIMA de gordura e não ao GANHO de gordura.

Como você faz isso? Simples também, basta eliminar ou reduzir consideravelmente a quantidade de veneno que você come diariamente. O que é veneno? Veneno são alimentos criados pelo ser humano e que não estavam disponíveis na humanidade durante 95% da história da nossa evolução, ou seja, todos os carboidratos refinados, integrais e açúcares. Em outras palavras, massas, pães, doces, sucos, refrigerântes, farinhas e derivados.

Todos estes alimentos engatilham o armazenamento de gordura no corpo e dificultam MUITO a sua queima.

Para aqueles que gritam agora: “Ah mas os carboidratos são as fontes principais de energia do corpo”, eu digo, BALELA!

Muitos nutricionistas insistem em dizer isso baseando-se no fato de que o corpo processar os carboidratos antes de qualquer outro macronutriente, mas ele não faz isso por que ele prefere os carboidratos, mas sim, por que se o corpo não fizer isso, as concentrações de açúcar no sangue irão aumentar e isso é tóxico ao corpo.

O corpo processa os carboidratos primeiro para salvar a si próprio e não por questão de preferência. O combustível preferido do corpo são os ketones. Posto de forma simples, o corpo prefere queimar gordura como combustível do que carboidratos. Alías, a ciência mostra que o corpo e o cérebro funcionam muito melhor quando a energia vem dos ketones do que quanto ela vem dos carboidratos. Poderia falar muito sobre isso, mas queria somente deixar este comentário rápido.

Enquanto os carboidratos densos e refinados engordam, as proteínas e gorduras que ingerimos NÃO engordam. O único macronutriente que engatilha o armazenamento de gordura no corpo é o carboidrato.

Porém, veja, assim como disse em um artigo anterior, os melhores carboidratos do mundo que você pode ingerir são os legumes fibrosos e folhas! Legumes e folhas são as melhores fontes de carboidratos existentes na natureza e eles não irão colaborar para o armazenamento de gordura.

Proteínas e gorduras NÃO são alimentos que engordam. Proteínas não causam problemas renais (veja o podcast 6 onde o Dr. Souto, urologista, bota este mito abaixo) e as gorduras boas e naturais não causam problemas cardíacos (outro grande mito que irá ser tema para um futuro artigo).

As dietas sugeridas abertamente por aí, nas quais, a maior parte das calorias ingeridas no dia vêm dos carboidratos, são infundadas e improdutivas aos que procuram retomar ou atingir a boa forma.

Alias, estas dietas são perigosas àqueles que precisam perder peso por questões de saúde. Minha avó era diabética e faleceu por causa da ignorância e falta de conhecimento dos profissionais da saúde que cuidaram dela. Naquele tempo, tristemente, eu não sabia o que sei hoje e não pude ajudá-la.

Enfim, tenho que me segurar pra não escrever um livro aqui, por que é muita coisa que me vem à cabeça. Sei que você tem um dia corrido e que tem mais coisa pra fazer, então, vou parar por aqui.

Espero que o artigo de hoje tenha, ao menos, colocado uma pulga atrás da orelha. O assunto é sério e o que está em jogo é a sua saúde e seus sonhos. Os números globais da obesidade, sindrome metabólica, diabetes e problemas cardíacos só aumentam, ano a ano. É claro como a água que o que está sendo sugerido e praticado hoje NÃO está funcionando! Quem paga o pato da ignorância generalizada somos nós e as pessoas que amamos.

Para mais informações e dicas práticas do que fazer, use e abuse do conteúdo aqui do site. É muita coisa disponível. Além disso, COMPARTILHE este artigo, faça a sua parte, passe isso adiante!

Banner250x250_2b
Se você quiser poupar tempo, sair dessa espiral sem fim que a sociedade construiu e começar a descobrir resultados reais de emagrecimento, sem balelas, sinta-se livre para revisar o livro eletrônico oficial aqui do site e a consultar as referências que sempre coloco no final de cada artigo.

Um grande abraço e viva saudavelmente,

Assinatura_pequena-menor

Referências principais

Wade, G. N., and J. E. Schneider. 1992. “Metabolic Fuels and Reproduction in Female Mammals.” Neuroscience and Behavioral Reviews. Summer;16(2):235-72

Taubes, Gary – Why we get fat: And what to do about it. 2011.

Fundador do EmagrecerDeVez.com e autor de 3 livros eletrônicos bestseller: Emagrecer De Vez, 50 Receitas Para Emagrecer De Vez e Hipertrofia Muscular.

  • Taiane

    Sou a primeira a comentar???rsrsrs
    Muito legal este artigo, Rodrigo e Geosh! Acho que “vi” sua cara de indignação Rodrigo…rs Amei também o último podcast com Dr. Souto… já tinha notado a “mensagem subliminar” da coca-cola… infelizmente muito pensam assim. Estou disseminando estas informações também. Mais uma vez obrigada!

    • Taiane, Ter o peso ideal deveria fazer parte dos direitos humanos, não acha? Obrigado pelo carinho e por ser a primeira a comentar =)

  • Vanessa de Faria Nogueira

    Rodrigo, obrigada por mais um artigo, com a ajuda de seu livro emagreci 2,5 kg em 1 mês e estou conseguindo reverter o quadro de hiperinsulinismo. Minha médica até disse que se eu continuar com esse novo estilo de vida ira tirar os medicamentos!!! Parabéns pelo seu trabalho, te admiro demais!!

    • Vanessa, os medicamentos realmente podem vir a ser desnecessários ao longo go tempo, e principalmente, se você tiver em algum medicamento pra regular as taxas de açucar no sangue, pressão ou colesterol, isso tem que ser acompanhado com o médico pq essas taxas tendem abaixar com o tempo, é possivel que o medicamento as deixe abaixo do mínimo. Parabéns pelo seu sucesso e obrigado!

  • Ana

    Adorei o artigo, concordo plenamente com tudo que está sendo discutido, quando engordamos ficamos mais desanimados, “molengas” e com muito mais fome.
    Infelizmente a grande maioria, assim como eu, se alimenta de forma totalmente errado, estou me aproveitando de todo seu conhecimento para chegar ao meu peso ideal.
    Obrigada!

    • Perfeito, Ana! Vamo que vamo!

  • Diane Braga

    Ler seu texto melhorou meu dia,obrigada por tantas informaçóes preciosas,e ao mesmo tempo com tanto carisma.pude,enquanto lia,imaginar suas feições,indignado,como vc mesmo citou.estou bem acima do peso,e me sinto muito cansada,exausta,e vou começar hoje mesmo essa busca pelo meu ”eu”que ficou 35kg atrás….obrigada,e parabéns!!!

    • Diane, realmente, você vai se sentir muito melhor com o tempo, porque as calorias que consumir vão virar energia, e as que você eliminar de peso também. esses 35kg são uma bateria de energia que agora você vai ensinar seu corpo a usar =) Disponha!

  • Alexandre

    Rodrigo, Muito interessante seu artigo, porém algumas dúvidas surgiram:
    1º – A qto tempo vc removeu esses venenos de sua alimentação para conseguir concluir de forma empírica o resultados da regulação dos hormônios para queima e não estoque de gordura?
    2º – Nas principais refeições, é até relativamente fácil substituir os carbos venenosos por carbos de qualidade (legumes), porém nos lanches intermediários, o que poderíamos usar?
    Grato,

    • Alexandre. No meu caso foram cerca de 3 meses. Quanto aos lanches, é importante romper com o tradicionalismo e buscar soluções nem sempre óbvias, mas de resultado imensamente recompensador.
      Por exemplo, eu geralmente almoço de novo no lanche da tarde.
      Abs!

      • Nathália

        Almoça de novo? Que massa! =)

  • Adriana Quizini

    Rodrigo, vc está certo ! Temos que mudar nossa alimentação e não sermos mais reféns da indústria alimentícia…. há anos que tento emagrecer , mas agora vou EMAGRECER DE VEZ… OBRIGADA

    • Uma vez que nós saimos do paradigma e o vemos de fora, Adriana, você verá como é um absurdo a situação que nos colocam. Definitivalmente manter o peso ideal deveria ser um dos direitos humanos.

  • marcia

    Que bom Rodrigo que existem pessoas assim como vc…que dividem seus conhecimentos com o próximo…Mas 1 vez na semana eu posso comer um alimento, tipo massa ,pão , arroz…ainda bem que não sinto falta de doce…sinto muita falta daquele arroz branquinho feito na hora…hummmmm…posso 1 vez na semana?

    • Sim, Marcia! Veja nossos artigos sobre cheat day

  • Marlene

    Rodrigo, adorei o post.
    Estou aguardando a chegada do livro eletronico!!!! talvez o endereço do e-mail esteja errado, por faavor verifica para mim. bjão

  • Daniele

    Olá Rodrigo, devo confessar meu egoísmo. Emagreci os cinco quilos que me torturavam e eram difíceis de me livrar e não fiz nenhuma participação em teu site para compartilhar esta maravilha. Quanto mais próximo do meu objetivo, mais difícil ficava. Mas consegui, seguindo tuas dicas de alimentação e exercícios. Não só consegui, como também venho mantendo o peso há dois meses, o que considero um milagre. Simplesmente SEI os segredos da boa forma e disponho deles para quando me exceder nas guloseimas, o que parece pouco provável porque simplesmente tenho vontade de comer somente o necessário. Impressionante. Divulgo o “método” para todos que me perguntam. Depois que descobrimos a verdade em termos de alimentação, não conseguimos ver as outras pessoas perdidas em mentiras. E o mais extraordinário, que todos gostam, é que basta alimentar-se corretamente para o organismo fazer o que precisa para emagrecer, os exercícios são importantes mas não são condição para o emagrecimento. De formas que te agradeço por não guardar este tesouro somente para ti. E aproveito para dizer que pessoas como tu deveriam ser mantidas pelos Governos, pois investir em conhecimento para saúde é uma questão de economia pública. Hehe. Parabéns e obrigada.

    • Daniele, Eu usava calças 42 e me desfiz de todas elas pq não acreditava que as usaria de novo. Bom, agora eu tou tendo que comprar tudo de novo. Mas não é bom entender como funciona e ter a certeza de sucesso?
      Disponha!!!

  • Priscila Dos Santos Ramos

    Adorei seu artigo sempre pensei assim,o que importa é a qualidade do que ingerismo diariamente,por isso que as dietas da moda não funcionam pq assim que vc acaba de fazer,volta a comer normalmente e engorada de novo.A pessoa não muda sua mente.
    Bjinhos.

    • Exatamente, Priscila. Nosso corpo responde aos estímulos que o damos. Se você volta ao estímulo antigo, volta ao resultado antigo. porém, se você faz a coisa certa, o estímulo correto é a melhor opção possível =)

  • Daniele Sossai

    Olá, Rodrigo.

    Mais uma vez surpreendendo com seus artigos, mas tenho uma dúvida muito grande, que inclusive é o que me faz engordar.

    Eu sempre vivo em regimes, sempre conseguia manter meu peso, mas nos últimos 6 anos, estou com 10 kg acima do meu peso, e, nunca mais consegui voltar, emagreço um pouco mas logo retorno a engordar, é impressionante, mas parece que tenho uma compulsão por comida, e a cada dia que passa esta ficando pior.

    Preciso de ajuda.

    O que posso fazer para controlar essa compulsão por comida!!!

    Obrigada!!!!

    • Essa compulsão pela comida se deve aos alimentos de alta glicemia que você ingere, Daniele. A fome é um efeito rebote do desequilíbrio que esses alimentos causam. Deixe os regimes de lado, se reeduque, perca e mantenha o peso que você quiser e seja feliz =)

    • elenilda

      OLÁ DANIELE GEOSH TEM RAZAO,EU TB TINHA COMPULSÃO POR COMIDA,E ACREDITE QUNDO EU ELIMINEI TODOS OS ALIMENTOS DE ALTA GLICEMIA EU NUNCA MAIS SENTIR ESSA COMPULSÃO,A VERDADE É QUE EU TENHO QUE ME LEMBRAR DE COMER,PQ SINTO FOME APENAS QD FICO MUITAS HORAS SE ME ALIMENTAR,EU DIGO MUITAS HORAS MESMO!AS VAZES EU ME IMPRESSIONO COM O TEMPO QUE O MEU CORPO FICA SEM SENTIR FOME!E COM MUITA DISPOSIÇÃO COMO NUNCA TIVE ANTES.ESPERO TER AJUDADO.ABRAÇO.

  • Aurea Jaqueline

    Rodrigo,socorro o que são Ketones?

    • Corpos cetônicos, Aurea. Um subproduto da quebra dos ácidos graxos pelo fígado.

  • Thelma

    Segunda feira tao esperada pra ver seu artigo rsrs! Depois de um fds gordo vem vc me incentivar no meu objetivo! Já emagreci 5 kg depois q descobri vcs rsrs, não emagreci mais pq não me reeduquei ainda! Obrigada mais uma vez!

    • Vamo que vamo, Thelma! disponha!

  • Aurea Jaqueline

    Bom Dia Rodrigo tenho uma dúvida será que vc sabe,

    Qual o especialista que deve procurar para saber se tenho algum disturbio hormonal?
    e qual exame deve fazer? Obrigada

    • Aurea, o distúrbio hormonal ao qual rodrigo se refere é causado pelos alimentos que você consome. Não é a causa, mas uma resposta do organismo.

    • Jaqueline

      Aurea,
      Como existem algumas pessoas que desenvolvem problemas hormonais graves, um exame para checagem é sempre legal. O especialista que cuida disso é o endocrinologista e ele pedirá análises de sangue que vão verificar se está tudo bem com a sua tireoide.

  • Vinicius Rodrigues

    Rodrigo, boa tarde.

    Quando eu digo que você e o que faz pela sociedade são maravilhosos eu não estou exagerando.

    Já perdi 45kg desde janeiro de 2012 e ainda estou em processo, faltam 7kg, e o site tem me ajudado demais, mais que demais. Obrigado por todas essas valiosas informações.

    • Vamo que vamo, vinicius! Eu entendo como a sua vida nova deve estar excelente! Disponha sempre!

    • Luciane

      Oi Vinicius, queria te fazer uma pergunta: Vc come a quantidade que quer ou faz uma redução calórica? É que estou comendo certinho o que é recomendado mas não estou emagrecendo. Pelo menos não engordei rsrsrs.
      Obrigada.

  • Monica

    Olá Rodrigo, estou acompanhado suas dicas pelo site e gostei muito dessa matéria. Gostaria de aproveitar para tirar uma dúvida. Você fala no site sobre o Whey Protein como opção para substituir fontes de proteínas, eu comprei mais percebi que contem muito sódio, já ouvi falar muito do sódio como um vilão. O que você acha dessa grande quantidade de sódio no Whey Protein?

    • Monica, numa alimentação pobre em carboidratos simples e muito glicemicos, nosso corpo tende a eliminar os excessos de sódio com mais facilidade. Inclusive é por isso que algumas pessoas sentem dores de cabeça quando os eliminam, é o organismo eliminando o excesso de sódio. Acredito que não seja uma quantidade tão grande, principalmente numa alimentação mais correta.

  • OI RODRIGO, TENHO TODO MARERIAL SEU ,LIVRO TUDO MAIS , SO QUE ELIMINEI SOMENTE 5 KLS SENDO QUE PRECISO PERDER MAIS 10 KLS, ESTACIONEI, E N CONSIGO MAIS , POR FAVOR ME DA UMA LUZ, ESTOU DESESPERADA, ABRAÇOS

    • Ana Maria, se você estacionou, é hora de parar e rever aonde é que você pode melhorar a sua dieta. Tem sempre um ponto ou outro que deixamos passar.

  • elenilda

    OLÁ RODRIGO,MAIS UMA VAZ PARABENS PELO ARTIGO.COMO SEMPRE VC SURPREENDE COM SEUS CONHECIMENTOS.COMECEI A COLOCAR EM PRATICA TUDO QUE LI E ESTOU OBTENDO OTIMOS RESULTADO!OBRIGADO E UM ABRAÇO.

    • Obrigado, Elenilda.!

  • Rodrigo

    Excelente artigo como sempre, so podia traduzer Ketones por corpos cetonicos…
    Abracos e continuem o bom trabalho!

  • AB

    Ola Rodrigo, adorei este artigo mas eu estou com uma grande dificuldade, eu não consigo regular a minha alimentação por dois motivos. 1º porque meu trabalho não da muito jeito trabalhos por vezes horas seguidas e só no final fazemos as refeições, outra é que durante o mesmo para esquivar a fome acabo comendo fruta por vezes em excesso porque não quero comer barrinhas de cereais que tenhem muito açucar. ajuda-me.

    • AB, você precisa encontrar alternativas as barrinhas, elas devem te deixar com mais fome ainda. Numa alimentação como a que ensinamos aqui é mais fácil ficar mais tempo sem comer, pq vc treina seu corpo pra queimar gordura pra gerar energia.

  • Regina

    Olá, mais um belo artigo, muito esclarecedor. Uma síntese ótima do que tenho lido aqui o no blog do dr. souto. Tenho ficado um pouco triste porque, apesar de minha família ver minha melhora (adotei a dieta low-carb há um mês) em termos de pele, perda de peso, disposição etc……nada disso tem servido para que eles também embarquem nessa ideia. O problema de obesidade atinge um número grande entre irmas, sobrinhos, etc…..é uma pena…..mas quem sabe, a medida, que eu for progredindo eles se convençam. Tenho dito que simplesmente a fome sumiu, acabou a compulsão, só como quando tenho fome……evitar doces, massas etc não tem sido nenhum sacrifício e é quase inacreditável a sensação de bem estar……..mas tenho esperança que minha família mude…….beijos e muito obrigada

    • O exemplo é o melhor professor, Regina! Beijos!

  • Felipe

    Já aboli os carboidratos integrais, pelo menos sempre que possível. Mas no texto diz que é algo criado pelo homem. Diz se isso por ser proveniente da agricultura? Mesmo assim eles já estavam disponíveis não? Entendo o porque de evitarmos, só queria saber o conceito.

    Valeu e mais uma vez, parabéns pelo site!

    • Considere a linha do tempo, felipe. Se ela tiver um metro, passamos no máximo 1 centímetro de toda evolução comendo grãos. Não deu tempo de adaptar. Antes os grãos estavam disponíveis em quantidade ínfima.

  • Adriano

    Ótimo artigo! Tomei a decisão de mudar e estou adorando teus vídeos iniciais, bem como seus e-mails. O próximo passo será comprar o teu livro e mudar de vez…

    • Disponha, Adriano. tendo dúvidas é só comentar!

  • bruna iwata

    adorei o poste! gostaria de uma dica sua!
    eu ja tentei varias vezes cortar pelo menos um pouco o carbo!! mas quando fico sem carboidrato eu sinto muito fome!! principalmente manha… ja tentei comoer ovos de manha mas alguns dias depois ja nao desce mais!! (nao gosto muito de ovos)
    o que eu poderia fazer?? o arroz eu como integral com quinoa! mas e no cafe da manha??? eu ja perdi 8 kilos e nao consigo mais ameagrecer! se eu continuar assim vou acabar engordando de novo!!!!
    me ajudaaaa!! obrigada

    • Thelma

      Oi Bruna vi seu comentário e quando decidi cortar o carbo a primeira coisa foi isso: comer o que pela manha? Comecei a comer ovos mexidos mas rapidinho eu enjoei! Dai conversando com a minha patroa ela me ensinou uma receita p subtituir o pão! Vai aqui a receita caso se interesse: 9 ovos, um copo de mussarela ralada, brócolis , 1 cebola picada, um yorgute natural sem sabor, eu coloco um pouco de bacon pq da um sabor indiscutível , dai vc mistura tudo unta uma forma e coloca no forno por 40 minutos! Fica uma delicia dai eu esquento um pedaço todas as manhas e como c café! E proteína pura e sinto saciada por varias horas.. Há sal a gosto, como sou mineira coloco tempero de alho e sal.. Bjim!

      • Boa , telma!

      • marcia

        nossa..ótima receita. obrigada..Telma

        • Thelma

          Oi marcia me deixe saber se vc fez e gostou!

      • kelita allen

        Eu fiz…Muito bom mesmo!!!Obrigada pela dicka.

    • Bruna, Geralmente fome é porque voce não consumiu a quantidade de gorduras necessárias, ou consumiu alimentos glicêmicos demais. Se você não encontrar outra alternativa, uma idéia é trocar o arroz do almoço pro café da manhã!

  • KArine Emerick

    acompanho o site a uns 3 ou 4 anos, e a cada ano melhora muito o aspecto, o layout… parabens Rodrigo. Recomecei com força total minha reeducação alimentar e nao vou parar. em um mes perdi apenas 1 kg, mas nao estou com pressa, quero perder peso com saúde. estou fazendo tbm exercicios fisicos do jeitinho que voce ensina aqui e ja perdi boas medidas.
    bjs e sucesso sempre.

    • Minha guerra é só pra remover o cinza do layout, Karine! aí fico satisfeito heheh
      Obrigado!

  • Cátia Monique

    Muito boa essa pulguinha que você colocou em minha orelha. Bom altruísta você é. Obrigada por partilhar essa informação. Valeu

    • Uma cabeça que se abre jamais volta ao tamanho inicial, =)
      Disponha, Kátia!

  • Eu não como ovo, no café da manhã poderia ser presunto normal ou presunto de peito de peru? gelatina diet é permitido como sobremesa?

    • Esses alimentos não tem um impacto muito grande na sua glicemia, então pro emagrecimento eu não vejo problemas, Dagma.

  • Simone

    E as crianças? Tenho uma filha de 10 anos que não é gorda, porém como toda a criança está ” cercada” de carbos,açúcares, etc. Como introduzir uma alimentação sem tanto veneno e tornar isso um hábito?O mais difícil são os lanches escolares… como variar este cardápio sem mandar só fruta todos os dias??
    Abs

    • Sim, Simone. Acho que o ideal no caso das crianças é carbs complexos e nutritivos. Não vejo problema em consumo de sanduiches naturais, etc. A medida que ela for chegando a idade adulta, ou se ganhar peso demais, é só controlar a glicemia da alimentação e o peso se normaliza. Abs!

  • Taiane

    Oi Simone, tudo bem? Quando se é criança é mais dificil mesmo pois a variedade de “porcarias” é muito maior. Tenho uma filhinha de 3 anos magrinha. Pense que foi uma luta para “impor” hábitos alimentares sadios, não por ela, mas pela familia que ficava dizendo que estava pondo a menina a perder com as minhas dietas… imagine só? Bem não sou radical, mas por exemplo o mingau que faço pra ela é só a farinha(mucilon, Neston… etc) leite e sem açucar… ela se acostumou com isso. No lanche eu vario com biscoitos sem recheios, iogurte sem corante(uma marca legal é o Grego da Nestlé), barra de cereal, Yakult que é muito bom pra a imunidade, além das frutas que ela gosta… mas isso também é uma questão de costume. Minha filha desde pequena detesta refrigerante, doces, pirulitos. Só gosta de chocolate e sem recheios, que não ofereço muito. Nessa idade é importante a ingestão de gorduras, caboidratos… mas de qualidade, porque quando ficar adulto já vai ter mais disciplina. Espero ter ajudado! abraço

  • Alcione

    BOM DIA RODRIGO QUANDO VIR A MATÉRIA ME ASSUSTEI, PORQUE TAMBÉM É UM PRODUTO QUE FAÇO PARTE. SÓ DEPOIS ENTENDI, MATEIA MUITO BOA. SENSACIONAL.

    • Todos nós já passamos por isso, né Alcione? Passamos fome a toa!

  • Gabriel

    Muito bom e esclarecedor o artigo! Mas na minha incessante tentativa de mudar a minha alimentação, e a daqui de casa, tenho enfrentado algumas dificuldades: como aqui em casa o povo ainda é muito “mente fechada”, eles não aceitam quando eu começo a falar pra eles o que é realmente verdade. Consequentemente, não consigo alterar minha rotina de alimentação completamente (porque não sou eu que faço os almoços e as compras, por exemplo, e nem tenho como…). Com isso, fico limitado a muita pouca opção de comida e acabo comendo, por exemplo, ricota umas 3 ou 4 vezes por dia como fonte de proteína. Em gramas, o total deve chegar a 150g por dia, se não mais. Isso não é muita ricota por dia? Além disso, ainda fico muito preocupado com a minha ingestão de gorduras. Adaptei meu lanche da manhã e da tarde com castanhas de caju, nozes, amendoim e aveia (que até resisto em comer, mas aqui em casa “tem” que ter carboidrato…), mas são 20g de castanhas, 20g de nozes e 10g de amendoim todos os dias! Não é gordura em excesso também, apesar de ser gordura boa?
    Outra coisa que me preocupa muito: eu sempre gostei muito de doce. Mas depois de algumas alterações que fiz na minha alimentação, baseadas nas leituras dos artigos do site, minha vontade por doces aumentou drasticamente. Eu morro de vontade de comer doces, me sinto totalmente viciado e tenho que comer alguma coisa doce depois do almoço e da janta. Hoje por exemplo não aguentei e extrapolei… está cada vez mais difícil de me segurar… o que eu faço? ;/
    E por último: meu tempo está cada vez mais limitado pra fazer exercícios. É muita coisa de aula, curso e daqui a pouco é ENEM/vestibular e nem comecei a estudar ainda. Há como manter meus músculos somente com alimentação, caso eu precise parar de me exercitar?
    Parabéns novamente e continuem com o grande trabalho!

    • Gabriel, Acho que é importante você procurar um meio termo junto da sua família sim. Se não pode deixar de comer carbs, que sejam os complexos então. Quando eu vou pra casa, eu costumava comer carne, feijão e salada. Agora meus pais aderiram a alimentação nova então facilitou bastante. Mas essa vontade excessiva de doces pode ser por 2 motivos. ou você não está comendo o bastante, ou não está consumindo gordura o bastante. Capriche no azeite extra virgem. Outra alternativa é fazer umas vitaminas de legumes e verduras e adoçar com estévia, funciona bem pra matar essa vontade de doce.

      • Nathália

        Vitamina de legumes? Como? rs

        • Bato pepino, cenoura, linhaça, abacate, amêndoas, as vezes um pouco de aveia, adoço com Estevia, Nathalia!

  • Simony

    Mais uma vez eu gostaria de agradecer por tanta informação esclarecedora!
    Depois que conheci o Emagrecer de Vez tenho pesquisado muito sobre a alimentação low carb, paleolítica, etc. Muitos autores, a maioria de fora do Brasil, “ensinando” muita coisa boa!
    Hoje mesmo assisti a um vídeo do Dr. Loren Cordain .. Muito bom!!
    Obrigado Rodrigo e Geosh! E parabéns pela iniciativa de vocês em nos ajudar!! =)

    • Simony

      Opaa! O vídeo que eu vi hoje era outro, Why we get fat do Dr. Gary Taubes. Ambos muito bons..

      • Dr. Gary Taubes é fantástico!

    • Sim! A alimentação paleolítica é uma boa base que você pode usar pra construir a sua alimentação em cima, Simony. Ir testando e ver o que seu organismo aceita bem e o que não.
      Disponha!

  • Cleide

    Rodrigo, estou impressionada com a simplicidade de tudo o que foi exposto no artigo, ao analisar cheguei a seguinte conclusão: a maioria dos fatos nós já tinhamos conhecimento, só que vc colocou de uma forma tão bacana, q/ fica mais fácil aceitar e querer aplicar no nosso dia a dia.
    Um abraço.
    cleide

    • Abraço, Cleide! Boa Sorte!

  • Glauber Silva

    Vi essa notícia e resolvi compartilhar aqui e no blog do Dr.Souto, é mais uma prova de que essa alimentação sem valor nutricional pregada por aí é altamente perigosa para saúde, nesta matéria uma menina de 18 anos tem a saúde de uma mulher de 80 anos pq SÓ come miojo a 11 anos!

    http://www.noticiaociosa.blogspot.com.br/2013/04/mulher-so-se-alimenta-de-miojo-ha-11.html#

    • Engraçado que ela não consiga nem ganhar peso, Glauber!

      • Glauber Silva

        Pois é Geosh, pensei a mesma coisa, acredito que seja por conta do tipo de corpo dela e metabolismo acelerado…

        • Nao sei. É possivel que seja uma desnutrição tão severa que o corpo não tenha como estocar gordura e a manter funcional

  • Joana

    ola rodrigo! queria lhe agradecer mais uma vez pelo seu esforço para acabar com as mentrias e realmente ajudar aqueles que mais necessitam. Infelizmente, encontrei o seu site um pouco tarde. Há cerca de 2 anos atras desenvolvi um disturbio alimentar: anorexia. Inicialmente tinha apenas desejo de emagrecer e de me tornar magra como muitas das minhas amigas, contudo, como nao tinha quaisquer tipo de conhecimentos e os sites que visitava nao eram os mais viaveis, comecei a alimentar-me muito poucas vezes (como diz o senso comum: para emagrecer basta comer saladas todo o dia e fazer dietas muito restritivas). Infelizmente, a minha mente começou a ficar bastante afetada, e o meu desejo era so perder mais e mais kilitos para poder depois, quando terminasse, comer tudo aquilo que gostava sem engordar porque ja tinha perdido o peso (assim pensava na altura, era ainda ingenua e ignorante no que diz respeito á perda de peso). A doença evoluiu e comecei alem de fazer uma dieta restritiva de 500 kcal por dia a exercitar 3 horas por dia de exercicio intenso, 5 dias da semana e 1 hora no 6º dia. Mantive estes habitos durante quase 1 ano e meio, contudo ao ler o seu site comecei lentamente a alimentar-me melhor pensando que iria ajudar a maximizar a perda de peso. Eu tenho 15 anos e no meu auge atingi os 40 kg, tenho 1,67 m. Levei o meu corpo ao limite e se nao fosse por sua causa talvez nao estaria viva. Infelizmente,como me comecei a alimentar mais e o meu corpo estava em “starvation mode” ganhei peso com muita facilidade o que, depois de um periodo de grande instabilidade psciologica, alem de problemas socias e mentais me levou a outra doença: profunda depressao. Comecei a ter pensamentos suicidas, e quase que estive para faze-lo, mas precisamente no momento em que começava a engendrar o plano, tive uma acidente de carro no qual sobrevivemos (eu e a minha mae) milagrosamente (caimos numa ravina de cerca de 5 metros a uma grande velocidade). Os policias nao conseguiram encontrar a causa do acidente (o carro descontrolou-se misteriosamente). Pronto, fiz um grandeee texto, e peço desculpa por roubar o seu precioso tempo, mas agora que estou completamente recuperada, e o meu corpo ja esta em equilibrio, gostaria de perder peso, mas sem dietas: apenas com algo que AMOO fazer: desporto. Seria possivel alimentar-me de tudo o que quisesse (até as 3000 kcal por dia, a maioria seria comida saudavel) se exercitasse diariamente e ainda perder muitooo peso? obrigada e mais uma vez, desculpa pela historia! 🙂

    • Olá, Joana! Obrigado por compartilhar a sua história com a gente. Temos que continuar indo em busca do que queremos, sempre! só fracassamos no momento que desistimos, então, não podemos desistir nunca. É sim possivel você perder peso sem precisar controlar as quantidades, desde que você limite os alimentos que nos dão fome em excesso e nos fazem ganhar peso(carbs simples de açucar e farinha. O esporte vai ajudar a manter a sua saúde em equilíbrio e também o peso! Tendo dúvidas é só nos perguntar!

      • Joana

        obrigada! nao imagina o quanto este site me ajudou!

  • Patricia

    Oi geosh
    Me ajuda numa duvida por favor:
    Eu costumo comer todo dia de manha 2 colheres de sopa de Aveia preparada com Agua sem açúcar ou adoçante isso interfere no meu emagrecimento?eu como a aveia pq ela ajuda e muito no funcionamento do intestino,e tomo café com açúcar mas nao uso o refinado so o cristal o que faço ,posso continuar ou tenho que parar com algum deles?
    Desde ja agradeço

    • Olá, Patrícia. Acho que vale o teste. Se sentir que está interferindo no seu emagrecimento, você muda de estratégia. Eu tenho usado a estévia natural como adoçante.
      Disponha!

  • Andressa

    Olá, qd li o artigo logo me lembrei de uma dieta conhecida como dieta do Dr. Atkins onde é poribido o consumo de carboidratos e liberado sem nenhuma restrição o consumo de proteínas e gorduras. Eu inclusive já segui essa dieta anos atrás por 1 mês, mas não me sentia bem, e sentia muita falta de carboidrato. Então comecei a voltar com os carboidratos aos poucos como o sugerido e aconteceu que recuperei tudo oq havia perdido (por volta de uns 6 – 8 Kg) em menos de 1 mês! Gostaria de saber a opinião de vcs sobre essa dieta. E, tenho uma dúvida sobre os carboidratos integrais, eu havia entendido que oq faz mal são os carboidratos refinados, e que eliminar ou moderar o consumos de pães e derivados (que contenham trigo/gluten) era o recomendado, mas que arroz integral e aveia por exemplo estavam liberados pelo menos no café da manhã, almoço e lanche da tarde. E, que deveriam ser evitados à noite. Mas agora foi dito no artigo que os carboidratos integrais são veneno assim como os carboidratos refinados e os açúcares? Não entendi.

    • Atkins é mais restrita em relação aos alimentos, Andressa. Eu considero algumas alternativas. Acredito que um consumo de até 100G de carboidratos contidos em verduras legumes e algumas frutas seja tranquilo. Acredito sim que a maioria dos alimentos que tenha glúten sejam problemáticos e de alto índice glicemico, mas se você optar por consumí-los, é melhor consumí-los integrais do que simples.

  • Jaqueline

    Gosto muito das matérias colocadas aqui e não sei se estaria dentro do objetivo que vocês divulgam, mas sinto muita falta de dicas para pessoas vegetarianas. Principalmente em um site que defende tanto a ideia da diminuição no consumo de carboidratos. Por exemplo, acho que nunca li nenhum artigo aqui falando sobre a proteína de soja. 🙁

    • Olá, Jaqueline. Pretendo me aventurar nessa área depois. O vegetarianismo é um aspecto delicado do ponto de vista evolutivo. Quanto a proteína de soja, não recomendo não. Ela é tem baixo valor biológico. Acredito que os únicos alimentos de soja próprios para o consumo sejam os fermentados.

      • Jaqueline

        Pq baixo valor biológico?
        E discordo sobre a questão do ponto de visto evolutivo, a evolução humana não tem nada a ver com o modo como consumimos e comercializamos carne atualmente, muito menos com o modo como os animais são encarcerados.

        • Jaqueline
        • Se você pegar um animal de granja, realmente, Jaqueline. a carne contém um percentual maior de omega 6(e por consequencia menor de omega 3) do que um animal criado em pasto, justamente pelo grande consumo de grãos. O consumo de grãos pelos animais prejudica a saúde deles, e por consequencia, a nossa. Não existe resposta simples ou confortável nesse caso. O baixo valor biológico da proteína de soja é por não conter todos os aminoácidos essenciais pra sĩntese protéica no nosso organismo.

  • Jeff

    Bom dia Rodrigo e Geosh !
    Até mesmo os carboidratos complexos?
    Estou comendo batata-doce 3x por dia, e já quase não como arroz… estou com essa dúvida referente a Batata-Doce… fico no aguardo da resposta…
    Abraços

    • Jeff, eu acredito que você teria um emagrecimento mais rápido se optasse por deixá-las de lado, mas se você se sente bem assim e o emagrecimento está acontecendo, não vejo necessidade.
      Abraços!

      • Jeff

        Pra quem quer só baixar o BF é ótimo cortar os carbos. Porém estou fazendo treinamento de alta intensidade voltado a Hipertrofia (além do jiu jitsu), ou seja, vou precisar de Carbos pra levar a proteína pro tecido muscular, correto?

        Por ser endomorfo, não teria que fazer uma dieta hipocalórica?

        Quanto ao emagrecimento, na balança não está dando muita diferença, a perda agora está bem menor do que quando comecei, porém minhas roupas estão mais soltas, estou tendo que apertar mais o cinto e tals…
        Vou esperar uma segunda avaliação, pra mandar os resultados ao site.

        • Jeff, momento de começar a monitorar mais dados a respeito do seu corpo, percentual de gordura, medidas, etc! Vamo que vamo! Acredito que se você quer perder mais gordura e não tem muita pressa de ganhar muit massa, você só vai precisar de carbs mais glicemicos no pre treino se precisar de um gás no seu treino.

  • Allan Oliveira

    Acompanho o site há algum tempo, mas vou fazer meu 1º comentário.
    Ja li quase todo o site e também o livro mas me surgiu uma dúvida.
    Nos outros meios de comunicação estão falando muito da Dieta mediterrânea.
    Ela não bate com as questões debatidas aqui no site ?

    • Alan, se não me engano ela é bem parecida sim, tem um bom consumo de gorduras boas, mas tambẽm inclui o consumo de grãos, certo?

      • Allan Oliveira

        Sim, consumo de grãos , vinhos entre outras coisas.

        Uma outra que vi que parece que a base é maior ainda a chamam de dieta paleolítica, a dieta dos ancentrais rsrs…

        É cada nome que aparece, deve ser uma forma de vender a idéia e não a reeducação em si. Fazer o quê !

        • A idéia em si é mais velha do que a gente, Alan. Literalmente!

  • Sandra Ferreira

    Thelma, adorei a receita!!! Já estava enjoando dos tais ovos mexidos de manhã. Quanto ao artigo, rapazes vcs estão de parabéns! Entendi a causa de ter engordado pós menopausa. Só de abolir massas integrais e toda a sorte dos subprodutos farináceos conseguir eliminar 8 kg. Foi uma surpresa maravilhosa!!! Bjs!

    • Parabéns, Sandra! 8 kg é um mega sucesso! =D Vou experimentar a receita da telma assim que voltar de viagem!

  • gostaria de orientaçoes para começar

    • Olá, Ana! Inscreva-se nas nossas vídeo aulas gratuitas, são um excelente pontapé inicial!

  • Geosh eu já comprei o livro e outro dia neste artigo sem querer eu disse que não queria receber mais artigos, desconsidere por favor. Obrigada.

  • Nathália

    Geosh, a DIETA para um emagrecimento estético (redução do % de gordura; o meu caso) difere em quê do emagrecimento comum, desejado pelas pessoas? Devo me preocupar com o peso da balança? Qual seria o princípio básico pra se ficar “sarado”? Alguma técnica específica? Abraço.

    • Não difere em nada. Mas as pessoas focam demais no peso da balança, e não tanto no visual, bem estar e massa magra, que são indicadores melhores de sucesso do que o peso por si só. Acompanhar suas medidas êh uma boa também!

  • Patrícia Rangel

    Olá Rodrigo e Geosh. Bom eu só vim aqui hoje para denunciar que estão usando partes deste post como propaganda de uma dieta para emagrecer. É no site emagreceragora.net. Eles estão enviando via e-mail algumas partes deste post e quando você clica no endereço do site aparece esta dieta. Porque eu acho uma baita sacanagem as pessoas usarem informações que elas não pesquisaram para vender produtos de origem muito duvidosas. Uma abraço.

    • Obrigado por nos avisar, Patricia! Vou verificar do que se trata.

  • Polly

    Ola geosh e rodrigo, td bem?
    Estou levando o estilo low carb a serio,mas resolvi inicia-lo com a dieta atkins, que é mto parecida com o q vcs pregam e o q a paleo prega: nada de farinaceos e açúcar.cortei ate as frutas.preciso emagrecer 30kg.estou no segundia da atkins,entrando em cetose. Nela é permitido apenas 20g de carboidratos, vindos das saladas e vegetais. Andando por alguns sites low carb me deparei com a receita de um pão feito com farinhas de amendoas, oq vcs cham dessa farinha? Duas colheres de sopa irao interferir na cetose? E uma colher de cha de fermento quimico( q no rotulo diz q contem amido) tamebm ira interferi?? Pelomenos estes 14 dias quero fazer certo… E no livro atkins nao recomenda nozes, so no 15 dia.
    Me guieeem,pleasee! Bjs e parabens pelo site!

    • Polly, não sou totalmente a favor da dieta atkins principalmente se você esta iniciando a mudança agora. Acredito que algo entre 50 a 100g de carbs seja mais apropriado, de baixo IG, claro. E sim, acredito que a farinha de amêndoas seja melhor do que a farinha de trigo nesse caso. Porém, vale o teste pra saber se interfere na cetose, no seu caso.

  • Sérgio Machado

    Vendo o vídeo do Rodrigo explicando sobre o programa emagrecer de vez, fiquei com uma tremenda dúvida, no curso que eu comprei de hipertrofia muscular ele dizia ser muito magro, e que conseguiu chegar ao corpo desejado, então fiquei um tanto confuso na verdade eleja foi magro que chegou à forma, ou era acima do peso e conseguiu chegar a sua forma desejada?

  • Luciane

    Gostaria de saber sobre o pinhão. Atrapalha ou ajuda na perda de gordura?

    • Luciane

      Ah e comer uma fruta pela manhã? Banana com aveia por exemplo. Ou mamão ou melão ou manga. Junto com omelete, 1 yakult e café com stevia.
      Alguma dessas opções alteraria a questão da insulina? É uma boa opção de café da manhã?

      • Luciane

        Não estou comendo pão. Comer só omelete de manhã é duro e estou com saudades de fruta rsrsrsrs
        Pra ajudar tenho intolerância a lactose e não posso comer muito laticinio.

        • As meninas fizeram uma receita de pão sem farinha, pode ser uma boa! Procure no campo de busca, Luciane!

      • Luciana, acredito que banana e aveia teriam um impacto sim. Se vc quer maximizar a perda de gordura, seria melhor evitar.

  • camila

    tenho 16 anos e todos dizem que sou magra, mas tenho gordura localizada na barriga e na parte do culote, queria elimina-las(esse é meu principal objetivo) mas tambem queria ganhar massa muscular! O que eu faço?

    • Olá, Camila! É possível sim perder gordura localizada, que são nossos tecidos lipofilicos, ou seja, tecidos que gostam de acumular gordura. Para isso você precisa de perder gordura corporal como um todo, através de uma alimentação mais no estilo da que pregamos aqui no site. Se lembre também que são os primeiros tecidos a recuperar caso você saia da linha, portanto é muito importante ser uma alimentação que você possa manter ao longo dos anos, e não uma dieta passageira.

  • karina

    Olá Rodrigo, adorei esse site, conheci ontem. Pra mim foi mto bom pois há 15 dias estou na dieta dos cetônicos e este site veio a calhar e me deixar mais calma no sentido de confiar mais naquilo que estou fazendo.Nestes 15 dias perdi 3,8kg, estou adorando e vou continuar.Nesta dieta não podemos comer frutas e carboidratos na 1º fase.Agora que passei por esta fase, posso comer qtas frutas por dia seguindo o seus ensinamentos? E sábado tenho um churrasco pra ir, posso comer todos os tipos de proteínas e legumes, mas na hora do bolo e doces, posso comer moderadamente? Vai afetar mto a perca de peso? Grata.

    • Que bom que vc sobreviveu, Karina. Cetonico direto não é nada fácil. Uma boa idéia seria limitar o consumo a 25g de frutos e de 50 a 100 de carbs de legumes e verduras. Aí Tem que calcular quanto isso dá de gramas dos alimentos. No caso dos legumes e verduras deve dar um quilo ou mais.

  • Luciane

    Gente e o pinhão? Alguem sabe se é bom comer? Carga glicêmica se é alta? Se é muito denso?

    • Luciane, se não me engano, o pinhão é uma semente, portanto fonte de gorduras boas e de baixa glicemia 🙂

  • Matheus

    Ola, tenho uma duvida.
    Eh possivel trocar o arroz pela batata comum?

    • Matheus, pela batata comum não faria sentido.já pela batata doce seria uma redução de Ig considerável, o que traria sim benefícios para o emagrecimento.

  • CARLOS BARBOSA

    Parabéns pelo site e pelas postagens. Cheguei ao site pesquisando sobre dieta da proteína. Estou fazendo a dieta nos últimos sete dias. Estou achando muito difícil eliminar completamente os carboidratos. Se eu fizer uma redução drástica e, principalmente, substituir os alimentos ricos em proteína pelas “boas” proteínas de legumes e verduras consigo mudar o perfil de queima calórica para “queima de gordura”? Um abraço!

    • Obrigado, Carlos! Realmente, uma mudança drástica é muito mais difícil. Sim, substituir os carboidratos por outros de menor IG é efetivo. Abraço!

  • Matheus

    Tenho mais uma duvida.
    Beber agua durante a refeição prejudica de alguma maneira?
    E leite, eh recomendado para perder peso ou não?
    Vi uma materia da bbc, dizendo que derivados de leite ajudam a eliminar a gordura.

    • Jeff

      Fala Matheus, beleza?
      Não sou especialista, só vou compartilhar um pouco do que aprendi:

      “Beber agua durante a refeição prejudica de alguma maneira?”
      R: Sim, ao ingerir água durante a refeição o seu estômago se dilata, ou seja, você precirá de mais alimentos para “preencher” esse espaço, logo estará comendo mais, e tendo picos de insulina.

      E leite, eh recomendado para perder peso ou não?
      R: Bom essa eu fico emcima do muro. Olha esse artigo http://emagrecerdevez.com/o-teste-do-leite

      No meu caso, eu tomo leite desnatado, pois é uma fonte de proteína com baixo teor de gordura.

      Espero ter ajudado, e que o Rodrigo e Geosh não fiquem bravos comigo..heheh

      • Imagina, Jeff! Ah, Se voce está consumindo menos graos e seus derivados, o leite(se possivel o de gado de pasto) pode ser utilizado como uma fonte de gordura boa caso voce tenha feito o teste do leite e nao tenha notado uma melhora na sua saude e emagrecimento.

    • Matheus, acredito que nao, se vocÊ consome uma refeição com baixo índice glicêmico. Porém, você pode se hidratar o dia inteiro, por que beber água logo quando for comer? Mastigar continua sendo um ótimo hábito a milhões de anos hehe. Acredito que pra quem nao tem problema nenhum com laticinios, eles realmente nao influenciam no emagrecimento. Mas pela minha experiencia, a maioria das pessoas tem.

  • maria da guia

    gostei preciso perder 13KG ao ler esse artigo já vou começar

    • Vamo que vamo, Maria!

  • Matheus

    Como falou um leitor nos comentários pelo Facebook, eu fiquei confuso com alguns artigos antigos, que falam para priorizar os carboidratos integrais…
    Estou pensando em comprar o livro, ele também é atualizado conforme a evolução do conhecimento, como acontece nesse tópico em relação aos carboidratos?

    • Olá, Matheus! Substituir os carbs simples continua sendo uma estratégia eficiente. O que acontece é que existem estratégias ainda mais eficientes, que levam em consideração reduzir ainda mais a glicêmia dos carbs que você come.

      • Matheus

        Seria substituir os integrais por fibrosos de legumes e verduras como brocolis?

        • Sim, Matheus. Ou usar estratégicamente inhame, batata doce, feijão, ervilha, lentilha, etc.

  • Carolina

    Olá pessoal que organiza o emagrecer de vez. Muito bom o site. Quero adquirir o livro, mas quero tirar algumas dúvidas antes. Gostaria muito que me respondesse. Essa questão dos carboidratos não é nova. É basicamente a dieta de Atikins que é bastante controversa mas muito eficaz. O que o seu método acresce ao dele? Necessariamente devemos passar o restante de nossas vidas sem consumir açucares, farinha e sal refinado (pq na proposta de Atikins era basicamente isso)? Sobre o ganho de massa muscular. pelo que entendi a ideia (q me pareceu maravilhosamente correta, quando dita por um professor de educação física que deve ter lido seu livro) é que temos um corpo como um carro 1.0, e portanto, gastamos muito pouco para fazer o que se deve fazer no dia-a-dia. Precisamos (por meio da musculação e não de exercícios aerobicos) transformar nosso corpo em um carro 2.0 e assim gastar muito mais calorias em atividades em geral, potencializando assim o gasto calórico? Gostaria que me respondesse para que eu me animasse mais em comprar o livro e presentear algumas pessoas com ele. Grata

    • Olá, Carolina! Nossa dieta é parecida com atkins, low carb, paleo, south beach, a dieta das proteínas, dukan, darwin, caveman, e por aí vai. A diferença é que o Rodrigo organizou em um método que é mais confortável de iniciar e manter, com bem estar e por tempo indeterminado. Existem vários pontos que nós discordamos em relação a essas dietas, e isso acaba coberto também no livro. O livro é muito organizado e a leitura é muito agradável. Quanto a analogia do carro, sim, é bem por aí. Só que ao transformar seu carro num carro 2.0, além dele consumir mais energia, ele anda mais, corre mais, é mais potente, bonito e robusto e duradouro. hehehe. E sim, Removendo os açucares, amidos você terá uma saúde melhor. Abraço!

  • Yasmin

    Mas não tínhamos que comer 50% de carboidratos?

    • Segundo as instituições de saúde como a USDA e o FDA por exemplo, ainda temos, Yasmin. Porém eu acredito que algo entre 100 e 150g de carboidratos presentes em verduras e legumes seja a melhor solução possivel pro emagrecimento.

  • Bruna

    Olá, fiquei interessada neste método, como faço para aderir? o que tenho direito?
    Estou precisando emagrecer..
    bjs

  • marlise

    depois de adqurir o livro “emagrecer de vez” posso tambem imprimir ? ou só vizualizar no computador?

    • Pode imprimir sim, Marlise, sem problemas 🙂

  • Maria auxiliadora Alves de Souza

    Estou lendo agora suas dicas. Estou adorando! Amanhã entro novamente em contato pois estou ficando sem bateria. Fica aqui hoje, o meu obrigada.

    • Disponha, Maria =)

  • jAIME rOCHA fILHO

    Gostaria de saber se é possível usar polvilho(sub produto da mandioca). No caso, pão de
    queijo, substituindo o óleo por manteiga, já que os outros componentes são: ovos, leite, sal e queijo. Li o livro de uma tacada só. Muito bom. Logo após uma semana farei um exame do que aconteceu.

    • Jaime, tendo em vista o emagrecimento, o polvilho é muito glicêmico =/
      Se encontrar alguma alternativa me diga, sou mineiro né heheheh

  • Joelmir Arantes

    Já perdi 5 kg em apenas 15 dias, ainda estou com muitas dificuldades para seguir de fato uma alimentação saudável, pela dificuldade de se encontrar os “alimentos saudáveis. na ultima vez que fui fazer compras, comecei a observar, e sem exageros 80% do que se vendem nos supermercados… não nos ajudam em nada.. mais como diz o Rodrigo “vamo que vamo”….

  • Pingback: ()

  • Pingback: ()

  • Cecília de Lira F. naves

    Boa tarde,
    Entrei neste site por acaso, estava a procura de receitas para comer bem. Meu caso é o seguinte, tenho um filho de 14 anos que está bem acima do peso e há mais ou menos 10 dias resolvi acompanha-lo numa reeducação alimentar, pois não aguento mais as pessoas lhe chamando de gordo. Eu não estou acima do peso, mas resolvi me sacrificar por ele. Entramos nessa sem receita, sem nada. Cortamos a farinha, os doces, as massas, mas estávamos comendo pão integral, iogurte zero gordura, barrinha e etc. Vendo seus artigos assustei e fiquei bem curiosa, pois tudo aqui para mim e novidade. Ontem quando meu filho se pesou e viu que tinha perdido apenas 1kg, e saiu chorando da farmácia, decide procurar algo que realmente emagrecesse e parei aqui. Achei tudo muito interessante, estou a horas lendo. Vou tentar seguir seus conselhos juntamente com ele, pois a obesidade e algo que atrapalha tanto a vida pessoal quanto profissional. Obrigada.

  • Ygor

    Não estou entendendo, esse post demonizou os carboidratos, inclusive os integrais.

    Neste outro ( http://emagrecerdevez.com/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-carboidratos ), recomenda-se o consumo de, por exemplo, pão e arroz integrais.

    Por favor, me expliquem a divergência, pois ficou tudo muito confuso.

  • gilmara duarte

    mudando conseitos arraigados a anos ….nada facil!

  • diana

    Bem polêmico o assunto mas concordo com o fato de que comemos os carboidratos como conhecemos hoje a pouco tempo e isso coincide com o aumento de peso da humanidade. Me fez parar e pensar….

  • roseli

    Rodrigo gostei muito de tudo que vc tem ensinado, é de uma grandiosa valia,mas eu não tenho condições de comprar seu livro, tenho uma filha de 14 anos e tem 84kg, p idade dela ela é obesa, insulina altissima, não sei se vc poderia me ajudar em alguma coisa, agradeço desde já e q Deus o abenções grandemente

    • Roseli, tem muito, muito conhecimento aqui no site! Dê uma boa lida nos artigos! Grande abraço!

  • Ricardo Tatsch

    Olá pessoal.

    Achei o site de vcs lá pelo blog do Dr Souto. Minha dúvida é a seguinte, já que tudo que aprendi sobre nutrição e o metabolismo estava errado, queria tirar uma dúvida sobre as células de gordura. Afinal, elas são eternas? As novas que o corpo cria, quando engordamos, nunca serão absorvidas?

  • Noemia Póvoa Moniz

    Rodrigo,eu comprei o livro,tenho as receitas porém fico muito confusa com as suas colocações.Vamos a primeira:tirar o trigo da relação de alimento saudável,mas ao mesmo tempo você fala que pode comer pizza e bolo gostaria que me explicasse pois eu não conseguí perder peso estou encalhada nos meus 77 kg,fora outras colocações como comer de tudo o quanto quiser não está havendo incoerência? Por favor me faça entender! As vezes eu acho que é mais uma no mercado !!!Atenciosamente Noemia

    • Noemia, veja a regra dos 80/20. Com ela você evita comer estes alimentos que fazem mal a maior parte do tempo. Outra alternativa é sempre procurar versões alternativas dos alimentos, como por exemplo no livro de 50 receitas. Abraços!

  • isabela thaisa lacerda

    Oi Rodrigo, bom dia… preciso da sua ajuda, mais tenho medo de comprar coisas pela net. Como posso confirmar se é real mesmo. Ja emagrevi 6 kg fazendo uma dieta terrivel, comecei tem um mes e meio. Previso perder mais no minimo 44 kg. E ai como faço.

    • Isabela, procure algum dos nossos leitores que foram caso de sucesso aqui ou lá na página do facebook. Abraços!