Comparação: O Que Acontece Quando Comemos Demais

A pergunta é: O que acontece quando comemos demais de alimentos corretos e quando comemos demais de alimentos errados?

Quantas vezes na vida você já ouviu dizer que para emagrecer basta você fechar a boca e comer MENOS calorias do que você gasta?

Durante uma semana qualquer, quantas vezes você vê este tipo de dica e sugestão sendo propagada em programas de TV, revistas, “profissionais”, governos e até por amigos ao seu redor?

MUITAS VEZES, é a resposta, certo? Agora, por que será que mesmo ouvindo isso a toda hora, a população não para de aumentar de peso e adoecer cada vez mais, ano após ano?

Aqui vai minha opinião: Por que tudo isso está, simplesmente, ERRADO!

Imagens Falam Mais Do Que Palavras

O inglês Sam Feltham (do blog smashthefat.com) fez 2 experimentos para mostrar nitidamente que o que importa é a QUALIDADE do que se come e não a QUANTIDADE.

Com estes 2 experimentos, você vê um exemplo prático e claro de que o número de calorias NÃO importa, ao contrário do que todo mundo parece dizer.

Nota: Claro, se você já acompanha aqui o Emagrecer De Vez, já sabe que a questão hormonal é muito mais importante do que a questão das calorias e que a ciência de maior qualidade do mundo mostra isso claramente.

O Primeiro Experimento (Comendo demais de alimentos corretos)

Neste primeiro experimento, Sam passou 21 dias comendo 5800kcal por dia sendo que seu gasto calórico é de 3600kcal. Logo, ele passou 21 dias comendo bem acima da sua necessidade calórica.

Importante: Neste primeiro experimento, Sam comeu as 5800kcal por dia provindas de alimentos de QUALIDADE, ou seja, carboidratos nutritivos e de baixa carga glicêmica, proteína animal e gorduras naturais.

De acordo com toda essa história de contagem de calorias, ele deveria, ao final dos 21 dias, engordar 7.3kg.

Veja abaixo o resultado:

SamFront

SamSide

Resultado: No final dos 21 dias, ele ganhou somente 1.3kg (ao contrário dos 7.3kg previstos) e DIMINUIU em 3cm a medida da sua cintura!

Segundo Experimento (Comendo demais de alimentos errados)

Neste segundo experimento, Sam passou os mesmos 21 dias comendo a mesma quantidade de calorias de 5800kcal por dia, porém, agora, provindas de alimentos de baixa qualidade e ricos em carboidratos, os quais, são até vistos como saudáveis por muita gente, como: iogurte 0% gordura, pão integral, lasanha, pizza de tomate e queijo, etc.

Resultado do experimento:

CARB.Day1_.10.21.Front_

CARB.Day1_.10.21.Side_

Resultado: No final, Sam engordou incríveis 7.1kg e ganhou 9.25cm na sua cintura! Perceba o papo que ele criou ali embaixo do queixo também.

Moral Da História

Tudo não se resume à quantidade de calorias! Vale lembrar também que este experimento simples do Sam nem mesmo mediu os números no exame de sangue, os quais, bem provavelmente, se alteraram para pior, significativamente.

Essa velha e falsa idéia de que tudo se resume à quantidade de calorias ingeridas e de que não importa muito a qualidade dos alimentos é tão errada que só não enxerga mesmo quem não quer.

O triste é que, ainda com a ciência mostrando isso claramente com dezenas de estudos de altíssima qualidade e também experimentos como esse do Sam, muita gente, incluindo profissionais da saúde, continuam a propagar as idéias erradas que, pra começar, levaram a população à este estado de calamidade atual.

Está na hora de começarmos a comer alimentos reais, nutritivos, verdadeiros e que nos dão saúde e esquecermos estas aberrações alimentícias encontradas nas prateleiras dos supermercados.

Livro eletronico Emagrecer De VezO que importa é a QUALIDADE do que você come e não a QUANTIDADE

Essa pode ser a diferença entre se viver uma vida longa, disposta, energética e saudável e se viver uma curta, problemática e mórbida existência!

Passe este artigo adiante, COMPARTILHE e colabore para que estes conhecimentos cheguem à maior quantidade de pessoas possível!

Se quiser uma ajuda direta, fácil e estruturada para começar a mudar a sua vida e atingir seu peso ideal de forma duradoura e permanente, pode sempre contar com o livro eletrônico oficial aqui do site que é um grande bestseller. Clique aqui para mais detalhes.

Um grande abraço pra ti,

Assinatura_pequena-menor

  • Ro

    Fabuloso esse artigo!!! Só não vê quem não quer… Não tá explicado, tá fotografado o fato verídico… #adorei

  • Dario

    pausa para a piada:

    papo em baixo do queijo foi engraçado…

    • Rodrigo

      Ninguém perdoa hein!! hahahah já tá corrigido! 🙂

  • dani ribeiro

    Olá
    Eu estou seguindo as dicas do site, vi todos os videos do YouTube, ouvi os podcast e assisti os vídeocast e decidi mudar meus abitos ja a uma semana e não estou me peso ( nunca gostei de me pesar) mas estou vendo a diferença desde coisas simples como asia, inchaço fome toda hora e desejo incontrolável de comer doce essas coisas ja estavam ficando normais pra mim e sinceramente estou gostando muito de seguir este estilo de refeição.
    Tenho mais coisas pra falar mas dpois eu compartilho mais.
    Abçs!!!

  • Simony

    Rodrigo, primeiramente parabéns! Gostaria de tirar uma dúvida.. Supondo que eu esteja seguindo o MR há algum tempo e tire uns 4 dias de férias e decida comer o que a maioria das pessoas come normalmente, massas, doces, frituras, etc. Além de todos os sintomas ruins como cansaço, dor de estômago, inchaço e tal, o ganho de peso que a gente adquire nesse pouco espaço de tempo é realmente gordura ou apenas retenção de líquido?

  • Fabiana

    Não entendo em relação ao queijo, tem um post positivo dele… agora esta citado como um alimento errado. Por favor explique, sua opinião sobre o queijo mudou???

    • Consuelo

      Ele está se referindo a pizza e esta pizza é de tomate e queijo.

      • Rodrigo

        Certo, é pra citar a pizza de queijo e tomate que o Sam estava comendo. O queijo sozinho é amigo das pessoas que não tem intolerância à lactose 🙂

        • david

          mas o queijo nao tem lactose!!! nao tem açucar do leite!
          o queijo so tem caseina que pode fazer alergia mas nao lactose, certo????

  • Moisés

    Boa tarde Rodrigo,

    me inscrevi no site para receber novidades e tal, e estou realmente disposto a perder os quilos a mais que ganhei, não é muito, cerca de 4, 5 quilos. Vejo no site que você diz comer com qualidade. A parte da proteína, e gorduras saudáveis eu entendi bem, mas os carboidratos não, pois vi em seu site que carboidratos bons são carboidratos providos de legumes, mas gostaria de saber se carboidratos providos do leite, e da batata doce, são carboidratos bons de se comer, se possível, poderia me dar uma luz sobre alguns alimentos com carboidratos bons de se comer.

    • Moisés, Os de leite vai depender do seu organismo. Veja o artigo sobre o teste do leite. Os da batata doce provavelmente não vão lhe impactar o emagrecimento, mas é necessário testar também. Abraços!

  • sinara Marques

    E
    o iogurte,não é proteína?os naturais que não são doces?confusa…adoro iogurte!

    • Se formos olhar a fundo, o macronutriente menos presente no iogurte é a proteína, Sinara!

  • Marina Honorato

    Adorei o artigo! Estou na segunda do MR e nunca comi tão bem. A vontade por doces, não vou mentir, ainda me encontra! haha mas virou apenas uma vontade em vez de um vício que eu realmente não controlava 😀
    Rodrigo, como você lidou com sua família e familiares quando começou a botar seus conhecimentos em prática? Pois esse é o principal obstáculo que já esperava, mas como fazê-los perceber que tudo que eles sabem sobre alimentação está errado?
    Obrigada pela atenção!

    • Marina, O Rodrigo ainda não sei, mas eu ainda encontro resistência sempre. Mas fazer o q? existe uma diferença gritante entre o que é recomendado pela indústria do emagrecimento e uma Revisão sistemática científica.

  • jAIME rOCHA fILHO

    Minha balança nunca me foi favorável, porém, depois de duas semanas sem doces (que eu amava) e sem trigo e derivados, já perdi uns três kilos de peso e 4 a 5 cm de cintura. Preciso perder ainda uns 7 kilos para chegar onde eu quero. Mesmo assim acho que estou comendo acima do necessário e sem necessidade.

  • Taiane

    Espetacular!!!!! Parabéns rodrigo.

  • silvia brehm

    Olá!!!
    No método MR, o quadro de alimentos fala sobre os alimentos que podemos utilizar e entre parênteses diz: ” incluindo mas não se limitando a” isso que dizer que de vez em quando podemos incluí-los na s refeições sem problemas??? Outra dúvida, como gelatina zero com iogurte (que eu faço na iogurteira top therm) isso está certo?? Tenho que incluir mais alguma coisa???
    Obrigada, estou a um mês seguindo este método e já eliminei 4,5 kilos.

    • Olá, Silvia! Isso quer dizer que não se limita apenas a aqueles itens. Se formos citar TODOS os legumes e verduras por exemplo, o quadro seria do tamanho da porta da sua geladeira duplex hehehe

      • Viviane

        Olá Geosh, gosto muito dos artigos, a unica coisa que me incomoda é o fato de não responder a pergunta completa, por exemplo a pergunta da colega Silvia, ela perguntou também sobre o iogurte, vc não respondeu, já vi varias perguntas que não é respondida por inteiro, já adquiri o livro estou achando muito bom, mais ainda assim temos duvidas, as vezes perguntamos se podemos comer tal coisa e vcs respondem formulas e propriedades, mais nunca de maneira clara tipo, pode comer ou não pode comer, gostaríamos que fossem mais claros com a resposta, trabalho de vcs é muito bom, só falta melhorar essa parte, muito obrigado! Abraços!

  • david

    Ola a todos, eu criei uma teoria que reúne todos os conhecimentos que ja li e adquiri ao longo de 3 anos de interesse na area de emagrecimento, aqui vai:
    1ºapenas tenha alimentos saudaveis em casa
    2ºantes de comer, certifique-se que não está ansioso
    3ºcoma o que o seu corpo pedir, à hora que lhe apetecer, apenas tenha cuidado para não comer demais de uma só vez, ou então antes de deitar
    4ºcoma com alegria e felicidade os seus alimentos saborosos e naturais
    5ºacredite que cada alimento saboroso que esta a ingerir está a fazer-lhe bem a saude, e a emagrecer também

    adoptei esta teoria, porque estou farto de seguir recomendações de estudos. ja fiz muita dieta diferente, e sei o que estou a dizer.

    os estudos falham em muitos aspectos, por isso não nos podemos prender totalmente a recomendações dos estudos e sim levar uma vida tranquila sem ansiedade, e comendo apenas alimentos saudaveis e naturais

    vou escrever algumas das minhas citações perferidas:
    -O segredo da longevidade é: comer metade, andar o dobro e rir o triplo.
    -Nada faz bem, nada faz mal, depende da quantidade
    -A mesma carne que alimenta o homem, pode envenenar o outro
    -Temos que comer o que faz bem, moderadamente-
    -A diferença ente o remedio e o veneno é a dosagem

    o principal da vida é divertir e não seguir esta regra ou aquela, penso que as pessoas estao a entrar numa grande paranoia de emagrecimento.

  • Ana

    Muito bom, para a maioria de nós é por aí msm. Mas temos casos inesplicáveis, q nao podemos ignorar, como o de uma conhecida q só ingere as “porcarias” q há por aí e possui um corpo excelente, está sempre ativa, e já não é tão novinha, rsssss, nunca mudou muito o shape dela, msm após os dois filhos… já diria o profeta, rssss: “existem muito mais coisas, entre o céu e a terra, do q possa imaginar a vossa vã filosofia”.
    Percebam q tudo é questão de bom senso, do contrário caímos na mesmice de ter q contar calorias, grs de nutrientes, horários, treinos, etc e td perderia a naturalidade. O nosso corpo tem um funcionamento q é ideal p cada um e cabe a cada um conhecer esse funcionamento e tirar proveito da vida como um todo. Há condiçoes q são inerentes ao viver como humanos, ao nascermos, já estamos envelhecendo, então não buscar apenas o ápice da forma física e da saúde, que têm sim um limite, quer façamos assim ou assado, e sim viver naturalmente, fazendo as escolhas q nos farão bem, sem tantos malabarismos. Um exemplo: outro dia li noticia de uma moça q dizia aparentar ter 16 anos, qdo na verdade tinha 29 (eu não a achei com cara de 16, mas vá lá) e atribuia isso ao fato de q mantinha uma dieta de apenas alimentos crus há sete anos! Daí eu me perguntei: puxa, como aquele cara eu conheci, q tinha 73, morando numa ilha desde q nasceu, não teve uma só cárie na vida, tinha todos os dentes intáctos, é tão forte q, qdo eu o encontrei na trilha, era possível ver os músculos ainda torneados, levava em um ombro algumas toras de madeira e no outro um cacho enorme de bananas verdes, não aparentava mais do q 50 anos? Mistério? Privilegiado? Não, ele apenas vivia sua vida plenamente! Não quero dizer com isso q não devemos estudar e nos conhecer melhor, ao contrário, fazemos isso ao procurar informações, mas devemos tbm desfrutar dessa existência, o q inclui aceitação da nossa condiçao humana e dos limites impostos pela nossa natureza, de seres Espirituais vivendo uma experiência Humana e não vice-versa. Abçs a todos!

    • Ana Paula

      a sitação está incorreta por que quem disse a frase:
      “Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia”.Ato I – Cena V foi Hamlet personagem do livro de mesmo nome, de william shakespeare.

  • mariasilva

    Eu num sei.
    Mas quanto mais eu leio e busco mais acredito nas ideias do livro emagrecer de vez.
    anoto minha alimentação e observo como realmente a diferença está no que se come e não na quantidade.
    Comer tres ovos de manhã como tenho feito e só comer as vezes até mesmo após aquela hora estipulada pro almoço, é bem diferente de comer 1 pão francês com manteiga e um copaço de cafe com leite as 8 da manhã e as 10 ja sentir fome.
    Conclui então que devo optar pelo que me tem trazido mais saude, disposição: tres ovos, bons bifes e otimas saladas e nadinha de arroz branco…ainda que o mundo diga que estou errada. como tenho ouvido. E nessa brincadeira de levarf a saude a serio, ja se foram 9 kilos em tres meses. Parabens pra mim…que vou continuar.

    • Marina Honorato

      Poxa, parabéns mesmo! Eu estou começando agora e o que não falta é gente dizendo que estou errada, mas já noto muitas melhoras e a disposição é outra.
      Boa sorte pra nós! Abraços.

    • Maria, em 2013, você come a melhor alimentação possível de acordo com o que há de mais sólido e confiável cientificamente. Mas a humanidade como um todo vai levar mais 2013 anos pra chegar nesse consenso =)

  • karla

    OBRIGADO RODRIGO PELOS TEXTOS DICAS TDO E MUITO VALIDO E JA ESTOU ME SENTINDO MUITO MELHOR E SAUDAVEL, TEM MUITO CHAO ELA FRENTE… MAS UM DIA DE CADA VEZ NEH… RA VC MUITO SUCESSO E GRANDES CONQUISTAS. BJUS

    • Vamo que vamo, Karla!

  • Rosimeire

    Eu quero parabenizá-lo.Está me ajudando muito suas dicas,alto estima u.u..obrigado.

    • Disponha, Rosimeire!

  • RENATO BONFIM

    boa tarde…
    estou fazendo o metodo mr, e perdi em media 1 kgpor semana a partir da sexta semana nao consegui mais diminuir o meu peso, e continuo no metodo o que esta acontecendo….ok

    att renato bonbfim

    • Você tem acompanhado suas medidas, Renato?

  • Rodrigo já sou personal, suas dicas são muito boas, muitas pessoas vem me perguntar como deve fazer para perder peso, sempre passo seu site, abraços.

    • Obrigado, Mair =)

  • Adriano

    ótimo artigo, Rodrigo! Parabéns!

  • Tatiana Rohricht

    engracado, eu tava justamente pensando sobre isso, pq essa semana fui numa churrascaria e comi muita proteina junto com carbs (acabei comendo sushi e batata frita) e me deu uma sensacao muito ruim de a barriga doer por comer demais, isso nao acontece quando eu como so carne na churrascaria, o problema dos carbs eh que eles enganam a gente e quando a gente percebe que comeu demais, eh tarde e aquele ultimo gole na sua agua eh fatal hehehehe, com a proteina eu como ate me sentir satisfeita e saio de boa da churrascaria

    • No geral eu percebo que preciso de muito menos pra me sentir realmente satisfeito. Já se me dedicar aos carbs, viro um poço sem fundo, Tati!

  • Aline

    Comecei ontem a dieta e perdi o sono e fiquei com fome, o que faço? Obs: não posso deixar de comer de três em três horas mais ou menos porque meu estômago revolta.

    • Acho que é melhor vc ir se adaptando aos poucos, Aline! Sou contra mudanças drásticas.

  • Cristiane Vanuce

    Oi Rodrigo, estou acompanhando os e-mails, não pude comprar o livro ainda, leito todos os dias seus e-mails e os artigos no site, mas quanto mais leio mais fico confusa, estou comendo de manhã aquele pão integral 7 grãos, como ovo mexido, e nos intervalos tomo um iogurte natural e uma fruta. estou errada?

    • Cristiane, na alimentação não existe certo e errado. existem estratégias mais e menos eficazes. Comer pão integral é uma estratégia mais eficaz que comer o tradicional. Não comer pão é uma estratégia mais eficaz que consumir pão integral. O ideal é que cada um teste e encontre onde se adapta. Entende?

  • Michelle

    Rodrigo e Geosh, me tirem uma dúvida. Vou falar um pouco sobre a minha história primeiro. Eu trabalho com a internet, ou seja, passo o dia no pc (um dos motivos que me fez engordar, porque era trabalhando e comendo besteiras – era viciada em pão com nutella, coca-cola e sucrilho – como uma forma de aliviar a ansiedade, já que era um negócio próprio). Era o meu trio predileto, até mesmo no café da manhã, no almoço, no lanche da tarde, na janta, e ainda pela madrugada, acredite quem quiser, rsrs. Eu comia tudo isso até mesmo de madrugada, qdo precisava ficar acordada. Quando me pesei depois de uns 3 meses me sentindo muito inchada, não deu em outra: estava com o peso a mais, algo que eu nunca tinha chegado antes. Já iniciei a reeducação alimentar com base no livro digital, comecei a fazer há 2 semanas musculação 3x por semana (logo pela manhã), e já perdi 5 kg (antes mesmo da musculação), só com a reeducação que vocês mostram no livro. Antes, já havia caído em várias dietas sem sentido, tomei medicamentos ditos naturais, mas nunca passava de 2 semanas, no máximo, e voltava todo o meu hábito antigo de novo. Na verdade, tenho um problema grande em dissociar a internet de guloseimas de prazer imediato, como doces. Tanto é que o meu rendimento depois que comecei a me cuidar mais e a malhar caiu com relação à internet, e estou correndo atrás do prejuízo. Antes de iniciar essa reeducação, eu já tinha até mesmo comprado um saco cheinho de pirulitos pra passar o dia em frente ao pc, rsrs.
    Então, pensando agora, lembrei ao menos da goma de mascar mais famoso, o Trident, que diz ser “sem açúcar”. Pensei em utilizá-lo, mas fiquei desconfiada se o “sem açúcar” na verdade, esconde outras substâncias que sejam prejudiciais ao emagrecimento. Vocês poderiam ou saberiam me tirar essa dúvida? Já ouvi dizer várias vezes que mascar chiclete acelera a sensação de fome, mas pra mim seria um grande alívio se pudesse.
    Grande abraço pra vocês, e parabéns pelo site!

    • Michelle, quanto ao emagrecimento, não vejo problemas, quanto à sua saúde, eu evitaria consumir qualquer adoçante além da estévia natural.
      Abraços!

    • Reading this makes my deicnioss easier than taking candy from a baby.

  • Percilla

    Geosh… me socorre!!! rsss
    Tenho acompanhado o blog do Dr. Souto… e lá o recomendado é que a ingestão de gorduras seja bem maior q a de proteína, e claro de carbos.
    Não vai mesmo me fazer mal comer aquela gordura do contra filé? E tomar café com manteiga? Fico comendo essas gordurama toda e imaginando que não vou emagrecer… se eu fizer a dieta apenas com a gordura do azeite e a que já vem na carne (sem estar visível) é melhor?

    • Rodrigo

      Gorduras boas são: gordura animal (da carne, do peixe, do porco, dos ovos, do leite, da manteiga, etc), gordura das castanhas e sementes e também do abacate. Tudo isso é remédio pra saúde, segundo o que a ciencia diz. É uma inversão de paradigma que está salvando e mudando vidas no mudo inteiro.

      • Percilla

        Oi Rodrigo, entendi! Mas o seguinte: a proporção de gorduras deve ser maior mesmo?

    • Pércila, se você se sente incomodada em consumir gordura, encontre fontes que te agradem mais, como o abacate, por exemplo. E não, as gorduras não vão te engordar se você não estiver consumindo outros alimentos que elevem a sua insulina. Abraços!

  • Cade meu livro gente

  • LEA MAURA

    alguem sabe mim dizer se existi esse livro em papel,ou e so eletronico.
    bjs…………

    • Apenas eletrônico, Lea, mas você pode imprimir se quiser =)

  • Deborah

    Concordo parcialmente com vcs !
    Eu acredito que quando se reduz calorias as pessoas não emagreçam simplesmente porque elas não seguem um plano alimentar. Caso contrário iriam emagrecer SIM ! Conheço várias pessoas que seguiram uma reeducação alimentar e hoje tem um peso e uma vida saudável. O mesmo acontece se uma pessoa não tiver força de vontade e não seguir corretamente a proposta do emagrecer de vez. NÃO VÃO TER RESULTADOS ! Observo isso no forum…várias pessoas com dificuldade em emagrecer.
    Sou da seguinte opinião: Toda mudança gera uma reação. Se não tem mudança, não tem resultados. MILAGRES NÃO EXISTEM !

    • De fato! Desejar no máximo nos programa pra conseguir, mas nao nos mover um centímetro em direção ao objetivo, Débora!

  • Juliana

    Bom, tenho muitas dúvidas em relação ao amendoim.
    Em alguns artigos, falam que as castanhas em geral e amendoas são benéficas, mas nada sobre o amendoim. Principalmente quem segue o metodo MT (que é o meu caso, vou seguir o MR depois)

    • Juliana! O amendoim é uma leguminosa, e embora o índice glicêmico seja baixo, é necessário cautela individual, pois atrapalha o emagrecimento de algumas pessoas por reações alérgicas, etc.

  • Daiane

    Óleo de cártamo pode ajudar no MR?

    • Daiane, sinceramente, não acho que seja necessário nenhum termogênico. O MR por si só já é muito eficaz.

  • Gláucia Maria Leandro

    Rodrigo e Goesh, vou tentar resumir minhas dúvidas e informações, tenho 64 anos, sou portadora de hipotireoidismo, fibromialgia, osteoporose, e graças a uma cirurgia do síndrome do carpo que me obrigou ficar em repouso resolvi mexer no computador para passar o tempo encontrei em vocês a chance de poder emagrecer e vi e revi tudo que era possível de informações que pudessem me ajudar. Comprei o livro e mandei imprimi-lo para melhor manuseá-lo, cortei todos os doces e massas de minhas refeições e mesmo sem seguir a risca tudo direitinho consegui sair de quase 85K para 81K. Venho tentando seguir tuas orientações alimentares pois as físicas não posso fazer ainda devido a problemas ósseos. Agora vem as duvidas. Como boa nordestina adoro tapioca e cuscuz, também tirei-os de minha vida, mas existe alguma chance de eu nem que seja prova-los vez ou outra sem atrapalhar a perda de peso e sem abusar, posso?. Também tenho dificuldade de obedecer horários certinhos, me refiro os 3 em 3 horas, quase sempre ultrapasso as 3 horas. Por enquanto é só isso, quero parabeniza-los e agradecer pela excelente oportunidade que vocês nos proporcionam, eu particularmente pois o hipotireoidismo dificulta muito qualquer processo de perda de peso, obrigado e fiquem com Deus.

    • Gláucia, a nossa idéia aqui é que você possa levar um estilo de vida que lhe permita comer os alimentos que você gosta de uma maneira que não atrapalhe no seu peso. É pra isso que serve a regra dos 80/20 do livro. Abraços!!!

  • Helga

    Olá, estou lendo o site há pouco tempo e estou achando bem legal e principalmente interessante por quebrar alguns paradigmas.
    Fiquei 10 meses sedentária e não engordei, mas meu % de gordura aumentou muito.
    Agora voltei a malhar e voltei também na minha nutricionista. Ela me passou um plano alimentar em que devo consumir derivados do leite 4x ao longo do dia. Como não gosto de leite, tomo sempre o iogurte desnatado (praticamente 4 potinhos ao dia). Estou surpresa em saber que é um alimento “errado”. Qual seria o motivo? Qual outra opção?

    • Olá, Helga! Eu já notei a mesma coisa acontecer comigo. Ficar sedentário, nunca mais! O leite é um alimento problemático. Ele pode causar uma estagnação no emagrecimento ou reação alérgica. Mas claro, isso varia de cada um pra cada um.

  • Júnior

    E ae!!!!! Tranquilo?

    Pelo que percebi, essa questão das calorias (Engordar se ingerir mais do que gasta) só funciona quando tem um carboidrato de Índice glicêmico alto pra elevar a insulina e fazer com que o corpo armazene o açúcar como gordura. Certo?

    Porque o cara engordou 7 kg certinho levando em conta a ideia de ” Ingerir mais do que se gasta ” , e isso só aconteceu por causa do Índice glicêmico alto dos carboidratos.

    • Exatamente, Júnior!

  • diane

    oi eu tenho algumas dúvidas quanto aos alimentos tem algum tipo de lista que informa alimentos bons e os alimentos que não fazem bem para serem consumidos? grata

  • Silvana

    Olá Rodrigo,

    adotei o MR, estou gostando bastante, pois não sinto fome a toda hora, inclusive estou fazendo somente 3 a 4 refeições ao dia, antes eu fazia 6 e ainda passava fome.
    Mas o ponto é que você comentou que gordura animal é boa. (Não sei aonde li, se foi no livro ou num artigo do site)
    Por exemplo: você diz que é mais saudável eu fritar meu ovo e banha de porco natural do que em azeite por exemplo?
    É interessante fritar meus ovos no azeite de oliva?
    Curiosidade:
    Á quantos anos você mudou seu estilo de vida?

    Obrigada
    Silvana

  • saiaman

    sou magro,

    posso ganhar massa muscular entao apenas comendo os alimentos certos
    sem gordura?

    • Saiaman, gordura é parte essencial da alimentação =)