Felicidade 3: O Estado de Flow

flow1Flow – do inglês –  fluir, é um estado mental muito interessante. Praticamente todo mundo já experimentou esse estado, e os estudos mostram que é muito benéfico para a nossa felicidade. O estado de fluxo funciona como um antídoto para a ansiedade do dia a dia.

Hoje eu quero te ensinar a identificar esse estado pra que você possa utilizá-lo a seu favor. A idéia é entrar em flow sempre que for possível. Ele está bem alinhado com o princípio do foco interno que mostramos em outro artigo dessa série. Veja o primeiro e o segundo aqui.

Quando nós estamos fazendo uma atividade que gostamos muito e nosso foco fica 100% na atividade, nós entramos nesse estado.

Alguns exemplos de atividades que nos fazem entrar em flow:

Atividades criativas ou artísticas como pintar, escrever, compor ou criar;
Atividades esportivas como correr, escalar, nadar, dançar, praticar esportes, artes marciais ou jogar futebol;
As vezes pode ser uma atividade de natureza física como cuidar das plantas, do jardim e da horta, limpar ou cuidar da casa, costurar ou andar de bicicleta;
Atividades intelectuais, como assistir um filme muito interessante ou ler um livro realmente bons, do tipo que prende a sua atenção, estudar e aprender algo que você realmente ache interessante;

Trabalhar com algo que você gosta, meditar, fazer ioga, malhar, brincar ou jogar.

Algumas características do estado de flow:

jardineiroBem Estar espontâneo – uma das melhores razões pra experimentar o flow.
Concentração – Você fica completamente absorvido com o que está fazendo.
A atividade é satisfatória – Geralmente você gosta da atividade por ela mesmo. Gostar de costurar, por exemplo.
Esquecimento de si mesmo e falta de atenção em coisas externas – A sua mente e o seu ego se aquietam e não fica te incomodando com pensamentos ansiosos como uma conversa que você teve com alguém e não foi legal, por exemplo. Quando você volta a si, está mais em paz consigo mesmo do que antes da atividade. As vezes você esquece de comer, dormir ou de fazer xixi ou não percebe quando alguém te chama em outro cômodo.
Atemporalidade – Você perde a noção das horas por estar focado completamente no presente.
Você é desafiado pela atividade, mas não demais – Se a atividade for fácil demais, você se sentirá entediado. Se for difícil demais você fica frustrado e tentado a parar
Um senso de controle – Esse senso acontece justamente quando as suas habilidades estão alinhadas com o nível de dificuldade da atividade.

Algumas regras do estado de flow:

Para estar em flow você tem que estar fazendo alguma coisa. Atividades muito passivas como ficar na banheira ou ver tv pra passar o tempo não te colocam nesse estado.
O flow não acontece se você estiver fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Não adianta querer dar o melhor de si em algo e fazer outra coisa simultaneamente.
O flow pode acontecer em qualquer atividade, mas é mais provável que aconteça nas que você se dedique e goste mais.

Grandes atletas e artistas parecem entrar em flow a hora que mais precisam: durante suas maiores performances e provas. O Saudoso Ayrton Senna descreveu um profundo estado de flow de uma maneira muito interessante no GP de Mônaco em 1988:”De repente eu era quase dois segundos mais rápido do que todo mundo, inclusive do que o meu companheiro de equipe com o mesmo carro. Então eu percebi que não estava dirigindo o carro conscientemente. Eu estava dirigindo por instinto, enquanto eu mesmo estava em outra dimensão. Era como se eu estivesse em um túnel.”

E Você?

surfistaO mais interessante a respeito do estado de flow é que ele é algo que você pode fazer pra se sentir mais feliz. Algo prático que você pode fazer ativamente para a sua felicidade. Eu tava aqui tentando me lembrar de coisas que me deixam mais no estado de flow. Eu entro em flow cantando, tocando violão ou fazendo música, ou jogando bola com os amigos. Também me lembrei de entrar em flow praticando Kung fu, consertando computadores ou respondendo os comentários aqui do site. E Você? O que te deixa nesse estado?

Be like water, my friend!

Geosh.

Referências adicionais: Mihaly Csikszentmihalyi – A Descoberta do fluxo.

—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————

Geosh é expert em emagrecimento, autor, consultor e gestor de conhecimento no Emagrecerdevez.com.

  • Regina Schwertz

    Interessante… entro neste estado quando estou tosando, sou tosadora e amo muito o que faço. Não é sempre, mas percebo que por vezes me pego tosando, mas com a cabeça em outro mundo.. as pessoas me chamam e eu não escuto, parece até um tipo de meditação. rsrs É muito bom! Gostei de saber disso… Obrigada Geosh

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Disponha, Regina! Interessante! Um abraço!

  • Ana Zampieri

    Muitas vezes quando estou dançando entro numa espécie de transe, como se estivesse flutuando, perco completamente a noção do tempo e do espaço é como se minha alma tivesse sido tranportada para outro plano! Quando a dança termina abro os olhos e volto abrigar meu corpo no devido tempo e espaço. Agora posso dizer que estou em estado de “Flow”…. Obrigada pela matéria e parabéns pelo site….além de instrutivo, muito filosófico….

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Que bom que gostou, Ana! Eu só descobri que dançar é muito agradável recentemente com aqueles jogos de dança! Se tivesse descoberto antes teria me dedicado a aprender a dançar direito hehehe

      • Ana Zampieri

        Mas sempre há tempo Geosh de quebrar nossos paradigmas! Eu sinceramente recomendo, além de fazer bem pro corpo transcede a alma!…experiência própria!…rs

        • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

          Verdade! Homem né, sou bem desengonçado pra dançar, Ana! heheheh! Mas eu acho que tou até dançando melhor já! Gostei demais do Just Dance!

  • Rodrigo Veira

    Eu pretendo mesclar isso com o meu trabalho. Aliás, eu preciso! Só assim poderei atingir a real felicidade!

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Pelo que entendi é mesmo necessário pra satisfação profissional! Acho que a regra de ouro é fazer uma coisa de cada vez, Rodrigo! Abraços!

  • Neusa Minato

    Eu entro nesse estado quando estou lendo….. viajo mesmo! E, muitas vezes, conversando com alguém e só percebo quando escuto um “pigarro” ou um “estalar de dedos” na minha cara…….. eu via sempre como uma distração, rs… adorei essa postagem, Geosh. Muito obrigada pelo belo texto!

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Disponha, Neusa =)

  • Flor

    Oi, amei o artigo, acho muito válido e importante. Só tenho uma dúvida: esse estado pode se aplicar a relacionamentos, tipo como me sinto quando estou com tal amiga ou meu namorado? Ou só se aplica a atividades, e que por tanto envolvem ação?
    Beijo
    Desde já grata.

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Flor, a minha experiência própria é que quando eu estou num estado de presença, as pessoas eu meu redor ficam mais calmas ou se alteram menos facilmente comigo. E a mesma coisa quando eu estou perto de alguém calmo e presente. Portanto, acho que presença é o que causa o maior impacto nesse caso. Isso é algo que você pode trabalhar através da meditação, através de um esforço consciente pra não se identificar com as suas idéias(nenhuma idéia pode te fazer sofrer ou se sentir mal. Uma idéia é só uma idéia, entende?) Ou evitar ficar fugindo mentalmente pro passado ou pro futuro, e ficar focado no agora. Esse estado é sim parecido ou parte do que acontece no flow. Beijo!

  • Viviane

    Adorei!!
    Também gostaria de saber se esse estado pode ocorrer quando estamos com alguém que gostamos muito, aqueles momentos que a gente começa a conversar com a pessoa e perde a noção de tempo e espaço.

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Vivi, Respondi a Flor a respeito no outro comentário! Fico feliz que tenha gostado!

  • Milena

    Olá Geosh! Sou nova por aqui e estou adorando as matérias,porém certamente o Airton Senna não deu esta declaração no ano de 1998, por que ele faleceu no ano de 1994, mas valeu por trazer as palavras de alguém tão guerreiro como ele… Abs

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Ei Milena! A corrida em mônaco foi 88, digitei 98 hahahah! Corrigi no texto. Obrigado pelo toque! Admiro ele demais!

  • Henrique

    Bacana o texto! É muito interessante notar também que em diferentes contextos esse estado tem nomes diferentes, e é sempre algo difícil de explicar. No flamenco, por exemplo, se dá o nome de duende quando alguém (principalmente um bailaor) está totalmente absorto na música. Já entre atletas é muito comum se utilizar a expressão “in the zone”.
    Seja qual for o caso, no entanto, me parece importante observar que esse estado de fluir é muito mais a regra do que a exceção (como foi sugerido pelo próprio Ayrton Senna na frase que você destacou). Talvez seja possível manter esse estado por mais tempo sim, mas definitivamente não é o tipo de coisa que só vê com tanta frequência, mesmo quando se está fazendo algo de que realmente se gosta.
    Termino o comentário com uma dica de um livro que acredito que tem muito a ver com essa discussão: “O Poder do Agora”, de Eckart Tolle. Para quem não está familiarizado, posso dizer que o livro trata justamente de como a nossa mente está quase sempre envolvida com o passado ou o futuro, esquecendo de focar no que quer esteja acontecendo no momento presente. Abraços!

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Fico muito feliz que tenha gostado, man! In the zone eu já tinha ouvido e pelo que entendi se refere ao flow também. Acredito que níveis desse estado diferentes podem ser experimentados, e que um flow no nível do que o Ayrton relatou seja realmente menos comum, mas reparei desde que conheci o conceito de que o estado de flow é bem comum. Acho que o nosso foco pra felicidade deve ser experimentar flow mais vezes, Henrique.
      Cara, eu gosto muito do poder do Agora. Ele abriu a porta de muita coisa que mudou a minha vida pra melhor, inclusive esse conhecimento sobre flow, meditação e felicidade =)

  • tchaikovsky

    Vou tentar estar mais presente, ultimante sofro de “cabeça nas nuvens” estouu sempre divagando , é horrivel.

  • Mirtes Rossi

    Flow e “O Poder do Agora”. Só rola o flow se você estiver no agora. Tudo a ver!
    Parabéns pelo artigo e aguardamos mais da série “Felicidade”, muito legal.
    Bj

    • http://emagrecerdevez.com/devsite Geosh

      Sim, Mirtes! Tem um artigo com uma técnica de meditação muito legal que postei não tem muito tempo, acho que você vai gostar bastante!! Bjos!