Inflexibilidade Metabólica: Como Aumentar Sua Capacidade De Queimar Gordura

queima de gordura 2Opa, aqui é o Geosh. A maioria das pessoas que tem sobrepeso sofrem de inflexibilidade metabólica. Hoje eu quero te explicar o que é isso e como se livrar desse mal, hehe!

Se você teve dificuldade ou não conseguiu se adaptar a uma alimentação emagrecedora ou se tem dificuldade de manter o peso, leia com atenção.

Pra entender a inflexibilidade metabólica, primeiro vamos entender a flexibilidade metabólica:

Flexibilidade Metabólica

A flexibilidade Metabólica é a capacidade que o corpo tem de trocar a fonte de combustível entre ácidos graxos(gordura) e glicose(carboidratos) O corpo é como se fosse um carro flex, que consegue rodar com gordura ou carboidratos.

Essa flexibilidade nos permite controlar o açúcar no sangue depois de comer, queimar gordura entre as refeições e responder de acordo com as necessidades de energia do corpo ao nos exercitar, etc.

queima de gorduraUma curiosidade é que é possível medir, através da respiração humana, qual é a proporção de glicose e ácidos graxos que estamos queimando em um determinado momento.

Pra queimar gordura nós precisamos de mais oxigênio, portanto, nós expiramos menos oxigênio do que inspiramos. Já pra queimar glicose o processo é anaeróbico e nós devolvemos mais oxigênio pro ambiente.

Nós queimamos mais açúcar num exercício mais anaeróbico(alta intensidade) e mais gordura num exercício de menor intensidade(aeróbico). É assim que nosso corpo consegue responder de acordo com a necessidade do exercício. Queimando mais gordura ou mais glicose de acordo com a intensidade do exercício.

Inflexibilidade Metabólica

Bom, agora que você já entendeu o que é a flexibilidade, já dá pra ter uma idéia do que é a inflexibilidade, certo? É justamente quando o corpo tem dificuldades em mudar de um tipo de combustível para o outro.

feet on a bathroom scale - isolatedEssa inflexibilidade acontece a nível celular, quando o corpo começa a ter dificuldade em oxidar ácidos graxos para gerar energia dentro das células. Essa dificuldade está entre as causas da resistência a insulina e da obesidade, ou seja, ela acontece antes da resistência a insulina.

Quando o corpo tem dificuldade de metabolizar a gordura, ele recorre então ao catabolismo, ou seja, começa a queimar os músculos! Isso acontece quando a pessoa não está com a capacidade de queimar gordura em dia.

Por isso, quando o açúcar no sangue cai, a pessoa com inflexibilidade metabólica em relação a glicose pode começar a tremer, sentir uma fome muito forte, etc.

Essa pessoa pode ter dificuldade em manter os níveis de energia, se exercitar, se adaptar a uma dieta de poucos carboidratos, etc. Também pudera, não tem fígado que consiga satisfazer uma necessidade desproporcional de glicose de trilhões de células, quando o metabolismo de gordura não consegue gerar energia suficiente.

Como Reverter essa Inflexibilidade?

Aqui que vem a grande sacada. Essa inflexibilidade está relacionada a obesidade, ou seja, a pessoa com excesso de peso tem sempre dificuldade de oxidar gorduras. Umas mais, outras menos. Algumas pessoas estão com sobrepeso e apenas cortando o excesso de carboidratos de alta densidade (biscoitos, bolo, pão, massas,  farinhas, grãos, etc) Já conseguem se adaptar e perder peso. Elas mantém um nível de condicionamento celular que é capaz de reverter o resto da inflexibilidade apenas com uma mudança na alimentação emagrecedora que mantém sua insulina sobre controle, no estilo do Emagrecerdevez:
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e cientificamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————

Já outras pessoas precisam não somente de uma mudança alimentar, precisam também treinar as suas células pra oxidar gorduras.

Essas pessoas estão com essa dificuldade de se adaptar por um simples motivo: Elas estão sedentárias além do limite no qual as células delas conseguem gerar energia o suficiente.

Como então, reverter essa inflexibilidade? 2 métodos foram testados e se provaram eficazes:

De 3 a 5 sessões de aeróbico mais intenso por semana de 30 a 45 minutos;

3 sessões de aeróbicos moderados 30 minutos(caminhadas prazerosas, lembra?) MAIS uma sessão de treino de musculação por semana. Eu particularmente prefiro esse estilo.

Ambos se mostraram suficientes pra restabelecer esse nível para o de pessoas saudáveis. E se você tiver disposto a fazer isso todo dia, em um período de 10 dias você consegue restabelecer essa função ao nível basal de uma pessoa saudável.

Assim você conseguirá manter e se adaptar a uma alimentação emagrecedora com mais facilidade!

Veja bem, como citado, exercícios não são importantes por queimar calorias! Exercícios nesse caso são importantes pra restabelecer a sua capacidade celular de queimar gorduras. Exercícios assim comprovadamente aumentam o volume das nossas mitocôndrias, a parte da célula onde essa queima acontece.

Mas e a Glicose, Geosh?

Estamos na ordem certa das coisas. Você precisa primeiro restabelecer a sua capacidade de queimar gorduras, e então, queimá-la!

Uma vez que você tenha perdido esse excesso de massa gorda, comprovadamente a sua sensibilidade a insulina aumenta e é isso que pode melhorar a sua habilidade de absorver e queimar glicose.

Concluindo, se você tem dificuldade em se adaptar pra uma alimentação emagrecedora, essa pode ser a estratégia: adaptar seu corpo primeiro =)

Um grande abraço pra você e um feliz natal pra você e pros seus queridos, viu?!!!!!

Geosh!

Referências bibliográficas em inglês sobre o assunto aqui.

  • Regina Schwertz

    Muito boa a dica Geosh, fico sempre ansiosa pelas novidades aqui do site. Feliz Natal e muito obrigada!!!

    • Que bom, Regina! Feliz natal pra você também!

  • Lia

    Cuscuz engorda ?

    • Sim, Luiza. A glicemia é alta e pode sim impactar no emagrecimento. Abraços!

  • Vanessa

    Gostei do artigo, Geosh! Eu nunca tinha ouvido falar da expressão “inflexibilidade metabólica” e nem mesmo da “flexibilidade”. Sou obesa e parei de frequentar a academia porque comprei o Q48 do Vinícius Possebon, mas sinto que não dá muito efeito pro meu corpo. Então o que eu deveria fazer? Devo fazer uma das duas formas que tu expôs no artigo, por 10 dias para normalizar as funções e depois voltar a praticar Q48? Talvez o Q48 não tenha efeito em mim porque estou com inflexibilidade metabólica.

    • Vanessa

      Outro detalhe: moro em casa, mas tem vezes que preciso visitar algumas pessoas que moram em apartamento. Eu peso 130 kg e volta e meia faço alguma atividade física (estava por último no Muay Thai, mas já fiz musculação, jump, ritmos, caminhada, transport, o Q48 como supra mencionado). Meu marido pesa 10 kg mais do que eu e praticamente nunca fez uma atividade física, mas quando subimos 4 andares só falta eu por os bofes pra fora e ele só está levemente hiperventilando. Não sei se o que conta é a diferença de idade(eu tenho 30 e ele 22). O que será acontece com o meu corpítio?

      • Vanessa, isso pode ser sim falta de condicionamento aeróbico, ou pode ser a dificuldade inerente do excesso de peso. Espero que aqui você consiga se livrar desse excesso de vez! Abraços!

    • Bom, se você sente que não dá efeito no seu corpo, você pode manter mais um período ou voltar pra academia, se você achava que a academia lhe dava melhores resultados. Acredito que o efeito do q48 esteja mais ligado ao gasto de recuperação do organismo e dos níveis de glicogênio, no estilo hiit mesmo. Abraços!

      • Vanessa

        Obrigada pelas respostas, Geosh!

        • N tem por onde =D

  • Eloisa Rosa

    Gostaria de saber se sem exercícios consigo emagrecer.
    E gostaria de saber se posso comer castanhas , nozes ,queijo sorvetes e leite a vontade

    • Eloisa, depende do seu nível de atividade no dia a dia e de como seu corpo mantém o condicionamento aeróbico. Se estiver melhor condicionada a queima de gordura funciona melhor, portanto fica mais fácil emagrecer. Quanto aos sorvetes e leite, no geral eles atrapalham por causa do leite mesmo. O queijo depende do tipo de queijo e de como seu corpo reage a ele também. Abraços!

  • Giseli

    Oi Geosh! Conheci o trabalho de vocês ano passado e comprei o livro, consegui perder 15 kg, mas ainda faltam 20 pra eu chegar no meu peso ideal. Sinto que dei uma estacionada na balança e relaxei um pouco, mas mantenho a maior parte do tempo a lógica dos alimentos corretos e da proporção 80/20. Como faço pra dar um UP e retomar a perda de peso depois das festas? (porque durante as festas a gente sempre dá uma deslizada….)

    • Giseli, leia os artigos sobre hábitos! Vamo que vamo!

  • Eloisa Rosa

    Bom dia
    gostaria primeiramente agradecer você por responder minhas perguntas. Mas tenho mais uma kkkkk.
    Gostaria de saber se posso tomar sorvete diet e refrigerantes diet.
    Desde já agradeço.
    Att
    Eloisa

    • Eloisa! Imagina! Sobre os sorvetes e refrigerantes diet, veja os artigos sobre adoçantes!

  • Gabriela

    Olá, sempre leio os artigos, mas hoje fiquei com uma dúvida: não estavam comprovando que exercícios anaeróbios, de alta intensidade, são melhores? Que aceleram o metabolismo, ao contrário das caminhadas, onde o corpo entende que está exposto a escassez e poupa recursos? Se não me engano, o próprio Vinicius Possebon, parceiro de vcs, prega isso. Ou eu entendi tudo errado? Rs. De qlqr forma, já emagreci muito desde que conheci o site, obrigada! Este ano comecei a musculação, por isso o interesse 🙂

    • Gabriela, existe uma quantidade mínima de exercícios que algumas pessoas tem que fazer pra treinar as mitocôndrias para queimar gordura o bastante para elas se sentirem bem e emagrecer. Caso contrário, essas pessoas não emagrecem e permanecem num limbo por não conseguir gerar energia suficiente. Sempre citamos aqui os 3 melhores exercícios para emagrecer: Caminhadas prazerosas/atividades moderadas, hiit(o caso do q48h) e musculação para hipertrofia. O que nós achamos perda de tempo é aeróbicos mais intensos de longa duração(correr, etc, pelo desgaste desnecessário nas articulações) Abraços!

      • Vanessa

        “Sempre citamos aqui os 3 melhores exercícios para emagrecer: …e musculação para hipertrofia.” Isso é a pura verdade. Teve uma época que eu tava fazendo musculação pesada (e treino para hipertrofia é pesado), mas o professor me explicou que ia me ajudar a emagrecer um monte, mesmo que meu objetivo não fosse a hipertrofia . Tá, nem questionei ele e acreditei no seu método e fiz no piloto automático durante uns 4 meses. Um dia começaram a comentar com muita frequência que eu havia emagrecido e resolvi fazer uma avaliação física. Eu tinha emagrecido apenas 4 kg totais, mas havia ganhado 7 de massa magra e havia perdido 11 de gordura. Só que eu fazia assim: botava um peso que conseguia, com muito esforço, fazer 12 repetições e se tentasse fazer a 13ª dava falha (e muitas vezes na 2ª série a 11ª repetição quase dava falha e a 3ª série quase dava falha na 10ª repetição, entenderam?). Eu creio que mulheres não malhem assim por medo de ficarem parecidos com homens. Não fica nada, gurias. A gente tem uma migalha de testosterona em comparação a eles. Inclusive é até uma sugestão para o Geosh ou o Rodrigo escreverem um artigo sobre musculação para mulheres. No fim, eu acabei abandonando o barco por correria profissional, mas agora deu uma aliviada e já faz um mês e meio que voltei à musculação “hardcore” e vamos combinar: aquela dorzinha do outro dia é ótima!

        • Vanessa

          Correção: …não malhem assim por medo de ficarem parecidAAAs com homens…

        • Exato, Vanessa! Escrevi um artigo assim tem um booom tempo, explicando que a realidade hormonal feminina impede vocês de ficarem bombadas =) Que troca boa, 7 kg de massa magra por 11 de gordura! Grande abraço =)

  • Lenir Firmino

    Geosh, a aula de zumba com duração de 55 minutos sendo feita cinco vezes por semana, auxilia na melhora do metabolismo e serve como exercício físico para quem segue o método MR do emagrecer de vez ?. Abraços

    • Com certeza terá um efeito positivo sobre o condicionamento aeróbico sim, Lenir. Não vai definir se você vai emagrecer ou não, mas é um dos pontos importantes! Aliás, aliado com o MR deve sim trazer ótimos resultados!!! Abs!!!

  • Bom dia
    Estou fazendo o método MR a 15 dias.Tenho lido os artigos e já li o livro.Tenho hipotireiodismo e uso syntroid e tbm hormônio para menopausa.Estou com 63 quilos e não sou sedentaria .Já fazia pilAtes e caminhadas. Agora estou fazendo o hiit 2 x por semana. Minha faixa de peso seria de 58 a 60 kg.tenho pouco a perder mas não consigo sair deste peso.Na primeira semana tive muita a dor de cabeça e a pressão baixa.Estava comendo muita couve flor ebrocolis no vapor.Será meu m Eetabolismo muito lento? Consegui perder umas 500 gr.some5nte.Ou seria casoacima.
    Tive dificuldade para escrever neste quadro. Não sei se é muito meu editor de texto. Desculpe me.

    • Isabel, sugiro sempre que a pessoa tem muita fraqueza ou dor de cabeça, que mude as coisas gradualmente ao invés de mudar radicalmente. Assim fica mais difícil fazer algo que atrapalhe mais que ajude. Abraços!

  • Bom dia Geosh
    Completando o relato anterior. As medidas não alteraram.As roupas continuam apertadas.Eu fiquei 3 dias sem comer brocoli e couve flor no vapor e não tive dor de cabeça.Ontem comi só o brocoli e tive.Sempre depois do almoço.Elas podem estar interferindo na produção hormônio tireoidiano?Estacionei neste peso a vários anos e não consigo abaixar.A tireoide está sendo monitorada porendocrinologista . Ele não receita iodo ,somente o hormônio syntroid.já exclui farinaceos , açúcar, refrigerantes.faço os lanches com castanhas tbm café da manhã ovos e bacon.Tbm iogurte e queijo frescal. Tenho um pouco de receio com relação as carnes. Pois estou adquirindo no supermercado.Preocupada com o consumo das gorduras tipo bacon por causa colesterol no limite. Mas estou usando óleo de como, gordura de porco e manteiga. Mesmo com todas estas alterações e exercícios não senti alteração nas medidas. Talvez proteínas em excesso? Estou comendo verduras e legumes no almoço e jantar nas demais sempre proteína e castanha a noite tbm. Um abraço

    • Isabel, veja o artigo dos tipos de gordura parte 2, se não me engano no caso das pessoas do tipo tireóide os crucíferos podem atrapalhar os níveis de iodo. No artigo explica direitinho! Monitore os exames sempre que fica mais fácil ver como a alimentação influencia nos seus exames. Temos vários artigos a respeito também! Abraço!

  • Oi Geosh
    Estou ansiosa pela resposta.
    Um abraço

  • Lucilene Moraes

    Olá Geosh, tudo bom?

    Gostaria de saber se pra restabelecer o nível para o de pessoas saudáveis eu preciso fazer exercícios 10 dias seguidos ou posso alternar 5 dias exercitando (segunda a sexta) e 2 descansando (sábado e domingo)? Tô tentando estabelecer uma rotina de exercícios mas o máximo que consigo até agora é 3 dias na semana, vou me esforçar pra aumentar pra 5 dias, final de semana não tenho como fazer nada. Aguardo resposta, obrigada!

    • Lucilene, acho que dá pra se adaptar assim sem problemas! Vamo que vamo! Grande abraço!