Macronutrientes: Quanto Carboidrato é Muito Carboidrato?

carboidratosGeosh Aqui!

A maioria das pessoas hoje em dia já ouviu sobre cortar carboidratos para emagrecer. Mas mais do que ajudar, essa afirmação solta acaba atrapalhando.

Embora eu goste muito da abordagem primal/paleo/low-carb/lchf/keto ou qualquer outra abordagem que leve em consideração a realidade bioquímica/evolutiva/científica da coisa, assumir um entendimento simplista sobre uma alimentação assim pode trazer problemas.

Algumas coisas precisam ficar bem claras para que você não passe pelos problemas característicos de quem faz uma mudança assim de maneira drástica ou desinformada.

Aliás, antes de modificar qualquer coisa na sua dieta, é sempre imprescindível consultar um profissional a respeito, principalmente se você tiver uma condição de saúde específica.

O Emagrecerdevez existe com o principal intuito de te INFORMAR a respeito do que existe de mais moderno e eficaz no emagrecimento. Rodrigo e eu não nos responsabilizamos de forma alguma por mudanças na sua alimentação.

As Faixas de Consumo de Carboidrato

300g ou mais – Perigo de saúde e ganho super acelerado de peso:

A alimentação tradicional recomendada pela pirâmide alimentar e afins gira em torno de 300g de carboidratos por dia como base da sua alimentação. É sob esse valor que a maioria dos macronutrientes nas embalagens de produtos/etc estão calculados e é um valor fácil de se consumir no dia a dia com massas, cereais, sucos e refrigerantes, etc. É muito fácil ir além desses 300g com uma alimentação assim.

Porém, Uma alimentação assim, onde cerca de 1200kcal(1g de carboidrato=4kcal) ou mais venham de carboidratos é onde está o maior risco de se ter problemas graves de obesidade, inflamação, diabetes, síndrome metabólica e etc. É nessa faixa de consumo que os problemas acontecem RÁPIDO.

de 150 a 300g – Ganho contínuo e rápido de peso:

Essa região é aonde os mesmos perigos e ganhos acima acontecem, mas de maneira mais lenta. O estímulo de liberação de insulina que seu corpo tem nessa faixa de consumo Inibem a queima de gordura mesmo se você se exercitar.Nessa área é onde a maioria das pessoas que comem menos e se exercitam mais caem, sem obter sucesso no emagrecimento.

de 100 a 150g Faixa de manutenção/perda de peso:

Nessa faixa a pessoa nem necessariamente ganha nem perde peso. Porém, é possível ganhar músculo e perder gordura nessa faixa facilmente se exercitando. Nessa faixa você consegue, por exemplo, malhar mais pesado sem problemas. Essa é a faixa pode ser interessante se você está ativo se exercitando, está satisfeito com o seu peso e não quer emagrecer muito além.

de 50 a 100g – Perda de peso sem esforço.

Essa é a faixa ótima para emagrecer. É a faixa onde você perde gordura mesmo sem se exercitar intensamente, consumindo uma boa quantidade de proteína de qualidade, gorduras boas e uma boa e GRANDE quantidade de carboidratos inteligentes. É uma boa faixa para seguir o Livro eletrônico aqui do site:
—————————————————————————————————————————-

Clique aqui para conhecer!
Clique aqui para conhecer o novo livro de receitas.

Banner250x250_2

Você deseja uma resposta passo a passo, completa e altamente eficaz para atingir o seu objetivo de emagrecimento de uma vez por todas? Te convido a conhecer o Livro Eletrônico Emagrecer de Vez.

Se você já conhece a eficácia do livro e já tomou a DECISÃO de mudar de vida e investir nesse livro eletrônico: Clique AQUIesse link leva direto para a compra.

Conheça também o novo livro de Receitas do Rodrigo, o 50 Receitas para emagrecerdevez. Ele tem alternativas realmente deliciosas que substituem qualquer alimento que você poderia utilizar como ¨desculpa¨ para não se alimentar de maneira Emagrecedora. No site ainda temos o Best Seller Hipertrofia Muscular, Para quem quer ganhar massa magra e obter os melhores resultados de maneira otimizada na academia.

———————————————————————————————————————————-
A maioria de nós se adapta tranquilamente e de forma rápida a essa faixa, principalmente mais próximo dos 100g. A fome some, a energia aumenta, a diferença no bem estar é notável se você vem da alimentação tradicional, e claro, o peso vai caindo!

Para se manter corretamente e sem problemas nessa faixa, é importantíssimo pensar na densidade dos carboidratos. Os alimentos menos densos em carboidratos geralmente exigem que você COMA MAIS para chegar nesses 100g. Por exemplo 1,5kg de brócolis cozido tem por volta de 100g de carboidratos.

de 20 a 50gCetose, perda de peso superacelerado.

brocolisEmbora a Cetose possa ter aplicações terapêuticas muito interessantes no tratamento de doenças e para a perda de peso em casos mais sérios, ela não é necessária para o emagrecimento. A maioria de nós pode emagrecer perfeitamente sem ficar um período maior em cetogênese.

Para viver nessa faixa e principalmente se exercitar, é necessário um processo de adaptação que pode ser bastante longo. Algumas pessoas podem ter dificuldades ao tentar se adaptar em uma dieta cetogênica.

É nessa região que as pessoas as vezes acabam caindo em algumas dietas drásticas ou por não ter entendido bem o que fazer. Aí acabam tendo problemas como tonturas, falta de energia, fadiga e etc, ao simplesmente ¨Cortar Carboidratos¨ ou ao ignorar justamente a densidade dos carboidratos, como citei na faixa anterior.

Não acho sensato tentar entrar nessa faixa a menos que você saiba exatamente o que está fazendo e tenha o acompanhamento de um profissional médico qualificado.

Veja bem, não estou fazendo terrorismo ou desacreditando o valor da Cetose em si. Só quero que você se conscientize de que algumas pessoas podem ter problemas e dificuldades para se adaptar a uma dieta cetogênica, o que não a torna necessariamente ruim. Como disse antes, a cetose pode ter aplicações fantásticas e muito interessantes em condições específicas.

Um abraço!

Geosh!

Principal Referência: The Primal Blueprint – Mark Sisson.

Geosh é expert em emagrecimento, autor, consultor e gestor de conhecimento no Emagrecerdevez.com.

  • valdenor

    a credibilidade das postagens pode estar caindo? pela anterior surgiu muitas dúvidas.
    ninguém comentou nesta sua postagem, apenas eu.
    mas sigo firme seguindo…

    • Valdenor, A quantidade de acessos varia de acordo com o método de divulgação: Facebook, email, etc. Os meus posts geralmente são divulgados no facebook do site, sem patrocínio, o que faz o facebook mostrar pra uma quantidade menor de pessoas. Portanto, uma divulgação menor. Mas as diretrizes de produção e qualidade são sempre as mesmas. Na hora em que você entrou o post ainda não havia sido divulgado. Abraços!

  • Daniel

    Na minha opinião, carboidrato é muito carboidrato quando a pessoa ingere os mesmo densos, refinados, com alto IG.
    Acredito que é muito melhor ingerir 200g/ dia de carboidratos em forma de legumes, vegetais do que 150g/dia de carboidratos em forma de pães, biscoitos, doces, chocolate (ao leite, é claro), sorvetes.

    • Assino embaixo, Daniel!

  • sioneia

    gostaria de receber no meu email, os 10 dias gratuitos para ver se eu vou gostar
    estou vendo, vendo e nada 🙁

  • Martin

    Ola.
    Meus pais ainda comem alguns alimentos ruins, como massas. Quando peço para não comer isso, eles fazem na maioria das vezes arroz e feijão. é possível emagrecer comendo isso, tirando apenas glúten e açúcar?

    • Martin, Varia de pessoa pra pessoa. Algumas pessoas precisam ir mais além, tirando o arroz e cortando ou trocando o feijão por outra leguminosa menos glicêmica, como o feijão preto ou a lentilha por exemplo. Pelo menos no quesito saúde acho que o glúten e o açúcar são duas das mudanças mais importantes. Abraços!

  • Olá, Geosh!
    Gosto muito de todos os post e estou me sentindo cada vez mais instruída.Estou fazendo o método MR e me sinto super bem.Só que estou com dificuldades de saber como equilibrar as quantidades de gorduras, carboidratos e proteínas. Vejo que me alimentando com os alimentos corretos não sinto fome tão rápido e tenho disposição o dia inteiro(ainda tenho um pouco de insônia). Desde já obrigado e me responda por favor.

  • ola ,comprei o livro a 3 semansa estou a fazer o mr, mas estou com dificuldades a ver resultados, em relacao a fome nao tenho tanta , mas na balanca tenho visto poucos resultados , por isso gostaria de saber o que est

  • deixei de comer pao , massas, bolos,consumo muitos legumes saladas , carne , ovos ,oleo de coco, nada de acucar refinado , nunca pus no cafe nem cha , mas esta a ser dificil , se me puderem ajudar agradecia

  • Andre

    Fala Geosh, beleza?

    Seguinte, eu como alguns galhos de brócolis, alguns de couve-flor, um pouco de repolho, cenoura, cebola… tudo misturado, sem controlar nem nada. Como saber se estou comendo MUITO POUCO carbos? Ex: – de 100g.

    Abraço.

  • paloma

    Geosh posso comer gordura natural pela mamha?

  • Geosh, você fala em quantidades de carboidratos corretas que devemos comer, mais essa quantidade é por refeição, ou por dia???

    Eu já tentei várias vezes seguir o método, mais sempre caio na mesma armadilha, ou perco pouco peso, ou não perco nada, faz 3 semanas que sigo exatamente e nenhum resultado, esse post vai me ajudar muito, mais preciso saber ao certo como é os valores.
    Preciso muito saber, se alguém souber me responda. Orbigada!

  • fernando

    Foi mencionado de 20 a 50 g de carboidrato para entrar em cetose nutricional, mas qual é o limite de proteína? Pelo que li, alguns aminoácidos entram no processo de gliconeogenese comprometendo o bom desempenho da cetose nutricional.

  • Cristiano

    Oi Geosh tenho 1 perguntas.A Partir de quantas gramas de carboidrato que a insulina é ativada ?

    • Cristiano, é um processo dinâmico. de um lado, a quantidade de carboidratos(glicose) entrando na corrente sanguínea, de outro a quantidade de insulina necessária pra estimular a captura pelas células dos orgãos, músculos ou gordura . Se entrar muito ou muito rápido, mais insulina é necessário pra tirar esse excesso de glicose do sangue =)

  • Felipe

    Olá Geosh!Quero pedir uma opnião sua baixei o aplicativo meu cardapio do emagrecerdevez.com Deu 67 Gramas de Carboidratos e 65 gramas de proteínas é 800 kcal acha que consigo emagrecer ops:adicionei 100g de arroz e 100g de feijão tem algummproblrma obrigado

    • Felipe, eu me orientaria também pelos artigos mais novos e pelo livro eletrônico. Talvez o arroz/feijão interfiram no seu emagrecimento. Vale um teste =)

  • leonardo

    olá Geosh, gostaria de saber se posso pesar todos os legumes, frutas e verduras à considerar a qtd que eu preciso consumir no dia, por ex.:
    quero comer 100g por dia
    daí:
    café da manhã:
    1 pão Xg
    pré almoço:
    1 fruta Xg
    almoço:
    brócolis + alface + cenoura Xg
    lanche 1:
    banana com aveia Xg
    lanche 2:
    café com leite xg
    jantar:
    tomate+ salada de repolho+quiabo Xg
    ceia:
    yogurte light Xg

    vamos supor que a soma dê a qtd que eu quero consumir, quero saber se posso incluir todos esses alimentos considerando a qtd de carbo que quero consumir durante o dia.

    desde já agradeço!