O que comer nos lanches? Aprenda já e veja exemplos!

“AVISO: Este artigo foi escrito anos atrás e pode estar desatualizado enquanto à melhor ciência nutricional vigente. Por favor visite a página de artigos para ler os artigos mais recentes que retratam as verdades científicas atuais.”

Bom dia pra você!

Sabe que estou gostando bastante dessa idéia de ter a página do Emagrecer de Vez no Facebook. No começo, criei sem muita pretensão mas agora to vendo que ela pode ser o melhor canal direto de comunicação entre os leitores do site e o site em si.

Neste momento, já são milhares de pessoas reunidas lá que postam dúvidas, compartilham resultados, sucessos, dificuldades, etc., diariamente. Eu, realmente, acho que isso vale OURO pra quem está na caminhada rumo a algum objetivo.

Um dos grandes segredo de pessoas de sucesso é: Cerque-se de outras pessoas de sucesso. Desta forma, você estará se inserindo em um “Ecosistema de sucesso”, ou seja, um ambiente propenso ao sucesso!

Essa é minha dica de hoje então, como a página está crescendo todo santo dia, sugiro que entre lá, clique no “joinha” e faça parte desse ambiente positivo e emocionante 🙂 Clique AQUI pra ir direto pra lá agora mesmo em 2 seg. e depois continue lendo o artigo.

Beleza, já se fez este favor? Então vamos lá.

O que me despertou a idéia de escrever este artigo de hoje foi um comentário de uma das leitoras felizes (Lena) do site, lá na página do Facebook.

A pergunta foi: “Mas tenho uma duvida cruel, o que devo comer nos lanches????

Esta é uma pergunta que já me fizeram inúmeras vezes, então, acho legal cobrir aqui neste artigo.

O que vou fazer é mostrar a filosofia correta sobre o que comer nos lanches e depois dar uns exemplos práticos de alimentos que você pode escolher, ok?

O que é um lanche de qualidade?

Se você já é leitor(a) feliz aqui do Emagrecer de Vez, tenho certeza que já sabe ao menos a metade mais importante da resposta, não é verdade?

A grande regrinha de ouro para uma alimentação correta, seja pra queima de gordura ou para ganho muscular é:

Insira uma fonte de proteínas em CADA refeição!

Se você não sabe ainda os enormes benefícios de se fazer isso, faça um favor a si mesmo(a) e veja este artigo: Proteínas, tudo que você precisa saber para perder peso e/ou construir músculos

Agora, aqui é difícil falar sobre coisas específicas, pois, depende muito de cada pessoa, de cada objetivo, etc., mas vou tentar citar umas linhas gerais que podem ser úteis à todos.

  • No lanche da manhã, ou seja, entre o café da manhã e o almoço, é um momento excelente de você inserir uma fruta leve, uma fonte de proteína e uma opção de alimento que inclua gorduras preciosas para sua saúde e emagrecimento.
  • No lanche da tarde, entre almoço e janta, depende muito do teu objetivo. Se quer perder gordura, sugiro que ingira uma fonte de proteína e uma fonte de gordura de qualidade. Se faz exercícios, academia, musculação, etc… isso pode variar e, nestes casos, pode ser necessária a inclusão de uma opção de carboidrato de qualidade, por exemplo, banana, aveia… depende.
  • No lanche da noite, que é opcional, mas pode ser incluido uma hora antes de você ir dormir, por exemplo, pode ser constituído de proteína, basicamente. Aqui, opções de carboidratos seriam evitadas. Claro, como disse, tudo depende do teu objetivo, então falo de modo geral.

Nota: Se você quer um auxílio específico e direcionado pro TEU caso particular, pode dar uma olhadinha nos serviços de “Avaliação do teu caso” e “Coaching 1 a 1” que estou oferecendo.

Exemplos de lanches de qualidade

Novamente, lembre-se de que quando falamos de nutrição, é IRRESPONSÁVEL generalizar! Este é um erro extremamente comum e frustrante que a graaaande maiorias dos sites, revistas, blogs, livros, etc., cometem. O corpo é individual e, mais do que isso, os objetivos são muito individuais, assim como, estilo de vida e hábitos! Claro que todo mundo procura uma fórmula mágica, mas eu tenho o dever te de contar a dura verdade: Isso não existe MESMO.

Abra o olho para generalizações, ok?

Abaixo estão exemplos que se enquadram na filosofia que mencionei logo acima nos 3 pontos. Algumas opções podem ser melhores para uns e menos adequadas para outros. Mas vamos lá, como linha guia, acho que é válido.

– Lanches matinais

Escolha uma opção de cada categoria e combine como quiser.

Proteínas: Queijo cottage (hiper recomendado), whey protein, Ovo cozido ou mexido sem óleo, peito de frango, peito de peru.

Carboidratos: Uma fruta (Maçã, melão, banana, mamão, etc) ou uma fatia de pão integral de verdade.

Gorduras: Amêndoas ao natural (hiper recomendado), castanha do Pará, Nozes ao natural, amendoim ao natural (caso não encontrar as outras 3 opções). Cautela na quantidade! Como linha geral, de 10 a 15 amendoas, 3 a 4 castanhas do Pará, etc, deve ser suficiente.

– Lanches da tarde

Proteínas: Queijo cottage (hiper recomendado), whey protein, Ovo cozido ou mexido sem óleo, peito de frango, peito de peru.

Gorduras: Amêndoas ao natural (hiper recomendado), castanha do Pará, Nozes ao natural, amendoim ao natural (caso não encontrar as outras 3 opções). Cautela na quantidade, como linha geral, de 10 a 15 amendoas, 3 a 4 castanhas do Pará, etc, deve ser suficiente.

– Lanchinhos noturnos

 Proteínas: Queijo cottage (hiper recomendado), ricota.

Gorduras: Amêndoas ao natural (hiper recomendado), castanha do Pará, Nozes ao natural, amendoim ao natural (caso não encontrar as outras 3 opções).

Queijo cottage contém caseína, proteína de qualidade e absorção lenta, ótima opção nesta hora. Caso queira, pode adicionar um pouquinho de uma opção de grãos/nozes (pouuuco!).

É isso aí. Estas são minhas sugestões rápidas, simples e híper saudáveis que irão contribuir muito positivamente para o seu objetivo, seja ele ganho de massa ou queima de gordura.

Tudo que você precisa fazer é se certificar de ter entendido a FILOSOFIA por trás dos lanches, conforme dito no início e depois, escolher uma opção de cada categoria e formar seu lanche com a combinação que mais te agradar.

Ahhh… mas é pouca variedade”, você pode dizer estupefato(a).

Meu fio, minha fia, é por causa da incrível variedade de “comidas” que existe que a gente perde o rumo e o controle.

Os alimentos de ouro, incríveis, nutritivos, úteis e construtores de corpos invejáveis desde a época da pedra lascada, são os mesmos e eles não vêm em embalagens coloridas, mas sim, crescem no solo ou caminham ou voam ou nadam….

Provavelmente 1% do que é vendido nos supermercados hoje em dia é realmente útil, nutritivo e saudável pra você.

É por se perder na variedade das coisas e esquecer os verdadeiros alimentos e nutrientes úteis que acabamos saindo da linha. Uma alimentação correta, não necessariamente, precisa ter variedade (alias, a título de exemplo, como citado no livro The 4-hour body, você pode repetir as mesmas refeições e alimentos todos os dias e obter incríveis resultados, contando que estes alimentos se adequem à filosofia de uma alimentação correta e balanceada).

Nota: Barrinhas de cereal. Bom, pegue a barrinha, de uma olhada na filosofia correta dos lanches acima e tente encaixar a barrinha lá. Geralmente a indústria adiciona acúcar entre outras coisas pra dar sabor, o que acaba por por abaixo as vantagens. Existem barrinhas que podem ser úteis por serem mais naturais e com ingredientes ricos, porém, a maioria…….

É isso aí. A verdade nem sempre é bonita e agrada aos ouvidos, porém, DÁ RESULTADO!

Tem amigos e amigas cabeçudos que precisam de uma verdade na cara? heheh, Compartilhe este artigo com eles no Facebook, orkut, email ou Twitter!

Uma ótima semana pra você e um grande abraço,

Rodrigo

Receba os novos artigos por e-mail gratuitamente

  • Soraya

    Bom dia Rodrigo!!

    Adorei o teu site a tua proposta.
    Eu preciso emagrecer 20 kg, mas, estou sem ânimo, perdida mesmo 🙂
    Você pode me ajudar?? Como devo começar??
    Muito obrigada!!

    • Rodrigo

      Soraya, minha dica eh: Clique no link do menu que diz “Comece Aqui” 😀

  • Bruna

    Olá Rodrigo

    Parabéns pela iniciativa;
    Tenho uma dúvida cruel, quando vou montar minhas refeições não consigo atingir a quantidade de calorias q preciso (1.700 kcal). É muita comida.. rs
    Ou então se monto um cardápio com a quantidade certa de kcal.. ultrapassa as outras quantidades q preciso ficar atenta (gorduras e carbs).. as proteínas não.. até faltam!.. pq isso acontece??
    Já faz tempo q venho tentando me adaptar ao desafio mas essas somas nunca dão certo… help!!!!????

    • Rodrigo

      heheh

      Bruna, nao se preocupe em fechar a conta. Use como guia GERAL pra sua reeducacao alimentar. Ficando um pouco abaixo ou acima nao vai te prejudicar nao.

      Abracao

  • Pedro

    Iai Rodrigo!
    Tranquilo?
    Cara, só tenho uma dúvida, eu sou novo ainda (tenho 16 anos, faço 17 esse ano) e to fazendo o desafio, e no lanche da tarde, eu sempre to comendo um sanduíche assim, 2 pães integrais, um peito de peru, e queijo branco (ricota), é um lanche legal ?
    Valeu aí, abraços!

    • Rodrigo

      Depende! Depende de 165 coisas Pedro heheh

      Sugiro que foque na FILOSOFIA dos lanches, conforme escrevi no artigo. Eh sempre bom vc ter uma boa porcao de proteina de qualidade.

      Abracao
      Rodrigo

  • IZADORA

    Rodrigo sempre que compro queijo cottage ou ricota como eles não tem um gosto que agrada a todos aqui em casa,quase sempre estraga,é incrível por mais que eu coma as quantidades são sempre de uns 300 gramas e em uns 3 dias já acabou,fiz o teste com requeijão e deu mais resultado pois mesmo o light minhas irmãs comem logo não estraga.
    Tem algum requeijão bom que você me recomende ?o que compro tem 3,6 de proteína para cada 1,7 de carboidratos,enfim…
    PS:Minha mãe disse que coisas cremosas não são muito boas,sempre tem muito gordura ou substâncias nocivas para deixar cremoso daquele jeito,é verdade?
    Enfim requeijão pode?O que eu compro é da Danubio a versão light,help! A e…posso ou não comer frutas no desafio?Sem ser nos dias da folga?Comer normalmente?Olha foram muitas perguntas,espero que possa.Ahh, mas os resultados estão ótimos estava com 57,8 estou no desafio a 2 semanas e agora estou com 54 ,não tirei minhas medidas, infelizmente, mas tirei fotos.Inclusive saí da rotina e detonei num rodízio e quando fui me pesar mesmo assim tinha emagrecido (risos) milagre!Valeu ai!

    • Rodrigo

      Oi Izadora,

      Nao recomendo nenhum requeijao. Nenhum deles esta nem aos pes do Cottage. Sua mae eh muito SABIA 🙂

      Abraco,
      Rodrigo

  • IZADORA

    *Espero que possa responder

  • Carla

    Rodrigo!!
    Esse artigo foi umas das melhores coisas que eu já li sobre emagrecimento….é por causa da grande variedade de porcarias nos supermercados, bares e restaurantes que perdemos o rumo e acabamos por não fazer a opção correta na hora de comer.
    Conheci seu blog em Janeiro e desde então venho seguindo uma dieta de colocar proteína em todas as refeições e comer a cada 3 horas.. já emagreci 9 kilos, meu objetivo é perder mais 12 kilos. Graças ao seu blog minha vida está mudando, aprendi a fazer escolhas conscientes dos alimentos, a alimentar-me corretamente com os nutrientes necessários e o resultado disso foram 9 kilos a menos em 2 meses.

    • Rodrigo

      Carla,

      Meus sinceros parabens pra ti. Fico muito feliz por estar contribuindo positivamente para este seu progresso incrivel.

      Tudo de bom pra ti e obrigado por compartilhar sua vitoria!
      Rodrigo

  • Lucas

    Rodrigo venho seguindo os conselhos do site e tenho sentido um bom efeito mais vai surgindo algumas duvidas aquele historia de que não podemos beber com as refeições é valido? e bebidas como aquarius fresh são prejudiciais a alimentação? pois no rotulo indicam que não há calorias consideráveis mais eu fico sempre na duvida se é uma boa tomar essas bebidas

    Att.

    • Rodrigo

      Pode beber como quiser durante as refeições. Nunca vi isso causar nenhum impacto significativo não. Sobre Aquarius, bom, não é água natural neh, ouseja, eles adicionam outras coisas dentro que sabe lá Deus os efeitos que tem a longo prazo, então, só por isso, eu evitaria tomar frequentemente.

      Abração,
      Rodrigo

  • Fabio Ferrari

    Rodrigo, boa tarde e parabens pelo trabalho
    E as famosas barrinhas de cereal, são adequadas paro o lanche? Hoje mesmo comi uma no lanche da manha e outa no da tarde

    Abraço

    • Rodrigo

      Barrinhas de cereal. Bom, pegue a barrinha, de uma olhada na filosofia correta dos lanches acima e tente encaixar a barrinha lá. Geralmente a indústria adiciona acúcar entre outras coisas pra dar sabor, o que acaba por por abaixo as vantagens. Existem barrinhas que podem ser úteis por serem mais naturais e com ingredientes ricos, porém, a maioria…….

  • Carolina

    Oi Rodrigo, bom dia!
    Gosto mto de castanha do pará e como quase todo dia. Mas pra dar uma variada, vc acha que o abacate é uma boa? (claro que uma pqna porção, já que é bem calórico!) A gordura dele equivale com a da castanha?
    Desde já agradeço a atenção!!

    Abraços!

    • Rodrigo

      Oi Carolina.

      Abacate eh bem saudavel sim. Nao sei sobre equivalencia de nutrientes, ai teria que dar uma pesquisada e comprar mesmo. Mas sem duvida eh algo legal 🙂

      Abracao,
      Rodrigo

  • Carolina

    Tks pela resposta!!
    Queria te parabenizar pelo site! Nota 10 com louvor! =)
    Super didático e completo! Parabéns pela iniciativa!
    Mto sucesso pra vc!!

  • Michele Fernandes

    Adoro seu site….uma dúvida: Proteína tb antes de malhar? vou para a academia por volta das 18:30h e normalmente como só banana com aveia com sabor de chocolate….(rss)…obrigada

    • Rodrigo

      Tudo bem antes, porem, o mais importante seria logo depois. Eh isso que sugiro. Antes de malhar o carboidrato que voce esta ingerindo eh otimo pra uma energia extra!

  • FELICIA

    “Os alimentos de ouro, incríveis, nutritivos, úteis e construtores de corpos invejáveis desde a época da pedra lascada, são os mesmos e eles não vêm em embalagens coloridas, mas sim, crescem no solo ou caminham ou voam ou nadam….”

    Eu, Felicia, novamente, vc é ótimo hauahuahuahauhau
    Ps: Meu primeiro dia de academia mas ainda nao tive tempo de montar um cardápio mtoo certinho.. vamos que vamos, com esse post pelo menos tive uma idéia do que é importante nos lanches!! hehe Obrigadaaa

  • FELICIA

    acabo de comprar minhas amêndoas “ao natural”

    LOTAAAADAS DE SAL =( trsitee

    • Rodrigo

      ahhh 🙁 Eh o que mais tem mesmo pra ver, infelizmente.

  • Isabel

    Olá, Rodrigo!
    Li as informações nutricionais do iogurte e vi que 90g contém proteínas(1.9g), carboidratos(14g) e gorduras(2.3g). Ele seria uma boa opção para lanches?

    Abraços, e parabéns pelo site! 😀

  • Priscilla

    Oi Rodrigo, tudo bem?

    Estou recebendo as suas dicas e estou adorando!!! Ja mudou muito a minha forma de ver a minha alimentação e ja estou colhendoos resultados….

    Hoje, fiquei com uma duvida…. Eu estou em uma dieta de restrição de leite e derivados, e com isso nao posso consumir o queijo nos lanches conforme sugerido. Então pensei no Whey protein, mas a questão é, posso utiliza-lo nos dois lanches, de manha e a tarde? Quantas vezes pordia, posso utiliza-lo?

    Obrigada por tudo!!!

  • Mara

    Boa tarde Rodrigo!
    Meu problema é o seguinte:
    Só posso investir em comer menos e de 3 em 3 horas..
    Pois, não como verduras nem legumes.. mas, como muitas frutas!
    Até consigo comer de 3 em 3 horas.. mas sempre como coisas que me sustentam..
    Tipo, um pão com alguma coisa.. um sanduiche.
    Se eu como uma frutinha por exemplo, minha cabeça grita de dor e meu estômago de vazio.
    Se eu como uma barrinha de cereal (que por sinal, detesto), a situação piora, pq além disso não gosto.
    Não sei o que comer, o que fazer!!!

  • adriana c leao

    Tennho lanchado sempre proteina com carbo. Comer so a proteina nao resolve pra mim. Mas tenho mantido a ideia de tudo o mais natural possivel e estao dando resutado. Inclusive a noite, tenho comido salada de fruta com queijo, é que nao consigo viver sem minhas frutinhas. Sempre como no cafe, almoço e no lanche da noite. To certa?

    • Olá Adriana! as frutinhas tem frutose e a frutose inibe a queima de gordura. Mas as frutinhas também tem vitaminas e minerais que você precisa consumir, senão das frutas, dos vegetais! Entao se você nao consegue viver sem, lembre se de consumir as frutas de menor indice glicemico!

  • Talita

    “Meu fio, minha fia, é por causa da incrível variedade de “comidas” que existe que a gente perde o rumo e o controle.” kkkkkkkkkkkk , adorei !!! É a mais pura variedade… eu nunca tinha parado pra pensar que a grande maioria das coisas que se vendem no mercado não são necessárias pra gente, só serve pra nós, meros mortais perdermos o rumo e controle.

  • Lala

    Iogurte 0% fat é uma boa opção de lanche?

  • Gabriel

    Já que até o pão integral tem o IG maior que o açúcar puro, seria melhor comer uma fruta com baixo IG como fonte de carboidrato, como apontam os exemplos, não? Estou pensando em comer 1 ovo (ou 1 e 1/2), acompanhado de uma ou duas maçãs (não grandes) e umas 3 castanhas de caju de café da manhã, é uma boa?
    Para o lanche que levo pra escola (tenho 16 anos), não tem como levar carne ou nenhum tipo de queijo. Não consigo imaginar nenhuma fonte boa de proteína… hoje levei 4 castanhas e um punhadinho de granola integral (que tem um pouquinho de proteína, algo perto de 4g em 40g da porção, mas não levei nem 20g acho…). E que tal o amendoim? Posso levá-lo de lanche como fonte de proteína? Amendoim com castanha é uma boa?
    Valeu!

    • Uma Fruta de baixo IG combinada com uma fonte de gordura boa pode sim ser uma boa opção de lanche, Gabriel. Com as castanhas, por exemplo! Uma boa seria levar ovos cozidos, se rolar. Amendoim é não é lá uma boa fonte de proteínas também.

  • Adriana

    Rodrigo, você pode me informar quantas gramas tem esse mix de castanhas que você come? Obrigada!

    • Adriana, de 5 a 10 castanhas grande(castanhas do parã, por exemplo) ou de 10 a 20 castanhas menores(amendoas, por exemplo.)
      Disponha!

  • Bia

    Ola, li varios de seus artigos e concordei com vc. So nao entendo uma coisa, as vezes vc diz que devemos cortar o trigo inclusive o integral. Em outros artigos vc diz que podemos comer pao integral por exemplo. Em alguns artigos diz que nao devemos nos preocupar com as calorias, ja em outros diz que demos reduzir 20% das calorias que precisamos. Me explique essa situacao?

    • Olá, Bia! Nós oferecemos ajuda a todo tipo de proposta de emagrecimento aqui, né? Vou usar o arroz branco como exemplo: tem gente que quer manter o arroz branco e emagrecer contando calorias. nesse caso, reduzir as calorias pode funcionar, embora geralmente não funciona. Substituir o arroz normal por arroz integral tem um resultado geralmente melhor. você diminui a glicemia, e os picos de insulina. substituir o arroz por carboidratos ainda menos glicêmicos, como o inhame ou a batata doce é ainda mais eficaz. já uma alimentação onde os carboidratos vem quase que totalmente de legumes e verduras é ainda mais eficaz. Mas cada se dispõe a fazer aquilo que se dispõe a fazer, não é? E cada um tem uma necessidade também. Se você é triatleta, se adaptar apenas com verduras e legumes vai ser bem complicado. Espero ter esclarecido!

      • Bia

        Geosh, estou tentando emagrecer já faz um tempo, emagreci no começo, 6kg, mas já faz uns 4 meses não emagreço mais nada. Quando conheci o seu site, tentei seguir suas orientações, tento controlar a glicemia do jeito que posso, porque comer batata doce no cafe da manha, no almoço, na janta e nos lanches é meio dificil, nem tenho condições financeiras. Estou comendo arroz integral a pouco tempo, aveia, as vezes pão integral, mas não está funcionado, estacionei no mesmo peso. Ontem por exemplo reduzi bastante os carboidratos, ainda comi um pão integral 4 colher de arroz no almoço e 4 na janta com feijão, e uma banana(lanche) , inclui proteinas e fibras nas refeições. Mesmo assim quase morri de fome, não consigo viver só de verduras e legumes, só diminuindo o carboidrato eu não eu já morro de fome. Meu gasto calorico diario é 1750 calorias, se eu comer 1500 calorias, por exemplo morro de fome e não emagreço, mesmo de baixo indice gicemico. Afinal devo ou não reduzir as calorias(Não precisa? É isso que eu queria saber?) O que vc me orientaria a fazer para mudar essa situação? Estou tentando ao máximo controlar a insulina. Obrigada!

        • Bia, vamos pensar do ponto de vista do seu bem estar. Vale a pena sentir fome? Você acha que sentir fome te faz bem? Acho que faz mais sentido você se alimentar bem e encontrar dentro da sua alimentação o seu emagrecimento. Substituir os carboidratos menos glicêmicos quando possível, arroz por feijão, etc.

  • Álisson Zimermann

    Aqui no mercado estão vendendo barrinhas de proteína da TRIO, parece saudável pro lanche, no lugar de barrinhas de cereal normal… (um link q tem pra vender é http://www.corpoperfeito.com.br/produto/pro-30-vit-trio33 se puder ver se são boas, agradeceria o)…

  • david

    bom dia,
    como sei se o meu figado tem energia armazenada ou não?

    • Olá, David, Acho que não entendi muito bem sua pergunta. Poderia me explicar melhor?
      Abraço!

  • Eiji

    Bom dia Rodrigo e Geosh!

    Primeiro de tudo quero parabenizar pelos artigos que estão sendo bastante úteis pra mim, comecei a fazer o processo dos 10 dias ontem, preciso emagrecer 22kg, espero conquistar esse meu objetivo! A minha dúvida em relação aos lanches é o seguinte, eu como ovos no café da manhã e almoço, no período da tarde e noite eu tomo whey protein (substituo a alimentação pela dificuldade e fazer um cardápio). Posso continuar fazendo essa alimentação assim? (comecei academia essa semana fazendo 3x por dia e nos dias que não faço musculação comecei a fazer o interval training)

    Obrigado!!

    • Eiji, isso é tudo que você come no dia a dia?
      Abraços

      • Eiji

        Não não Geosh! Faço meu almoço baseado naquela regra dos 3 macronutrientes, no cafe da manhã eu como ovos. Minha duvida está em relação aos lanches na parte da tarde e a noite, já que eu não janto. Posso fazer esses lanches da tarde e da noite com o whey ou devo acrescentar algo?

        Obrigado!!!

        • Eiji, Eu acredito que com exceção da janela de ouro(logo depois de malhar), alimentos de verdade são sempre melhores do que whey. Claro que você pode usar pela praticidade, mas alimentos terão uma absorção mais lenta. Eu consideraria sim algum queijo(caso você não tenha problemas com laticínios), carnes, saladas, e também algumas castanhas. Abraços!

          • Eiji

            Obrigado Geosh!!

          • Disponha!

  • Rosiany Reis dos Santos

    Eu almoço 13h. Vou pra academia as 15h. Eu como 2 ovos fritos em um pouco de manteiga e cebola no lanche da tarde, depois que chego da academia por volta das 16 ou 16:30h. Pode ser assim? Ta errado? Eu como o mesmo no café da manhã (afirmação)…. Algum problema por causa da manteiga? Essa é minha dúvida mais cruel… Posso fritar com na manteiga os ovos? Já que é gordura boa… E quantos ovos fritos posso comer por dia? eu gosto muito!

    • Rosiany, frite os ovos em fogo baixo e você não terá problema nenhum. Abraços!

  • Karoliny

    Para disfrutar todos os benefícios da amendôa, quantas devo comer por dia ?

    • Karoliny, uma média de 10 a 20 é uma boa quantidade para um lanche. Abraços!

      • Karoliny

        Posso comer as amêndoas com a casca ???

        • Não vejo problemas, Karoliny!

  • Emmen

    Oiii Rodrigo..
    Tenho algumas duvidas…
    1º eu gosto muito de leite…de vitamina de frutas…existe algum momento dessa reeducaçao alimentar que posso tomar?

    2º Nao como nozes, amendoas, castanha…nada dessa familia e moro na Argentina, não tenho queijo cottage…então estou um pouco sem opçao do que pode ser meu lanche! Pode de dar mais ideias?

    Obrigada

    • Emmen, vale o teste. Se tiver impacto no seu emagrecimento, pode ser uma boa manter apenas no dia de folga por exemplo. Já sobre o queijo, procure um bom queijo artesanal argentino. abraços!

  • Georgia

    Oi, estou seguindo as dicas do site.
    Vi em outro artigo que o ideal era consumir até 2 porções de laticinios por dia.
    E aí fiz as contas, e eu devo estar comendo nos lanches sempre iogurte no da manha e queijo no da tarde como fonte de proteina. às vezes como queijo na ceia também.
    Queria saber se posso me prejudicar na redução de gordura corporal.
    Grata!!

    • Georgia, veja o artigo do teste do leite! Laticínios podem sim interferir negativamente na perda de peso. Abraços!

  • Felipe

    Rodrigo passei a acompanhar seu blog, por ver você defender as gorduras de origem animal (saturadas), que eu acredito ser benéficas a saúde, tenho a intenção de comprar os 2 livros, mas ao ver você recomendar pão mesmo que seja integral, me fez desacreditar no seu conhecimento, posso estar errado, mas não dou credibilidade a quem indica o consumo de alimentos que contém glúten.

  • Tammy Pereira

    Dúvida:

    -Sou alérgica a castanhas em geral. Como faço para adicionar gordura aos meus lanches??

    Parabéns pela iniciativa de mostrar a verdade sobre emagrecer! Adquiri seus livros e tabelas mas ainda não tive tempo para começar a mudar minha vida. Mas estou confiante graças a você, obrigada!

  • Luciana

    Cara, eu tentei comer durante uma semana castanhas e cheguei a uma conclusão, eu odeio castanhas, também odeio nozes (isso é deste de criança)… simplismente não me apetece. Era uma tortura interna toda vez que eu tentava.

    Queria saber o que eu poderia comer no lugar delas. Ultimamente eu tenho comido perâs, mas elas não tem oleo, dai eu não sei o que fazer.

  • Joana

    Geosh, parabéns pelo artigo e por todo o seu excelente trabalho aqui no site.
    O que você acha das barras de proteínas? E de iogurtes light?

    • Ei Joana! Fico muito feliz com o seu carinho e reconhecimento. Isso me motiva muito, por que é o principal motivo pelo qual eu me dedico aqui! Acho que as barras de proteínas podem ser interessantes pra quem treina, principalmente musculação. Já o iogurte light não faz sentido, se a melhor parte dele, além do efeito probiótico, são as gorduras. Quanto ao iogurte em si, é necessário testar pra ver se o impacto dele é negativo no seu emagrecimento. Abraços!

  • Rodrigo

    Rodrigo boa noite muito bacana as postagens treino a um bom tempo pois dei uma relaxada na alimentação a 1 mês To fazendo dieta, perdi 7 kilos treino todos os dias e terça e quinta a noite faço Jíu, minha maior dúvida é no lanche antes do almoço e da tarde queria só proteína e não consigo encaixar várias coisas vc tem sugestões consumo 150 gramas carb café da manhã 80 proteína almoço 100 gramas de carbo e 200 gramas proteína a noite mesma coisa queria encaixar os dois lanches somente proteína?? Desde já agradeço

    • Ovos cozidos, Rodrigo. Mas veja o artigo sobre mais proteina menos proteína pra ver se não está consumindo proteína em excesso. Abraços!

  • Adorei o artigo, eu já estou seguindo essas dicas a alguns dias e realmente funciona.

  • Leilane

    gostei das dicas….posso comer batata doce conzida no lanxhe de 9 hors?
    pp gosto muito de batata doce…mais tenho medo q me engurde..

    • Leilane, a batata doce cozida tem baixa glicemia, provavelmente não vai interferir, mas depende do seu metabolismo e atividade diária também. acho que vale um teste! Abraços!

  • Roger

    Olá Rodrigo.

    Achei bem bom o artigo, me deu boas ideias pra fazer lanches entre as refeições, mas tenho uma dúvida. De que tipo de peito de Peru você está recomendando? São esses dos supermercados? É qualquer tipo, defumado ou outros? Porque eles tem bastante produtos químicos né?