• Subscribe to our mailing list

    * indicates required Nome * E-mail Principal *
  • Saudações,

    “O corpo pode se utilizar de proteína mais eficientemente se esta for consumida frequentemente durante o dia. 6 refeições menores, cada uma contendo proteína, permite que o corpo faça melhor uso dos nutrientes do que se você fizer apenas 2 ou 3 grandes refeições.”
    Jane Brody, Autora do livro “Jane Brody’s Nutrition Book” e colunista do jornal NY Times.

    Vamos para mais um artigo longo e repleto de verdades essenciais! Aqui pretendo colocar todas as informações que você precisa saber sobre as proteínas e seu consumo. Ao final do artigo, você terá todas as informações necessárias para fazer as mudanças na sua alimentação neste sentido e entender exatamente o porquê de cada uma. Como sempre, vou me preocupar em explicar todos os conceitos de forma fácil e em uma linguagem corriqueira! É isso, vamos lá!

    -> Simplesmente, o que são proteínas e pra que servem?


    Poderíamos colocar centenas de páginas aqui sobre isso, fazendo um verdadeiro show de química e biologia aplicada, vamos lá? Não… claro que não. O que queremos e o que foi prometido são informações diretas e práticas. Proteína é a matéria-prima para o corpo humano. Cada proteína é composta de partes menores chamadas aminoácidos. Pronto :).
    As proteínas são usadas na construção e reparação dos músculos e tecidos diversos do corpo. Entenda a proteína como sendo fundamental em sua dieta. Iremos ver mais adiante em detalhes a quantidade que deve ser ingerida e de quanto em quanto tempo.

    Agora algo muito importante que praticamente bateu o martelo no meu entendimento da importância da ingestão frequente de proteínas: Ao contrário dos carboidratos e das gorduras, proteínas não podem ser estocadas no corpo. Após ingeridas, as proteínas ficam no corpo por em torno de 3 horas apenas. Lembra-se do que acabei de dizer? Proteína é materia-prima para o corpo.

    Você quer que seu corpo tenha sempre material disponível para se renovar, se regenerar, se reparar e crescer. Este é um dos grandes motivos de se alimentar a cada 3 horas. Por favor não deixe de ler o artigo O grande segredo para perda de gordura e ganho muscular. É um dos artigos essenciais do Emagrecer de Vez e da sua jornada rumo ao corpo desejado.

    -> Construção e destruição!


    Tem interesse em HIPERTROFIA MUSCULAR? Ou seja, ganho de massa muscular?. Veja meu livro eletrônico que mostra as verdades sobre isso e as técnicas que realmente funcionam, de acordo com o que a ciência diz e a prática prova. Veja mais detalhes AQUI. Você pode começar a lê-lo em 2 minutos! Se você tem interesse em tornear ou construir músculos, te digo, você TEM que ler este livro. Quem avisa, amigo é! :)



    Estes conceitos são chaves para entender muita coisa quando seu objetivo é emagreçer ou ganhar músculos. O que queremos, independente do nosso objetivo, é deixar nosso corpo em um estado anabólico! Anabolismo é o estado que mantém seu metabolismo alto, seu corpo construindo e reparando músculos e a gordura queimando, portanto, entenda anabolismo como construção. Por outro lado, existe um estado do corpo em que este quebra proteínas musculares para gerar energia e conseguir os aminoácidos necessários. Este processo é o processo catabólico, ou seja, de destruição. Catabolismo impacta seu metabolismo negativamente. Utilizei uma palavra forte como destruição pois quero realmente que fique claro que devemos evitar sempre o estado de catabolismo.

    Quando você opta por uma dieta alta em proteínas e deixa os níveis de carboidratos muito baixos ou praticamente elimina-os, o corpo recorre aos seus tecidos magros (músculo) para conseguir a energia necessária (glicose). Este processo é chamado de gluconeogenesis, a transformação de aminoácidos retirados de tecidos magros em energia (glicose). O corpo faz isso através do catabolismo (canibalismo?).

    Como já falamos, músculos são caros de se manter para o corpo, então eles são uma fonte tentadora de energia. Se você quer perder gordura, você tem que manter seus músculos, por que eles, na verdade ajudam você neste objetivo. Cada kg de músculo adicionado queima 100kcal a mais só por existir. Veja isto com mais detalhes em Tudo que você precisa saber sobre composição corporal.

    Este processo de perda muscular pode e deve ser evitado comendo-se quantidades adequadas de carboidratos, proteínas e exercitando-se (mostrando ao corpo que seus músculos têm utilidade). Resumindo, o que você quer é um metabolismo acelerado e um estado anabólico! Com isto claro, vamos ao próximo ponto!

    -> Proteína tem qualidade? Ô!!

    Se você já leu outros artigos do Emagrecer de Vez, deve ter visto várias vezes eu mencionar sobre “proteína de qualidade”. Bom, chegou a hora de saber a que me refiro. Proteína tem qualidade sim. Como dito acima, as proteínas são formadas de aminoácidos! Existem vários tipos de aminoácidos.

    Alguns podem ser produzidos pelo próprio corpo e outros não, precisando serem ingeridos de fontes externas, ou seja, alimentos. Se você verificar a composição nutricional dos vegetais por exemplo, irá ver que eles possuem proteínas, PORÉM, são proteínas incompletas!

    O corpo só pode se utilizar de proteínas para construção muscular se estas forem completas e possuírem todos os aminoácidos necessários! Em outras palavras, se você comer a quantidade correta de proteínas diárias, porém, todas vindo de vegetais, grãos e outras fontes de proteína incompleta, você estará em maus lençóis, sem mencionar que você teria que comer quantidades impraticáveis destes alimentos.

    Comidas que contem uma combinação balanceada de todos os aminoácidos essenciais e não essenciais, nas quantidades corretas requeridas pelo corpo, são consideradas fonte de proteína de alta qualidade. Para o corpo sintetizar músculo, todos os aminoácidos necessários precisam estar disponíveis simultaneamente!
    Se seu corpo estiver precisando de aminoácidos não-essenciais, estes podem ser produzidos pelo fígado, porém, se aminoácidos essenciais estiverem faltando, o corpo precisará quebrar suas próprias proteínas para consegui-los, ou seja, comer seus próprios músculos!

    Se sua dieta for incompleta em aminoácidos essenciais, a sínteze protéica será inibida! Entendida a importância de se ingerir proteínas de qualidade em cada refeição? Ok, veja abaixo alguns exemplos de alimentos que são fonte de proteína de alta qualidade:

    -> Peito de frango
    -> Peito de peru
    -> Peixes
    -> Ovos
    -> Carnes vermelhas magras
    -> Produtos laticínios de baixa gordura (queijos, leite, etc)
    -> Whey protein (suplemento protéico de alta qualidade)

    São alimentos bastante acessíveis, certo?

    Efeito térmico é a energia necessária para o processo de digestão dos alimentos. De 10% a 30% das calorias ingeridas no dia são gastas apenas no processo de digestão. As proteínas tem o maior efeito térmico. Segundo A Dieta do Abdômen, a cada 100 kcal de proteína ingeridas, 25 kcal são gastas na digestão. Fantástico! Comer proteína ajuda, por vários motivos, a emagrecer.

    “Em termos gerais, comendo-se carboidratos naturais, complexos e fibrosos, proteínas de qualidade e gorduras corretas em uma mesma refeição, faz-se com que estes carboidratos sejam digeridos mais lentamente e isso proporcionará uma ação mais lenta e estável do açúcar no sangue e da insulina. Este tipo de reação é o que você quer, pois ela provê níveis estáveis de energia, reduzindo a fome fora de hora e permitindo que seu corpo utilize-se de gordura como fonte de energia.” Fonte: The truth about six pack abs (em espanhol)

    -> Tudo entendido, agora qual a quantidade ótima de proteína a ser ingerida?


    Legal, agora que temos bem entendido o porquê que devemos prover nosso corpo com proteína de qualidade a cada 3 horas, vemos ver na prática como isso se aplica.

    O National Research Council americano recomenda a quantidade de 0.8g de proteína por kg de peso corporal. Isso significa que se você pesa 100kg (100 * 0.8 = 80), você precisa ingerir no mínimo 80 gramas de proteína diariamente, segundo esta recomendação. Agora veja, já foi provado cientificamente e conclusivamente que esta quantidade é insuficiente para suportar a adição de exercicios. Este número sugerido foi desenvolvido para uma pessoa mediana e sedentária, para evitar deficiência protéica.

    Dr. Peter Lemon, é o pesquisador que encabeça mundialmente pesquisas no ramo de requerimento protéico em atletas. Em uma pesquisa publicada no “Nutrition Reviews” (54:S169-
    175, 1996), indica que atletas ativos, ou de força, requerem valores de no mínimo 1.8g de proteína por kg de peso. Dessa forma, seguindo nosso exemplo, caso pese 100kg (100 * 1.8 = 180g), precisaria ingerir no mínimo 180g de proteína diariamente.
    Vemos que temos muitos números, afinal qual devemos seguir? Não devemos seguir nenhuma linha rígida. Vamos seguir nossa lógica de macro nutrientes! (Como explicado bem em <Atinja seu objetivo de uma vez por todas! A verdade sobre refeições balanceadas). Como já comentamos em outros artigos, uma sugestão de refeição balanceada saudável e de longo prazo é 50/30/20, ou seja, uma dieta constituída de 50% aprox. de carboidratos, 30% de proteínas e 20% de gorduras boas. Caso não tenha lido o artigo anterior, aconselho que o faça o quanto antes.

    Vamos a um exemplo prático:

    Supomos que seu corpo requeira 2500 calorias diárias para manter seu peso atual (Calcule este valor em Calculadoras).
    30% desta quantidade precisa vir de proteínas, logo, 2500 * 0.30 = 750, isso significa que 750 calorias precisam ser de proteínas. 750 / 4 = 187.5 g (cada grama de proteína tem 4 calorias). Resultado: você precisa consumir 187g de proteínas diariamente para atingir seu objetivo. Veja a página do Desafio 3 Meses para Emagrecer de Vez para pegar a planilha do Emagrecer de Vez que calcula estas quantidades automaticamente de acordo com seu gasto calórico :)

    É este tipo de cálculo que deve ser feito. Cálculo de porcentagem é muito mais preciso e alinhado com seu objetivo do que adotar puramente um número fixo sugerido para a quantidade protéica diária. Se você esta pensando algo como: “Ok, mas o que significam 187g de proteína na prática?”, deve estar meio perdido(a). Sem problemas. Estas informações são facilmente conseguidas nos rótulos dos alimentos ou em sites como http://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/.

    Abaixo coloco alguns alimentos comuns e suas cargas protéicas. Repare que realmente não é complicado como parece e logo após medir por alguns dias, se torna automático e você adquire uma ótima noção sem se preocupar:

    -> Peito de frango (32g de proteína a cada 100g)
    -> Bacalhau (22g de proteína a cada 100g)
    -> Queijo minas frescal (17g de proteína a cada 100g)
    -> Camarão cozido (21g de proteína a cada 100g)
    -> Ovo inteiro cozido (6.3g de proteína cada)
    -> Atum (25g de proteína a cada 100g)
    -> Carne vermelha magra (27g de proteína a cada 100g)

    Nota: Eu coloquei uma tabela longa contendo os principais alimentos e suas cargas protéicas entre muitas outras coisas na planilha do Desafio 3 meses para Emagrecer de Vez. Clique AQUI para fazer o download gratuito.

    Algo que acho essencial de se ter em casa é uma balança simples prática para se pesar alimentos. Além de te ajudar no dia-a-dia, uma balança de alimentos pode contribuir e muito nos seus hábitos alimentares, principalmente no começo. O que eu fiz bastante no começo foi pesar os alimentos antes de comer para adquirir uma boa idéia das quantidades.

    Assim depois de alguns dias você começa a saber de olho quanto mais ou menos você esta comendo de cada alimento. Preciso confessar que antes de começar a estudar nutrição, eu absolutamente ODIAVA medir alimentos e odiava quem fazia isso =), quanta ignorância minha. Mas iluminado pela luz do conhecimento percebi a verdade :).Todo o processo se torna automático com o tempo, porém, no começo é normal não termos muita idéia. Assim acabamos atirando no escuro ou caindo no achismo.

    Caso tenha interesse, recomendo verificar algumas opções de balanças para comprar.  É  algo que pode ser  muito útil em várias situações. Para ver uma lista de opções, clique AQUI. Continuamos:

    Veja a seguir 3 situações em que você precisa aumentar sua ingestão protéica diária:

    *    Quando você está tentando ganhar massa muscular.
    *    Quanto você está em uma dieta de baixo carboidrato.
    *    Quando você é sensível a carboidratos, ou seja, ganha peso facilmente.

    Dependendo do seu objetivo, é aconselhável ajustar a linha guia de 50/30/20 de acordo. Por exemplo, se você quer perder peso mais rapidamente durante um período determinado, pode considerar alterar esta composição para 40/40/20.

    Lembrando que você só vai conseguir fazer isso corretamente se tiver uma boa noção do valor calórico do que você esta ingerindo e também um meio de medir quantidades! Confie em mim, isso é fácil e se pega o jeito rapidamente! E digo também que, saber exatamente o que você esta provendo para o seu corpo diariamente, dá uma satisfação pessoal muito boa. Experimente!! Afinal você esta lendo este site para fazer mudanças boas na sua vida! Comece já e colha os resultados do seu esforço!

    -> Eu sou vegetariano, como posso fazer?


    Resolvi adicionar este parte para os vegetarianos. Você pode ficar em forma e saudável sem consumir proteína animal, mas você precisa, no mínimo, incluir ovos, queijos ou suplementos de proteína (whey protein), caso queira desenvolver realmente uma fisiologia muscular e atlética.

    Foi comprovado já durante várias pesquisas que a proteína de soja é inferior à proteína animal. É inferior, porém continua sendo uma boa fonte protéica. Sendo vegetariano ou não, o que você não pode deixar de fazer é incluir uma quantidade de proteína em cada uma das várias refeições diárias! Se você é vegetariano, escolha cuidadosamente suas fontes protéicas.

    -> Proteína demais faz mal?


    Posso responder de forma bastante simples esta pergunta? Ok, a resposta é: NÃO. Existem muitos mitos a respeito disso. Muitos dizem que faz mal para o fígado, outros dizem que causa osteoporose, etc. Fique tranquilo(a), não passam de mitos. Não existem provas científicas destes mitos.

    Uma mensagem importante é: Exagerar em qualquer área de vida, não é bom. Aqui não é diferente. Seguindo nossa linha guia de longo prazo (50/30/20)… ou fazendo-se ajustes de acordo com objetivos específicos (40/40/20, etc), as quantidades serão sempre saudáveis, adequadas e recomendadas.

    Não faça mudanças bruscas na sua composição diária. Se quiser informações super completas sobre este assunto, novamente recomendo uma das minhas principais referências: O ebook: Burn the fat, feed the muscle. Ele pode ser baixado na hora logo após pagamento. Lembrando que o material é em inglês. Infelizmente, temos carência de boas referências em português.

    -> Bonus: Whey protein e Casein (proteína do leite)


    Resolvi falar um pouco sobre estes 2 tipos famosos de proteína. O pessoal que malha provavelmente já deve ter ouvido falar sobre cada um desses 2 nomes. Vou colocar algumas considerações rápidas e diretas sobre cada um. 
    Whey protein é altamente utilizada pelo pessoal que malha frequentemente, fisiculturistas, etc.

    É um ótimo suplemento protéico, provendo proteína de rápida absorção. As proteínas são extraídas durante o processo da transformação do leite em queijo. É uma ótima alternativa para adicionar proteína na refeição de maneira prática, quando você não tem possibilidade de ter algo sólido para comer, como atum, peito de frango, etc, você pode dissolver Whey protein na água ou leite e tomar, simples.

    Para um artigo completo sobre Whey Protein, clique AQUI.

    A casein é a proteína dos laticínios em geral, leite, queijo, etc. Também é uma proteína de alta qualidade. O grande diferencial deste tipo é que ela possui uma absorção lenta pelo organismo. Seu uso é aconselhável antes de dormir, por exemplo. Desta forma seu corpo irá ter suprimento protéico por algumas horas. Aconselha-se tomar antes de dormir para colaborar na reparação muscular e evitar estado catabólico. Já como fonte protéica logo após exercício físico, o recomendado é o whey protein, justamente por sua rápida absorção, provendo os nutrientes necessários rapidamente para os músculos famintos!

    -> Resumo


    Ok, após ler todas estas informações, vejamos abaixo os pontos mais importantes tratados! Espero que ao final você guarde pelo menos uma coisa na cabeça: É essencial ingerir proteína em cada uma das refeições que você faz a cada 3 horas. Experimente e veja os resultados :)

    * Proteína é a matéria-prima de construção e reparação do corpo. É formada por parte menores chamadas aminoácidos.
    * Garante estado anabólico evitando estado catabólico. Fazer isso ingerindo proteína de qualidade a cada 3 horas.
    * Proteínas não são estocadas. Proteínas ficam no corpo por em torno de 3 horas, portanto, adicionar proteína de qualidade a cada 3 horas.
    * Proteína a cada 3 horas sacia! Ajuda a manter a fome sob controle.
    * Escolher alimentos que são fontes protéicas de alta qualidade. Somente assim o corpo terá todos os aminoácidos necessários para construção e reconstrução de tecidos.
    * Queime calorias comendo proteínas devido ao efeito térmico. Aprox. 25 kcal de 100 kcal ingeridas na forma de proteínas são queimadas apenas na digestão.
    * Ingerir a quantidade recomendada de acordo com sua estratégia. Caso use a linha guia 50/30/20. Calcule quanto de proteína equivale a 30% da sua dieta diária.
    * Vegetarianos precisam recorrer a alternativas boas como ovos, laticínios e proteína de soja.
    * Whey protein é uma ótima fonte de proteína de absorção rápida e Casein é também de alta qualidade, porém, de absorção lenta.

    É isso ai, chegamos ao fim com louvor! Espero que as informações tenham ficado claras. Se algo esta confuso, fique a vontade para deixar um comentário abaixo. Por que não dar uma olhada agora nos outros artigos pra complementar seu conhecimento?

    Um abraço,
    Rodrigo

    Related Posts with Thumbnails

    Subscribe to our mailing list

    * indicates required Nome * E-mail Principal *

    Fundador do EmagrecerDeVez.com e autor de 2 livros eletrônicos bestseller: Emagrecer De Vez e Hipertrofia Muscular.

    Share →

    248 Responses to Proteínas, tudo que você precisa saber para perder peso e/ou construir músculos

    1. [...] o artigo Proteínas, tudo que você precisa saber para perder peso e/ou construir músculos para adquirir todo o conhecimento necessário sobre a importância da proteína na [...]

    2. [...] Se seu objetivo, por outro lado, é obter gordura suficiente para ser lutador de sumo, sinta-se a vontade para se deliciar com o que preferir. Não deixe de ler este artigo super completo sobre tudo que você precisa saber sobre proteína no que se refere tanto a queima de gordura quanto ao ganho muscular: Proteínas, tudo que você precisa saber para perder peso e/ou construir músculos. [...]

    3. Camila disse:

      Mto bom Rodrigo, sou ovo-lacto vegetariana, e essas informações são mto valiosas pra nós. Agora, para os veganos, o ganho de massa muscular fica meio comprometido. Vou apelar para a albumina e whey, aliados a uma alimentação rica, variada, colorida e proteica, claro q com bastante exercícios, musculação e etc, conseguirei atingir o meu objetivo. Mto obrigada.

    4. Rodrigo disse:

      Oi Camila!
      É verdade, para os veganos fica bem mais complicado neste sentido.
      O que sempre menciono é a necessidade de se atentar a fontes de proteína de qualidade (no teu caso, whey, etc) e também a periodicidade de ingestão da mesma. Com um programa correto de exercícios e nutrição, com uma pitadinha de persistência, não tem como dar errado.
      Sucesso pra você :)

    5. Camila disse:

      Rodrigo, mto obrigada. Tenho uma pequena dúvida, estou no sobre-peso, ja me disseram q whey me engordaria, vc concorda com isso? (faço acad. 3 x/semana, minha alimentação é leve, proteína em todas as 6, bastante água, e sem besteiras)
      Whey quase ou nem tem gordura, proteína, como vc disse ali é consumida ,neste caso do whey, imediatamente, nem irá ficar acumulada como a gordura.
      Então, absurdo ou verdade? Help, please.

      • Caroline disse:

        Oi Camila, desculpa me intrometer, mas tb me interesso pelo assunto e eu tomo Herbalife.
        Sou vegetariana e tomo suplemento tanto para minha saúde, como também para o meu rosto, pq eu estava com muita acne!
        Depois que comecei a tomar o shake e a proteína da Herbalife eu me sinto beeem melhor, minha pele melhorou e ainda emagreci! ;)

        Bjs

    6. Rodrigo disse:

      Oi!
      O que eu vi em tudo que li é que tudo em EXCESSO é guardado como gordura… seja isso carboidrato, proteina, etc… Afinal, tudo tem valor calórico. Porém, proteína nem de longe é propensa a armazenamento na forma gordura… o corpo dá sempre prioridade aos carboidratos como energia. O mais importante no teu caso é ter uma noção clara da quantidade calórica que você esta ingerindo e da quantidade calórica que seu corpo precisa para manter o peso (calcule isso na área das calculadoras do site).
      Aconselho também que veja a parte do “Desafio” aqui do site. Tenho certeza que isso pode te ajudar bastante, caso voce tenha um interesse sério neste sentido.
      Agora, dizerem que Whey vai te engordar, é balela. Lembrando que tudo em excesso é propenso a armazenamento. Se voce mantiver a ingestão de proteína nos limites aconselhados (como mencionei no artigo), não tem problema algum, pelo contrário, só benefícios!
      Parabéns por buscar conhecimento e nao esqueça de assinar o site para receber os novos artigos no email, gratuitamente :)

    7. Leandro disse:

      Olá Rodrigo.
      A muito tempo eu buscava informação para ganho de massa múscular. Mais não tinha encontrado informaçãoes que me pudessem ser úteis. Bom, seu site tirou algumas de minhas dúvidas. Meu objetivo é ter um corpo definido, começando pela barriga, que é meio “estufada”, eu não chego a ser gordo, só tenho uma barriga meio pra fora, vc entende, não é mesmo? Voltando, eu comecei à fazer algum exercício físico, optei pela corrida, estou correndo diariamente 20 minutos. Mais acho que só a corrida não me fará perder essa minha triste barriga… rs. Gostaria que vc me desse algumas dicas de como ajudar ainda mais nesse meu objetivo, quero perder a barriga, mais NÃO quero perder meus músculos, ao contrário, quero aumentá-los ainda mais. Li vários artigos, mais meu grande problema é a alimentação. É difícil controlar minha alimentação, vi na calculadora, minhas calorias necessárias por dia são em torno de 2400 calorias. Dividindo por 6 refeições, dá 400 calorias por refeição. Eu gostaria que você me desse algumas dicas de exercícios que me ajudassem a perder a barriga, e de algumas dietas que me ajudassem a ganhar músculos. Tome por exemplo, o que posso comer nessas 6 refeições. Conto com sua ajuda!

      Valeo!

      Leandro.

      • Rodrigo disse:

        Fala Leandro! Blz?

        Seguinte, perder barriga e ganhar musculos ao mesmo tempo é mto dificil. É melhor um objetivo de cada vez. Correr 20min todos os dias talvez nao seja a melhor forma de vc perder. Seguinte, aconselhe que voce faça interval training! Veja o artigo sobre isso. Ao inves de correr os 20min diários, faça interval training 3x por semana e outra coisa importante: alimentacao. Alimentação é 50% do seu sucesso… se voce nao controlar, mesmo com um monte de exercicios, fica dificil obter resultados. Dica: pra ter uma ideia de como controlar as calorias e tudo mais na prática, baixe o PDF na parte do DESAFIO aqui do site. Lá eu mostro certinho como é separar as calorias em quantidades de alimentos e tudo mais. Espero que possa obter respostas! E sucesso pra ti!!
        Abraço!!

    8. Leandro disse:

      Valeo pelas dicas Rodrigo!
      Mais só tenho uma dúvida em relação ao HIIT, devo abdicar a corrida, e optar por o HIIT 3 vezes por semana ou diariamente?

      Fiz o HIIT, 7 repetições, Aqueci durante 5 minutos correndo, depois corri em alta velocidade durante 45 segundos, e descansei caminhando durante 45 segundos tb, repeti 7 vezes e desaqueci.

      Estou fazendo corretamente?

      Baixei seu livro, espero obter resultados agora!

      Valeo.

      • Rodrigo disse:

        Blz Leandro?
        Blz Leandro?

        Voce pode manter sua corrida! Mas nao faca disso a unica forma de exercicio.
        É bom voce expor seu corpo a mudanças! Isso que faz com que ele precise se adaptar, portanto, gastando calorias!

        Pelo que voce disse, você fez corretamente o HIIT! Lembre-se de correr a 90%-100% da sua capacidade.. é pra ficar sem folego mesmo! Aconselho o HIIT 3x por semana…. legal seria voce fazer uns exercicios de resistencia (com peso) também se voce pudesse… tem um artigo onde eu sugiro alguns pra se fazer em casa caso voce nao possa ir a uma academia! Mas me parece que está bem motivado, isso é bom!!
        Tire uma foto sua, e quando voce obter os resultados, envie pra mim que voce pode se tornar um caso de sucesso a ser publicado no site
        Abraço!!

    9. Leandro disse:

      Blz Rodrigo!

      Li alguns artigos do seu livro, e vi as fotos. Sou semelhante a vc, meu corpo é parecido com o seu. Comecei hoje à mudar meus hábitos alimentares. Fiquei interessado nos exercícios de resistência, como fazê-los?

      Vou tirar a foto sim, espero ser um caso de sucesso!
      E vou ser, rs.

      Falow.

    10. Leandro disse:

      Valeo Rodrigo, brigadão!

      Abraço!

    11. Fabiana disse:

      Rodrigo, boa tarde.
      Gostaria muito de começar esta reeducação alimentar proteinas para perda de peso, tenho 80kg e 155 alt. . Vc pode me ajudar a montar uma programação alimentar? é que ainda não entendi bem o que se deve comer e a quantidade se puder me ajudar de início fico grata. Preciso muito da sua ajuda pois preciso perder peso pois quero engravidar e ando muito deprimida por não emagrecer.

      • Rodrigo disse:

        Oi Fabiana.

        Fico feliz que queira mudar para melhor sua condição física!
        OLha, aqui no site tem absolutamente tudo que voce precisa saber para começar uma reeducação já e de forma correta!
        Eu aconselho que faça o download do Desafio. Lá passo instruções mais PRATICAS do dia a dia mesmo, sobre quantidades, etc… É melhor que antes de começar qualquer coisa, voce de uma estudada nos artigos do site para saber exatamente oq esta fazendo.
        Agente sempre faz melhor as coisas quando entende tudo certinho, certo? Creio que os artigos vão lhe ajudar muito a entender tudo!

        Sucesso!!
        Rodrigo

    12. Fabiana disse:

      Havia me esquecido começei a fazer academia 3x semana(manhã e noite)

    13. Angelica de Souza Campos disse:

      Rodrigo, em breve vou colocar em prática meu desafio, após terminar de ler os artigos.
      Porém, estou com uma dúvida, pois me informaram que o whey protein engorda se eu não fizer atividade física e, segundo o programa, só vou incluir atividade física após 2 semanas do desafio.
      Outra coisa, esse whey protein é contra-indicado quando há uso de algum medicamento?

      Obrigada pelo excelente material que nos fornece gratuitamente.

      • Rodrigo disse:

        Oi Angelica. Nunca ouvi falar de uma contra-indicacao do Whey. Nao creio que tenha problema algum com medicamento. Mas voce sabe né, quem pode GARANTIR isso pra voce é somente um médico. :)

        Um abraço!

    14. Angelica de Souza Campos disse:

      E em relação ao whey engordar se eu não fizer atividade física? É que sou sedentária e, segundo o programa, só vou incluir atividade física após 2 semanas do desafio, para não mudar radicalmente meus hábitos.

      Posso usar o whey sem problemas nessas 2 primeiras semanas?

      • Rodrigo disse:

        Olá Angelica.

        O whey é nada mais nada menos que um substituto protéico. É um jeito mais prático de se ingerir proteina de qualidade. Caso voce opte por nao usar o whey, você pode substituir por outras fontes de proteinas de qualidade, como peito de frango, peixe, etc.
        Pode incluir normalmente de acordo com sua organizacao alimentar semanal, mesmo que nao esteja fazendo exercícios por enquanto. Como disse, ele é apenas um jeito prático de se obter as proteinas necessárias nas refeições.

        Sucesso!
        Rodrigo

    15. Angelica de Souza Campos disse:

      Rodrigo,

      E em relação às marcas, qual vc indica? Ou há alguma q vc não indica? Encontrei as mais variadas, nos mais diferentes preços e fiquei perdida. Vc utiliza algum critério de escolha, tipo a que tem menor quantidade de gordura, por exemplo? Obrigada.

      • Rodrigo disse:

        Procure escolher os Whey Protein puros, ou seja, que não venham misturados com outras coisas. Voce pode achar vários que são uma combinação de coisas, incluindo whey protein… esses não são os mais aconselhados.
        Sendo Whey protein puro, ta valendo.

        Nao tenho marca em mente. Eu costumava comprar até pouco tempo atrás de um amigo meu que vendia um genérico :)

    16. liliane disse:

      oi RODRIGO..hoje faz 10 dias q iniciei a RA e estou tomando oleo de cartamo 2 capsulas ao dia..Falam q ajuda na queima de gordura estou praticando caminha de 1hr de 1 a 4 vezes por semana..Gostaria de uma orientação sua sobre o oleo..
      Aguardo resposta..

      • Rodrigo disse:

        Oi Liliane,

        Olha, infelizmente nao tenho nenhuma informacao sobre óleo de cartamo. Nunca cheguei a pesquisar sobre isso =/. Certifique-se de ler informação de qualidade sobre o assunto pra ter uma idéia melhor se realmente vale a pena :)

        Sucesso!

    17. Thamiris disse:

      Olá Rodrigo,
      Noossa estou amando todas as suas matérias. Conheci o site hoje mas não consegui parar de ler uma matéria atrás da outra. Eu faço faculdade de Nutrição e encontro muito pouco na net informações verdadeiras. Adorei seu website! Continue assim e pode deiixar que vou divulgar pros meus amiigos.
      Beijo Grande

      • Rodrigo disse:

        Que bom que gostou Thamiris! Tomara que possa tirar bastante proveito das informacoes!
        E claro, quando mais indicar melhor, minha motivacao é ver que muita gente ta tirando proveito do site!

        Abraco!

    18. Rosangela disse:

      Rodrigo gostaria de saber se se a proteína engorda, tomo sempre depois da musculação, afff porque se engordar tomo mais não, to encucada com isso, até agora ninguém soube me responder direito! obrigado beijoss

      • Rodrigo disse:

        Oi Rosangela.

        Uma coisa tem q estar clara: TUDO engorda quando em excesso.
        Mas no caso da proteina, fique tranquila. É bastante necessário que voce ingira após a academia, continue fazendo isso sim. O que precisa atentar é para a quantidade total de calorias diárias que voce ingere. Se ingerir mais do que gasta, simples, ganha peso… Eu falo bastante sobre isso com todos detalhes e tudo mais no Desafio e também no artigo sobre Proteinas! De uma olhadinha lá!

        Sucesso!

    19. Rosangela disse:

      Rodrigo oi, obrigado pela resposta, mais sou comer pouco, é que senti afff parece que engordei, ou foi o músculo que mudou, Rodrigo por exemplo, quando o múculo começa a definir dá a impressão de ter engordado :(! Desculpe te incomodar de novo, vc está sendo legal em responder as dúvidas! beijos

      • Rodrigo disse:

        Hmmm… “parece” ter engordado é muito relativo e isso nao seria por causa da proteina. Bom, eu assumo que voce nao esteja tomando hipercalorico né? Assumo que esteja tomando proteina pura, tipo Whey protein.

        O certo é voce controlar a porcentagem de gordura corporal para saber mesmo se vc está ou nao ganhando gordura com seus habitos de alimentacao atuais! Falo sobre isso nos artigos tb!

        Sucesso!

    20. Rosangela disse:

      Oi Rodrigo de novo mais uma vez obrigado pela atenção, oh eu estava tomando um suplemento chamado Designer FEME, pode ter sido esse, bom parei! aí resolvi Ler um de teus artigos ali sobre queima de calorias e como fazer exercícios para queimar, afff fiquei boba sabia que era assim não que se fazia para queimar calorias, alternando e não deixando teu corpo acostumar com uma rotina só, por isso que percebi que dei uma estacionada! Mais Rodrigo como devo fazer a esteira pra queimar calorias, antes, durante ou depois da musculação? Acha que devo fazer todos os dias ou devo alternnar os dias. Olha parabéns pelos artigos tu explica muito bem, amei teu site viu, vou passar pra outras pessoas! ah a proteína que estou tomando é whey plus, e o que quer dizer com proteína pura, li mais não entendi muito desculpe! mais uma vez obrigado pela atenção beijoss! :)

      • Rodrigo disse:

        Oi Rosangela,

        Por proteina pura eu quero diz que quando voce olha no rótulo desse Whey plus teu ele fala proteina e mais oq? O certo seria só ter proteina… nao ter adicao significativa de carboidratos, etc.

        A esteira voce pode fazer como quiser. Se quiser fazer o interval training como eu falei no artigo, é melhor que faça após a musculação. Este exercicio pode ser feito todo dia caso queira, mas nao tem nada de errado em alternar nao, também é muito bom.

        Abraço!

    21. Rosangela disse:

      Oi Rodrigo valeu pela atenção e pelas respostas e pelas dicas, obrigado! :) beijos

    22. Taah disse:

      Olá Rodrigo!
      Conheci seu site em uma matéria que fez para o Dieta & Beleza.
      Primeiro, gostaria de agradecer por disponibilizar artigos interessantes de forma gratuita, para todos!
      Segundo, todas as matérias são muito interessantes!
      Com certeza, ganhou mais uma leitora, rsrs!

      Grande abraço!

    23. Jose disse:

      oi Rodrigo,

      Tomo whey protein depois de fazer exercicio no ginasio…. a whey protein é incompativel com alguns medicamentos, com alcool ou com cafeína???

      Obrigada

    24. Licota disse:

      Oi Rodrigo!
      Gostei muito deste site e estou meenchendo de informações. TEnho uma dúvida em relação a proteína. Eu tenho prisão de ventre e tomo um chá que me ajuda neste sentido, mas estou com receio de está eliminando a proteína tb. O chá é este ( http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=ch%C3%A1%20plan%2030%20dias%20t%C3%A9%20guarani&source=web&cd=1&ved=0CEYQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.homemdaterra.com.br%2FProdutos.asp%3FProdutoId%3D65984&ei=d04YT9XwN4ivgwfD5PXpCw&usg=AFQjCNFHyU5njeIMYPCGJIi6C-kiXJk9Ag&cad=rja) . Deixei de tomar com receio, só estou tomando o whey protein, mas só vou ao banheiro no máximo 2 x por semana. Vc pode me ajudar?!

    25. Edinei Reginaldo cardoso disse:

      Rodrigo, só pra ficar mais claro… (eu li o artigo sobre proteínas!!) BCAA é bem vindo?? Devo complementar meu consumo de proteínas com aminoácidos?? Reiterando, li o artigo mas ainda fiquei meio confuso. Meu objetivo é perder os ainda insistentes 6 kg e ganhar definição corporal. Abs,

      • Rodrigo disse:

        Nao acho que BCAA vah te ajudar em nada neste seu objetivo de perder 6kg de gordura. Sugiro que voce foque em um objetivo de cada vez, perder gordura OU ganho de massa (onde o BCAA talvez fosse util)

        Definicao muscular vem com perda de gordura! Sugiro que bole sua alimentacao de forma a queimar gordura e nao se preocupe com BCAA agora.. nao vejo pq.

        Abracao,
        Rodrigo

    26. dany disse:

      como o corpo humano é complexo ne? qto mais leio, mais doida eu fico hehe… suas materias sao muito importantes e interessantes… parabens

    27. RODRIGO disse:

      boa tarde, eu estou fazendo dieta de baixo consumo de carbo há 6 meses e nesse periodo perdi 45 kgs estou com 114 kg e agora comecei fazendo academia, sendo 4 km de esteira e cerca de 40 min de musculação, minha intenção não é ganhar muita massa e sim perder peso mesmo, e gostaria de saber qual a importancia de eu ingerir a proteína isolada antes e depois da academia? isso ajudaria tb no processo de emagrecimento?..obrigado

    28. WILMA disse:

      OI RODRIGO, COMECEI TOMAR DESIGNER FEME,MAS NÃO SEI SE ELE ENGORDA NÃO QUERO EMAGRECER NEM ENGORDAR SÓ QUEIMAR GORDURINHAS DA BARRIGA E FICAR BEM DEFINIDA. NÃO SEI SE DEVO TOMAR TRES VEZES AO DIA OU APENAS SUBSTITUIR UMA REFEIÇÃO. SE PODER ME AJUDAR! GRATA!

    29. EDIELCK disse:

      oi estou tentando engravidar , mas eu treino e enquanto não consigo engravidar quero ganhar massa muscular posso tomar whey protein? ou esse uso pode interferir ou causar algum dano ao bebe caso eu engravide? se eu tomar sem saber se estou gravida, pode causar algum proplema?

    30. Keiti disse:

      Estou gostando muito do seu site, parabéns! Estou grata por voce compartilhar seu conhecimento conosco. Pois bem, a questão é em relação aos veganos, muitos atletas tem aderido a dieta vegana, por inumeros beneficios que ela propicia e que voce como profissional atualizado deve saber quais são, pelo que leio não é notado nenhum comprometimento no ganho muscular deles pelo contrário, alem disso os caras tem muita resistencia, Dave Scott ( o triatleta ) por exemplo é vegano e considerado um dos sujeitos com melhor preparo fisico das ultimas décadas. Bem o que você então pode propor para os veganos em relação a proteina e ganho de massa muscular? sou leiga e tenho interesse no assunto :) Um abraço, tudo de bom.

    31. marina sousa disse:

      Olá Rodrigo, queria entender melhor pq a proporção 40/40/20 é a melhor para o emagrecimento em detrimento da proporção 50/30/20? Fiquei em dúvida de qual adotar, meu objetivo é emagrecimento a priori.

      • Rodrigo disse:

        Oi Marina,

        Nao tem grande diferenca na realidade, mas eu acho melhor manter uma dieta mais balanceada ao inves de puxar demais para um dos lados.

        Abracao
        Rodrigo

    32. clecia disse:

      Olá rodrigo amei todos os artigos mencionado mais infelismente nao entendi algumas coisa meu fiz a medida da minha calori diaria e deu 2,470,mas isso e o q estou ou e o que tenho q ter? to muito confussa ME AJUDA tenho medo de estar fazendo errado desde de ja te agradeço pois esta me ajudando muito meu sonho e emagrecer e sei que irei realiza-lo.

      • Rodrigo disse:

        Clecia, calcule a quantidade (DCE) como instruido e depois subtraia de 20 a 25% daquele valor para ter uma ideia de quantas calorias por dia voce deveria estar ingerindo para uma perda saudavel de peso.

    33. Juliana Lopes disse:

      Oi Rodrigo, tudo bem?
      Qual a sua opinião sobre a barrinha de proteína? Ela pode ser usada em um lanche, por exemplo? Li em algum artigo sua opinião sobre barrinha, mas nao ficou claro se você falava sobre a de cereais ou a de proteína.
      Obrigada e vamos em frente!

      • Rodrigo disse:

        Bom, as barras de proteinas (de qualidade) podem ser uma opcao mais ou menos legal pra momentos que vc se pega sem outra opcao. Lembrando que elas contem um monte de outras coisas, incluindo bastante carboidratos, que nao sao necessarias pra voce, normalmente.

    34. Adolpho Moreira disse:

      olá, seu site está de parabéns é realmente muito instrutivo, porém gostaria de tirar algumas duvidas,
      eu tenho um doença rara chamada fenilcetonuria, no qual o meu ornanismo não metabolisa um aminoacido contido nas proteinas, por isso não posso ingerir quantidades altas de proteínas, faço uso de um complemento alimentar do qual contmém os outros aminoácidos e nutrientes que meu organismo necessita, gostaria de saber se nessa ocasião, a falta da ingestão de mais proteínas pode me prejudicar em minha atividades e meus objetivos em relação aonde quero chegar com meu corpo.

      grato, e continue com seu site que é mt bom

      • Rodrigo disse:

        Oi Adolpho, sempre prefiro nao opinar na questao clinica da coisa, pois somente um medico pode te orientar. Entretanto, nao acho que isso ira te limitar nao! Sugiro que siga em frente sim, implantando uma alimentacao completa e correta que voce chega aonda quer chegar sim, sem a menor duvida, isso nao eh impedimento!

    35. Edvânia disse:

      Bom, bastante interessante! Mas, fiquei confusa! No meu caso, será mais indicado a Whey ou a Casein, já que não pratico musculação? Embora, estou ficando ciente, de que praticar musculação será fundamental, para atingir meu objetivo de perder peso. Não gosto de fazer musculação, acho chato, mas, preciso mudar esse conceito. Obrigada pelas informações, estou adorando!
      Até logo…

      • Rodrigo disse:

        Primeiro de tudo alimentos naturais Edvania. Depois, sugeriria Whey caso voce queira mesmo comprar um suplemento.

    36. Gabriela disse:

      Olá Rodrigo.
      Estou acompanhando o desafio dos 10 dias e acho seu site muito esclarecedor. E digo isso com firmeza pois sou muito esclarecida em relação a nutrição e sei me alimentar bem. Mas abuso quase todos os dias pois sou aquele tipo de pessoa que gosta de comer coisa boa (e por boa entenda-se gorda), o que rendeu uns 8 quilinhos a mais.
      Mas estou escrevendo neste artigo pois acho que deve haver um pouco de cuidado ao sugerir o uso de Whey Protein (eu sou super contra). Esses suplementos devem ser usados por pessoas que fazer séries de MUITO esforço, e que precisam regenerar os músculos. Se eu tomar sem orientação, por exemplo, posso sobrecarregar meu fígado e ter problemas provenientes do excesso de proteínas, vamos dizer, “puras”. Eu só acho que quem quer usar esse tipo de suplemento deve ir ao nutricionista, pois cada corpo suporta um quantidade, pois cada corpo gasta uma determinada quantidade de músculo.
      Mas o site esta de parabéns!
      Gabi

      • Rodrigo disse:

        Exato Gabriela, vale a ressalva sim.

        Eu sempre sugiro apenas como uma opcao pratica nos casos em que voce nao consegue optar por opcoes naturais de proteinas.

        No geral, de 1g a 2g de proteinas por kg de peso esta adequado. Sem a menor duvida a ingestao indescriminada de whey nao eh bem vinda.

        Abraco,
        Rodrigo

    37. Gabriela disse:

      E Rodrigo, mais uma coisa… Será que a ingestão de proteína animal em todas as refeições (e de modo “abundante” em relação ao carboidrato) não trazem o risco de aumento no colesterol?

    38. AleAboArrage disse:

      Olá Rodrigo,
      Preciso perder muito peso em pouco espaço de tempo, recomendações médicas. Tenho gordura no fígado e minha coluna está sofrendo com o excesso do peso.
      Tenho comido somente proteína durante cinco dias da semana no almoço e no jantar e na primeira semana perdi quase 4 kg. Isso pode me fazer mal? Estou sendo muito radical e posso me prejudicar? Pode ter alguma ação negativa diretamente no meu fígado?
      Meu peso normal seria 75kg – 1,71m(altura), hoje estou com 94kg e em uma semana após o início desta dieta cheguei a 90kg.
      Você acha que devo continuar e ingerindo mais vezes ao dia somente a proteína para alcançar meu objetivo mais rapidamente? Tenho caminhado(menos do que deveria) pela manhã 40 minutos ou mais, sei que preciso diariamente…..mas sei que vou chegar lá, tenho o conhecimento desta importância.
      Aguardo sua orientação e parabéns pelo site, um belo conteúdo.

      Obrigado.
      Alexandre Aboarrage

      • Rodrigo disse:

        Sugiro que ingira carboidratos na forma de legumes para contrabalancear isso um pouco. Tudo que vem rapido vai ir rapido tambem, nao esqueca.

        Abracao!

    39. Rafaela Labrujó disse:

      Olá Rodrigo, tenho a vida muito corrida, gostaria de saber se posso ter tabletes de polenguinho ligth no lugar de proteina fora do almoço e jantar?

    40. Bruno Miranda disse:

      Olá, Rodrigo!

      Estou assíduo no processo dos dez dias.
      Lendo o presente texto concluí que meu consumo de proteínas é muito baixo.
      Minhas dúvidas são:

      1. Pessoas obesas (meu caso) podem consumir whey protein?
      2. Você sugeriu: “Calcule quanto de proteína equivale a 30% da sua dieta diária.” Como faço isto?

      Abraço,

      Bruno

    41. Thallita disse:

      Rodrigo

      Eu não entendi o que significa 40/40/20??? Me explica.

    42. Cintia disse:

      Ooooi Rodrigo!!

      Poderia dar uma dica de várias proteínas em todas as refeições?
      Como comer proteina de 3 em 3 horas?

      Obrigada

    43. luziane disse:

      oi Rodrigo, estou meio que perdida, não tenho conseguido fazer todas as leituras, não sei usar esta planilha, tem uma dieta a seguir?por favor me explique
      um abraço

    44. Letícia disse:

      Oi, Rodrigo

      Mudei meus hábitos alimentares e de vida há dois meses e já perdi 7 quilos! o/ … Adorei os artigos e me inscrevi no programa do desafio..

      Minha dúvida é a seguinte: gelatina (normal ou diet) é uma boa fonte de proteínas para o consumo diário necessário pelo organismo contando com o esquema 40/40/20?

      No seu aguardo!

      Abraço!!!

    45. Andréa disse:

      Olá Rodrigo muito bom o artigo, muito sucinto e prático!
      Só não entendo porque pessoas e vejo que vc também recomenda tomar o whey com leite ;s
      Se eu compro uma proteína diferenciada, de alta disgestibillidade, não faz sentindo eu misturar com leite, vc não acha??
      Abraço e Sucesso!!

    46. Debora disse:

      Olá Rodrigo, tudo bem??

      Primeiramente gostaria de te parabenizar e agradecer por seu site e todos os seus esclarecimentos! Nem terminei o desafio dos 10 dias ainda e já me sinto muito diferente!!!

      Tentando balancear minhas refeições me deparei com um problema: trabalho numa empresa judaica kasher, onde todas as refeições são servidas internamente e não é permitido levar alimentos de fora, a não ser frutas. Sou “obrigada” a fazer pelo menos uma refeição por dia lá, o lanche da manhã, pois senão ficaria muitas horas sem comer. Porém, muitas vezes esse lanche é composto de pães brancos, algum tipo de queijo, geralmente mussarela, e alguma fruta. Muitas vezes nem o queijo vem, acaba vindo geléia… Péssima opção!!!

      Gostaria de saber na sua opinião de que forma eu poderia “driblar” da melhor maneira possível esse lanche calórico e cheio de carboidratos! Penso no queijo como fonte de proteína mas me preocupo com sua gordura… Comer só a fruta e mais nada como forma de conter a ingestão calórica??? HELP!

      Obrigada e grande abraço!!

    47. Midiã disse:

      Boa noite Rodrigo, tudo bem? Primeiramente quero lhe agradecer por ter me respondido!! Vi no site que uma boa opção de proteína é a do leite e derivados! certo? mas o que faço se eu tenho intolerância a lactose? olha todo dia leio seus artigos!! aaamoooo!!!!

      Um Abraço

    48. ingrid raíssa disse:

      vi uma dieta em que nos lanches (manhã e tarde) ele tomava casein, ao invés de alimentos; vc recomendaria isso tb?
      ou o whey é melhor?? objetivo: perder peso, sem perder os músculos;

      • Geosh disse:

        Ingrid, se você consumir apenas proteína, seu corpo a utilizará como forma de energia. Suplementos são uma boa para facilitar a absorção de certos nutrientes, não pra substituir sua alimentação. Proteína por si só é apenas proteína.

    49. Daniela disse:

      Rodrigo,
      mesmo sem conhecer qual é a sua formação acadêmica, não acho ético manter orientações nutricionais que não sejam individualizadas. Neste assunto que você aborda, proteínas, ele é de domínio de um nutricionista, não de um médico ou educador físico.
      O que me chamou atenção no texto (e me assustou!) foi que, ao contrário do que você afirma, proteína demais faz mal sim! E quando eu falo “demais”, estou falando da ingestão de mais de 1,2 g/ptn/kg, sem considerar quadro clínico do paciente ou atividade física do cliente.
      A alimentação atual já é rica em proteínas e uma pessoa que não esteja com a saúde abalada, chega facilmente a 1,2 g de ptn por kg de peso. Assim sendo, a indicação de uma suplementação, sem conhecimento específico da clientela, é perigoso!
      Trabalho com pacientes renais em tratamento conservador, diálise e transplantados. Um dos principais aceleradores da perda da função renal é o consumo excessivo de proteína.
      Deixo aqui meu alerta para aqueles que desconhecem a sua taxa de filtração glomerular e usam proteína (via alimentação ou suplementação) indiscriminadamente.

      • Rodrigo disse:

        Exato Daniela, obrigado por sua valiosa colaboracao.

        Tudo aqui, realmente, eh de carater educacional e informacional. Tento compartilhar o que ha de melhor na area, porem, SEMPRE iremos pecar em algo ao tentar ampliar a abrangencia (generalizacoes jamais sao perfeitas).

        Sempre digo e reitero aqui a importancia de sempre se consultar com um profissional licenciado na area antes de resolver tentar alterar qualquer coisa, seja na alimentacao ou nos exercicios.

        Para mais detalhes, favor verificar os termos de uso do site! http://www.emagrecerdevez.com/termos-de-uso

        Um abraco,
        Rodrigo

    50. Vanessa Cruz disse:

      Ola Rodrigo

      minha duvida e exatamente sobre proteina e Rins. Ja tive pedra nos rins e passei 5 anos sem ter. Comecei fazer uso de Herbalife e com +- 1 mes e meio tive outra pedra. Depois descubrir que a herbalife é so proteina. Minha pergunta é como posso saber o ideal de proteina para nao prejudicar o rins?

      • Geosh disse:

        Olá, Vanessa! No seu caso é melhor procurar acompanhamento profissional, não acha? Sou sempre a favor do experimentalismo, menos quando envolve riscos pra saúde!

    51. Leonardo Naschpitz disse:

      Boa Tarde Rodrigo,
      Você citou acima o seguinte: “Quando você opta por uma dieta alta em proteínas e deixa os níveis de carboidratos muito baixos ou praticamente elimina-os, o corpo recorre aos seus tecidos magros (músculo) para conseguir a energia necessária (glicose).”
      Minha dúvida é o seguinte: Neste caso, em uma dieta rica em proteínas e com níveis muito baixos de carboidratos, o corpo não optaria por “queimar” primeiro a gordura, antes de “queimar” o próprio músculo para obter energia necessária tanto para digestão, sínteses e demais funções??? Isto não seria bom para quem quer perder aquelas gordurinhas localizadas? Creio que uma dieta pobre em carboidratos seja mais perigoso para quem já é magro, não tendo gordura suficiente para suprir em energia o próprio músculo. Obrigado!

      • Geosh disse:

        Olá, Leonardo! se você mantiver um consumo muito baixo de carbs(de 0 a 50g) por dia, o corpo vai ter que recorrer aos tecidos pq o fígado sozinho não vai conseguir produzir glicose suficiente e você entrará fortemente em ketogenese (que vai queimar gordura sim) já com um consumo de 50 a 150g de carbs esse processo vai ser mais ameno e o corpo não precisará recorrer tanto as reservas musculares. Obrigado!

    52. Leonardo Naschpitz disse:

      Rodrigo,

      Só para complementar o assunto acima… Onde estudei (Colégio Bahiense), aprendi nas aulas de Biologia que para obter energia o corpo recruta primeiro os carboidratos, na escassez deste, na sequência recruta a gordura como fonte de energia, e por último a proteína dos nossos tecidos magros. Mas este último ocorre principalmente em casos graves de desnutrição, ou ainda, em uma dietas desbalanceadas, pobre em aminoácidos essenciais, não sendo suficientes para garantir ao menos a manutenção da massa muscular. Para quem malha esta situação se torna ainda pior. Meu pai é um grande médico, membro de sociedades de sua especialidade, e cresci ouvindo muitas orientações, inclusive sobre este assunto, sempre tive uma educação alimentar. Gosto deste assunto, e também sou um pesquisador como você, e confesso que a sua afirmação me deixou um pouco confuso (não estou julgando, apenas gostaria de seu esclarecimento). Não sou a favor de praticamente evitar o carboidrato. Devemos consumir um mínimo de carboidrato complexo, pois eles carregam outros nutrientes importantes para o corpo. Mas eu concordo com alguns nutricionistas, e especialistas em medicina esportiva, que para quem está acima do peso, no começo deve reduzir bastante os carboidratos, priorizar mais a proteína e as fibras até atingir o peso ideal. Depois pode consumir um pouco mais (moderadamente) de carboidratos de qualidade, sendo possível manter a boa forma. Por experiência própria, houve uma época em que estava um pouco acima do peso, e obtive excelentes resultados com ganho de massa magra (malhando), e perda de gordura, reduzindo os carboidratos, e consumindo um pouco mais de proteína.

      • Geosh disse:

        Exatamente, Leonardo! O que acontece é uma depletação dos estoques de de glicogênio musculares, o que vai impactar no recrutamento muscular e disparar uma resposta adaptativa na diminuição da massa(o corpo vai priorizar de acordo com o estímulo recebido) e é mais evidente pra quem malha. O que acontece é que com o consumo excessivo de carbs nós perdemos receptores de insulina nas celulas musculares, o que nos deixa mais vulneráveis a estocar essa glicose apenas na forma de gordura. como a insulina e o glucagon são antagônicos, o organismo não consegue extrair a gordura das reservas e como acabou de guardar a glucose na forma de gordura, fica sem ter de onde tirar mais glucose. É ironico né? ao tomar uma dose grande de açucar você vai estimular um starvation mode que levaria de fato semanas pra acontecer. É por isso que pessoas com obesidade mórbida não apresentam a massa muscular esperada de quem carrega tanto peso extra o dia todo!

    53. Leonardo Naschpitz disse:

      Olá Geosh, obrigado. Eu vou pesquisar mais sobre o processo que me explicou. E aí Rodrigo? O que você pode nos dizer sobre isto?

      • Rodrigo disse:

        Fala Leonardo! O Geosh estara cuidando mais desta parte de comentarios do site. Pode confiar no que o Geosh diz que ele tem o selo de qualidade Emagrecer de Vez hehehe…

        No momento, estou focando muito no desenvolvimento do meu novo livro aqui no Emagrecer de Vez.

        Grande abraco,
        Rodrigo

    54. Leonardo Naschpitz disse:

      Geosh,
      Então o “Starvation Mode” também pode ser ativado pelo excesso de açúcar? O Rodrigo diz que o “Starvation Mode” é um mecanismo que o corpo ativa para reduzir o metabolismo quando a dieta é muito restritiva.

      • Geosh disse:

        Sim! a insulina em excesso inibe o glucagon, e se você nao tem como tirar açucar do sangue (vc acabou de tirar) e nem gordura das células de gordura, O efeito é como se vc tivesse a vários dias sem comer. Você já se sentiu cheio e com fome ao mesmo tempo?

    55. Leonardo Naschpitz disse:

      Geosh,
      Suponhamos que mantemos uma dieta pobre em carboidratos, mas em compensação alta em proteínas. Se o corpo começar a utilizar a proteína, porque ele prefere utilizar a dos músculos em vez da proteína que estamos comendo?

    56. Leonardo Naschpitz disse:

      Boa Noite Goesh!

      O Whey Protein pode me proteger contra o catabolismo, mesmo em uma dieta bem restrita em carboidratos?

      abraço,

    57. Gabrielle disse:

      É aconselhável a ingestão de proteínas a cada 3 horas
      A cada 3 horas, em refeições menores, como uma maçã, uma fatia de abacaxi, uma barra de cereais, os quais não são boas fontes de proteína.
      É mais fácil ingerir proteínas nas refeições maiores como no café-da-manhã, almoço e janta.
      Quais alimentos vocês sugerem nessas refeições menores?
      Frango ou queijo de 3 em 3 horas mesmo???

    58. Jessica Arndt disse:

      Cara, você é incrível! Só tenho a agradecer pela ajuda que voce está me proporcionando! :)

    59. Paula disse:

      Rodrigo, eu sou extremamente alérgica à lactose e à carne vermelha. Então, tenho investido em leite de soja, filé de frango, tofu e ovos. Soja é confiável?
      E parabéns pelo site, que é fantástico. Estou conseguindo atingir os meus objetivos graças à ele, em pouquíssimo tempo :)

      • Geosh disse:

        Olá Paula! Soja é controversa, viu? se por um lado ela possui muita proteína, a biodisponibilidade dessa proteína é mais baixa, você precisa dos aminoácidos de outras proteínas pra absorvê-la. Por outro lado é o grão de índice glicemico mais baixo, seria, em teoria, uma excelente fonte de carboidratos. Acho que esse assunto merece um artigo heheh. Mas se você pode consumir carne branca, tofu e ovos, eu diria que “tá tudo bem, tá tudo certo!”

    60. Mariana disse:

      Posso iniciar a diminuição por 40/40/20? Quero emagrecer mais rápido, mas claro, sem maluquices, deve iniciar por essa divisão?

      Outra dúvida, não é possível conquistar massa magra e ao mesmo tempo queimar gordura (perder peso)? =S

      • Geosh disse:

        Olá Mariana! Considerando que você esteja bem de saúde e que se adapte a essa divisão, eu sugeriria pelo menos uma tentativa sim. É possível manter e ganhar um pouco de massa enquanto se perde gordura sim. Claro que se você tiver numa dieta de bulking(visando meramente o ganho de massa), esses ganhos de massa serão muito mais substanciais, assim como os ganhos de gordura.

    61. Mariana disse:

      Obrigada pela resposta! =)
      Estou começando a me adaptar a calcular as quantidades de carboidrato, proteínas e gorduras. Calorias sempre tive a mania e é mais fácil de contar, mas nada que com o tempo não fique mais fácil!Parabéns pelo site!

    62. Gabriela disse:

      Rodrigo,

      Se eu tomar um copo de leite desnatado antes de dormir, estarei consumindo proteina para me manter em estado de queima de gordura, como se consumisse casein? Posso manter esse habito sem prejuizo a dieta? Grata

      • Geosh disse:

        Gabriela, Melhor seria consumir uma proteína de alta qualidade (peito de frango, salmão, atum, por exemplo) e carboidratos vegetais + gorduras boas. No geral eu sempre tive melhores resultados reduzindo laticínios!

    63. Heloísa disse:

      Olá Geosh e Rodrigo,
      Obrigada pelas dicas no site e todas as informações, são muito boas e incentivam bastante!
      Gostaria de saber qual a diferença entre proteinato de calcio e o whey protein.
      Tentei achar na web, mas não tive muita sorte. Ou melhor, achei vários sites que não sei se dá pra acreditar.
      Vocês poderiam explicar ou postar um artigo sobre?
      Valeu!!!
      Abraços

      • Geosh disse:

        Olá Heloisa. Se não me engano o proteinato de calcio é baseado na proteína da soja, que a menos que tenha outros aminoácidos é uma proteína biologicamente inferior ao whey protein. Whey protein é uma proteína de alto valor biológico(o corpo consegue absorver de maneira eficaz e razoavelmente rápido. por isso é tão recomendado pra refeição pré/pós musculação.

    64. Amanda disse:

      Olá Rodrigo,

      Parabéns pelo trabalho!!! Tenho uma duvida: Estou iniciando a dieta da proteína e nela está incluso o Whey Protein, gostaria de saber q tipo de Whey devo comprar…o isolado ou concentrado?

    65. Laís Ferraz disse:

      Rodrigo amei a matéria,está suuper bem explicada,mas eu tenho uma dúvida que não quer calar: a partir de quantos anos se pode tomar o whey protein,ele atrapalha no crecimento?Obrigada pela atenção,e parabéns pelo sucesso!!!

    66. Giovanna disse:

      Olá Rodrigo
      Primeiramente parabens pelo site. Conheci hj e ja li mt materia boa sobre emagrecer ja que preciso perder 15 kg!!
      Sobre a caseina fiquei com uma duvida: Em uma das minhas tentativas de emagrecer eu fui em uma nutricionista que pediu pra eu tirar td o que fosse derivado ou contivesse leite deviso a caseina. A explicação dela é que nao possuimos enzimas para digeri-la e com isso a absorção de nutrientes seria deficiente no intestino pela formação de muco.
      Agora fiquei curiosa em relação a isso. O que vc poderia me dizer?
      Obrigada

      • Geosh disse:

        Olá Giovanna! Algumas pessoas realmente tem alergia á caseína, intolerância a lactose, etc. Mas também acredito que isso seja pessoal. No meu caso, minha vida literalmente mudou depois que deixei os laticínios de lado. Recomendo que faça testes e veja como você se sente! Eu me sinto muito melhor!

    67. Rafael Gama de Lima disse:

      Ola Rodrigo primeiramente quero lhe agradecer por partilhar sua experiencia que e concreta e eu sei que perderei meus 40 Kl ,Rodrigo a unica duvida minha ate agora no momento e que eu nao sei o quanto de calorias eu tenho que consumir por dia para perder peso nos artigos falam em manter o peso mas eu quero e perder peso essa e minha duvida eu tenho que consumir menos caloria que deu na minha calculadora se vc puder me ajudar eu vou enviar o meu peso que e 134 ,altura 1.89 ,idade 32 anos ai deu DCE 3667 se puder me ajudar eu agradeço muito obrigado estou agora no quinto dia tirei fotos mas depois eu sei que eu irei postar fotos como outra pessoa,.

      • Geosh disse:

        Olá Rafael, Para perda de peso usando as calculadoras o ideal é reduzir de 20 a 25% esse número. Atente-se também para os carboidratos que você ingere e sobre o índice glicêmico deles!

    68. Silvino Bastos disse:

      olá Rodrigo e Geosh,
      estou simplesmente adorando os 10 dias de acompanhamento que estou fazendo com vc. Estou fazendo programa de emagrecimento e estou com 116.5kgs [ainda n me pesei essa semana e estou no 5º dia do programa]
      Gostaria de tirar duas dúvidas:

      Como fico na faculdade o dia todo, barras de cereal são minha principal opção de alimento a cada 3 horas. Sempre opto pelas que não vem com chocolate, geralmente são de banana com mel ou castanhas, possuem em geral 84 kcal . Gostaria de saber se:
      1- Uma barra de cereal a cada 3 horas basta para manter o corpo no estado anabólico.
      2- se elas possuem uma quantidade aceitável de proteína. Se não, o que poderia substituí-las.

      Muito obrigado! :D

      • Geosh disse:

        Olá, Silvino! Que bom que você tá curtindo o processo de 10 dias! Foi uma das melhores idéias do Rodrigo até hj! Quanto as barrinhas, vamos lá: No geral o efeito do alimento no organismo vai além de sua quantidade calórica. Por exemplo, grande parte da composição das barrinhas é carboidrato simples e açucar, o que vai ter um efeito rebote sobre a sua insulina e te deixar com fome. http://emagrecerdevez.com/as-verdades-que-todos-deveriam-saber-sobre-insulina. E no geral elas não tem muita proteína não! Disponha!

    69. Patricia Monerat disse:

      Olá, estou no segundo mês de musculação e comprei o Total Protein, vi muitos relatos de que ele não vale nada, realmente ele é tão ruim assim?
      Obrigada..

    70. alexandre disse:

      Rodrigo, só uma observação: PROTEINA DEMAIS FAZ MAL SIM principalmente para os RINS e posteriormente ao fígado, existem vários relatos e pesquisas que o excesso sobrecarrega os rins, principalmente em mulheres que costumam ingerir pouca água….

    71. Alexandre disse:

      Geosh, a grande sacada é que consumir proteína em grandes quantidades sem a devida ingestão de água, com certeza todo excesso é prejudicial, por isto sempre aconselho às pessoas começarem a beber no mínimo 3 litros/dia de água e dependendo da proporção de ingesta de proteína, aumentar proporcionalmente.
      Já vi casos de pessoas irem parar no pronto socorro com sérios problemas renais e a única mudança alimentar foi o aumento de proteína, principalmente através de Whey, eu particularmente tomo e nunca tive problema algum mas sempre associando a ingesta de água proporcionalmente.
      A maior dificuldade de quem busca resultados para melhorar sua qualidade de vida é não cair nas armadilhas da “falta de bom senso” e querer por o carro na frente dos bois… é por estas e outras razões que tenho indicado a muitas pessoas o trabalho do Rodrigo com o site.

      • Geosh disse:

        Olá Alexandre!!! Interessante isso! Eu quando consumo albumina ou whey sempre penso na quantidade de água que aquela quantidade de proteína vai precisar pra ser digerida pelo meu organismo! Pq o pó em si é muito seco!!! Hoje em dia eu só uso whey no pré/pós treino as vezes e te digo, cuidando bem da ingestão de proteína ao longo do dia eu tenho quase os mesmos resultados. É interessante que existe uma vertente nova que diz que uma vez que você estiver numa alimentação mais natural ao que seria comum antes da agricultura, os mecanismos de sede passam a funcionar melhor. Notei que eu sinto mais bem mais sede quando grande parte da minha energia vem de gordura, Mas em contraste com quando sinto sede depois que me alimento de grande quantidade de carbs + comidas muito doces e salgadas, eu bebo água e me sinto hidratado depois! Obrigado por compartilhar suas experincias com a gente! Isso é muito bom!!! Obrigado por indicar o Emagrecerdevez também, Alexandre!

    72. Proteína em excesso faz mal SIM! Pode acarretar problemas renais e hepáticos seríssimos.
      Cuidado com as dicas que está dando!

      • Geosh disse:

        Olá Letícia! Superar a quantidade de proteínas recomendada pelo FDA com uma alimentação balanceada é no mínimo improvável! Pra isso precisaríamos de um excesso enorme de alimentos que até o mais disposto dos fisioculturistas teria problemas em se motivar pra consumir. Claro, se for pra abusar de suplementos é fácil cometer excessos, mas isto também vai contra o bom senso, não é?

    73. Cristina disse:

      Aiii Rodrigo!Mal te conheço e já queria poder te dar um abraço bem apertado!É isso, me tornei sua fã..sobretudo da sua disposição em ajudar e sinceridade…não me interessam o que você pode ganhar com isso, me interessa o maravilhoso trabalho social que está fazendo, com essas verdade sociais sendo compartilhadas!CARA,PARABÉNS!Muito material de qualidade, estou me sentindo uma profissional me especializando em seu site!To viciada em ler todo diaaa, passo umas 4 horas aqui no emagrecer de vez e tenho citado ele como link de fonte no meu blog.
      Estou sofrendo um mega dilema, te encontrei no momento que eu chamaria IDEAL, pois a decisão foi tomada antes de eu ler o desafio do 1º dia!Mas meu histórico não é bom!(Preciso conseguir resumir a história para contar com sua ajuda_E espero muito conseguir)Desde 10 anos sofro com excesso de peso!Cheguei ao limite de 125kg fiz redução bariátrica.Eliminei 30kg pela cirurgia, logo depois tive q fazer dieta mesmo e malhar para perder um pouco mais, e cheguei ao limite máximo de 80kg(o ano mais feliz de minha vida)Mas durou só um ano!Começou tudo de novo, e ntre platõs, sanfonas e io iôs…cheguei a 103 kg de novo em set passado!Começou a DECISÃO!Primeiro passo estava ok, o segundo nem tanto!O COMO!Fiz dieta protéica, restringi carboidratos de todo tipo por quase um mes…depois voltei a consumir apenas os carboidratos bons (Ainda evito ao máximo os refinados)Mas o dilema é: Isso foi a 4 meses atrás.Eliminei 16kg com esse processo, caminhei MUITO(Até 5hs por dia já caminhei) durante 3 meses, e caí no plato por cerca de um mes…decidi mudar, mas acontece que, sei que meu metabolismo ficou lento,e estou decidida a atacar os depósitos e queimar gordura E NÃO MASSA MAGRA MAIS!Socorro, porque, como eu agora posso aumentar minha ingestão calórica sem engordar?Sei q minha dieta está baixa!Começei musculação á 2 dias= Caminho meia hora até a academia, treino por 1 hora, e retorno andando, onde tento fazer 5 sessões de HITT(desde que você me ensinou).Como agora deletar do meu corpo o processo de ter se adaptado a queimar pouco?Como reformular um cardápio e comer mais, sem ganhar o peso eliminado?Tenho estado numa luta tremenda como pode imaginar, apenas para manter!Praticava dia do lixo, estou tomando oleo de cartamo com cafeína e shakes naturais que faço com banana, chia, farelo de aveia e linhaça dourada!Sei que fui extensa!Mas imploro pelo teu aconselhamento ;) Desde já, muito obrigado!

    74. Renata Freitas disse:

      Olá,

      Muito rico o site, PARABENS!
      Nao consegui chegar ainda onde encontro uma sugestao do que ingerir nos horarios chaves café etc… proteinas no café? como?
      Outra coisa sobre exercicios fisicos musculaçao vi que é o melhor, chego em uma academia e digo o que?
      Abraços
      Obrigada
      TEnho 32 anos tem 1 ano de pos parto e 10 quilos de sobrepso IMC 28

      • Geosh disse:

        Renata! O primeiro passo é esquecer as tradições! Eu gosto de ovos no café da manhã, mas poderia muito bem ser atum, ou peito de frango! ou até mesmo um corte de boi!
        Os melhores resultados de mudança na composição corporal vem da musculação para hipertrofia! Diga que você quer malhar pra ficar bombada. Não se preocupe, você não irá ficar, mas irão te passar o treino certo!

        Abraços!

    75. Ana Paula disse:

      Olá Rodrigo! Tenho um grande problema, não como carne vermelha, nunca comi, nunca gostei, carnes brancas eu como, mas não por gostar muito, mas por ter consciência de que preciso comer. Para piorar tenho alergia de leite e todos os seus derivados, não posso comer nada que tenha leite. Existe algum suplemento proteico que tenha outra origem senão o leite? Sou magra, mas treinava uma média de 6 hrs por dia quando trabalhava com circo e há dois anos estou sedentária… Queria meu corpo de volta e resolvi buscar informações para otimizar os resultados, sei que não posso mais treinar tanto tempo nem fazer o que fazia…
      Parabéns pelo site e iniciativa! Estou no quinto dia e adorando!
      Obrigada!

    76. Jéssica disse:

      Bom dia!
      Estou no 5º dia do desafio e não entendi bem sobre a alimentação para perda de peso (gordura) 40/40/20. Tenho 30 anos, peso 59 kg e quero ficar com 52kg.
      Quero saber qual o método seria melhor para mim acumulo muita gordura nas coxas e quadril mas tenho características médias de ectomorfo e mesomorfo.

      • Geosh disse:

        Olá, Jéssica! Por observação percebo que ectomorfos tem uma capacidade melhor de lidar com carboidratos do que meso/endomorfos. Acho que cabe a você experimentar com essas proporções e ver como seu corpo reage. Aproveite essas características de meso e faça musculação! Os resultados costumam ser muito rápidos! Abraços!

    77. Mauricio Pietrobelli disse:

      Rodrigo e Geosh
      Estive procurando whey protein e na pesquisa dei uma olhada em proteina isolada de soja.
      As pesquisas que fiz disseram que é uma proteína completa, gostaria de saber se realmente é uma boa opção de proteína?
      Desde já
      Obrigado

      • Geosh disse:

        Olá, Maurício! Depende do seu objetivo. A menos que exista alguma modificação ou adição de outra proteína, não vejo porque a PIS se tornaria uma opção de alto valor biológico. Acredito que pra pré/pós hipertrofia nada se compare a whey, porém, pra suplementação proteica no geral albumina seria uma opção mais em conta.

        • Mauricio Pietrobelli disse:

          Não estou fazendo hipertrofia, seria para suplementação proteica mesmo.
          Então vou comprar albumina mesmo.
          Obrigado
          E sucesso com este super projeto que vocês estão gerindo, muito sucesso!

    78. Érica disse:

      LEITE DESNATADO sem açúcar e sem adoçante na hora do lanche serve como a fonte de proteína?

    79. danniele disse:

      Olá rodrigo tenho 31 anos tenho 1,74m e estou pesando 76kg, queria perder uns 10kg e ganhar músculo isso é possível e em quanto tempo… estou cohencendo seu programa de emagrecimento agora o que vc me aconcelha???

      • Geosh disse:

        É sim, Danielle! Um pontapé inicial seria nosso curso em vídeo, é gratis e vc recebe uma aula por email todo dia, durante 7 dias! Espero que você goste! Pra se inscrever é no banner que aparece no topo da página, embaixo da nossa logo.

    80. Tatiana Rohricht disse:

      Ola Rodrigo e Geosh,

      Estou no 5o dia do desafio, e apesar de ja ter lido quase todo o site de vcs, respeitei o desafio e li esse artigo de novo, dessa vez fazendo as anotacoes :)

      Enfim, estou com um pouco de duvida, pq no video que vi primeiro, vc dizia para evitar os carbs e se concentrar nos fibrosos: legumes e verduras, ja em outros lugares eu vi vc sugerir os complexos tb, arroz integral, etc…e agora nesse artigo vc diz pra nao focar em uma dieta low carb, eu fiquei meio sem saber o que fazer, ou seja, quanto de carb tem os legumes mais ou menos em gramas?

      Outra duvida que eu tenho eh em relacao das vantagens das gorduras boas, pq elas sao muito caloricas e ai na calculadora percebo que tenho que reduzir o consumo de comida pra incluir gorduras, como o azeite de oliva na salada, por ex.

      E outra duvida ainda na questao de ganhar massa, vc diz que o corpo precisa de musculos pra queimar mais calorias, mas eu nao queria ficar musculosa, aumentando a quantidade de proteina, tem perigo de ficar muito musculosa? Como evito isso? Pois faço musculacao (na verdade aula de body pump) de 2 a 3x por semana.

      • Geosh disse:

        Ei, Tati! Então, vamos lá:
        Você tem várias soluções e possibilidades. Na primeira você come carboidratos simples. Na segunda você come os complexos/integrais. É uma melhora, mas não é o que hoje consideramos a melhor alimentação possível. Cada um acaba se encontrando ou consegue ir só até determinado degrau nesse processo. Legumes e verduras tem bem pouco carb. Eu diria que deve ser algo em torno de 10% do peso e olhe lá, tatiana. Você tem que consumir uma quantidade generosa deles pra chegar aos 100g de carb. Já as gorduras boas, eu acho que se você controla os carbs, pode sim ter mais liberdade pra incluir as gorduras boas. Mantendo a glicemia baixa elas dificilmente vão ser armazenadas na forma de gordura. Pode malhar e consumir sua proteína tranquila. Temos até um artigo sobre isso!
        Abraços!!!

        • Tatiana Rohricht disse:

          Oi Geosh, obrigada pela resposta…eu posso entao continuar com o arroz no almoço? Ontem eu almocei só carne, couve-flor, vagem e alface…eu senti muita fome durante o dia…de tarde eu comi duas castanhas e antes de ir pra academia, uma ameixa e na janta, depois da academia eu comi um omelete, mas parece que nada do que eu comia matava a minha fome, seria a falta do carbo?

          • Geosh disse:

            Se você sentiu muita fome, significa que algo está errado. Eu adicionaria um outro carb menos glicêmico no lugar do arroz. Talvez uma concha de feijão ou lentilha, junto de uma boa quantidade de legumes, verduras, carne e gorduras boas.

            • Tatiana Rohricht disse:

              mas o arroz eu só como integral, ontem comi arroz integral (uma colherzinha), feijao (uma concha), 2 pedacinhos pequenos de bife (nao botei muita carne pq ja tinha botado charque e couve dentro do feijao), vagem e couve flor (mais ou menos 1/3 do prato – apesar do meu cachorro ter ficado pedindo e eu dei quase metade da vagem pra ela ai nem sei quanto comi) deu um prato razoavel, mas passei o dia super tranquila ;)

    81. Júnior disse:

      Olá !.

      ” Quando você opta por uma dieta alta em proteínas e deixa os níveis de carboidratos muito baixos ou praticamente elimina-os, o corpo recorre aos seus tecidos magros (músculo) para conseguir a energia necessária (glicose). ”

      Não entendi essa parte, se as proteínas são pra deixar o corpo em estado de anabolismo, por que se você comer uma alta quantia de proteínas (anabolismo) e pouco de carboidratos, você ainda assim vai ficar com catabolismo? As proteínas não servem pro anabolismo? Por que nesse caso não funciona?

      Aguardo resposta. Obrigado

      • Geosh disse:

        Olá, Júnior. Porque seu corpo vai ter que tirar energia de algum lugar. Se você não tem uma boa ingestão de carboidratos de legumes/verduras e gorduras boas, apenas proteína seria sim catabólico, principalmente se for uma proteína magra.

    82. Suellen disse:

      Olá, gostaria que você me esclarecesse uma duvida. Estou seguindo a dieta da proteína, hj é meu quinto dia e quanto a goma de mascar fiquei em dúvida se prejudica ou não a dieta, pois não tem açúcar mas tem 1,7 de carboidrato, derivado de polióis.

      • Geosh disse:

        Olá, Suellen. Se você está seguindo uma dieta restritiva de macronutrientes, sinto lhe informar, mas está fazendo um péssimo negócio!

    83. Viviane C O Pereira disse:

      Estou no 6 dia do processo, e estou c algumas duvidas, na verdade me perdi em meio dessas porcentagens… nao sei como calcular a quantidade exata de quanto devo consumir e o q consumir exatamente para chegar ao meu objetivo que e perder entre 13 e 15 kilos. Voce pode pensar que nao estou lendo seus emails, mais estou realmente c dificuldades de entender a pratica, tenho uma vida muito corrida, trabalho o dia inteiro, nao tenho horario de cafe, quando temos fome temos que comer rapido em no maximo 10 minutos, isso acaba atrapalhando pois nao ha concentracao para tomar o cafe. Depois tenho uma hra de almoco. Digo q estou c dificuldades de me concentrar no processo porque devido ao trabalho que ocupa a maioria do meu tempo tenho uma bebe de 2 aninhos e uma semi pre adolescete de quase 11 que me sugam totalmente o restante do tempo que me resta. Mesmo com essa correria estou no “alge“ dos meus 68 kilos destribuidos nos meus 1.50… nunca cheguei a tanto, minha alto estima esta no chao. Rodrigo me oriente de uma forma que eu possa colocar imediatamente em pratica. Como eu saber a quantidade exata para chegar la? Posso seguir o desafio dos 3 meses, seria o mais exato p mim. Que Deus te abencoe.

      • Geosh disse:

        Quer uma receita simples pra emagrecer, Viviane? Goduras boas+proteínas+carboidratos de verduras e legumes. É simples, mas é difícil seguir. Mas vale o esforço. O nosso desafio de 3 meses saiu do ar pra ser reformulado justamente pq demandava de calculos complexos demais pra ser executado. Abraços!

    84. sandra disse:

      Rodrigo, tudo bem?
      A retenção de líquidos é minha pior inimiga,sobretudo nas coxas e barriga.
      Uso pouquíssimo sal e bebo bastante água, além de fazer exercícios.
      Sinto uma tremenda resistência para eliminar o inchaço.
      Tem alguma explicação?
      Obrigada,
      Fique com Deus

      • Geosh disse:

        Olá, Sandra. a primeira alternativa é procurar um médico pra ver se isso tem alguma ligação fisiológica. Se tudo tiver bem, a segunda alternativa é ir olhando a sua alimentação e verificar o que te causa o inchaço. no geral os campeões são o glúten e os laticínios.
        Abraços!

    85. Thiago Nascimento disse:

      Olá! Faço exercícios aeróbicos logo após a musculação. Gostaria de saber se a ingestão de whey deve ser feita logo após o treino de musculação ou após os aeróbicos. Abs

      • Geosh disse:

        Aeróbicos após sua musculação vão interromper o seu estado anabólico e a liberação de cortisol pelo excesso de esforço provavelmente vai diminuir a sua massa magra, Thiago!

    86. CRISTIANE disse:

      OLÁ CANSEI DE SER GORDA, TENHO 1,58 M DE ALTURA E PESO HJ 90,500KG DEPOIS DA MINHA ULTIMA GRAVIDEZ PEDRI 12 KILOS, QUANDO ENGRAVIDEI EM JUNHO DE 2011 PESAVA 99KILOS MANTIVE OS 99 DURANTE 7 MESES DA GRAVIDEZ, CHEGANDO A 105,800 K NOS 9 MESES, OU SEJA AO DAR A LUZ EM MARÇO DE 2012 FIQUEI COM 88 KILOS, ISSO PORUQE SÓ CONSEGUIA COMER SALADA E CARNE, MAIS NADA, DE LÁ PRA CÁ ENGORDEI UM POUCO MAS NÃO QUERO VOLTAR A TER 99 KILOS DE JEITO NENHUM, ENTÃO RESOLVI COMER O QUE COMIA DURANTE A GRAVIDEZ CARNE/FRANGO E SALADAS, CREIO QUE ISSO VÁ ME AJUDAR, TAMBEM VOU COMEÇAR AOS POUCOS FAZER CAMINHADAS, POIS DETESTO EXERCICIOS, HJ DE MANHÃ ESTAVA COM 90,500K VEREMOS DAQUI A UMA SEMANA, A SALADA QUE MAIS ESTOU INGERINDO É ALFACE, COMO BIFE, FRANGO SEM PELE, OVO( OMELETE SEM OLEO) QUEIJO, PRESUNTO MAGRO E LEITE SEMIDESNATADO, VEREMOS NO QUE DÁ, SE VC TIVER ALGUMA DICA EU AGRADECERIA.

      CRISTIANE DE PORTO ALEGRE

    87. Danielle disse:

      Ola Rodrigo e Geosh,
      Por favor me tirem uma duvida, quero ganhar massa magra e emagrecer.
      Estou tomando whey protein, no lanche da manha e no lanche da tarde.
      Faço academia (levantamento de peso + HIIT) depois do lanche da tarde, as 17hs.
      O que tomo ou como, 30 min depois do treino? Ou ja vou jantar, uma refeiçao balançeada? Agradeço! O seu site me ajuda muito!

      • Geosh disse:

        Danielle, o ideal seria você tomar essas 2 doses de whey antes e depois do treino, e consumir uma proteína de alta qualidade que levasse mais tempo pra ser digerida no lanche da manhã. Ovos ou peito de frango, por exemplo. Jantar depois pode ser uma boa idẽia tambẽm, jã consumir uma proteĩna que vã lhe nutrir um bom tempo depois do treino.
        Disponha!

    88. Danielle disse:

      So para constar que a whey que tome é a concentrada! :)

    89. Danielle disse:

      Muiitoooo obrigado pela resposta!
      Me ajudou muito.
      Parabens pelo site! É maravilhoso, com ótimos artigos… enfim, informaçao de qualidade!!!!
      fiquei muito feliz por encontrá-los!
      Abraçosss :)

    90. Nathália disse:

      Oi Rodrigo, tudo bem?
      Sou estudante de Nutrição e estou gostando muito do site, muito mesmo!
      A verdade é que as pessoas devem saber mesmo como o corpo funciona, e não simplesmente seguir dietas que os nutricionistas passam!

      Estou com uma questão aqui, que pode parecer meio boba. Eu sei que os lanches deveriam ter uma proteina de qualidade, apesar de a maioria das pessoas comer apenas uma fruta ou barras de cereal. Mas como você sugeriria colocar essas proteinas nos lanches? Iogurtes, algo assim? Estou dizendo no sentido de nao alterar nossos habitos alimentares regionais (por exemplo, não é comum comer ovo no lanche).

      Obrigada!!

      • Geosh disse:

        Infelizmente, nem sempre da Pra se prender aos hábitos regionais, Nathalia, As vezes é preciso romper com o tradicionalismo, ou se inspirar em hábitos de outras épocas ou regiões. O tradicionalismo as vezes é o oposto da consciência.

    91. MAGALI disse:

      Gostaria de saber se iogurtes são fontes de proteínas boas, e tmbém o que são gorduras boas? estou no inicio das leituras apesar de conhecer o site a tempos acho que estava sem aquela motivação que ele fala no começo, entao gostaria dessas informações…grata

      • Geosh disse:

        Gorduras boas são as gorduras que fazem bem pro nosso organismo, Magali. nos processos do corpo e como fonte de energia, também. Iogurtes é uma fonte de proteínas mediamente densa. Consideramos por aqui as melhores fontes de proteínas aquelas mais densas, como o peito de frango, por exemplo. Mas geralmente utilizamos desse paradigma de proteína de qualidade pro objetivo de hipertrofia!

    92. PRI disse:

      oLA ESTOU FAZENDO A DIETA DA PROTEINA E GOSTARIA DE SABER SE POSSO COMER GELATINA DIET COM CREME DE LEITE??

    93. Priscila disse:

      Obrigado, amanha faz um mes..e emagreci 6 kg…e comi pão esse fds..:(
      bjus

    94. leni disse:

      Boa noite, começei o regime da proteina, mas se eu paro uns 2 dias a engordo uns 3 kg, e nao consigo perder barriga..oque eu faço?

      • Geosh disse:

        Parece melhor largar essa dieta, Leni! é mais sustentável uma dieta que tenha proteínas, gorduras boas, e carbs de verduras e legumes!

    95. Adeliza disse:

      Quero a tabela dos principais alimentos e suas cargas protéicas, mas o link para download não tá funcionando e não encontrei em outro lugar, me ajuda, Rodrigo?

      • Adeliza disse:

        Posso contar c vc então, Geosh?

        • Geosh disse:

          Adeliza, O desafio de 3 meses saiu do ar! em todo caso no artigo tem as principais fontes de proteína(carne, ovos e laticínios) e as quantidades médias por 100g

          • Adeliza disse:

            Valeu Geosh. To chegando agora, peguei o bonde andando, né? rsrs. Mas, MUITO OBRIGADA por todo esse trabalho maravilhoso que vcs fazem.

          • Adeliza disse:

            Ah! Só queria registrar que já li muitos dos seus artigos, estou no 6º dia do processo de 10 dias, já estou notando diferenças, não me sinto tão faminta como antes e muito mais bem disposta. E dá-lhe batata doce! Nada de arroz e feijão e estou me sentindo muito bem.

    96. pollyanna disse:

      rodrigo qro uma ajuda sua nao to conseguindo fazer os calculos estou muito atrapalhada, peso 88 kg 1,64 de altura, tenho 29 anos meu objetivo e emagrecer por favor me oriente obrigada

      • Geosh disse:

        Nosso paradigma hoje em dia não se trata de calculos, Pollyanna. Trata-se de consumir os alimentos que naturalmente te levam a emagrecer: gorduras naturais+proteína+carboidratos de verduras e legumes

    97. Du Filho disse:

      Olá Rodrigo e Geosh,
      li esse material de vocês e achei excelente, ate que enfim alguém explicou ( e muito bem) como proceder com uma dieta e suplementos. Eu tenho uma duvida e se pudessem me auxiliar, eu consegui chegar e manter o meu peso ideal (perdi 14 Kg) mas agora gostaria de ganhar massa muscular, e me indicaram o ZMA em conjunto com Whey Protein. Está correto isso? (tenho 1,75, 75 kg e 52 anos).
      Obrigado e estão de parabéns pelas matérias.

      • Geosh disse:

        Olá, Du Filho! Acredito que só malhar para hipertrofia, tomar whey antes e depois do treino e ter uma alimentação rica proteínas, gorduras, vitaminas e minerais já vai ser ótimo. Acredito que o ZMA só seja vantajoso se você tiver alguma deficiência grave de zinco, magnésio ou vitamina B6, caso contrário não acho que trará ganhos significativos.
        Disponha! Abraço!

    98. ivamara disse:

      Rodrigo, estou fazendo minha mudança alimentar seguindo as dicas da super planilha para reeducação alimentar. Lanço toda a minha alimentação em um diário, que no final calcula a quantidade de tudo que estou comendo. Veja como ficou a distribuição de um dia. Gorduras: 54,92 g, Carboidratos: 63,21g, Fibras 10,20g, Proteínas 160,94g e Calorias 1393. Meus carboidratos são só fibrosos repolho, brocólis, couve flor, acelga, espinafres…) nada de pão ou arroz. Minhas proteínas, ovos, cottage, queijo magro, peito de frango, whey protein, iorgurte desnatado e amêndoas. Devo diminuir as proteínas? Não estou comendo frutas, por enquanto. A propósito, tenho 43 anos, 1,70 e agora 63kg. Perdi 8 kg e estou morrendo de medo de engordar. Tenho muita dificuldade para emagrecer, pois tenho problema de tireoide. Me exercito 3 vezes na semana. Por sua casa, fiz meu educador físico mudar toda a minha ficha. rs. Muito obrigada e um abração.

      • Geosh disse:

        Olá, Ivamara! Me parece pouco caloricamente. Se você estiver se sentindo fraca, talvez seja uma boa aumentar as gorduras e diminuir as proteínas. Nessa alimentação não precisa se preocupar tanto com a quantidade calórica =)

        Grande abraço!

    99. Edna Carla Vieira disse:

      Bom dia Rodrigo,

      Estou no décimo segundo dia neste método. Tenho muitas dúvidas a respeito de gorduras: Carne de boi e porco com gordura é permitido? e as outras partes do frango?
      Você disse que gordura animal é benéfica.
      Sinto-me bastante motivada e queria chegar ao meu peso ideal e manter-me por muito tempo através da sua metodologia.

      • Geosh disse:

        Edna, A menos que você esteja com o colesterol nos limites ou tenha algum problema de saúde iminente(Nesse caso o aval do seu médico é o mais sensato né?) As carnes e gorduras animais são sim bastante benéficas. Reduzir os carboidratos simples, e associar carnes com verduras e legumes acaba melhorando tudo a longo prazo =)

    100. Edna Carla Vieira disse:

      Geosh,

      Muitíssimo obrigada por esclarecer minha dúvida. Estou muito confiante nesta metodologia pois, não sinto fome (é o que faz desistirmos), meu organismo já se acostumou com a falta de carboidrato (massas, pão, etc). Estou me aptando bem, e olhe que já tentei de tudo entre dietas malucas e remédios também.
      Valeu, vou ser um caso de sucesso!

    101. Renan disse:

      Boa tarde Rodrigo.

      Parabéns pelo seu trabalho, gosto muito de estar acompanhando seu trabalho, seus livros são muitos bons e o novo podcast ficou bom também e deu até medo do trigo aushauhuh.

      Rodrigo eu tenho uma duvida, a proteína prejudica o fígado? Eu estava na academia e o dono e um aluno falaram que estavam com uma dor no fígado e colocaram a culpa na proteína e eu discordei e disse que eles tem uma alimentação só com porcaria e rica em glúten que prejudica todo o corpo deles e eles põem a culpa na proteína.
      Gostaria que se possível pudesse dar uma explicação ai sobre esse assunto.

      Desde já obrigado e tudo de bom pra você.

      • Geosh disse:

        Olá, Renan! Não existe relação entre o excesso de proteínas e problemas no fígado ou nos rins em pessoas saudáveis. O que acontece é o contrário. Pessoas que tem problemas nos rins ou no figado é que podem ter dificuldade com as proteínas.

    102. Sérgio Machado disse:

      Olá Rodrigo tudo bom ?
      Queria dizer que estou muito feliz com meus resultados em apenas 3 meses ganhei 6,6 quilos e isso por que nem estou seguindo a risca tudo o que você passou no livro, nunca me senti tão bem com meu corpo, isso por que algumas pessoas chegaram a dizer que eu nunca ia ganhar peso caso não tomasse alguma coisa, enfim.
      Agora queria fazer uma pergunta, é norma a pessoa ganhar 1,2 quilos em 7 dias ?

      Abraços

      • Geosh disse:

        Sérgio, é normal sim uma variação de peso. Por isso se pesar e anotar a variação é uma boa pra começar a descobrir os padrões. Geralmente é só a movimentação normal do organismo.
        Parabéns pelo sucesso!
        Abraços!

    103. Ana Carla*** disse:

      Estou amando este site e todos os artigos, quero tomar um novo rumo em minha vida, chega de ser gorda!
      Problema é que não paro de ler o dia todo e deste jeito vou acabar desempregada…rsrsrs aff nem brincando, mas com 33 anos comecei a enteder meu corpo. Obrigada!

    104. Pedro Lopes disse:

      Ola Rodrigo gosto muito do seu site e do seu livro, Gostaria de saber se é melhor ingerir Caseina de três em três horas doque whey isolada (devido sua absorção ser mais rápida),no caso se eu tomar caseína vou me sentir mais saciado e aproveitar melhor a proteína pois meu trabalho é muito pesado .

      • Geosh disse:

        Pedro, pra consumir em intervalos relativamente pequenos de tempo, não vejo uma diferença tão grande assim entre o whey e a caseína. Lembre-se que a capacidade de absorção do whey é de 20g no máximo por dose. Outra alternativa boa no seu caso é consumir uma quantidade boa de carboidratos complexos.
        Obrigado!

    105. lenilda disse:

      oi rodrigo, tudo bem? tenho 42 anos, 1,60 de altura e estou com 80 quilos, hj e meu segundo dia do desafio dos dez dias, mas to perdidinha, nao sei como devo me alimentar, vc pode me passar uma lista doque devo comer? obrigada, lenilda

      • Geosh disse:

        Calma, Lenilda! Ao final dos 10 dias você terá uma ótima noção. E tem o processo de video aulas também, faça depois dos 10 dias. Vamo que vamo!
        Abraços!

    106. Flávia Martins disse:

      Você fala sobre tomar Whey com leite, já li em vários lugares que isso não é bom! É ou não é bom?

      • Geosh disse:

        Flávia, depende de como você lida com os laticínios. Eu tinha problemas e lidava melhor com o whey sem leite. Mas se você não tem problemas não vejo também. Talvez o leite diminuia um pouco a velocidade de absorção da whey. Já albumina você de fato não deve misturar com leite. Uma proteína reage com a outra e o resultado são gases abundantes!

    107. sibele disse:

      Oi Geosh gostaria de saber se o excesso de calorias interferi no emagrecimento comendo apenas,proteinas gorduras,e carboidratos fibrosos,a questão não é a ação da insulina no sangue?

    108. Camila disse:

      Bom dia, minha intenção é emagrecer, posso ingerir o Whey Protein sem malhar?

    109. Joana disse:

      Olá, achei tudo no site muito interessante, mas nessa matéria, as proteínas para ajudar no emagrecimento, só tem carnes e derivados animais como exemplo de proteínas e eu sou vegana (que não come nenhum derivado animal-carnes, ovos, leite, mel) e não como gluten também (trigo, aveia, centeio, malte), ou seja, gostaria muito de seguir esses estudos não só para emagrecer, mas também pra saúde, porém agora estou na dúvida de comprar o livro, pois se só tiver dicas ou opções com os citados acima não poderei comprar, o que eu ficaria triste, pois realmente tudo que tenho lido é muito legal e bem convincente, por isso eu agradeço! Aguardo.

      • Geosh disse:

        Olá, Joana! De fato é complicado, uma vez que só lhe sobram de fontes que não tragam sobrepeso em excesso as castanhas e nozes, que são razoavelmente pobres em proteínas se comparadas com ovos ou carnes mais protéicas, por exemplo. O livro não visa uma solução vegana, até porque, é uma situação realmente delicada. Um abraço!

    110. Joana disse:

      Gostaria, se aceitarem, de deixar aqui uma sugestão – já é um trabalho muito bonito, mas já que são estudiosos do assunto de saúde, boa forma, emagrecimento, etc e pelo que vi e li, de muita confiança – poderiam dar mais opções para a alimentação vegana, pois está crescendo bastante e haverá muita procura logo mais…e eu sou uma que vou agradecer muito!! =) Todo mundo acha que quem não come carne, ovo e leite não tem como ser gordo, mas é um engano e mais do que qualquer um, voces devem saber disso. Agradeço.

      • Geosh disse:

        Ei, Joana! Tudo bem? Eu tenho pensado muito sobre o assunto. Entendo as questões éticas e concordo plenamente com elas, porém, do ponto de vista nutricional, ser vegano é remover todas as fontes densas de proteínas, sobram basicamente as castanhas e sementes apenas, e as quantidades ficam quase insustentáveis. Eu ainda não achei aquela maneira de lidar com isso, mas pode ter certeza de que se eu esbarrar em algo interessante, vou trazer sim pro site. Obrigado e um grande abraço =)

    111. Joana disse:

      Oláa…comprei o livro !! Estou achando tudo iluminador, porém como já citei no comentário acima…sou vegana, então quando entra na parte de proteínas… Bom, queria escrever aqui mais porque vi pelo livro mesmo que vcs são bem abertos para novas informações, para ajudar…então, gostaria que vcs dessem uma olhada em um vídeo que achei que a forma que o palestrante explica é bem parecida com a de vcs: claro e direto. É sobre veganismo. O vídeo é bem longo (bem parecido com o de vcs), mas espero que vejam até o fim ! http://www.youtube.com/watch?v=gcdLnRDTSTQ

    112. Joana disse:

      Vcs são muito atenciosos !!! =) Só tenho a agradecer…

    113. Julysse disse:

      Bom dia, Rodrigo!
      Ontem assisti a um vídeo seu dizendo para não contarmos calorias, quantidades e porções e nesse artigo você sugere comprarmos uma balança para pesar os alimentos que ingerimos e fazer contas de quantos gramas de proteínas tem em cada alimento. Não fica um pouco contraditório?

      • Geosh disse:

        Olá, Julysse! No caso de hipertrofia muscular, é bom ter uma noção de quanta energia você precisa e de quanta proteína está consumindo. Já no caso do emagrecimento realmente contar calorias não resolve nada. É melhor comer as coisas que não interferem no emagrecimento e viver mais tranquilo hehehe. Um abraço!

    114. ivamara disse:

      Tenho dúvidas em relação ao bacon. Nunca consumi, mas após ler o livro comecei a colocar uma fatia no ovo mexido. Meu marido adorou a ideia e pediu para colocar no feijão. Meu filho de 9 anos que não comia feijão, amou. O que faço? Meu filho nunca tinha comido bacon, agora virou amante. Fiz bem, fiz mal?

    115. Patrícia disse:

      Olá !

      Esse método de emagrecimento é bem parecido com a dieta Atkins, não?

    116. Patrícia disse:

      Bom dia, Rodrigo!

      Estou fazendo um pouco mais de um mês a dieta Atkins, zero carbo.
      Qual a dica que você dá para eu acompanhar a perda de peso sem ser por balança? (Não gosto de me pesar).
      Estou fazendo medição, mas não estou vendo resultados. Tudo bem que só fiz a medição abdominal. Mas essa tem uma variação meio que inconstante. Ora perco medida, ora aumenta (até mais do que o resultado das vezes anteriores) ! Assim até me desanima.
      Aguardo uma dica sua!
      Obrigada!

    117. Maxcéli disse:

      Salve Salve RODRIGO!!! MEu salvador hehehehe
      Acabei de ler esse artigo que vc me mandou por e-mail no desafio de 10 dias, estou no quinto dia hoje!
      Rodrigo quanta informação de qualidade!
      Quantas mentiras vemos por aí vc nos tira a película que nos sega nessa indústria mentirosa do emagrecimento e só nos leva pra trás…mas vc veio nos salvar por isso brinco que vc é meu salvador rsrsrsrs Obrigaaaaaada Rodrigo por essa sua bondade de nos pegar pela mão e nos conduzir ao caminho certo.
      Eu ja tinha desistido de emagrecer depois de décadas sem conseguir sempre no efeito sanfona…ja tinha jogado a toalha. Mas enfim de encontrei no Youtube tudo mudou desde então.
      Esse artigo sobre a proteína é fantástico nunca li nada igual!!! Vc esclarece tudo de uma forma simples!!!
      Eu preciso calcular tudo certinho pra saber o quanto comer, tenho que ver tb essa balança que vc fala.
      De tanto eu falar sobre seus artigos com meu esposo ele está começando a embarcar nessa comigo hehehehe logo vou adquirir seu livro pra nos ajudar.
      O B R I G A D A RODRIGO!!!!

    118. Maxcéli disse:

      Voltei pra mandar um salve salve pro Geosh também, “OBRIGADA GEOSH” vc tb é muito importante para todos nós, sempre nos auxiliando quando Rodrigo não está ou complementando as matérias junto com ele…amo ler seus artigos e vídeos esclarecedores no site.
      ôooooo mineirinho esperto rsrssrs
      Ontem eu ouvi o Podcasts com vcs dois, ameeeeei!!!!!!!!!!!!!!!
      Arrasoooooou meninos!
      Abraços.

      • Geosh disse:

        Hahaha! Obrigado pelo Mineirinho esperto, Maxcéli =) Tento ser o mais claro possível e evitar as firulas linguísticas heheheh, Obrigado pelo carinho, Max!

    119. Camila disse:

      Oi Rodrigo! Adorei o site e gostei muito dos artigos. São muito esclarecedores! Estou começando uma dieta para atingir meu objetivo: perder peso e ganhar massa! Gostaria de saber se é realmente possível perder peso e ao mesmo tempo estar construindo músculos?? Beijos

    120. Nívia Reis disse:

      Rodrigo,
      Parabéns pelo especial trabalho, excelente material.
      Não consegui acessar a lista alimentos e suas cargas protéicas . Pode me ajudar?
      Aguardo e agradeço.
      Felicidades,
      Nívia

    121. Denilda disse:

      Olá, a lactose pode interferir para os resultados da musculação?

    122. Marli Reis disse:

      Geosh,

      Quero agradecer pela atenção de vcs. e também pelo ótimo trabalho.Vcs estão ajudando muitas pessoas a mudarem suas vidas. E de forma consciente!
      Parabéns>

    123. dava disse:

      é verdade que a proteina animal envelhece mais rapido? devido à acidez que provoca no organismo?

      Por isso, concluio que devo comer o minimo de proteina para me sustentar, o que acha da minha afirmaçao?

      • Geosh disse:

        Dava, Acredito que o ideal é manter um balanço levemente alcalino do organismo, em conjunto com, claro, uma ingestão adequada de proteínas. No geral as carnes são ácidas, Mas numa alimentação equilibrada esse efeito é diminuido.
        Abraços!

    124. marilene disse:

      Oi Rodrigo.
      comecei essa essa dieta mas estou com receio pois tenho proteinuria alta sera que isso afetara alguma coisa?

      • Geosh disse:

        Marilene, Aconselhamos sempre que alguém tenha alguma condição específica, que consulte o seu médico a respeito antes de mudar qualquer coisa.
        Abraços!

    125. Maria da Penha Epaminondas disse:

      Esta dieta funciona mesmo, já perdi 11 kg em 2 meses exatos e continuo alimentação low carb … Alimentos baixos em carbos, zero glicídeos, enfim a base de proteínas. Para sempre um estilo de vida, sempre … Também, rejuvenesce tecidos e órgãos …

      Abraços,

    126. Carla disse:

      Oi, sou alérgica a proteína do leite e estou seguindo os métodos do emagrecer de vez, porém, não aguento mais comer proteína, ovos e carnes durante o dia todo, principalmente pela manhã… decidi optar pelo Whey protein pela manhã, mas o mesmo contem proteínas do leite. ouvi falar do carnivor… gostaria de saber se posso utilizar o carnivor da mesma forma que o whey… obrigada! parabéns pelo trabalho.

      • Geosh disse:

        Carla, talvez valha a pena sim, como suplemento protéico, ou a albumina por exemplo. não substitui a rápida absorção da whey, mas é prático. Não acho que seja necessário também consumir uma quantidade muito excessiva de proteína. Respeite as suas necessidades diárias.

    127. Giselle Ferraro disse:

      Oi Rodrigo! Tudo bem?

      Acabei de baixar o livro e já li inteiro… rsrsrs…

      Minha dúvida é a seguinte, como ficam os vegetarianos? Pois vi que vc recomenda a ingestão de carnes de todos os tipos, vc recomenda comer tudo que voe, ande ou nade, porém, eu sigo a filosofia contrária, não comer nada que voe, ande ou nade. Sou ovo lacto vegetariana.

      Vc tb recomenda não ingerir soja. Comer ovo no café da manhã, almoço e jantar todos os dias ninguém aguenta né? :/

      Como fazer nesse caso?

      Att,
      Giselle

    128. Anna Camila disse:

      E os iogurtes com altas doses de proteína?
      Estas são proteínas de qualidade???

    129. Laysa disse:

      ##- Não escreva abaixo desta linha -##
      Oi, tudo bem?

      Favor leia abaixo com atenção. Esta é uma mensagem automática.

      Nós lemos TODOS os emails e recebemos o seu. Devido ao grande volume de emails que recebemos, veja abaixo como cada caso é tratado para otimizar o processo:

      * Se é dúvida sobre sua alimentação, exercícios e/ou artigos do site, poste essa dúvida como comentário abaixo dos artigos no site mesmo. Nós respondemos todos os comentários do site e principalmente: A sua dúvida poderá ajudar outras pessoas. Nós não responderemos essas dúvidas por email. Precisaríamos de 100 pessoas trabalhando por dia pra dar conta :)

      * Se sua mensagem diz respeito à algum produto que você adquiriu no site, como suporte, problemas de acesso, requisições ou dúvidas gerais, fique tranquilo(a), pois resolvemos isso rápido e você terá uma resposta dentro de no máximo 24h! :)

      * Se seu email diz respeito à algum pedido especial, comunicação, proposta, elogio, crítica ou sugestão, pode ter certeza que, se necessário, iremos ler e responder tão logo quanto possível!

      * Se sua mensagem diz respeito à pedidos de sugestões para o seu caso, cardápios, dicas, suplementos e produtos alimentícios, etc, infelizmente, não temos como te responder. O nosso esforço precisa se concentrar na criação de conteúdo no site! :)

      * Se seu email diz respeito ao possível não recebimento de algum email ou vídeo do site, lembramos, que todos email e vídeos são mandados sempre, porém, alguns sites de email acabam jogando eles na pasta de spam ou lixo eletrônico :( Portanto, verifique dentro destas pastas por que o email que você está procurando pode estar lá perdido :)

      Tentamos gerenciar tudo pra que possamos continuar fazendo do Emagrecer De Vez o maior e mais honesto site sobre emagrecimento e boa forma disponível em língua Portuguesa!

      Um grande abraço pra ti e sucesso!!
      Rodrigo
      Fundador do EmagrecerDeVez.com
      O número da sua solicitação é: ((1183))

      Caso queira adicionar outros comentários, responda este email.

      Laysa Vieira
      10 Dez 10:35 (CET)

      Olá Rodrigo tento emagrecer a anos e estou suas recomendações porém sou enfermeira e trabalho plantão e saiu muito cedo p malhar já q depois estou muito cansada sempre como antes um iogurte de várias farinhas como aveia granosa etc e depois como sanduíche ou tapioca gostaria de saber se isso interfere no meu emagrecimento e tb se como logo na primeira hora ou deixo lá p 9 já q como meu pre treino obg

    130. Laysa disse:

      Olá Rodrigo tento emagrecer a anos e estou suas recomendações porém sou enfermeira e trabalho plantão e saiu muito cedo p malhar já q depois estou muito cansada sempre como antes um iogurte de várias farinhas como aveia granosa etc e depois como sanduíche ou tapioca gostaria de saber se isso interfere no meu emagrecimento e tb se como logo na primeira hora ou deixo lá p 9 já q como meu pre treino obg

    131. karina disse:

      Olá Rodrigo. Estou lendo e gostando de tudo, mas gostaria de saber quanto às frutas. Eu como 2 a 3 porções de frutas. Gostaria de emagrecer, isso é correto?

    132. tatiane disse:

      RODRIGO por favor me ajude não estou conseguindo montar um cardápio, e eu preciso emagrecer urgente por favor eu imploro me ajude. Mande-me um cardápio por favor. tatianetati39@gmail.com.

    133. Paula disse:

      Oi, Rodrigo! O que vc me fala a respeito da gelatina? Ela é uma proteína de alto valor biológico? Para comer depois da janta, um pouco antes de dormir, acho deliciosa uma taça de gelatina diet de morango com um pouco de iogurte natural. O que vc acha dessa combinação?

    134. Andreia disse:

      Achei meio contraditorio esse negocio de somar calorias, proteinas, pesar comida????? No inicio de tdo vi um video seu dizendo que tdo isso era balela, contar calorias. A proposta era comer a vontade dos alimentos permitidos (mais indicados no caso) sem passar fome, como agora tenho que calcular o qto de calorias tenho que ingerir diariamente. Tenho o livro, e la tbm diz pra nao passar fome, contar calorias etc… Tô confusa

    135. criss ramos disse:

      ola. … gostei mto d tdo q informou.
      eu nao tenho a tireoide.Faço a reposiçao da levotiroxina.
      gosto mto mto mto d comer, porem a idade nao facilita mais. tenho 58kq e 1.57 d altura. estou me preparando para o dia q a menopausa chegar. Como a menopausa engorda e meu metabolismo é lento demais qro mto emagrecer e tenho dificuldades .
      faço todos os dias… todos erométrica e stepe e um exercicio para braço. Tomo cafeína d 300mg diariamente.
      Nao funciono sem ela.
      Como curto comer posso ingerir o minimo d carboidrato e ousar na proteína sem medo d comer ?
      bjk

    136. Daiana disse:

      Bom dia Rodrigo!
      Estou acompanhando o processo de 10 dias, mas estou com duvidas a respeito das calorias. Montei meu cardápio diário baseado nas opções que você indicou na super planilha, porém a quantidade de gorduras sempre excede o limite na divisão de macronutrientes. Minhas calorias diárias são de 1300, no café da manhã a quantidade de gordura indicada é 5 gramas, mas comendo 2 ovos, que são a melhor fonte de proteínas indicada pela manhã soma-se 10 gramas de gordura, isso sem contar as quantidades a mais dos outros alimentos. Desta forma gostaria de saber como devo proceder.

      Desde já, Obrigada!

    137. Gláucia Castilho disse:

      Olá Rodrigo, estou no processo de dez dia hj é o sexto, estou adorando, mas tenho uma duvida sobre as proteínas, pois tenho lúpus com insuficiência renal crônica… como devo proceder? Desde já muito obrigada!

    138. Carlos Eduardo disse:

      Rodrigo, estou com uma duvida em relação a quantidade de proteínas que vou ingerir. Por exemplo, se eu preciso ingerir 187g de proteína, nesse caso vou supor que vou ingerir somente a proteína do frango, assim vou ter que ingerir aproximadamente 584g de frango pra suprir os 187g de proteína diária.
      Minha preocupação nesse caso é que vou ingerir as 187g de proteína mais vou ter que ingerir também 397g de comida que não é proteína, assim estarei ingerindo comida desnecessária a dieta? Como posso conciliar essa porção de alimento a mais em uma dieta 50/30/20?
      Obrigado por essas informações que são de grande importância para muitos.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Subscribe to our mailing list

    * indicates required Nome * E-mail Principal *