6 Motivos Para Se Evitar Frutas No Emagrecimento

frutas“Ah, Rodrigo, mas como você ousa ir contra o que a mídia, governos e a maioria dos profissionais da saúde recomenda para emagrecimento e dizer que frutas precisam ser limitadas?”

Bom, na verdade não sou eu que estou indo contra, mas, sim, a ciência que está! A ciência por trás da frutose possui argumentos pra lá de sólidos para comprovar a validade dessa sugestão e é um pouco disso que quero compartilhar contigo neste artigo.

Afinal, o meu objetivo continua sendo o mesmo, fazer com que você atinja a sua boa forma, viva a vida que você quer e seja uma pessoa mais realizada. Não irei medir esforços pra disseminar com você tudo que eu achar que pode contribuir com este objetivo, ok?

Agora, esta questão do consumo de frutas pra quem quer emagrecer é IMPORTANTE, por isso, sugiro que acompanhe este artigo de perto 🙂

Entendendo…

Antes de mais nada, entenda que o assunto aqui é FRUTOSE!

Nota Importante: Frutose, além de ser o principal açúcar das frutas, como já sabemos, também é parte integrante do açúcar de mesa (sacarose), o qual, é utilizado largamente pelo mundo inteiro. O açúcar de mesa é constituido tanto de glicose, quanto de frutose. Moral da história é que a frutose não está presente somente nas frutas, mas sim em qualquer doce, sobremesa, etc. (1)

Os Melhores Argumentos Sempre São Os Fatos!

Quando o assunto é frutose, devemos muito do avanço da ciência neste sentido ao Dr. Robert Lustig, expert americano no assunto que vem dedicando seus anos à estudar este tópico. Alias, frutose é considerada por ele como sendo a “chave liga-desliga” do armazenamento de gordura, em seu livro The Fat Switch! Que tal?

Nota: Se o seu objetivo não é emagrecimento, você já possui seu peso ideal e encontra-se com a saúde em ordem, consumir frutas no seu dia-a-dia é algo bem vindo, já que elas sempre irão trazer nutrientes e vitaminas úteis ao organismo. Agora, se você quiser emagrecer…

Vamos aos 6 motivos para que você evite o consumo de frutose, principalmente, se seu objetivo é emagrecimento e boa forma (a parte abaixo irá conter informações mais técnicas e científicas):

  • Após ingerir frutose, todo seu processamento metabólico acontecerá no fígado, ou seja, frutose é processada 100% no fígado e isso promove gordura visceral (na região do abdomen e ao redor dos orgãos), a qual, é associada com maiores riscos de problemas cardíacos. No caso da glicose, apenas 20% é processada pelo fígado. O metabolismo de frutose no fígado gera uma lista longa de subprodutos, incluindo ácido úrico que aumenta a pressão sanguínea e pode causar Gota.
  • Todas as células do corpo humano, inclusive no cérebro, queimam glicose, logo, grande parte pode ser queimada logo após o seu consumo. Porém, no caso da frutose, ela é transformada diretamente em gordura (free fatty acids), triglicerídeos  e VLDL (forma danosa de colesterol).
  • O metabolismo da frutose pode levar à resistência à insulina, a qual, pode levar à síndrome metabólica e, posteriormente, ao diabetes do tipo II.
  • Frutose é o carboidrato mais fácil de ser armazenado como gordura (o mais lipofílico). Para os geeks de plantão, frutose é convertida em glicerol tri-fosfato (g-3-p), o qual, é usado para transformar ácidos graxos em triglicerídeos (armazenados como gordura). Quanto mais g-3-p você tem, mais gordura você armazena. Isso não acontece com a glicose em si.
  • Ao consumir 120 calorias de glicose, apenas 1 kcal irá ser armazenada como gordura. Agora, ao se consumir 120 calorias de frutose, 40 kcal serão armazenadas como gordura. Com base nisso, podemos dizer que a frutose é 40 vezes mais fácil de ser amazenada como gordura do que a própria glicose.
  • A glicose “mata” o apetite, por trabalhar corretamente com o hormônio grelina (no estômago) e leptina (nas células de gordura). Ou seja, ao comer glicose, você tem uma sensação de saciedade, diminuindo seu apetite. Agora, a frutose não tem influência nestes dois hormônios, o que resulta em fome contínua e comilança! Foi confirmado também, através de ressonância magnética que a frutose ativa alguns gatilhos no cérebro que levam à comer de mais e ao ganho de peso (2).

Principal referência e ótimo artigo: (3).

É desta forma que a frutose é metabolizada pelo seu corpo. Agora, quão infundadas são as sugestões por aí de se abusar das frutas e sucos quando o objetivo é emagrecimento?

Sucos são ainda piores do que as frutas, por serem digeridos ainda mais rapidamente.

Frutas nos dão mais fome e são incrivelmente fáceis de serem armazenadas como gordura! É este o seu objetivo?

Quando nos munimos de conhecimentos científicos concretos, levantamos nossos escudos contra balelas e defendemos melhor nossa saúde!

Livro eletronico Emagrecer De Vez

Seja o seu objetivo emagrecer ou não, sugiro que considere os pontos levantados para que você tome decisões mais embasadas daqui pra frente.

Quem sabe não é só isso que falta pra você quebrar aquele platô e começar novamente a queimar gordura em direção ao seu peso ideal, hein?

A informação está aí, use-a ou descarte-a, pois, a escolha é SEMPRE sua 🙂

Um grande abraço, em nome da sua saúde e boa forma,

Assinatura_pequena-menor

Vídeo Complementar

118 Comentários


  1. Boa tarde Rodrigo,

    Ótimo artigo, retirei a fruta da minha alimentação costumava comer após o almoço como sobremesa e estou notando alguns resultados mto bons.

    Estou comendo apenas abacate, que segundo li é fonte de gordura boa e não temos frutose nele, correto?

    Faço as vezes no final de semana uma batida de abacate com albumina e uma colher de cacau em pó.

    Abraço

    Responder

  2. Parabéns Rodrigo pelo emagrecer de vez,gostaria de saber mais sobre comer arroz e o feijão engorda?

    Responder

    1. Obrigado, Sandra! No geral eu diria que sim. Mas há muitos fatores envolvidos, como a quantidade de arroz e feijão que você come e as proporções entre eles e entre os outros alimentos(saladas, legumes, carnes, etc)

      Responder

  3. Rodrigo / Geosh

    No livro é indicado comer uma fruta mais densa (como a banana) antes do treino, isso se aplica mesmo com todos esses fatos sobre a frutose?

    Treino Jiu-Jitsu, e acho que a banana me da uma energia legal pré-treino. Você pode me dar uma sugestão de algum outro alimento para essa situação?

    Obrigado!

    Responder

    1. Olá, Victor! Considerando que você fique longe da principal fonte de frutose(o açucar de mesa), e evite os excessos de fruta, acho que é tranquilo manter essa banana aí. Abraços!

      Responder

  4. Parabéns pelo site!
    Gostaria que vocês me tirassem uma duvida referente a esse tópico.. E sobre o frugivorismo? Entendi que para quem quer emagrecer comer muitas frutas pode não ser uma boa no meio de uma dieta que inclua todos os alimentos.. Mas e sobre comer somente frutas e verduras como a “dieta” 881 do Dr Douglas Graham? Usei o termo dieta, mas isso é mais um estilo de vida.. como o vegetarianismo…

    alguma recomendação para quem quiser adotar esse estilo?

    Obrigado!

    Responder

    1. Gabriel, considero qualquer approach alimentar que não respeite os 3 principais macronutrientes um convite a ter problemas. Acho que adaptar os conceitos ao que te faz bem é o segredo. Abraço!

      Responder

  5. Olá Rodrigo,gostaria de saber qual o açúcar pode ser usado em chá ou café, quando está querendo emagrecer?
    Adorei esse artigo e te acompanho em todos os artigos.

    Responder

      1. Eu coloco uma colher de chá de estévia natural no meu chá. Custa menos de cinco reais por 30 gramas, se você for comprar como erva e dura bastante, porque é bem mais doce do que açúcar.
        Aliás, aqui na minha região, chá de estévia é usado no tratamento de diabéticos e alguns conseguiram reduzir a dose diária de insulina depois de começarem a tomar o chá.
        Açúcar de mesa pra quê? rs

        Responder

          1. Está tudo cada vez melhor por aqui, Geosh! 😀


        1. Desculpem a ignorância, rsrsrs, mas o que vocês chamam de stevia natural? A planta em si? Se sim, onde pode ser encontrada e como usam para adoçar um iogurte natural por exemplo? Eu tenho usado o adoçante Stevita.

          Responder

          1. Sim, Ilca. A folha da estévia é insuportavelmente doce hehehe. Eu geralmente bato folhas secas com o que quero adoçar. Comprei no mercado central naquelas lojas que vendem uma série de folhas e raízes. Abraços!


  6. Excelente… Tem como voces sugerirem frutas com baixo teor de frutose??

    Abracos!!

    Responder

    1. Oi Jessica,

      Lembro ter escutado o Dr. Souto em um podcast falar em frutas vermelhas, como morango…alem do abacate que possui apenas gordura.

      Responder

  7. Oi Rodrigo hoje 18/06/2013 é meu aniversário estou muito FELIZ

    Gostaria de dizer que o meu maior presente foi conhecer o seu site já eliminei 5 quilos minha barriga esta ficando perfeita e olha que nem estou fazendo exercícios físicos melhor presente que já ganhei em todos esses aniversários estou muito feliz com 28 anos esbanjando saúde e alegria estampada no rosto graças a vc peço a DEUS que sempre ilumine os seus pensamentos para vc realizar esse trabalho maravilhoso que vc faz um grande abraço forte ass. Joicy Amaral

    Responder

  8. Rodrigo você foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida, não perdi muitos kilos. mais continuei nos 65 e perdi medidas, porém te pergunto agora o que eu como agora, não ta ficando muito coisa.eu ia fundo nas frutas agora to ´perdida.

    Responder

    1. Albina, Lembre-se que se você tem uma alimentação correta, há uma sééérie de alimentos que você pode consumir. Bem como você pode manter uma média maior de frutas do que alguém que consome açucar e trigo.

      Responder

  9. Rodrigo, adorei a ideia de 2 artigos por semana, sou sua fã (e do Geosh tb) 🙂
    O que vc recomenda como fonte de fibras na dieta? Pois tenho prisao de ventre e os gastros sempre mandam comer bastante fruta e verduras…
    Sigo o MR ha uns 2~3 meses, desde que comprei o livro, como duas frutas por dia mais abacate, legumes e verduras no almoço e janta, tomo em torno de 2 litros de agua por dia, mas ainda me incomoda essa questao do intestino preguiçoso.

    Responder

    1. Opa, Eu que sou seu fã, Tatiana hehehe! E vai rolar mais vídeos também! Acredito que não haja muito segredo. Hidratação, gorduras boas, verduras e legumes, e talvez aproveitar da quantidade de frutose que você pode consumir por dia pra consumir um mamão!
      Grande abraço!

      Responder

      1. Geosh,

        Consumo também farinha de linhaça dourada..costumo comer uma colher de sopa no café da manha, estou misturando no ovo mexido. Ela é fonte de gordura boa.

        Além de ajudar no funcionamento do intestino, eu tomava aveia antes e agora estou usando linhaça que tem menos carbo.

        Recomenda Geosh?

        Abraço

        Responder

        1. ah eh verdade esqueci de citar que eu tb como linhaca junto do meu mix do cafe da manha, mas ouvi falar que eh melhor comer a farinha, quando acabar esse pacote comprarei essa de linhaca dourada 🙂

          Responder

          1. Tati, triturar a linhaça na hora é melhor. A farinha expõe os óleos a oxidação


  10. Cada vez que leio os artigos fico mais confusa em relação a minha alimentação, cada dia que passa penso mais e mais em comprar o livro. Rs…
    Eu preciso desse livro…

    Responder

    1. Acredite, nem tudo que você já ouviu sobre alimentação é verdadeiro. Exemplos: soja, grãos, açúcar, óleos vegetais, leite, Becel, ops…

      Leia bastante, pesquise aqui, desconfie de tudo.

      Responder

    2. O Livro é uma boa sim, Liza! Tem tanta informação no site que as vezes fica difícil mesmo. Recomendo!

      Responder

  11. Consumo, além de abacate e coco, morangos e mirtilos. Estes últimos são ora apontados como baixo IG, ora de alto IG.
    O consumo é esporádico, mas posso ficar tranquila em relação a isso?

    Tiro meus CHO de verduras e vegetais, num misto de LCHF e Atkins. Que achas?

    Responder

    1. Acho tranquilo, Ada! Quanto ao Misto de LCHF e Atkins, é uma boa também. Nós vamos adicionando e removendo os itens e refinando nossas dietas pra colher a maior quantidade de benefícios possível. Os nomes acabam ficando em segundo plano =)

      Responder

  12. Boa tarde Rodrigo
    adiquiri seu livro há alguns meses e gostei muito da sua dieta porem acho ela muito restritiva semana passada decobri a dieta do dukan gostaria de saber qual é a sua opinião sobre a dieta ,eu particularmente gostei muito dela pela variedade de alimento que pode se comer apartir do cruzeiro como por exemplo leito e seus derivados são permitidos ,gostaria de saber se você acha uma boa dieta

    Responder

    1. Não sei qual é a dieta do Livro, não o tenho.
      O que tu se refere a ser restritivo? Comer porcarias industrializadas que não são comida de verdade?
      Se sim, isto não deveria ser consumido MESMO!

      Pense assim: se tu fosse alérgica a lactose, tiraria o leite e seus derivados, logo de cara, porque saberia o quanto isto te faz mal. Mas outras restrições te causarão mais mal-estar psicológico, do que que físico. Então, poder comer carnes, ovos, e hortaliças a vontade não é nada restrito, é pelo teu bem. E pode incluir chocolate de vez em quando aí.

      Responder

    2. Ademais, DUKAN restringe muito as gorduras, e elas são ESSENCIAIS. Neste aspecto, ATKINS é melhor.

      Sai carboidrato, entra gordura, e o melhor, você não engorda!

      Responder

    3. Olá, Daniela! Dukan, assim como Atkins é mais restritiva do que a nossa. Veja bem, com excessão de alguns itens que realmente prejudicam a todos, as outras restrições são mais de acordo com seu organismo e como ele responde as mudanças. Abraços!

      Responder

      1. cuidado com a dieta de dukan, dietas muito proteicas devem ser acompanhadas de MUITA agua.

        Pra mim nao funciona, comer só proteina dia sim, dia nao…como mencionei acima, tenho problemas de intestino preso, nem me arrisquei a cortar meus vegetais por um só dia que fosse 🙂

        Responder

  13. ola rodrigo comprei o livro esto sastifeita ja perdi 3 k e pretendo perde mas 10 se deus quiser e com sua ajuda obrigado

    Responder

    1. Parabéns, Ermelinda! Não se esqueça de acessar também o clube, que você ganhou acesso ao adquirir o livro. Abraços!

      Responder

  14. O que me diz do leite e seus derivados, no café da manhã qual o cardápio

    Responder

    1. Rose, Veja o artigo sobre o teste do leite! Quanto ao café da manhã, Vai de acordo com o seu objetivo. O meu café da manhã favorito ultimamente é bem parecido com o almoço da maioria das pessoas.

      Responder

  15. Bom dia Rodrigo! Não vi nada sobre lanche, só li sobre pequeno almoço, almoço e jantar. Quais os alimentos que posso comer lanche da manha e tarde?

    Responder

    1. Marta,

      Existe um podcast que falam bastante sobre o lanche..seria bom um mix de castanhas, amendoas e nozes, ou algo com proteína como um shake de Whey/Albumina.

      Já que fica ruim de levar frango para o trabalho por exemplo hehe.

      Mas como o Rodrigo/Geosh sempre falam se o objetivo é emagrecimento não podemos deixar de comer 1 alimento com proteina em cada alimentação. No caso do mix as amendoas tem proteina.

      Espero ter ajudado.

      Responder

    2. Marta, a idéia é que você pode comer determinados alimentos (proteínas, gorduras boas, carboidratos de baixa glicemia/fibrosos) praticamente o quanto e quando quiser. Abraços!

      Responder

  16. Prezado Rodrigo, boa noite!

    Comprei o livro a pouco e faço MR a 08 dias, já perdi 5 kilos, nesta primeira semana, só que tenho que perder muito mais. Estou com uma dúvida, quanto aos lanches, vi uma opção no Blog do Dr. Souto, sobre queijo derretido no microondas e achei bem interessante, minha dúvida posso comer qualquer tipo de queijo? inclusive os amarelos, tipo parmessão, mussarela, provolone, etc…

    Um abraço,

    Christiano

    Responder

    1. Christiano, os queijos vão de cada um mesmo. tem gente que não tolera, atrapalha o emagrecimento, já tem gente que não tem o mínimo problema. Acredito que quanto menos industrializado, melhor! Abraços!

      Responder

  17. e quem quer só perder barriga,pode?
    eu não sou obesa,longe disso,tenho 54 kg e 1,56m mas tenho uma barriga saliente,aliás bem saliente,me incomoda muito o que fazer?
    posso comer frutas como?

    Responder

    1. Izadora, você pode reequilibrar seu corpo usanso exercícios de hipertrofia muscular. Existem pontos em nosso organismo onde o tecido é mais lipofílico(gosta mesmo de absorver gordura) e nestes pontos é onde nós mais acumulamos gordura. No geral é sempre o ultimo a ir embora, por isso é importante combinar a perda de gordura com um trabalho de hipertrofia. O ideal é limitar a algumas frutas por dia, acredito que 5 seja um número razoável, mas vai de cada um. Abraço!

      Responder

  18. Olá pessoal! Continuo firme na reeducação alimentar, ontem completei dois meses da descoberta do emagrecer de vez, se foram 12 kgs e 12 cm de cintura no MR…ainda não cheguei no meu peso, mas a satisfação e a disposição são imensas. Tenho uma dúvida em relação a café, pois sou viciado em café expresso e não consigo largá-lo, já consigo tomá-lo em açúcar, mas não vivo sem ele. Há alguma limitação, tendo em vista que às vezes tomou 2 ao dia. Quanto as frutas tenho seguido a limitação de duas ao dia e de preferência consumí-las até o meio-dia. Faço uso dos 20 % também, para tomar um vinho, comer uma fatia de torta depois de um cineminha, ou seja, a vida regrada pode ter sua exceção sem problemas. Abraços!

    Responder

    1. Caramba, Adriano! 12 kg em 2 meses é um resultado FANTÁSTICO! Não vejo nenhuma limitação em relação ao café, claro, o excesso pode ser prejudicial. Se você já consegue tomar sem açucar(estévia natural é uma ótima opção), vamo que vamo. Parabéns pelo seu sucesso, já contou pro pessoal do clube? Grande abraço =D

      Responder

  19. Ola acabei de te conhecer e realmente esta sendo um prazer, eu perdi 22 kgs com muito custo ao longo de 2 anos pois mesmo fazendo uma dieta rigorosa custo a emagrecer, porém agora estacionei de vez não tenho condições de pagar uma academia atualmente estou sem condições alguma, mas faria tudo para comprar o seu livro ,as com este histórico vc acha q adiantaria?

    Responder

    1. Bem vinda ao Site, Adriana! O método do livro é muito eficaz, não vejo porquê você não poderia colher os melhores benefícios com ele. Abraços!

      Responder

  20. “Frutas nos dão mais fome e são incrivelmente fáceis de serem armazenadas como gordura! É este o seu objetivo?”

    Fruta tem muito açúcar e eu concordo que a gente deve evitar exagerar, mas não sinto fome depois de comer uma.
    Como uma maçã no meio da tarde de vez em quando e nem sinto fome de noite. Frutas sempre me deram saciedade.

    Responder

    1. Maravilha, Paula! Eu se como uma maçã sozinha, é como se comesse 50 gramas de fome, hehehe Abraço!

      Responder

      1. Eu também, Geosh! Toda vez que lanchava maçã, parecia que intensificava em dobro minha fome!

        Responder

        1. Sim, não que eu tenha nada contra as maçãs, pelo contrário, mas aquela dica de “tá com fome, come uma maçã” não rola, hehehe

          Responder

  21. Rodrigo…. me interessei bastante, por estes artigos seus, todos eles mas emagrecer assim tbm é sofrimento e vc disse no vídeo..que era sem sofrimento e sem sacrificio. Ora se é pra fazer dietas acaba sendo igual as outras.
    Como vou emagrecer, tenho uma fome de leão na volta da manha, as vezes me dá tremedeiras que tenho comer qualquer coisa pois a sensação que me dá é de que vou desmaiar fico tremendo. Agora me responda tenho 46 anos estou na menopausa o que vc me indica?

    Responder

    1. Olá, Zilma, Fome é sempre um sinal de que sua alimentação está desbalanceada. Quem segue o site geralmente consegue comer mais que comia antes, se alimentar melhor e ter resultados. dê uma boa lida nos artigos do site.

      Responder

    1. Izadora, acredito que sim! vai do seu organismo e das frutas que você escolher. Você pode sempre combinar com uma gordura boa e/ou proteína. Fique de olho, esse ponto realmente é fator determinante na dieta de muita gente.

      Responder

  22. Um livro serve apenas pra UMA ÚNICA pessoa?
    Ou posso emprestar para os meus familiares?

    Responder

  23. Rodrigo,
    Tive cÂncer de mamA, (CARCINOMA DUCTAL GRAU DOIS) MEU MÉDICO ME RECOMENDOU PRA CORTAR CARBOIDRATO E COMER MUITA FRUTAS E VERDURAS, QUIAS DEVO COMER? cORTEI CARNE E FRANGO, COMO PEIXE, FAZ UMA DIETA PRA MIM POR FAVOR, TENHO QUE PERDER 5 QUILOS. OBRIGADA E UM ABRAÇO.

    Responder

  24. Oi Rodrigo, sou nova no site, mas ja vi algumas vídeo-aulas e li alguns artigo. Estou com o colesterol e o triglicerídeo altos e mudei meu abito alimentar a 22 dias, faço 5 refeições por dia, sendo que como pão integral e bebo leite desnatado, sem manteiga, sem gordura na carne, sem massa, mas como arroz normal, e com salada. Corro15 mim e caminho 15 mim 3 vezes por semana, faço alguns exercícios de musculação também e só perdi 1 quilo. Gostaria de saber se estou fazendo errado, e qual seria o método certo para a perda de peso e ganho na saúde?

    Responder

  25. Olá pessoal,

    Acompanho há algum tempo o trabalho de vocês, os admiro e sou muito grata, por intermédio do emagrecerdevez.com também conheci o maravilhoso blog do Dr. Souto pra completar essa fonte de informações valiosas que nos fornecem, estou em processo de emagrecimento já eliminei cerca de 12 kilos (4 meses) faltam mais 15 pelo menos (My God!), mas chego lá ;). A minha pergunta é com relação ao maracujá (que adoro!), sendo uma fruta com baixo teor de frutose e carboidratos, o seu consumo (em sucos, ou as sementes in natura) causará as mesmas problemáticas citadas no vídeo? Também atrapalhará o emagrecimento?

    Abraços e Super Parabéns!!!

    Responder

    1. Olá. Priscila! Acredito que a fruta in natura, eventualmente não irá te causar problema. Mas se o seu objetivo é o emagrecimento, talvez seja importante no seu caso não abusar delas. Abraços! Obrigado e parabéns pelo emagrecimento!

      Responder

  26. Este artigo confirmou o que minha endocrinologista falou. Ela me recomendou evitar suco de frutas doces.

    Responder

  27. Olá!
    A minha dúvida é sobre vinagre. Estranho, mas eu tenho o hábito de a noite comer poções de frutas, como abacaxi e maçã, acompanhadas de vinagre, além de gostar muito me dá uma extrema saciedade, porém, eu li que ele interfere nas taxas glicêmicas… estou na duvida do que fazer a noite pois não tenho muito tempo para ficar preparando jantar e as frutas acabam sendo mais práticas.

    Responder

    1. Frutas com vinagre, interessante, Érica! Vinagre é como o bicarbonato de sódio, um desses curingas da culinária! Quanto ao vinagre em si eu não vejo problema, mas pode ser que as frutas tenham algum impacto no seu emagrecimento. Fique de olho! Abraços!

      Responder

  28. Entendi aonde vocês querem chegar. A gente deve morrer de fome. Sem leite, sem frutas, sem carboidratos… Viver de ovo cozido, whey protein, carne e salada pra emagrecer? Neem pensar!

    Responder

  29. por favor não estou conseguindo fazer dieta , pois gosto muito de doces, parece um vicio
    não consigo ficar sem .Tem alguma coisa para eu tomar para tirar um pouco essa vontade ?

    Responder

  30. Olá! Muito obrigada por todas as dicas! Estou adorando o site! Parabéns!
    Estou pesquisando bastante e minha dúvida é sobre o que comer no intervalo das refeições.. Castanha, nozes e amendoas podem ser consumidas todos os dias? Não engorda mesmo? Seria melhor uma barrinha de cereais integrais e light? Ou barrinha de granola? Meu objetivos é emagrecer e por tudo que li, acho que eu abuso muito das frutas no intervalos! Suco de caixinha (sem açucar, integral) tem o mesmo valor calórico e é tão ruim quanto o suco natural de fruta para um primeiro estágio de emagrecimento, certo!? E água de coco? Está liberada ou se enquadra em suco natural?
    Muito obrigada mesmo!
    Bjooo,

    Responder

    1. As castanhas dão um banho nas barrinhas, Alessandra! Não se amole tanto com o valor calórico, mas com o impacto do alimento sobre o organismo. Agua de côco é uma boa também!
      Abraços!

      Responder

      1. Muito obrigada, Geosh!!
        Estou procurando no site sobre batata! É legume, mas tem muito carboidrato certo? É melhor opção do que arroz integral?
        E a abóbora? Abóbora é uma delicia e sempre soube que pode comer sem medida! O que vc acha??
        Bjoo e super obrigada!

        Responder

        1. a batata é um tubérculo. a batata inglesa é muito glicêmica! Já a batata doce é menos do que o arroz integral. A abóbora deve ter uma glicemia parecida! Disponha, Alessandra! bjo!!!

          Responder

  31. Rodrigo, como frutas as 9hrs e as 14:30, uma maçã ou banana ou laranja. O que devo comer então se eu tirar as frutas? Obrigado.

    Responder

    1. Diego, você pode comer abacates, castanhas, sementes, nozes, ovos cozidos, queijos(de acordo com o artigo sobre queijos), verduras legumes e proteínas etc

      Responder

  32. Olá,

    Comprei o livro e optei por seguir o MT e não o MR. Estou começando a seguir a orientação das refeições, porém li esse artigo sobre frutas e gostaria de perguntar referente a sobremesa: exemplo, não faço lanche da manhã, não estou sentindo fome, mas sempre comi uma fruta após o almoço. Em termos de controle da insulina, comer logo após a refeição uma fruta é ruim, compromete o restante que já consumi (carnes e fibrosos)?
    Obrigada

    Responder

    1. Mônica, Acho que vale o teste. Talvez uma maçã ou morangos sejam tranquilos. Coma e veja como você se sente nas horas seguintes. se se sente saciada, se sente fome mais rápido, etc. Abraços!

      Responder

      1. Então mas no caso se eu sentir fome logo significaria o que? Porque por exemplo, de manhã eu sempre como tbem uma fruta leve, e por enquanto sem problemas, fico saciada até o almoço.
        E essas dúvidas eu tiro assim mesmo nos posts ou devo perguntar em algum outro local?
        Obrigada

        Responder

  33. geosh….preciso que me ajude a obter o livro,uma vez que eu nao moro no brasil estou tendo dificuldade em adquirir. moro em portugal e estou desesperada,ando muito anciosa e estou mais gorda a cada dia,,,vou casar um filho em dezembro e ja nao sei mas o que faço para emagrecer. fico muito agradecida se voce puder me ajudar,um abraço e fico aguardando sua resposta.

    Responder

  34. Caramba! Não sabia dessa! Achei que frutas ajudavam no emagrecimento rápido! 🙂
    Parabéns pelo artigo!

    Responder

  35. Oi Geosh!!
    Fiquei com uma dúvida.. aguá de coco é liberado?? Tem frutose? Vale como suco de fruta? Ou pode tomar à vontade, já que o açúcar e gordura estão no coco em si?? 🙂
    Bjoo e obrigada!

    Responder

      1. Beleza! 🙂
        Então (para confirmar..) eu posso tomar tranquila água de côco, umas 3 vezes durante o dia, que não vou prejudicar meu emagrecimento, certo!?
        Bjo!

        Responder

        1. Sim, Alessandra! faça o teste! não modifique nada na sua dieta, só coloque a água de côco e veja como seu corpo responde. Bjo!

          Responder

  36. Oi… no método revolução diz que é pra evitar totalmente o açúcar. Pode então usar algum tipo de adoçante?

    Responder

    1. Sempre considero o uso da estévia natural, Sonai. Os japoneses já a utilizam a muito tempo sem nenhuma correlação com doenças e etc. Abraços!

      Responder

  37. OI Geosh/ Rodrigo
    Parabéns pelo trabalho de vocês, estou com sério problemas : ( tenho 24 anos e uma esteatose hepática acentuada e ovário micropolicistico, ah 3 anos fiz vários tratamentos com remédio e dieta e não vejo resultado, lembrando que não tenho o perfil lipídico elevado, nem glicemia a minha e em torno de 70 e minha pressão arterial também e excelente,porém não consigo emagrecer devo estar uns 25 kg acima do meu peso ideal, vi agora que como muitas frutas e vou mudar isso , vc teria outras informações para me ajudar a reverter esse quadro,
    muito obrigada aguardo ansiosa.
    abraços

    Responder

  38. Sensacional o site os artigos sao definitivamente esclarecedores… amei conhecer vcs parabens e sucesso para todos nos neh…e muito obrigado!!

    Responder

  39. Rodrigo, suas informações não são verdadeiras. A alguns meses atrás, cortei todas as frutas da minha dieta afim de emagrecer, porém, após uma semana, fui parar no hospital e tive que tomar xarope de milho todos os dias por 10 dias, internado. Portanto, por favor, verifique suas fontes. Atenciosamente, Jonas.

    Responder

    1. Oi Jonas, você pode verificar as fontes você mesmo, elas sempre estão listadas.
      Você já cogitou a idéia de que algo diferente pode ter causado este problema que você teve? 🙂

      Responder

      1. O Geosh e o Rodrigo apresentam os fatos as pessoas fazem por responsabilidades delas, acredito que cada um deveria conhecer seu corpo e o seu funcionamento para saber o que está ocorrendo. O corpo pode vir de anos e anos numa alimentação totalmente errada e sentir “falta”. Vejo mtas pessoas no site falando que não emagrecem e querem colocar a culpa no site ou querem q a gordura acumulada em 10 20 anos saia do seu corpo em meses…enfim enquanto a pessoa não assumir sua responsabilidade e colocar a culpa no site nunca irá atingir seu objetivo.

        Responder

    2. Ajude-nos a entender o porque fostes parar no hospital, e quais os sintomas apresentados, além do diagnóstico informado por seu médico de confiança.

      Responder

    3. Jonas, evitar frutas é bem diferente de as eliminar da sua alimentação. Por isso que sempre reforçamos o bom senso.

      Responder

  40. Boa Noite!

    Geosh, quero saber se posso usar o adoçante da linea seu componente é a sucralose? Muito recomendado para crianças, gestante e
    diabete.

    Responder

  41. Eu gostaria de saber se o zero cal pode ser usado no lugar do açucar ou e melhor usar açuca de cana qual serio a outra opçao..moro na italia e nao consigo encontrar stelvia obg

    Responder

  42. Eu não sou aquela Laís de mal com a vida, sou outra…
    Mas sempre desconfiei disso… nunca cheguei a lugar nenhum aumentando a ingestão de frutas ou substituindo frutas por qualquer outra coisa, acho importante comer, principalmente as mais fibrosas, e pra quem mora nos interiores da vida sabe o quanto é difícil aumentar a ingestão de proteínas, whey só pela internet com um frete absurdo e a não ser que seja filh@ do dono do açougue, carne é muito caro. Nesse caso se não conseguir, melhor ingerir frutas do que comer “porqueira” (salgados, frituras, doces, suco de caixinha) ou não comer nada no lanche, mas já desconfiava a tempos que não eram a melhor alternativa.

    Rodrigo e Geosh sempre arrasam!

    😉

    Responder

    1. Acho que não precisa ser rico para suplementar e comer bem. se você trabalha, corte gastos bobos (aqueles R$15,00 aqui, aqueles R$30,00 ali ) e no fim do mês você economiza uma boa quantia que pode ser gasta com Frango e suplementos (que ai depende do que você precisa).
      Mas no caso do Whey, sim. É caro mesmo, não uso. minha fonte de proteina é frango.

      Responder

      1. Obrigada Mr. R, realmente com uma certa organização financeira podemos aumentar a ingestão das penosas e fica mais tranquilo. A whey pode ser mais prática pra tomar no trabalho e tal mas ainda não é uma realidade pra todos.

        Sucesso!

        Responder

  43. “OLA GEOSH, ESTOU ENTRANDO PARA FAMILIA EMAGRECER DE VEZ AGORA!

    MIL DUVIDAS, MAS TENHO CONSEGUIDO SANAR A MAIORIA COM PESQUISAS NOS POSTS ANTIGOS, MAS….

    UMA FICOU…AMOOOOOO CHA DE MAÇÃ COM CANELA (DA CASCA SECA OU DA FRUTA), O QUE VC ACHA?
    CHEIO DE FRUTOSE?
    IG?
    DÁ PARA INCLUIR NO CASO DE EMAGRECIMENTO?

    BJO E PARABÉNS PELO TRABALHO DE VCS!!!!!”

    Responder

  44. Olá Rodrigo. Então qual seria o liquido que poderíamos substituir pelo suco de frutas?
    Desde já agradeço.

    Responder

  45. Olá Geosh e Rodrigo, estou com colesterol total 238, isso chega a ser um problema? O que fazer? E outra coisa, tomar suco de couve com duas maçãs pela manhã interfere demais na alimentação? Aguardo retorno.
    Abraços
    Alessandra

    Responder

  46. Rodrigo ja tentei De tudo Pra Emagrecer,ate consigo mas volta tudo De NOVO comprei o seu livro mas nao consigo vizualizar-zar no aiped ja entrei em contato com o suporte digo tudo Que eles mandam fazer mas nao consigo adoro os seus videos muito interesante adorei as dias sobre o assunto das frutas enfim tudo o Que vc tem postado tem sentido gostaria Que postase um cardapio assim ficaram mais facil obrigado

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *