• É com uma empolgação enorme que estou escrevendo este Artigo agora! Eu sou Geosh, caso você não tenha ouvido a minha apresentação no nosso primeiro Podcast (um bate papo descontraído com informação de qualidade em mp3 que você pode ouvir no caminho pro trabalho, por exemplo).

    Sou mais um ¨renegado do emagrecimento¨, assim como nosso grande amigo Rodrigo!

    Temos uma amizade longa (já são mais de 10 anos) e sempre trocamos muita informação sobre os mais variados assuntos ligados ao desenvolvimento e evolução pessoal, principalmente, claro, sobre nossa paixão por fitness.

    Compartilhamos de todos os valores a respeito da importância do acesso ao conhecimento privilegiado, que pode dar a você o poder de alcançar seus objetivos, seja em qual área for! E claro, aceitei com muita alegria o convite de vir fazer parte da equipe da comunidade de emagrecimento que mais cresce no Brasil!

    Se você quiser saber mais sobre a minha história de fitness e emagrecimento, pode ouvir o Podcast #001!

    Vários leitores do site têm nos perguntado, através de comentários ou pela página de contato, sobre O QUE comer e QUANDO comer: antes ou depois dos treinos?

    Bom, é disso que gostaria de tratar hoje.  

    Academia Musculacao

    Um truque da natureza

    Sabe quando você está se sentindo com muita fome ou com muita fraqueza, provavelmente, umas duas ou três horas depois de consumir algum carboidrato de alto índice glicêmico, como um doce ou bolo, lasanha, macarronada?

    Essa fraqueza se deve em parte ao efeito rebote que você sente ao comer carboidratos de alto índice glicêmico, que estimulam a liberação de insulina para remover o excesso de glicose. Isso te deixa com níveis baixos de açúcar no sangue e, consequentemente, gera sensação de fraqueza e fome (aprenda o ciclo vicioso que te faz ter fome em excesso e engordar, no artigo sobre carboidratos).

    Logo, quando você está neste estado fraco e sentindo fome, você pode imaginar que se comer algo, estas sensações irão passar prontamente, certo?

    Não! SEU Cérebro está te ENGANANDO.

    Imagine que quando vivíamos nas cavernas, nós não podíamos esperar a nossa “bateria” se esvaziar pra só depois recarregá-la. Afinal, poderia ser tarde demais! Nosso cérebro se adaptou a pedir mais alimento bem antes de precisar, como uma medida de precaução para garantir nossa sobrevivência.

    Quase qualquer alimento que você consuma só vai chegar, de fato, na corrente sanguínea uma hora e meia / duas horas depois!

    Mas então,  se os nutrientes ainda vão levar uma ou duas horas pra começar a chegar às células, por quê a fome passa logo depois que comemos? 

    Bom, nosso corpo reage de acordo com os estímulos que recebe. Se você está comendo é como se você dissesse ao seu corpo: “Beleza! Chegou mais comida, bora liberar energia!

    Usando o conhecimento a seu favor

    Então, o que realmente importa não é quando você come, mas quando, DE FATO, esses nutrientes vão chegar nas suas células!

    Nós, por exemplo, que malhamos para ganho de massa muscular sabemos que existe um momento onde seu corpo mais precisa de nutrientes. Essa janela é chamada JANELA DE OURO: o período de até uma hora após o treino de musculação.

    Alias, se você tem interesse em ganho de massa muscular, sem balelas e que realmente funciona, sugiro fortemente que dê uma olhada no livro eletrônico do Rodrigo que trata somente sobre isso. Já é um bestseller e o preço, na boa, está muito mais baixo do que deveria ser, mas não sei até quando. Clique AQUI!

    Este é o momento onde você MAIS PRECISA de nutrientes pra reconstruir sua massa magra! Esse é o motivo pelo qual comemos ou tomamos whey protein antes ou depois do treino.

    Vamos lá, repetindo:

    • O que realmente importa não é quando você come, mas quando, DE FATO, esses nutrientes vão chegar nas suas células!
    • Não adianta comer carboidratos logo antes de malhar, a energia só vai chegar  à sua corrente sanguínea aproximadamente uma hora e meia a duas horas depois que você comer.
    • Se você precisa de energia na hora de malhar, coma uma ou duas horas antes!
    • Precisa de energia constante? Coma uma forma de carboidrato complexo algumas horas antes!
    • Precisa de ter proteína chegando nas células logo depois de malhar? Considerando que você malha uma hora, tome seu whey logo antes de começar! Estudos comprovam que algumas pessoas tem um melhor ganho de massa tomando Whey antes do treino. Ou NO MÍNIMO um resultado equivalente a quem toma logo depois. Veja as referências para mais detalhes sobre isso.
    • IMPORTANTE: A absorção do whey se limita a 8 a 10 gramas por hora e  acontece que o whey, em shakes líquidos, leva cerca de duas horas para passar pela parte do trato digestivo que pode absorvê-lo. Ou seja, tomar muito mais do que 20 gramas de whey por dose significa que você vai jogar o resto do whey fora. Eu já tomei 60 gramas de whey por dose, imagina o desperdício!
    • Pra continuar mantendo o estado anabólico por um período maior e solucionar o problema da absorção, você poderia tomar 20g de whey ANTES e 20g de whey LOGO DEPOIS do treino para hipertrofia muscular! 
    • E se você tomar whey protein junto com carboidratos? Os carboidratos vão estar disponíveis junto com o whey nesta janela de tempo. A insulina vai diminuir os níveis de glicose no sangue e vai inibir a ação de um poderoso hormônio anabolizante chamado HGH, que funciona melhor sob níveis controlados de insulina. Ou seja: Para queima de gordura, whey sem carboidratos é melhor.
    • Vai consumir proteína de outra fonte que é absorvida mais devagar, como proteína do leite (caseína)? Essa eu deixo pra você! Quanto tempo vai levar pra essa proteína estar disponível? 
    Resumindo, é importante que você tenha em mente que os nutrientes que você ingere, levam um determinado tempo para chegarem de fato a serem usados pelo seu corpo. Tenha isso em mente, você poder tirar muitas vantagens deste conhecimento.

    Causa e Consequência

    Com base também neste conhecimento poderosíssimo, você também deve ter percebido que quando falamos do nosso corpo, não adianta tomar medidas de ultima hora, não é?

    • Se você comeu mal o dia inteiro e vai treinar a noite, vai treinar mal!
    • Se vai treinar de manhã e comeu mal no dia anterior, não vai ter o mesmo pique!

    Teste!

    O segredo de ouro é colocar isso tudo na prática! Teste e veja o que funciona pra você! Você discorda de algo? Teste, conclua, volte aqui e conte pra gente!

    É assim que nós encontramos as soluções e é assim que nós descobrimos o que REALMENTE FUNCIONA pra nós.  

    Somos todos humanos, porém, lembre-se, cada corpo é individual e pode responder diferentemente à mudanças.

    Coloque o conhecimento à prova, na prática!

    É muita informação, mas eu queria que o meu primeiro artigo viesse recheado de conteúdo altamente nutritivo =)

    Banner250x250_2Hipertrofia - PequenoPS: Não perca tempo! Conheça agora mesmo os livros eletrônicos do site! O Emagrecer de Vez vem com os quadros MT e MR, Plano de ataque e guia de receitas. É muito eficaz, agradável de ler e além dos brindes, você também ganha acesso ao clube.emagrecerdevez.com, onde milhares de pessoas trocam experiências com os métodos do livro(MR e MT), cardápios, receitas e etc. Se você precisa de um método didático, organizado, simples e passo a passo para atingir seus objetivos de emagrecimento, saúde, boa forma e bem estar, esse é caminho mais prático que posso te oferecer.

    Um grande abraço e obrigado a todos pelas Boas Vindas!

    Geosh

    ——————————————–

     Referências Principais

    1. Tipton KD, Elliott TA, Cree MG, Aarsland AA, Sanford AP, Wolfe RR: Stimulation of net muscle protein synthesis by whey protein ingestion before and after exercise. Am J Physiol Endocrinol Metab 2007, 292(1):E71-76.

    2 “Medicine and Science in Sports and Exercise”; Timing Protein Intake Increases Energy Expenditure 24 H After Resistance Training; K.J. Hackney, A.J. Bruenger, J.T. Lemmer; May 2010

    3 ¨“The Glucose Switch: Beautiful number 100¨  – The Four Hour Body – Timothy Ferriss, December, 2010.

    4 Oben J, Kothari SC & Anderson; ML. An open label study to determine the effects of an oral proteolytic enzyme on whey protein concentrate metabolism in healthy males JISSN 2008 5(10).

     

     

    Related Posts with Thumbnails

    Subscribe to our mailing list

    * indicates required Nome * E-mail Principal *

    Geosh é expert em emagrecimento, autor, consultor e gestor de conhecimento no Emagrecerdevez.com.

    Share →

    122 Responses to Comer Antes Ou Depois Do Treino? Olho Nos Fatos!

    1. Jessica Arndt disse:

      Ótimo artigo, Geosh! Sempre tive essa dúvida… tava comendo frutas uns 30 min antes de malhar. Vou passar a comer um pouco antes agora.
      Queria te perguntar uma coisa… eu tenho aqui em casa um pó com proteínas de soja, ervilha e trigo… contém todos os aminoacidos essenciais. Eu posso continuar usando esse pó como se usaria o Whey Protein?
      E outra coisa… eu to acima do peso e faco a musculacao sem intervalos, em trios (por exemplo, biceps, gluteos e costas e depois repito). Dessa forma eu consigo tofinicar meus musculos direitinho?? Uso pesinhos de 1,5kg e os exercicios de pernas e gluteos eu faco sem peso (faco musculacao em casa pois nao tem academia na minha vila).
      Vou conseguir trabalhar bem os musculos mesmo usando pouco peso?

      Obrigada!! :)

      Parabens pelo artigo! ^^

      • Geosh disse:

        Olá Jéssica! Esse seu pó vai ter que ser testado! Se eu for te falar o suplemento que me deu mais resultado até hoje? Whey pré e pós treino, e ovos cozidos no café da manhã! Sugiro que você experimente a whey e veja se te dá resultados tão bons! Vou escrever um artigo sobre soja também! É um assunto beeem controverso!
        Já a respeito dos músculos, você precisa de mais pesos, com certeza!
        Obrigado a você! Disponha!

    2. Alessandra Caldeira disse:

      OI Geosh, ótimo artigo, parabéns a vocês pelo site!

      Eu treino a noite, depois do trabalho, daio umas 19h39 do trabalho e geralmente faço o treino de musculação (dividido em um dia para pernas e outro para braços e abdome) e uma aula, bike de segunda e quarta, step de terça, jump de quinta e sexta, gostaria de saber se meu treino está ok e se eu tomar o whey logo que sair da academia, entre 21 e 21h30 mais ou menos, se eu posso comer alguma coisa depois e o que.

      note que como faço academia muito tarde, eu acabo dormindo tarde também, lá pra 12h

      Muito obrigada pelas dicas, to no meu segundo dia dos emails yayyyy

      • Geosh disse:

        Alessandra, pelo que entendi você malha antes das outras aulas, certo? eu sugeriria tomar whey logo antes ou depois da musculação ou antes e depois. Acho essas aulas todo dia um esforço excessivo! No meu caso, eu trocaria por intervalados 3x na semana, mas vai do que cada um tem de objetivo/disposição, né? Também acho que uma protéina de qualidade + uma gordura boa antes de dormir seria ótimo! Você malha peito e costas também?

    3. E aí meu caro. Excelente artigo. Bom saber que a equipe está crescendo, assim como os seguidores do conhecimento.
      Uma coisa que me chama bastante atenção é o formato dos artigos. Sempre com referências e explicações teóricas e práticas. Frustrante é saber que muita gente ainda vai pelas teorias sem explicação, baseadas no que a “revista falou” (ou o amigo falou, o médico falou, o vendedor da loja de suplementos, ou até a ana maria braga, hahah, enfim…) e muitas vezes são conselhos deploráveis.
      De forma geral, admiro demais o trabalho e também tento repassá-lo as pessoas. Algumas tem o seu “pé atraz” mas várias ja se interessaram.
      Continuem com o trabalho!
      Grande abraço!

      Victor Carvalho

      • Geosh disse:

        Fala Victor! Obrigado camarada! Somos sempre a favor do experimentalismo cauteloso, com o devido bom senso e cuidados com a saúde! Claro que tudo tem que ser embasado, senão estaríamos abrindo demais o leque e dando tiros no escuro!
        Grande abraço!

    4. Marcos disse:

      Boa tarde Geosh,
      gostei muito do seu artigo esse tempo de quando os nutrientes estarão disponíveis para nós usarmos é bem útil.
      No dia a dia a gente sempre acaba pensando nisso mais sem uma base pra tomar a decisão.
      Bom, eu tenho uma dúvida. Vou expor o seguinte caso: Se eu ao invés de tomar o whey protein antes do treino com o seu calculando o prazo de 1:30 a 2:00 pra ele estar disponível pra mim no pós treino, tomar albumina e calcular um tempo maior pra esses aminoácidos da albumina estarem disponiveís pra mim no pós treino.
      Qual seria o efeito disso, fora a economia da albumina ser uma proteina mais barata? Nesse caso eu digo continuando a tomar o whey no pós treino.
      Abraços Geosh,
      Obrigado por continuar o emagrecer de vez e estar junto com nosso amigo Rodrigo.
      Continuem, para o alto e avante….

      • Geosh disse:

        Olá Marcos! Obrigado pelos incentivos! Acredito que dando o devido intervalo pra absorção, ter a albumina no seu organismo teria seria sim um efeito similar ao da whey protein. Se você tomar antes do treino acredito que vá manter uma taxa menor, porém mais constante de disponibilidade dos aminoácidos! Por isso vejo a albumina como aquela proteína bacana pra substituir lanches, pra tomar antes de dormir, mas, pra janela de ouro, whey ainda leva vantagem!
        Abraços!

    5. Erikah Azzevedo disse:

      o whey isolado nao demora pouco tempo a ser absorvido? 30 a 40 min? caso seja concentrado é melhor tomar antes do treino ou logo após? quais as diferenças nesse caso pra esses dois tipos de whey? fiquei um pouco confusa, penso que se for concentrado é melhor tomar antes do treino, mas tb penso que se alimentar pouco antes do tempo desvia o fluxo sanguineo para o processo da digestão, sendo assim será que nao atrapalharia no processo pra ganho de massa?

      Informaçóes muito boas essas, gostei do artigo.

      um abraço,

      Erikah

      • Geosh disse:

        Olá Erikah! Por Hora a absorção da whey isolada é um pouco mais rápida do que da concentrada, o que acontece é que seu corpo vai ficar mais próximo da taxa de absorção de 10g/h pela maior absorção! acredito que isso possa ser compensado tomando um pouco mais em gramas de whey concentrado, considerando que a lactose/gorduras presentes na concentrada não diminua tanto a velocidade que ela passa no seu trato digestivo! Mas, sugiro que você experimente tomando antes ou depois e tire as suas próprias conclusões! No meu caso eu tive melhores resultados com o whey isolado, mas eu sou moderadamente intolerante a lactose e esse pode ter sido o fator determinante! Quanto a digestão, é bem tranquilo! é diferente de bater um mega rango e malhar depois.
        Abraços!

    6. Leandro Duarte disse:

      Olá Gosh! Ótimo artigo, mais uma vez, parabéns!

      Mas eu gostaria de saber da alimentação para quem quer emagrecer.
      O artigo dá ênfase para quem quer ganhar massa muscular, mas não diz que horas nós, que queremos emagrecer, devemos nos alimentar.
      Antes ou depois dos treinos?

      Desde já, agradeço a atenção.
      grato,

      Leandro Duarte.

      • Geosh disse:

        Olá Leandro! Depende da estratégia que você vai usar pra emagrecer. Eu acho que colocar um pouco de massa magra no esqueleto é uma ótima estratégia principalmente pra resultados a longo prazo, então, eu te diria que antes de malhar vale até um carboidrato complexo com índice glicêmico um pouco mais alto pra ter uma boa quantidade de energia e malhar bem, e uma dose de proteína. Só não diria o mesmo pro resto do dia e pro pós treino, onde, se você for ingerir carboidratos, que sejam os de menor índice glicêmico, que vão te ajudar a diminuir a gordura corporal!
        Obrigado!

    7. Mariana disse:

      olá Geosh! Bem vindo ao emagrecer de vez! Cada dia mais esse site está melhor! Muito bom o seu artigo, esclarecedor! Bom minha dúvida é: eu treino cedo, 6:30 hs, acordo 5:30 hs e faço uma refeição leve para o pré treino, mas o que devo incluir nessa refeição? preciso acordar mais cedo ainda pra comer? Meu objetivo é perda de gordura e meu treino de musculação é bastante intenso, procuro dividi-lo e fazer o aeróbio depois porque muitas vezes termino o treino já bem cansada.

      Obrigada!

      beijos

      • Geosh disse:

        Olá Mariana! Obrigado! Acho que com uma hora já dá pra obter bons resultados! Sugerir que você acordasse mais cedo seria até covardia né? Coma carboidratos e tome sua whey antes de treinar! seria uma boa variar também os dias de musculação e os dias de interval training (Você já leu nossos artigos a respeito?) Lembre-se também de manter a ingestão de proteínas junto dos seus lanches e refeições ao longo do dia!
        Beijos!

    8. Gabriela disse:

      Olá Geosh… muito bom o artigo, assim como todos aqui do emagrecer de vez!
      Mas tenho uma dúvida: meu objetivo é emagrecer, como devo me alimentar? Vou para a academia de manhã cedo.. então o que devo incluir no meu café da manhã? E após o treino seria indicado somente o whey?
      Obrigada

      • Geosh disse:

        Olá Gabriela! Te sugeriria consumir carboidratos no café, pra dar um boost na energia, tomar seu whey antes de malhar, e se for tomar depois, que seja com um carboidrato complexo com um índice glicêmico menor. Você faz musculação, certo?

    9. Max disse:

      Parabéns pelo artigo Geosh! Começou em grande estilo! :D

    10. ANGELA disse:

      PARABÉNS! ESTAMOS CONTENTE COM TUA VINDA,Y JA PODEMOS DISFRUTAR DOS TEUS CONHECIMENTOS. UAM PERGUNTINHA VOCÊ PODERIA DAR ALGUNOS EXEMPLOS DE ALIMENTO COM O MESMO CONTENIDO DE PROTEINAS DO WHEY?ALGO DE FÁCIL ASCESSO!

      • Geosh disse:

        Hola Angela! Com o mesmo conteúdo, basicamente qualquer proteína de alta qualidade e biodisponibilidade, como Peito de peru, atum, peito de frango, Salmão, sardinhas, Ovos e Albumina. Mas note que a absorção dessas proteínas se dá de maneira completamente diferente da whey. Seria equivalente a carboidratos complexos x simples no quesito absorção.
        Gracias!

    11. Marcelo Rocha disse:

      Excelente artigo…
      Sempre estive atras de alguma tabela que referenciasse (alimento x tempo de absorção) mas nunca tive sucesso, pois prefiro utilizar uma alimentação natural ao invés do whey…
      Será que existe tal tabela?

      abraço e sucesso…

      • Geosh disse:

        Olá Marcelo! Obrigado!!! Acredito que a absorção de todas as outras proteínas seja mais lenta, Então eu sugeriria dar uma olhada nas fontes de proteína de alta qualidade e consumir uma porção delas a cada lanche! Peito de peru, atum, Peito de frango, Salmão, sardinhas, Ovos e companhia. Abraços e sucesso!

        • Marisa Ayres disse:

          Oi Geosh! O peito de peru é uma boa opção para os lanches? Achava que pudesse ser ruim por ser industrializado, achava que era comparado a mortadela! E presunto é uma boa opção?

    12. Daniela disse:

      Oi Geosh!

      Não poderia deixar de te parabenizar pelo seu primeiro (e ótimo) artigo, né? Além disso, descobri que estava tomando o whey de forma equivocada, pois usava cerca de 30 gramas por vez (imagina o desperdício =/, e ainda é caríssimo esse que tomo)!

      No mais é isso aí, parabéns e espero outros artigos em breve! =)

      • Geosh disse:

        Olá Daniela! Obrigado!!!! já tem mais uns 3 ou 4 aqui já na fila pra sair, vou tentar focar nas dúvidas mais recorrentes! Grande abraço!

    13. Pércilla disse:

      Parabén Geosh… mto mto bom!!!!

    14. José disse:

      Sem whey proten não tem resultados? Acho que é essa ideia que muitos vão pensar ao ler aqui.
      E proteínas de carne magra como peixe ou frango? São proteínas de média absorção.
      Whey se diz rápida absorção, mas é marketing demais.

      Eu não tomo whey porque em 5 minutos chego em casa da academia e como uma carne branca.
      Suplementos não é obrigatório para ganho de massa muscular.
      Suplemento tem vantagem de praticidade de se levar, mas não é melhor que alimento.

    15. Victor Lucas disse:

      Olá, muito interessante seu artigo Geosh, realmente cheios de ótimas informações.
      A titulo de esclarecimento ( e obviamente você pode me corrigir se eu estiver errado), sobre o uso de carboidratos de alto IG no pós treino, sabemos que eleva os níveis de insulina no sangue e está auxilia a carregar nutrientes para o tecido muscular, potencializando o anabolismo. Porém, sabemos também que a insulina é uma faca de dois gumes, pois, ela é extremamente anabólica em pessoas que tem baixa quantidade de gordura corporal e seguem uma rotina de exercicios (geralmente atletas), mas, em pessoas sedentárias e/ou com altas quantidades de gordura corporal, a insulina auxilia no acúmulo de gordura, prejudicando assim essas pessoas.
      Achei interessante seu ponto sobre evitar o consumo de carboidratos simples no pós treino, porém dados os motivos acima, sabemos que esta regra não se aplica a todas as pessoas. Concorda comigo?
      Mudando de foco, também gostaria de sugerir fortemente que vocês escrevessem um artigo falando sobre Soja, sabemos que é uma fonte de proteínas completa, porém, alguns estudos mostram que o consumo de soja reduz a quantidade de testosterona no corpo, o que é ruim para quem treina com pesos. )=
      Gostaria muito de ouvir a opinião sincera de vocês sobre esse assunto.
      Abraço e sucesso aos dois!

      • Geosh disse:

        Olá Victor! Concordo contigo sim! Pessoas com baixo percentual de gordura também vão absorver uma parte desses nutrientes na forma de gordura, E ainda tem o fato do ¨crash¨ pós-insulina. Acho que o fator determinante nesse processo é a adaptação do organismo pra metabolizar gordura/proporção da capilaridade de receptores de insulina nas células musculares, A meu ver é o que diferencia ter ou não até mesmo uma margem maior pra poder consumir carboidratos com maior IG!

        Que bom você falar na soja, Estou escrevendo um artigo justamente sobre isso! Tou tendo que pesquisar bastante a respeito do uso da soja como fonte também de carboidratos. Como fonte de proteínas, o valor biológico é baixo, ou seja, teria que combinar com outra fonte de proteínas pra absorver melhor! O consumo de grãos em si é bem questionável!
        Grande abraço!

    16. Cintia Garcia disse:

      Geosh..muito bom ler o artigo de vcs…mas sempre ficam dúvidas!

      Vou passar a tomar whey antes e depois…ok! Mas depois q qto tempo posso comer meu carb fibroso + proteina?
      a noite evito cab mesmo sendo integral….
      Tks!
      E parabéns!

      • Geosh disse:

        Olá Cintia! Obrigado!!! Se a sua dúvida é de quanto tempo esperar pra consumir, acredito que não precisa ser muito tempo não! uns 40/60 minutos já são o bastante!
        YW!

    17. Alessandra Caldeira disse:

      Olá!
      Então, tem dias que eu faço a aula antes… tipo 3a e quinta, ai depois eu faço a musculação.
      malho sim, no mesmo dia que braço.

      eu gostaria de manter pelo menos as aulas de step e jump (3a e 5a) são as que eu mais gosto rsrsrs, mas eu posso ir nos 5 dias da semana? trocar a bike por pilates por exemplo?

      então o whey eu tomo depois do último exercício ou depois da musculação?

      • Geosh disse:

        Alessandra!

        Tome o whey Antes ou Depois da Musculação! Você pode sim fazer o pilates ou dividir mais os grupos musculares por treino pra malhar mais dias, e claro, pode manter sim as aulas que você gosta! Mas já adianto, os melhores resultados devem vir da musculação e do interval training!

    18. Barbara disse:

      Oi Geosh muito bom o artigo, parabéns! Eu ja comprei o livro do Rodrigo sobre hipertrofia, muito bom, ainda nao terminei mas eu soh tenho uma duvida, como sou mulher tenho muito mais interesse em tonificar meus musculos, eu me encaixaria nas mesmas recomendacoes de quem busca a hipertrofia (no caso o livro), ou a unica diferenca eh que eu teria que pegar menos peso e fazer mais repeticoes? se sim, vc poderia me dar um exemplo?

      desde ja agradeço!

      Abraços

      • Geosh disse:

        Barbara, Você se encaixaria nas exatas recomendações de quem busca a hipertrofia. Ao ganhar massa magra você vai aumentar seu metabolismo e modelar o seu corpo. Músculos tonificados nada mais são do que músculos desenvolvidos e uma baixa quantidade de gordura corporal. Pode seguir o livro sem medo, seu corpo não vai se masculinizar a menos que você tome anabolizantes! sai um artigo sobre isso logo logo!

    19. Gustavo disse:

      Ooppa….
      Queria fazer uma pergunta… eu tomo meu whey pos treino de 20 a 30 minutos depois dos trenos.. deixo o tempo asim ou seria melhor aumentar?
      sim i eu tomo ele a noite um pouko tarde não mim alimento depois…. mais no dia mim alimento bem …

      • Geosh disse:

        Olá Gustavo! seria melhor tomar logo antes ou depois de treinar! ou antes e depois! Quanto mais tempo você levar pra tomar, mais tempo vai demorar pra que ele chegue às suas células!

    20. Mariana disse:

      Olá Geosh, ótimo artigo, me tirou uma dúvida pq eu sempre achava que devia comer 30 min antes hahaha

      Uma dúvida que tenho, o whey é meio carinho né hehe, seria possível eu utilizar outra proteína no lanche pré treino, como peito de peru?
      Faço muay thai, e durante a aula de 1h além de um aquecimento bem puxado como corrida, corda, ou circuito depois ainda tem os golpes do treino, e muitas vezes sinto falta de força no decorrer da aula, um pré treino como banana com aveia/ 1 maçã com alguma proteína seria o suficiente para um bom rendimento?
      E depois do treino logo que chego em casa tomo whey protein, é o suficiente ou complemento com ovos cozidos logo em seguida? :S

      • Geosh disse:

        Olá Mariana! Obrigado! se você for ingerir peito de peru no lanche pré treino, acredito que tenha que ser com umas duas horas de antecedência. Acredito também que seu lanche é suficiente, teste e vá se ajustando. O whey protein é suficiente, mas depois de algum tempo você pode consumir os ovos ou outra proteína se quiser!

    21. Vinicius Campos disse:

      Só discordo num ponto, quando vc fala que para queimar gordura tem que ser whey sem carboidrato…mas assim não terá queima de Lipídio pós-treino sem ter insulina presente, além de continuar com o catabolismo que quando num estado mal alimentado proporciona perda de massa magra… logo, para quem quer queimar gordura de maneira saudável o mais ideal seria a ingestão de whey + caseína ou Soyprotein+ carboidrato complexo + pequena dose de cho simples para o pós treino. Somente os que estão numa dieta cetogênica NÃO deveriam ingerir CHO depois do treino. Para todos os outros é necessário a ingestão de CHO pós-treino para inibir o catabolismo e favorecer a queima de gordura na recuperação muscular. Bom existem várias linhas de raciocínio, mas como já vi em outros artigos seus, sua linha é do treino Anaeróbico, que visa queimar gordura na recuperação muscular e para isso é necessário ter insulina/CHO..

      • Geosh disse:

        Olá Vinícius! Considerando que você comeu carboidrato de uma fonte complexa antes do treino, Ainda deve estar digerindo e liberando glucose de maneira controlada na corrente sanguínea. tem um estudo razoavelmente Recente que saiu no Journal of Applied Phisiology entitulado ¨Energy deficit after exercise augments lipid mobilization but does not contribute to the exercise-induced increase in insulin sensitivity¨ Que concluiu que um déficit de CHO contribuiu pro aumento da sensibilidade de insulina das células musculares, e um déficit leve de EN contribuiu pra mobilização de lipídios. Acredito que a baixa de glicogênio nas células musculares é o que faz aumentar a sensibilidade pra insulina. Então, uma boa maneira de perder gordura corporal / evitar a inibição do glucagon/ melhorar a sensibilidade a insulina e produção de HGH, é não consumir carboidratos num período de duas horas pós exercício, Concordo com você que isso deve valer apenas pro pós-treino.

    22. Vinicius Campos disse:

      Levando em consideração que uma refeição pré treino com CHO complexos (sólida/pastosa) deve ser feita de 3 a 2 duas horas antes dos treinos (variando de acordo com metabolismo da pessoa para nao ter indigestão), vc provavelmente estará com niveis basais de insulina no pós treino. Tem alguns estudos que mostram que com a insulina em níveis muitos baixos a queima de LIP diminui muito e que o corpo acaba buscando fontes proteicas, e o individuo ira perder massa magra. O que provavelmente nao é a finalidade de quem está malhando. Porém, para trabalhar com a ideia de não ingerir CHO pós treino, seria ideal tomar BCAA`s ou Whey isolado para que sirva de fonte para gliconeogênese “no lugar da massa magra”, mantendo a queima de LIP e AA`s….porem isso pode levar uma maior produção de amônia, ác.urico. Mas existem vários pontos de vista, e o interessante é haver esse debate para troca de informações. Por exemplo, irei procurar mais a respeito dessa linha de pensamento desse artigo que vc passou ai! vlw!

      • Geosh disse:

        Sim, é bacana demais isso! Eu mudei minha concepção depois de ler esse artigo e alguns relacionados, realmente faz mais sentido. Mas quero deixar claro que isso pro caso de perda de gordura. Pra ganhar massa de maneira mais generosa uma estratégia pra manter níveis de insulina mais altos ao longo do dia e com CHO no pós treino ainda é melhor. Precisamos sempre de pessoas como você por aqui, Vinícius, curiosas e bem informadas. Obrigado!

    23. Amanda disse:

      Bem esclarecedor… sempre comia carboidrato uns 30 minutos antes de malhar! Mas então, eu vou começar a fazer aeróbico em jejum pela parte da manhã, pelas 7 horas, por no máximo 1 hora. Também li num dos artigos do Rodrigo,

    24. Amanda disse:

      Bem esclarecedor… sempre comia carboidrato uns 30 minutos antes de malhar! Mas então, eu vou começar a fazer aeróbico em jejum pela parte da manhã, pelas 7 horas. Também li num dos artigos do Rodrigo, que isso pode causar grande perda muscular, por isso deveríamos ingerir uma proteína de rápida absorção logo depois do treino. No meu caso que quero perda de gordura e manter a massa muscular, você acha que quanto tempo deveria ser o treino? E então pelo que entendi, no meu caso, devo ingerir whey, no caso, logo antes do treino e ficar sem comer carboidrato por 2 horas depois?

      • Geosh disse:

        Olá Amanda. A minha sugestão é coma esses carboidratos um pouco antes, tome seu whey antes de treinar, e treine entre 45 a 60 minutos no máximo. Obrigado!

    25. Dijuan disse:

      Comprei um Whey com 55g de proteina por dose. Como deveria tomar 3 vezes ao dia? Quantas gramas pela manhã, antes e depois do treino?

      • Geosh disse:

        Olá Dijuan! 55g por dose, de quantas gramas a dose, 100g? O ideal seria cerca de 20g por dose antes e 20g por dose depois do treino, no resto do dia o melhor é comer proteínas de qualidade e usar a whey só quando você não tiver como comer essas proteínas! Depende de qual é o seu objetivo. Se seu objetivo é bem focado na hipertrofia, eu tomaria com carboidratos. Se é mais focado na perda de peso, eu tomaria antes com carboidratos e depois sem! Espero ter ajudado! Uma sugestão para o hiit é evitar fazer no mesmo horário / dia, ou fazer o hiit antes de malhar os membros superiores, o que teria um impacto menor na hipertrofia.

    26. Dijuan disse:

      Eu faço treino de musculação(30min) + HIIT(25min sempre 45 seg intenso e 1min e 15 seg de leve na bicicleta ou esteira) de segunda a sexta. Meu objetivo é perder gordura e ganhar massa magra ao mesmo tempo. Eu tomando Whey sem caboidrato depois do treino como foi dito no artigo para intensificar a queima de gordura eu não estaria prejudicando o anabolismo que o Whey me proporcionaria? Meu treino está correto?

    27. Dijuan disse:

      Mas tomando whey depois sem carbo, que função ele teria? Reposição energetica!!! Grande desperdício para o Whey tão caro. Eu não poderia repor a energia como outro suplemento? Se eu tomar com cabo depois seria melhor um aerobico mais longo de que um treino HIIT? Antes eu fazia 25 min bicicleta + 30 min esteira e depois passei a fazer 25min HIIT.

      • Geosh disse:

        Olá Dijuan! Nosso corpo tem mecanismos pra repor essa energia usando suas próprias fontes de gordura, sem contar nos benefícios da sensibilização a insulina sobre as células magras. Você faz musculação e treina hiit logo em seguida? vc toma whey após o hiit?

    28. Estevão disse:

      Ola Geosh! gostei da informação, mas fiquei com uma duvida; quando vc fala que o corpo absorve de 8 a 10 gramas por hora, vc esta se referindo a 8 10 gramas de proteína né?

      • Geosh disse:

        Olá Estevão! Que bom que gostou! Exatamente! essa é a taxa de absorção da proteína da whey protein devido às suas peculiaridades digestivas!

    29. Dijuan disse:

      Ola Geosh!!! Respondendo a sua pergunta, eu faço musculação e treino hiit logo em seguida (30min musculação e 25min Hitt na bicicleta). Terminado o treino eu tomo o whey logo em seguida.
      Seguindo a sua orientação eu estou tomando antes do treino a noite com malto e depois do treino tomo só com água. Como já disse antes meu Whey tem 55g de proteina em 2 scops de 30g cada, ou seja, em 60g de whey 55g são pura proteina. Agora eu estou dividindo a dose de 60g de whey, 30g antes do treino e 30g depois(1 scop antes outro scop depois) está bom assim? Estou pensando em tomar mais 1 scop de 30g pela manha, o que acha?

      • Geosh disse:

        Olá Dijuan! Pode até reduzir um pouquinho pra totalizar 20g de proteína por dose! Quanto ao hiit logo em seguida, seria melhor se você conseguisse fazer em horários alternados aos da musculação. um outro leitor nosso deu uma ótima alternativa: fazer hiit antes dos treinos de musculação que não envolvam perna. Quanto a manhã, o que me deu melhor resultado foram ovos! Grande abraço!

    30. Estevão disse:

      Geosh, mas isso é só com o whey ou qualquer outra refeição? por exemplo no meu almoço que geralmente tem mais de 50 gramas de proteína, então esta sendo jogado fora mais ou menos 40 gramas de proteína?

      • Geosh disse:

        Estevão! Só com o whey, devido ao tempo que ele passa na parte do intestino em que pode de fato ser absorvido! Quanto aos outros alimentos, Conseguimos absorver em média atŕ 60g de proteína por refeição.

    31. Fernanda Lacerda disse:

      Ola Geosh!!!! Nossa, não consigo parar as matérias do emagrecer de vez…Vcs estão de parabéns!
      Tenho uma dúvida, eu malho pela manhã, logo assim que acordo, geralmente meia hora antes como uma fruta, de preferência banana. o que vc acha que seria mais indicado comer antes do treino? Depois do treino sempre tomo whey protein, mas agora fiquei na dúvida se devo tomar só o suplemento, ou devo tbm incluir um carboidrato.Quero perder gordura e ganhar massa magra. Obrigada

      • Geosh disse:

        Olá Fernanda! Como você malha pela manhã, eu acredito que seja prudente você continuar comendo um carb antes de malhar, talvez com a whey, e uma boa idéia você tomar seu café da manhã normalmente depois! O café da manhã é uma ótima oportunidade pra consumir uma boa quantidade de alimentos! Obrigado pelos parabéns!!!

    32. Dennys Oliveira disse:

      Olá. Sou iniciante em musculação (um mês). Por questões financeiras e de praticidade, pensei se uma barra de whey da probiótica (tem 16 g de whey e 9 de carb na composição) poderia quebrar um galho no pós treino, no lugar do pó. O que acha, Geosh? Lembrando que meu único horário de treino possível é pela manhã, cerca de 1 hora e meia após o café da manhã, geralmente almoço 1 hora e pouco após o treino. Obrigado.

    33. Arthur disse:

      Opa Geosh deixa eu te perguntar uma coisa man eu faço academia de manhã bem logo depois que eu acordo, como não da tempo de eu dar essa uma hora e meia pra eu comer antes de ir, eu posso estar ingerindo os carboidratos que eu pretendo gastar no treino no dia anterior? ou quando eu durmo meu corpo já acaba usando esses carbos e eu preciso repor eles denovo antes de fazer academia.
      Valeu!

      • Geosh disse:

        Olá Arthur!!! ao comer carboidratos antes de dormir, seu corpo vai repor em parte seus estoques de glicogênio e armazernar o resto na forma de gordura. se nao puder evitar, pense sempre em carboidratos de liberação mais lenta! Experimente também comer logo depois que acorda pra ver o efeito! se for razoavel, acho que é melhor do que os carbs overnight! Abraço!

    34. Adriana disse:

      Olá Geosh!!!

      li o artigo e fiquei um tanto confusa,treino musculação,geralmente com bastante peso, de três a quatro vezes por semana,preciso emagrecer 15 kg.Minha dúvida é o que comer,pois treino uma hora após o café da manhã,onde como pão com requeijão,uma fruta,as vezes leite desnatado com nescau,enfim,logo após o treino é que tomo whey.Está correto?
      Estou pensando tbm em incluir duas vezes por semana aulas de hidroginastica,o que vc me diz?
      Um abraço,
      Obrigado pela atenção.

      • Geosh disse:

        Olá, Adriana! dependendo da dose de whey que você toma, voce pode tomar uma parte no café da manhã também! eu costumo tomar 20g antes(com uma fonte de carbs), + 20g depois. Quanto a hidroginástica, depende. O seu objetivo é perder gordura? Interval training é a alternativa mais eficiente que eu conheço. Mas hidroginástica deve ser prazeiroso e relaxante também, não é?

    35. kaka disse:

      meu principal objetivo no momento é emagrecer.
      porém tenho 2 dúvidas.
      a primeira, é que como to fazendo um treino aeróbico, focado no emagrecimento, os músculos do meu corpo vão acompanhar esse processo ou depois que eu perde o peso que eu quero, vai ficar tudo mole, tipo pele sobrando?
      e quem quer emagrecer pode tomar whey?

    36. Alan Jeferson disse:

      Ótimo artigo Geosh!!! ou melhor, mais um ótimo artigo…
      Adotei os ovos mexidos no cafe da manhã, e me sinto muito bem, assim como vários outros ensinamentos passados por ti e pelo Rodrigo (tah certo que durante as férias de 15 dias não consegui manter a fidelidade…rrsrs)!!!
      Tenho uma dúvida, existem vários tipos de Whey no mercado (lógico que querem te empurar o $$$$), mas pude perceber que alguns contem maior concentração de proteína que os demais, então qual vc me indicaria?
      Outra situação, faço caminhada e corrida ao ar livre (quase todos os dias, mas no mínimo 4x por semana), junto faço o trabalho de flexões e abdominais em casa, existe a necessidade de inserir o BCAA para auxílio de reconstrução dos músculos após estes exercícios?
      Meu objetivo: eliminar a barriguinha e melhorar o condicionamento físico.
      Parabéns pelo trabalho e continuem assim…

      • Geosh disse:

        Olá, Alan! então, eu sempre optei pela whey mais pura, indiferente de ser concentrada ou isolada, ou seja, sem malto, sabores, aromatizantes, etc. o que no geral melhora a relação de proteínas por grama. No geral whey já contém uma dose boa de BCAA e glutamina também. Seria prudente sim pra qualquer esforço que danifique muito as fibras musculares.
        Obrigado!

    37. Nil Witchimichen disse:

      Excelente artigo!
      Mas eu fiquei com uma dúvida para otimizar meu objetivo principal, que é perda de gordura localizada e definir abdômen.
      Como resultado de intensa e prazerosa leitura de vários artigos aqui no site ontem, comecei a incluir proteína(pão integral + ovos, atum) nos meus lanches da manhã e tarde, antes eu só comia frutas.
      A minha dúvida é o que comer/tomar no pré treino, visto que eu faço meu primeiro lanche lanche entre 9:30 e 10:00 e vou para academia às 12:00. Almoço depois que volto do treino.
      Na 2a 4a e 6a eu faço spinning, e nas 3as e 5as musculação.
      Costumo tomar BCAA meia hora antes do treino. Devo incluir Whey no pré treino? Ou mais um pequeno lanche? Socorrá-me!
      Ah.. e as gorduras boas? Amendoas e Castanhas, em qual refeição é melhor incluir?
      Agradeço!

      • Geosh disse:

        Olá, Nil! É uma boa tomar whey no pré treino sim! Talvez seja uma boa trocar esse spinning por interval training daqui a um tempo! E depois almoçar bem, uma boa quantidade de proteínas de qualidade, gorduras boas e carbs fibrosos/complexos de baixo índice glicêmico
        Já as gorduras boas você pode incluir como achar melhor! Abraço!

    38. Raquel disse:

      Olá Geosh. Gostei muito do artigo. Gostaria de fazer umas perguntinhas.
      Eu tenho muita dificuldade para ganhar massa magra. Eu malho e não tomo nenhum suplemento (acho que por isso não vejo resultados). Vou começar a tomar o Whey. Para eu ganhar uma massa magra considerável, eu devo tomar o whey antes ou depois do treino? Posso tomá-lo antes E depois? E na alimentação? Ao tomar o whey, eu devo evitar comer massas (besteiras)? (macarrão, cachorros-quentes, etc?)

      • Geosh disse:

        Olá, Raquel. 80% dos seus resultados virão da sua alimentação. Ou seja, foque nisso. Você pode tomar antes e depois sim. dividindo em duas doses, você irá absorver melhor. O ideal é que você tome antes com uma fonte de carboidrato (ou coma um carb complexo antes) e depois pode tomar puro mesmo. Na alimentação é aceitável uma dose diária, mas se você puder inserir uma boa fonte de proteína em cada refeição(carnes, ovos, peixe, etc) isso deve melhorar bastante os resultados.

    39. Tatyara disse:

      Oi, eu estou consumindo barra de proteina(whey) que possui 10g de proteina e 14g de carboidratos alem de outros tipos de minerais, mas gostaria de saber qt tempo antes do treino é o ideal para consumir?E o que comer depois, pois o meu objetivo é perder gordura e ganhar massa muscular e resistencia

    40. Stefane disse:

      Olá,o meu objetivo é perda de gordura,faço aeróbica e musculação,vi que fazer aeróbica depois da musculaçao é melhor para a perda de gordura,é verdade?
      E no meu caso que quero emagrecer,eu não consigo malhar menos que 1 hora e meia,pq se for menos não da tempo d fazer aerobica e musculaçao. Tá errado esse treino? E sobre a alimentaçao? Ja que eu passo mais de uma hora malhando e tem vezes que no meio do treino me sinto com fome.

      • Geosh disse:

        Olá, Stefane! Na verdade, não. Malhando e fazendo aeróbico depois você não só está interrompendo o início do processo anabólico que se dá logo depois de malhar, como está aumentando as suas chances de liberar cortisol, que vai agir negativamente tanto sobre o ganho de massa magra quanto sobre o emagrecimento. O melhor seria nem mesmo fazer aeróbico, mas sim interval training. Veja nosso artigo a respeito. Aliado com musculação pra hipertrofia é o que trás os melhores resultados. Abraço!

    41. Tatyara disse:

      OI Geosh, eu li sua resposta sobre a pergunta da Stefane e eu tb faço aerobico depois de malhar, só que malho uns 40min. e depois faço aerobico correndo uns 15 a 20 min. na esteira…eu pretendo perder gordura localizada e ganhar massa muscular, esta certo fazer dessa forma?

    42. Alessandra disse:

      Oi Geosh,
      faço academia há 8 meses. No começo meu treino era mais direcionado a perca de gordura, onde emagreci os 5 kg q eu precisava. Agora estou focada mais na musculação e faço um pouco de aeróbico pra garantir condicionamento e para manter. Comecei a tomar whey protein isolado/importado, e agora pretendo começar a tomar creatina tbm. A minha dúvida é em qual momento devo tomar a creatina e o whey antes ou após o treino ou em ambos? corro o risco de engordar? estou fazendo uma dieta alimentar balanceada e malho pela manhã, geralmente as 6 hs.

      • Geosh disse:

        Olá. Alessandra. Creatina 30 min antes do treino vai te dar um ganho de força de 20 a 30%, e depois vai ajudar com o anabolismo. Porém eu não tomaria. Creatina é um suplemento muito delicado em relação as dosagens e sem uma hidratação massiva, pode ser perigoso. Eu te aconselharia até um acompanhamento médico. Caso ele libere, acho que seria uma boa no pré treino, tomando whey antes/depois.

        • Fabio Zampronio disse:

          Geosh, estou lendo esse posto somente hoje, em 2013, que foi quando conheci o site.
          Eu farei HIIT 2 a 3 x por semana e vou encaixar musculação nos dias alternados.
          Estou respeitando rigorosamente as recomendações de dieta e frequência de alimentação.
          A pergunta é:
          Você acha que se eu tomar Whey antes do treino, sem carbo, já é o suficiente para pré? e após, eu obviamente vou tomar…
          abraço

    43. Samara disse:

      Olá Geosh, estou malhando às 06:30 da manhã, acordo às 06:00. Minha meta é diminuir a porcentagem de gordura e definição muscular e com isso perder de 2 kg a 3 kg em massa gorda. Meu treino está mais focado na musculação, em modalidades de treinos com mais gastos calóricos.
      Minhas dúvidas são:
      O que comer antes e depois do treino?
      Quais suplementos podem realmente potencializar o resultado??

      • Geosh disse:

        Samara, uma fonte de proteínas e carbs no pré é uma boa, considerando que você está fazendo musculação pra hipertrofia. Depois você pode tomar um café reforçado, com uma boa carga calórica e baixa carga glicêmica. O whey pra você no pré/pós seria um ótimo suplemento!
        Abraços!

    44. Felipe disse:

      Grande geosh!

      Primeiramente parabéns pelo artigo, bastante esclarecedor, quebrando o mito do shake pós treino em partes.

      Companheiro, a minha duvida é simples e estou perguntando pq não vi nos comentários.

      Malho de segunda quarta e sexta – no caso seria um shake com 30g de whey, em que 22g são proteínas, mais 30g de malto. 30min antes de ir malhar, correto?

      Depois do treino a mesma dose de whey do pré treino, sem o carboidrato, tendo em vista que estou em cutting e quero baixar uns 10kg. Ok?

      Terça e quinta – Treino de HIIT (30min) – Como fica a alimentação pré e pós treino? Pode, deve se usar os shakes igual o dia da musculação?

      Forte abraço e desde já muito obrigado a vc e ao Rodrigo pelo portal.

      • Geosh disse:

        Fala Felipe! Disponha velho! Então, você pode reduzir essa dose de 30g pra 20 ou 25g de whey. O resto está sim, correto. Quanto ao Hiit, a disponibilidade de alimentação pré/pós não é tão importante quanto na musculação. Acredito que mantendo a glicemia baixa pré hiit você terá bons resultados!
        Obrigado e disponha!

    45. Felipe disse:

      Vlw Geosh!

      Vou adotar apenas os shakes nos dias de musculação, dando mais prioridade em dia apenas de HIIT na alimentação.

      Obrigado pelos ensinamentos e parabéns pelos podcasts, já sou um ouvinte constante desse tipo de mídia e sentia falta de um de qualidade que tratasse sobre saúde de uma forma geral.

    46. Ricardo disse:

      Olá Geosh, parabéns pelo artigo, venho acompanhando alguns artigos no site e achei eles bem elaborados.
      Eu venho fazendo academia a cerca de 2 anos e meio passei pela fase boa onde se ve resultados semana após semana, cheguei a perder 18 kg, mas fazendo uma dieta que não consegui mais manter, depois que parei com a dieta voltei a engordar 10 kg, o que ainda me dá um saldo de 8 kg, e nisto já estou estabilzado a mais de 1 ano.
      Treino cerca de 1 hora e quarenta 3/semana, em dias alternados, agora comecei tomar malto e glutamina no pós, meu foco é perca de peso e melhora de condicionamento. Gostaria de saber se estes suplementos que comecei a tomar estão certo?
      desde já agradeço a atenção.

      • Geosh disse:

        Olá, Ricardo. Obrigado! Segundo estudos confiáveis, a absorção no pós treino independe da ingestão de malto. Seria melhor ingerir o malto antes caso você precise de energia pra treinar. A respeito dessa dieta que você fez, o que nela não dava pra manter?
        Abraço!

        • Ricardo disse:

          Então, a dieta eu tinha cortado cerveja e outros acompanhamentos, cortei a janta de vez, e reduzi a quantidade de comida que fazia nas outras refeições do dia, o que me levou a ter fraqueza, ainda mais quando ia treinar, ai voltei a jantar, beber cerveja com os acompanhamentos.

          Estava pensando em ir em uma nutricionista para fazer uma dieta de forma mais consistente, mas ja vi tantos que foram e não obtiveram resultado algum.

          obrigado pela a atenção.

          • Geosh disse:

            Entendo. Dietas de restrição calórias são mesmo dolorosas. Eu tambẽm não dispenso uma cervejinha no dia de folga não. Procurar um profissional da área é sempre uma opção sensata a se considerar. Como o seu foco é perda de peso, também é uma boa focar nos carboidratos que você come e na liberação de insulina que eles acarretam. Disponha!

    47. Rui Pereira disse:

      A nossa alimentação é tão importante como o treino. Devemos procurar ter uma alimentação equilibrada e variada, sempre se possível com alimentos frescos. É fundamental dar ao organismo todos nutrientes necessários para uma boa recuperação e desenvolvimento muscular. Os alimentos são o combustível do organismo.

    48. Neni disse:

      Olá, Parabéns por este artigo! Está Fantastico!!Primeiramente gostaria de saber a diferença de carbo simples e complexo, treino na hora do almoço e apenas uma hora que é o que dá para eu fazer três vezes por semana,meu objetivo é emagrecimento, redução de gordura corporal e tonificação dos músculos,não entendo muito de Whey, mas comprei um que não é isolado, tem carbo, posso tomar uns 20 minutos antes do treino?
      Como pao integral de manhã com café,devo comer uma fruta no meio da manhã? meu problema q logo depois do treino tenho que almoçar, ai tento reduzir o carbo, mas acabo comendo um pco de arroz e feijão pq não consigo só comer proteína e salada, fico com muita fome!! Tem algum problema nisso: 20 minutos Whey com carbo e depois do treino almoçar normal, temos tomar + Whey durante a tarde?? Grata.

      • Geosh disse:

        Neni, carbs simples são açucares, farinha, batata, arroz branco e demais alimentos refinados. Eles tem cadeias menores que o corpo mais facilmente, o que resulta em mais açúcar no sangue. Os complexos tem cadeias maiores que resultam em uma liberação um pouco mais lenta.

      • Geosh disse:

        Neni, você pode tomar antes do treino sim. Se puder limite um pouco o consumo de frutas, e aumente o de gorduras boas no almoço. Mais seu durante a tarde não é necessário, mas você pode consumir outra fonte de proteína de qualidade, é uma ótima idéia.

    49. Neni disse:

      Muito Obrigada! no lugar da fruta no lanche da manha e da tarde, consumir umas 5,6 castanhas do pará, sei que muito engorda ou um pco de castanha do caju, isso que seria uma gordura boa, correto?

    50. Felipe Barbosa disse:

      http://journals.lww.com/acsm-msse/Abstract/2011/07000/Carbohydrate_Does_Not_Augment_Exercise_Induced.4.aspx

      Contribui e muito com o que trata o texto e com suas dicas, em tomar malto + whey antes e no pós apenas o whey.

      Não tenho como traduzir aqui, mas resumindo fizeram um estudo em que mesmo tomando apenas o whey (25g) pós treino, os resultados foram os mesmo de quem tomou whey (25g) + malto (50g).

      Abraços

    51. kelita allen disse:

      Tem um amigo que fala que fazer reeducação alimentar ficou muito caro.Ele desistiu!!!Eu continuei…parei com negócio de cerveja e pizza…rsrsrs…agora sobra pra comprar whey protein tranquilo!!!muito bom esse produto.Valeu a dica.

    52. kelita allen disse:

      Geosh.
      Lindo me tira uma dúvida por gentileza.
      A noite não sinto muita fome.
      Então eu poderia beber 20 g de whey batidos com 3 morangos no jantar?
      Seria viável no emagrecimento?
      Já bebo 20g no café da manhã,20g no pré treino a noite e 20g no pós treino.Essa dose do pós treino seria o jantar.

      • Geosh disse:

        Kelita, Fica a seu critério. Acho que você também poderia comer uma proteína tanto a noite quanto no café da manha, o que manteria um fluxo constante de proteina no seu organismo, ao contrário da whey que é de rápida absorção.

    53. Radmacker DF disse:

      mto bom o artigo!! parabèns…

    54. Michelle Mendonça disse:

      Boa Tarde, ADOREI OS ARTIGOS, CONTINUE ASSIM…
      Tenho uma dúvida eu malho a 07 meses faço musculaçao todo dia de 06:00 as 07:00hs da manha,seg e quinta (braços, costas etc..) e terç, quart, sexta (pernas inferior e posterior) e vou começar a fazer aulas de step as terças e quintas a noite por 50min. Antes da musculaçao to mo uma vitamina com 1 banana, 3 col de linhaça e uma de guaraná em pó, meia hora antes de malhas e depois 20g de wey isolado, queria saber o que posso comer antes e depois da aula de step. Meu objetivo e enxugar e definir, tenho 1,63m e 60kg.
      Desde já obrigada.

      • Geosh disse:

        Michelle, veja nossos artigos sobre interval training. você pode obter os mesmos ou mais benefícios com menos tempo/esforço. Acredito que antes de um anaeróbico, uma boa seria consumir uma quantidade razoável de carboidratos complexos. Abraços!

    55. Michelle Mendonça disse:

      Muito Obrigado por me responder tão rápido, mas eu continuo a tomar a vitamina antes do treino de musculação e o wey depois? e depois que eu fizer o anaeróbico posso jantar normalmente, chego em casa la pelas 20:00hs.

      Grande abraço, é primeira vez que vejo seu artigo, e simplismente a-do-rei… e vou dar uma olhada no artigo sobre interval training.

    56. Dayane disse:

      Olá Geosh,

      Realmente estou surpreendida com o site de voces, de longe o melhor que já tive contato..

      Bom, meu objetivo é o emagrecimento, troca de gordura por massa magra, minha duvida:
      -malho à tarde, geralmente das 18:30 ás 19:30 (seg – quart – sext), pelo que entendi o ideal seria comer no pré-treino um carbo complexo + ou – 1 hora e meia antes e whey logo antes de iniciar a musculação e logo depois de terminá-la?

      - (ter -quin) faço step e box, o que acha, nesses dias devo manter o whey, nates e depois?

      E na janta? Cerca de uma hora depois do treino? O que devo comer e o que devo evitar, lembrando que meu objetico é queimar gordura.

      Na loja onde comprei o whey, o cara me orientou tomar whey pela manha? Qual sua opinião?

      E o que voce acha de tomar caseina, à noite antes de dormir?

      Sei que são muitas as perguntas, mas já me enganei tanto e perdi tanto tempo, e é a primeira vez que encontro informaçõers tão coerentes e bacanas.

      Agradeço desde já.

      • Geosh disse:

        Dayane, isso mesmo. No caso do step e box não acho necessário não, só consideraria por motivos de praticidade. Se você quer evitar de ganhar gordura, na janta eu faria uma refeição com proteínas de qualidade+gorduras boas e legumes+verduras. Acho melhor que tomar caseína. Não vejo necessidade de tomar whey a não ser antes/depois dos treinos, exceto quando você tem que pular uma refeição, etc.
        Disponha! Abraços!

    57. Keila disse:

      Olá Geosh…
      Ótimo artigo…mas fiquei na dúvida em relação à queima de gordura! Já estou a quase 2 meses, ligada no emagrecerdevez, eliminei 10kg, mas parece que agora estou queimando um pouco mais devagar que no inicio, entrei na academia a umas 3 semanas, malho 3x por semana, e gostaria de saber se eu tomar as 20g de Whey antes e 20g depois do treino, ajudaria a acelerar essa queima? Caso afirmativo quantas horas antes e depois devo tomar?

      Abraços! ^^

      • Geosh disse:

        Não necessariamente, Keila, Mas vai ajudar no seu ganho de massa muscular, o que acaba afetando diretamente o seu ganho de massa
        30 minutos antes e logo depois

    58. Thiago disse:

      Excelente artigo!! Só me restam algumas dúvidas e ficaria muito grato se me esclarecesse. Para quem procura perder gordura mas manter massa magra e já tem um bf >15% posso considerar a ingestão de carboidrato complexo no pós treino no lugar do carbo simples pois este ultimo geraria o efeito montanha russa de insulina e consequentemente iria também acumular gordura?? Nesse caso o carbo complexo é recomendado no lugar de um carbo simples com alto IG? O que é mais importante para o anabolismo de quem tem alto bf, o IG ou o CG? podemos considerar que tomar um pós treino com proteína retardará a absorção do carboidrato correto? nesse caso posso considerar q a ingestão separada do carbo e da proteína? pois desta forma usaria o carbo para ativar a insulina e a proteína para manter meu fornecimento de aminoácido na corrente sanguínea, correto? Obrigado e grande abraço!

      • Geosh disse:

        Thiago, eu não consideraria um consumo de carboidratos no pós treino, mas no pré. E eu ficaria com um carb complexo algumas horas antes, também. Abraços!

    59. Andréa disse:

      Ola! Estou no MR há 4 dias e me sinto muito bem, os dois primeiros dias foram dificeis, acredito que pela abstinencia…senti tontura e dor de cabeça leve. Semana que vem pretendo inserir exercício na rotina, fazendo aeróbico 2 x na semana e musculação 1x, sendo que por falta de tempo, serão obrigatoriamente de alta intensidade, só tenho de 5h às 5:30 para malhar…agora minha dúvida, posso tomar whey antes com um iogurte por exemplo, ou banana e tomar puro após o treino juntamente com o café normal a base de ovos? Outra dúvida é como escolher corretamente a whey, sei que não pode citar marcas, poderia me ensinar como escolher a melhor? Muito obrigada!

    60. Cristina disse:

      Geosh, estou fazendo o MR há 10 dias. Perdi medidas e 2,5kg. Meu percentual de gordura era de 25% antes de começar o MR.

      Estou comendo no café da manhã (às 6:50) 3 ovos mexidos com um pouco xe manteiga ou óleo de coco e mais 1 yakult 40. Faço musculação com personal das 7:30 às 8:30. Ime diatamente depois tomo whey isolado e depois mais nada até o almoço.
      Te pergunto: tu acha q seria necessário colocar algum carbo no café da manhã, tendo em conta q já tem o Yakult?

      Aliás, o yakult é bom?

    61. Lais disse:

      Olá Geosh, sou obesa há 7 anos ja fiz de tudo um pouco e eu estou com muita dificuldade pra comer no trabalho (con$iderando tomar o whey, rsrs) e saio direto dele pra academia, aprendi num grupo de emagrecimento a só comer 2h apos terminar os exercícios para emagrecer (isso procede?) e assim tenho feito a mais de 1 ano, só que pra aguentar isso tenho de comer algo substancial antes da academia( vou 4x na semana). Chego as 17h faço 25 min de esteira musculação para braços e coluna num dia e pernas e quadril no outro depois mais 15min de bicicleta e me vou, ou faço 25min de bicicleta e zumba no lugar do resto.
      O que me aconselharia comer antes do treino e depois (e quantas horas depois)?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>