• Subscribe to our mailing list

    * indicates required Nome * E-mail Principal *
  • “Você pode torcê-la e distorcê-la, fazer mau uso ou abuso, porém, nem Deus consegue mudar a verdade”, Michael Levy.

    A verdade é o que todos querem saber e é o que muitos parecem tentar esconder.

    Como você já sabe, é a missão do Emagrecer de Vez a de varrer as balelas por cima dos assuntos relacionados a emagrecimento e boa forma, polir e trazer a tona as verdades que todos merecem saber.

    Emagrecer, ganhar musculos, enfim, conquistar a boa forma, é algo natural do ser humano e, por isso, deve ser visto como algo conquistável e prazeiroso e não como fonte de confusão e frustração.

    Enfim, dediquei um (longo) tempo para ir atrás das informações mais relevantes sobre o assunto de hoje, alimentação pré e pós treino.

    Já recebi centenas de perguntas sobre isso e tenho certeza que você também gostaria de saber o que comer antes de fazer seus exercícios e o que comer logo após eles para conseguir otimizar seus resultados, sejam eles de perda de gordura ou de ganho de massa muscular.

    Faça aquele seu chá de camomila especial, sente-se confortavelmente e vamos em frente!

    Nota: Todas referências, como de costume, você encontra no final do artigo.

    A Importância

    Bom, conforme você já deve suspeitar, a estratégia de alimentação que você tem nestas situações de treino, pode te levar mais perto ou mais longe do teu objetivo.

    Conforme confirmado por um estudo da Universidade de Victoria, na Austrália, saber ingerir os alimentos certos na hora certa é um método simples e eficaz de melhorar os resultados do seu treino.

    O estudo mostra que a suplementação correta de carboidratos e proteínas no pré e no pós treino, dá mais resultados do que a mesma suplementação em outros horários.

    No ramo da hipertrofia muscular, costumamos dizer que a primeira meia hora após a academia, é nossa hora dourada! Ou seja, é a hora em que o corpo está de prontidão para receber nutrientes e começar imediatamente a se recuperar.

    Um artigo publicado no Jornal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva diz que a ingestão de carboidratos corretos e proteína de qualidade logo após a execução de exercícios intensos tem mostrado otimizar a re-síntese de glicogênio (fonte preferida de energia do corpo), otimizar a síntese de proteínas e ainda amenizar os efeitos causados por exercícios intensos no nosso sistema imunológico.

    Veja que interessante, talvez algo que você já saiba mas nunca tenha pensado a respeito, mas, nós, adultos, em situações normais, tendemos a manter, de forma geral, a mesma forma física, com a mesma quantidade de músculos, etc.

    Isso acontece por que nosso corpo tem períodos em que fica em estado anabólico e períodos que fica em estado catabólico. O primeiro estado é o de construção muscular e o segundo, de deconstrução muscular. Os efeitos anabólicos acontecem quando você está bem alimentado(a) e os catabólicos, quando você está sem comer a um bom tempo.

    No dia-a-dia, todo mundo passa por isso. Todo mundo acaba ficando tempo sem comer e o corpo acaba se “desfazendo” dos músculos que ele julga que estão em excesso. Isso é normal e também é confirmado por um estudo da universidade de Birmingham na Inglaterra.

    Aí que está a diferença daqueles que treinam para hipertrofia muscular, ou seja, ganho de massa muscular. Estas pessoas tentam ficar em estado anabólico a maior quantidade de tempo possível, incentivando crescimento muscular através de exercícios corretos e se alimentando corretamente para se certificar de que o corpo possua, em tempo integral, os nutrientes que precisa para construir e reparar os musculos.

    Tem interesse em HIPERTROFIA MUSCULAR? Ou seja, ganho de massa muscular?. Veja meu livro eletrônico que mostra as verdades sobre isso e as técnicas que realmente funcionam, de acordo com o que a ciência diz e a prática prova. Veja mais detalhes AQUI. Você pode começar a lê-lo em 2 minutos! Se você tem interesse em tornear ou construir músculos, te digo, você TEM que ler este livro. Quem avisa, amigo é! :)


    Pré-treino (alimentação antes dos exercícios)

    Esta parte aplica-se para ambos os casos, ou seja, para os que querem queimar gordura e os que querem construir massa muscular.

    Bom, comer muito antes de se exercitar pode fazer com que você se sinta mal, com dor no estômago ou até que sinta enjôo durante o treino. Eu e você sabemos que isso é o que você não quer.

    Por outro lado, comer muito pouco pode deixar seu corpo sem a energia necessária para a correta execução e intensidade dos exercícios.

    Veja abaixo como é sugerido que você se alimente nas horas que antecedem seus exercícios:

    • Refeições maiores: Comê-las no mínimo de 3 a 4 horas antes do treino.
    • Lanches: Comê-los de 2 a 3 horas antes do treino.
    • Lanches menores: Comê-los uma hora antes de se exercitar.

    Veja, comer algo mais próximo do seu treino, não vai te dar energia adicional, uma vez que o corpo precisa de tempo para processar o alimento. Entretanto, comer algo pequeno logo antes do treino pode ajudar a manter seus níveis de açúcar no sangue elevados e matar a fome.

    Boas opções para estes lanches menores que você pode fazer 1 hora antes do treino são:

    • Bananas, uvas ou outras frutas (minha opção predileta para dar energia e fornecer nutrientes).
    • Iogurte.
    • Pão integral com pasta de amendoim natural (ótimo carboidrato e ótimas gorduras, porém MUITO calórica.)
    • Barrinhas de cereal de qualidade.
    Enfim, carboidrato de qualidade é o que você quer ingerir antes do treino, para te dar a energia necessária pra seguir em frente com seu programa de exercícios de forma correta. Leia ESTE artigo completo sobre carboidratos para ficar um(a) expert no assunto e ver outras opções.


    Pós-treino (alimentação logo depois dos exercícios)

    Como disse antes, esta é a hora de ouro, a hora em que seu corpo está faminto por nutrientes para se recuperar.

    Vamos dividir esta parte em duas. Em uma vamos focar em quem quer queimar gordura e na outra, focar em quem visa ganho muscular, ok? Simbora!

    Para quem quer queimar gordura.

    Primeiro de tudo, saiba que dados científicos mostram que exercício intenso (>70% da sua capacidade máxima) podem induzir uma redução de ingestão calórica durante o dia, devido aos efeitos “anti-fome” que eles tem. Esse efeito é mais acentuado em pessoas que tem bastante peso pra perder.  Boa notícia!

    Alias, você já dever ter notado isso, não é? Após exercícios de alta intensidade, geralmente, você não sente fome. Esta é mais uma razão legal pra você praticar exercícios intervalados do tipo HIIT. Se não sabe do que to falando, comece a sorrir, lendo ESTE artigo.

    Agora, veja, comer muito depois do seu treino pode vir a sabotar seus objetivo de perda de peso!

    Muita gente se exercita legal e depois se acha no direito de comer um tanto a mais. É aí que o bicho pega. E pior, geralmente, após os exercícios, quando bate aquela fome, o que você sente vontade de comer? Pode confessar! Você sente vontade de comer porcarias, ou seja, carboidratos vazios e de alta densidade calórica.

    É muito, MUITO fácil de você ingerir rapidamente em alguns minutinhos mais calorias do que você gastou durante sua sessão de treino. Então, atenção!

    Agora veja a estratégia.

    Durante seus exercícios, seus músculos sofrem micro-fissuras, o que é normal.

    Agora, você sabe que as proteínas são a base de construção dos músculos e levam mais tempo para serem digeridas e ainda não afetam seus níveis de insulina e açúcar no sangue, como os carboidratos fazem.

    Qual a recomendação? Ingira carboidratos sim, porém, insira proteína de qualidade também!

    De modo geral, faça com que suas refeições de pós-treino fiquem dentro de 200kcal a 400kcal e que contenham no mínimo de 6g a 18g de proteína de qualidade. Você pode incluir Whey Protein ou qualquer outra proteína de qualidade.

    Para sustentar sua perda de peso, selecione alimentos de baixo teor de gordura e escolha fontes de proteína de qualidade!

    Outros exemplos são: Peito de frango, peixes, iogurte natural, nozes, amêndoas, etc. Os exemplos são muitos, veja os artigos que recomendei que você entederá mais sobre isso e será feliz para toda a eternidade :)

    Aliás, você PRECISA organizar sua alimentação caso você tenha como objetivo sério conquistar sua boa forma e uma saúde de ferro. Monte suas refeições com antecedência e esteja ciente do valor nutriconal delas. Se você tem smartphone, o Emagrecer de Vez oferece o ótimo e prático aplicativo “Meu Cardápio”. Você pode montar suas refeições e verificar valor nutricional de várias centenas de alimentos e ainda sem precisar utilizar a internet. Dê uma olhada na página de Apps clicando AQUI.

    Ok, então resumindo, veja:

    Se você quer queimar gordura, ou seja, emagrecer, certifique-se de consumir uma refeição composta de carboidratos e proteínas, ambos de qualidade, no máximo 2 horas depois dos exercícios. Seu corpo irá se recuperar e também construir e reparar os músculos e, lembre-se, músculos queimam gordura, então, isso acaba ajudando diretamente no seu objetivo de emagrecimento.

    Caso seu corpo seja mais sensível aos carboidratos, você pode diminuir um pouco a quantidade deles mas ainda manter a refeição forte em proteínas, para suportar o desenvolvimento e reparação muscular, mesmo que você tenha apenas feito exercícios aeróbicos.

    Uma nutrição correta modifica a forma do seu corpo gradativamente, logo, POR FAVOR, não caia nestas milhares de armadilhas que tem por aí prometendo resultados rápidos. NENHUMA delas é eficaz e vai funcionar a longo prazo. Exemplos de frustração estão em todos os lugares! Fique ciente disso!

    Para quem quer construir músculos ou tonificar (hipertrofia muscular)

    Se você quer construir músculos, precisa se certificar de que seu corpo tenha a disposição a quantidade de nutrientes que for necessária para estes ganhos musculares.

    Nota: Se tem interesse em ganho de massa muscular e está cheio(a) de ver balelas por aí e quer saber o que REALMENTE funciona, clique AQUI e fique ligado(a). Faça parte também da comunidade do livro no Facebook pra saber as novidades. Quem avisa, amigo é :)

    Isso significa que você deve ingerir o suficiente para otimizar a restauração do glicogênio gasto na sua sessão e também para possibilitar a reconstrução dos músculos ao longo do seu período de repouso.

    Agora, vamos à alguns fatos.

    Um estudo da universidade de Jyväskylä na Finlândia, conclui que a ingestão de proteína de qualidade logo após a sessão de treino oferece SIM vantagens no processo de hipertrofia muscular.

    Outro estudo, agora, da universidade McMaster no Canadá concluiu que até mesmo uma pequena dose de proteína de qualidade (10g de whey protein), ingerida junto com uma quantidade de carboidratos (21g) após o treino, estimula a síntese de proteínas no corpo, o que acaba levando a um balanço protéico positivo, que por sua vez, promove ganhos de massa muscular.

    Sobre as opções de carboidratos, as pessoas normalmente têm dúvidas. Muitos tomam maltodextrina junto com a proteína, etc.

    Bom, a sugestão, neste caso é que você, de preferência, inclua uma opção de carboidrato que seja de qualidade (nutritivo) e que tenha de moderado a alto índice glicêmico. Lembrando que queremos fornecer os nutrientes para o corpo o mais rápido possível após o treino.

    Para resultados de hipertrofia muscular, é fortemente recomendado que ingira sua proteína e carboidrato o quanto antes depois da finalização da sua sessão. Os primeiros 30min depois do seu treino são a famosa janela de ouro, onde seu corpo está extremamente faminto por nutrientes pra começar a recuperação o quanto antes.

    Bom, voltando a questão da opção de carboidrato, um estudo mostrou que não se notou diferença considerável nas respostas anabólicas do corpo ao se ingerirem diferentes tipos de carboidratos, como mel, maltodextrina e sucrose. O estudo analisou 3 grupos diferentes, cada um ingerindo uma dessas opções e conclui-se que não houve diferença nos resultados.

    Logo, foque na escolha do seu carboidrato de preferência, junto com sua proteína de preferência, o quanto antes.

    Alimentos para o pós treino

    Bom, as opções são muitas, então, vou dar aqui alguns exemplos só por que eu sei que o pessoal gosta.

    Como fonte de proteína no pós treino, eu recomendo fortemente um Whey Protein de qualidade. Você pode optar por outras opções que sejam práticas pra você (ex: barrinhas de proteína de qualidade), porém, o whey é muito prático, de alto valor biológico e também de rápida absorção.  Claro, você pode também sempre ingerir peito de frango, peixes, etc, etc, porém, nesta refeição do pós treino, geralmente, a gente procura algo prático.

    Como fonte de carboidratos, sugiro batata doce, frutas como bananas e uvas, macarrão integral e grãos no geral (feijões, lentilhas, etc).

    Escolha os alimentos que quiser, porém, lembre-se que você quer alimentos NUTRITIVOS e de relativa rápida absorção nesta hora estratégica do dia, caso seu interesse seja a construção de músculos.

    Relembrando, pra ficar expert em proteínas e carboidratos, leia os seguintes artigos: Carboidratos, Proteínas.

    Bônus 

    Um estudo da universidade de Indiana, nos EUA, concluiu que achocolatado (todinho da vida) é uma ótima opção para aqueles que querem repor as energias depois de exercícios intensos. Observou-se que o achocolatado ofereceu melhores resultados de recuperação do que estas bebidas ricas em carboidratos feitas para este mesmo propósito.  Hmmm….

    Agora sobre homens e mulheres de mais idade. Você sabe que é normal ter perda de massa muscular progressiva a partir de uma certa idade, porém, um estudo do Serviço de Pesquisa Agricultural nos EUA sugere que as vitaminas e minerais contidas nas frutas e legumes ajudam a prevenir a perda de massa muscular em pessoas de mais idade.

    Além do mais, você já sabe dos benefícios deles na vida de qualquer um.

    ———————————————

    Ufa! É isso! Espero que aproveite este suco nutritivo de informações verdadeiras, claras e de qualidade que eu reuni pra você e que, de agora em diante, você seja uma pessoa mais feliz e que vai em frente na direção do seu objetivo, sem aceitar desculpas esfarrapadas, nem comentários negativos daqueles que te invejam hehehe

    OBS: Se você ainda não faz parte da enorme comunidade do Emagrecer de Vez no Facebook, clique AQUI.

    Abração e muito sucesso!

    REFERÊNCIAS

    Eating and exercise: 5 tips to maximize your workouts
    Post workout meal for weight loss
    Carbohydrates and fat for training and recovery.
    Acute and long-term effects of resistance exercise with or without protein ingestion on muscle hypertrophy and gene expression.
    Minimal whey protein with carbohydrate stimulates muscle protein synthesis following resistance exercise in trained young men.
    Improving muscle mass: response of muscle metabolism to exercise, nutrition and anabolic agents.
    Effects of ingesting protein with various forms of carbohydrate following resistance-exercise on substrate availability and markers of anabolism, catabolism, and immunity.
    Effects of supplement timing and resistance exercise on skeletal muscle hypertrophy.
    Chocolate milk as a post-exercise recovery aid.
    Acute Exercise and Subsequent Nutritional Adaptations: What About Obese Youths?
    Fruits and Vegetable-Based Diet Helps Preserve Muscle Build 

    [ois skin="Embaixo dos posts"]

    Related Posts with Thumbnails

    Subscribe to our mailing list

    * indicates required Nome * E-mail Principal *

    Fundador do EmagrecerDeVez.com e autor de 2 livros eletrônicos bestseller: Emagrecer De Vez e Hipertrofia Muscular.

    Share →

    86 Responses to O que comer antes e depois do treino? Tudo que você sempre quis saber.

    1. Felippe disse:

      Rodrigão, matou a pau mais um vez! Parabéns!
      Me diga uma coisa… quem está na “perda de peso”, depois de uma sessão de hiit que tem toda aquela acelerada, dá para dar uma enganadinha no organismo ficando até umas 4 horas sem comer? E ele queimar mais gordura nesse intervalo…

      • Rodrigo disse:

        Fala Felippe.

        Eu prefiro ver a questao do deficit calorico como sendo diario ou semanal ao inves de antes do exercicio, apos o exercicio, almoco, janta, etc… entende? O problema de ficar muito tempo assim sem comer eh que seu corpo vai queimar massa magra e voce NAO quer isso!

        O que importa mais eh a conta no fim do dia, no fim da semana e nao tanto focar excessivamente nos detalhes :)

        Abracao,
        Rodrigo

    2. Cintia disse:

      Artigo Maravilhoso!!! Rodrigo não faço exercícios intenso, faço apenas hidroginastica e após o a hidro como gelatina, é uma boa opção para perder peso ou não?
      Parábens…e Obrigada pela informação.
      Cintia

      • Rodrigo disse:

        Nenhum alimento por si soh ira fazer com que voce queime peso Cintia. Eh a combinacao dos alimentos e habitos que ira dar o resultado, logo, relaxe e siga em frente :)

        A gelatina em si, o problema eh o acucar, caso ela tenha. No mais, nao vejo problemas… mas nunca cheguei a pesquisar ela a fundo.

        Abracos
        Rodrigo

    3. Ricardo Tanabe disse:

      eu faço 6 refeições ao dia e em 5 delas sempre incluo proteina (só no café da manhã que as vezes não incluo), principalmente a sardinha enlatada sem aquele oleo, ovos cozidos e leite… mas estou tendo dificuldades em adicionar mais comida e acredito q proximo mês vou começar a suplementar com Whey Iso pq é mais facil engolir do que uma refeição solida… acredito q tenho um balanço legal de macro e micronutrientes só peco mesmo no café da manhã que como pouco e estou trabalhando pra melhorar isso…
      No mais é isso ai galera o segredo é não desistir e seguir em frente.

      • Rodrigo disse:

        Eh Ricardo, te digo que o cafe da manha eh a refeicao onde eh mais importante ingerir bastante proteina :) Mas eh isso, vejo que voce esta arrumando isso jah!
        Abracao,
        Rodrigo

    4. Carla Pancha disse:

      Que maravilha de dicas, super explicadinho! Obrigado por compartilhar. Coloquei na página do FB do meu blog.
      Um abração!
      Carla Pancha

    5. schneewittchen disse:

      hm, pro pré-treino, eu gosto de banana com aveia e proteína. ou qualquer outro tipo de carbo complexo. os com índice glicêmico muito alto dão aquela hipoglicemia de rebote. faz anos que sempre coloco carbos complexos e proteína no pré. no pós, tomo só whey e vou pro banho, deixar roupas lavando, etc, e depois como uma refeição com gorduras boas, carbos leves (brócolis, por exemplo) e proteína de liberação mais gradativa (claras, por exemplo). não me dei bem tomando proteína com nada de índice glicêmico alto. e andei lendo que a insulina liberada cortaria a lipólise. então prefiro continuar com o que tá dando certo. aliás, ando tentando não mexer na glicemia mesmo no pós.

      • Rodrigo disse:

        Opa!

        Isso ai, se algo esta funcionando pra ti, siga assim mesmos. Cada corpo eh difererente e singular.

        E claro, tudo depende do teu objetivo. Carbs de moderado ou alto indice glicemico sao mais aconselhados, juntos com proteinas, pros que querem ganhar massa muscular mesmo.

        Mas eh isso, obrigado por compartilhar!
        Abracao,
        Rodrigo

    6. Anne disse:

      Oi Rodrigo!
      Adorei o texto, sempre venho aqui e tenho que lhe dizer que seu site foi o pontapé inicial que eu precisava para enfim começar minha reeducação alimentar! Com suas dicas e com atividade física nesse último mês consegui perder 4kg! Estou muito feliz e motivada ;)
      Queria tirar uma dúvida com você sobre minha alimentação pré e pós treino. Sempre tomo um copo de iogurte natural desnatado (200ml) com 3 col de granola antes de ir treinar e para o pós treino tomo Soylait com uma banana, o que você acha?

      Obrigada ;)

      • Rodrigo disse:

        Maravilha Anne. Parabens pela determinacao!

        Nao tenho como opinar sobre sua alimetacao pq tudo depende de um monte de coisa da tua vida, rotina, objetivo, corpo, etc. Mas se sente bem com o q esta fazendo, otimo :)

    7. schneewittchen disse:

      pois é. sempre li isso que vc falou. mas a lara suliano é uma que gosta só de whey depois. acho que foi ela que falou isso e me senti em casa qdo li (se não foi ela, me perdoe a falta de memória, mas foi alguma mulher dessas poderosas aí). eu controlo bem mais o meu peso gordo controlando a glicemia (evitando picos de insulina), foi o que reparei. e tenho evitado a fadiga muscular no treino com proteína (com carbos complexos) no pré. sobre hipertrofiar, entendo o papel da insulina na absorção da whey e tbem sei que insulina é anabólica, mas, sinceramente, eu hipertrofio muito fácil. no custo-benefício, ainda prefiro só whey no pós e uma meia hora depois, uma refeição completa. se bem que ando lendo que muita gente tá trocando a dextrose do pós por óleo de boa qualidade… gostei da discussão aqui. parabéns.

    8. Felipe disse:

      Rodrigo,

      parabéns pelo site. Muitas dicas úteis!
      Fiquei com uma dúvida: qual o melhor horário pra comer o ovo cozido? No pré ou no pós treino?
      Se eu consumir um shake de whey isolada, posso após meia hora comer o ovo cozido, como sólido?

      Grato.

      • Rodrigo disse:

        Fala Felipe,

        Nao tem certo e errado, mas eu prefiro ovos no pos treino. Whey e ovos sao ambos proteinas de extrema qualidade, entao nao vejo problema em voce combinar os dois caso queira.

        Abracao,
        Rodrigo

    9. Priscila disse:

      Rodrigo,

      Como faço para deixar de receber no meu email as mensagens que as outras pessoas mandam pra você?

      Obrigada

      • Rodrigo disse:

        Oi Priscila. Mensagens que as outras pessoas respondem no facebook ou nos comentarios mesmo? Pq no site tem tanto comentarios de facebook quanto normais.
        Bah, isso pode ser chato mesmo neh :S

        Abracao,
        Rodrigo

    10. Danielle disse:

      Nem precisa mais falar q vc eh mais q demais!!!!
      Me responde um duvida se eu tomar um whey logo depois de treinar, pode atrapalhar o objetivo de emagrecer, pq sei q eh um processo complicado emagrecer e ganhar massa, mais ja li aqui nos seus artigos q eh possivel. Porem a duvida ficou so no momento pos treino se eu tomar o whey eu posso atrapalhar o processo de emagrecimento.
      Mais uma vez mto obrigada por toda a sua dedicacao.

      • Rodrigo disse:

        Eh oq eu sempre digo, ver o emagrecimento como um todo e nao em detalhes como esse. Eh o balanco calorico diario e semanal que conta mesmo e proteina depois do treino ira ajudar voce a manter sua massa magra TAO querida, logo, eu sugeriria voce tomar depois do treino sim.

        Abracao,
        Rodrigo

    11. Aline disse:

      Oi Rodrigo, estou com uma super duvida.
      Estou contando calorias pra controlar minha alimentação, preciso emagrecer um tanto. E claro que sei que o mais importante é a qualidade dos alimentos e cuido bastante disso, mas estou em duvida pois pelos calculos que fiz aqui nas calculadoras do site “meu” gasto energético é de 2269 kcal, disso desconto 20% o que dá aproximadamente 1800 calorias, mas estou achando muita caloria, é muita comida e vejo a maioria dos profissionais falando de algo em torno de 1200 calorias por dia, é muita diferença né. Dá mesmo pra emagrecer com essa quantidade??
      Obrigada

      • Rodrigo disse:

        Oi Aline,

        Cada corpo eh um corpo. 1200kcal eh o MINIMO aceitavel por dia, recomendado pelos medicos. Abaixo disso, voce esta ameacando sua saude. Mas, isso nao quer dizer que voce precisa de 1200kcal pra perder peso. Se, eu por exemplo comer 1200kcal eu vou morrer de fome isso sim ehehhe.. Entao, depende da pessoa. Aplique as 1800kcal e veja como seu corpo reage. Sente fome? Caso ache muito, diminua mais e va acompanhando. Eh assim mesmo.

        O calculo de necessidade calorica eh um guia e uma aproximacao matematica apenas e isso pode variar em ateh 30% ! Entao, vai de voce em ajustar mesmo!

    12. Paula angela disse:

      oie

    13. Joel disse:

      Ótimo artigo, como sempre. ‘Cara já ouviu falar em açaí em pó? Será que é uma fonte boa de carbo antes e depois do treino, adicionado ao leite? E é estranho esse estudo falando dos melhores resultados do achocolatado, pois existem tantas substâncias pós-treino para essa finalidade, que chega até a ser irônico que um simples todinho traga maiores resultados! No caso, nescau com leite também seria uma boa pedida? Tava pensando em começar a tomar dextrose pós, mas se achocolatado resultou melhor…heheh. Enfim, essas são minhas dúvidas, (1) nao sei se o açaí é carbo complexo, eu nao queria tomar maltodextrina e dextrose, já tomo hidrowhey da probiótica antes e depois do treino, e nao queria acrescentar mais química à dieta, (2) e gosto de tomar nescau com leite, será que favoreceria o pós-treino junto com o whey? Abraço, cara, tá a fu.. o site!!

      • Rodrigo disse:

        Fala Joel!

        Acho que o acai sempre eh uma otima opcao. Claro que ele eh bem calorico, mas como refeicao pos treino pra recarregar as baterias, acho que eh uma boa pedida quando junto com uma boa opcao de proteina.

        Sobre o nescau e leite junto com o Whey, acho uma otima ideia. :)

        Abracao,
        Rodrigo

    14. Rodrigo Malachias disse:

      Bom dia!

      Estou seguindo a partir de hoje seu programa de treinamento “Desafio 3 meses para emagrecer de vez”.

      Já havia treinado e perdido 20 kg (de 98 para 78kg e tenho 1,74m). Estava sedentário demais há pelo menos 8 anos, mas tinha esse ano como meta parar de fumar – e consegui! Há mais de 3 semanas cortei o cigarro da minha rotina e para ocupar a cabeça, comecei desde então a caminhar e logo após 2 semanas já conseguia dar pequenos trotes. Há dois meses pesava 93 kg, hoje após a quarta-semana sem cigarro, de caminhadas e dieta, comecei a utilizar sua rotina.
      Só ficou uma dúvida com relação à dieta e aos treinamentos de resistência: eu posso continuar perdendo peso e utilizando o treinamento de resistência sem perder músculo correto? Mas e se eu ficar duas horas sem comer após esse ritmo de treinamento, o corpo não entra em catabolismo e começamos a perder massa magra?
      Se você puder me indicar um de seus textos ou então esclarecer essa dúvida, fico muito grato.

      Seu site é show! Um grande abraço, xará! :-)

      • Rodrigo disse:

        Fala Xara!

        Bom, os exercicios de resistencia (musculacao) aliados a uma dieta rica em proteinas ira fazer com que voce mantenha seus musculos o maximo que der! Depois de um exercicio desse tipo, sugiro sim que ingira um carboidrato leve e proteinas!

        No mais eh isso, abracao!
        Rodrigo

    15. Bel disse:

      Ola Rodrigo, parabéns pelo site êh muito explicativo simples claro e directo, tenho uma duvida eu acordo cedo p ir treinar as 6h ou 6h20 estou na academia, salto corda e faço musculação. Normalmente não como nada antes de ir treinar, será errado essa atitude, uma vez que acordo e vou logo treinar não da tempo p comer e esperar uma hora p ir treinar. Mais uma vez seu site êh demais estou fazendo o processo 10 dias estou super animada, obrigada por estar a ajudar tanta gente

    16. Felipe disse:

      Fala Rodrigo.

      Sempre acompanho o site e leio os artigos e sempre acho bastante plausível. Muitos discordam de temas sobre a corrida , por exemplo, mas esquecem de lembrar que o objetivo do site é diferente do que algumas pessoas buscam.

      Bom, de qualquer maneira, tenho muitas dúvidas sobre a suplementação mesmo.

      Se possível, gostaria que respondesse algumas dúvidas. Eu treino a noite, para ficar claro.

      - Gosto de tomar um shake de albumina, aveia, neston vitamina e uma quantidade pequenas de leite em pó , após o café da manhã e antes do almoço. Isto está certo?

      - Meu treino de musculação é de alta intensidade. Creatina traz algum resultado? Sempre noto uma melhora na performance no inicio, mas ultimamente notei que parece não servir para nada.

      - Tomar capsulas de BCAA antes do treino faz algum sentido?

      - Sempre tomo o Whey após o treino. Mas minha dúvida é em relação à Maltodextrina ou Dextrose. PRecisa tomar isso mesmo? Eu não poderia tomar aveia ou germe de trigo junto com o Whey? Fico preocupado com o aumento da insulina com o Whey.

      - Aeróbico de baixa – moderada intensidade após o treino de musculação realmente auxilia na queima de gordura?

      Gostei do vídeo sobre hipertrofia em que comenta o mercado de suplementos. Realmente é muita propaganda e pouco resultado.

    17. Vinícius disse:

      Rodrigo , mais uma vez muitíssimo obrigado pelo site !

      Gostaria de tirar uma dúvida , começarei a tomar Whey protein , sei que preciso tomá-lo imediatamente depois do treino . O Grande problema é que meu treino termina às 18:00h e meu horário de jantar é às 19:00(porque meu lanche é às 16:00h),então não sei como fazer , pq pode não ser legal pra quem tá querendo perder peso comer uma coisa e 1h dps comer outra , não é ? O que posso fazer diante dessa situação ?

      Desde já , obrigado !

    18. Victor Marques disse:

      Rodrigo, tudo bom?
      To seguindo o processo de 10 dias, e adquiri o pacotão extra. Lá o horário do café da manhã nas sugestões de cardápio é 7:30 hs. To com uma duvida, não consigo achar um horario adequado para o café da manhã, pq meu horário de treino disponível é de 6:00 as 9:00 hs da manha. Voce poderia me dar uma sugestao, onde o café nao me prejudicaria no treino (sendo por tomar muito perto do treino e nao tomá-lo)

      Lembrando que nao posso acordar muito cedo pois estudo a noite e durmo na faixa de 23:30 hs.

      • Rodrigo disse:

        Fala Victor,

        Bom, nestes casos, sugiro que coma uma fruta leve antes de ir pro treino e na volta faca seu cafe de fato o quanto antes, ingerindo uma boa quantidade de proteinas conforme sugerido. Nao deixe de comer antes do treino, mande ver uma maca, banana, uva, algo assim pra te dar um pique e acordar um pouco seu corpo.

        Abraco,
        Rodrigo

    19. Nicole disse:

      Ola Rodrigo,
      Quais marcas de Whey Protein você aconselha comprar, quais são “de qualidade”?
      Obrigada!
      Abçs

    20. Diego disse:

      Grande Rodrigo,

      Você manda super bem com esses artigos! Parabéns pela tua disposição de ajudar quem se interessa em ter uma vida com mais saúde.
      Tenho uma pergunta pra vc: Como balancear sua alimentação quando vc tem treino logo pela manhã? Vou a academia 3x por semana a partir das 7h da manha…como monto meu cafe da manha, sendo que vou conseguir acordar uma hora antes do treino? Ou devo comer algo leve e tomar cafe da manha apos o treino? E tambem tem um horario melhor pra fazer atividades fisicas?

      • Rodrigo disse:

        Bom, comer algo leve antes como fruta eh uma boa e logo apos, um cafe reforcado em proteinas e tambem carboidratos naturais, como frutas. Essa seria a melhor estrategia.

        Se voce se sentir bem malhando neste horario otimo, eu , particularmente, nao consigo malhar pela manha heheh

        Abracao,
        Rodrigo

    21. Vitor Lobo disse:

      Inicialmente, parabéns pelo ótimo artigo, Rodrigo!

      Estou com uma dúvida que tem me deixado de “cabelo em pé” nos últimos dias:

      A dois dias atrás eu trabalhava somente 6 horas por dia (estagiário), entrava as 9:00h e saías as 16:00h, direto para academia.
      Neste horário, minhas refeições ficavam em horas corretas e ideais para o treino, porém, agora estou trabalhando das 8:00h as 18:00h, e preciso ir do trabalho direto para a faculdade, que começa as 19:00h, sendo assim, minha única chance de continuar treinando seria levantar as 05:00h.

      Não vejo problema em levantar cedo, a minha unica dúvida é:
      Posso treinar sem comer nada e depois tomar o café da manhã?
      ou
      Devo comer algo antes de treinar? Mas, se eu comer algo logo que acordar não vou ter tempo de fazer a digestão do alimento, pois meu tempo será curto na academia..

      Parabens novamente, e aguardo ansioso a sua ajuda!

      Abraços!

      Vitor.

      • Rodrigo disse:

        Realmente Vitor. O melhor eh comer algo leve antes de ir sim, como uma fruta e logo apos fazer um cafe reforcado em proteinas.

        Mas nestes casos nao tem muito como fugir mesmo, pq a digestao e aborcao dos alimentos demora um pouquinho mesmo, mas acho o mais adequado, de qualquer forma!

    22. Luiz disse:

      Caro Rodrigo, antes de mais nada, parabens pelo site. Show de bola!!! Estava cansado de ficar entrando em foruns para “entender” melhor sobre alimentaçao etc…chega de enrolaçao e de pseudos especilistas.
      Ao encontrar seu site vaaaaaaaaaaaarias coisas, das quais penso ser errado mas mesmo assim faço, me fizeram repensar e começar a agir de forma correta. É bom encontrar profissional sério por aqui…(internet) e com intuito de ajudar os outros..
      O meu caso é simples….faço musculaçao 5-6x por semana. Treino pesado..pouco repetiçao e muita carga.Tenho 180cm e 100kg. Vendo pelo I.M.C e outros….me classificaram como obeso..heheheheehhehe…nao sou…heehehhehe. Sou forte( tenho 43cm de braço, levanto 110kg no supino etc.), meu ponto fraco é a PANÇA.( nao que eu seja pançuuuuuuuuuudo…mas 8 meses sem treinar devido a 3 crises de litíase renal me fizeram engordar 10kg. Imprecionante que só no rosto e na barriga que engordo), mas isso sao detalhes….estou escrevendo porque sempre me alimentei muito mal. Faço apenas 2 refeiçoes diárias…faço almoço e como antes de dormir.( nada pesado..carne…ovo…) Já fui em um profissional para fazer com que comesse mais vezes por dias mas ja que na época eu nao tinha um objetivo definido acabei parando aos poucos…Mas quando eu ponho na cabeça algo…eu faço….
      Voltei a malhar e estou querendo perder esses 10kg que nao me pertencem…rssssss.
      Na parte de atividade fisica acho que nao falta nada….mas na alimentaçao….comprei uns produtos para me ajudar a ter o resultado mais rapido( whey protein isolado – GNC pro performance , lipo 6 Black, Animal Pak da Universal).
      Sei que cada um é cada um, mas se puder me dizer se estou indo na direçao certa em termos de alimentaçao eu ficaria grato.
      Quero seguir uma dieta de 3400kcal/ dia( sugerida pelo seu site!!!). Quero priorizar mais na parte de proteina e pouco carboidratos

      1) 6h – Nunca fui de tomar café( eu sei, eu sei,….mas fazer o q? sempre fui assim….agora estou querendo entrar nos trilhos.) Estou pensando em comer ovos mexidos e banana amassada com aveia( nao se preocupe com as quantidades pois estou usando seu MONTADOR DE CARDAPIO…gostaria de saber se os alimentos estao bons para a minha finalidade…

      2) 9h – apenas whey protein com agua( trabalho numa clinica e preciso de alimentos praticos e que nao deixem cheiro)

      3) 13h – almoço – desde do problema renal, pelo fato de ter parado de malhar por 8 meses, me alimento no almoço de ovos cozidos, chuchu, cenoura, carnes, rezumindo….legumes e verduras. vou tirar a batata. Meu prato deve pesar uns 500g

      4) 16h – whey protein com agua. ( vc acha pouco?)
      5) 19h – pré treino – banana!!! ( vou virar um macaco)…

      20:20 – hora de MALHAR pesado….( malho +- 1h e meia)

      6) 21: e bordoadas…. – pós treino. – Whey protein com dextrose

      7) 22:30 – carne mais ovo( adoro bife acebolado com ovo mexido).

      Gostaria de tomar uma caseina para na hora de dormir, mas ja que nao sou nenhum profissional que vive do corpo entendo que para dar um up e melhorar na saúde em geral esta bom….O Q ACHAS?

      obrigado pela antençao, desculpe pelo tamanho do texto…
      att
      luiz

      • Rodrigo disse:

        Fala Luiz!

        Acho que o que pretende fazer parece estar legal de acordo com teu objetivo. Claro eu sempre sugiro que tente priorizar alimentos naturais ao inves de suplementos e no geral, tb sugiro whey protein no max 2 vezes ao dia.

        Mas no geral, acho que o que vc mostrou esta bacana.

        Com tudo que esta comendo, nao acho necessario que ainda tome suplemento de caseina a noite.

        Grande abraco,
        Rodrigo

    23. Ana Carolina disse:

      Olá Rodrigo,
      mais um artigo lido,adorei. Mas tem um porém, fiquei na dúvida, eu estou querendo perder gordura, faço a academia no começo da noite, chego em casa por volta 20hs ,até ai td bem! Li sobre a hora de ouro de quem quer hipertrofiar q são os primeiros 30 min. , no meu caso eu deveria comer depois desses 30 min,certo? Outra coisinha, eu posso tomar whey e comer outra proteína de qualidade ? por exemplo : chego em casa tomo banho e coloco o pijama ,já se passaram 30 minutos, tomo o whey e vou fazer a salada e a outra proteína de qualidade (costuma ser o peito de frango ou o ovo).

      obs: torcendo pra você não falar que não pode me auxiliar com essa pergunta,rs.

      Beijos Ana Carolina Bhering

    24. Gutemberg Júnior disse:

      Rodrigo uma dúvida cruel que não consigo sanar em outro lugar, Eu corro pela manhã 6:00 hrs da manhã como faço? Obrigado e um abraço!

    25. Gleice disse:

      Rodrigo,
      Bom dia.
      Seus artigos são maravilhosos, perfeitos! Parabéns.
      Preciso emagrecer. Minhas dúvidas:
      - Se eu fizer caminhada/trotezinho de manhã, em jejum (tomo termogênico apenas), vou perder massa magra? Saliento que após a caminhada/trotezinho tomo meu café normalmente ou diet way com semente de chia.
      - Malho à noite, musculação e spinning, posso comer 2 ovos mexidos e tomar whay protein sem medo de prejudicar a perda de gordura?
      Abraços e obrigada!

    26. Leo disse:

      Oi Rodrigo! Parabens pelo site!! :)

      Lendo o artigo eu fiquei com uma dúvida.

      Normalmente eu faço um aquecimento, depois musculaçao e depois uma sessao de HIIT. O ideal seria tomar o whey depois da musculacao ou nao ha problema em tomar depois do HIIT?

      Abraco e obrigado!

    27. Pércilla disse:

      Oi Rodrigo e Geosh… me ajudem por favor. Acompanho o site já tem 1 mes e perdi bastante gordura apenas com mudança na alimentação. Agora vou introduzir o HIIT, mas farei isso logo pela manhã. Meu objetivo é perda de gordura. Se eu comer uma banana assim que acordar… e tipo uns 30 min dpois fazer os exercicios… e aí quando voltar tomar o meu café (ovos, aveia e leite) terei resultado bom na perda de gordura? Tenho q esperar 30 min após os exercicios para tomar o café ou pode ser logo em seguida. Obrigada… bjos p vcs!!!!

      • Geosh disse:

        Olá Pércilla! Se você conseguir acordar, fazer logo o HIIT em jejum e logo depois tomar o seu café(nao precisa esperar não) vai ter ótimos resultados. Caso não consiga, pode comer a banana sim! Sobre o seu café, atente se o leite+ovos não te causa nenhum desconforto digestivo. Geralmente a digestão da albumina e da caseína ao mesmo tempo costuma ser mais difícil.
        Obrigado e continue nesse caminho!

    28. Pércilla disse:

      Oi Geosh, obrigada pela resposta!!! Não tenho tido nenhum desconforto… + fico mega ultra power satisfeita por um bom tempo…rsss. Eu cheguei a tentar comer a aveia hidratada apenas em água, como vi a dica do Rodrigo, mas infelizmente não tive sucesso… fica ruim d+!!rss
      Comecei o HIIT hj… aos trancos e barrancos pq não to acostumada a fazer exercícios. Comi 1/2 banana pq ainda não tinha visto sua resposta, + na quarta tentarei em jejum. Estou buscando bons resultados, com a mudança na alimentação já consegui bastante…

      • Geosh disse:

        Ótimo, Pércilla! Se você acha ruim, imagina que eu já tomei albumina com azeite, acho que ao longo dos anos fui aumentando a minha tolerância!
        Acredite, agora é que eu tou me atentando pro fato de deixar as refeições mais saborosas. Primeiro eu mudei a alimentação, agora é que tou deixando ela prazerosa de fato, anos depois hehe!

    29. Pércilla disse:

      Vcs são mto corajosos!!!!!!!hehe
      Eu fico admirada…
      De vez em quando apareço p contar os resultados…
      Um bjão!!!

    30. Damy disse:

      Olá, quero perder gordura, e como já estou cansada de gastar grana com nutricionistas incompetentes, bolei uma dieta com base em tudo que venho lendo a respeito. Na academia, faço 20 min de aquecimento na bike e no eliptico,10 min de cada, depois faço uns 40 min de musculação, e depois faço 30 min de esteira, correndo 4 min e andando 1 min. E estou querendo tirar os carboidratos após o almoço, meu café da manhã é bem rico, com pão integral, leite, aveia, frutas, umas 400 a 500 calorias, no pós treino tomo whey com 2 colherinhas de café de açucar mascavo, alomoço arroz, feijão, salada e uma carne, em torno de 400 a 450 calorias. No lanche da tarde, uma porção de nozes não mais de 100 cal, e a noite, 2 ovos ou 1 pedaço de carne com algum legume cozido. O total é não mais que 1500 cal diárias. To no caminho certo? Me dá uma luz, por favor…

      • Geosh disse:

        Olá, Damy! você começou bem! vá lendo os artigos no site e você vai refinar suas rotinas com o tempo! o caminho é esse mesmo, encontrar a solução que funciona pra você!
        Boa Sorte!

    31. Tom disse:

      Olá Rodrigo e Geosh,
      Acompanho o site há uns 3 meses e devo ser mais um a agradecer e dizer que vcs estão de parabéns pela iniciativa! Parti dos 121 Kg com o programa dos 10 dias e continuei seguindo mais ou menos o que vcs dizem aqui… Hj estou com 108Kg (considerando os excessos do fim de ano), tenho sentido melhorias significativas de qualidade de vida, disposição e alterações físicas devido à musculação (braços, peitoral e ombros) além de ganhos de força e 15cm a menos de barriga! Planejo tornar mais sério o objetivo de chegar aos 85Kg, e tenho algumas dúvidas que espero tirar por aqui… Para não abusar muito da boa vontade de vcs e isso não se tornar uma consultoria personalisada, vai apenas primeira dúvida: Faço atividade física no curto intervalo entre chegar do trabalho e ir pra faculdade (1h no máximo), ou seja, minha refeição pós-treino é o jantar… Tenho dúvidas se deveria apenas usar o whey naquela meia hora “de ouro” e levar algo para ser meu jantar na faculdade, ou se para meu objetivo seria melhor um jantar completo e balanceado logo após o treino. Os artigos e comentários geralmente se referem a quem malha pela manhã ou à tarde então fiquei em dúvida… Abraço!!!

      • Geosh disse:

        Olá Tom! Primeiramente, parabéns a você, cara! Foi você quem resolveu caminhar e tá conseguindo os resultados! Acho que se você consumir um carb + whey pré treino, no jantar você pode focar em uma proteína de qualidade e carboidratos menos glicêmicos, e talvez uma gordura boa antes de dormir! Disponha! Grande abraço!

    32. Marçal disse:

      Olá Rodrigão!
      Uma dúvida?
      Ando 1 hora e meia de bicicleta após o treino de musculação chego em casa faltando 1h e 30min para o almoço, aí tómo um suco ADES depois vou almoçar.

      Está bom?

    33. Fernanda Mualeia disse:

      Ola Rodrigo, Ola Geosh

      Eu sou moçambicana e acompanho o emagrecer de vez há 3 meses. Acho-o fantástico. Gostava de ter o livro, mas não sei bem como fazer o pagamento, dada a distância que nos separa. Se me puderem dar dicas a este respeito, ficava agradecida. Olha, eu faço gisnástica as 5h da manhã, 3 vezes por semana, para ajudar no emagrecimento. A esta hora não tenho como comer o que qyer que seja. Estou com medo de estar a perder massa magra em vez de gordura! Será que tenho de mudar de horário da ginástica???? Obrigada.

      Fernanda

      • Geosh disse:

        Olá, Fernanda! Obrigado! Pra nossa felicidade o livro é eletrônico e tanto a compra quanto entrega sao feitos via internet, ou seja, você pode comprar tranquilamente através do hotmart, que oferece paypal, bcash(a alternativa brasileira ao paypal, do buscapé), cartão, boleto, etc. Você faz musculação?

    34. Adriana disse:

      Oii Rodrigo ameii as dicas..e os posts tbm sempre fui sedentaria odeio exercicios,porém a 2 meses comecei com um personal,a principio quase morri com 5 abdominais e etc..agora já estou evoluindo hahaha faço 90(nossa).Não ligo muito para definir,quero mesmo emagrecer,ando 5 k sei que deveria correr,mas ainda n consigo…Faço restrição de carbo,porém fico tãooooooooooo cansada..Será que com o personal,exercicios,mais andar e restrição vou ter uma perda de peso eficaz ou depois volta tudo?como funciona?help rsrsrs…

      • Geosh disse:

        Adriana, o mais importante é se adequar a uma vida que você possa manter. pois assim você não só pode manter os resultados como aprimorá-los! Boa sorte e vamo que vamo!

    35. sue ellen disse:

      oii rodrigo conheci seu site por acaso,e adorei!!!! gostaria que me ajudasse com dicas de suplementos.peso 91 kg e faço academia a 3 meses perdi só 5 kilos ate agora e acho que tenho pouco pique pra fazer os exercicios ,gostaria que me desse alguam dica pra ter mais disposição pra perder peso.quero perder 10 kilos .esqueci faço musculação 3 vezes por semana e esteira e bicicleta 5 vezes por semana 40 minutos e 20 minutos.to gordinha e morro de vergonha mas com suas dicas espero emagrecer… rsrsr

      • Geosh disse:

        Olá, Sue! Sua rotina de musculação me parece adequada, suponho que você malhe pra hipertrofia. Já o aeróbico me parece em excesso. Talvez seja melhor dar uma olhada nos nossos artigos de interval training. Claro, desde que você tenha aval do seu médico. Outro ponto importante é que 80% do seu resultado vem da sua alimentação, então seria uma das primeiras coisas que você deve analisar. Por aqui tem muita informação de qualidade nesse sentido.

    36. adriana disse:

      Olá Geosh obrigada pela resposta!

    37. Gean disse:

      Bom, tenho uma pequena grande duvida, vc recomenda a dextrosa pós treino com o whey para alguém que quer perda de gordura corporal? Obrigado

      • Geosh disse:

        Na minha opinião, não, Gean. Mas acho que o uso no pré como uma forma de energia é uma coisa a se considerar.

        • Gean disse:

          Obrigado pela atenção, mas sigo com dúvidas. A utilização da dextrosa vai atrapalhar a minha queima de gordura? Se eu tomar apenas o Whey com água após os treinos não vou catalisar a proteína nele presente sendo inútil sua utilização sem um COH de alto índice glicêmico no anabolismo muscular? Obrigado

          • Geosh disse:

            Sim, Gean, irá atrapalhar sua queima de gordura no pós treino. O estudo que utilizei de referência no artigo sobre alimentação pré/pós treino é enfático a respeito da mesma concentração proteíca intracelular no dia seguinte. Indo de acordo com o Gary Taubes, também acredito que um excesso de insulina poderia resultar numa menor nutrição da sua massa magra de acordo com a lipofilia dos tecidos adiposos. Acredito que nosso corpo possui mecanismos eficientes de reconstrução muscular quando do consumo de uma dieta de baixa glicemia, o que seria absolutamente comum no paleolítico. Seria contraintuitivo evolutivamente se o oposto fosse verdadeiro.

            • Gean disse:

              Obrigado pela atenção prestada aqui no teu site, sempre ando lendo seus posts e são realmente excelentes. Mas me digas, a grande maioria diz que o whey deve ser utilizado obrigatoriamente com um COH de alto indice glicemico pós treino, no caso eu estava utilizando a dextrosa (40g) pela facilidade de utilização juntamente com um Whey (32g) de alta qualidade, mas como vc me orientou não é conveniente utiliza-la no pós treino e sim no pré treino, então mudei a estrategia, utilizo 10 g dela no pré treino juntamente com (de pouca frutose) e 10 g no pós treino juntamente com os 32g de whey. O que você me diz sobre esse programa? No geral minha meta agora é perda de gordura, antes da academia apenas com dieta baixei de 105kg para 94 kg em 4 meses e agora pós mais de 1 mês de academia baixei para 89 kg, sendo que minha dieta atual hipocalorica corresponde 150 g de COH (sempre de baixo indice glicemico excepto a dextrosa), 170 g de proteina, 37,5g de lipidos e menos de 8 g de frutose.

            • Geosh disse:

              Gean! eu te sugiro também partir as doses de whey em 20g. É o máximo que o corpo absorve por dose. a whey é absorvida no duodeno e ela passa por ali em 2 horas, com uma taxa de absorção de 8 a 12g. Ah, parabéns pelo seu emagrecimento! Vamo que vamo que sei que você está no caminho certo, e com o mindset certo pra encontrar as respostas que faltam!

    38. Gean disse:

      Muito Obrigado pela atenção Geosh!

    39. vera disse:

      Rodrigo..tudo bem ?
      Tenho uma dúvida : Vou treinar pela manhã.. é o unico horario que tenho disponível. Acordo tomo café da manhã e depois de no maximo 15 min estou na academia.
      O que poderia comer nesse cafe tendo em vista que ele ocorre em um intervalo muito pequeno de tempo antes do treino ?
      Após o treino tomo whey e geralmente como uma fruta …ta certo ?
      Me objetivo é eliminar gordura.

      Outra coisa: Ja ouviu falar na proteina isolada da carne ? o que acha dela ? Tudo bem consumi-la quando o objetivo é emagrecer ?
      Parabens pelo site ..é muito rico em informações e muito esclarecedor.

      • Geosh disse:

        Olá, Vera! acredito que você poderia tomar esse whey com uma proteína de absorção mais rápida no seu pré treino e no pós, como ainda é de manhã, você pode consumir uma refeição maior, com proteina, gorduras boas, carboidratos complexos e de lenta absorção, etc.

    40. Gean disse:

      E ai Geosh, como vai? Olha eu mais uma vez aqui tentando esclarecer umas duvidas, sera que tu podes me ajudar? O que realmente é necessário na suplementação? Polivitamínicos como MegaMen ou AnimalPack? BCAA (levando em conta que ja ingiro 12g diários por estarem presentes no meu Whey)? Glutamina? Vendedor gosta de empurrar uns coquetéis para nos que até parecemos até PVVS; Aguardo tua resposta, Obrigado!

      • Geosh disse:

        Necessário necessário nada é, Gean. Polivitamínicos são um bom auxílio, mas não são necessários. O único suplemento que acredito ser insubstituível é o whey. Nenhum alimento é absorvido tão rapidamente, e pro pré/pós treino é uma boa!

    41. SILVIA disse:

      E a soja contida no whey????

    42. Stephanie disse:

      Geosh to amando o site, vcs estão de parabéns, mas preciso tirar uma dúvida que não soluciono, tenho 18 anos, amo academia, mudei muito a minha alimentação mas meu pai não me permite utilizar nem o whey –’ tem alguma coisa q eu poderia utilizar pra substitui-lo no pós treino? obrigada :)

      • Geosh disse:

        Obrigado, Stephanie! Diga a ele que whey é um sumplemento alimentar, ou seja, comida! Não é anabolizante nem nada fora do comum não, hehehe. Acho que você pode se beneficiar de comer uma quantidade adequada de proteína durante o dia, por que assim você tem um balanço positivo no final das contas. Abraços!

    43. Luana disse:

      EI!
      Faço meu exercício sempre pela manhã. Acordo, como alguma coisinha lá pelas 6:30, patino às 7h +/- 40 min (comecei o HIIT hj \o/), volto pra casa e como novamente lá pelas 9:00 (comendo de 2:30 em 2:30 durante o dia, total de 6 refeições).
      O problema é: todas as sugestões, excluindo-se o whey protein são coisas mais de almoço/janta. Já li o post falando sobre proteínas e carboidratos mas não chego em conclusão alguma. Quais opções para minha situação e para as refeições entre o almoço e janta? Ou, pelo menos, onde encontro uma fonte de informações confiável de opções (não quero parecer preguiçosa, como se não estivesse fazendo uma pesquisa rsrs).
      Aguardo :)

    44. Luciana disse:

      Ola gente!! Me explique uma coisa….lendo o livro vi que devo evitar o leite,mais iogurte natural pode…estou certa?
      Qual é a diferença????

      e já que estou aqui ne…estou voltando a me exercicitar,meu horário livre e as seis da manha,o que devo comer antes de malhar e depois?
      E so para melhorar minha situação,estou amamentando!!
      Alguma dica especial???

      Parabéns pelo site,pelo livro e por ajudar anta gente!!!!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>